segunda-feira, 2 de setembro de 2024

EDSON GUIMARÃES É O NOVO CEO DA LOTS GROUP, EMPRESA DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS DO GRUPO SCANIA.

A LOTS Group, empresa de soluções logísticas do Grupo Scania, anuncia a chegada de Edson Guimarães como o novo CEO da companhia na região da América Latina. Com uma carreira sólida e com vasta experiência em otimização e gestão da cadeia de suprimentos em grandes empresas mundiais, Edson assume a liderança da empresa com o objetivo de potencializar a inovação junto a companhia e de posicionar a LOTS como provedora de soluções de logística de alto nível.

Edson Guimarães foi Associate Partner na McKinsey & Company, onde atuou durante os últimos dez anos liderando transformações de grande escala em diversos setores. Ele possui mestrado em Gestão de Cadeia de Suprimentos pelo MIT e uma pós-graduação em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Essa combinação de formação e experiência posiciona Guimarães como um líder estratégico, pronto para guiar a LOTS Group em direção a novos patamares.

“Estou extremamente honrado em assumir o cargo de CEO da LOTS Group LATAM. Nossa prioridade será continuar a inovar e buscar soluções que não só atendam às necessidades de nossos clientes, mas que também contribuam para um futuro mais sustentável e seguro,” afirma Guimarães. Antes dele, Rafael Cincea, CFO da LOTS há seis anos, havia assumido o cargo de CEO interino por seis meses, período em que a empresa manteve seu ritmo de crescimento e implementação de novas tecnologias.

Segurança e sustentabilidade

Comprometida com a sustentabilidade, a LOTS planeja substituir, até 2027, toda a frota atual por veículos movidos exclusivamente a gás, em apoio às metas de redução de carbono do grupo Scania. “Estamos transformando o setor através de investimentos estratégicos em tecnologia de ponta. Apostamos fortemente em automação e veículos sustentáveis para nos destacarmos no mercado,” acrescentou Edson.

A empresa está alinhada com as principais tendências globais discutidas no Fórum Econômico Mundial e está implementando inteligência artificial e blockchain para revolucionar a cadeia logística. Essas inovações visam não apenas aprimorar a eficiência dos processos, mas também promover uma logística mais verde e sustentável. Ao oferecer soluções integradas e únicas em sua divisão de negócios, a LOTS está provocando o mercado com abordagens pioneiras e estabelecendo novos padrões para a indústria.

A segurança também continua sendo um elemento de destaque prioritário. Entre 2021 e 2023, a empresa reduziu em 50% o número de distrações nas frotas, como o uso de celulares, um dos principais fatores de acidentes no trânsito no Brasil. Em 2022, também foram registrados 5.400 casos de excesso de velocidade, índice que foi reduzido em mais de 92% segundo os dados acumulados do primeiro semestre de 2024.

Expansão

Desde a chegada ao Brasil em 2018, a LOTS experimentou um crescimento de 170%, expandindo a equipe de cinco para mil colaboradores e investindo mais de R$ 200 milhões na América Latina. Com a chegada de Edson Guimarães, a empresa visa alavancar o negócio de logística desenvolvendo soluções que combinam tecnologia e sustentabilidade para proporcionar uma performance diferenciada para seus clientes.

“Na nossa divisão de transporte, continuaremos a priorizar a segurança, manter altos padrões de qualidade e promover uma logística mais sustentável. Garantir que esses pilares estejam cada vez mais sólidos é fundamental para navegar pelas complexidades do setor de transporte no Brasil e na América Latina.” complementou Edson. O foco da corporação será fomentar parcerias baseadas na confiança, garantindo que nosso crescimento esteja alinhado com o sucesso de nossos clientes e permanecendo resilientes em uma indústria em rápida evolução.

Os próximos passos da LOTS vão ao encontro do objetivo de posicionar a empresa como um orquestrador na cadeia de suprimentos, criando um ecossistema resiliente, sustentável e colaborativo com soluções próprias e de parcerias estratégicas.

“Pretendemos gerar um impacto significativo para nossos clientes e para a sociedade, promovendo práticas como a economia circular, a logística reversa e o uso de combustíveis ambientalmente amigáveis, contribuindo assim para um futuro mais verde, com cadeias de suprimentos mais colaborativas e integradas,” concluiu Edson.

LOTS GroupFundada em 2016 na Suécia, a LOTS Group tem como missão promover soluções logísticas através da inovação, tecnologia e sustentabilidade. Através de imersões individualizadas e específicas à realidade de cada cliente, a empresa é capaz de identificar rapidamente oportunidades e implementar soluções que levam a otimizações logísticas significativas, como maior eficiência em custos e redução na emissão de CO2.

LOTS Group
Sherlock Communications

VOLUNTÁRIOS DA RENAULT DO BRASIL E PPG REVITALIZAM A PINTURA DE ESCOLA MUNICIPAL NO PARANÁ

Em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, o Instituto Renault e a PPG, fornecedor de revestimentos automotivos da Renault do Brasil, realizaram a revitalização da pintura da escola municipal Maria Leni de Bastos, em uma ação que reuniu 194 voluntários, entre colaboradores e acompanhantes da Renault do Brasil, da PPG e da comunidade.

A instituição de ensino atende diariamente 480 crianças matriculadas no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e fica localizada na região da Borda do Campo, bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil, no Paraná. A escola recebe o apoio do Instituto Renault em campanhas de arrecadação de donativos e de voluntariado, como a campanha de arrecadação de material escolar realizada no início do ano letivo.

Para a revitalização do espaço foram doados 824 litros de Tintas Renner by PPG. A iniciativa integra o projeto Colorful Communities®, programa criado pela PPG para proteger e embelezar as comunidades nas quais a companhia mantém suas operações em todo o mundo. A horta e o jardim da instituição de ensino também foram atualizados e a uma grande parede lateral da escola foi coberta por um grafite com a temática lúdica e ambiental feita pelo artista local Gardpam.

