terça-feira, 10 de setembro de 2024

IVECO BUS FORNECERÁ OS PRIMEIROS ÔNIBUS GX 337 H2 LINIUM À CANNES LÉRINS URBAN COMMUNITY

A Cannes Lérins Urban Community opera uma frota de ônibus totalmente descarbonizada (107 veículos) desde junho de 2023, utilizando energia elétrica e biocombustíveis. Com isso, seu presidente, David Lisnard, optou por produzir e distribuir hidrogênio limpo a partir de 2025, instalando uma estação de produção em Cannes – a primeira na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur. Após a conclusão, 41 ônibus serão abastecidos com hidrogênio limpo.


A IVECO BUS continua progredindo no mercado de ônibus de zero emissão. Na França, a Cannes Lérins Urban Community, que já havia depositado sua confiança na marca para o fornecimento de ônibus elétricos GX ELEC, acaba de confirmar um novo pedido de 12 ônibus GX 337 H2 LINIUM High Level of Service. Esses novos ônibus com célula de combustível de hidrogênio, que serão entregues a partir do segundo semestre de 2025, marcam um novo passo na descarbonização da rede PALM BUS. Os veículos seguem a implantação bem-sucedida de 35 ônibus elétricos a bateria GX ELEC.

"Estamos muito orgulhosos de termos sido selecionados pela Cannes Lérins Urban Community para o fornecimento destes 12 ônibus GX 337 H2", afirma Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe. "Esa confiança renovada confirma a excelência da IVECO BUS em soluções de mobilidade com zero emissão e, em particular, na tecnologia de hidrogênio."

O GX 337 H2 LINIUM é eficiente e de alto desempenho, com célula de combustível de 100 kW e tanques de hidrogênio paralelos com bateria de 69 kWh, para alcance de até 450 km. Seu design de "potência média" reduz significativamente o consumo de hidrogênio de 15 a 20% em comparação com os padrões do mercado, oferecendo excelente conforto térmico e alta capacidade de até 110 passageiros.

Com seu design moderno e aerodinâmico, o GX 337 H2 LINIUM integra-se perfeitamente no ambiente urbano. Por dentro, seu interior cuidadosamente concebido melhora o bem-estar e o conforto dos passageiros.

O modelo a hidrogênio oferecido pela IVECO BUS já foi agraciado com o "International Sustainability Award 2024" pela revista alemã Busplaner e reconhecido como melhor veículo a hidrogênio pelo "Neutral Transport Innovation Awards" organizado pela Associação Ibérica de Transporte Sustentável GASNAM.

Com o modelo a hidrogênio GX 337 H2, a IVECO BUS confirma o seu papel como pioneira na transição energética e a sua capacidade de oferecer aos operadores soluções de mobilidade elétrica de alto desempenho.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

CITROËN CX CELEBRA 50 ANOS DE EXCELÊNCIA AUTOMOTIVA E PROGRESSO

Mais de um milhão de unidades foram produzidas em um período de 16 anos. Eleito Car of the Year em 1975, foi também o veículo escolhido por presidentes franceses e pilotos de rali

Projetado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu ao Traction Avant, o CX é lembrado até hoje como o grande ícone da Citroën dos anos setenta e oitenta. Como seus dois prestigiosos antecessores, ele se beneficia de inúmeras inovações técnicas que, ao longo de seus dezessete anos de carreira, lhe conferiram qualidades excepcionais e ainda o diferenciam em 2024.

Seu estilo exclusivo lhe confere uma identidade aerodinâmica, elegante e de baixa inclinação, que é imediatamente reconhecível. O CX foi substituído no verão europeu de 1989 pelo XM. No entanto, suas versões de propriedade continuaram a ser produzidas até o segundo semestre de 1991.

CX, aproveitando ao máximo o progresso

O CX foi lançado oficialmente em 26 de agosto de 1974. Apresentados à imprensa na Suécia em julho anterior, os vinte e dois CX 2000 e CX 2200 usados ​​para testes fizeram um retorno notável a Paris, à loja Citroën na Avenue des Champs-Elysées, como parte de um tour de seis dias e 3.400 quilômetros chamado Raid Arctique 1974. Ao volante estavam vinte e dois jovens que haviam participado do Raid Afrique 1973 em um 2CV um ano antes.

Lançado em 28 de agosto de 1974, o CX 2000 atraiu muita atenção no Salão do Automóvel de Paris em outubro seguinte. A estrela do estande da Citroën foi imediatamente reconhecida como um carro inovador. Dos seus antecessores, ele pegou a tração dianteira, a suspensão hidropneumática e os freios a disco assistidos. Mas o recém-chegado também apresenta uma série de inovações originais. O motor transversal de quatro cilindros é posicionado no balanço dianteiro e inclinado para frente para otimizar ainda mais a distribuição de peso e a aderência. Para um conforto excepcional, a carroceria monobloco adota dezesseis elos elásticos nas longarinas que filtram ruídos e vibrações dos eixos dianteiro e traseiro, bem como do motor e da caixa de câmbio.

Esteticamente, além de suas linhas particularmente aerodinâmicas, conforme destacado pelo nome CX (sigla usada para mensurar o coeficiente aerodinâmico), todo o layout do interior foi objeto de um estudo muito detalhado. A característica mais emblemática é, sem dúvida, o famoso painel de instrumentos arredondado. A ergonomia e a segurança passiva não foram esquecidas. Em primeiro lugar, todos os controles usuais essenciais para a direção, como faróis, indicadores, limpador de para-brisa e buzina, estão acessíveis na ponta dos dedos, sem que as mãos deixem o volante. Todos os componentes do acabamento e do interior não têm saliências agressivas e seus materiais foram projetados para serem tão resistentes quanto os órgãos do corpo humano. Outra inovação em 1974 foram os cintos de segurança dianteiros retráteis.

