segunda-feira, 16 de setembro de 2024

VOLVO PENTA LEVA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXPERIÊNCIA VIRTUAL AO SÃO PAULO BOAT SHOW 2024.

A Volvo Penta chega ao São Paulo Boat Show com atrações para quem gosta de tecnologia aliada a soluções inovadoras: IPS, D1-30 e simulador virtual de atracação. Além da Volvo Penta Store, com vestuário e acessórios exclusivos da marca, e uma ilha de sustentabilidade, apresentando as iniciativas da marca em prol dos oceanos. E um convidado especial, Vilfredo Schurmann.


Nesta edição do São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, que acontece de 19 a 24 deste mês, a Volvo Penta mostra porque é referência em motores e sistemas de propulsão para o segmento marítimo. O sistema IPS (Inboard Performance System), tecnologia pioneira da marca, é uma das atrações. Um sistema de propulsão que em quase 20 anos já entregou mais de 35 mil unidades.

O IPS tem se tornado cada vez mais popular devido aos seus benefícios em termos de desempenho, eficiência e facilidade de uso, tornando-o uma escolha frequente para embarcações de diversos tamanhos e aplicações. 

Volvo Penta IPS

O sistema de propulsão IPS é um conjunto único de tecnologias que inclui motores, hélices e controles eletrônicos integrados para proporcionar uma experiência de navegação otimizada e melhor manobrabilidade. Além disso, sua eficiência de combustível ajuda a reduzir os custos operacionais a longo prazo.

A Volvo Penta também promoverá o contato dos visitantes do Boat Show com o D1-30 Saildrive com hélice folding, um sistema de propulsão de alta tecnologia, desenvolvido especificamente para atender às necessidades de veleiros.

Volvo Penta D1-30

“Eventos como o São Paulo Boat Show nos permitem mostrar produtos consagrados pela inovação e uso de tecnologia. Mas também evidenciam que a Volvo Penta preza pela alta qualidade e exclusividade no segmento marítimo de lazer. Outro ponto fundamental para nós é destacar o cuidado que temos com o meio ambiente e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South América.

Gabriel Barsalini

Motivos para atracar no estande

Não será fácil passar rapidamente pelos 180 m² do estande da Volvo Penta. No espaço, estará o simulador de atracação virtual, permitindo que os visitantes explorem todas as funcionalidades avançadas do joystick de última geração. Trata-se de uma experiência imersiva inigualável, uma vez que esta tecnologia simula com precisão a experiência de atracação de um barco, evidenciando a simplicidade e eficiência proporcionadas pelo uso do joystick Volvo Penta.

Já a Volvo Penta Store dará aos visitantes a oportunidade de adquirir peças de vestuário e acessórios exclusivos, como t-shirts, bonés, chaveiros e óculos de sol. É a primeira loja Volvo Penta fora de Gotemburgo, na Suécia, onde fica a matriz da marca. Com uma novidade: alguns produtos poderão ser personalizados no local.

O estande também será um ponto de interação. Os centros autorizados estarão presentes com atendimento especial para os clientes que buscarem informações sobre cuidados e planos de manutenção para os motores de suas embarcações. “Além de marcar nossa presença como marca Volvo Penta, fizemos questão de contar com a rede de autorizados, a fim de oferecer aos clientes um atendimento completo, com informações capazes de proporcionar uma navegação segura e tranquila a todos”, afirma Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South América.

Elpídio Narde

No lounge, ambientado com mobiliário da Arquitettá, serão disponibilizados serviços financeiros voltados ao setor por meio da Volvo Financial Services. E o evento CEOs Talk levará os CEOs dos principais estaleiros brasileiros para um bate-papo com lideranças Volvo. Além da parceira Volvo Cars, falando sobre marketing de luxo.

No centro do estande, uma ilha de sustentabilidade evidencia as iniciativas da marca em prol dos oceanos e da busca do equilíbrio dos efeitos climáticos. No local, o velejador Vilfredo Schurmann, patriarca da família, terá um encontro com os visitantes, ao lado da maquete do famoso veleiro Kat, que possui motores Volvo Penta. Atração prevista para o dia 20, às 19h30.

Volvo Penta, Made to move you

A Volvo Penta tem mantido sua posição nos mercados marítimos comercial e de lazer no Brasil e em toda a América do Sul, com destaque para a liderança no segmento marítimo de lazer, embarcações acima de 40 pés, com presença nos maiores estaleiros do País. Ela é a divisão de motores do Grupo Volvo, da Suécia, que atua também no mercado de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e serviços financeiros. No Brasil, a Volvo Penta foi fundada em 1977, é líder em motores para iates de alto desempenho. A marca tem ainda participação importante no segmento agro, de embarcações comerciais, além de destacada presença em motores estacionários para geração de energia. Atuação que faz jus ao mote da marca: Made to move you, ou Feito para mover você.

São Paulo Boat Show

Essa será a 27ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece desde 1998, e reunirá mais de 120 marcas e 150 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. Em 2023, cerca de 150 embarcações foram expostas, desde pequenos barcos de entrada até os mais luxuosos iates. Na ocasião, mais de 600 barcos foram vendidos e diversos negócios foram fechados em setores como tecnologia embarcada, motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo. O São Paulo Boat Show será realizado no São Paulo Expo.

Grupo Volvo América Latina

IVECO AVANÇA NA “ESTRADA DA MUDANÇA” COM OFERTA DE EMISSÃO ZERO REVELADA NA IAA 2024

A IVECO, a marca de veículos comerciais do Iveco Group, implementa sua estratégia para trazer soluções de carbono zero em todos os segmentos e aplicações para dar suporte aos seus clientes em sua jornada para emissão zero na IAA Transportation 2024, plataforma líder para logística, veículos comerciais e o setor de transporte. Sua exibição no evento mostra o progresso da montadora em sua jornada de descarbonização, alcançada por meio de sua estratégia multienergética, um ecossistema crescente de parceiros, um portfólio de serviços integrados e inovação.