O engajamento para ações voluntárias na Renault do Brasil acontece por meio do movimento #RenaultSolidária, que incentiva e apoia ações de doação e voluntariado pelos colaboradores da companhia. Em 2023, as ações de voluntariado beneficiaram 2.799 pessoas e arrecadaram 2,9 toneladas de donativos, direcionados para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“O Colorful Communities é uma expressão do nosso compromisso com a transformação positiva das comunidades em que atuamos. Estamos orgulhosos de nos unir novamente à Renault e ver a revitalização de mais uma escola, proporcionando um ambiente mais vibrante e estimulante para o aprendizado”, destaca Marizeth Carvalho, gerente geral da PPG para América Latina Sul.

“Estamos muito felizes em realizar junto com a PPG mais uma ação de voluntariado. Acreditamos no poder de transformação da educação e com o ambiente renovado e mais colorido, certamente as crianças terão mais motivação para aprender e se desenvolver”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação na Renault do Brasil.

"Gratificante poder participar desta ação especialmente junto com meus familiares e com colegas da minha área. Iniciativas como essa nos engrandecem e contribuem para o impacto social promovido pelo Instituo Renault. Juntos somos mais fortes", reforça Fabiano Bortoli, Gerente Regional de Compras e voluntário na ação.

“Impossível expressar o tamanho da gratidão à Renault e à PPG por esta iniciativa incrível. A escola precisava há tempos de mais cor e vida, e nossos alunos agora têm uma maior motivação para aprender todos os dias. Temos certeza que isso vai refletir em seu aprendizado e que eles lembrarão deste dia para sempre”, afirma Adriana da Silva, diretora da escola Maria Leni.

Colorful Communities®

O programa Colorful Communities é uma iniciativa criada pela PPG para proteger e embelezar as comunidades nas quais a companhia mantém suas operações em todo o mundo. Para isso, a PPG doa seus produtos e conta com o apoio dos seus funcionários voluntários, que se comprometem com seu tempo e com a empresa para transformar espaços comunitários – que envolve desde pintar salas de aula até levar cor para playgrounds, maternidades e outras instituições. Desde 2015, a PPG executou mais de 470 projetos Colorful Communities, impactando mais de 8,2 milhões de pessoas em 50 países. Os esforços de engajamento comunitário da PPG e da Fundação PPG visam levar cor e brilho às comunidades da PPG ao redor do mundo. Em 2022, foram investidos 16,2 milhões de dólares para apoiar centenas de organizações em mais de 35 países. Ao investir em oportunidades educacionais, a PPG e a Fundação PPG contribuem para o fortalecimento atual da força de trabalho e para desenvolver os inovadores de amanhã em áreas relacionadas à revestimentos e manufatura. Além disso, incentiva os funcionários da PPG a multiplicarem seus impactos positivos em causas que são importantes para eles, apoiando seus esforços voluntários e as doações para a caridade. Clique aqui e saiba mais.

PPG: Nós protegemos e embelezamos o mundo®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 18,2 bilhões em 2023. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil. 
O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 565 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

CASA FIAT DE CULTURA REALIZA PRIMEIRA MOSTRA DE PANCETTI EM BELO HORIZONTE COM OBRAS INÉDITAS DO ARTISTA

Público brasileiro conhecerá uma das últimas obras de Pancetti – inacabada –, além de documentário inédito e instalação imersiva com experiência poética.

O mar sempre provocou fascínio nos homens. Os mistérios escondidos nas águas salgadas atraem, há séculos, o olhar de exploradores, pesquisadores, estudiosos, e de artistas. No Brasil, José Pancetti retratou como ninguém o beijo entre o mar e a areia. Sua poesia e delicada sobriedade serão reveladas na primeira exposição do artista em Belo Horizonte, com pinturas de marinhas, paisagens, retratos e naturezas-mortas. “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...”, que fica em cartaz de 3 de setembro a 17 de novembro de 2024. A exposição tem curadoria de Denise Mattar e apresenta um conjunto de 46 trabalhos realizados entre 1936 e 1956, alguns deles nunca antes exibidos para o público, além de uma cronologia ilustrada e uma instalação imersiva, que reúne músicas de Dorival Caymmi, imagens e sons do mar. Também será apresentado um documentário inédito, produzido por Ula Pancetti, neta do artista. Na abertura, será realizado um bate-papo com a curadora Denise Mattar e Ula Pancetti, com inscrição pela Sympla. Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Entre as obras, o público poderá apreciar “Auto-vida” (1945), autorretrato emblemático de Pancetti, em que o artista mescla realidade, imaginação e ironia; “Retrato de Francisco” (1945), que mostra um menino negro tendo ao fundo a paisagem de um morro de São João del-Rei, cidade onde o artista viveu uma temporada; “O Chão” (1941), obra que deu ao artista o Prêmio de Viagem ao Exterior do Salão de Belas Artes; “Praça Clóvis Bevilacqua” (1949),  obra pintada das janelas do Palacete Santa Helena, local onde dividiam o ateliê os artistas Volpi, Rebolo, Mário Zanini, Manoel Martins, entre outros; “Floresta, Campos do Jordão, SP” (1944), cidade onde o artista passou algumas temporadas para tratamentos de saúde e que é frequente em sua obra; “Pescadores” (1956), obra incomum na produção de Pancetti, que retrata a pesca do xaréu, em Salvador; “Lagoa do Abaeté” (1952), obra que retrata o encanto do artista pela cor das águas, da areia e dos panos das lavadeiras; “Paisagem de Itapuã” (1953), obra emblemática de Pancetti, que deu início à Coleção Gilberto Chateaubriand, uma das mais importantes do país; “Coqueiros de Itapuã” (1956), obra da última fase da pintura de Pancetti, momento em que o artista alcança uma plenitude criativa; além de “Composição – Bahia Interior o meu atelier, Itapoan” (1957), obra inacabada, que pertence à família do artista e é inédita para público. As obras provêm de coleções privadas de instituições do Brasil:  Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Brasileira da FAAP.

