terça-feira, 15 de outubro de 2024

SCHNEIDER ELECTRIC E EMPRESAS PARCEIRAS DOAM EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL À AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

Em parceria com o ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados -, ação vai garantir acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a doação de mais de 700 equipamentos de geração de energia solar para comunidades de indígenas refugiados no estado de Roraima e para abrigos na capital Boa Vista. A ação, realizada por meio do Instituto Schneider Electric em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e as empresas BIC, Prysmian, Volga e Novemp, beneficiará aproximadamente 3 mil refugiados e migrantes venezuelanos. 

Entrega de equipamentos garante acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas. Foto: ACNUR/Shanti Sai Moreno Brooks.

A iniciativa integra o projeto “Business with Empathy", realizado em parceria com clientes e parceiros, e visa proporcionar acesso à energia elétrica limpa e segura por meio de equipamentos de energia solar para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os produtos doados estão sistemas de energia solar Homayas, lâmpadas e lanternas portáteis solares Mobiyas, além de lanternas de cabeça Mobiyas Front.

“A acolhida de pessoas refugiadas no estado de Roraima é um exemplo bem-sucedido de como o setor privado, o poder público, a sociedade civil e agências humanitárias como o ACNUR podem se coordenar para oferecer apoio e dignidade a pessoas que precisam recomeçar do zero em outro país. A doação que recebemos do Instituto Schneider Electric exemplifica o papel-chave de empresas como atores de mudança e parte da solução”, comenta Samantha Federici, chefe do escritório de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR no Brasil. “Além de ajudar na iluminação de espaços coletivos de abrigos temporários, os equipamentos beneficiarão comunidades de indígenas refugiados com energia renovável, mostrando como investimento social privado e sustentabilidade ambiental podem e devem caminhar juntos.”

“Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ã digitalização é um direito humano básico. Nossa missão é tornar a energia acessível, limpa e segura para todos. A parceria com o ACNUR reflete esse compromisso da Schneider Electric e ressalta a relevância de projetos que combinam tecnologia e sustentabilidade para transformar a realidade de comunidades”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. “Este é mais um exemplo das iniciativas do Instituto Schneider Electric em prol da inclusão energética e do desenvolvimento local”, reforça o executivo.

Além de iluminar espaços coletivos em abrigos provisórios de Boa Vista, os equipamentos doados pela Schneider Electric e empresas parceiras vão beneficiar comunidades de refugiados indígenas que se instalaram na região. Entre elas a Warao a Janoko, no município do Cantá (região metropolitana de Boa Vista), em que mais de 80 famílias das etnias Warao e Kariña sem acesso (ou com acesso bastante limitado) à energia poderão usar os equipamentos doados.

Desde o início do fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela para o Brasil, em 2017, o ACNUR desenvolve atividades de acolhida e integração socioeconômicas. No caso dos indígenas, a organização oferece assistência humanitária focada nas necessidades específicas desse grupo, assegurando seus direitos fundamentais e proteção. Até junho de 2024, havia 11.918 indígenas refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil, sendo 7.705 da etnia Warao, cujo nome significa “povo do barco”. Os Warao representam uma das mais antigas comunidades indígenas da Venezuela, destacando-se por suas habilidades na pesca e navegação em rios, bem como no artesanato. Além dos Warao estão os Kariñas, que têm a agricultura como uma de suas principais atividades econômicas.

Entre os abrigos beneficiados pela doação de equipamentos e sistemas de energia solar estão o Waraotuma A Tuaranoko, dedicado a populações indígenas, e o Pricumã, conhecido por sua acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos, e que também promove atividades culturais como corais, aulas de dança e pintura. A doação das empresas é fundamental para o bem-estar nos abrigos em atividades cotidianas como banho, conservação de alimentos, geração de renda e acesso à informação.

ACNUR - A Agência da ONU para Refugiados é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.

Schneider Electric - Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

ACNUR
Schneider Eletric
RPMA Comunicação

TRACBEL VAI MOSTRAR MÁQUINAS ELÉTRICAS VOLVO E RETROESCAVADEIRAS BULL NA WASTE EXPO

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

A Tracbel apresentará a nova linha de máquinas elétricas compactas da Volvo, que podem ser utilizadas em obras assim como na gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública e no agronegócio. A empresa também vai mostrar as retroescavadeiras Bull, destinadas para tarefas em saneamento básico e em uma infinidade de outros trabalhos. As apresentações serão feitas durante a Waste Expo 2024, maior feira do setor na América Latina, que será realizada na próxima semana, de 22 a 24, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Pela primeira vez a Tracbel mostrará ao público brasileiro os novos equipamentos compactos elétricos da Volvo. "Estamos reforçando nosso compromisso de oferecer opções livres de emissões de carbono para empresas que têm um importante papel na melhoria da sustentabilidade de suas operações. Queremos trazer novas soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à eficiência", declara Gidalto Santos, CEO da divisão de máquinas e do Grupo Tracbel. 

"Os equipamentos compactos elétricos também podem ser acoplados com implementos para varrição de ruas e até de praias. Eles são muito versáteis", destaca Gidalto Santos.

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric chegam ao mercado combinando versatilidade, silêncio e eficiência energética, tudo isso livre de emissões. Os primeiros testes no País já comprovaram que as máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel, trazendo agilidade e vantagens em seu trabalho.