A IVECO está exibindo sua linha estendida de veículos movidos a HVO, gás natural, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio — resultado de sua abordagem neutra em termos de tecnologia para a descarbonização. A marca também está abrindo caminho com dois veículos novos em sua estreia global na IAA: o S-eWay Rigid, de emissão zero para serviços pesados, e o eMoovy, veículo comercial leve elétrico desenvolvido com a Hyundai, fazendo sua estreia na parte superior do segmento médio de até 3,5 t.

Durante a coletiva de imprensa realizada no estande da marca, Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, descreveu a estratégia sólida da marca. “Temos uma estratégia clara e consistente fundada em quatro pilares: Servitização, o que chamamos de ‘InnovAction’, um forte Ecossistema de Parceiros e nossa abordagem Multi-Energia. Por meio da servitização, direcionamos nossos negócios da venda de hardware puro para a venda de soluções de mobilidade integradas prontas para uso. ‘InnovAction’ é a nossa maneira de garantir que estamos prontos para qualquer desafio futuro, reformulando nosso pessoal e processos para atingir a excelência operacional e eficiência. Estamos alavancando o ecossistema de parceiros que construímos com empresas líderes, com ideias semelhantes e orientadas para a inovação, para atingir novos patamares tecnológicos e estender nossa linha para o benefício de nossos clientes, compartilhando investimentos e know-how. Por fim, continuamos a progredir em direção ao transporte com emissão zero, explorando o potencial de todas as tecnologias e combustíveis disponíveis hoje e amanhã para satisfazer todas as aplicações de veículos e missões do cliente e estar prontos para o cenário em evolução.”

A estratégia da IVECO está impulsionando uma evolução e expansão constantes de seu portfólio, oferecendo uma escolha completa de tecnologias de propulsão para dar suporte a seus clientes em sua transição para emissões zero sem comprometer o desempenho e o custo total de propriedade. “Aqui na IAA, estamos revelando os produtos mais recentes resultantes de nossa abordagem neutra em termos de tecnologia. O novíssimo S-eWay Rigid e o eMoovy complementam nossa forte linha elétrica para oferecer aos nossos clientes a flexibilidade de uma gama estendida de veículos com o DNA profissional, versatilidade, desempenho e robustez que são a marca registrada da marca IVECO.”

Roteiro de inovação do Iveco Group 

A visão da marca também é sustentada pelo roteiro de inovação do Iveco Group, que visa fornecer lucratividade empresarial orientada por TCO para seus clientes, bem-estar do motorista e soluções para todas as missões de transporte, priorizando três territórios: Multienergia, Veículos definidos por software e Direção autônoma.

Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group, explicou: “O território Multi-Energia leva à investigação da ampliação da nossa oferta de emissão zero de nova geração para estarmos prontos para qualquer tecnologia que se desenvolva nos próximos anos. No território de Veículos Definidos por Software, exploramos a riqueza de informações fornecidas pela conectividade, já que o big data coletado e analisado pela Inteligência Artificial está pronto para revolucionar a indústria. Por fim, a IVECO tem uma base sólida em Direção Autônoma, já que a Direção Assistida é uma realidade em nossos veículos, abrindo caminho para novos níveis de segurança e eficiência na estrada.”

Estratégia da IVECO para mudança e inovação ilumina o caminho para o transporte de emissão zero

A IVECO está exibindo sua visão em um estande impactante que cobre 3.500 metros quadrados, onde os visitantes descobrirão suas últimas inovações por meio de três estruturas interativas na cor azul no coração do logotipo da IVECO, um símbolo da energia pulsando na IVECO e impulsionando a transformação da indústria de transporte, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva ilustrando como a IVECO interpreta seus principais ativos de capacidade, centralidade do motorista e produtividade empresarial.

A área renovável do estande demonstra como a IVECO “impulsiona a mudança” ao exibir sua oferta multienergética de veículos nas faixas leve, média e pesada: uma exibição das mais recentes soluções avançadas de mobilidade da marca integradas com sua ampla gama de portfólio de serviços desenvolvidos para dar suporte aos clientes enquanto eles seguem pela jornada em direção a zero emissões.

O novo S-eWay Rigid e eMoovy, fazendo sua estreia internacional, são as últimas adições à oferta da IVECO de veículos elétricos a bateria. Também estão em exposição os desenvolvimentos da marca em tecnologia de hidrogênio, com o protótipo de um S-Way equipado com um motor de combustão interna de hidrogênio de 13 litros e o conceito de um caminhão híbrido para serviço pesado com um sistema de extensão de alcance alimentado por um motor Cursor 9 H2 desenvolvido pela FPT Industrial, marca do Iveco Group.

A área de entretenimento do estande oferece aos visitantes uma exibição emocionante que mostra uma seleção de parcerias da IVECO com marcas lendárias dos mundos da música e do automobilismo, baseadas em valores compartilhados de inovação, paixão e sustentabilidade. Elas incluem um IVECO S-Way ostentando orgulhosamente a pintura Metallica Special Edition, criada para a parceria com a banda icônica, e uma Moto Repsol Honda, representando o vínculo contínuo da marca com a MotoGP como fornecedora de caminhões e patrocinadora oficial da equipe Repsol Honda e da Mooney VR46 Racing Team.

A IVECO está exibindo em sua Área Externa, cobrindo 1.000 metros quadrados, mais de 20 veículos desenvolvidos em colaboração com sua rede confiável de encarroçadores. Esta área também inclui uma célula de combustível S-eWay com pintura Metallica, simbolizando o apoio da IVECO ao sólido compromisso da Goodyear FIA ETRC com práticas sustentáveis e inovação em esportes motorizados, bem como seu papel pioneiro na promoção do hidrogênio dentro da comunidade de corridas de caminhões.

