quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

EDUCAÇÃO.
Por José Renato Nalini*

QUEM DEVE EDUCAR.


Educação é um projeto complexo que significa explorar as potencialidades do ser educando até atingir a plenitude possível, no pressuposto de que a criatura é um ser com vocação de perfectibilidade.


A quem compete educar? No Estado de direito de índole democrática, assim como o nosso, a educação é um "direito de todos". Mas é um dever compartilhado entre o Estado e a família e "será promovida com a colaboração da sociedade" (artigo 205 da CF). Seus objetivos: o "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Numa sociedade estável e de predominância rural, o berço foi a melhor escola. Padrões familiares alicerçados em valores como ombridade, probidade, respeito ao próximo, principalmente aos mais velhos, polidez, delicadeza, eram transmitidos em casa. À autoridade materna para o relacionamento com os outros, adicionava-se a experiência paterna para insculpir conceitos como a dignidade do trabalho, a conquista da ascensão profissional mediante o percurso dos degraus do trabalho, do esforço, do empenho e do protagonismo.

O veloz esvaziamento dos campos, a conurbação acelerada e a profunda mutação da sociedade de informação trouxeram legiões para uma periferia que não é apenas metafórica. A revolução feminina priorizou para a mulher a conquista de outros espaços de reconhecimento, em detrimento da missão educadora. 

Uma equivocada visão do que deva ser o governo, idealizado como instrumento favorecedor da iniciativa individual e grupal, enfatizou as dificuldades na implementação de um processo educativo consensual.

Anote-se que a sociedade contemporânea se caracteriza por uma única espécie de consenso: a absoluta falta de consenso a respeito de todo e qualquer assunto.

Mas a Constituição é clara e explícita: a educação é dever da família, não apenas do Estado. Até porque, não se confundem educação e ensino. Se a educação é "direito de todos", não há termo final para fazê-la cessar. É um aprendizado vitalício. Aprende-se até o último dia de permanência no planeta. Aprende-se até com a morte, inevitável encontro que está marcado, queiramos ou não.

Ao Estado competiria propiciar ensino público gratuito em estabelecimentos oficiais, garantir a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e assegurar o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, na coexistência pacífica entre instituições públicas e privadas de ensino.

O pressuposto para o ensino público é que a criança chegue à escola provida de sólida educação de berço. O testemunho de muitos professores não avalia essa tese. Grande número dos heroicos mestres que tentam ensinar filhos alheios enquanto os seus, muita vez, também são privados da constante atenção materno/paterna, ao enfrentarem intolerável falta de respeito e sofrerem agressões verbais e mesmo físicas, são acometidos de inúmeras síndromes. É preocupante a dimensão de professores afastados por motivo de ausência de higidez física ou mental para o manejo das classes.

O clamor por qualidade na educação é legítimo, porém precisa ser dosado com a responsabilidade pessoal de cada mãe, pai ou quem esteja no lugar deles, nessa fragmentada e mutante instituição chamada família. 

Nada substitui a autoridade e a coerência dos pais na formação do caráter. E construí-lo adequadamente não é função precípua da escola.

O ensino tem de ser propiciado de maneira a seduzir o educando, fazendo com que a frequência e a assiduidade à escola seja motivo de prazer e de alegria. A ciência produziu milhares de propostas pedagógicas e elas devem conviver no pluralismo determinado pelo constituinte. As iniciativas experimentais necessitam de estímulo, notadamente se elas têm o condão de atrair a juventude e torná-la mais interessada do que as aulas expositivas, que já surtiram seus efeitos e hoje não conseguem seduzir a mocidade digital.

As escolas devem ser centros de convergência de todos os interesses da comunidade em que estão situadas. Acolher eventos, sediar festivais, festas, exposições, teatro, cinema, campeonatos de toda espécie. Ponto de encontro que faça parte da vida e da História do bairro e que por seus moradores seja preservada, mantida e defendida.

A vinculação entre o egresso e a escola é fundamental. Assim como o cultivo da história do estabelecimento. O culto ao seu patrono, aos mestres que por ali passaram. A coleta do testemunho de ex-alunos que têm saudades do tempo feliz de permanência e que, vencedores em sua atividade de subsistência, possam mostrar às atuais gerações que o mérito ainda funciona.

Garanto que no grande universo do ensino público no maior Estado da Federação haja escolas-modelo, com diretores paradigmáticos, professores dedicados, associações de pais e mestres atuantes, conselhos eficientes e um satisfatório convívio com a comunidade. Essas boas práticas precisam ser evidenciadas, a fim de que se recupere o orgulho que a escola oficial sempre outorgou aos seus alunos. 

Civilizações mais consolidadas também tentam recuperar o interesse da sociedade por suas escolas e por seus alunos, como fez estes dias a Ministra Najat Vallaud-Belkacem, que convocou cinco mil cidadãos voluntários, de todas as idades e das mais variadas profissões, com o objetivo de dar aulas em escolas públicas sobre cidadania e secularismo do Estado.