As marinhas são a sua faceta mais conhecida, mas ele também pintava naturezas-mortas, paisagens e retratos, em obras singulares e muito poéticas. Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, a paixão do pintor inspira a instituição a oferecer essa mostra. “A galeria da Casa Fiat de Cultura ganha a leveza, a profundidade e a brisa do mar que sempre estão presentes nas obras de Pancetti. Para sentir, basta contemplar.”

Filho de imigrantes italianos, José Pancetti foi pintor, escultor, desenhista e gravador.  Também foi pintor de paredes e militar da Marinha Brasileira – ofício que influenciou fortemente a sua obra e a relação com o mar. Nasceu em Campinas (SP), mas logo cedo se mudou para São Paulo. Seu pai era pedreiro, mestre-de-obras e músico e a mãe era camponesa. Por causa das dificuldades financeiras, foi enviado à Itália, ainda jovem, onde ingressou na Marinha Mercante. A infância difícil e as privações da adolescência deixaram marcas profundas na personalidade e na saúde de Pancetti, assim, o ingresso na Marinha Brasileira foi um alívio para as suas atribulações.

O pintor teve seu talento descoberto na Marinha. Começou pintando um camarote e logo passou a pintar postais e tampas de caixas de charutos. A partir daí, seu interesse pela pintura se intensificou e chegou a estudar por um curto período no Núcleo Bernardelli (Rio de Janeiro), um ateliê livre que tinha orientadores em vez de professores.

A curadora da mostra, Denise Mattar, destaca que Pancetti sempre foi um pintor original e intensamente pessoal. “Seu temperamento solitário e a formação quase autodidata permitiram o surgimento de uma obra particular plena de lirismo, melancolia e poesia – uma obra que emociona. Sem estar preocupado com uma brasilidade teórica, Pancetti retratou amorosamente a nossa gente, a nossa luz e o nosso mar.”

A exposição “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Núcleos da exposição

A exposição “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...” é composta por seis núcleos, que traduzem a trajetória do artista e suas principais obras.

Retratos

Os retratos de Pancetti são singulares. Ele sempre elegeu como modelos pessoas do povo, com as quais se identificava. Ia na contramão de outros pintores da época, que aceitavam encomendas de pessoas da sociedade.

As pinturas retratam pescadores, trabalhadores, lavadeiras, donas de casa e familiares que, sem qualquer tipo de embelezamento ou exaltação, revelam a tristeza e o desânimo dos labores braçais.

Nove obras compõem esse núcleo:
- Auto-vida (1945);
- Navio de casco vermelho (1936);
- Barcos ancorados (1937);
- Retrato de Francisco (1945);
- Retrato de Hernani (1946);
- Autorretrato (1940);
- Autorretrato (1952/1954);
- Rossini Camargo Guarnieri (1945);
- Figura feminina (1945).

Paisagens

Conhecido por retratar o que estava próximo dele, Pancetti começou seus trabalhos pintando barcos, arsenais e galpões da Marinha. Sua transição para paisagens urbanas revela um sentimento de desconforto, com figuras humanas pequenas e oprimidas entre edifícios e ruas vazias.

Seu contato com a natureza, durante viagens pelo Brasil traz uma sensação diferente, capturando a luz, água, céu e vegetação de cada local. Suas obras apresentam cores sutis, formas reduzidas e cortes marcantes, demonstrando uma modernidade original.

Esse núcleo é composto por 13 obras:
- O Chão (1941);
- Praça Clóvis Bevilacqua (1949);
- Sem título (s.d.);
- Oficinas (1940);
- São João del Rei, Rua de Santa Teresa (1945);
- São João del Rei (1945);
- Floresta, Campos de Jordão, SP (1944);
- Bairro da Abissínia, Série Abissínia, Campos de Jordão, SP (1949);
- Rio São João (1947);
- Arraial do Cabo (1948);
- Marinha, Cabo Frio, série Musa do Pintor (1949);
- Sem título, da série Saquarema (1955);
- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (1955).

Naturezas-Mortas

As naturezas-mortas de Pancetti são algo sem paralelo na arte brasileira. Apesar da inevitável influência de Van Gogh e Cézanne, têm características próprias desde o início da produção, sempre com pinturas muito originais.

Com o passar do tempo, o artista se torna mais ousado e cria obras-primas, com hibridização dos gêneros tradicionais de pintura. Frutas, flores, quadros, pinturas e figuras são mescladas nas composições, que apresentam enquadramentos inusitados em um sofisticado exercício de metalinguagem em que a pintura fala sobre pintura.

Cinco obras são apresentadas no núcleo:
- Sem título (1940);
- Campos do Jordão (1943);
- Natureza Morta (1946);
- Série Mata São João (1951);
- Interior o meu atelier, Itapoan (1957).

Bahia

A mudança para a Bahia, na década de 1950, modificou a personalidade e a obra de Pancetti, a alegria tornou o artista mais doce, e ele explodiu em cores quentes e fortes. As marinhas tornaram-se intensas e plenas de luz.

Ele chegou num momento especial, pois, na recém fundada Universidade da Bahia ministravam aulas intelectuais da mais absoluta vanguarda como: Koellreutter, Lina Bo Bardi, Yanka Rudzka e Martim Gonçalves. Em consonância com essa efervescência, artistas plásticos como Mario Cravo Jr., Genaro de Carvalho, Carybé, Rubem Valentim e Agnaldo dos Santos construíam uma marcante visualidade da Bahia.

Assim, o artista circulou entre o mundo sagrado de Mestre Didi, as sensuais narrativas de Jorge Amado e o som de Dorival Caymmi, celebrando ao violão a beleza e o poder de Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar.

O núcleo é composto por quatro obras:
- Pescadores (1956);
- Coqueiros de Itapuã (1956);
- Farol da Barra (1954);
- Igreja de Santo Antônio da Barra (1951).

Marinhas

As Marinhas são os trabalhos mais conhecidos do artista. Pancetti pintou por toda a vida e aumentou a produção de maneira significativa a partir de1946, quando foi reformado. O mar, que já era fundamental em seus trabalhos, torna-se cada vez mais importante.