Um artista de aerógrafo também personalizará um caminhão pesado IVECO com um design gráfico exclusivo do Metallica durante a IAA como uma homenagem ao vínculo especial que conecta a IVECO com a banda.

Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar em primeira mão 13 veículos das linhas leve, média e pesada da IVECO na área de Test Drive. A frota de test-drive inclui o eMoovy elétrico a bateria, o S-eWay Rigid e o S-Way de nova geração com tecnologia de direção autônoma PlusDrive que agora está sendo testado com clientes reais na Alemanha.

A IVECO CAPITAL e a GATE têm espaços dedicados nesta área, onde estão apresentando as abrangentes soluções financeiras personalizadas para atender às diferentes missões dos clientes e a inovadora fórmula de pagamento por uso projetada para o aluguel de longo prazo de veículos comerciais verdes.

Novo IVECO S-eWay Rigid: solução de emissão zero para transporte urbano e regional

O IVECO S-eWay Rigid foi projetado para flexibilidade e versatilidade sem igual com uma escolha de modelos, cabines, suspensões e distâncias entre eixos, e a disponibilidade de 4, 5 ou 7 baterias em diferentes layouts permitindo configurações para todas as aplicações. Com um alcance de até 400 km e até 350 kW de capacidade de carregamento rápido, ele oferece uma solução perfeita para aplicações urbanas e regionais. A cabine oferece conforto sem esforço e uma experiência superior ao motorista com uma direção sem ruído e vibração. O IVECO S-eWay Rigid, com seu DNA elétrico, está pronto para missões urbanas e regionais.

Novo eMoovy: a primeira cabine de chassi BEV no segmento médio 2,5t - 3,5t

A IVECO traz sua experiência comprovada e herança profissional para um novo segmento com o eMoovy, projetado do zero em parceria com a Hyundai Motor Company para fornecer uma solução de emissão zero para missões urbanas para profissionais de transporte. A primeira cabine de chassi elétrico no segmento.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO

A LIGAÇÃO ENTRE DOENÇAS REUMÁTICAS E SAÚDE MENTAL: COMO A DEPRESSÃO E ANSIEDADE AFETAM AS CONDIÇÕES CRÔNICAS

Pessoas com doenças reumáticas enfrentam um impacto significativo na qualidade de vida

No Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, levantam-se pautas importantes como doenças psicológicas, também conhecidas como transtornos mentais. Mas poucas pessoas sabem que esses tipos de doenças podem ter ligação também com doenças reumáticas.

Doenças reumáticas englobam diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Sintomas de ansiosos e depressivos como mudanças de humor, estresse, incerteza em relação ao futuro, fadiga e medo são comuns na vida de pessoas com doenças reumáticas. “O efeito da ansiedade em pessoas com artrite reumatoide, fibromialgia e outras doenças podem prejudicar a qualidade de vida e até mesmo na evolução do tratamento”, diz a médica reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg. “O distanciamento da sociedade e de atividades físicas faz com que as pessoas convivam com dores que podem parecer mais intensas e os sintomas físicos mais aflorados, gerando mais dificuldade nas atividades do dia a dia”, ressalta.

É de extrema importância se atentar aos aspectos físicos da doença, mas é preciso cuidar das relações emocionais envolvidas. O reumatologista deve encaminhar a pessoa a um profissional de saúde mental para realizar o suporte e acompanhamento.

“A ajuda e incentivo de familiares e amigos são fundamentais, porém muitos querem ser independentes e não querem receber ajuda, sendo assim o espaço da pessoa deve ser respeitado, mas sempre com um acompanhamento adequado”, finaliza Schainberg que ressalta que a depressão e ansiedade causam a redução de qualidade de vida.

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg

A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

Assessoria de Imprensa
Ana Carolini Lima
ana@afontecomunica.com.br

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

MARCOPOLO CONCLUI PRIMEIRA ENTREGA DO NOVO MODELO VIAGGIO G8 1050 PARA A BOA ESPERANÇA

A Marcopolo concluiu, no início de setembro, a entrega dos 25 novos ônibus Marcopolo Viaggio G8 1050 adquiridos pela operadora de transporte Boa Esperança, de Belém do Pará. A empresa foi a primeira a adquirir unidades do novo modelo que já estão em utilização em linhas na capital paraense.

Foto: Ronaldo Santos/Divulgação Marcopolo.

“A Boa Esperança é parceira da Marcopolo há quase 50 anos e tem grande tradição em renovar sua frota com os nossos mais recentes lançamentos. Os Viaggio G8 1050 desenvolvidos ampliam o padrão de conforto, segurança e tecnologia para passageiros, motorista e operadora, pois incorporam todas as inovações introduzidas na Geração 8 para elevar índices de economia e eficiência”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Os 25 Viaggio G8 1050 da Boa Esperança possuem chassi Scania K 320 4X2, com 13.200 mm de comprimento total e capacidade para 50 passageiros, em poltronas executivas, com tomadas USB e porta-copos. Entre os equipamentos destacam-se o elevador, para total acessibilidade, sistemas de ar-condicionado Spheros 356 e de monitoramento, assim como de áudio e vídeo com preparação para DVD e monitor no salão.

Boa EsperançaEmpresa paraense Boa Esperança foi criada em 1971, encurtando distâncias e integrando o estado às outras regiões do País. Possui frota de última geração e atua, sobretudo, em linhas entre diversas cidades dos estados do Pará e Maranhão.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VOLVO CONQUISTA O SELO MAIOR VALOR DE REVENDA VEÍCULOS COMERCIAIS EM QUATRO CATEGORIAS

Os modelos Volvo FH e Volvo VM apresentam os melhores índices de valorização em diversos segmentos do mercado de caminhões usados

O levantamento anual é realizado pela agência de notícias Autoinforme, em parceria a Textofinal Comunicação, com cobertura editorial do portal Frota News. Concedido aos modelos de menor depreciação ao longo de três anos de uso, o selo é um dos mais tradicionais reconhecimentos da indústria automotiva brasileira.