Obviamente, suas muitas qualidades não passaram despercebidas e, em 29 de janeiro de 1975, ele foi premiado com o Troféu Car of the Year de 1975 pela imprensa automobilística europeia. A partir de julho de 1975, o CX também recebeu o famoso sistema de direção servo-assistida Diravi, da SM. Esse novo tipo de direção hidráulica, com sua dureza dependente da velocidade, garantiu uma direção excepcional em todas as condições, seja no seco, no molhado ou na neve, e em todas as velocidades. Inicialmente disponível como opcional, ele seria posteriormente instalado como padrão em toda a linha.

Constante inovação

Ao longo dos anos, o CX também continuou a evoluir, recebendo inovações e soluções técnicas que, em sua maioria, se tornaram normas meio século depois. Isso inclui, por exemplo:

Em 1975: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, dois espelhos retrovisores externos com controle interno, lanternas de neblina;

Em 1976: câmbio semiautomático;

Em 1977: injeção eletrônica de gasolina, câmbio de cinco marchas, teto solar elétrico, faróis de neblina, ignição eletrônica transistorizada e rodas de liga leve;

1978: cintos de segurança nos bancos traseiros e travas eletromagnéticas automáticas nas portas;

Em 1979: indicador de nível de óleo no painel de instrumentos;

Em 1980: sistema de lavador do para-brisa integrado às palhetas, econômetro e câmbio automático;

1981: pneus de perfil baixo e controlador de velocidade;

Em 1982: sistema de travamento central da tampa do porta-malas e tampa do bocal de abastecimento de combustível;

1983: motor turbodiesel e ar-condicionado automático;

1984: motor turbo com injeção eletrônica de gasolina;

Em 1985: frenagem com sistema de freios antibloqueio (ABS), detector de gelo, indicador de lâmpada defeituosa, sinal de abertura de porta, espelhos retrovisores externos aquecidos com controle elétrico e vidro fumê, aviso sonoro quando as luzes estão acesas e travamento central por controle remoto infravermelho com ativação sincronizada da ignição interna;

Em 1986: desembaçador automático do vidro traseiro;

Em 1987: motor turbodiesel com intercooler e um imobilizador codificado.

Modelos de destaque

Ao longo de sua carreira, o CX foi objeto de uma gama particularmente ampla e rica, com uma grande variedade de motores. Alguns desses modelos causaram uma impressão particularmente forte, tanto por sua personalidade quanto por sua exclusividade e excelência.

CX 2000

Foi o primeiro de todos os modelos CX. Ele causou grande agitação no estande da Citroën no Salão do Automóvel de Paris, na Porte de Versailles, em outubro de 1974. Ele era movido por um motor de quatro cilindros, 1.985 cm³ com 102 cv. Apoiado pelo CX 2200 a partir de janeiro de 1975 e pelo CX 2400 a partir de julho de 1976, ele saiu de cena em julho de 1979 com o lançamento do CX Reflex e do CX Athena, equipados com um novo motor 2 litros com eixo de comando de válvulas no cabeçote.

CX Prestige

Assim como o Traction e o DS antes dele, o CX rapidamente se estabeleceu como o carro das figuras políticas. Prefeitos, senadores, deputados, ministros e figuras políticas apreciavam sua elegância, conforto e segurança. É claro que o Primeiro Ministro e o Presidente da República da França não ficaram para trás. A Citroën logo decidiu dar atenção especial a essa importante clientela e, em fevereiro de 1976, apresentou o CX Prestige. Além de um acabamento topo de linha particularmente elegante, com teto de vinil e acabamento em aço inoxidável, o modelo também contava com maior espaço no banco traseiro, o que foi possível graças a uma carroceria 25 cm mais longa na distância entre-eixos. Em setembro de 1978, seu espaço interno foi melhorado ainda mais com a adoção de um teto elevado em quatro centímetros. Embora tenha sido equipado com os motores a gasolina mais potentes, em novembro de 1979, ele deu origem a uma versão com motor a diesel, o CX Limousine, com um acabamento aprimorado do CX Super.

CX Diesel e CX Turbo Diesel

Em dezembro de 1975, a Citroën confirmou sua intenção de desenvolver uma linha genuína baseada no CX e lançou uma versão a diesel do CX 2200. A partir de então, o CX, tanto na versão sedã quanto na versão perua, foi o carro francês por excelência que daria ao motor diesel suas cartas de nobreza. Equipado com um turbocompressor em abril de 1983, a apoteose foi alcançada em março de 1987 com o CX 25 TRD Turbo 2, que recebeu um novo motor de 2.500 cm³ com 120 cv em vez de 95, e uma velocidade máxima de cerca de 195 km/h!

CX Break, família e negócios

Modelo principal da linha CX, a perua foi lançada em janeiro de 1976. Com um volume interno de 2,03 m³ quando os bancos traseiros eram rebatidos, ela oferecia todo o conforto, aderência à estrada e qualidades de frenagem de um sedã. A partir de outubro de 1976, uma versão familiar com dois assentos traseiros foi oferecida, fornecendo nada menos que oito assentos. Finalmente, o CX Enterprise apareceu no primeiro semestre de 1984, a última e única versão comercial do CX Estate. Embora tivesse apenas dois assentos e duas portas dianteiras, ele oferecia um comprimento recorde e volume utilizável de 2,03 m e 2,17 m³, respectivamente. Disponível com motores a gasolina ou diesel, o CX Estate rapidamente se tornou uma referência.

