terça-feira, 1 de outubro de 2024

IVECO: MINERAÇÃO PESADA DO CHILE UTILIZA VEÍCULOS IVECO BUS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

 Marca forneceu 23 unidades da Daily Minibus para a empresa de ônibus JM Buses, por meio da Andes Motor, importadora oficial no país.

No mercado do Chile, são realizadas diversas atividades de alta exigência e a mineração é uma delas. Recentemente, o distribuidor Andes Motor, que vem reposicionando a marca IVECO no Chile há mais de dois anos, entregou 23 unidades da Daily Minibus ao cliente JM Buses, sendo um dos primeiros a contar com a IVECO BUS para o transporte de passageiros na grande indústria minerária do Chile. Essas unidades, ideais para esse tipo de serviço, estão preparadas para percorrer percursos fora de estrada, atendendo assim aos requisitos das mineradoras nas operações.

"Estamos muito felizes que um cliente como a JM Buses confie em nossos veículos para fazer parte de um segmento como a mineração, que é tão importante para o nosso país. As unidades entregues se destacam pela robustez, conforto e comodidade, sendo ideais para o transporte de passageiros. Nosso objetivo é continuar trabalhando e evoluindo com foco em nossos clientes", afirma Rodrigo Sepulveda, gerente de Ônibus e Vans da Andes Motor.

O segmento de mineração no Chile é muito relevante para o país e por isso a presença da IVECO BUS neste tipo de trabalho é um marco a ser comemorado, não só pelo volume, mas também pela importância de entrar neste setor. Os veículos serão utilizados nas minas de Sierra Gorda, localizadas na cidade de Antofagasta, no norte do país.

"Estabelecemos uma parceria sólida com a Andes Motor no Chile, prova disso é termos alcançado essa importante conquista juntos. A entrega de 23 unidades da Daily Minibus para a JM Buses representa um marco significativo para a IVECO BUS no mercado de mineração chileno. Esta colaboração demonstra nosso compromisso com a inovação e a qualidade, bem como nossa capacidade de atender as demandas específicas de diferentes segmentos, em termos de desempenho, durabilidade e segurança em aplicações exigentes", ressalta Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina.

"Escolhemos a IVECO BUS porque seus veículos são mais robustos em chassis e carroceria, além de ter mais versatilidade em manutenção, o que leva a um melhor desempenho", comenta Diego Lazcano, gerente da JM Buses.

Soluções conectadas para mineração pesada

A Daily Minibus é equipada com o motor FPT F1C com 4 cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote. O modelo entregue no Chile possui tração traseira, rodado duplo e a particularidade, para aquele mercado e aplicação, da suspensão a ar, um dos requisitos exigidos pelas mineradoras. Em relação à capacidade de transporte são 19 lugares, além do motorista.

Como grande novidade, a Daily Minibus da JM Buses possui módulo 3G para monitoramento em tempo real, GPS, sensor CAN IVECO, kit de som mobileye contra sonolência, 4 câmeras mini Domo AHD 720P de 1,3 megapixels e um disco rígido de 240 GB que pode armazenar entre 15 e 20 dias de gravação.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

STOCK CAR ANUNCIA TRACTIAN COMO PARCEIRA TECNOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DO NOVO CARRO

Empresa brasileira une forças com a principal categoria do automobilismo brasileiro às vésperas da chegada da nova geração que vai inaugurar a era SUV, a partir da próxima temporada.

Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car.

O caráter inovador é um dos traços mais marcantes do DNA da Stock Car Pro Series. E, às vésperas de inaugurar uma nova e revolucionária geração de carros, a partir de 2025, a principal categoria do esporte a motor nacional anuncia nesta segunda-feira (30) uma parceria tecnológica com a Tractian, considerada uma das 50 empresas de inteligência artificial mais promissoras do mundo. O acordo prevê a colaboração da Tractian no projeto do novo carro da Stock Car, equipado com carrocerias do tipo SUV das marcas Chevrolet, Toyota e Mitsubishi.

Com sedes em São Paulo, Cidade do México e Atlanta (Estados Unidos), a empresa foi fundada em 2019 por Igor Marinelli, Gabriel Lameirinhas e Leonardo Vieira. Em poucos anos, tornou-se líder global na aplicação de inteligência artificial no monitoramento de maquinários de grandes indústrias. Empregando ferramentas que atuam na detecção antecipada de falhas e na otimização das equipes de manutenção, a Tractian reduz custos, aumenta a produtividade e gera ganhos de sustentabilidade nos processos fabris como um todo.

Desde a fundação, a Tractian já ultrapassou a marca de 500 indústrias clientes em mais de mil plantas espalhadas pelo mundo, com presença marcante no Brasil, México e Estados Unidos. Somando as cadeias produtivas de seus clientes e impactos nos diversos setores da indústria global, a empresa hoje atua em processos produtivos de 5% do PIB mundial. Em 2023, a empresa chegou à marca de R$ 1 bilhão de avaliação de mercado, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mundo.

CEO da Tractian, Igor Marinelli exaltou a aliança tecnológica com a Stock Car Pro Series como um marco para a companhia, representando a oportunidade de estreitar laços com o automobilismo por meio da principal categoria do esporte a motor brasileiro.

“Participar do desenvolvimento do novo modelo da Stock Car é uma oportunidade para aplicar nossa expertise de monitoramento inteligente em um ambiente onde a precisão e a performance são cruciais. A introdução do carro mais tecnológico do automobilismo brasileiro em 2025 é um desafio que estamos prontos para enfrentar, integrando soluções de hardware, software e inteligência artificial para garantir que as máquinas que produzem o veículo estejam operando no seu máximo potencial. Essa parceria representa a união de duas forças inovadoras, ambas focadas em elevar continuamente o padrão tecnológico em suas respectivas áreas”, declarou.