Volvo FH

O Volvo FH 540 6x2 foi reconhecido na categoria acima de 500 cv, com uma valorização de 8,6% no seu valor de revenda, a maior entre todos os veículos em sua faixa de peso. Além disso, o Volvo FH 460 6x2 foi o vencedor na categoria caminhão pesado de 400 a 499 cv, com valorização de 3,9%. Outro destaque da marca foi o modelo Volvo VM 270 8x4, com 4,4% de valorização. Já o Volvo VM 270 4x2 registrou apenas 2% de depreciação, a menor em seu segmento e configuração. 

Volvo VM

"Estamos muito contentes com estes reconhecimentos. O estudo é extremamente respeitado no mercado e é baseado em uma análise rigorosa, que avalia fatores como preço, liquidez, durabilidade, robustez, consumo de combustível e todos os demais pontos que influenciam a decisão de compra dos transportadores”, assegura Rogério Kowalski, gerente comercial de Seminovos Volvo.

Ladeado pelos jornalistas Décio Costa (e) e Joel Leite (d), Marco Greiffo, Head de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina, recebeu as premiações.  

Para formar o índice de valorização foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024. “A depreciação/valorização depende de vários fatores: tamanho do veículo, marca, rede de revendedores, pós-vendas, segmento, volume de venda e aceitação no mercado. Nossa expectativa é que a certificação sirva de balizador para fabricantes, distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, assegura Joel Leite, editor da agência Autoinforme. Desde a primeira edição, em 2015, a Volvo já foi agraciada nove vezes com o Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais.

Linha Volvo 2025

Os modelos Volvo FH condecorados pela pesquisa acabam de ter seus modelos 2025 lançados no Brasil, com evoluções notáveis em produtividade e segurança. Entre os destaques estão os Retrovisores por Câmeras, opcional que aprimora a aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível. Traz enorme ganho também em segurança, graças a uma visibilidade mais ampla e monitores com imagens de altíssima qualidade do entorno do veículo, mesmo em condições de baixa luminosidade.

O sistema I-See intensifica o uso da conectividade e da inteligência artificial, agora para prever as melhores marchas não apenas nas subidas e descidas, mas também em curvas e rotatórias, otimizando o desempenho e a segurança. Outro destaque é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que detecta a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista.

Grupo Volvo América Latina

MEU SUSTO NO 11 DE SETEMBRO. Por chicolelis*

Getty Images

Para mim, o 11 de setembro não foi apenas um atentado terrorista. Foi pior que isso. Foram horas de angustia. Como fazia regularmente (e faço até hoje) ouvia o rádio na minha sala quando o locutor da JP anunciou a tragédia norte-americana, o ataque às Torres Gêmeas.

Corri para a sala do meu chefe, onde tinha uma TV e pedi que ele a ligasse “correndo”, para assistirmos as cenas geradas de Nova York. Ao ouvir a minha justificativa para tamanha afobação, ele ficou vermelho, com os olhos cheios de lágrimas e disse: “meu filho está lá e tinha programado para hoje uma visita às Torres Gêmeas”, mal conseguindo concluir a frase e se levantar da cadeira.

Imediatamente tentou falar com o hotel onde o jovem estava hospedado com um amigo – o salvador da dupla – pois a comunicação com Nova York estava totalmente interrompida.

Por que o colega do filho do meu amigo e chefe foi o salvador da dupla? Simples, ele se atrasou e perderam quase meia hora para tomar o Metrô e seguir para as Torres Gêmeas, duas estações antes daquela que os deixaria ao pé da tragédia.

Mas meu chefe só soube disso quando, horas depois, conseguiu comunicar-se com o filho que, a exemplo de todo jovem e, junto com seu amigo, não se conformou em não chegar ao seu destino. Assim, ao saírem do Metrô, ao invés de voltarem, tentaram chegar às torres. Mas, quando viram aquela nuvem de poeira, provocada pela queda dos dois prédios, seguindo na direção dos dois, colocaram-se a correr e o único dano maior foi nos cabelos (compridos) que ficaram como se tivessem mergulhado em um tanque com cimento.

Susto paralelo

Quase toda a diretoria da empresa estava fora, mas lembrei-me que o vice-presidente de Finanças, norte-americano, estava em seu escritório. Antes mesmo que o segundo avião atingisse a segunda torre, fui até a sala dele e falei do atentado. Incrédulo, ele disse que era “impossível, que aquilo não poderia ter  acontecido nos Estados Unidos”.

Minutos depois ele se juntou a nós para assistir o final da tragédia, enquanto meu amigo tentava desesperadamente contatar alguém que pudesse lhe informar sobre o seu filho, designer, que hoje vive na Alemanha, com dois filhos, trabalhando em um fabricante ligado à Stellantis.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

COMO O ESTRESSE PODE DIFICULTAR QUE UMA MULHER ENGRAVIDE.

Foto: Freepik

Ginecologista Loreta Canivilo explica como o estresse pode realizar alterações no corpo feminino

Em meio a uma vida corrida e agitada, é possível que o estresse faça parte da maioria do dia a dia de muitos cidadãos. Acordar, se arrumar rapidamente, pegar o transporte público, se estressar no trabalho e fazer todo o trajeto de volta com trânsito e diversos problemas na mente faz parte da vida corriqueira. Para uma mulher que deseja engravidar o estresse é um dos seus maiores inimigos. Manter a calma e desacelerar deve fazer parte da sua rotina, ter um final de semana calmo e tranquilo é preciso.