O percurso estético do artista é marcado por uma progressiva geometrização, e pela importância que a cor vai ganhando sobre a forma, até tornar-se protagonista quase absoluta das composições. O encontro entre o mar e a areia torna-se mais e mais constante, e, nesse processo, Pancetti reduz ao mínimo a forma, tornando-se quase abstrato.

Dez obras compõem esse núcleo:
- Lavadeiras de Abaeté (1957);
- Lagoa de Abaeté (1952);
- Marinha, série Bahia (1952);
- Paisagem de Itapuã (1953);
- Stela, Série Baia (1951);
- Mar Grande (1954);
- Itapoan, série Bahia (1956);
- Sem título, da série Bahia (1952);
- Sem título [paleta do artista] (s.d.);
- Sem título [paleta do artista] (s.d.).

Família

Esse núcleo reúne obras que nunca foram apresentadas anteriormente, e mostram um aspecto lírico e amoroso do autor. Nele estão presentes as delicadas obras que retratam Anita, a esposa de Pancetti, Nilma, que é filha do artista, e singelos momentos de sua vida privada.

Cinco obras são apresentadas:
- Interior com Anita e bebê, Campos do Jordão (1942);
- Nilma (1951);
- Sonho (1943);
- Os primeiros sapatos da Nilma (1943);
- O nenê adormeceu (1943).

Obra inacabada

“Pancetti na Casa Fiat de Cultura” é a primeira mostra do artista em Belo Horizonte. Além de conferir a trajetória desse importante pintor, o público poderá ver de perto uma obra que nunca havia sido exibida.

“Composição – Bahia Interior o meu atelier, Itapoan” integra o núcleo Naturezas-Mortas e é parte da coleção de Ula Pancetti. A pintura foi feita em Salvador, em 7 de outubro de 1957. No dia 16 de novembro, Pancetti retornou ao Rio de Janeiro para se tratar, pois estava muito doente. Ele foi internado no hospital da Marinha e lá faleceu no dia 10 fevereiro de 1958. A obra não chegou a ser assinada e está até hoje com a família.

Documentário

A exposição contará com um documentário inédito sobre o artista, realizado por Ula Pancetti. O filme reúne depoimentos de familiares, críticos e personalidades, como Anita Pancetti, esposa do artista, José Roberto Teixeira Leite, historiador e crítico de arte, Luiz Carlos Barreto, cineasta, e Almirante Max Justo Guedes, da Marinha do Brasil.

O documentário será exibido de forma pública pela primeira vez e alguns dos entrevistados já faleceram, o que reveste os depoimentos de especial interesse, ajudando a contar a história, a trajetória e a personalidade do artista.

Cronologia

Outro recurso importante para o visitante mergulhar na vida de Pancetti será a cronologia ilustrada, que contará detalhes da vida do artista.

Desde o nascimento em Campinas, passando pela mudança para São Paulo, o período na Itália e a vivência na Marinha, até o momento em que passa a se dedicar intensamente à pintura, após ser reformado.

Serão destacados fatos importantes, como os passos que o levaram à pintura, os prêmios recebidos e as viagens que fez para cuidar da saúde, além de detalhes da vida pessoal.

Instalação imersiva

Quem passar pela exposição também poderá se apaixonar e “mergulhar” no mar. Uma instalação imersiva brinda o visitante com imagens e sons do mar, além de uma trilha de Dorival Caymmi, amigo de Pancetti, que cantava: o mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito...

Uma oportunidade para imergir nas ondas que tanto encantaram Pancetti e influenciaram grande parte das obras exibidas na mostra.

O homem do mar

É praticamente impossível não relacionar a trajetória artística de Pancetti à sua vivência na Marinha. De origem humilde, executou diversos ofícios: foi operário, auxiliar de ourives, trabalhador de redes de esgotos e faxineiro de hotel. Nos anos 1920, começa o trabalho com pintura de paredes, cartazista e auxiliar de pintor. Foi da Marinha Italiana em 1919 e ingressou na Marinha Brasileira em 1922, onde permaneceu até 1946.

Suas primeiras obras foram pintadas em 1925, quando servia no encouraçado Minas Gerais. Em 1933, em sua passagem pelo Núcleo Bernardelli, recebe orientação de nomes como Manoel Santiago, Rescála e Edson Motta, mas Pancetti só reconheceu realmente como mestre o polonês Bruno Lechowski. Com ele absorveu e desenvolveu a composição de planos geográficos, a austeridade da cor e a sutileza do traço. Pancetti adquiriu maturidade artística e aprimorou a técnica, seguindo o conselho do polonês de não abandonar a Marinha, para não ter que comercializar as obras.

As viagens não permitem que ele tenha um aprendizado regular, mas é nesse caráter quase autodidata que mora a singeleza e a singularidade de sua obra. Por circular em dois universos distintos – o cotidiano simples do marinheiro, que o lembrava da origem humilde, e o sofisticado mundo das artes, no qual era visto como gênio – teve seu temperamento dramático potencializado e buscou na força do povo a grande inspiração para a sua arte.

A paixão pelo mar é percebida nas cores e nas formas de suas pinturas, sendo as marinhas suas obras mais conhecidas. A mudança para a Bahia, em 1950, transformou sua personalidade e as obras, que explodiram em cores fortes e quentes.

O namoro entre o mar e a areia são tema recorrente da obra, sendo retratado sempre com muita emoção. Aliás, apesar do temperamento melancólico, Pancetti foi um artista muito afetivo e dizia: “Tudo o que pinto é com amor. Só sei pintar com amor”.

Bate-papo de abertura

Para marcar a abertura de “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...”, será realizado um bate-papo com a curadora Denise Mattar e a neta do artista, Ula Pancetti, no dia 3 de setembro, às 19h30.

Elas vão contar curiosidades sobre as obras e a trajetória de Pancetti, em uma conversa emocionante, afetiva e de grande valor histórico. Após o bate-papo, será realizada uma visita à exposição. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

Percursos temáticos a atividades educativas

Várias ações educativas estão previstas para o período em que a exposição estiver em cartaz. Serão oferecidas visitas mediadas a partir de três eixos distintos: histórico-biográfico, que destacará a trajetória e a vida pessoal, incluindo as viagens que fez para cuidar da saúde; técnico-estético, abordando os materiais utilizados e técnicas de composição; e crítico-analítico, que vai comparar suas principias características a de outros modernistas e a de outros movimentos.