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric tem peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. Com seu sistema de tração totalmente elétrico, a máquina não só melhora o ambiente de trabalho para o operador, como também é equipamento ideal para áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos, reduzindo as preocupações com a poluição sonora.

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

As baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento, é possível recarregar rapidamente a bateria em 100%, otimizando a operação e minimizando as paradas. As baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção.

Compactas e ágeis

A escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric tem peso operacional de 2,7 toneladas. Ela também se destaca por seu funcionamento silencioso, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou em operações próximas a hospitais, por exemplo. Com o aumento das zonas de baixas emissões nas cidades, a Volvo ECR25 Electric abre novas oportunidades de negócios para usuários finais e empresas de locação.

Escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric

O novo equipamento ainda se destaca por seu design e raio de giro zero, que o torna ideal para aplicações em espaços reduzidos, como obras de escavação em porões e em demolições. Ele também é dirigido para trabalhos no agronegócio, como granjas, currais e todo o tipo de trato com animais, sem interferir no bem-estar das criações, mantendo-as sem estresse.

Retroescavadeiras Bull

No mesmo evento a Tracbel mostra as retroescavadeiras Bull, reconhecidas globalmente por sua robustez, produtividade e baixo custo de manutenção. Este equipamento está tradicionalmente presente em muitas aplicações relacionadas a água, como esgoto, drenagem e abastecimento urbano.

Retroescavadeira Bull HD 100

De grande qualidade e com um pós-venda de alto nível da Tracbel, o portfólio conta com os modelos Bull HD 96 (90hp) e Bull HD 100 (100hp). Produzidas pela fabricante indiana Bull, as máquinas têm um engate rápido, que permite a troca da caçamba e a utilização de implementos para uma grande variedade de aplicações.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

FLUXO LIVRE: CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO APROVA SISTEMA DE LIVRE PASSAGEM NOS PEDÁGIOS

Pedágio eletrônico prevê aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas brasileiros.

Foto: frenlogi.org

As tradicionais praças de pedágio tendem a ficar cada vez mais apenas na lembrança. O sistema de livre passagem (free flow), também chamado de pedágio eletrônico, deve ser implementado em breve nas rodovias de todo o país. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na manhã desta segunda-feira (14).

“Espera-se um pedágio mais barato, justo e equânime, além da facilidade para o cidadão ter acesso a informações, simplificação de serviços e um ganho de mobilidade”, antecipa o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, sobre a implantação do novo sistema.

Assim que a medida for publicada no Diário Oficial da União (DOU), as concessionárias têm até 180 dias para implantar a nova modalidade de cobrança sem a necessidade de paradas, redução de velocidade ou barreiras físicas.

Além disso, os condutores passariam a pagar apenas pelos trechos percorridos. Atualmente, as taxas são cobradas sem levar em conta a quilometragem rodada, o que prejudica, principalmente, motoristas que moram próximo às praças de pedágio.

Outra vantagem do modelo é a sustentabilidade, já que, com a dispensa de espera em praças de pedágio, haverá redução na emissão de carbono.

Facilidade

O documento prevê que os registros de passagem no sistema free flow, bem como a situação de pagamento das tarifas de pedágio, fiquem disponíveis no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e em outros canais de comunicação com os usuários que serão disponibilizados pelas próprias concessionárias.

De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, até o fim do ano será publicada uma portaria orientando as empresas sobre os aspectos técnicos de pagamento e outros detalhes do sistema.

“A medida vai resolver diversos problemas que aconteceram em algumas implementações dessa tecnologia em alguns estados, endereçando várias situações que a gente colheu ao longo de todo o processo de consulta pública”, destaca o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

Perguntas e Respostas

Qual o novo prazo para o pagamento do pedágio eletrônico?
Com a nova portaria, o prazo para o pagamento do pedágio eletrônico passa de 15 dias para 30 dias. Essa medida visa garantir uma maior tranquilidade para o cidadão efetuar o pagamento e evitar multas.

Como será o pagamento do pedágio eletrônico?
O pagamento poderá ser feito de duas maneiras. A primeira é por meio de um contrato prévio no qual pode ser cadastrado, por exemplo, um cartão de crédito para a cobrança automática. A segunda forma é pela CNH Digital, onde o motorista poderá acessar um link para efetuar o pagamento.

Quais informações estarão disponíveis na Carteira Nacional de Trânsito (CNH) Digital?
A CNH Digital vai concentrar as informações sobre o pedágio eletrônico de todas as rodovias brasileiras. No aplicativo o cidadão poderá verificar de forma rápida e transparente quais foram as passagens efetuadas por ele, onde e quando ocorreram, bem como o valor referente a cada uma delas. Também será possível acessar o link para efetuar os pagamentos dos pedágios e eventuais multas por evasão.

Haverá mudança no preço do pedágio?
A expectativa é que a substituição de uma praça de pedágio comum pelo pedágio eletrônico assegure a redução no valor do pedágio pago pelos motoristas, pois a cobrança passa a ser pelo trecho efetivamente usado. Isso é possível na medida em que haverá mais postos de pedágio eletrônico, garantindo a cobrança por quilômetro rodado e assegurando uma maior justiça tarifária.