CX GTI, CX GTI Turbo e CX GTI Turbo 2

Era óbvio que o CX seria um sucessor digno do DS 23 IE e seu motor de injeção eletrônica. Isso foi alcançado em maio de 1977 com o lançamento do CX GTI equipado com um motor de injeção a gasolina Jetronic L-Type de 2.347 cm³. Desenvolvendo 128 cv e acoplado a uma caixa de câmbio de cinco marchas, ele alcançava uma velocidade máxima de 189 km/h. Por fora, o CX GTI se distinguia não apenas por seu emblema especial, mas também por guarnições de janelas pretas foscas, rodas de liga leve (inicialmente disponíveis como opcional), faróis de neblina e um defletor de ar dianteiro. Em outubro de 1984, um motor turboalimentado de 2.500 cm³ com 168 cv foi adicionado à linha, transformando-o em um CX GTI Turbo e permitindo que ele atingisse uma velocidade máxima de 220 km/h! Finalmente, em julho de 1986, o carro foi renomeado para CX GTI Turbo 2 com a adição de um intercooler, que não apenas aumentou sua velocidade máxima para 223 km/h, mas também reduziu significativamente o consumo de combustível.

CX em competição, a rainha das pistas

O CX entrou em competição apenas 14 meses após sua apresentação no Salão do Automóvel de Paris. Em 26 de dezembro de 1975, três CX 2200 partiram para o famoso rally-raid Abidjan-Nice, o mesmo evento que deu a Thierry Sabine, na época apenas um piloto de motocicletas, a ideia de organizar um evento semelhante entre Paris e Dakar. Depois de 9.246 km de trilhas, lama, ferro corrugado e pedras, os três Citroëns superaram todas as dificuldades e chegaram ao final em 4º, 5º e 6º lugares na categoria 4x2. De agora em diante, a África e os eventos de longa distância serão os terrenos favoritos do novo Citroën. Sua robustez e suspensão hidropneumática permitiram que ele realizasse várias façanhas.

No Rallye du Maroc, Rallye des Mille Pistes, London-Sydney, Rallye Acropole, Rallye 5 x 5 Transafrica e Rallye Paris-Dakar, o CX, seja de série ou preparado, coleciona lugares de honra e vitórias em categorias contra carros muito mais potentes. E quanto mais longos, acidentados e difíceis os eventos, mais sua suspensão e robustez fazem maravilhas! Mas foi com sua nova pintura tricolor oficial, desenhada por Philippe Donati, aluno da famosa escola Camondo, que o CX conseguiu uma façanha histórica no 9º Tour Automobile du Sénégal. Trinta carros participaram, incluindo cinco CX 2400s. Após quatro etapas e 3.000 km de calor sufocante, apenas sete carros cruzaram a linha de chegada em 1º de novembro de 1977. Os cinco CXs construídos na fábrica marcaram um quintupleto lendário. Os CXs também venceram o Tour Automobile du Sénégal em 1978 e 1979.

O Rally Paris-Dakar também permitiu que o CX se tornasse uma lenda do rally-raid. Em primeiro lugar, no segundo semestre de 1979, a Citroën, que compreendeu imediatamente o potencial de mídia desse evento extraordinário, forneceu ao seu organizador, Thierry Sabine, quatro Méhari 4x4 e, acima de tudo, um CX 2400 GTI, que se tornou um verdadeiro porta-estandarte. Com esse carro, o reconhecimento para o segundo Rally Paris-Dakar foi realizado com grande sucesso. Foi uma oportunidade para o grande Citroën impressionar Thierry Sabine com suas qualidades em todos os tipos de terrenos difíceis! A experiência foi repetida no ano seguinte. Mas o melhor ainda estava por vir.

Em 1981, um CX 2400 GTI de fábrica terminou o evento em décimo sexto lugar, à frente de muitos 4x4 muito mais potentes e, acima de tudo, em primeiro lugar entre os carros com tração nas duas rodas! No entanto, outro CX 2400 GTI de fábrica, com mais cobertura da mídia, causou uma forte impressão no evento e na mente das pessoas. Apresentado pela Citroën Bélgica, ele foi dirigido pela primeira vez por Jacky Ickx, então quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, e pelo ator Claude Brasseur.

Finalmente, ainda em 1981, em 4 de dezembro, como parte do Grande Prêmio de Dubai organizado nos Emirados Árabes Unidos pelo Al Nasr Motor Sport Club, ocorreu a surpreendente Citroen CX Celebrity Race. Para esta corrida extraordinária, dezesseis CX 2400 GTIs foram confiados à elite do automobilismo mundial, incluindo Richard Attwood, Derek Bell, Jack Brabham, John Fitzpatrick, Dan Gurney, Phil Hill, Denny Hulme, Innes Ireland, Stirling Moss, Roy Salvadori, Carroll Shelby, Patrick Tambay e John Watson. O show começou. A partir da segunda volta em diante, a carroceria estava esfregando uma na outra e as chicanes e curvas foram amplamente cortadas. As dez voltas da corrida literalmente se transformaram em um evento de Stock Car. As imagens desses dezesseis CXs furiosos, para-choque com para-choque, deram a volta ao mundo! Mas com esta 'Race of Champions' antes do tempo, o CX encerrou sua carreira esportiva sob os holofotes e as câmeras. Agora, ele deixa seu lugar no departamento de competição para o brilhante Visa e seu troféu em ascensão.

Aulnay, o local de nascimento do CX

Comissionada em 1973, a fábrica de Aulnay começou a montar o CX em junho de 1974. Na época, era a fábrica de carros mais moderna da Europa. A carroceria, a pintura, o estofamento e a montagem eram todos realizados lá. O uso de computadores e robôs tornou possível automatizar em grande parte os vários estágios da produção, desde a soldagem por pontos dos componentes da carroceria até a operação do armazém, de onde a carroceria pintada é transportada para a linha de montagem de acordo com suas características específicas. Isso elimina a necessidade de manuseio convencional.