Com base no estudo do Instituto Valenciano de Infertilidade, aproximadamente 65% das mulheres não conseguem engravidar devido a fatores emocionais. “O estresse normal, como uma leve ansiedade por algo novo que vai ocorrer no próximo dia, não atrapalhará a fertilidade da mulher, mas níveis altos de estresse crônico pode sim influenciar na reprodução feminina”, explica a médica ginecologista Loreta Canivilo. Ela ressalta que o estresse pode gerar alterações no ciclo menstrual, diminuição de libido e até mesmo ausência de ovulação, ocorrendo a anovulação, quando não há óvulo.

O estresse também pode gerar diversas modificações no corpo. “Alterações hormonais, cardiovasculares, respiratórias e alterações no sistema nervoso”, diz Loreta que enfatiza que a infertilidade não ocorre somente devido ao estresse, mas depende também de diversas composições hormonais e físicas no corpo da mulher.

A pressão para engravidar é algo que assombra muitas mulheres e esse também um fato que pode prejudicar emocionalmente, fazendo com que a mulher tende mais dificuldade para engravidar. “O ideal é manter a calma, sem estresse, tendo seus exames em dia e seguir sempre as orientações de um médico especialista. Cuidando da saúde mental com muita atenção e se possível com a ajuda de um psicólogo”, conclui Canivilo.

Loreta Canivilo

Médica ginecologista, obstetra e ginecoindócrino Loreta Canivilo, é especialista em reposição hormonal feminina, estética íntima feminina e tratamentos de doenças do útero e endométrio.

A profissional possui diversas pós-graduações em instituições de referência como: Reprodução, Ginecologia Endócrina no Hospital Sírio Libanês e Medicina em Estado da Arte no Hospital Albert Einstein. É especialista em Nutrologia e Endocrinologia pela Faculdade Primum, referência em educação em medicina.

Nas redes sociais, Loreta já possui mais de 50 mil seguidores - @draloreta, e oferece conteúdo explicativo sobre assuntos relacionados à saúde da mulher, gestação, reposição hormonal e implantes.

Loreta Canivilo também é idealizadora de projeto social, em parceria com o Instituto Primum – onde também ministra aulas -, que promove atendimento de saúde feminina gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Assessoria de Imprensa
Ana Carolini Lima
ana@afontecomunica.com.br


SUFOCO. E COMO SERÁ O AMANHÃ? Por Marli Gonçalves*

Marli Gonçalves, por Gal Oppido.

Sufoco. O papo é sério, muito sério. Tudo sufocante, nublado e nebuloso. Árido. Sem ar. Muito fogo e calor. Águas se esvaindo. Difícil respirar, pensar, se proteger, enquanto vemos os que poderiam tomar alguma providência – enquanto ainda há tempo - batendo a cabeça por aí. Viram as ideias e conselhos “geniais” que apareceram essa semana?

A que mais me chamou a atenção foi o pedido para que deixássemos as janelas fechadas para que não entrasse a fuligem das queimadas que estão tornando ainda mais insuportáveis os dias em grande parte do país. São Paulo, especialmente, está batendo recordes de presença como a primeira colocada na lista das cidades mais poluídas do mundo. E eles mandam fechar as janelas. Adorável, não?  Gênios. Como se todos tivessem em suas ricas casas aparelhos de ar condicionado espalhados por todos os ambientes, ventiladores, umidificadores. No máximo, talvez, leques.

Ah, e aliás, que também não precisássemos pegar o transporte coletivo, ir trabalhar, estudar, fazer qualquer coisa da rotina. Tipo, sei lá, existir?

Ainda não entenderam que dependemos de ações bem mais eficazes, muito mais, e que sejam decretadas pelas gentes do poder, e de todas as esferas. Suspensão de aulas, ampliação de rodízios, mudança de horários de trabalho ou incentivo ao home office (com janelas abertas pra ver se entra um ventinho),  prevenção de queimadas, aumento das guardas florestais, controle e fiscalização do uso da água que continua sendo desperdiçada por canos furados e lavagem de calçadas como se ela fosse vassoura. Real atenção à saúde pública por conta da exposição prolongada a essa situação. Fim dessa loucura de aumentar a frota particular de veículos, e lembrando que os elétricos são completamente fora do orçamento de mortais. Que parem de prometer o que não conseguirão cumprir nem por milagre.

A experiência de outros países que já passaram por momentos de crise como o que estamos vivendo poderia ao menos inspirar, fazer com que compreendam que não é mais conversa, previsão de futuro, mas emergência real bem diante de nosso nariz seco. São necessárias medidas duras em momentos específicos, mesmo que eles sejam momentos eleitorais. A estiagem já nos dá alô. Têm ocorrido apagões significativos de energia elétrica e em locais populosos – o centro de São Paulo vem sofrendo com isso.

Mas continuam só se reunindo, se reunindo, criando grupos de crise e até comitês, mais gastos. Estamos perdendo a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado.  Flora e fauna castigadas, o que sentimos não só na pele, mas na tristeza de quase ver e ouvir o desespero da fuga. O fogo se aproxima das áreas urbanas periféricas que nem preciso descrever para vocês a densidade populacional. Reservas indígenas escalpeladas. Marina Silva, você está bem? Onde anda você? Quais soluções já trabalhava nesse mais de um ano e meio de poder?

Escrevo esse protesto porque você aí também deve estar bem preocupado, não só com hoje, amanhã, mas com o futuro que já não parece mais tão distante. Não tenho filhos, se os tivesse estaria triste por ver o mundo que habitariam porque as discussões sérias foram (e continuam de alguma forma) sendo empurradas mais para a frente infinita e continuamente.

Enquanto isso, assistimos às campanhas eleitorais municipais desfilando boçalidades, locuções com vozinhas tatibitates de gente boa e tranquila pensando que estão se dirigindo a crianças. Todos “nasceram” na periferia, frisam diariamente, embora há muito não estejam mais por lá. Todos tem “grandes” corações, baita corações, enormes, pelo que propagam nas tevês enquanto piscam com olhar e ar doce.