Ministério dos Transportes
Assessoria Especial de Comunicação

MARCOPOLO É A 13ª ENTRE AS 500 MAIORES EMPRESAS DO SUL DO BRASIL

A Marcopolo obteve o 13º lugar no ranking entre as 500 melhores empresas do Rio Grande do Sul e a 34ª colocação entre as 100 Maiores do Sul, do Grupo Amanhã, segundo a classificação realizada pela PwC (PriceWaterhouseCoopers) que avalia as empresas com base no seu balanço financeiro. A companhia, que subiu quatro posições no ranking estadual e oito posições no ranking regional, também obteve ótimo desempenho alcançando o 10° lugar em Patrimônio Líquido e a 14ª posição em Receita Líquida do Rio Grande do Sul.

A trajetória de crescimento da empresa é resultado da estratégia adotada com foco na inovação, tecnologia, eficiência operacional, qualidade, segurança e diversificação de atuação. Nos três últimos anos, a companhia pulou da 48ª para a 34ª colocação no ranking das 500 Maiores do Sul. Nas 100 Maiores do Rio Grande do Sul, subiu da 20ª para a 13ª. posição.

“O desenvolvimento e investimentos em soluções para uma mobilidade eficiente e sustentável, e a descarbonização do transporte têm possibilitado a forte atuação e presença da companhia no Brasil e no mundo, por intermédio das exportações e das unidades internacionais”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo. O sucesso da Geração 8 de rodoviários e os veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis, como o ônibus 100% elétrico Attivi Integral e o primeiro micro-ônibus Volare elétrico/híbrido a etanol são exemplos desses novos produtos.

Em 2023, a Marcopolo S.A. registrou com receita líquida consolidada de R$ 6,683 bilhão, valor 23,4% superior ao exercício 2022, com a produção total de 13.106 unidades. O Lucro Bruto foi de R$ 1.538,6 milhões (+ 85,5% na comparação com o 2022) e EBITDA de R$ 946,9 milhões (margem de 12,1%).

Marcopolo

Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRO MOTOR PROJETADO E PRODUZIDO PELA HORSE VAI EQUIPAR O NOVO DACIA BIGSTER

Horse, divisão da Horse Powertrain e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, vai fornecer o motor do novo Bigster Hybrid 155 – o modelo flagship da nova linha de SUVs da Dacia.

O Dacia será o primeiro veículo a utilizar o powertrain Hybrid 155, que será produzido na fábrica da Horse em Valladolid, Espanha. O motor de 1.8 litro e 4 cilindros fornecerá até 107 cv de potência e é o primeiro projetado e produzido totalmente pela Horse, desde sua criação em julho de 2023.

“O All-New Bigster será uma vitrine perfeita da liderança e expertise da Horse em powertrain híbrido. Como o primeiro motor produzido inteiramente dentro da nossa divisão, este momento é extremamente significativo para a indústria automotiva. A Horse agora atesta que pode lidar com todo o ciclo de vida do desenvolvimento e produção de motores. Com nosso know-how consolidado, estamos ajudando marcas e OEMs a inovar e trazer novas ofertas ao mercado em um ritmo sem precedentes”, afirma Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.

Patrice Haettel, CEO da Horse, reforça: “Nosso mais recente motor de alta eficiência garantirá ao All-New Bigster um desempenho e eficiência incríveis em todas as condições e modos de condução, proporcionando um veículo de baixas emissões que eleva o padrão da classe SUV. Este é um momento incrível para nossos engenheiros e membros da equipe de Valladolid, que fizeram história na empresa ao trazer ao mercado o primeiro motor desenvolvido e produzido inteiramente pela Horse.”

Powertrain eletrificado de próxima geração 

Além do motor da Horse, o powertrain Hybrid 155 do novo Bigster da Dacia apresenta um motor elétrico de 50 cv, um motor elétrico de partida/gerador de alta voltagem e uma bateria de 1,4 kWh. A transmissão sem embreagem do Hybrid 155 possui quatro marchas para o motor a combustão Horse e duas para os motores elétricos.

O powertrain do All-New Bigster Hybrid 155 terá desempenho e potência líderes de mercado, incluindo uma capacidade de reboque de uma tonelada. Em termos de eficiência, o modelo melhora significativamente em relação ao powertrain Hybrid 140, oferecendo uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões. Seu sistema de frenagem regenerativa, alta capacidade de recuperação de energia da bateria e transmissão eficiente permitem que o Hybrid 155 possa sempre iniciar no modo totalmente elétrico e permanecer por até 80% do tempo na cidade.

Horse
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ DO BRASIL E RAÍZEN POWER ANUNCIAM PARCERIA EM PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Durante evento realizado em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou parceria com a Raízen Power no Projeto Dunamis, uma das maiores usinas de produção de energia solar fotovoltaica do Rio Grande do Norte.

A fabricante de caminhões e ônibus adquiriu participação na sociedade gestora do Projeto Dunamis, implantado em 600 hectares no município potiguar de Santana do Matos, na região central do Estado, envolvendo quatro usinas solares, com capacidade total instalada de 117,54 MW.

O modelo adotado nessa parceria é o de autoprodução, o que permitirá à Empresa utilizar 100% de energia renovável, contribuindo para o objetivo da Daimler Truck de ampliar o uso de energia renovável, além de reduzir custos com consumo de energia elétrica em suas fábricas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

“Essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil está totalmente alinhada com a estratégia de sustentabilidade ambiental da Daimler Truck, impulsionando a transformação da nossa indústria. Estamos trabalhando para atingir a neutralidade de CO2 em nossas fábricas pelo mundo e ainda reforça o nosso compromisso com a geração de energia limpa, redução de emissões e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Esta é mais uma das iniciativas que se conectam ao nosso compromisso com o Acordo de Paris”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

De acordo com o executivo, 100% da necessidade de energia das unidades operacionais da Mercedes-Benz do Brasil será provida por essas usinas solares.  “O volume de energia a ser gerado pode ajudar a evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências”, diz Achim Puchert.