A programação paralela ainda contempla o minicurso “Azul em Pancetti e seus contemporâneos”, nos dias 11 e 18 de setembro. As vagas são limitadas com inscrição gratuita pela Sympla.

Denise Mattar

Foi diretora do Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente realizou mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Yutaka Toyota (Prêmio APCA), entre outras. E mostras temáticas como: Traço, Humor e Cia, O Olhar Modernista de JK, O Preço da Sedução, O’ Brasil, Homo Ludens, Nippon, Brasília - Síntese das Artes, Tékhne e Memórias Reveladas, (Prêmio ABCA).

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço  
Exposição | Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...  
Período expositivo: 3 de setembro a 17 de novembro de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)  
Tour virtual no site (www.casafiatdecultura.com.br)

Bate-papo e visita com a curadora
3 de setembro, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat 
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
Personal Press

CÉLERE TRANSPORTES RENOVA SUA FROTA COM 5 ÔNIBUS FOZ F2400 DA CAIO

A empresa mineira Célere Transportes, tradicional cliente Caio, renovou sua frota com cinco ônibus Foz F2400, carrocerias de modelo executivo. Os veículos vão operar nos serviços de transporte fretado da empresa que tem garagem no município de Igarapé, em Minas Gerais.

A cidade está localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui 45 mil habitantes e ocupa uma área de cerca de 111 km², sendo que 19 km² estão em perímetro urbano. Os veículos vão atender o transporte dos colaboradores de mineradoras e industrias da região.

O representante de vendas da Caio na região de Belo Horizonte, Andrey Moreira, destaca que a aquisição dos Foz F2400 na frota de Igarapé alinha os objetivos da fabricante com a Célere Transportes: “Para a Caio é gratificante contribuir com essa renovação de frota e colaborar com o transporte fretado para grandes empresas. Parcerias que têm como foco a qualidade, segurança e conforto no transporte de passageiros são fundamentais para o futuro da mobilidade urbana”.

Foz F2400

Todos os ônibus foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz LO-916/48 de 9,020 metros de comprimento e com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes. Possuem lotação total de 33 pessoas, sendo 32 poltronas de passageiros, estofadas e com apoio para os pés, e uma poltrona hidráulica e estofada para o motorista.

Com embarque central, os modelos são equipados com uma porta tipo sedan com acionamento manual e outra tipo pantográfica com acionamento pneumático, para evitar aberturas inesperadas durante o trajeto. Possuem janelas revestidas com película insulfilm, dois vidros móveis, acionamento de emergência e cortinas cinzas e vermelhas (estas para sinalizar as saídas de emergência).

As tecnologias embarcadas incluem ar condicionado, alarme de ré, bloqueador de porta, preparação para microcâmera e um itinerário. Além de um elevador tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), para um transporte mais acessível.

Caio

NISSAN CAPACITA SEUS COLABORADORES NA AMÉRICA LATINA COM TREINAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Neste ano, a Nissan na América Latina já ofereceu 23 mil horas de capacitação para mais de 22.800 colaboradores da região

A Nissan América Latina dá início ao "Mês da Carreira e Desenvolvimento", uma iniciativa que reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a aprendizagem contínua de seus colaboradores. Durante este mês, eles terão acesso a programas especialmente desenvolvidos para fortalecer suas competências em inteligência artificial (IA) e aprendizado automático (machine learning), para que estejam mais bem preparados para os desafios do futuro. Os novos treinamentos complementam o programa de aprendizagem constante que a empresa japonesa oferece aos seus colaboradores durante o ano, como parte de sua proposta de valor.

A edição 2024 se destaca pela inclusão de treinamentos com foco em IA e machine learning, que estão redefinindo o mundo do trabalho. A Nissan decidiu integrar estes treinamentos para que seus colaboradores possam aproveitar ao máximo as novas tecnologias e se manter na vanguarda de suas respectivas áreas.

"Além de transformar nossa forma de atuar, a inteligência artificial também está mudando nossos processos de desenvolvimento profissional. Queremos que nossos talentos estejam capacitados para utilizar estas tecnologias emergentes, para impulsionar melhores resultados", destacou Mario Ortiz, diretor sênior de Recursos Humanos na Nissan América Latina. "Uma das nossas grandes apostas na organização é fomentar este espírito de curiosidade e aprendizagem contínua. São muitos os desafios no nosso setor, mas sabemos que nossos profissionais se diferenciam pela decisão consciente de aprender e isso faz toda a diferença", completou o executivo.

Desenvolvimento de competências na Nissan: dados que impulsionam a mudança.

De acordo com um estudo da consultoria McKinsey sobre tendências de talentos, o desenvolvimento de competências e a oportunidade de aplicá-las no trabalho são fatores-chave para a retenção dos colaboradores. O foco na aprendizagem contínua permite que as empresas aumentem o engajamento das equipes e se mantenham atualizadas em relação às mudanças.

Outro estudo, também realizado por esta consultoria global, analisou 1.800 grandes empresas de diferentes setores em 15 países, revelando que as empresas que priorizam o desenvolvimento de competências das suas equipes conquistam melhores resultados. A descoberta mais reveladora é que as competências adquiridas no trabalho contribuem em média para 46% da renda recebida durante a vida de uma pessoa, ao passo que as empresas que investem no treinamento de seus colaboradores são mais propensas a impulsionar seu crescimento profissional.

A Nissan reconhece que seus colaboradores precisam estar mais bem preparados para desempenhar suas funções. Com um foco na diversidade, equidade e inclusão, a empresa oferece uma plataforma digital e gratuita que permite um processo de aprendizado misto (simultâneo e sob medida), por meio do qual cada colaborador pode escolher as áreas em que deseja aprofundar seus conhecimentos, personalizando sua experiência de trabalho. Temas como autoliderança, comunicação efetiva, inovação e coaching fazem parte do amplo catálogo de treinamentos disponíveis.