Estamos em pânico. O que será do amanhã?

Cof, Cof, Cof!




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

FITBANK FAZ NOVA AQUISIÇÃO E ENTRA NA ÁREA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Dois anos após comprar o marketplace de crédito EasyCrédito, o Grupo FitBank adquire 100% das ações do Rodobank, plataforma de banking as a service focada no mercado de transporte rodoviário de cargas.

O FitBank, fintech especializada em soluções de Banking as a Service (BaaS), anuncia a aquisição de 100% das ações do Rodobank, plataforma de serviços financeiros voltada ao mercado de transporte rodoviário de cargas. A aquisição, que é a segunda em dois anos (a primeira foi a EasyCrédito, em 2022), reforça a posição do FitBank como uma das maiores fintechs do Brasil, consolidando sua estratégia de oferecer produtos de maior valor agregado e expandir sua presença no mercado brasileiro de pagamentos.

"A aquisição do Rodobank é um passo estratégico em nossa visão de longo prazo”, afirma Otavio Farah, sócio-fundador e CEO do FitBank. Processando mais de R$15 bilhões ao mês e com operações já iniciadas no México e na América Central, a empresa completou 9 anos neste mês de setembro. Com o Rodobank, o FitBank se volta com mais atenção para o mercado de transporte rodoviário de cargas, estimado em mais de US$ 100 bilhões e com altas taxas de crescimento.

Mais valor

“Estamos empolgados em contar com as soluções e estrutura do FitBank para entregarmos mais valor aos nossos clientes e parceiros. Juntos, reduziremos ainda mais as ineficiências em pagamentos do mercado, gerando mais lucro para a cadeia”, afirma Rafael Fridman, CEO do Rodobank. A plataforma atua junto a transportadoras, embarcadores, indústrias e postos de combustíveis, além de ter mais de 300 mil caminhoneiros cadastrados em sua base, em um mercado que soma um milhão de pessoas, boa parte desbancarizada.

Com as ferramentas do FitBank, o Rodobank amplia sua capacidade de escala, permitindo a oferta de soluções de pagamento de frete, abastecimento e despesas de transporte mais eficientes e personalizadas, incluindo o Credit as a Service (CaaS). A expectativa é dobrar a base de clientes até dezembro, com aumento de 60% no volume de recursos movimentados e previsão de processamento de R$ 3,5 bilhões no ano.

Expansão internacional

A transação também se alinha com a estratégia de expansão internacional do FitBank, que iniciou com operações no México em 2023 e na América Central em 2024. Com a aquisição do Rodobank, a fintech está mais bem posicionada para explorar novas oportunidades e continuar seu crescimento na América Latina. Só na América do Sul, por exemplo, o mercado de frete e logística é estimado em mais de US$ 180 bilhões em 2024.

Focado em Banking as a Service (BaaS), o FitBank processa mais de R$ 15 bilhões por mês em sua plataforma, destacando-se como uma das maiores fintechs do Brasil.

Grupo FitBank
LS Comunicação

FPT INDUSTRIAL E BIMOTOR CRIAM O NOVO BARCO DE COMBATE A INCÊNDIOS HIGH TECH MARINE PARA O PRINCIPADO DE MÔNACO

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, e seu parceiro de longa data e distribuidor Bimotor, uniram forças para impulsionar o novo barco de bombeiros High Tech Marine HTM 440 Fireman para o Principado de Mônaco.

Em 2021, a High Tech Marine venceu uma licitação internacional para projetar e produzir um barco de combate a incêndios para o Principado de Mônaco e, desde então, a Bimotor e o estaleiro trabalharam juntos para construir o barco perfeito. O design e a produção italiana de todo o barco fizeram a diferença, assim como os serviços de pós-venda prestados pela Bimotor e FPT Industrial.

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, essa embarcação, atualmente na vanguarda da categoria de pequeno porte nesse setor, é equipada com as tecnologias mais avançadas e foi projetada para garantir uma resposta rápida e eficaz a emergências marítimas. 

A embarcação conta com dois motores FPT Industrial N67 550 para propulsão, proporcionando a velocidade necessária em momentos de urgência (36 Kn em carga média - 33 Kn em carga total), alta potência e grande confiabilidade. Um motor FPT Industrial N40 250 cuida dos serviços auxiliares e opera a bomba de incêndio de 5.000 litros a 10 BAR e um sistema específico para perfuração de alta pressão de navios ou barcos em perigo.

O novo barco de bombeiros também possui uma série de outros equipamentos avançados, e sua introdução marca um aprimoramento significativo das capacidades operacionais dos bombeiros, melhorando sua capacidade de garantir a segurança nas águas da costa do Principado de Mônaco.

Em 4 de maio de 2024, o novo HTM 440 Fireman fornecido para o corpo de bombeiros de Mônaco foi lançado no porto do Principado de Mônaco com o nome de "Prince Jacques".

A cerimônia contou com a presença da Família Real, de Sua Excelência Monsenhor Dominique-Marie David, Arcebispo de Mônaco, e do Tenente-Coronel Maxime Yvard, Comandante da Brigada de Bombeiros de Mônaco.

Com sede em Parma (Itália), a High Tech Marine foi criada para atender as necessidades dos proprietários de mega e giga iates. Projeta e fabrica propostas altamente personalizadas com atenção meticulosa aos mínimos detalhes. Com base em duas décadas de experiência consistente, a empresa expandiu sua perspectiva de mercado para o mundo profissional e, ao mesmo tempo, manteve suas qualidades distintivas de qualidade e design de primeira linha, continuando a produzir peças totalmente personalizadas e exclusivas, feitas à mão.