“A Daimler Truck está totalmente comprometida com o Acordo de Paris e quer contribuir para a transformação e descarbonização do nosso setor. Essa iniciativa contribui significativamente para a meta global da Daimler Truck de redução de emissões de GEE por meio de fontes de energia renováveis e de medidas de eficiência energética”, acrescenta Achim Puchert. “Essa parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a Raízen Power representa um passo muito importante nessa direção”.

“Temos um portfólio completo e integrado de soluções focadas em atender às necessidades do mercado. Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país“, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.

e/d: Frederico Saliba e Achim Puchert

A partir da construção das usinas, diversas ações sociais foram realizadas pela Raízen Power na cidade de Santana de Matos, incluindo reforma na iluminação interna e externa da escola local, construção de abrigos nos pontos de ônibus ao longo de 20 km de estrada e fornecimento de energia elétrica gratuita para unidades consumidoras da Prefeitura de Santana do Matos, além da geração de empregos e capacitação de mão-de-obra em parceria com o SENAI.

Produção verde, um compromisso global da Daimler Truck.

O fornecimento de energia elétrica para as fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora segue normalmente o processo atual, por meio do SIN (Sistema Interligado Nacional), que coordena a produção e a transmissão de energia elétrica no País, ao qual todos os usuários estão conectados. “Ou seja, o perfil de consumo da Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais não mudam. A energia limpa na qual a Empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, diz Achim Puchert.

Outras iniciativas ambientais

A redução nas emissões de CO2 nas atividades das fábricas de caminhões e ônibus também está evidente em outras ações, como, por exemplo, o Aterro Zero, a Fazenda Urbana e a linha RENOV de peças remanufaturas.

O programa Aterro Zero, implantado em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, abrange diversos processos de descarte e reciclagem de materiais. Com esta medida, a Empresa deixa de enviar cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários, evitando a emissão de CO2, além de minimizar outros impactos ambientais.

A planta de São Bernardo do Campo abriga a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo, com a produção de verduras 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da Empresa. A produção na estufa, ao lado do restaurante interno, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte e tem zero emissão de CO2.

Desde 2004, a Mercedes-Benz do Brasil pratica o conceito de economia circular com a linha de peças remanufaturadas Renov. É o maior portfólio do mercado, com mais de 300 itens para caminhões e ônibus. Neste caso, a Mercedes-Benz recupera as peças desgastadas aplicando o mesmo nível de qualidade exigido na produção de itens novos. O processo sustentável de remanufatura resulta na redução do descarte de materiais e de emissão de poluentes.

Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 68 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. 

Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. 

Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 100 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece o Clube Power, solução de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2023’24, a marca comercializou 3,0 GW médios de energia no mercado livre, negociou mais de 1,6 milhões de I-RECs, dobrou a sua atuação em GD atingindo a marca de 67 sites espalhados pelo Brasil, ampliando a presença para 12 estados, além de gerar mais de 265 MW médios de energia renovável.

Mercedes-Benz do Brasil

Raízen
Loures Consultoria

RANDONCORP ALCANÇA A 21ª POSIÇÃO NO RANKING 500 MAIORES DO SUL

A Randoncorp mantém o 21º lugar no ranking das 500 maiores companhias do Sul do país, de acordo com levantamento do Grupo Amanhã. Entre as 100 colocadas no ranking específico do Rio Grande do Sul, a empresa aparece em oitavo lugar. Pelo critério de receita líquida, também no cenário gaúcho, alcançou a sexta posição e ocupa a 17ª colocação em patrimônio líquido. 

A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre (RS). O presidente da companhia, Daniel Randon (ao centro da foto), recebeu a premiação e participou do painel de abertura do evento, ‘Diálogos Geracionais: juntos construímos um futuro sustentável’ - debate sobre alternativas para enfrentar os desafios globais na construção de um futuro sustentável.

O levantamento é realizado há 34 anos pelo Grupo Amanhã com o apoio técnico da PwC, maior auditoria de balanços do mundo. O ranking regional é considerado um dos mais importantes do Brasil, com o intuito de apontar as maiores e mais competitivas companhias da região Sul - as líderes no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul - além dos destaques em 28 setores da economia. O indicador mais importante utilizado é o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), composto a partir da soma de patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido.

Randoncorp

Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 120 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares.

A corporação, com sede na cidade de Caxias do Sul, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, Brasil, comercializa seus produtos e serviços em mais de 120 países em cinco continentes. São cerca de 17 mil colaboradores.

A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.

Soluções em serviços financeiros e digitais – para financiamento, crédito e locação de ativos, investimento em startups, incentivo ao ecossistema de inovação e desenvolvimento de softwares – compõem o portfólio da Companhia, por meio das empresas Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, Randon Ventures, Conexo e DB. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.

Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

Randoncorp
ANK Reputation

KIA É PATROCINADORA DO AUSTRALIAN OPEN JUNIOR SERIES SOUTH AMERICA

Foto: Peter Wrede / Divulgação Confederação Sul-Americana de Tênis

A Kia está patrocinando a 3ª edição do Australian Open Junior Series South America, que acontece a partir desta segunda-feira (14) até o próximo sábado, nas quadras da Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro (RJ).