Além disso, a fabricante japonesa oferece os chamados "Leadership Summits", onde especialistas reconhecidos oferecem sessões ao vivo para os profissionais que desempenham funções de liderança na região, os quais recebem capacitação em diversas competências que podem ser aplicadas junto às suas equipes, servindo também de inspiração para os times internos.

Tendo sido reconhecida na América Latina como uma das melhores empresas para trabalhar (certificações Great Place to Work, Súper Empresa e Best Place to Work LGBT+), neste ano a Nissan já ofereceu 23 mil horas de capacitação para mais de 22.800 talentos na região, consolidando sua liderança em inovação e desenvolvimento profissional.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM.

Nissan Brasil

BASF OFERECE SOLUÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL COM PROCESSO QUÍMICO MAIS SEGURO E SUSTENTÁVEL

O biodiesel é uma solução sustentável para a descarbonização do ciclo diesel e há um aumento progressivo da proporção de adição desse recurso ao óleo diesel no Brasil, estando em 14% desde março deste ano.

Além disso, há uma projeção de crescimento importante na produção do biocombustível determinada pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo dados da Frente Parlamentar FPBio, cada R$ 1 adicional na produção de biodiesel promove a inclusão de outros R$ 4,4 na economia, promovendo desenvolvimento econômico e social.

A produção brasileira cumpre diversas especificações de qualidade e os produtores de biodiesel buscam maneiras de melhorar seus processos, não só em produtividade, como também em aumento de sustentabilidade.

Para melhorar os processos químicos de purificação e neutralização, tornando-os mais seguros e sustentáveis, a BASF disponibiliza aos fabricantes o Lutropur® MSA, (ácido metanossulfônico). Este ácido orgânico forte, inodoro, livre de compostos voláteis e de cloro, biodegradável e mais seguro, é um substituto para produtos químicos mais agressivos, como ácido sulfúrico e fosfórico, usado em várias etapas da produção do biocombustível. A solução também contribui para a sustentabilidade porque tem rápida biodegradabilidade, além de aumentar em até 3% o rendimento do biodiesel.

“O Lutropur® MSA apoia uma produção mais rápida, eficiente e limpa, com redução de corrosão e toxicidade, e eliminação de vários efeitos secundários que ocorrem com o uso de outros tipos de ácidos”, explica André Karadi, do Marketing de Care Chemicals da BASF para América do Sul.

A solução pode ser utilizada na transformação do óleo (processos de esterificação e transesterificação), na neutralização do biodiesel bruto e glicerina, e separação de sabão para separar ácidos graxos. Além disso, a possibilidade de utilização de matérias-primas residuais, como sebo bovino e óleo de cozinha usado para a produção do biodiesel e o processamento mais eficiente com esse produto, garante economia de custos. “O Lutropur® MSA usado na produção de biodiesel a partir de resíduos podem economizar até 75% das emissões de gases de efeito estufa em comparação com a produção convencional”, diz Karadi.

Além disso, há a redução do consumo de energia devido à esterificação em baixa temperatura em comparação com tecnologias de alta temperatura, como glicerólise ou remoção de FFA, e evita a formação de incrustações nas colunas de destilação, reduzindo as paradas para manutenção, sendo um benefício adicional para custos e produtividade.

Care Chemicals

A divisão da BASF de Produtos Químicos para Cuidados Pessoais oferece uma ampla gama de ingredientes para cuidados pessoais, higiene, cuidados domiciliares, limpeza industrial e institucional e aplicações técnicas. Somos o fornecedor líder global para a indústria de cosméticos bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza, e damos suporte aos nossos clientes com produtos sustentáveis e inovadores, soluções e conceitos. O portfólio de produtos de alto desempenho da divisão inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, ingredientes ativos cosméticos e filtros UV. Possuímos unidades de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença nos mercados emergentes. Mais informações estão disponíveis online em Care Chemicals.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos o sucesso econômico com o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social. Cerca de 112.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para o sucesso dos nossos clientes em todos os ramos de atividade e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados, e Soluções Agrícolas. A BASF gerou em 2023 um valor de mercado de 68,9 milhões de euros em todo o mundo. As ações da BASF estão disponíveis na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e também como American Depositary Receipts (BASFY) nos EUA.
 
BASF
Máquina CW

domingo, 1 de setembro de 2024

NOVA LINHA DE ACESSÓRIOS PEUGEOT 2008: AINDA MAIS FUNCIONALIDADE, PERSONALIZAÇÃO E SOFISTICAÇÃO.

Ampla gama de acessórios originais Mopar oferece tecnologia e conforto para os proprietários do Novo Peugeot 2008, disponível em 4 versões, a partir de R$119.990.

O Novo Peugeot 2008 chegou às lojas de todo o Brasil, idealizado com design impactante e único para quem esbanja atitude e preza por um estilo de vida exclusivo e dinâmico. O modelo, que já conta com um pacote de itens de série completo, têm também à disposição toda uma linha de acessórios originais Mopar para o cliente personalizar ainda mais o veículo.

O Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca para América do Sul, é o primeiro modelo a carregar a nova identidade da Peugeot, alinhada globalmente. Dotado de elementos inconfundíveis, o Novo PEUGEOT 2008 conta com a nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a belíssima grade frontal que apresenta o novo logotipo PEUGEOT – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis que completam essa marca única, entregando o efeito felino tão característico da PEUGEOT.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada, definitivamente uma rubrica do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o elegante lettering PEUGEOT.

Todas as versões contam com rodas de liga-leve diamantadas de 17” e a nova central multimidia PEUGEOT i-Connect de 10,3”, com espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. 

Carregador por indução

O porta-malas do Novo PEUGEOT 2008 dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos.

Mais personalização com os acessórios originais Mopar

Já a completa gama de acessórios originais Mopar é dividida de acordo com os territórios da PEUGEOT: Estilo, Tecnologia, Lazer e Proteção. Enquanto no território Estilo é possível personalizar o veículo com itens como o ‘Protetor de Soleira Iluminado’ e ‘Pedaleira Esportiva’.