O milionésimo CX foi produzido em 23 de outubro de 1987. Tendo empregado até 8.000 pessoas em uma área de 180 hectares, cobrindo 410.000 m², a produção do CX foi encerrada em julho de 1989.

A Garota-Propaganda do CX

Dependendo do modelo apresentado, o CX é objeto de uma publicidade que às vezes é sóbria e elegante em sua imagem, às vezes é dinâmica e incisiva, mas sempre eficaz. Eles são assinados pela famosa agência de publicidade RSCG, dirigida pelo emblemático Jacques Séguéla. Por exemplo, esses anúncios apareceram na imprensa no início dos anos 80, nos quais celebridades como Françoise Hardy e Jacques Dutronc, ou a atriz Miou-Miou, falaram muito bem do CX em um ambiente preto e branco particularmente íntimo. Mas a publicidade para o CX também inclui algumas campanhas particularmente marcantes, com visuais assinados por Jean-Paul Goude, apresentando a icônica modelo e atriz Grace Jones.

Para o lançamento do CX GTI Turbo em outubro de 1984, a musa do fotógrafo-videógrafo foi o centro de uma campanha agressiva e provocativa com o slogan “La CX GTI Turbo, c'est démon! (em português, “O CX GTI Turbo, é um demônio!”).  Embora isso tenha sido proibido sob o pretexto de segurança nas estradas, ela não hesitou em destacar a velocidade máxima de 220 km/h do novo modelo com seu motor turboalimentado. O Ministro dos Transportes da época decretou a proibição, mas, ao fazer isso, deu a essa campanha memorável um público que foi ao delírio!

O CX em números

Considerando todos os modelos, um total de 1.042.460 CXs foram produzidos entre 1974 e 1991. Esse número se divide em 913.375 sedãs, incluindo 29.380 versões longas, de 1974 a 1989, e 129.085 peruas, incluindo 900 Enterprise, de 1976 a 1991.

Citroën
Stellantis

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MARCOPOLO PROMOVE DEMONSTRAÇÃO DE SUAS SOLUÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Fabricante colocará seu veículo Attivi Integral em demonstração em atividade paralela ao 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana

Desenvolvido pela Marcopolo com foco na descarbonização do transporte e movidos a combustíveis renováveis, o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, será apresentado, no dia 11 de setembro, no CTR (Centro Tecnológico Randon), em Caxias do Sul, a 80 participantes do 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana.

Ação faz parte de uma atividade paralela ao evento da SAE BRASIL, Seção Caxias do Sul e envolverá ainda o teste de impacto de pêndulo de uma tonelada em um módulo estrutural representativo de um veículo Marcopolo Attivi, visando representar um impacto traseiro em um ônibus elétrico e gerar dados para calibração de um modelo numérico, comprovando a superior segurança estrutural do modelo.

“A Marcopolo tem investido muito no desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros, eficientes, modernos, sustentáveis e disruptivos. O Attivi Integral é um importante exemplo de tecnologia de ponta desenvolvida pelos engenheiros brasileiros”, destaca Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. “Poder demonstrar todo o nosso avanço em pesquisa e inovação para associados da SAE BRASIL é uma oportunidade única para incentivar o desenvolvimento local de tecnologias”, complementa.

O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano.

O veículo tem capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas. Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança.

Teste de impacto de pêndulo

Assim como promoveu de maneira inédita no primeiro semestre deste ano, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico, a Marcopolo vai realizar um teste de impacto de um pêndulo de uma tonelada na traseira de um veículo Attivi Integral. O objetivo é demonstrar os mais elevados níveis de segurança passiva do modelo 100% elétrico, sobretudo na parte traseira onde normalmente ficam localizadas as baterias, garantindo total segurança para os ocupantes do veículo. A engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana

O Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana 2024 apresentará cases de Sistemas de Mobilidade, com o objetivo de buscar referências e debater modelos aplicados às melhorias da Mobilidade Urbana. Também serão abordadas tendências tecnológicas na mobilidade e tecnologias sustentáveis de propulsão.

Com foco no transporte coletivo de pessoas, o simpósio busca conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades com foco em Mobilidade Urbana, contribuindo assim para o uso do transporte racional e sustentável. O evento é dirigido a engenheiros e profissionais do setor automotivo e das áreas de urbanismo, gerenciamento e operadores de sistemas de transporte, além da comunidade acadêmica, entidades ligadas à área e governo.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CAIO TESTA O NOVO eAPACHE VIP, ÔNIBUS 100% ELÉTRICO.

Combinando tradição e inovação, a Caio, fabricante de ônibus, apresenta ao mercado brasileiro, um novo protótipo de carroceria para chassis elétricos: o eApache Vip 100% elétrico, chassi Volkswagen, que será testado pela Viação Osasco.

A partir de 17 de setembro, o veículo irá trafegar em trechos urbanos da cidade de Osasco (SP), em caráter experimental, nas diferentes rotas do transporte coletivo do município. Estará operando também, além do eApache Vip, o eMillennium, chassi Scania 15 metros, com sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, modelo já consagrado no mercado.

O CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas, destaca que esse novo modelo “reflete o comprometimento da marca com as inovações tecnológicas e sustentáveis do mercado, atrelado ao design do modelo urbano mais vendido no país: o Apache Vip Caio”.

Protótipo eApache

O ônibus preparado para elétrico, modelo Apache Vip, quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. O protótipo foi encarroçado sobre chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, piso alto, de 12 metros, com sistema de eletrificação Plugin.