O torneio reúne os melhores tenistas de até 16 anos da América do Sul que buscam a classificação para a chave principal juvenil do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da nova temporada, que acontece em janeiro de 2025. A competição busca trazer um ambiente que remete ao tradicional torneio do circuito mundial, com quadras de mesmo piso e até as mesmas cores.

Durante o AO Junior Series South America, a Kia vai mostrar o novo EV5, primeiro modelo 100% elétrico da marca no Brasil, em exposição no local e realizará no período das semifinais e finais o transporte oficial dos atletas com os veículos EV5, Sportage e Niro.

“A Kia é uma das mais antigas patrocinadoras do Australian Open, sendo parceira desde 2002 desta que é uma das mais importantes etapas do circuito profissional de tênis. Para nós, é uma grande alegria termos este gostinho do Australian Open em pleno Rio de Janeiro, e principalmente, em incentivarmos os jovens talentos sul-americanos a buscarem seus espaços na elite do tênis mundial. Vai ser uma atmosfera única”, afirma Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil.

Os campeões do Australian Open Junior Series South America garantirão um convite para disputar a chave principal do Grand Slam juvenil, com todas as despesas pagas. O torneio é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) e a Tennis Australia, federação responsável pelo Aberto da Austrália.

Ainda neste mês de outubro, a Kia contará com mais duas ações de apoio ao tênis no Brasil, com o patrocínio das etapas do ATP Challenger Tour que acontecerão em Campinas (SP) - ATP Challenger 100 - de 13 a 20 de outubro de 2024, na Sociedade Hípica de Campinas; e em Curitiba (PR) - ATP Challenger 100 - de 20 a 27 de outubro de 2024, no Graciosa Country Club.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

domingo, 13 de outubro de 2024

CONTINENTAL RECONHECE SEUS MELHORES FORNECEDORES DE 2023 COM O SUPPLIER AWARD

A Continental, companhia que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade, anunciou os fornecedores que receberam o Supplier Award, prêmio organizado pela área de Compras, das divisões Automotiva, Pneus e ContiTech.

A premiação reconheceu oito empresas que obedeceram aos critérios definidos e se destacaram nas melhores práticas de produção e fornecimento de serviços, incluindo prazo de entrega, qualidade, inovações tecnológicas, sustentabilidade, competitividade comercial e presença nos segmentos da Continental.

“Temos excelentes fornecedores. Eles são peças fundamentais na competitividade dos nossos produtos e na relevância da marca Continental no mercado. Agradeço por contribuírem com as nossas entregas de qualidade e por caminharem lado a lado conosco”, reforçou Arnd Schmitz-Simonetti, Diretor de Compras América do Sul e idealizador do “Supplier Award” no Brasil.

O “Supplier Award” também premiou os fornecedores no quesito sustentabilidade, nas categorias meio ambiente e social, reconhecendo quatro empresas nesse grupo. De acordo com Simonetti, foram inscritos 30 projetos sustentáveis. “Avaliamos todos os projetos e ficamos muito satisfeitos com o que recebemos”.

O Gerente de Material Indireto na América do Sul, André Carnevalle, reforça que os clientes internos da Continental são bastante exigentes. “Nossos clientes buscam o que há de excelente no mercado, prezando pelo custo, qualidade e tecnologia. Portanto, a Continental trabalha somente com os melhores fornecedores de cada segmento que opera nas Américas, Europa e Ásia”.

Prêmio de Sustentabilidade

O prêmio de sustentabilidade tem por objetivo reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por fornecedores de todas as divisões da empresa, em âmbito nacional, e que envolvam ações que contribuam para o bem-estar da sociedade e preservação do meio ambiente.

“O caminho para futuro são negócios inteligentes que incluam decisões econômicas e ecológicas. Não há mais como fazermos bons negócios, sem pensarmos em sustentabilidade”, alerta Simonetti.

Fornecedores premiados pela Continental
1) Unilog – Universo Logística Ltda
2) Cenci e Cia Ltda
3) Klüber Lubrication Brasil
4) SMC Automação do Brasil Ltda
5) Construtora Baggio Silveira Ltda
6) AtlasCopco Brasil Ltda
7) Simpress Comércio, Locação e Serviços LTDA
8) Translogistics Tecnologia Ambiental LTDA

Categoria Social
1) Cabot Corporation
2) Cargolift Logistica S.A

Categoria Ambiental
1) Belgo Bekaert Arames Ltda
2) Jungheinrich Lift Truck - Comércio de Empilhadeiras Ltda

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2023, a Continental gerou vendas preliminares de € 41,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados.

Continental
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sábado, 12 de outubro de 2024

IVECO BUS: LÍDER NO CAMINHO DA ESCOLA, MARCA FORNECE 253 ÔNIBUS ESCOLARES AO ESTADO DO CEARÁ.

Fornecimento confirma a eficiência, a confiabilidade e o melhor TCO do portfólio de IVECO BUS, que garante acesso seguro e a permanência de alunos em escolas públicas de todo o país.

A IVECO BUS realizou mais uma entrega significativa de ônibus escolares do programa Caminho da Escola nesta sexta-feira (11), durante solenidade do Ministério da Educação (MEC) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, em Fortaleza, no Ceará. 

Marca líder do programa, a IVECO BUS fornecerá, ao todo, 253 unidades para municípios do estado do Ceará. O fornecimento confirma a eficiência, a confiabilidade e o melhor TCO do portfólio de IVECO BUS, que garante acesso seguro e a permanência de alunos em escolas públicas de todo o país.

e/d: Fernanda Pacobahyba, Presidente do FNDE; Camilo Santana, Ministro da Educação; Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República; Danilo Fetzner, Vice-Presidente da IVECO BUS para a América Latina; e Elmano de Freitas, Governador Ceará

Além do Ceará, a IVECO BUS também atende pedidos expressivos de aquisição de veículos das secretarias de Estado de Educação dos estados da Bahia, Pernambuco e do Mato Grosso.

A entrega em Fortaleza está incluída no Novo PAC e visa beneficiar, especialmente, estudantes do Ensino Fundamental e Médio da zona rural de 113 municípios cearenses. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão beneficiados.

Pela primeira vez no Caminho da Escola, a marca oferece o ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3), com 3.500 unidades habilitadas, além de 3.600 unidades ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2). 

“Esta nova entrega no Ceará reforça o nosso protagonismo na renovação de frota do transporte escolar brasileiro, fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas de educação em todo o país”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “O Brasil é referência com o Caminho da Escola. Como parceiros, nos orgulhamos em fazer parte de mais este grande momento, trabalhando junto ao Governo do Ceará para entregar produtos de ponta para os municípios e zonas rurais do estado".

Portfólio robusto, desenvolvido e produzido no Brasil

Confortáveis e espaçosos, os modelos escolares da IVECO BUS combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 15-210 ORE 3 é equipado com motor FPT Industrial de 210 cavalos de potência, com capacidade para 59 alunos + motorista. Já o BUS 10-190 ORE 2 tem motor de 190 cv, com capacidade para 44 alunos + o motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, ressalta Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. 

No website (www.ivecobus.com.br/caminhodaescola), prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
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REUNIDAS PAULISTA ANUNCIA A AQUISIÇÃO DE NOVOS ÔNIBUS

Nova frota formada por oito unidades com chassis Scania e carroceria Comil possui avançadas tecnologias do mercado

Foto: Gabriela Zari/Divulgação Scania.

A Reunidas Paulista terá uma frota de oito novos ônibus para seus passageiros a partir deste fim de semana. Eles foram apresentados em um desfile no trajeto entre Paraty e Angra dos Reis, neste sábado (12). A aquisição reforça o compromisso da empresa em transportar seus clientes com máximo conforto e segurança nas linhas rodoviárias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A Reunidas Paulista tem sede administrativa em Araçatuba (SP).

“A missão da empresa é oferecer soluções eficientes na prestação de serviços de transportes de pessoas e cargas, com alto nível de qualidade e máxima segurança. Somos incansáveis em oferecer o melhor para nosso passageiro. Prova disso é que constantemente renovamos e aperfeiçoamos nossos processos e qualificamos nossos colaboradores”, afirma Marcela Constantino, diretora da Reunidas. “Nosso foco são as pessoas e a melhoria na experiência delas em viver os valores Reunidas.”

Todos os ônibus adquiridos já estão dentro da moderna norma Euro 6 e reduzem as emissões de gases poluentes e causam menor impacto para o meio ambiente. “Os modelos Euro 6 são considerados uma evolução tecnológica em benefício ao meio ambiente, uma vez que as emissões são menores e com maior eficiência energética. Além disso, prometem redução no consumo de combustível. São vantagens que superam a economia de diesel. Mas, principalmente, que contribuem para a saúde pública diminuindo a poluição e são um grande passo na direção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental”, diz Marcela Constantino.

A nova frota da Reunidas é formada por quatro modelos Scania K 370 4x2 e por quatro unidades do K 410 6x2 DD. As oito carrocerias são da Comil. Os quatro K 370 farão a linha de São Paulo a Paraty e Angra dos Reis. Já os de dois andares K 410 seguirão pelo interior de São Paulo e na linha Araçatuba a Rio de Janeiro e na Bauru a Rio de Janeiro.

“A Reunidas Paulista é super tradicional e respeitada no mercado. A Reunidas preza principalmente pela segurança e conforto, valores que alinhados à sustentabilidade também buscamos entregar aos clientes. Trata-se da primeira compra da empresa dos nossos produtos Euro 6, que prometem uma economia de diesel de até 8% sobre a geração anterior e trazem a eficiência energética dos motores XPI. Além disso, foi a venda inaugural dos produtos com o Acelerador Inteligente de fábrica, tecnologia que reduz o consumo de combustível em 3%”, comenta Gustavo Cecchetto, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil. “A preocupação com a segurança se materializa também no PAZ, o Programa Acidente Zero da Reunidas. Em 2024, a Scania recebeu toda a equipe da empresa na fábrica e entregamos essa premiação para os motoristas. Essa valorização da direção defensiva faz toda a diferença nas estradas”, diz.

A Reunidas Paulista tem claro os quatro principais benefícios para os passageiros com sua nova frota de oito ônibus zero km. A modernização do serviço, a sustentabilidade, o aumento da capacidade operacional e a eficiência na prestação dos serviços. A chegada dos novos veículos é um precursor dos investimentos na modernização do serviço que a Reunidas vem fazendo para oferecer uma experiência ímpar aos clientes. Outra boa notícia é a concretização do comprometimento com a sustentabilidade, pois a tecnologia Euro 6 minimiza os impactos ao meio ambiente e possibilita expandir as operações.

Além da frota nova, a Reunidas Paulista oferece um amplo pacote de vantagens para seus passageiros. Há suporte 24 horas e sistema de monitoramento dos ônibus durante as viagens via web (sistema de rastreamento). Por meio desse sistema, a empresa acompanha o itinerário do veículo em tempo real, e a forma de condução dos motoristas. Fator que também colabora para a reciclagem personalizada dos profissionais. Para ampliar o bom desempenho e o apoio a eles há os Programas de Valorização por resultados para motoristas e PAZ (Programa Acidente Zero).

Salas VIP modernas com todo o conforto para o passageiro

No campo virtual, a Reunidas tem presença ativa nas redes sociais em busca do bom relacionamento com os clientes por meio de campanhas assertivas e uma atitude de pronto-atendimento. A Reunidas Paulista conta com salas VIP nos dois pontos de sua maior demanda: na grande São Paulo e em Paraty (RJ). Na sala VIP em São Paulo os clientes podem usufruir de toaletes com área para banho, de toalhas e kit higiene. Para trabalhar, eles podem utilizar o espaço office com Wi-Fi disponível, cafés e snacks.

Cobertura diferenciada em mais de 100 rotas

A Reunidas Paulista atende aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul em mais de 100 rotas. Oferece serviços de transporte de passageiros por vias terrestres em linhas regulares e sob a forma de turismo, fretamento contínuo e eventual. Há também o ramo de transporte de encomendas e cargas, trabalhando com compromisso, qualidade, segurança e sustentabilidade. 

“A Reunidas Paulista espera que a introdução destes oito novos ônibus proporcione melhorias significativas na qualidade do serviço prestado, com ênfase na pontualidade e na satisfação dos passageiros. Além disso, a modernização da frota deve impactar positivamente no desempenho financeiro da empresa, garantindo a continuidade e expansão de suas operações. Estamos comprometidos com a excelência no transporte coletivo e acreditamos que esta nova aquisição será um importante passo na busca por um serviço de qualidade superior e sustentável. O passageiro terá a melhor experiência conosco”, conclui Marcela Constantino.

Scania: chassis com o menor custo total de operação do mercado

Os modelos Scania K 370 4x2 e K 410 6x2 são verdadeiros sucessos no mercado. Nessa compra, eles foram equipados com rodas de alumínio. “A Reunidas comprou o 4x2 com freio Retarder para trazer mais segurança e conforto na direção. O 410 já o traz de série. Ou seja, os veículos ficam muito mais seguros. Vale destacar que estamos fazendo um trabalho a quatro mãos para aprimorar a direção dos motoristas e ampliar a condução segura via conectividade”, complementa Gustavo Cecchetto.

A rota escolhida para a atuação dos produtos, do interior de São Paulo até o litoral sul do Rio de Janeiro (passando por uma boa parte da chamada Costa Verde), precisa de ônibus rodoviários com robustez, superior eficiência energética e máxima economia e disponibilidade. “É o que nossos modelos vão entregar à Reunidas”, afirma Cecchetto.

Ambos são equipados com motores de 13 litros, que proporcionam uma longevidade para a operação. “O modelo de 370 cavalos desenvolve torque de 1.900Nm, mais do que suficiente para essa rota. Já o 410 cavalos, que desenvolve torque de 2.150Nm, é o nosso campeão de vendas. Ele vai trazer um equilíbrio perfeito de motor, consumo, segurança, conforto e disponibilidade na operação DD, pois com os dois andares a carroceria é mais alta e leva mais passageiros”, salienta Cecchetto.

Scania

IVECO ESTÁ DE OLHO NA GRANDE FINAL DA COPA TRUCK 2024

A IVECO está preparada para mais um desafio na etapa de Tarumã, autódromo localizado na cidade de Viamão (RS), marcada pela expectativa de resultados positivos após a recente etapa em Cascavel. Este é um momento crucial para a Copa Truck 2024, já que Tarumã, com sua pista exigente e veloz, pode ser decisivo na definição dos finalistas que lutarão pelo título em Goiânia em dezembro.

Após a boa performance em Cascavel, onde pilotos como Wellington Cirino (#6) e Danilo Dirani (#28) tiveram bons resultados, a IVECO chegou ao Rio Grande do Sul com a confiança renovada. Cirino e Dirani, que competem na categoria Super Truck Pro, possuem um histórico forte no circuito, o que pode ser um diferencial nesta etapa.

"A experiência deles será fundamental para garantir que nossos caminhões se destaquem em Tarumã, aproveitando a robustez e a confiabilidade que a IVECO oferece. Com um conjunto equilibrado e a força dos pilotos, estamos prontos para enfrentar os próximos desafios, mirando resultados que possam garantir um lugar entre os finalistas e manter viva a esperança de conquistar o título na grande decisão em Goiânia", destaca Maurício Corrêa, gerente de Marketing da marca.

Além de Cirino e Dirani, a equipe conta com Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), ambos da Dakar Motorsports, e Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, que disputam a Super Truck Elite. Diogo Moscato, da Scuderia CH, completa o time IVECO.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO fazem parte do time para a temporada 2024 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada. 

Calendário da Copa Truck 2024 
- 13 de outubro - Tarumã (RS)
- 17 de novembro - Curvelo (MG)
-   8 de dezembro - Goiânia (GO)

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MINHA PAIXÃO PELO TREM. Por chicolelis*

Foto: Mário Bock

Uma  linda foto do colega Mário Bock  me remeteu às deliciosas viagens de trem que fiz, na infância com meus pais e irmão, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Confesso que me deu uma enorme tristeza ver aquela locomotiva ali, desrespeitosamente  abandonada num canto qualquer desta terra descoberta por Cabral.

O que diz Mário Bock: "Esta foto linda, mas triste, eu fiz em 1974, portanto tem exatos 50 anos. O título que dei à foto foi "fim da linha", essa composição parou e morreu desse jeito na fazenda Ipanema, próximo à Sorocaba, onde serviu à usina siderúrgica que havia lá, por sinal a primeira do Brasil e inaugurada por dom Pedro II. Hoje resta bem conservado o enorme prédio do alto-forno, mas sem nenhum maquinário em seu interior. A velha “Maria Fumaça” fotografada não tem mais, provavelmente foi derretida como ferro velho. Judiação. Interessante é que a locomotiva com os vagões já devia estar parada ali por anos, tempo em que quase tudo desapareceu do cenário, inclusive os trilhos, menos ela que permaneceu prá contar história”.

Mais uma inspiração para essa coluna é que a minha cidade, Santos, tem um coração, o porto. Sendo o maior da América Latina,  é o principal responsável pelas exportações brasileiras e também pela mercadoria que entra em nosso País. E como o santista sabe que este coração continua pulsando forte, dia e noite? Pelo apito do trem da RUMO, empresa de logística que atua em todo o território nacional, quando adentram o nosso porto. Mas o que mais me atrai no apito desse trem é me lembrar das minhas viagens de trem.

Foto: Rumo/Divulgação

Cada viagem, com o trem puxado pelas antigas locomotivas a vapor, popularmente chamadas de “Maria Fumaça” era uma festa, saindo da estação da Luz, em São Paulo, até a Central do Brasil no Rio. Uma viagem feita no chamado “Trem Prata”, que não tem mais (infelizmente) com sua cabine onde havia um beliche, pia e de barulho, só o “toc toc” característico de uma trem. Sem contar, claro, o apito nas passagens de nível e o surgimento de algum obstáculo (em geral animais) na linha. Uma característica do lado de cima do beliche era uma espécie de cinto de segurança, uma cinta bem larga, que descia do teto da cabine, bem no centro do leito.

As viagens direto para Minas, não tinham o “Trem de Prata”, apesar da distância bem maior  (664 km, contra 400 km do Rio). Mas tinha uma curiosidade, a baldeação, quando chegando a Conselheiro Lafayete, todo mundo pegava suas bagagens e mudava de trem. Acontecia em razão da diferença de bitola. A que servia o trem saindo de São Paulo era mais larga que a usada em Minas Gerais. A grande diferença é que, nesta segunda, o trem balançava muito e eu e meu irmão, Luiz Antônio, o “Lubi”, nascido em Ponte Nova (MG), ficávamos brincando, exageradamente, jogando o corpo de um lado pro outro. Até vir a bronca da mãe ou do pai.

Homens encapotados

Uma coisa que sempre me intrigou nas viagens de trem para Minas, eram aqueles homens usando umas capas muito compridas, quase arrastando no chão, chapéus e óculos, semelhantes àqueles usados por motociclistas antigamente. Um dia perguntei ao meu pai, o porquê  daquele modo estranho de se vestir.

- Sabe, Francisco (nunca esqueço a resposta, do meu pai) é que essas pessoas têm medo da fuligem (teve que explicar o que era fuligem) que entra nos vagões, vinda lá da máquina, pois às vezes a janela do trem está aberta e é perigoso para queimar a roupa ou até ferir os olhos. Por isso eu sempre escolho bancos de costas para o sentido da estrada, para que isso não nos queime.

Eu vi muita fuligem entrando pela janela e atingindo pessoas dentro do trem. Uma vez o vestido de uma moça quase pegou fogo e foi a maior gritaria dentro do vagão. Ai, todo mundo fechou as janelas, não apenas os vidros, mas também as venezianas (lembra  do que se trata?) e viajamos com muito calor. Mas era divertido viajar de trem, mesmo no trecho mineiro que, balançando muito, nos obrigava a andar sempre segurando no apoio dos bancos, para ir ao banheiro ou ao restaurante.

Trem Belo Horizonte - Vitória. Foto: montesclarosecoturismo.com.br.

Mas falando mais de trem, uma viagem que ainda pretendo fazer é aquela  entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). A estrada de ferro foi construída em 1904 e assumida pela Vale do Rio Doce em 1997. Transporta carga e passageiros, sendo que esses últimos viajam em vagões fabricados na Romênia em 2013. O trecho tem 664 km que é percorrido a uma velocidades entre 60 e 67 km/h (o trem bala no Japão, corre a 360 km; na China, 350 km/h e o TGV, na França, 320 km/h), em cerca de 13 horas, passando por 30 estações, entre elas Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade e onde foi reeleito prefeito o Marco Antônio Lage, ex-diretor de Comunicação da Fiat. 

Quem nunca viajou de trem, precisa fazê-lo, seja em pequenos passeios que existem em várias regiões, ou em viagens longas como a de 900 km entre São Luiz, no Maranhão, e Parauapebas, no Pará. Tudo em 16 horas, passando por 27 municípios e parando em 10 estações. Boa viagem!


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.