Pedaleira Esportiva

No território de Tecnologia o destaque é para o ‘Projetor de Logo’ que mostra o novo brasão da marca no piso ao abrir a porta do carro, além da ‘Câmera de Segurança (DVR)’, que permite ao consumidor gravar sua jornada a bordo deste lançamento da marca.

Projetor de Logo

Os acessórios do território Lazer contam com as ‘Barras Transversais de Teto’ com capacidade de 50Kg de carga, ‘Suporte para Bike’, ‘Engate Reboque’. Os acessórios de Proteção contam com ‘Protetor de Carter’ e ‘Tapete para Porta-Malas’ que, além da proteção, também entrega mais sofisticação.

Suporte para Bike

As peças e os acessórios originais Mopar podem ser adquiridos em qualquer uma das concessionárias PEUGEOT espalhadas pelo Brasil e na plataforma online Mercado Livre por meio da Loja Oficial PEUGEOT. Confira a vitrine de acessórios no LINK.

PEUGEOT Confiance

Para o lançamento do Novo Peugeot 2008, a marca reforça ainda os serviços disponíveis, como: os 3 anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma (R$ 732,00) e serviços de atendimento premium, assistência completa e gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem, serviço de despachante, entre outros. Saiba mais sobre a plataforma PEUGEOT Confiance no site da Peugeot.

Peugeot
Stellantis

SEGURO PARA VEÍCULOS CLÁSSICOS E ANTIGOS É LANÇADO NO BRASIL COM COBERTURA ESPECIALIZADA

Parceria entre a corretora Howden e a seguradora EZZE tem como objetivo proporcionar o acesso à compra de apólices para automóveis e motocicletas que passam a ser avaliados por sua raridade, assim como as obras de arte, e não como carros comuns pela Tabela FIPE.

Foto: Divulgação Dream Car Museum

A Howden, corretora especializada em seguros de alta complexidade, em parceria com a seguradora EZZE, acaba de lançar no mercado brasileiro um produto inovador para Veículos Clássicos e Antigos, atendendo um nicho de veículos colecionáveis.

O seguro foi desenvolvido e direcionado para veículos colecionáveis, que atendem a critérios rigorosos de originalidade e conservação, muitas vezes identificados com a "placa preta", uma certificação emitida por entidades especializadas e reconhecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Este produto foi criado para colecionadores, entusiastas que utilizam os carros de maneira limitada, em viagens, exposições, encontros e eventos, oferecendo uma cobertura personalizada que protege, por exemplo, contra danos materiais e acontecimentos naturais.

O produto desenvolvido no Brasil foi criado aproveitando a vasta experiência e liderança da Howden no mercado de seguros com uma paixão genuína por carros clássicos. Na Europa, a companhia se destaca como a corretora referência dos colecionadores mais exigentes, oferecendo uma cobertura altamente especializada.

A importância deste seguro no Brasil vai além da proteção patrimonial, desempenhando um papel crucial no fortalecimento e expansão do mercado local de veículos clássicos. A disponibilidade de uma cobertura adequada e especializada pode abrir novas oportunidades de investimento, que antes eram restritas pela falta de segurança.

“O setor de veículos clássicos permanece em destaque como um dos segmentos de maior potencial de valorização, atraindo investidores de diferentes perfis que reconhecem o valor duradouro e a singularidade desses bens extraordinários. Esta solução complementa nossa oferta de produtos especializados, que inclui coberturas para obras de arte, joias, aviação, embarcações e outras proteções patrimoniais diferenciadas", completa Andoni Hernández, CEO da Howden Brasil.

Geralmente, o mercado de seguros foca em frotas modernas, deixando uma lacuna significativa para veículos clássicos e motocicletas vintage, que possuem peças raras e necessitam de reparos especializados. A Howden, em parceria com a EZZE, busca preencher esse espaço com um seguro dedicado a proteger e valorizar o patrimônio desses veículos. "Nossa proposta é atender a essa demanda específica, oferecendo uma cobertura que realmente reconhece e preserva o valor dos clássicos”, comenta Ricardo Minc, diretor de Esportes, Mídia e Entretenimento da Howden Brasil.

Um dos principais diferenciais deste novo seguro é a cláusula de valor acordado, que afere os veículos com base em sua raridade, de forma semelhante às obras de arte, ao invés de seguir a tradicional Tabela FIPE. Além disso, a Howden estabeleceu uma rede de avaliadores especializados para assegurar que a avaliação do veículo seja feita de maneira precisa e adequada.

“A avaliação feita por um especialista adiciona credibilidade ao veículo segurado no mercado, o que é particularmente importante ao vender ou transferir a propriedade. Isso tranquiliza os potenciais compradores ou outras partes interessadas quanto ao valor do carro”, explica Ricardo Minc.

Parcerias para potencializar a preservação da história dos veículos antigos

A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) é uma das principais parceiras deste lançamento, oferecendo aos seus associados um desconto exclusivo. “Este seguro chega para atender a um nicho de mercado que não é priorizado pelas seguradoras tradicionais, oferecendo uma solução acessível e especializada”, afirma Roberto Suga, ex-presidente e atual conselheiro da FBVA.

A Seguradora EZZE também fará parte deste lançamento. “A EZZE mais uma vez inova no mercado brasileiro e, em parceria com Howden, traz proteção para os carros antigos, bens de valores inestimáveis”, destaca Gabriel Bugallo, vice-presidente Técnico da EZZE Seguros.

A Howden é uma corretora especializada em seguros de alta complexidade, presente em mais de 55 países. No mundo, administra US$ 38 bilhões em prêmios em nome de seus clientes e emprega 18 mil pessoas. No Brasil, em parceria com as principais seguradoras do mercado, atende corporações, multinacionais e pequenas e médias empresas (PME’s). Com sede em São Paulo (SP) e escritórios em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT) e Curitiba (PR) a corretora, que conta com especialistas que combinam conhecimento local com experiências globais, tem como diferencial os talentos mais reconhecidos do mercado em suas vertentes.