Com embarque dianteiro, o veículo foi equipado com três portas tipo fole (dianteira, central e traseira), localizadas ao lado direito da carroceria. Todas possuem acionamento elétrico e de emergência.

As poltronas são injetadas e totalmente estofadas, com encosto de cabeça. Dos 38 assentos, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois para pessoas com obesidade.

Outro item de acessibilidade é o elevador semiautomático, na porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

As tecnologias embarcadas do eApache incluem ar condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em led e nas caixas de porta (para os degraus), pontos para a instalação de microcâmeras e validador.

Este modelo também possui teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus, proporcionando maior segurança durante o trajeto. Conta ainda com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, todos acompanhados por um controlador, instalado no painel do motorista.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

SETOR DE VIAGENS CORPORATIVAS ATINGE FATURAMENTO RECORDE DE R$ 11,1 BILHÕES NO MÊS DE JUNHO

Foto: Guia de negócios eficientes

No primeiro semestre do ano, o mercado teve um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2023

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), revela que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de junho de 2024 atingiram R$ 11,1 bilhões, valor 2,8% superior ao mesmo mês de 2023. Este faturamento marca um novo recorde histórico do período, superando o valor de R$ 10,8 bilhões, que foi apresentado em junho de 2014.

O valor acumulado ao longo do primeiro semestre do ano também teve um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um faturamento de R$ 62,2 bilhões para o setor de viagens corporativas, pouco abaixo do recorde semestral, que também foi registrado em 2014, com o valor histórico de R$ 63 bilhões de reais. No entanto, há expectativas por parte da ALAGEV e da FecomercioSP de que este pico de faturamento seja superado nos próximos anos, visto que o setor vem apresentando resultados positivos progressivamente.

O crescimento considerável do faturamento de junho está relacionado com o aquecimento contínuo do mercado de viagens corporativas, que impulsiona a demanda dos serviços de hospedagens, locação de veículos e transportes aéreos e rodoviários. A alta tarifa desses serviços também contribui significativamente com o crescimento do faturamento do setor.

“De maneira geral, é um momento recorde para o setor de viagens corporativas e deve ser celebrado. O valor histórico atingido no mês de junho sustenta a ideia da relevância das viagens corporativas para a dinâmica econômica do país”, observa Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

VOLVO FH 2025 CHEGA COM AVANÇOS EM PRODUTIVIDADE E EVOLUÇÃO DE RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Recém-lançados na Europa, os veículos chegam ao mercado latino-americano com grandes novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível.

A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. 

Os novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.

Alcides Cavalcanti

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.

Retrovisores por Câmeras

Uma das mais visíveis novidades são os Retrovisores por Câmeras, item opcional. Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e trazem notável redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. 

“Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Jeseniel Valério

Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também ficou mais bonito e com design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução no I-See

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. 

“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.

Monitoramento dos pneus

A nova linha 2025 do Volvo FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. 

Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

Melhorias dentro da cabine

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. 

“O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.

Grupo Volvo América Latina

FPT INDUSTRIAL É A ESCOLHIDA PELO AGRONEGÓCIO DA ARGENTINA NO CONTROLE SUSTENTÁVEL DE ERVAS DANINHAS

Agritech, empresa portenha que está revolucionando o setor com soluções sustentáveis, elegeu o motor N45 para equipamentos voltados a árvores frutíferas e campos extensos

Como parte do seu portfólio múltiplo, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, conta com uma gama voltada à diversas tarefas agrícolas, com os motores das séries S8000, NEF e Cursor, conhecidos por sua confiabilidade e eficiência.

Na Argentina, entre os clientes que optaram pela marca está a Agritech, especializada no projeto, desenvolvimento e fabricação de equipamentos para o controle elétrico de ervas daninhas. A empresa incorporou o motor N45 da FPT Industrial como elemento-chave na criação de sistemas agrícolas responsáveis e sustentáveis.

Pedro Torre, engenheiro agrônomo, produtor agrícola e gestor da Agritech, conta a visão sobre o desenvolvimento de tecnologia para o controle fitossanitário na produção agrícola no país portenho. Em 2016, a Agritech começou com a ideia de resolver um problema que afeta as lavouras. Os danos causados por plantas daninhas podem prejudicar até 70% da produção, gerando grandes perdas. No entanto, não só buscou uma resposta a essa necessidade, como propôs uma solução que contempla a sustentabilidade, propondo uma alternativa ao controle químico que costuma ser utilizado nesse tipo de produção. Dessa forma, a Agritech desenvolveu localmente uma tecnologia existente em poucos lugares do mundo.

“O que nossa máquina faz é dar um choque elétrico muito poderoso nas ervas daninhas. Isso faz com que a água armazenada na planta aqueça repentinamente, causando a quebra do tecido. E isso finalmente faz com que eles morram alguns dias depois”, explica Torres.

Assim, conseguiram um procedimento que minimiza o impacto ambiental na fauna, flora e microrganismos, não deixa resíduos químicos em produtos de consumo e gera uma pegada de carbono menor em comparação com os agroquímicos. Por sua vez, o equipamento apresenta uma série de vantagens em relação ao seu uso, pois pode ser facilmente adaptado à produção usual que é feita em qualquer campo. Ou seja, não é necessário fazer adaptações no manejo do produtor. Além disso, o treinamento é muito rápido e simples de operar.

Por que a FPT Industrial

"Atualmente temos o motor FPT N45 no APCMEF, equipamento de controle de ervas daninhas para árvores frutíferas. Além disso, estamos prestes a implementá-lo no ATILA P4, equipamento para campos extensos, que é usado para culturas de trigo, soja ou amendoim, por exemplo", afirma Torre.

O N45 é parte da Série NEF, gama de motores que apresenta a melhor potência e torque, eficiência de combustível e confiabilidade da categoria. Essa família se destaca pela flexibilidade, design e grande variedade de opções e soluções personalizadas para atender às necessidades dos clientes.

Sobre a escolha dos motores FPT Industrial para o projeto, Pedro aponta: “Precisávamos de um motor compacto, porque o espaço que temos para passar entre as culturas é muito limitado. Também precisávamos de um produto a diesel ao qual pudéssemos conectar um gerador trifásico, que é o que usamos. Para nós é importante trabalhar com uma empresa que pode nos fornecer serviços técnicos em diferentes partes da Argentina e que poderíamos facilmente obter peças de reposição”, afirma.

O Distribuidor FPT Grumaq presta assistência e atendimento à Agritech, acompanhando-a diariamente na escolha das melhores opções de motores para o desenvolvimento do seu negócio. A versatilidade do produto, a segurança e a qualidade do serviço são características que fizeram com que a Agritech escolhesse a FPT Industrial como aliada para cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção agrícola.

“O setor agrícola é fundamental para o desenvolvimento econômico e a segurança alimentar. Na FPT Industrial, entendemos que apoiar a agricultura não é apenas um investimento no presente, mas também no futuro de nossas comunidades”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Na Argentina, mais de 46% da produção de motores da marca é destinada a aplicações off-road, o que reforça seu compromisso com o setor agrícola e sua contribuição fundamental para o crescimento dessa indústria essencial”.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

domingo, 8 de setembro de 2024

NOVO PEUGEOT 208: O LEÃO RUGE MAIS ALTO COM A RENOVAÇÃO DE SEU MODELO MAIS ICÔNICO.

A PEUGEOT celebra mais um lançamento e apresenta a renovação de seu icônico hatchback 208, veículo que fez história e segue fazendo história na evolução da saga 200 na Marca do Leão.

O hatch agora conta com quatro versões: Active, Style, Allure e a exclusiva GT. O lançamento do Novo PEUGEOT 208 representa o design marcado por características únicas que também são replicadas em todo o mundo.

Evolução de Design

A evolução do estilo e da tecnologia está no DNA da marca e se reflete em seus valores - Allure, Emoção e Excelência.

A PEUGEOT está convencida de que o mundo é melhor com uma abordagem centrada nas pessoas. O posicionamento da marca, agora e no futuro, prima pelo design, performance, tecnologia e segurança, evoluções contínuas ao longo dessa trajetória de mais de 200 anos.

Novo PEUGEOT 208, a evolução do icônico PEUGEOT 205

Desde que o primeiro PEUGEOT 205 conquistou o mundo com seu design global até os dias de hoje, com o Novo PEUGEOT 208 fabricado na Argentina, a marca passou as últimas quatro décadas apostando na inovação com a série 200. Lançado em 1983, o compacto Peugeot 205 redefiniu sua categoria e deu origem a uma família de modelos que já ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas nos cinco continentes.

Os modelos da série PEUGEOT 200 estão à frente de seu tempo em termos de inovação, design, tecnologia e inovação. Esses modelos introduziram tendências e avanços que os colocaram em uma posição de destaque no mercado, sendo pioneiros em muitos aspectos.

O Novo PEUGEOT 208 expressa todo o magnetismo por meio de seu design, desempenho, tecnologia e reafirma valores como excelência e inovação em um segmento em que sempre foi protagonista.

Plataforma CMP

Em 2020, o PEUGEOT 208 foi o primeiro a adotar a plataforma CMP (Common Modular Platform) na unidade de produção de El Palomar da Stellantis. Destacando-se por sua modularidade, essa plataforma permite o desenvolvimento de veículos com diferentes silhuetas para diversos segmentos, além de oferecer maior liberdade estilística às equipes de design na criação de novos modelos.

Essa nova plataforma é altamente eficiente e permite que os novos modelos recebam inovações avançadas em termos de conforto, segurança e assistência ao motorista.

Design

A dianteira apresenta a nova identidade da marca, introduzida no Novo 2008. Além da evolução no design do logotipo, a nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras e se complementa ainda com a evolução no design do logotipo. A nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras de LED, acompanhada pela grade na cor da carroceria, rodas diamantadas de 17” e arcos das rodas em preto brilhante.

Nova versão GT

Este lançamento marca o retorno da icônica designação GT da marca, oferecendo a experiência completa do 'Gran Turismo'. A versão é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17” com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT.

Falar de GT é falar de uma versão com forte ênfase na esportividade, com detalhes exclusivos projetados para um perfil de cliente que valoriza a sofisticação. Essa exclusividade é perfeitamente combinada com o novo motor T200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas.

Motores e potência

O Novo 208 conta com dois motores: o 1.0, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades que entrega 75 cv de potência e o multipremiado motor turboalimentado com 130 cv e 200 Nm de torque. Os dois motores a gasolina combinam baixos custos de manutenção, robustez e suavidade de operação.

Esses resultados são alcançados graças a componentes como o turbocompressor com wastegate eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que proporciona um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

Outro destaque do trem de força é a aceleração. A potência e o torque aumentados, combinados com uma estrutura robusta e leve, levam o B-Hatch de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o que representa o menor tempo em comparação com seus principais concorrentes.

O desempenho eficiente do novo motor acrescenta outros atributos ao seu desempenho. Combinado com a transmissão automática CVT de sete velocidades, o motor Turbo 200 também proporciona uma excelente economia de combustível, tanto na estrada quanto na cidade.

A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. No modo Automático, a configuração se ajusta ao estilo de condução do motorista, equilibrando desempenho, eficiência e conforto. O modo Manual é destinado àqueles que gostam de estar sempre no controle e permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante.

Por fim, o modo Sport intensifica a esportividade ao dirigir, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. Além disso, otimiza a resposta e o tempo de troca de marchas, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.

Esse tipo de transmissão automática foi projetado com um óleo lubrificante vitalício, ou seja, não precisa ser trocado durante toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz os custos de manutenção.

i-Cockpit®: uma nova interpretação da posição de condução

Em 2012, a primeira geração do PEUGEOT 208 tornou-se o primeiro veículo de produção a ser equipado com o PEUGEOT i-Cockpit®. Essa inovação não surgiu por acaso: os carros-conceito da marca desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento dessa nova posição de condução.

Inovador para a época, com sua estrutura em três níveis e volante compacto, o PEUGEOT i-Cockpit® rapidamente se tornou uma marca registrada dos modelos da Marca do Leão lançados nos últimos anos. Nos veículos mais recentes, o conceito evoluiu, ampliando a conectividade e proporcionando uma experiência imersiva com tecnologia 3D. Com conforto e ergonomia em sua essência, ele tem quatro componentes principais:

- Volante compacto, para otimizar a capacidade de manobra.

- Painel de instrumentos elevado projetado para aumentar o conforto e segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada.

- Tela sensível ao toque posicionada ao alcance dos dedos e na linha de visão do motorista.

- Conjunto de teclas de atalho que oferece acesso direto às principais funções do veículo.

O painel digital oferece uma interface moderna e intuitiva, permitindo rápida visualização das informações essenciais. Com opções de telas configuráveis, o motorista pode escolher entre o modo de mostrador tradicional, o modo minimalista que exibe apenas informações relevantes para evitar distrações, o modo de condução com dados sobre assistências ao motorista (exclusivo da versão GT), ou ainda dois modos totalmente personalizáveis para selecionar quais informações exibir. Na versão Allure, a tela é em 2D, enquanto a versão GT conta com uma exclusiva tela 3D, que adiciona um toque de modernidade e sofisticação com seu efeito tridimensional.

Tecnologia

O interior do novo PEUGEOT 208 oferece uma ampla gama de conveniências. O volante é ajustável em altura e profundidade, garantindo conforto personalizado. Ele possui uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com integração CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio. Há também um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos de cortesia para o motorista e o passageiro. As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.

O Novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova adição à paleta da PEUGEOT.

PEUGEOT
Stellantis

sábado, 7 de setembro de 2024

BMW E TOYOTA: PIONEIROS DO HIDROGÊNIO.

BMW Group e Toyota Motor Corporation aumentam parceria para oferecer opções de veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEV) para carros de passeio

A BMW planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028, oferecendo assim aos clientes uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões em um BMW. O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão reunindo sua força inovadora e suas capacidades tecnológicas para trazer uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível para as estradas. Ambas as empresas compartilham a intenção de avançar a economia do hidrogênio e estenderam sua colaboração para levar essa tecnologia local de emissão zero para o próximo nível.

A expertise de desenvolvimento líder do BMW Group em tecnologias de acionamento elétrico é mais uma vez demonstrada por seus esforços incansáveis ​​para avançar a tecnologia de células de combustível de hidrogênio e sua adoção de uma abordagem de "abertura tecnológica" para fornecer aos clientes uma gama de soluções de mobilidade para o futuro.

“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível.”

Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração (Diretor Representante) da Toyota Motor Corporation, disse: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na 'abertura tecnológica' e uma abordagem 'multicaminho' para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade."

Tecnologia de trem de força compartilhada utilizada em modelos individuais para oferecer opções atraentes de FCEV

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração) criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio. O resultado desse esforço colaborativo será utilizado em modelos individuais da BMW e da Toyota e expandirá a gama de opções de FCEV disponíveis para os clientes, trazendo a visão da mobilidade de hidrogênio um passo mais perto da realidade. Os clientes podem esperar que os modelos FCEV da BMW e da Toyota mantenham suas identidades e características distintas de marca, fornecendo a eles opções individuais de FCEV para escolher. Unir energias e aumentar o volume total de unidades de trem de força movidos a hidrogênio irá colaborar no desenvolvimento e promete reduzir os custos da tecnologia de célula de combustível.

A BMW lançará seu primeiro modelo de produção movido a hidrogênio em 2028

Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen em todo o mundo, o BMW Group está agora se preparando para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028 com base na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em conjunto. Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, ou seja, a BMW oferecerá um modelo existente em uma variante adicional de sistema de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. Como a tecnologia FCEV é outra tecnologia de veículo elétrico, o BMW Group a vê explicitamente como um complemento à tecnologia de propulsão usada por veículos elétricos a bateria (BEV) e ao lado de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).

Um novo nível de parceria

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão juntos há mais de uma década de colaboração confiável e bem-sucedida. Com base nisso, as empresas agora estão estendendo sua cooperação para acelerar a inovação de sistemas de trem de força de célula de combustível de próxima geração e serem pioneiras nessa nova tecnologia.

Visão compartilhada de avanço da economia do hidrogênio

O caminho para concretizar todo o potencial da mobilidade de hidrogênio inclui seu uso em veículos comerciais e o estabelecimento de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade, incluindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio. Reconhecendo a natureza complementar dessas tecnologias, o BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão apoiando a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria. Ambas as empresas estão incentivando o fornecimento sustentável de hidrogênio criando demanda, trabalhando em estreita colaboração com empresas que estão construindo instalações de produção, distribuição e reabastecimento de hidrogênio de baixo carbono.

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão defendendo a criação de uma estrutura propícia por governos e investidores para facilitar a fase inicial da mobilidade de hidrogênio e garantir sua viabilidade econômica. Ao promover a infraestrutura correspondente, eles visam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional ao lado de outras tecnologias de trem de força. Além disso, as empresas estão buscando projetos regionais ou locais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio por meio de iniciativas colaborativas.

Benefícios da tecnologia movida a hidrogênio

O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis ​​na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que falta para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica, onde os sistemas de acionamento elétrico a bateria não são uma solução ideal.

BMW Group - Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

NOVA LINHA DE PINTURA PARA O TANQUE DE COMBUSTÍVEL DO AIRBUS GARANTE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2

O tanque de combustível integrado na fuselagem do Airbus A321XLR é o principal componente na transformação dos antigos aviões de curta e média distância na nova versão de longa distância. Foto: Premium AEROTEC.

A linha de pintura que está sendo construída como um sistema pronto para uso para a divisão Premium AEROTEC da Airbus é o maior projeto individual já realizado pela equipe de engenharia mecânica e industrial da Dürr, em execução para o Airbus Group. O sistema será utilizado para revestir o tanque extra responsável pela alta autonomia do novo Airbus A321XLR. Pela primeira vez, um sistema de purificação de exaustão totalmente elétrico também será integrado em uma das linhas de pintura da Premium AEROTEC na planta de Augsburg, ajudando a reduzir as emissões de CO2. Por ser totalmente elétrico, o processo pode ser operado com emissões zero, ou seja, sem CO2 adicional, usando eletricidade ecológica.

O tanque de combustível integrado na fuselagem do Airbus A321XLR é o principal componente na transformação dos antigos aviões de curta e média distância na nova versão XLR (“eXtra Long Range”) de longa distância. Conhecido como tanque central traseiro (RCT), sua capacidade ampliada de 13.000 litros possibilita os 8.700 quilômetros de autonomia da aeronave. O tanque central traseiro é produzido exclusivamente na planta de Augsburg.

Altas exigências para proteção de superfície e estanqueidade

A nova linha de pintura consiste em cabines de selagem, limpeza e pintura, e também inclui teste de superfície e de vazamento. Os requisitos relacionados à corrosão e à difusão são altos, pois a superfície do tanque precisa suportar condições extremas na parte inferior da aeronave, sem a ocorrência de corrosão.

O sistema especial de dutos de ar reduz o consumo de energia

Para atender às altas exigências de proteção de superfície, as cabines de pintura precisam ter temperaturas e umidade estáveis. O condicionamento requer muita energia, especialmente para tintas aplicadas manualmente. O uso de ar recirculado não é permitido, então as cabines são operadas com ar de insuflamento e de exaustão. 

“Para que o processo tenha mais eficiência energética para a Airbus, estamos implantando um sistema de dutos de ar específico para o componente, que reduz imensamente o volume de ar necessário, mas ainda atende aos requisitos e padrões de segurança. Quanto menor a necessidade de condicionamento de ar, menor o consumo de energia”, explica Marc Furmannek, Gerente Principal de Contas da Dürr.  Além disso, são usados sistemas de recuperação de energia que reciclam 65% da energia contida no ar de exaustão, adaptando-o para o condicionamento do ar puro e minimizando ainda mais o consumo energético.

O ar de exaustão é purificado com um Oxi.X RV sem chama, de acordo com o princípio de oxidação térmica regenerativa (RTO).

Remoção de poluentes sem CO2 adicional

Por razões de sustentabilidade, a Premium AEROTEC optou por um sistema de purificação de ar totalmente elétrico na forma do Oxi.X RV. Este sistema utiliza oxidação térmica regenerativa (RTO), com um modo de operação sem chamas e um design exclusivo. A vantagem é que o processo de combustão para a purificação do ar de exaustão ocorre totalmente dentro do trocador de calor. Ou seja, não há chama aberta, o que resulta em baixas emissões de óxido de nitrogênio.

Aumento da eficiência econômica

Fluxos de ar de exaustão produzidos contêm concentrações de solvente muito baixas. Entretanto, já que o volume de ar de exaustão é alto, um Sorpt.X CD é colocado a montante do Oxi.X RV para concentrar os fluxos de ar de exaustão. Esse procedimento reduz o volume, aumentando a concentração de solvente em até quarenta vezes a concentração do poluente original. Este efeito técnico significa que o Oxi.X RV pode ser menor e não precisa de energia de aquecimento adicional durante a operação do solvente, afetando positivamente a razão de custo-benefício da purificação do ar de exaustão.

Grupo Dürr

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfólio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística, mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo.

O Grupo Dürr é uma das principais empresas de engenharia mecânica e de instalações do mundo, com expertise nas áreas de tecnologia de automação, digitalização e eficiência energética. Os seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e sustentáveis – principalmente na indústria automotiva e para fabricantes de móveis e casas de madeira, e também em setores como indústrias químicas e farmacêuticas, dispositivos médicos, engenharia elétrica e produção de baterias. Em 2023, a empresa gerou vendas de 4,6 mil milhões de euros. 

O Grupo Dürr possui mais de 20.000 funcionários e 141 locais de negócios em 33 países, e atua no mercado com cinco divisões:

- Paint and Final Assembly Systems: paint shops, bem como montagem final, testes e tecnologia de enchimento para a indústria automotiva

- Application Technology: robôs e equipamentos para aplicação automatizada de tintas, selantes e colas

- Clean Technology Systems: controle de poluição do ar, sistemas de revestimento para eletrodos de bateria e sistemas de redução de ruído

- Industrial Automation Systems: sistemas automatizados de montagem e teste para componentes automotivos, dispositivos médicos e bens de consumo, bem como tecnologia de balanceamento

- Woodworking Machinery and Systems: máquinas e equipamentos para a indústria da madeira

Durr Brasil
Press Services Soluções Integradas em Comunicação