Tenho a certeza de que, convocados, muitos profissionais bem sucedidos atenderiam a um apelo destes, que não está fora de cogitação. O importante é saber que o Estado é apenas um e não o principal artífice da verdadeira educação, dever que compartilha com a família e que precisa ser exercido com a colaboração da sociedade. 










* Desembargador José Renato Nalini, secretário de Educação do Estado de São Paulo, é ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015 e integrante da Academia Paulista de Letras. Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PORSCHE 718 BOXSTER.
NOVO ROADSTER COM MOTOR CENTRAL DE QUATRO CILINDROS.

Vinte anos após a estreia do primeiro Boxster, a Porsche está reestruturando sua linha de roadsters com motor central. A designação desta nova geração de modelos é 718 Boxster e 718 Boxster S. 


Os conversíveis com dois lugares agora estão ainda mais fortes e eficientes no consumo de combustível. Com eles, a Porsche continua a tradição dos motores horizontais de quatro cilindros que foram usados no carro de competições Porsche 718 com motor central, vencedor de numerosas corridas durante a década de 1950 e 1960, entre eles esteve o lendário Targa Florio e Le Mans. 

A peça central desta nova série de modelos é o motor horizontal de quatro cilindros com turbocompressão, totalmente novo. O motor do 718 Boxster desenvolve 220 kW (300 hp*) de potência e tem dois litros de cilindrada, enquanto o do 718 Boxster S, com 2,5 litros, atinge 257 kW (350 hp). No modelo S, a Porsche utiliza um turbocompressor com turbina com geometria variável. De fato, atualmente a Porsche é a única fabricante a oferecer a tecnologia VTG (Turbina de geometria váriavel) em carros de produção com motores á gasolina, ambos no 911 Turbo e no 718 Boxster S. Um dado impressionante é o considerável ganho de potência, 26 kW (35 hp*), em comparação aos modelos Boxster anteriores, além da eficiência dos novos motores turbo: os novos modelos 718 Boxster tiveram uma melhoria de até 13% na economia de combustível.

O acerto do chassi completamente novo e freios mais fortes garantem uma condução esportiva e uma experiência apaixonante. O design da nova linha de modelos também evoluiu de forma abrangente. O veículo foi completamente refeito, com exceção das tampas do compartimento de bagagem, o para-brisa e a capota conversível. Por dentro, um painel com design inteiramente novo emoldura o cockpit. Além disso, a última geração do Porsche Communication Management (PCM - Gerenciamento de Comunicações), com uma tela de toque no estado da arte, está incluído no equipamento de série. O módulo de navegação é oferecido como opcional. 

Força com maior eficiência com os quatro cilindros turbo

718 Boxster 

O lançamento da nova geração do 718 Boxster representa a primeira vez desde o final da década de 1960 que a Porsche está implementando carros esportivos de quatro cilindros com motores horizontais novamente. A turboalimentação eleva o torque de forma significativa. O motor de dois litros do 718 Boxster tem torque máximo de 380 Nm (um ganho de 100 Nm), disponível entre 1.950 e 4.500 rpm. Já o 2,5 litros que equipa o 718 Boxster S chega a 420 Nm (60 Nm a mais), ao longo de uma faixa de rotações entre 1.900 e 4.500 rpm.

É por isso que os novos modelos do 718 arrancam ainda mais rápido. O 718 Boxster - com câmbio PKD e o pacote opcional Sport Chrono vai de 0 á 100 km/h em 4,7 segundos (0,8 segundo mais rápido). Com o mesmo equipamento, o 718 Boxster S acelera de 0 á 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 segundo mais rápido). A velocidade máxima do 718 Boxster é 275 km/h, enquanto o 718 Boxster S atinge 285 km/h. 

O conceito de utilização de turbo da Porsche eleva o desempenho na pista, ao mesmo tempo em que melhora a economia de combustível. No 718 Boxster, o motor horizontal de quatro cilindros, com o câmbio PDK, obteve um índice de consumo no ciclo NEDC de 6,9 l/100 km (1,0 l/100 km a menos). No 718 Boxster S, o motor horizontal turbo de 2,5 litros, com câmbio PDK, consome apenas 7,3 l/100 km (0,9 l/100 km a menos). 

Os modelos 718 vêm de série com uma transmissão manual de seis velocidades**. A transmissão de dupla embreagem Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK), que agora conta com marchas virtuais para economia de combustível, é disponibilizada como opção.

Novo design destaca o perfil afilado

718 Boxster S

A nova linha de modelos 718 pode ser reconhecida ao primeiro olhar. A dianteira do novo roadster traz uma forma muito mais escultural. A frente tem uma aparência ainda mais larga e máscula. As entradas de ar para refrigeração dianteiras, muito maiores, são uma expressão externa diferenciada do novo conceito de motores turbo. A dianteira do 718 Boxster é arrematada pelo novo design dos faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LEDs integradas. Faróis em LED com luzes de condução diurna de quatro pontos são oferecidos como uma nova opção.

De uma perspectiva lateral, os itens que identificam a nova linha de modelos incluem novos defletores e saias laterais, com design diferenciado. Maiores painéis laterais para entrada de ar com duas barbatanas reforçam a aparência dinâmica do carro. O design das portas agora não traz mais as coberturas para o encaixe das maçanetas. No 718 Boxster S, as rodas de série têm 19 polegadas de diâmetro. Rodas com 20 polegadas são disponibilizadas como opção. 

A traseira redesenhada da carroceria do 718 Boxster tem um visual muito mais largo - devido, em especial, à faixa de realce com o escudo da Porsche integrado entre as lanternas traseiras. As luzes traseiras totalmente recriadas se diferenciam pela tecnologia LED tridimensional e pelas luzes de freios com quatro pontos. 

Acerto mais esportivo do chassi - maior agilidade


O novo roadster segue os princípios de dirigibilidade dinâmicos do 718 original. O chassi do carro, com um acerto completamente novo, eleva a performance nas curvas. O sistema de direção eletromecânico foi configurado para ser dez por cento mais direto. Isto torna o 718 Boxster ainda mais ágil e fácil de conduzir tanto em pistas de corrida como no trânsito diário. 

Menos dez e menos vinte: Gerenciamento Ativo da Suspensão da Porsche


Oferecido como opcional para os roadsters, o Porsche Active Suspension Management (PASM - sistema de gerenciamento ativo da suspensão) tem altura de rolagem dez milímetros menor. Pela primeira vez, o chassi esportivo PASM com altura de rolagem 20 milímetros menor é oferecido como opção para o 718 Boxster S. O chassi ativo, que também ganhou nova regulagem, oferece uma interação ainda maior entre o conforto para passeios de longa distância e o dinamismo da rigidez esportiva. 

Pacote Sport Chrono mais abrangente para uma experiência de condução dinâmica
Como no Porsche 911, o pacote opcional Sport Chrono inclui agora o programa Individual, jun-tamente com as três opções Normal, Sport e Sport Plus. Nos carros esportivos com câmbio PDK, há também o botão Sport Response, localizado no meio do seletor dos programas de condução. Inspirado no automobilismo esportivo, ele permite que o condutor configure as respostas do motor e do câmbio PDK, tornando-as especialmente diretas. 

Interior: novo Gerenciamento de Comunicações Porsche de série


À espera do condutor no cockpit do 718 Boxster está o familiar ambiente da Porsche, agora aperfeiçoado por vários novos elementos, entre eles o painel de instrumentos. Outro elemento central do novo layout interior é a unidade do Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações) com preparação para telefonia, interfaces de áudio e o Sound Package Plus, com 110 watts de potência de som. O PCM pode ser ampliado com módulos opcionais, para adaptá-lo totalmente a seus requisitos pessoais. Um exemplo é o módulo de navegação com controle por voz, que torna mais fácil dar entrada aos pontos de destino. Além disso, o módulo Connect Plus é oferecido como uma extensão do módulo de navegação. Ele dá acesso a mais serviços online.

O lançamento ao mercado do novo carro esportivo com motor central acontecerá, na Europa, no dia 30 de abril. Os preços do 718 Boxster iniciam em 53.646 euros (na Alemanha) e os do 718 Boxster S, a partir de 66.141 euros, ambos com itens específicos para o país e incluindo VAT (imposto sobre valor adicionado).

O modelo está previsto para chegada no Brasil no final do primeiro semestre de 2016. Preços e pacotes de equipamentos para o país ainda não estão definidos

* Potência informada em acordo com norma DIN (“metric horse-power”)
** No Brasil, será disponibilizada apenas a transmissão PDK.

A Porsche Brasil está sediada em São Paulo e iniciou suas operações no país em agosto de 2015, além disso é a primeira subsidiária da América Latina. Atualmente, a rede de concessionária da Porsche no país é formada por seis Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília e Ribeirão Preto, a marca é representada pela Eurobike.

Porsche Brasil
PR and Press Manager
Mariana Roméro
mariana.romero@porsche.de 
+55 11 4410-9905

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*


INVASÃO BRASILEIRA EM DAYTONA.

A 24 Horas de Daytona neste fim de semana, que abre a temporada internacional de pista, será “invadida” por nada menos que seis pilotos brasileiros. Christian Fittipaldi e Tony Kanaan têm chances de vitória na classificação geral. Dança das pranchetas movimenta o mercado técnico da F-1 e em Interlagos temporada paulista de velocidade começou com roubo de equipamento de fotógrafos.

Christian Fittipaldi já venceu duas vezes em Daytona. Foto IMSA.

Tudo bem que Pedro Piquet já conquistou, domingo, uma vitória na Nova Zelândia, a sua primeira no exterior, durante a segunda etapa da Toyota Racing Series, um campeonato regional aberto. Mas a abertura de gala da temporada internacional de pista será neste fim de semana com a disputa da 24 Horas de Daytona, competição que ano a ano ganha mais status e prestígio. A edição 2016 inicia a comemoração dos 100 anos da BMW, que escolhe essa prova de resistência para a estreia do seu modelo M6 GTLM. Além de Christian Fittipaldi e Tony Kanaan, o grid de largada deverá a participação de Augusto Farfus, Daniel Serra, Oswaldo Negri e Pipo Derani.

O canal a cabo Fox Sports 2 deverá transmitir trechos da corrida no sábado (das 17 às 19h30) e no domingo, a partir das 15 horas.

Tony Kanaan quer repetir a vitória de 2015. Foto IMSA.

Na prova do ano passado a vitória foi decidida na última volta em favor da equipe formada por Tony Kanaan/Scott Dixon/Kyle Larson/Jamie McMurray: o Riley McXXVI-Ford recebeu a bandeirada 1”333 à frente do Chevrolet Corvette DP de Christian Fittipaldi/João Barbosa/Sébastien Bourdais. Este ano Fittipaldi participa em uma tripulação que tem também os portugueses João Barbosa e Felipe Albuquerque e o americano Scott Pruett. Kanaan retorna com os mesmos companheiros.

Ainda na categoria protótipos, mas na classe 2, Oswaldo Negri e Pipo Derani vão alinhar com modelos Ligier JS P2 Honda. Negri divide a direção com John Pew (EUA), AJ Almendiger (EUA) e Olivier Pla (França). Derani terá como companheiros Andy Meyrick (Reino Unido), Katherine Legge (Reino Unido) e Ed Brown (EUA).

Augusto Farfus participa da estreia do BMW GTLM. Foto BMW.

Há muito tempo vinculado à marca BMW, Augusto Farfus foi escalado para compor a tripulação de um dos carros oficiais da marca bávara, junto com Bill Auberlen (EUA), Dirk Werner (Alemanha) e Bruno Spengler (Canadá). Entre seus adversários na categoria GTLM está Daniel Serra, que divide um Ferrari 488 GTE com o italiano Alessandro Pier Guidi, com o mexicano Memo Rojas e o francês Alexandre Premat. Além da estreia do BMW M6 GTLM, a prova deste ano também desperta interesse pelos dois Ford GT inscritos pela equipe Ganassi. 

Manor contrata Pat Fry

Pat Fry cumpriu quarentena após deixar a Ferrari e agora volta à ativa pela Manor. Foto Ferrari.

Até agora considerada mera participante do Campeonato Mundial de F-1, a equipe Manor continua dando mostras de que pode abandonar essa condição na temporada deste ano. Depois de assegurar o motor Mercedes-Benz para seus carros de 2016 e a contrataçao de Nikolas Tombazis como responsável pelo desenvolvimento aerodinâmico do MR04, a equipe liderada por Dave Ryan anunciou esta semana a contratação de Pat Fry, engenheiro com passagens pelas equipes Benetton, McLaren e Ferrari. Embora ainda não tenha definido seus pilotos — o alemão Pascal Wehrlein é um dos favoritos — o fato do chassi de 2016 já ter sido aprovado no crash test obrigatório e a chegada de reforços de peso na estrutura técnica, dão mostras de que os tempos difíceis deverão ser recordações muito em breve. Outros carros que já foram aprovados no crash test para 2016 são os da Ferrari, Haas, McLaren e Renault.

Enquanto isso, a McLaren também parece viver um novo período de crescimento: depois de Damon Hill ter sugerido que a Williams se aproximasse da Honda para conseguir um motor mais competitivo que os atuais Mercedes-Benz, começaram a circular rumores de que o fabricante japonês teria conseguido significativos progressos em termos de potência e durabilidade. Um veículo de comunicação espanhol chegou a mencionar um incremento superior a 200 cv na potência do V-6 que Fernando Alonso e Jenson Button irão usar este ano. O tira-teima dessa dúvida será conhecido em meados de fevereiro, quando a maioria dos modelos 2016 forem testados no circuito de Montmeló, na Catalunha.

Hoje (terça, 26), Ferrari, McLaren e Red Bull fazem o segundo e último dia de avaliação de pneus Pirelli para piso molhado no circuito de Paul Ricard. Ontem os pilotos Daniel Ricciardo (Red Bull-Tag Heuer, 1’08”713), Stoffel Vandoorne (McLaren-Honda 1’09”131) e Kimi Räikkönen (Ferrari, 1’09”673) completaram respectivamente 99, 87 e 99 voltas em séries de dez giros, pela pista francesa. Os pilotos entravam na pista separados por vinte segundos e no intervalo entre cada série a pista era irrigada para reproduzir um piso molhado.

Piquet mais novo corre na Nova Zelândia

Pedro, o caçula dos Piquet, venceu a primeira no exterior. Foto: Bruce Jenkins.

O caçula do clã Piquet, Pedro, conseguiu seu primeiro triunfo internacional na segunda prova da segunda rodada da Toyota Racing Series, que se realiza no país de Bruce McLaren, Chris Amon e Denny Hulme. Nas três corridas disputadas no último fim de semana, Pedro conquistou um quarto, um primeiro e um décimo lugares no circuito de Teretonga, que mede 2,57 km. Na sexta-feira o brasileiro volta a competir, desta vez em Hampton Downs; Pedro ocupa a sétima posição na tabela de pontos, com 271, 109 atrás do líder Lando Norris (Grã-Bretanha). Outros dois brasileiros, os primos Bruno e Rodrigo Baptista, também participam do torneio. 

O importante é faturar

O site da Federação de Automobilismo de São Paulo traz bem claro os valores das taxas cobradas para quem quiser participar de uma competição na temporada de 2016. Já a página onde constam os nomes que formam sua diretoria continua inalterado desde o falecimento do professor Rubens Carpinelli, dia 21 de dezembro. Não bastasse a deselegância perpetrada contra seu desaparecido presidente, não há qualquer referência aos resultados da prova de abertura da temporada paulista de 2016, no último fim de semana. Nem mesmo alguma explicação ou menção ao roubo do equipamento dos fotógrafos Luis Fernando Sales, Murilo Garcia e Sandro Silveira. Aparentemente o porta-malas do carro de um deles, estacionado próximo ao “S”do Senna, foi arrombado enquanto os profissionais aproveitavam uma pausa para almoçar fora do autódromo.

Como não é a primeira vez que esse tipo de furto ocorre no circuito é esperado que os organizadores adotem algum tipo de controle no acesso aos boxes e áreas teoricamente reservadas às atividades profissionais.









Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

CEO DA HOLDING VOLKSWAGEN TRUCK & BUS ACREDITA NO BRASIL.

“O Brasil é e continuará sendo um dos nossos mais importantes mercados em expansão”, afirmou Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus, holding das marcas de veículos comerciais do grupo VW, e membro da diretoria da Volkswagen AG. A declaração foi distribuída à imprensa em comunicado oficial nesta terça-feira (26).

O executivo avalia como natural que o negócio de veículos comerciais, que é altamente cíclico, esteja sujeito a flutuações ainda maiores em economias emergentes. “Os mercados sul-americanos nos trouxeram grandes alegrias no passado – e o farão novamente no futuro. Tenho certeza disso”, garantiu Renschler.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, se mostrou muito satisfeito com o reconhecimento às contribuições do mercado latino. “Essa é uma demonstração de confiança da holding no Brasil e na América Latina. Mesmo diante das condições desafiadoras da indústria, mantemos nossos planos de investimento na região e defendemos nossa posição de liderança”, esclareceu.

O executivo brasileiro atribui a solidez dos resultados da empresa, que fechou o ano de 2015 como líder em vendas de caminhões, ao comprometimento de sua rede de concessionários e colaboradores. “Soma-se a isso, certamente, a preferência de nossos clientes, que apreciam o valor de nossas marcas VW e MAN e seus benefícios”, declarou. 

Liderança no mercado brasileiro de caminhões

e/d: Roberto Cortes e Andreas Renschler

Em 2015, a MAN Latin America garantiu à holding Volkswagen Truck & Bus a liderança no mercado de caminhões no Brasil, apesar do momento difícil pelo qual passa o segmento. Com as marcas Volkswagen e MAN, a montadora manteve a primeira posição no ranking pelo 13º ano consecutivo. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, os novos registros das marcas Volkswagen e MAN somaram 19.543 caminhões. Já no segmento de ônibus, a MAN Latin America ficou em segundo lugar, com 3.659 emplacamentos de ônibus.

“No ano passado, a demanda por veículos comerciais teve uma queda drástica devido à crise econômica no Brasil. O fato de que os nossos colegas do Brasil conseguiram defender sua posição como líderes do mercado neste ambiente extremamente inóspito é um resultado brilhante. E isso serve para mostrar que nós oferecemos os produtos certos para os nossos clientes da América Latina”, disse Andreas Renschler, que também é o presidente do comitê Sul-Americano da Federação das Indústrias Alemãs (BDI). 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

MELHORES CARROS DO SITE BEST CARS.

Volkswagen up!, Novo Golf e Touareg são campeões em suas categorias na 18 ª edição do concurso. A 18ª edição da “Eleição dos Melhores Carros” recebeu 22.394 votos em novembro e dezembro de 2015.

O up!, o Novo Golf e o Touareg foram escolhidos pelos leitores do site Best Cars como os melhores modelos de suas categorias na tradicional “Eleição dos Melhores Carros” promovida pela publicação digital.

É a primeira vez que o up! conquista a eleição “Melhores Carros”. O modelo, que passou a contar com a motorização 1.0 TSI em 2015, recebeu 30,7% dos votos dos leitores do site.

O Novo Golf venceu com ampla margem entre os hatches médios, obtendo 46,8,% dos votos. Da mesma forma, o Volkswagen Touareg repetiu este ano a vitória na categoria dos “Utilitários Esportivos Grandes”, com 29,8% dos votos atribuídos aos veículos participantes. É a terceira vez consecutiva que o Novo Golf e o Touareg vencem suas respectivas categorias.

Em sua 18ª edição, a Eleição dos Melhores Carros realizada anualmente pelo site Best Cars contou com a participação de 22.394 leitores, que escolheram entre novembro e dezembro do ano passado seus modelos preferidos em 30 diferentes categorias – cinco delas abrangendo modelos fora de produção.

Mais uma conquista para o mais premiado de 2015


Ao todo são doze prêmios conquistados pelo up!. Desde o seu lançamento, em julho do ano passado, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido o melhor da categoria em todas as provas de desempenho no ranking Folha-Mauá, o modelo também ganhou os títulos de “Carro Abiauto 2015” e “Melhor Compacto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). O up! TSI também foi considerado a “Compra do Ano 2016” entre os hatches compactos pela revista Motorshow.

O modelo conquistou ainda o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.

O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.

A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O up! TSI ainda foi eleito o "Melhor Carro Compacto" no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.

O novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

Um recordista em premiações


Desde sua apresentação mundial, em 2013, o Novo Golf vem acumulando uma impressionante coleção de prêmios em todo o mundo. O Golf e do Golf GTI venceram o concurso North American Car of the Year 2015 (Carro do Ano 2015 da América do Norte). Os dois modelos foram escolhidos por estabelecer novos parâmetros em seus segmentos em inovação tecnológica, pelo design diferenciado e a ampla disponibilidade de itens de assistência ao motorista, além de uma inigualável relação custo-benefício.

No Brasil, o modelo atingiu altos índices de satisfação dos proprietários dos veículos, de acordo com a pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas em parceria com o instituto TNS. O Golf também foi eleito o “Carro do Ano 2014”, vencendo 16 veículos finalistas na 47ª edição do prêmio promovido pela Revista Autoesporte, da Editora Globo.

Em 2013, o Golf ganhou os mais importantes prêmios na indústria automobilística. Foi eleito o melhor hatch médio no mercado brasileiro pelos leitores da Revista Carro e do site Carro Online. No mesmo ano, além dos prêmios da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto), do Top Car TV (que reúne os principais programas de televisão especializados em automóveis no Brasil) e da Associação América Latina de Imprensa de Carros (Americar) como o “Melhor Veículo Importado”, o modelo venceu o Car Awards como “Melhor Importado”, da Revista Car Magazine, e foi premiado em duas categorias do “Ten Best”, da Revista Car and Driver: “Melhor Hatch Premium” e “Melhor Esportivo” (Golf GTI).

O Novo Golf continua a se destacar em nível global, dando sequência à significativa série em que figuram os dois mais importantes reconhecimentos da imprensa mundial: o “Car of the Year 2013” e o “World Car of the Year 2013”. Outra conquista importante foi a inédita eleição como o “Carro do Ano” no Japão – o Novo Golf foi o primeiro modelo importado a receber esse prêmio naquele país.

Um campeão para todas as situações


Topo de linha entre os utilitários esportivos da Volkswagen, o Touareg se destaca pela combinação entre o excelente desempenho off-road e a performance e conforto nas ruas e estradas. O modelo é oferecido no mercado brasileiro em duas versões, com motores V6 3,2 litros (280 cv) e V8 4,2 litros (360 cv), ambos com transmissão automática de oito marchas Tiptronic e tração integral permanente 4MOTION.

O Volkswagen Touareg traz uma ampla relação de sistemas de assistência ao motorista, que (além de tornar ainda mais prazeirosa a tarefa de dirigir) elevam consideravelmente o nível de segurança ativa do veículo. Entre os equipamentos disponíveis, se destaca o Adaptative Cruise Control (controle de velocidade de cruzeiro adaptativo), que mantém constante a distância em relação ao veículo que trafega à frente, reduzindo ou aumentando a marcha conforme o fluxo de trânsito.

Também importantes são, entre muitos outros, o Side Assist, assistente de mudança de faixas que monitora os ângulos cegos de visão, e o Area View, conjunto de quatro câmeras capaz de proporcionar um panorama de 360º ao redor do veículo.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
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EMPRESA DE TRANSPORTE DE RECIFE ADQUIRE MICRO-ÔNIBUS MARCOPOLO SENIOR.

A RCR Locação Ltda., operadora de transporte de fretamento e turismo de Recife, Pernambuco, adquiriu 21 unidades do micro-ônibus Marcopolo Senior Turismo. Os veículos serão utilizados para o fretamento rodoviário de Fortaleza para o Porto do Pecém, no Ceará.




A RCR é um cliente Marcopolo que adota configurações personalizadas para o melhor atendimento à demanda dos seus clientes. “A operadora de transporte procura dotar a sua frota com ônibus de diferentes tamanhos. O Senior é um veículo de dimensões menores, que proporciona maior agilidade, com acabamento e requinte de um rodoviário”, explica Belmir Contin, da Polobus, um dos representantes  Marcopolo na região.

Com 9.155 mm de comprimento, o Senior Turismo possui capacidade para transportar 22 passageiros sentados em poltronas do modelo Executiva Soft 910. Equipado com chassi Mercedes-Benz LO 916, conta com sistema de ar-condicionado, monitor LCD, DVD, sanitário e iluminação externa em LEDs.

O Senior foi desenvolvido para proporcionar ao frotista o menor custo operacional e facilidade de reposição de componentes de manutenção periódica entre os modelos comercializados nos mercados nacional e internacional.

Foto: Gelson Mello da Costa.

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PROCON-SP NOTIFICOU A FORD POR PROBLEMAS NO CÂMBIO POWERSHIFT.


Após receber reclamações de consumidores a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, notificou a Ford Motor Company Brasil sobre problemas no câmbio PowerShift, dos modelos New Fiesta, Focus (incluindoFastBack e Titanium) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora em 26/11/2015, e a resposta protocolada no Procon-SP em 18/12/15, reconhecendo que existem falhas no sistemaPowerShift e que irá informar os clientes via carta comum ou mala direta, para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.

O defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores nas redes sociais, em matérias na imprensa e, também, registradas no Procon-SP. Ainda segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus

Problema relatado


O PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com transmissão de seis velocidades que tem apresentado falhas em três diferentes modelos da marca. Segundo relatos dos consumidores o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e super aquecimento no sistema. OPowerShift integra modelos da marca fabricados em 2013 e 2014. Essas falhas, ainda segundo os consumidores, levam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder. Com relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas. Outros relatos informam super aquecimento do câmbio.

Reposta da Ford ao Procon-SP


Em resposta protocolada no Procon-SP, a montadora reconhece o problema e afirma que irá realizar os reparos nos veículos envolvidos – sem custos para o consumidor – e, também, estender a garantia de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A Ford indicou em sua resposta ao Procon-SP que oferecerá a extensão da garantia contratual exclusivamente para os veículos Ford New Fiesta e Ford EcoSport 2013 e 2014 e Ford Focus 2014, equipados com o sistema PowerShift de seis velocidades. Ainda segundo a montadora os proprietários dos veículos envolvidos receberam comunicado via carta comum ou mala direta a extensão da garantia. Os consumidores devem estar atento ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário. E solicitar tal comunicado à montadora caso não o tenha recebido

Caso os veículos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, eles deverão ser atendidos normalmente – e sem custos – com a realização de reparos ou troca do sistema.

Consumidores devem denunciar problemas não solucionados ao Procon-SP


A Fundação Procon-SP recomenda que todos os proprietários da marca e modelos envolvidos agendem revisões nas concessionárias da Ford para revisarem seus veículos, caso já tenham constatado o problema ou ele seja detectado na revisão devem formalizar por escrito reclamação junto a montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação.

Canais de atendimento 


Orientação 

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
imprensa@procon.sp.gov.br
(11) 3824-7277 / 7276 / 7168

PÓS VENDAS.

TRAMONTINA PRO LANÇA LINHA DE ORGANIZADORES MODULARES.

Sistema permite a personalização de oficinas mecânicas e concessionárias.

Móveis sob medida são o sonho de qualquer pessoa. Agora, imagine esse mesmo sistema em oficinas mecânicas e concessionárias. Foi pensando na personalização desses ambientes que a Tramontina PRO lançou o Modular Flex System - Organizadores Modulares, um sistema inovador no Brasil que permite a customização dos espaços de trabalho.

São mais de 30 diferentes organizadores, entre armários, painéis, bancadas e carros de ferramentas, totalmente fabricados no Brasil. Além de tornar o ambiente mais bonito e organizado, o lançamento da Tramontina PRO permite que cada ferramenta tenha o seu lugar, garantindo praticidade e segurança.

Com o novo sistema, é possível personalizar a cor do organizador, escolher as ferramentas, gravar o nome da pessoa ou setor em cada uma delas e ainda escolher a posição dos organizadores no espaço de trabalho. Para isso, basta enviar a planta baixa do local para a Tramontina PRO pelo site www.tramontina.com/pro ou pelo e-mail: sactg@tramontina.net. Em seguida, um distribuidor entrará em contato para a montagem e orçamento do projeto.

Fatto Comunicação
Cristiane Medeiros
cristiane@fattocom.com.br
51 3026-5195

PIETRO FITTIPALDI DISPUTARÁ A FÓRMULA V8 3.5 PELA FORTEC MOTORSPORTS.


Pietro Fittipaldi, uma das promessas brasileiras para a Fórmula 1, foi anunciado pela Fortec Motorsports para defender a temporada de 2016 da Fórmula V8 3.5, ao lado do suíço Louis Deletraz. O piloto de 19 anos, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1 e campeão das 500 milhas de Indianópolis, Emerson Fittipaldi, continuará seu progresso no automobilismo enfrentando um novo desafio em uma das categorias mais competitivas de fórmula monoposto.

Pietro teve a oportunidade de testar o carro de Fórmula Renault 3.5 em testes particulares realizados em Barcelona. Neste mesmo circuito, Pietro participará dos primeiros testes coletivos oficiais da temporada, nos dias 29 e 30 de março.

Jamie Die, chefe de equipe da Fortec Motorsports disse: “Estamos muito satisfeitos em anunciar que Pietro permanecerá na família Fortec. Nossa relação tem crescido muito bem durante os últimos 12 meses e existe muita confiança de ambos os lados. Todos sabemos que podemos fazer um ótimo trabalho e estamos prontos para começar”.

"Estou muito contente em continuar trabalhando com a Fortec Motorsport nesta nova fase da minha carreira. A World Series 3.5 V8 é uma categoria muito competitiva e sei que vai ser um grande desafio. Estou confiante que vamos ter uma boa estrutura na equipe, mas vamos ter que trabalhar duro para chegarmos na frente desde o início", completa Pietro Fittipaldi.

SPIN Comunicação Corporativa
Rodrigo Fernandes
rodrigo@spin.ag
+55  4314-1988

VOLKSWAGEN DO BRASIL COMEÇA A PRODUZIR NOVO JETTA 1.4 TSI NA FÁBRICA ANCHIETA.

A Volkswagen do Brasil iniciou na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a produção do Novo Jetta Comfortline 2016 equipado com motor 1.4 TSI, combinado à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic. O sedã médio é fabricado no País desde julho de 2015, em volume complementar às unidades importadas da unidade de Puebla, no México, responsável pelo fornecimento ao mercado brasileiro do Novo Jetta nas versões Trendline e Highline.

“Assim como os nossos clientes dos Estados Unidos e do México, os consumidores brasileiros também estão recebendo a partir de agora o Novo Jetta Trendline e Comfortline equipados com o motor 1.4 TSI, que é um dos mais premiados propulsores da marca em todos os tempos. Com isso, o modelo, já reconhecido por seu nível elevado de segurança, conforto e tecnologia, se torna também a nova referência do segmento em alto desempenho e baixo consumo de combustível”, comentou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, ao centro da foto, à esquerda do carro.

O Novo Jetta é um dos sedãs de maior sucesso da história, com mais de 14 milhões de unidades comercializadas desde 1979. Já a configuração de motor TSI, de 1,4 litro, foi eleita em 2014 o “International Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. Com o resultado, a configuração 1.4 TSI é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MAGIRUS CONDECORA BOMBEIROS CARIOCAS POR REALIZAR O MELHOR SALVAMENTO DO MUNDO EM 2015.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor atuação de resgate no mundo no "Conrad Dietrich Magirus Award", concurso realizado pela Magirus, fabricante de veículos de combate a incêndios do Grupo CNH Industrial.


O evento aconteceu na última sexta-feira, 22/01, na cidade alemã de Ulm. O troféu foi para a equipe do quartel do Méier, na Zona Norte, pela ação de combate ao incêndio que destruiu parte do Shopping Nova América, em Del Castilho, no dia 16 de fevereiro de 2015.

A atuação dos brasileiros concorreu com a de outras 10 corporações de diversos países. As três equipes finalistas visitaram a fábrica da Magirus, na Alemanha. Além do primeiro lugar, os bombeiros do Rio de Janeiro vão conhecer de perto uma das corporações mais famosas do mundo: os bombeiros de Nova Iorque.

Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido, mas o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida. “Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo.”

No ano passado a equipe carioca já havia conquistado o prêmio pelo melhor salvamento do ano, com o resgate das vítimas do acidente da passarela localizada na Linha Amarela, derrubada por um caminhão que trafegava com a caçamba levantada.

O comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio (primeiro à direita), posa com o troféu ao lado dos outros vencedores e com o CEO interino da Magirus, Andreas Klauser (com o capacete). 


A operação

No dia 16 de fevereiro de 2015, os Bombeiros do Rio de Janeiro foram acionados para combater um incêndio no Shopping Nova América, um dos maiores polos comerciais do subúrbio da cidade. Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros. O trabalho de extinção e rescaldo totalizou 72 horas.

Magirus: Desde 1864, a Magirus é sinônimo de inovação e tradição para os bombeiros em todo o mundo. Fornecendo uma ampla gama de caminhões, escadas, veículos e equipamentos para salvamento, bem como soluções especiais, bombas e bombas portáteis, a marca é uma das líderes em tecnologia de combate a incêndio.


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