Bimotor é o distribuidor autorizado da FPT Industrial para o norte da Itália, Espanha, Portugal, França, Croácia e Eslovênia. Há mais de 40 anos, desde a sua fundação em 1981, a empresa dedica-se à distribuição e customização de motores a diesel para aplicações industriais e marítimas. Com sede em Cirié (Turim, Itália), a Bimotor incorpora motores a diesel em qualquer tipo de aplicação, que não seja puramente veicular, oferecendo um serviço completo, que acompanha o cliente em cada etapa do processo.

N67 550 - Especificações técnicas
- Disposição dos cilindros: 6L
- Alimentação de ar TCA
- Cilindrada [litros]: 6,7
- Sistema de injeção: CR
- Classificação A1 – Lazer de curto alcance [kW@rpm]: 404@3200
- Classificação A2/B1 – Lazer de longo alcance [kW@rpm]: 368@3200
- Classificação B – Serviço leve [kW@rpm] 353@3200

N40 250 E - Especificações técnicas
- Disposição dos cilindros: 4L
- Alimentação de ar TCA
- Cilindrada [litros]: 3,9
- Sistema de injeção: CR
- Classificação A1 – Lazer de curto alcance [kW@rpm]: 184@2800
- Classificação A2/B1 – Lazer de longo alcance [kW@rpm]: 169@2800
- Classificação B – Serviço leve [kW@rpm]: 147@2800
- Classificação C – Serviço médio [kW@rpm]: 125@2800.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial

FPT Industrial

SETOR DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS É DESTAQUE NA FENATRAN

O setor de implementos rodoviários, que fechou o primeiro semestre com alta de 3,26% no volume de emplacamentos na comparação com o mesmo período do ano passado, é um dos destaques da 24ª edição da FENATRAN. O evento, que ocorre de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, terá mais de 50 empresas confirmadas entre os expositores do segmento.

Para o presidente da ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, José Carlos Spricigo, a FENATRAN é o maior polo de negócios para o setor, pois permite gerar novas relações comerciais, aprofundar contatos e, principalmente, concretizar novos negócios. “Os associados da ANFIR vão levar uma série de novidades e soluções logísticas que foram desenvolvidas para o setor de transporte de cargas. O mercado de pesados está aquecido, por isso estamos confiantes que deveremos ultrapassar o volume de negócios fechados na edição passada”, afirma.

Essa será a maior participação dos associados da ANFIR, com 54 empresas confirmadas que vão ocupar mais de 14 mil metros quadrados nos pavilhões do São Paulo Expo. Empresas como Facchini, Frigo King, Librelato, Randon e SAF HOLLAND vão apresentar suas principais inovações, tecnologias e soluções customizadas para atender toda a indústria de transporte rodoviário de cargas.

Destaques para equipamento de refrigeração para veículos elétricos; sistemas de telemetria; soluções sustentáveis com materiais mais leves, design diferenciado e otimização do custo; novidades para as linhas graneleira, basculante, lonado, furgão carga seca, frigorífica, combustível, entre outras soluções e tecnologias desenvolvidas para os transportadores.

Geração de negócios

Mais do que uma vitrine para as empresas, a FENATRAN é um espaço para geração de negócios. De acordo com a ANFIR, na rodada internacional de negócios com importadores estrangeiros, realizada na última edição, foram fechados contratos de aproximadamente US$ 18 milhões.

De olho nesse potencial, a Facchini vai montar um esquema especial de atendimento aos clientes e parceiros. “Nosso objetivo durante a feira é expandir as vendas e aumentar o nosso relacionamento”, afirma André Pavane, consultor comercial da Facchini.

Essa é também a expectativa de Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato. “Neste ano estamos novamente otimistas, baseado nas perspectivas de bons negócios que habitualmente acontecem com mais intensidade no segundo semestre”, diz. O bom momento também é destacado por Claude Padilha, diretor Comercial da Randon. “A cada edição, a feira supera nossas expectativas, tanto na presença do público, como na receptividade dos lançamentos apresentados ao mercado e aos negócios fechados”, enfatiza.

Edson Monteiro, gerente comercial da SAF HOLLAND do Brasil, ressalta a visibilidade e oportunidades de contatos oferecidas pela FENATRAN. “É a maior feira do setor nas Américas, então sempre é uma ótima oportunidade para a nossa companhia mostrar soluções mais eficientes ao transporte rodoviário de cargas e passageiros.”

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

FENATRAN
SD&Press

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

TRAMONTINA REALIZA INVESTIMENTOS NA DIVISÃO TECNOPEÇAS

Os investimentos foram direcionados à aquisição de novos equipamentos para expandir a capacidade de produção e usinagem de peças injetadas de alumínio sob encomenda, visando atender a diversos setores industriais, incluindo os segmentos automotivo e agrícola.

A Tramontina reafirma seu compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente na área industrial ao realizar investimentos significativos em sua Divisão Tecnopeças. Esses investimentos têm como foco principal a ampliação da capacidade de produção e usinagem de peças injetadas de alumínio sob encomenda, atendendo a diversos setores industriais, especialmente os segmentos automotivo e agrícola.

A estratégia de investimento inclui a aquisição de tecnologias de ponta, como duas injetoras Bühler, com capacidades de 840 toneladas e 530 toneladas, além da introdução de um Centro Horizontal de Usinagem CNC Makino. Esses novos equipamentos complementam o já robusto parque fabril da Tramontina, que conta com máquinas de até 1.300 toneladas, fornos de fusão e outros Centros de Usinagem Horizontais.

Com esses investimentos, a Tramontina fortalece sua capacidade de fornecimento de peças de alumínio injetadas, respondendo de forma eficaz à crescente demanda dos clientes. Além disso, a empresa planeja expandir seus serviços de usinagem para abranger todos os produtos injetados fornecidos pela Tecnopeças, oferecendo soluções mais abrangentes e de maior valor agregado.