A EZZE iniciou sua operação no Brasil há quatro anos com um modelo de partnership, no qual os executivos são sócios da seguradora, e tem investido na contratação de profissionais que participam ativamente das áreas responsáveis por consolidar sua estratégia multiproduto e multicanal. A companhia é 100% nacional e atingiu a marca de R$ 1 bilhão de prêmios emitidos, através da distribuição de mais de 80 produtos em todo o território brasileiro.

FBVAFederação Brasileira de Veículos Antigos, entidade cultural sem fins lucrativos, foi fundada em 1 de maio de 1987 por um grupo de visionários que buscaram uma organização, que pudesse representar os interesses de colecionadores e antigomobilistas junto aos órgãos públicos, bem como organizar a demanda de um número crescente de interessados por veículos antigos. Desde 1999 faz parte da FIVA – Fédération Internationale Véhicules Anciens (em português Federação Internacional de Veículos Antigos), órgão máximo do antigomobilismo mundial.

Ryto Public Affairs

STELLANTIS, CIN-UFPE E FACEPE PROMOVEM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Curso de residência tecnológica é uma pós-graduação Lato Sensu gratuita realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os 15 primeiros colocados em cada linha de atuação receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil por seis meses de formação.

A Stellantis, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) realizam a terceira rodada do Programa de Residência Tecnológica para formação de profissionais para a indústria automotiva. Na edição deste ano, serão oferecidas 75 vagas, sendo 45 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro e as aulas terão início em outubro de 2024.

O curso de pós-graduação Lato Sensu é gratuito e realizado pela UFPE, sendo destinado aos profissionais formados em Engenharia, que tenham inglês em nível avançado ou fluente. A programação conta com três especializações: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls); Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration); e Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software). Cada área contará com 25 vagas e os 15 primeiros colocados receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil.

“O objetivo do programa é formar profissionais com o mais alto nível de conhecimento. É uma oportunidade para pessoas com vontade de aprender e de trabalhar. As duas primeiras turmas do curso foram um sucesso, prova disso é que cerca de 90% dos participantes que tiveram interesse foram contratados. Neste ano, conseguimos ampliar o número de vagas para a terceira turma e criar mais oportunidades para quem deseja entrar no mercado automotivo”, afirma o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce, um dos idealizadores do programa.

A formação tecnológica tem duração de seis meses. Os selecionados terão cinco meses de aulas teóricas remotas, com um mês de formação prática podendo ser presencial ou remota, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. As especializações possuem 360 horas de carga horária e serão coordenadas pelos professores Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration) e Breno Miranda (Software).

“Essa Residência Tecnológica com a Stellantis na área de engenharia de propulsão é uma grande oportunidade para a formação de profissionais de alto nível. O profissional terá a oportunidade de interagir diretamente com engenheiros da Stellantis permitindo adquirir conteúdos reais e bastante atualizados de uma montadora que representa cerca de 30% do market share no setor automotivo”, completa Abel Guilhermino, coordenador de um dos programas de residência.

> Informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma estão disponíveis neste link.

O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O CIn-UFPE coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade. O CIn-UFPE também é Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares e tem desenvolvido diversos projetos na área veicular. O LIVE (Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes) é um dos laboratórios do CIn com foco na área veicular, executa projetos para o setor automotivo e parte da residência será desenvolvida neste laboratório de inovação.

A FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, em sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas. Esse fomento se desenvolve pela concessão de financiamento para custeio de atividades de formação de recursos humanos de alto nível, projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou empresas em Pernambuco. Está sendo considerado que parte dos recursos do pagamento de bolsas dos alunos serão oriundos do EDITAL COMPET 07/2024, referente a criação de novos programas de residência tecnológica para o estado de Pernambuco, e as 3 residências já foram aprovadas pela FACEPE [LINK]

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.

Stellantis

VWCO APRESENTA NOVO MODELO VOCACIONAL PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os caminhões vocacionais são essenciais para os mais diversos segmentos devido à sua capacidade de adaptação a diferentes tarefas e a família Constructor acaba de ganhar um novo membro: o VW Constellation 33.260 8x4. Dedicado ao ramo da construção civil, o novo Constructor é concebido sob medida, visando atender às necessidades específicas do setor e garantir ainda mais robustez, força e a versatilidade às operações.

Os novos veículos contam com tração 8x4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, características essenciais para garantir durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e nas exigentes demandas das obras de construção civil. Além disso, as novas configurações do modelo garantem melhor distribuição e maior capacidade de carga ao veículo.

“Desenvolvemos o caminhão em estreita colaboração com um grande número de clientes do ramo, buscando atender às suas necessidades e cumprir com as normas da legislação brasileira. Como a cada novo projeto, foi um trabalho de bastante escuta e pesquisa. Com base nessas informações, o time se dedicou a entregar um produto que supere expectativas e performe de maneira excelente em campo”, explica Paulo Perin, supervisor de Engenharia de Veículos Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Um dos principais diferenciais do 33.260 8x4 é a sua manobrabilidade. Graças ao raio de giro reduzido, o caminhão se movimenta com facilidade em espaços confinados, como canteiros de obra, subsolo e áreas urbanas. Pensando na segurança dos operadores e na eficiência do trabalho, o caminhão também é equipado com freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa. A cabine, projetada ergonomicamente, oferece mais acessibilidade, maior conforto e visibilidade, reduzindo a fadiga do motorista e aumentando a produtividade.

“A VWCO é reconhecida pela qualidade e durabilidade de seus produtos, e nossa equipe se dedica a manter esse padrão a cada unidade entregue. Combinamos a experiência de anos de tradição com as mais recentes tecnologias, resultando em caminhões robustos, confiáveis e adaptados às necessidades do mercado”, completa o supervisor.

Os caminhões VW vocacionais saem de fábrica já preparados para o implemento, reduzindo tempo e investimento para instalação, além dos custos operacionais. Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações destinadas a diferentes segmentos, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), representando 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades.

Volkswagen Caminhões e Ônibus