Sócio e diretor da Tractian, Alex Vedan enalteceu o caráter em comum da empresa e da Stock Car. “É uma aliança natural que reforça nosso compromisso com a excelência e a inovação. Assim como a Stock Car busca constantemente elevar o nível de desempenho e tecnologia nas pistas, a Tractian se dedica a transformar a maneira como as indústrias monitoram e mantêm suas operações. Essa sinergia fortalece o nosso propósito de redefinir padrões de alta performance, tanto no automobilismo quanto no ambiente industrial”.

“Firmar parceria tecnológica com empresas como a Tractian, que traduz o caráter inovador e empreendedor, do qual também compartilhamos, é uma honra e também um dos objetivos de evolução da Stock Car. A busca incessante por processos mais sustentáveis e otimizados está totalmente alinhada com a nossa filosofia. É algo que veremos na nossa nova geração de carros que estreará em 2025 e reforça nosso compromisso com a evolução constante do esporte a motor”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car Pro Series.

Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, braço tecnológico do Grupo Veloci — controlador da Vicar —, enfatizou o papel da Tractian no projeto Audace SNG01, denominação do novo carro da categoria. "A expertise da Tractian é fundamental em todas as fases, garantindo a precisão e velocidade na usinagem das nossas peças. Juntamente aos nossos parceiros, certamente será muito importante neste momento que estamos vivendo com o início da produção seriada. A prevenção de falhas é vital para que os carros cheguem às equipes prontos para ir à pista", salientou o executivo.

Tractian

Fundada em 2019 por Igor Marinelli, Gabriel Lameirinhas e Leonardo Vieira, a Tractian estabeleceu-se como startup líder global de inteligência de máquina e sistemas de monitoramento industrial, a Tractian desenvolve soluções simplificadas de hardware e software para oferecer aos técnicos de manutenção e aos tomadores de decisões industriais uma supervisão abrangente de suas operações.

Após inaugurar a categoria de Assisted Maintenance (Manutenção Assistida) no setor industrial, a Tractian se estabeleceu como pioneira e líder na aplicação de Inteligência Artificial à gestão e monitoramento de ativos, levando grandes indústrias do Brasil, México e Estados Unidos da América a economizar milhões mensalmente com detecção antecipada de falhas e otimização das equipes de manutenção.

Com sede em São Paulo, a empresa é hoje avaliada em R$ 1 bilhão, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mundo, como General Catalyst e Next47. Em 2024, a Tractian também foi apontada pela Forbes e pelo Sequoia como uma das 50 empresas de Inteligência Artificial mais promissoras do mundo.

Stock Car Pro Series

Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade, inclusive no exterior.

Com corridas transmitidas para mais de 170 países em cinco idiomas, a Stock Car é atualmente o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.

Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.

Desde o final de 2021 a Stock Car neutraliza seus eventos através de créditos de carbono em uma parceria com a Orma, empresa brasileira especialista na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.

As corridas da Stock Car Pro Series são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro
BEST PR

CARBON, LÍDER MUNDIAL EM BLINDADOS, PATROCINA TEATRO CULTURA ARTÍSTICA.

 A empresa apoia a cultura brasileira, reafirmando seu compromisso com as artes e com o desenvolvimento social do país

A CARBON, maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo, tem o orgulho de anunciar seu patrocínio ao Cultura Artística, em São Paulo, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Este patrocínio é mais um passo na estratégia da empresa de se posicionar como um agente ativo na promoção da cultura e das artes no país.

Fundada em 2015, a CARBON rapidamente se destacou no mercado global, tornando-se referência em segurança automotiva com o uso de tecnologias avançadas e processos rigorosos. A empresa, que já atingiu uma produção recorde de blindagens, sendo a certificada de grandes marcas como Volvo, Jaguar e Land Rover, entre outros, agora expande seu impacto ao apoiar o renascimento do Cultura Artística, símbolo da resistência e da riqueza cultural brasileira.

“O Cultura Artística traz uma programação com o que há de melhor na música clássica, incluindo performances de artistas renomados mundialmente, como o pianista Lang Lang”, informa Cacá Mancebo, CMO da CARBON. “A CARBON estará presente em diversos concertos ao longo da temporada, promovendo junto a seus clientes e parceiros seu compromisso com a valorização da cultura e das artes”, complementa ele.

O apoio ao Cultura Artística vai além de um simples patrocínio; é uma declaração do papel que a CARBON deseja desempenhar no fomento à cultura e às artes.

e/d: Frederico Lohmann, Diretor Executivo do Cultura Artistica; e Cacá Mancebo, CMO da CARBON.

“Acreditamos que investir em cultura é proteger um patrimônio da humanidade. Ao apoiar o Cultura Artística, reafirmamos nosso propósito: proteger vidas, sonhos e conquistas”, explica Cacá Mancebo.

Para mais informações sobre a reconstrução do Cultura Artística e sua programação, acesse o site oficial aqui.

Carbon

Fundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. 

Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 62 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. 

Com mais de 23 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

CARBON
RPMA Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS: NOVO CONSTELLATION 20.480 SUPERA EM POTÊNCIA.

Cavalo-mecânico 4x2 pode transportar até 56 toneladas, com motor de 480 cv e 2.400 Nm

A Volkswagen Caminhões e Ônibus fortalece ainda mais seu portfólio de extrapesados e lança agora o Constellation 20.480 4x2, preparado para transportar até 56 toneladas. É um cavalo-mecânico sob medida para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com cargas de grande volume. O novo integrante da família é um exemplo do conceito “menos você não quer, mais você não precisa”, que consagrou a marca e a levou à liderança de mercado há 20 anos.

Com 56 ton de PBTC, o modelo se posiciona num segmento intermediário na oferta atual: antes as opções eram de 45 ou, já na versão 6x2, 58,5 toneladas. Para o ganho de capacidade no portfólio extrapesado 4x2 da montadora, um componente faz toda a diferença: o motor D26 de 13 litros, 480 cavalos e torque de 2.400 Nm, o mais potente da categoria.

Aliando força e economia, traz também a transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades e alto nível de eletrônica embarcada, com opção de modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas, visando a uma maior eficiência da operação e consumo. Tudo de série. Está equipado ainda com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir ainda mais performance.

Com entre-eixo de 3.600 mm, todo o conjunto do chassi está reforçado e pronto para encarar as mais severas aplicações. Todos os componentes foram otimizados para a maior capacidade de carga, com nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar engates dos implementos. Dois tanques de alumínio de 470 litros de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo a maior autonomia da categoria.

Entre as configurações de série, a suspensão pneumática integral com quatro bolsões também vai agregar comodidade e conforto para o motorista, além de beneficiar a segurança da carga. O modelo já chega com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. Adicionalmente, o motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado remotamente de dentro da cabine.

Tecnologia de ponta

Esse novo Constellation estreia no mercado com tecnologias de ponta, em linha com a demanda extrapesada do transportador brasileiro. Sua cabine traz de série banco pneumático com cinto integrado, volante multifuncional e muitos ajustes para o perfil de cada motorista. Também tem como opcional o painel digital mais moderno da família VWCO e central multimídia, reunindo as vantagens dos pacotes Prime e Highline.

Com um desempenho que permite economizar até 8% de combustível, o modelo agrega muita tecnologia embarcada, que beneficia também a segurança da operação. O sistema Predictive Shifting, por exemplo, cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente e econômica.

Já o sensor de inclinação ajusta a rotação e também melhora o consumo de combustível, assim como o Eco-roll, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. O modo manobra, por sua vez, controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave e segura. O kick down reduz a marcha quando o condutor pisa fundo no acelerador, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras. E esse Constellation também vem com o assistente de partida em rampa, de série, para facilitar o dia a dia na direção.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

VOLVO: LAR COOPERATIVA, UMA DAS MAIORES DO BRASIL, AMPLIA E RENOVA FROTA COM 80 CAMINHÕES FH E VM.

A Lar Cooperativa Agroindustrial, de Medianeira (PR), acaba de adquirir mais um lote de 80 caminhões Volvo, dos modelos FH e VM. Com o negócio, a cooperativa chegará a 473 veículos da marca, o equivalente a 96% de sua frota.

Os novos caminhões Volvo FH serão utilizados no transporte de cargas pesadas e de longa distância, enquanto os caminhões Volvo VM serão direcionados para operações regionais. Implementados com semirreboques graneleiros, os FHs transportarão grãos, farelo e fertilizantes, e os VMs carregarão ração em silos de alumínio e aves em carrocerias.

“Optamos pela renovação e ampliação com caminhões Volvo para dar prosseguimento à nossa política contínua de modernização da frota, sempre buscando maximizar os benefícios operacionais”, afirma Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar. Ele lembra que os novos caminhões são equipados com tecnologias que otimizam o consumo de combustível e com sistemas de segurança aprimorados, aumentando a proteção dos motoristas e das cargas.

Conforto e produtividade

“Também oferecem maior conforto aos condutores, o que resulta em aumento da produtividade. Além disso, os modelos são melhores em emissões e energeticamente mais eficientes, auxiliando para termos uma frota mais sustentável”, explica Jackson Motta, gerente de logística da Lar. Outro fator que a cooperativa levou em consideração foi a confiabilidade dos caminhões e o suporte oferecido pela marca e sua rede de concessionárias. Os veículos foram comercializados pela Nórdica, concessionária Volvo no Paraná.

Os VMs farão rotas no Oeste paranaense, entre as indústrias de rações e as propriedades rurais dos produtores integrados ao sistema da cooperativa. Outro trajeto sai dessas localidades e vai até as indústrias de abate de aves da Lar, em um raio médio de até 200 quilômetros. 

A distância mensal no transporte de rações alcança cerca de 18 mil quilômetros e cerca de 10 mil quilômetros na aplicação de aves vivas. Já os FHs rodarão transporte de mercadorias agrícolas do Mato Grosso do Sul para o Oeste do Paraná, e também para os principais portos, com destino à exportação. Eles percorrem aproximadamente 11 mil quilômetros por mês, com uma média de 1,3 mil quilômetros por viagem.

Planos de Serviço

A Lar tem um longo histórico de relacionamento com a Volvo. Os veículos da marca têm participado ativamente do crescimento do volume de transporte da cooperativa ao longo dos últimos anos. Além disso, a marca tem dado apoio para aumentar ainda mais a produtividade da frota, por meio dos Planos de Serviço Volvo. “Esse novo lote de 80 veículos conta com contrato para manutenções que garantem alta disponibilidade dos caminhões, um fator importante no negócio da Lar. Veículos com essa cobertura têm prioridade de atendimento na Nórdica ou em qualquer concessionária Volvo”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Alcides Cavalcanti

“Ter caminhões Volvo na frota é um elemento estratégico da logística da Lar. Eles contribuem para mantermos a competitividade e a eficiência da cooperativa no mercado”, destaca Motta. Ele observa que os caminhões têm tido um bom consumo de combustível. Esse rendimento reflete na capacidade de transportar cargas pesadas em longas distâncias com menor necessidade de paradas para manutenção, o que contribui para uma operação mais eficiente e econômica. “Para a logística pecuária, em que a operação é severa, a robustez dos caminhões nos beneficia”, diz.

Gigante do agro

Transportando mais de 516 mil toneladas por mês, a frota da Lar é uma aliada na produtividade da cooperativa. Gigante do agro brasileiro sediada na cidade paranaense de Medianeira, a Lar tem receita de R$ 21,8 bilhões (2023), cerca de 14 mil associados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e mais de 23 mil funcionários espalhados por suas dezenas de unidades e instalações. Ela produz cortes de frango, chegando a abater 1,1 milhão de aves por dia, e exporta para mais de 90 países das Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Em conformidade com as práticas ESG, a cooperativa criou o Programa Prioridade Ambiental Lar como estratégia para identificar oportunidades e adotar práticas que visam promover a consciência e a responsabilidade ambiental, atuando em seus processos e em conjunto com a sociedade. O programa define indicadores com metas anuais para o desenvolvimento sustentável das atividades alinhadas à estratégia da empresa.

Grupo Volvo América Latina

IVECO BUS: NOVOS CONTRATOS PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS A HIDROGÊNIO E A BATERIA IMPULSIONAM A MARCA AO SUCESSO NA FRANÇA.

A IVECO BUS, marca de ônibus urbanos, intermunicipais e turísticos do Iveco Group (EXM: IVG), recebeu três novos contratos para soluções de mobilidade elétrica na França, reforçando a liderança da marca na transição para um transporte público mais limpo e ecológico. No total, 31 ônibus com célula de combustível de hidrogênio e 20 ônibus elétricos a bateria foram encomendados desde o início de setembro.

A Comunidade Urbana de Cannes Lérins renovou sua confiança na IVECO BUS e encomendou doze ônibus de célula de combustível de hidrogênio GX 337 H2 LINIUM BRT. As entregas começarão no segundo semestre de 2025 para complementar os trinta e cinco ônibus elétricos a bateria IVECO BUS GX ELEC já na frota.

A Lorient Agglomération também escolheu a tecnologia de hidrogênio da IVECO BUS para sua rede, com dezenove ônibus GX 337 H2 LINIUM, cinco dos quais entrarão em serviço no segundo semestre de 2025.

O terceiro contrato é com a Grand Reims Mobilités, que selecionou a IVECO BUS para entregar vinte (com opção para nove adicionais) ônibus elétricos a bateria GX 437 ELEC LINIUM BRT. Esses veículos começarão a operar nas ruas de Reims no outono de 2025.

O ônibus de célula de combustível de hidrogênio escolhido por Cannes e Lorient é um dos resultados da parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company que começou em 2022. O modelo é equipado com um sistema avançado de célula de combustível desenvolvido pela HTWO, a marca de negócios de hidrogênio do Hyundai Motor Group, e um pacote de bateria da FPT Industrial, a marca do Iveco Group dedicada ao design e produção de motores de baixo impacto ambiental. O ônibus elétrico a bateria para Reims faz parte da linha de sucesso que já foi escolhida por mais de cem clientes na Europa, com mais de três mil unidades encomendadas.

Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group, comentou: “Estamos orgulhosos da confiança depositada em nós por essas comunidades urbanas com visão de futuro. Esses projetos ressaltam a expertise da IVECO BUS em mobilidade sustentável, abrangendo todas as faixas e tecnologias para veículos de baixa a zero emissão. Além disso, confirmamos nossa liderança no mercado francês, onde continuamos comprometidos em fornecer soluções de mobilidade de alto desempenho que atendam às diversas necessidades dos clientes. Estamos ansiosos para continuar nossa jornada em direção a um transporte público mais sustentável e um futuro mais verde com nossos parceiros na França e em toda a Europa.”

IVECO Group

ÔNIBUS MARCOPOLO ATTIVI 100% ELÉTRICOS PRODUZIDOS NO MÉXICO COMEÇAM A SER ENTREGUES

Marcopolo México entrega o primeiro ônibus 100% elétrico Attivi do total de 45 veículos que serão fornecidos para o transporte coletivo urbano da cidade de Monterrey, no estado de Nuevo León, no México. A cerimônia de entrega foi realizada no Palácio do Governo de Nuevo León e contou com a presença do Governador Samuel García.

“Participar ativamente das ações para a descarbonização do transporte ao redor do mundo demonstra o protagonismo da Marcopolo na busca pela mobilidade sustentável e eficiente. Já produzimos e fornecemos veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis em diversos países, como Brasil, Austrália, Chile, China e Uruguai, entre outros”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Marcopolo Attivi é um dos ônibus mais modernos existentes e o primeiro totalmente produzido no país. Os veículos serão utilizados no serviço Metrorrey, que promoverá um plano de mobilidade para a transformação do transporte público da cidade mexicana.

Os 45 ônibus Marcopolo Attivi que serão fornecidos possuem chassis Yutong de piso baixo com 13 metros de comprimento e contam com sistema de climatização, câmera de monitoramento para segurança e rampa de acesso para total acessibilidade.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

domingo, 29 de setembro de 2024

CENTRO TECNOLÓGICO RANDON AMPLIA PORTFÓLIO COM SOLUÇÕES EM SEGURANÇA AUTOMOTIVA E DURABILIDADE

Serviços incluem testes e homologações para Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor

Apresentação da nova estrutura, com demonstração nas pistas, fez parte do Tech Day voltado a clientes e parceiros.

O Centro Tecnológico Randon consolida a posição de mais completo centro da América Latina para desenvolvimento e testes de veículos comerciais e leves, além de componentes automotivos e industriais. Com investimentos de cerca de R$ 16 milhões anunciados em 2023, o CTR integrou ao portfólio novos serviços voltados à segurança automotiva, ativa e passiva, além de melhorias e inovação em durabilidade acelerada para veículos completos em laboratório.

O novo ciclo contempla soluções para testes de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). O Centro também ganhou mais um laboratório para testes de segurança passiva, com testes de ancoragem, fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de ensaios de avaliação e proteção aos pedestres, previstos para o próximo ano. Os recursos deste laboratório estão alinhados com as futuras exigências da legislação brasileira que logo entrarão em vigor.

Ambientes para testes de durabilidade acelerada também receberam investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% com a aquisição de novos atuadores, que possibilitam a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial, contemplando até 12 atuadores em diferentes eixos de aplicação. “Com isso, é possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes e contribuir para o ciclo de descarbonização nos testes de durabilidade e validação de produtos” ressalta Joel Ciapparini, gerente do Centro Tecnológico Randon.

Para mostrar as novidades, o CTR promoveu um Tech Day com clientes e fornecedores de todo o país na quinta-feira (19). Os visitantes puderam conhecer todos os recursos que o CTR oferece para a validação de produtos, desde simulação virtual até homologação, além dos novos laboratórios (estrutural e segurança passiva).

Puderam, também, conferir na pista a demonstração de testes de segurança ativa com uso de dummies (bonecos) e targets (alvos) para testes para frenagem autônoma de emergência (AEBS), alerta de saída de pista (LDWS), pilotagem automática com radar (ACC) e detecção de ponto cego.

Os serviços para desenvolvimento e homologação de ADAS, ou segurança ativa, tem como objetivo aprimorar tecnologias de condução semi autônoma - recursos que estão presentes em muitos veículos – prevenindo contra acidentes de trânsito.

Conceito one stop shop – tudo em um único lugar

O CTR é a única estrutura do país capaz de oferecer, em um único espaço, testes e homologações necessários para as linhas leve, comercial e implementos rodoviários.  No ano passado, o Centro Tecnológico firmou parceria estratégica com o TÜV Rheinland, um dos principais organismos internacionais de certificações, para atendimento de validação e homologação. A presença de um escritório da empresa homologadora dentro do CTR trouxe velocidade no processo. O movimento consolidou o conceito de one stop shop. Além do completo portfólio de serviços e da robusta estrutura do campo de provas, o Centro Tecnológico ainda conta com uma equipe técnica de engenharia especializada à disposição para as diferentes necessidades dos clientes.

“São investimentos que nos possibilitam a realização de um conjunto ainda maior de ensaios, incluindo avaliação em veículos completos. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos”, destaca o CTIO (Chief Technology Innovation Officer) da Randoncorp e executivo responsável pelo Centro Tecnológico Randon, César Augusto Ferreira.

Randon
ANK Reputation

UTILIZANDO PNEUS LSW, FAZENDA REDUZ CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DOS TRATORES.

Durante teste comparativo realizado em propriedade rural de grãos no Oeste da Bahia, a solução da Titan proporcionou maior economia e melhor eficiência na operação.

Aliar redução de custos e elevar eficiência na operação é o objetivo que toda fazenda almeja para atingir maior produção e melhor rentabilidade ao fim do ciclo. Porém na prática essa não é uma tarefa fácil e a missão passa obrigatoriamente pelo manejo e alguns cuidados importantes. Um deles é a atenção com solo que precisa ser corretamente preparado para que a semente possa desempenhar todo seu vigor e performance.

Além de atenção com as características física, química e biológica do solo é essencial se atentar à compactação. Quando a área está compactada acaba interferindo em uma série de fatores, entre eles estão: o crescimento das raízes das plantas, retenção de água, elevação da vulnerabilidade do solo a processos erosivos. Tudo isso impacta diretamente na queda de produção das lavouras.

Entre os responsáveis por agravar essa situação, está o deslocamento inevitável das máquinas e equipamentos pesados em áreas agrícolas. Para ajudar a reduzir esse impacto que afeta diretamente a produtividade da fazenda, a Titan Pneus desenvolveu a tecnologia Low Sidewall (LSW), presente em sua linha agrícola.

Tratores equipados com os pneus com essa inovação exclusiva, apresentam melhor aderência, baixo índice de derrapagem, sempre dando a tração que o implemento precisa, com isso, melhoram a velocidade do plantio e geram maior conforto para o operador e durabilidade da cabine da máquina.

Outro ganho importante é com relação a redução de consumo e custos com combustível, gerando mais economia a propriedade e consequentemente maior rentabilidade no fim da safra. Foi justamente esse item comprovado durante testes realizados em uma fazenda de grãos no Oeste da Bahia, com a comparação entre um trator single utilizando o LSW1000/40R32 e LSW1100/45R46 (Titan) com um trator dual equipado com 480/70R34 e 710/70R42.

No total de 226 horas trabalhadas do equipamento com o pneu o LSW, utilizou 32,6 litros de diesel por hora, com um total de 7.390 litros. Já o trator com o pneu radial standard, durante 224 horas de trabalho, ele consumiu 36,13 l/h, totalizando 8.093l. Ou seja, a máquina com o pneu da Titan gerou uma economia de R$17.080,00.

De acordo com Carlos Bellon, coordenador de vendas da Titan, por ter perfil menor (baixo), a solução da Titan proporcionou ao trator uma eficiência de torque mais eficiente. “Diferentemente dos rodados duplos que dependendo da inclinação terreno exigem mais do motor devido a distribuição de peso, o LSW estabiliza o equipamento que consegue transferir mais força (torque) para o solo deixando ele mais eficiente”, disse.

Essa tecnologia foi desenvolvida também com foco em oferecer mais agilidade aos produtores, principalmente como alternativa aos rodados duplo, os quais a desmontagem e montagem para transporte são mais trabalhosos e demandam muito tempo. Ou seja, a solução proporcionou o aumento do diâmetro da roda, sem elevar o diâmetro externo do pneu. Isso possibilita o transporte do trator sem a necessidade de desmontar o rodado. “Como cada produtor tem necessidades diferentes, a Titan Pneus oferece rodas e pneus LSW para uma variedade de equipamentos. Isso inclui colheitadeiras e tratores”, finalizou Bellon.

Titan
Ruralpress

sábado, 28 de setembro de 2024

SIMONE MARQUES É A NOVA CEO DA VR

No Grupo VR desde 2011, Simone Marques que é sócia da VR Investimento, Conselheira e Vice-Presidente das áreas Jurídica e de Pessoas e Cultura assume como CEO a partir de outubro. A escolha passa pelo reconhecimento à dedicação e competência da executiva, na construção do Ecossistema VR - plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores.

“Tenho absoluta confiança que a Simone é a pessoal ideal para liderar o Ecossistema VR, e consolidar nossa posição no mercado. Sigo trabalhando com ela nessa construção e no compromisso de manter nossa vocação empreendedora em um ambiente mais ousado e engajado com o propósito de construir um futuro mais inclusivo e sustentável”, celebra Claudio Szajman, Presidente Executivo do Conselho.

“Estou muito animada com esse irrecusável convite. Primeiro, por contribuir com a transformação pela qual passa o Ecossistema VR e pela oportunidade de liderar um time coeso, integrado, eficiente e altamente produtivo. Adicionalmente pelo desafio de dar continuidade ao trabalho do Claudio e ao propósito de gerar impacto social na vida dos mais de 110 mil empregadores e dos mais de 4,7 milhões de trabalhadores que atendemos diariamente, e de suas famílias através do Super Portal e do Super App VR”, afirma Simone Marques.

Simone é reconhecidamente uma liderança inspiradora na VR e foi responsável por fortalecer os pilares de Diversidade e Inclusão, que hoje se consolidam no compromisso ESG da empresa. Com visão abrangente sobre o mercado, atua como membro do conselho da Caixa Pré-Pagos (CPP) e integra a Associação Brasileira de Alimentação e Trabalho (ABBT). Com 32 anos de carreira, Simone é advogada, tem MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e em gestão empresarial pela FGV/SP. Antes da VR, dedicou 22 anos de trajetória profissional ao Citibank, liderando a área jurídica, passando também pela Credicard e Orbitall.

Transformação: DO VR para A VR

Com quase 50 anos de história, a VR fez uma transição de O VR para A VR e passou a competir em novas arenas, como uma plataforma que organiza, de forma integrada, a gestão de toda a jornada de trabalho para o empregador, especialmente de pequenas, médias e grandes empresas, e para o trabalhador e sua família, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir.

Dispõe de portfólio amplo e diversificado para solucionar as necessidades mais latentes do cotidiano dos trabalhadores, como: vale-refeição e alimentação, mobilidade e transporte, gestão de pessoas e serviços financeiros, tudo isso disponível no SuperApp VR & Você, que de forma hiperpersonalizada permite que ele acompanhe, na palma da mão, os serviços que transformam sua rotina e o ajudam a economizar, fazendo seu dinheiro durar até o fim do mês.

O app favorece, ainda, a inclusão digital, em especial dos trabalhadores de classes C e D, e reforça o compromisso da VR com gerar empoderamento econômico do trabalhador e democratizar o acesso à tecnologia, com interface amigável e intuitiva para qualquer dispositivo móvel (Android/iOS).

A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores.

VR
Bowler

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

VOLKSWAGEN ADQUIRE R$ 304 MILHÕES DO BNDES PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Fábrica Volkswagen Anchieta - São Bernardo do Campo - São Paulo.

A Volkswagen do Brasil adquiriu uma linha de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 304 milhões para financiamento da transformação digital de suas quatro fábricas no País: a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). Os recursos do programa “BNDES Mais Inovação” serão investidos no aprimoramento da digitalização, conectividade, automação, inteligência em processos e em tecnologias da Indústria 4.0 – que prevê a integração com inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. As inovações contribuem para impulsionar ainda mais a produtividade e sustentabilidade.

Com o aporte do ‘BNDES Mais Inovação’, a Volkswagen do Brasil também vai preparar a implementação da Indústria 5.0, que combina máquinas e pessoas para agregar ainda mais valor à produção e criar produtos customizados que atendam às necessidades específicas dos clientes.

Entre as inovações de transformação digital estão o desenvolvimento de simuladores de novos projetos, utilizando games e realidade virtual; de soluções de gestão de dados com funções analíticas e inteligentes (Machine Learning e IA), além de novas soluções com IA (Inteligência Artificial) para automação dos processos e de novas tecnologias de impressão de protótipos de peças e componentes com impressora 3D, entre outros.

“A Volkswagen do Brasil tem uma história de 71 anos no País investindo em inovação e na mais alta tecnologia, resultando em pioneirismos que transformaram o setor automotivo. Agora, com o novo aporte de R$ 304 milhões junto ao BNDES, vamos impulsionar ainda mais a digitalização, conectividade, automação e inteligência em processos e tecnologias da Indústria 4.0. O uso de tecnologias digitais em toda a jornada do automóvel, do desenvolvimento ao pós-vendas, não apenas aumenta a eficiência, mas também molda o futuro da mobilidade e das operações na Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Em fevereiro deste ano, a Volkswagen do Brasil anunciou investimentos de R$ 16 bilhões até 2028, dos quais R$ 13 bilhões serão direcionados às fábricas paulistas Anchieta (em São Bernardo do Campo), Taubaté e São Carlos e R$ 3 bilhões, à unidade paranaense de São José dos Pinhais. Os investimentos incluem o lançamento de 16 novos veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de mais novidades em 100% elétricos e Total Flex.

“A transformação digital da indústria brasileira é um fator crucial para o ganho de produtividade, para a otimização de custos e tem elevado potencial para a geração de empregos qualificados no País, objetivos estratégicos da política industrial do Governo Federal”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

BNDES Mais Inovação

Desde o lançamento do programa “BNDES Mais Inovação”, em 2023, o Banco já aprovou R$ 8 bilhões em crédito para a indústria nacional, sendo R$ 2,4 bilhão para micro, pequenas e médias empresas. “O BNDES está apoiando empresas em todas as regiões do País, financiando projetos inovadores nos mais diversos segmentos da indústria nacional, como automotivo, fármacos, dispositivos médicos, TI, biocombustíveis e até projetos agroflorestais”, completa Mercadante.

“A parceria entre a Volkswagen do Brasil e o BNDES reforça o compromisso da marca no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras em seus processos e produtos. Essa prática contribui para a melhoria da eficiência operacional e impulsiona a transição energética com iniciativas cada vez mais sustentáveis, alinhadas às demandas do mercado”, destaca Rafael Teixeira, CFO da Volkswagen na Região América do Sul.

Volkswagen do Brasil

EMERGÊNCIAS URBANAS. Por Marli Gonçalves*

Se é para falar em emergências, temos tantas que perdemos a conta. As climáticas estão na Ordem do Dia. Mas é preciso cavar espaço – e agora, daqui a poucos dias, é a eleição mais importante para isso – para as que estão ao nosso redor, em nossas cidades, as emergências urbanas, por menor que sejam, em capitais ou interior. Todas são urgentes, muito urgentes. E até mais fáceis de resolver. Zeladoria, já!

É hora de dar um basta à enrolação municipal. Ficar ouvindo a propaganda política chega a dar nos nossos nervos. Aqui em São Paulo, e creio que não deve ser lá muito diferente em outros  lugares, a campanha de candidatos a vereadores chega a ser engraçada, com um misto de gente variadíssima gritando números e pedindo votos por motivos que mostram que realmente não têm qualquer noção do que é vereança, do que é a Câmara Municipal, e ninguém sabe como e de onde apareceram. Pensam que é ganhar dinheiro e dar nome de ruas. Um quer ser o Bolsonaro, que aliás aparece de vez em quando e parece pedir voto nele próprio para vereador. Tem uma cubana, umas que se dizem ou ameaçadas por Lula, ou que praticamente existem para lutar conta ele. Oi?

Muitos pastores, pastoras, citações bíblicas; outros novamente usando tragédias pessoais, como a mãe da Isabela Nardoni. Os animais, pets, realmente estarão na Câmara sentadinhos se pelos menos uns dois ou três das dezenas que os “defendem” conseguirem entrar. Tem os que dizem que fizeram tanta coisa que, puxa, podiam se candidatar até para prefeito – seriam melhores que o estouvado moleque absurdo do boné. E os que anexam aos seus nomes umas coisinhas esquisitas? -  como o do Bar, do Açougue, da pia da cozinha, doutor isso, pastor aquilo. Os que aparecem com padrinhos, e a maior parte padrinhos bem pouco recomendáveis que a gente já conhece bem o que não fizeram quando eleitos.

A cidade de São Paulo há alguns meses parece estar em obras, e claro que antecedendo a eleição de forma que a gente note e ache que trabalharam assim o tempo inteiro. Até atrapalham para serem vistos fazendo buracos, asfaltando, pintando e bordando. Remendando, na verdade. Na realidade, a zeladoria urbana está um desastre e não é de hoje.

Tá bem, que a população também não ajuda. Mas falta incentivo. Se tudo estivesse cuidado, limpo como vemos (e suspiramos) em imagens de outros países, sem um papelzinho no chão, quem sabe? Mas o lixo se espalha nas ruas, e se há latas de lixo, acredite, todas transbordam de boca cheia, inclusive em importantes áreas turísticas. Vergonha.

Ah, as calçadas! Saquinhos de lixo com cocô de cachorros recolhidos podem ser encontrados nos pés das árvores (insisto: #ÁrvoreNãoÉLixeira), no meio fio, poucos no lixo onde deveriam estar, se catados realmente o fossem com civilidade. Claro, isso quando catado, não é mesmo? Se pisar em cocô desse sorte estaríamos feitos. Buracos! Pedras soltas! Catapimba. Tente andar sem olhar para baixo nas ruas dessa cidade.

O trânsito por aqui está uma espécie de Índia. Querem acabar com os radares, mas andam pondo alguns em lugares que ninguém precisa, a não ser que você pense que eles estão mesmo cuidando de sua segurança.

Cidade. Atenção ao que acontece. É seu condomínio. A de São Paulo é grande o suficiente para a gente não conseguir ver tudo e acabar até caindo na arapuca de acreditar em muita coisa que dizem que fizeram lá longe. Uma só, para dar exemplo, e com informação vinda de quem mais precisa: alguém da imprensa foi lá dar uma olhada no tal transporte hidroviário que o prefeito se gaba de ter feito na Represa Billings? Realmente fez. Eles diz que em 17 minutos a população atravessa, o que antes levava mais de hora para transpor. Só que ninguém está contando a fila de horas que os passageiros levam só para entrar na balsinha cambaleante, onde cabem poucos por vez, e que me descrevem como bastante insegura.

Nas emergências urbanas, a lista é bem maior, poluição do ar, sonora, visual são a moldura do quadro de inúmeras situações de risco a que estamos expostos.

Por favor, pensem bem nessas emergências antes de votar.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

PRECISÃO NA PILOTAGEM E UMA DOSE DE CAMPARI. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: Terceiro Tempo.

No início de setembro comentei um acontecimento que me ocorreu quando trabalhava no jornal O Estado de São Paulo, em que fui convidado pelo chefe da famosa equipe Willys-Overland para participar, com um Renault Gordini, de uma corrida para jornalistas especializados em automobilismo com o objetivo de incentivá-los a melhor se especializarem na cobertura das atividades profissionais.

Foi uma ideia de diretores das fábricas para melhor preparar os repórteres dando a eles a oportunidade de assimilar os conhecimentos desse empolgante esporte que desfrutava de um momento importante, em que o Brasil dava início à produção de veículos.

Eu também fui beneficiado porque, como repórter, passei a fazer parte de um novo grupo que se formava no jornalismo brasileiro e o automobilismo passou a ser uma escola complementar para a minha formação profissional. Adentrei a um novo mundo e passei a conhecer e a conviver com pilotos, diretores e os mais admirados publicitários nacionais.

Com convite recebido, o chefe da equipe Willys me reservou um Renault Gordini, de uso pessoal do piloto Luiz Pereira Bueno e me transmitiu as informações que eu deveria seguir, principalmente em segurança para me preservar e também os participantes e, igualmente, o automóvel. Fiquei entusiasmado apesar de ter tirado habilitação há apenas seis meses e, com pouca experiência, não era, ainda, um motorista confiável.

Logo na primeira volta me entusiasmei com a oportunidade e julguei estar apto para enfrentar os profissionais mais experientes. Ao chegar à curva da Ferradura, estercei o volante em demasia, não consegui evitar que o carro saísse da pista e lutando para dominá-lo, o Gordini fez a curva equilibrando-se apenas sobre duas rodas. Por sorte, nada aconteceu. Só precisei de coragem para enfrentar os integrantes da equipe Willys, entre eles Luiz Pereira Bueno, considerado uma das lendas do automobilismo brasileiro, cujo carro precisou de nova suspensão depois da minha acrobacia em duas rodas.

Ponderado ao analisar um acidente, pela experiência acumulada de surpresas ao longo de sua carreira, com vitórias nas principais corridas brasileiras e internacionais, inclusive na Fórmula Ford e Fórmula 1, teve a elegância de me visitar no jornal e de me convidar para tomar um drink no bar do Hotel Jaraguá, onde, por sua sugestão, aprendi a beber Campari, aquela delícia de bebida alcoólica avermelhada.

Luiz Pereira Bueno. Foto: Arquivo pessoal.

Luizinho, como era tratado, sempre foi um piloto que se destacou. Ele era rápido, sabia acertar os carros e extrair o máximo de cada modelo, como fez com os Willys Interlagos, com os Porsche e até com o Maverick da Divisão 3 com motor preparado pelo argentino Oreste Berta.

Lembro de assistir com os meus filhos os treinos para o GP Brasil de Fórmula 1 de 1972 e da condução elegante e precisa do Luizinho na antiga curva do Laranja. Ele pilotava o monoposto de forma limpa, sem fazer força ou brigar com o volante, contornando o Laranja como se o raio de curva fosse perfeito, bem diferente de outros famosos pilotos internacionais que passavam balançando exageradamente os braços como se estivessem consertando a trajetória constantemente.

Luizinho começou sua carreira em 1958 e brilhou em provas de turismo no Brasil, com conquistas como a Mil Milhas Brasileiras, 24 Horas de Interlagos e teve seu ápice nos anos 1970, quando fundou e integrou, juntamente com Anísio Campos, a equipe Hollywood, que fez sucesso no País.

Foto: Internet

Tentando ampliar seus conhecimentos mecânicos, foi trabalhar na Willys, onde ajudou no desenvolvimento do Renault Alpine A-108 que, no Brasil, ficou famoso como Willys-Interlagos. Passou dois meses estagiando na França e na volta ao Brasil integrou o departamento de competições da marca.

Na famosa escuderia, guiou (juntamente com pilotos como José Carlos Pace, Chico Lameirão, Bird Clemente, Carol Figueiredo, Wilson Fittipaldi e Emerson Fittipaldi, entre outros) desde o sedã Gordini com motor de 850 cm3 até os Alpines A-110 e protótipos construídos na própria equipe. Participou de provas no Uruguai e, no Brasil, venceu, por duas vezes, os 500 Quilômetros de Interlagos, em 1966 e 1970. Em 1969, se aventurou na Fórmula Ford inglesa e, mesmo sem fazer todas as provas do campeonato, foi vice-campeão com seis vitórias e 11 poles.

Foto: Terceiro Tempo.

A primeira participação na Fórmula 1 foi no GP Brasil de 1972, prova ainda não válida pelo Campeonato Mundial, e terminou na sexta posição, com um March-Ford. Na temporada seguinte, voltou a correr em casa, desta vez pela Surtees. Nas duas provas não contou com bons carros.

Foto: Internet

Luiz Pereira Bueno morreu no dia 8 de fevereiro de 2011, com 74 anos, vítima de um câncer no pulmão, em Atibaia, interior de São Paulo. Sempre estimado por muitos amigos, ao tomar conhecimento de sua doença, Reynaldo Mesanelli, que foi gerente de Relações Púbicas e de Vendas da Ford, conseguiu interná-lo no Hospital das Clínicas, com a ajuda de uma cunhada, mas o avanço da moléstia não permitiu a sua recuperação. 

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.