Ampliação facilita novos projetos

Os investimentos vão além da aquisição de tecnologias de última geração. A Tramontina também está comprometida com a capacitação de seus colaboradores, que recebem treinamento direto dos fabricantes para garantir um manuseio eficiente e seguro dos novos equipamentos.

Os novos equipamentos complementam o já robusto parque fabril da Tramontina, que conta com injetoras de até 1.300 toneladas, além de fornos de fusão e Centros de Usinagem Horizontais.

"Esses investimentos têm um impacto direto no crescimento da Tecnopeças e da marca Tramontina nos segmentos industriais atendidos pela divisão. Com as aquisições, a empresa passa a atender uma ampla variedade de projetos de fornecimento de peças injetadas e usinadas feitas sob medida, aumentando sua participação no mercado. Os novos equipamentos garantem maior qualidade e repetibilidade das peças fornecidas, o que possibilita atender melhor às demandas de nossos clientes", comenta André de Lima, Diretor Comercial da empresa.

Tramontina

A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em oito unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.

Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.

Fábrica de materiais elétricos da Tramontina

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa tem aplicado sua expertise na expansão do seu portfólio, com investimentos direcionados para o desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos voltadas para projetos de elétrica e iluminação. Além disso, oferece peças injetadas de alumínio sob encomenda, contribuindo para aumentar a presença da marca em diversos segmentos. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m². No local, são fabricados mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os materiais elétricos produzidos pela Tramontina para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.

Tramontina
Via Pública Comunicação

IVECO CONQUISTA PRÊMIO MAIOR VALOR DE REVENDA 2024 COM MODELOS DAILY E TECTOR

Metodologia da premiação resulta da combinação de dados da tabela FIPE e pesquisa da Agência AutoInforme

A IVECO recebeu dois dos principais prêmios na edição de 2024 do Prêmio Maior Valor de Revenda, promovido pela Agência AutoInforme. O Daily chassi-cabine 3,5 toneladas foi premiado na categoria Utilitário de Carga, enquanto o Tector 11.190 conquistou o título na categoria Caminhão Médio. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Auditório da Fenabrave, em São Paulo (SP), e contou com a presença de executivos da montadora.

“Estamos muito orgulhosos com a premiação, que demonstra nosso compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente, e reafirma nossa estratégia de proporcionar durabilidade e o melhor valor de revenda do mercado de transporte”, diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Ladeada por Elcio Alves Ferreira, diretor executivo da Abeifa (E); e Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme(D); Aline Rovath, gerente de Marketing de Produto da IVECO; recebeu  premiação. 

O Daily chassi-cabine 3,5 ton destacou-se com uma valorização de 14,5% após três anos de uso, evidenciando sua sólida performance e a alta demanda por veículos que mantêm seu valor no mercado. Já o Tector 11.190 apresentou uma valorização de 7,3% no mesmo período, destacando a confiabilidade e a durabilidade dos caminhões médios da marca.

A avaliação dos vencedores foi baseada em uma metodologia detalhada e criteriosa que envolveu a combinação de dados da tabela FIPE com uma pesquisa realizada pela Agência AutoInforme em sites especializados na venda de veículos comerciais. O processo considerou o comportamento de mercado dos modelos estudados, levando em conta alterações nos veículos que poderiam influenciar seu preço, assim como promoções, ofertas e a disponibilidade de produtos. A linha de corte para análise foi estabelecida em 200 unidades por ano, garantindo a relevância e a precisão dos dados.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MERCEDES-BENZ SPRINTER É A CAMPEÃ GERAL DE CAMINHÕES DO SELO MAIOR VALOR DE REVENDA E RECEBE TRÊS TROFÉUS NA EDIÇÃO DESTE ANO

Estudo realizado pela Agência Autoinforme proporciona ao consumidor orientação mais precisa sobre o valor de revenda do veículo

A Mercedes-Benz Sprinter leva o título de campeã geral de Caminhões do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2024, realizado pela agência Autoinforme. O Sprinter Truck vence a categoria Caminhões Semileves com índice positivo de valorização de 16,1% mesmo depois de 3 anos de uso, representando o melhor resultado de Caminhões dessa edição. Além disso, a linha Sprinter venceu as categorias Furgão de Carga e Minibus na seção de Utilitários com índices de -1,2% e 10,7%, respectivamente, totalizando três troféus.

“Receber mais uma vez esse prêmio de extrema importância para o setor automotivo e, especialmente, ao consumidor, é uma enorme satisfação para nós, ainda mais com um título de Campeão Geral. Esses troféus mostram todo o reconhecimento e confiabilidade do mercado na qualidade dos nossos produtos e serviços, além de reforçar que a linha Sprinter se destaca não apenas pela excelência em desempenho, mas também pelo compromisso em oferecer a melhor experiência aos seus clientes em todo o processo de compra e venda”, informa Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. 

A entrega dos troféus às empresas vencedoras das 15 categorias, divididas entre Caminhões e Utilitários, aconteceu nesta quinta-feira, 12, na sede da Fenabrave – Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, em São Paulo. Em dez edições da premiação, de 2015 a 2024, a Mercedes-Benz venceu em 36 categorias entre Utilitários e Caminhões, sendo que, em nove oportunidades, a marca cravou o título de Campeão Geral.

Selo Maior Valor de Revenda

Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 23 anos, é pela décima vez que a Agência Autoinforme faz a premiação do setor de utilitários de carga e caminhões, com o objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas. Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024, geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.

Outro critério mantido foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários de carga – com quatro categorias – e caminhões – com outras onze. Foram analisados 159 modelos, dos quais 132 de caminhões e 27 de utilitários. Desse total, este ano, 40 modelos obtiveram índices positivos e 119 com índices de depreciação.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil