quinta-feira, 17 de outubro de 2024

IVECO GROUP APRESENTOU INOVAÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO NO CONGRESSO SAE

Evidenciando o compromisso com os pilares de ESG, Iveco Group participou do Congresso SAE Brasil, em São Paulo.

O Iveco Group marcou presença no 31° Congresso e Mostra Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, que aconteceu ontem e hoje, dias 16 e 17 de outubro de 2024, em São Paulo. Por meio de suas marcas IVECO e FPT Industrial, o grupo trouxe estratégias de descarbonização, como os testes com o novo biodiesel e a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e assertivas para os clientes, reforçando seu compromisso com os pilares ESG.

A gerente de Marketing de Produto da IVECO, Aline Rovath, esteve presente no primeiro dia do evento (16) para abordar a atuação da montadora no contexto da descarbonização do transporte na América Latina.

“Reconhecemos que não existe uma solução única para a descarbonização. Estamos explorando diversas tecnologias, desde o uso de gás natural e biometano até a eletrificação, para substituir progressivamente o diesel”, afirma Aline.

A IVECO se destaca como a única marca do segmento a oferecer um portfólio multienergético, que abrange veículos movidos a gás natural, biometano, eletricidade e diesel (alinhado à tecnologia da norma Euro VI). Sua estratégia está em consonância com a matriz energética brasileira, que conta com 80% da energia proveniente de fontes renováveis.

Um dos pontos centrais da apresentação da executiva foi a ênfase no desenvolvimento de soluções que não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também aumentam a produtividade, oferecendo o melhor Custo Total de Propriedade (TCO) do mercado.

A IVECO é líder global na utilização de propulsão alternativa, com mais de 50 mil caminhões e ônibus em operação em todo o mundo, demonstrando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

O gerente de Qualidade da IVECO, Amintas Fraga, abordou o uso da Inteligência Artificial para acelerar a adequação dos produtos às necessidades dos clientes. 

“Há uma grande oportunidade no uso de ferramentas de IA para antecipar tendências e responder de forma mais ágil às demandas emergentes dos clientes”, explica Amintas.

Encerrando a participação no SAE, o diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, Alexandre Xavier, apresentou os testes realizados do novo biodiesel 100%, chamado de Be8 BeVant, com o motor FPT N67. Sua participação foi no painel Transição Energética para Veículos Comerciais: Biocombustível como uma solução Econômico-Ambiental que focou em propostas inéditas para o avanço do uso dos biocombustíveis no transporte rodoviário comercial.

"A utilização do biodiesel é sem dúvida um dos caminhos da descarbonização no setor de transporte no Brasil, e devemos buscar alternativas tecnológicas no combustível e componentes para viabilizar esta rota dentro da realidade econômica da região", afirma Xavier.

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

FENATRAN: CUMMINS BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES ENERGÉTICAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE.

Criadora de soluções que movem as indústrias mais exigentes e importantes do País, a Cummins Brasil desempenha um papel crítico na construção e preservação para um futuro sustentável.

Na Fenatran 2024, a maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a líder em tecnologia de energia destacará o potencial do Brasil como um dos principais atores na descarbonização por meio da produção de energias renováveis, ao promover um completo portfólio diversificado de soluções energéticas. Com foco nas oportunidades da matriz local, as tecnologias da empresa se apresentam alinhadas às vocações do Brasil para o transporte sustentável, com o uso de biocombustíveis, avanço das soluções diesel e a crescente adoção de soluções de mobilidade elétrica.

A matriz energética brasileira tem se tornado cada vez mais renovável, com destaque para o crescimento da biomassa, energia eólica e solar, que atingiram 49,1% da Oferta Interna de Energia (OIE) em 2023, segundo Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela expansão da geração de eletricidade a partir dessas fontes. Ao mesmo tempo, a participação de fontes fósseis vem diminuindo gradualmente, refletindo a transição energética.

Este mesmo estudo informa que entre 2014 e 2023, a participação dos derivados da cana de açúcar cresceu de 15,7% para 16,8%, refletindo a expansão do uso da biomassa na matriz brasileira. Já o biometano, proveniente de resíduos de saneamento e do bagaço da cana de açúcar, está em rápida ascensão, com uma previsão de crescimento de 600% até 2029, segundo a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás). 

“Com posição de destaque do Brasil na agenda de transição energética global, nossa atuação busca catalisar ainda mais o uso de energias renováveis e soluções de menor impacto ambiental. A verdadeira transformação reside em garantir que nossas soluções sejam compatíveis e funcionem em harmonia com o sistema energético brasileiro. Adotamos uma abordagem multienergética, alinhada às vantagens competitivas locais, para impulsionar a economia e expandir a infraestrutura necessária para sustentar essa transição”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

Com atuação global, a Cummins investiu significativamente, ao destinar um recorde de cerca de R$ 7,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em 2023. No Brasil, os investimentos giram em torno de R$ 50 milhões anualmente e a empresa conta com uma equipe de engenharia, composta por cerca de 130 profissionais, capacitada para fornecer soluções personalizadas aos clientes.

O Centro Técnico Brasil da Cummins, localizado em Guarulhos (SP), posicionou-se no cenário global, ao abrir suas portas para serviços externos ao receber solicitações de desenvolvimento de outros países. Com investimentos que ultrapassam R$ 8,8 milhões, o laboratório se tornará habilitado e reconhecido até o fim de janeiro de 2025 pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos, como IPA e CARB, destacando-se como uma referência na América Latina ao atuar como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

“Neste ano, completamos 53 anos de atuação no mercado brasileiro, cujo destaque é a importância dos nossos investimentos locais para atender às indústrias. Nossa missão é garantir que os equipamentos funcionem de maneira que faça sentido econômico e ambiental”, como reforça Rishi. “Além disso, estamos ampliando nossa capacidade de incluir sistemas de propulsão completos para apoiar também os nossos clientes em sua jornada de descarbonização, independente do caminho escolhido”.

De gigante em motores a líder em soluções diversificadas de trem de força - Projetos inovadores, como a plataforma de motores HELM™, conectam as tecnologias atuais às do futuro, marcadas por soluções zero emissão da Accelera by Cummins, enquanto as tecnologias já implementadas continuam a evoluir para atender às demandas atuais do setor. “A nossa proposta para esta Fenatran transitará por tecnologias diversificadas do atual cenário e do futuro, baseadas na necessidade global mais urgente que é a descarbonização”, reforça o presidente.

HELM™

Em um cenário no qual as inovações em eletrificação e células de combustível avançam, a infraestrutura adequada é imprescindível para suportar essas tecnologias. "Não podemos esperar 20 ou 30 anos para iniciar a descarbonização. Como solução para conectar o presente às inovações do futuro, a plataforma HELM™ se apresenta como uma tecnologia inovadora para essa transição crucial”, afirma Rishi.

Plataforma HELM™ - Motor X15H, hidrogênio

Destaque nesta edição da Fenatran, a plataforma de motores HELM™ - Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels (Maior Eficiência, Menos Emissões e Múltiplos Combustíveis) diferencia-se pela flexibilização em atender às necessidades específicas dos clientes e às demandas locais ao operar com diversas propostas de combustíveis. A plataforma HELM™ será exibida na versão X15L, incluindo três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio. Embora visualmente as inovações possam parecer semelhantes, é nesse sistema (cabeçote) que as diferenças ocorrem devido à variação das tecnologias de injeção de combustível. Além da versão 15 litros, as plataformas Cummins HELM™ incluem as versões B 6.7 e X10.

Versátil, a plataforma HELM™ no mercado brasileiro também pode operar com diferentes blends de biodiesel, biocombustíveis, HVO, gás natural, gasolina e até o hidrogênio, este último sendo posicionado no topo da cadeia. Para o Brasil, a Cummins considera fundamental uma plataforma de motores a combustão interna capaz de utilizar uma variedade de biocombustíveis, como biogás e etanol.

Accelera by Cummins

Em 2023, a Accelera by Cummins, marca zero emissão, foi lançada globalmente como forma de acelerar os esforços da empresa para alcançar a estratégia de Destino ao Zero, com foco na evolução das tecnologias zero emissão. Atualmente, o portfólio da Accelera by Cummins inclui células de combustível, baterias, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores para produção do hidrogênio verde.

Para esta Fenatran 2024, a Accelera by Cummins também traz novidades para o mercado brasileiro com o lançamento da nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD44, que reforça a aposta no hidrogênio como vetor energético do futuro. Com essas tecnologias, a Cummins oferece uma visão de longo prazo, integrando soluções que permitem a eletrificação e o uso de combustíveis limpos de maneira eficiente e competitiva. 

14Xe

A nova geração do 14Xe traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, como aumento da eficiência energética, maior torque e potência, além de recursos avançados em segurança funcional e cibersegurança. O 14Xe integra sistemas que monitoram continuamente o desempenho de componentes críticos, permitindo a detecção precoce de falhas. Simultaneamente, suas funcionalidades de cibersegurança protegem as informações trocadas entre o eixo e outros sistemas do veículo, garantindo a integridade e a proteção contra ataques cibernéticos. Equipado com inversor de alta potência ELFA 3 V3.2, otimizando o desempenho para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) entre 12t e 24t, o novo eixo elétrico traz faixa de potência contínua de 130 kW, 150kW, 180kW e 230 kW, e potência de pico de 290 kW.

Já o conceito da célula de combustível HyPM™ HD44, de 45 kW, reforça o uso do hidrogênio verde para geração da eletricidade por meio de uma reação com o oxigênio que, por sua vez, é responsável por carregar as baterias do veículo, alimentando o motor de tração elétrico.  Além do HyPM™ HD44, o portfólio de célula de combustível da Accelera by Cummins inclui a nova geração dos sistemas FCE300 e FCE150 recém-lançados globalmente, que oferecem maior densidade de potência e eficiência.

Inovações para o agora

A Cummins Brasil destaca suas inovações tecnológicas em seu estande, com o motor de 4 cilindros F 4.5, com a maior densidade de potência no mercado brasileiro. O motor será equipado com o sistema de pós-tratamento Single Module, que atende às regulamentações Euro VI / Proconve P7. 

Motor F4.5 Euro VI

O Cummins Single Module é composto por quatro componentes principais: o Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), o Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), o Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR). Essa configuração modular facilita a manutenção, ao contrário de sistemas concorrentes, frequentemente mais complexos e onerosos. Além disso, o sistema é compacto e leve, apresentando 60% menos volume e 40% menos peso do que soluções equivalentes, otimizando ainda mais os projetos dos clientes. 

Sistema de pós-tratamento Single Module Euro VI

Outra inovação a ser apresentada é o eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Desenvolvido pela equipe de engenharia da Cummins, o eixo atende às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito, com um design aprimorado que aumenta a capacidade de carga em 11% em comparação com o modelo anterior.

Eixo MS -18X HD

Soluções de combustíveis alternativos para o transporte brasileiro

A Cummins ainda expande seu portfólio de soluções a gás ao promover os novos motores B6.7N e M15N, alinhada às vocações brasileiras para o uso de combustíveis renováveis. Essas novas opções, prontas para operar também com biometano, são ideais para aplicações como caminhões de lixo, ônibus e transporte pesado, oferecendo uma alternativa de baixo carbono com alta eficiência. O B6.7N possui potência de 190 a 280 hp, enquanto o M15N, o mais potente motor a gás do mercado brasileiro, entrega até 523 hp, recomendável para caminhões de cana de açúcar e outras aplicações de grande porte.

O etanol também integra portfólio da Cummins. A líder em tecnologia anunciou no segundo trimestre deste ano a motorização eletrônica QSB7 a etanol, combustível estratégico para o Brasil, equipado em um grupo gerador. Esta motorização, em testes promovidos pela equipe de engenharia brasileira e pelo Centro Técnico Brasil, compartilha os componentes da versão a gás natural, ciclo Otto. A Cummins estima que o equipamento com motor QSB7 a etanol ofereça potência semelhante à versão a diesel.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

GENERAL MOTORS LANÇA PROGRAMA DE CARRO CHEVROLET POR ASSINATURA

Veículos premium e os novos elétricos da marca estão disponíveis agora nacionalmente pela GM Fleet, incluindo Equinox EV e Blazer EV; planos são de 12, 24 ou 36 meses e proporcionam redução do custo operacional em até 60% para a empresa contratante.

Chevrolet Blazer EV

A GM Fleet está lançando seu programa de assinatura de automóveis. O serviço tem abrangência nacional e é exclusivo para pessoa jurídica, que tem a opção de realizar todo o processo de contratação de forma online.

Os planos são de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês já inclusas as despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada. A GM Fleet se diferencia por disponibilizar serviços de conectividade e segurança do OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência 24 horas, além de retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet. Outra vantagem é a oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

“A GM Fleet conta com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento da marca pelo Brasil. Toda esta estrutura viabiliza um atendimento customizado e assessoria qualificada ao cliente, permitindo um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota”, explica Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet.

A locadora se diferencia pela comodidade nos processos, rápida disponibilidade da frota e oferta de serviços agregados ao contratante, além de proporcionar uma experiência totalmente diferenciada ao condutor. Entre os grandes benefícios está a garantia de manutenção feita na rede autorizada, com mão de obra qualificada pela GM e uso de peças genuínas.

Chevrolet Equinox EV

O programa de carro Chevrolet por assinatura foca em profissionais liberais e empresas que buscam veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos ou como ferramenta de negócios. Há planos com contratos a partir de um veículo, numa lista pré-determinada, como os recém-lançados Blazer EV e Equinox EV.

Para os interessados em experimentar os benefícios de um elétrico no dia a dia, a assinatura é uma alternativa interessante, principalmente aos que ainda não estão inclinados a adquirir um veículo desta categoria. A modalidade de subscrição tende a acelerar a adoção dos EVs.

Contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio da Chevrolet, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer e S10. As simulações e planos de adesão são feitas diretamente no site da GM Fleet. Neste caso, especialistas orientam e prestam consultoria para melhor composição da frota.

“Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no país, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. A previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completa Fernandes.

Na renovação da assinatura, o cliente recebe outro veículo zero-quilômetro - sem preocupação com a revenda do anterior. Toda operação acontece numa concessionária Chevrolet, para maior segurança e comodidade.

O usuário do veículo também pode adquirir o bem em condições especiais, quando a política da empresa contempla este benefício.

Vantagens do programa de terceirização de frotas e de assinatura de carros Chevrolet pela GM Fleet

- Consultoria de experts para a composição de frotas.

- Suporte da rede Chevrolet para a entrega técnica do veículo.

- Manutenção com mão de obra especializada e peças genuínas.

- Alerta de revisão e opção de serviço com agendamento prévio.

- Assistência emergencial 24 horas e suporte de concierge.

- Oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

- Planos de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês.

- Despesas com IPVA, licenciamento, seguro e gestão de multas em mensalidade única.

- Plataforma digital para gerenciamento da frota com dados de quilometragem e consumo.

- Possibilidade de aquisição do veículo em condições especiais ao término do contrato.

- Por meio do OnStar, o cliente conta com Wi-Fi no carro, manutenção proativa e acionamento de pronta-resposta em caso de acidente, entre outros serviços.

General Motors América do Sul

BRASILEIRA CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Marta Rossi, criadora do Festuris em Gramado/RS, é conhecida por suas iniciativas inovadoras em sustentabilidade no turismo.

Foto: Gustavo Merolli/Divulgação.

A empresária brasileira Marta Rossi, fundadora da Rossi e Zorzanello de Gramado/RS, ganhou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”, que está em sua terceira edição. O concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET).

A divulgação do resultado ocorreu nesta semana, durante o congresso da entidade que acontece até esta sexta-feira (18), na República Dominicana. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que ela organiza, também conquistou o primeiro lugar na categoria Associada.

Marta, responsável por eventos importantes em Gramado, foi premiada por suas práticas que promovem o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e sociocultural. Em termos econômicos, a Rossi e Zorzanello é responsável por marcas como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil, além do extinto Chocofest.

Com o Festuris, no ano passado, a economia local e regional teve um impacto de cerca de R$ 50 milhões. Em negócios durante a Feira, a estimativa é de que foram gerados mais de R$ 400 milhões.

Na área ambiental, o Festuris é pioneiro no debate e proposição de alternativas para a sustentabilidade no turismo. Uma das ações realizadas é a Árvore da Integração, que envolve o plantio de uma araucária no pátio do Centro de Eventos. A iniciativa também inclui a distribuição de mudas e práticas como a redução do uso de plásticos durante o evento, bem como a separação de resíduos e a destinação correta.

No âmbito social, Marta Rossi, por meio da Rossi e Zorzanello, apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da APAE. Durante o Festuris, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo recebem apoio. A Escola Municipal Vicente Casagrande também é contemplada com recursos oriundos do Transporte Solidário, que oferece transfer do aeroporto até Gramado durante o evento. Atividades envolvendo o PAMA e a Semearhis também são realizadas.

“Não almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, destacou Marta Rossi, ao receber a premiação.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

MARCOPOLO APRESENTA SUAS SOLUÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE NO CONGRESSO SAE BRASIL 2024

A Marcopolo expõe suas soluções para a descarbonização do transporte no Congresso SAE BRASIL 2024, que acontece nestes dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A fabricante apresenta os veículos Volare Attack 9 Híbrido/elétrico movido a etanol e um ônibus Viale movido a Hidrogênio, desenvolvido para um projeto na USP – Universidade de São Paulo.

Além dos veículos expostos, executivos da Marcopolo participarão de dois painéis do Congresso. No painel Montadoras e seus veículos a H2, Renato Machado Florence, gerente de engenharia de desenvolvimento de chassi, comentará sobre os projetos da companhia relacionados ao uso da tecnologia, no painel Ferroviário Daniel Rodrigues, consultor comercial da Marcopolo Rail, abordará os recentes avanços da marca e ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol

O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG.

O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.

A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.

Marcopolo Rail, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização. 

Marcopolo Rail People Movers

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers entregues ao Aeroporto de Guarulhos para a movimentação entre terminais, além do fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

 Marcopolo Rail Prosper

Entre os projetos da companhia também está o Prosper Hybrid, apresentado recentemente ao mercado e voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias.

Recentemente, a companhia anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Serviço
31º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil
16 e 17 de outubro, das 9 às 18h
Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CORTECO, EM PARCERIA COM A REDE OFICINA AMIGA DA MULHER, REALIZA WORKSHOP DE MECÂNICA BÁSICA.

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, em parceria com a Rede Oficina Amiga da Mulher, realizará o Workshop Mecânica Básica. Trata-se de um treinamento presencial, no qual serão apresentadas dicas essenciais de mecânica básica para os profissionais da reparação.

Essa capacitação conta com três turmas, sendo uma direcionada somente para mulheres e as outras duas serão focadas em pessoas que querem iniciar na área da mecânica. Os encontros acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na PMZ Escola do Mecânico em Manaus (AM). Durante o curso, além das questões relacionadas à mecânica no dia a dia, serão abordados pontos ligados ao atendimento ao cliente para que possam ser aplicados e contribuírem como um importante diferencial dentro das oficinas. 

“Com este Workshop em conjunto com a Rede Oficina Amiga da Mulher, temos a expectativa de receber cerca de 40 profissionais participantes por turma, totalizando 120 pessoas. Será uma oportunidade rica para aproximação com as oficinas, além de compartilhar nosso conhecimento sobre o tema, envolvendo mecânica e também e informações gerais sobre os produtos Corteco”, explica Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Rede Oficina Amiga da Mulher

Fundada em 2016, por Bárbara Brier, comunicadora e mecânica, o objetivo é ensinar mecânica básica para mulheres. Atualmente, a Rede Oficina Amiga da Mulher é pautada pelo Selo de Responsabilidade Social, elevando a qualidade de entrega e excelência das oficinas certificadas, por meio de relacionamento estratégico e conteúdo junto às empresas do setor automotivo.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos,  clique aqui e acesse o site (www.corteco.com.br), faça contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

RÁPIDO SUMARÉ AMPLIA SUA FROTA E COLOCA EM CIRCULAÇÃO 21 APACHE VIP CAIO, NA CIDADE DE PIRACICABA.

Rápido Sumaré, ampliou sua frota com a aquisição de 21 novos ônibus urbanos modelo Apache Vip, quinta geração, campeão de vendas no Brasil e América Latina, que integrarão o transporte coletivo de Piracicaba, município paulista de aproximadamente 424 mil habitantes, conhecido como a “Cidade das Águas” e famoso pelo seu rio, que proporciona uma atmosfera acolhedora.

Todos os ônibus comportam até 82 pessoas, sendo 42 passageiros sentados, 39 em pé e um motorista. Foram encarroçados sobre chassis Iveco 17-280, de 12.570 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Com embarque dianteiro, os modelos foram equipados com três portas fole, com acionamento pneumático, localizadas ao lado direito da carroceria, nas posições dianteira, central e traseira. Na porta de embarque foi instalado um dispositivo de emergência que pode ser acionado em situações de eventualidade.

Visando o conforto e a acessibilidade no transporte, as poltronas injetadas estofadas são equipadas com encosto de cabeça. O salão interno conta com seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos e um espaço exclusivo para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia. Além disso, na porta central, foi instalado um elevador semiautomático para facilitar o acesso ao ônibus.

Os veículos também apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno; tomadas USB, dois itinerários eletrônicos localizados na parte frontal e na lateral direita dos ônibus; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Caio

JOANINI EXPANDE SUA FROTA COM 12 NOVOS CAMINHÕES VOLVO FH 460 PARA ATENDER À SUA CRESCENTE DEMANDA DE OPERAÇÃO

A Joanini Transporte e Logística, referência nacional no setor de transporte rodoviário de cargas, está ampliando sua frota com a aquisição de 12 unidades do Volvo FH 460 6x2 Euro 6, atualmente um dos caminhões mais avançados em termos de eficiência, segurança e sustentabilidade. Esse investimento faz parte da estratégia da empresa para atender às demandas crescentes de seus clientes atuais e, ao mesmo tempo, abrir portas para novos mercados em diferentes regiões do Brasil.

A aquisição desses veículos representa um passo importante no crescimento sustentável da companhia, reforçando seu compromisso com a qualidade, inovação e respeito ao meio ambiente. 

"Nosso objetivo sempre foi entregar mais do que apenas um serviço de transporte. Queremos garantir que nossos clientes tenham a segurança de que suas cargas estão sendo transportadas de maneira eficiente, segura e sustentável, ao mesmo tempo em que cuidamos do bem-estar de nossos motoristas", afirma Rodrigo Penteado, CEO da Joanini.

Com a aquisição dos novos caminhões da linha Volvo FH 460, a Joanini realizou um expressivo investimento para ampliar sua capacidade operacional, consolidando sua posição no mercado de transporte de carga lotação. O custo total dessa aquisição, representa um crescimento significativo no valor destinado à modernização da frota, reforçando o compromisso da empresa com a excelência operacional.

O investimento corresponde a cerca de 34% do orçamento anual previsto para expansões e modernizações da companhia, um esforço significativo que destaca a importância de manter uma frota moderna e eficiente para atender às crescentes necessidades logísticas. A Joanini está posicionada de forma competitiva para aumentar sua participação em setores estratégicos, como: alimentos e bebidas, cosméticos e higiene, bens de consumo e áreas em que a demanda por transporte eficiente e seguro é alta.

A expansão da frota não só atende as demandas de clientes de grande porte como Nestlé, Unilever e Pepsico, como também permite à Joanini explorar novos mercados, particularmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde a logística de escoamento de grãos e produtos agrícolas vem crescendo. "Com esses novos caminhões, estamos preparados para entrar em rotas estratégicas, garantindo maior eficiência e qualidade na entrega", reforça o CEO da companhia.

Além da capacidade operacional ampliada, a escolha dos modelos Volvo FH 460 foi pautada também pelo foco da Joanini no bem-estar e conforto dos seus motoristas. "Os nossos colaboradores são a alma da Joanini, e oferecer condições de trabalho adequadas e seguras é uma prioridade para nós", destaca Penteado. Os novos caminhões possuem uma cabine ampla e moderna, com um sistema de isolamento acústico avançado que minimiza os ruídos externos, além de uma ergonomia projetada para proporcionar maior conforto durante longas jornadas. O modelo também vem equipado com o Volvo Dynamic Steering, uma tecnologia que auxilia na direção, reduzindo o esforço do motorista e garantindo uma condução mais segura e menos cansativa, especialmente em estradas longas e rotas pesadas.

Para a Joanini, o bem-estar dos motoristas não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia operacional: "Motoristas descansados, confortáveis e satisfeitos são mais produtivos, além de contribuírem diretamente para a segurança nas estradas. Isso, para nós, é fundamental", acrescenta o CEO.

A nova frota também faz parte da estratégia de sustentabilidade da Joanini, que reforça sua adesão às melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance). O modelo Volvo FH 460 é reconhecido por seu desempenho ambiental, cumprindo as rigorosas normas de emissão Euro 6, que buscam reduzir significativamente os poluentes emitidos por veículos de transporte pesado, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas.

Esses caminhões utilizam tecnologias avançadas,que reduzem as emissões de poluentes. Com isso, a Joanini fortalece ainda mais sua posição como uma transportadora comprometida com a redução da pegada de carbono e a preservação do meio ambiente. "Sabemos que o transporte rodoviário é uma atividade que pode ter impacto ambiental. Por isso, sempre buscamos tecnologias que nos permitam oferecer um serviço eficiente, mas também sustentável", afirma Penteado.

Com a expansão da frota, a Joanini visa melhorar ainda mais a sua eficiência operacional, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a capacidade de transporte em rotas de alta demanda. "Com esses novos veículos, podemos garantir que nossos clientes tenham a tranquilidade de que suas cargas serão entregues dentro dos prazos estipulados, com total segurança e sustentabilidade", completa o CEO.

Joanini Transporte e LogísticaFundada em 2006, com 18 anos de Operação, a Joanini é uma transportadora com uma gestão jovem e moderna que oferece os serviços de soluções em: Transporte Lotação, Transporte de Carga Refrigerada, Transporte de Produtos Controlados, Gestão de Armazenagem e Logística, além de Locação de Carretas. Entre seus principais clientes, estão gigantes nacionais e internacionais, como: Pepsico, Unilever, Vedacit, Nestlé, Cargill, Sika, KraftHeinz, Fini, Loius Dreyfus, entre outros. Situada na cidade de Itatiba, a 80 km da capital paulista, e localizada próxima as principais rodovias que interligam o Brasil de Norte a Sul, conta com uma equipe de mais de 250 colaboradores, entre CLTs e agregados. Com uma frota jovem e tecnológica opera na matriz e filiais nos estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiânia e Pernambuco.

Joanini Transporte e Logística
Assessoria de Imprensa
Rogério Almeida & Danielle Kozuka
4rep.atendimento@gmail.com

CAMINHÕES VW METEOR GANHAM REFORÇO COM FREIO RETARDER MAIS POTENTE DO MERCADO

Os maiores veículos Volkswagen do mundo seguem conquistando os clientes e ampliando sua participação no mercado. Para fazer frente a esse prestígio, a VWCO segue investindo em inovação: os gigantes da família Meteor 28.480 e 29.530 agora contam com o freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações. O componente já está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes.

O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço. Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada. Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção. Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cv.

Do ponto de vista operacional, é possível mencionar vantagens como menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, melhor aproveitamento das viagens e manutenção simples. Os componentes têm a vida útil preservada e os caminhões ficam menos tempo parados para reparo, tornando a frota mais eficiente e rentável.

O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham a velocidade média maior. E, ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes, não apenas gera economia de combustível, como também diminui as emissões, alinhando-se a padrões de sustentabilidade.

Mais inteligência, segurança e confiabilidade

Os modelos equipados com o retarder contam com uma ferramenta inteligente para controle e auxílio na frenagem. Batizado de nível máximo inteligente, o sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo. Além de garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais, o sistema confere mais agilidade, segurança e confiabilidade em situações de adversidade na pista.

Pensando no conforto e experiência do motorista ao longo da viagem, os Meteor chegam também ao mercado com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo condutor.

Tecnologia digital e conectividade se agregam aos diferenciais dos modelos com o pacote Highline que oferece novo painel de instrumentos, central multimídia e outras soluções. Além disso, saem de fábrica com a plataforma RIO integrada ao ecossistema de serviços para mais disponibilidade e rentabilidade na operação. A eficiência também é beneficiada no novo Meteor 28.480 HD, nomenclatura que traduz seu novo peso bruto total combinado de até 58,5 toneladas graças ao eixo do modelo.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

terça-feira, 15 de outubro de 2024

E-MOB SALÃO DA MOBILIDADE VERDE E CONGRESSO C-MOVE ACONTECEM NA PRÓXIMA SEMANA NO SÃO PAULO EXPO

A contagem regressiva já começou para o E-MOB - Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, que será realizado de 22 a 24 de outubro, no São Paulo Expo. Este evento se firmou como uma plataforma essencial para o desenvolvimento da mobilidade sustentável no Brasil, reunindo as mais recentes inovações tecnológicas e soluções que estão redefinindo o transporte limpo, eficiente e integrado.

O E-MOB 2024 contará com a participação de marcas renomadas como BYD, Moura, Brasol, Siemens, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra e Caio, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel, Concept e Livoltek, que trarão novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade. Outras marcas ainda serão anunciadas brevemente.

Um dos destaques internacionais será a presença da marca russa Cartrek, que apresentará sua plataforma de mobilidade compartilhada configurável, destacando-se pela compatibilidade com diferentes tipos de veículos e hardwares.

O acesso ao E-MOB é gratuito ao público interessado na exposição das novidades do setor e vai conectar grandes players da indústria com marcas e serviços especializados do mercado. O credenciamento de visitantes deve ser feito exclusivamente por meio do site (www.salaoemob.com.br)

Eletra e Caio apresentam ônibus escolar elétrico no E-Mob 2024

A Eletra e a Caio deram um grande passo para a mobilidade sustentável no Brasil ao produzirem os primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros. Os novos modelos representam uma revolução no transporte escolar, prometendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para as crianças e jovens. Além disso, os ônibus elétricos oferecem soluções avançadas para os desafios de mobilidade enfrentados pelo país.

O modelo de 9,6m, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem. Já o modelo 11,3m (amarelo), que estará no estande da Caio/Eletra, no E-Mob 2024, comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, motor e baterias da WEG, tração e integração da Eletra.

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Além da exibição de produtos e soluções, o E-MOB será o ponto de encontro para discussão das mais recentes tendências globais do setor de mobilidade verde, desde a transição para energias renováveis até a integração de tecnologias voltadas para cidades inteligentes. O C-MOVE, congresso integrante do E-MOB, será um dos maiores atrativos para aqueles que buscam conhecimento especializado. Com a mentoria de conteúdo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso vai abordar temas essenciais para o futuro do setor, com painéis de líderes e especialistas que discutirão as principais tendências, políticas públicas, regulamentações e o avanço da infraestrutura para veículos elétricos e híbridos.

A programação do C-MOVE será dividida em três dias. No dia 22 de outubro, os temas vão incluir inovações em sistemas de ônibus elétricos, políticas públicas para o fomento da mobilidade sustentável no Brasil, além de minerais estratégicos e o futuro das baterias. O dia 23 trará debates sobre oportunidades de negócios na infraestrutura de carregamento, descarbonização do transporte de cargas urbano, infraestrutura para recarga de frotas elétricas e interoperabilidade, alternativas sustentáveis para veículos pesados e soluções de micromobilidade urbana.

Por fim, no dia 24, a programação do Congresso Move, promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque do dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs.

Outro tema de grande relevância no workshop da ABVE será a avaliação das oportunidades da cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil e na cidade de São Paulo. Esse encontro promete trazer uma atualização rica e estratégica para todos os participantes, permitindo-lhes estar à frente das transformações tecnológicas e do desenvolvimento da mobilidade verde.

Arena de Conteúdo E-MOB – Capacitação e Aprendizado para Profissionais

A Arena de Conteúdo será um dos grandes diferenciais do E-MOB 2024, oferecendo uma programação técnica que ajudará profissionais a se aprofundarem nos principais temas e desafios do setor de mobilidade elétrica e híbrida. Dentre as atividades programadas, destacam-se dois cursos que prometem atrair grande interesse:

Dia 22 de outubro: Workshop: Mercado e os Tipos de Estações de Recarga (Carregadores VHE). Este curso, conduzido pela empresa especializada Flex Company, trará uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de estações de recarga, desde as mais acessíveis até as mais avançadas, além de discutir como essas tecnologias estão moldando o futuro da mobilidade elétrica. Ideal para profissionais que buscam entender o papel crucial das estações de recarga no ecossistema de veículos híbridos e elétricos.

Dia 24 de outubro: Workshop: Oportunidades em Reparação, Segurança e Estrutura de Veículos Híbridos e Elétricos. Também conduzido pela Flex Company, o painel será uma oportunidade para os profissionais do setor mergulharem nas principais oportunidades que o mercado de veículos elétricos e híbridos oferece, com foco em reparação, segurança e estrutura desses veículos. O curso também abordará as melhores práticas e as demandas emergentes que estão moldando o futuro do mercado automotivo.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio deste link (https://euvou.events/E-MOB2024)

Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br
Vinicius Barbosa de Lima
limavinibarbosa@gmail.com

ABEIFA REGISTRA QUEDA DE 10,8% NOS EMPLACAMENTOS EM SETEMBRO

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 8.283 unidades, anotaram em setembro último queda em suas vendas de 10,8% ante agosto, quando foram comercializadas 9.290 unidades. Comparado a setembro do ano passado, a alta é de 102,6%: 8.283 unidades contra 4.089 veículos.

No acumulado de janeiro a setembro, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 72.131 unidades, 192,9% mais em relação aos primeiros nove meses de 2023, quando foram emplacadas 24.629 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a setembro: os 64.780 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa, o que representam 52,8% do mercado total de 122.590 unidades emplacadas.

Em setembro último, com 8.283 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,7% do mercado total de autos e comerciais leves (222.686 unidades). As 72.131 unidades emplacadas nos primeiros nove meses do ano representam marketshare de 4,1% do total de 1.750.123 unidades do mercado interno brasileiro.

Indefinições preocupam

A falta de definições sobre temas relevantes às empresas associadas, como o artigo 4º do Programa Mover, eventual antecipação da alíquota do imposto de importação para veículos eletrificados e a reforma tributária ainda em tramitação no Congresso, sinaliza um alerta à Abeifa.

Na avaliação de Marcelo Godoy, presidente da entidade, “nos últimos anos, representantes da indústria local e o Governo Federal sustentaram o argumento da previsibilidade como fator primordial do crescimento setorial, o que nós concordamos. No entanto, não é isso que está ocorrendo. O nosso setor entende que a questão da importação independente abre espaço para o tratamento não-isonômico, já que as marcas aqui representadas oficialmente investem pesadamente em infraestrutura de rede de concessionárias para o atendimento a seus clientes”.

Marcelo Godoy

Outra questão é em relação à eventual elevação imediata para 35% da alíquota do Imposto de Importação para veículos eletrificados, quando – em realidade – já está acordado o seu escalonamento até julho de 2026 e aceito pela Abeifa; assim como pode haver incidência de mais impostos sobre a aquisição de veículos eletrificados na reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.

A Abeifa aguarda também as definições da regulamentação dos veículos recreativos fora de estrada, em tramitação na CTVAT – Câmara Temática de Assuntos Veiculares e Ambientais da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

SCHNEIDER ELECTRIC E EMPRESAS PARCEIRAS DOAM EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL À AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

Em parceria com o ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados -, ação vai garantir acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a doação de mais de 700 equipamentos de geração de energia solar para comunidades de indígenas refugiados no estado de Roraima e para abrigos na capital Boa Vista. A ação, realizada por meio do Instituto Schneider Electric em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e as empresas BIC, Prysmian, Volga e Novemp, beneficiará aproximadamente 3 mil refugiados e migrantes venezuelanos. 

Entrega de equipamentos garante acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas. Foto: ACNUR/Shanti Sai Moreno Brooks.

A iniciativa integra o projeto “Business with Empathy", realizado em parceria com clientes e parceiros, e visa proporcionar acesso à energia elétrica limpa e segura por meio de equipamentos de energia solar para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os produtos doados estão sistemas de energia solar Homayas, lâmpadas e lanternas portáteis solares Mobiyas, além de lanternas de cabeça Mobiyas Front.

“A acolhida de pessoas refugiadas no estado de Roraima é um exemplo bem-sucedido de como o setor privado, o poder público, a sociedade civil e agências humanitárias como o ACNUR podem se coordenar para oferecer apoio e dignidade a pessoas que precisam recomeçar do zero em outro país. A doação que recebemos do Instituto Schneider Electric exemplifica o papel-chave de empresas como atores de mudança e parte da solução”, comenta Samantha Federici, chefe do escritório de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR no Brasil. “Além de ajudar na iluminação de espaços coletivos de abrigos temporários, os equipamentos beneficiarão comunidades de indígenas refugiados com energia renovável, mostrando como investimento social privado e sustentabilidade ambiental podem e devem caminhar juntos.”

“Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ã digitalização é um direito humano básico. Nossa missão é tornar a energia acessível, limpa e segura para todos. A parceria com o ACNUR reflete esse compromisso da Schneider Electric e ressalta a relevância de projetos que combinam tecnologia e sustentabilidade para transformar a realidade de comunidades”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. “Este é mais um exemplo das iniciativas do Instituto Schneider Electric em prol da inclusão energética e do desenvolvimento local”, reforça o executivo.

Além de iluminar espaços coletivos em abrigos provisórios de Boa Vista, os equipamentos doados pela Schneider Electric e empresas parceiras vão beneficiar comunidades de refugiados indígenas que se instalaram na região. Entre elas a Warao a Janoko, no município do Cantá (região metropolitana de Boa Vista), em que mais de 80 famílias das etnias Warao e Kariña sem acesso (ou com acesso bastante limitado) à energia poderão usar os equipamentos doados.

Desde o início do fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela para o Brasil, em 2017, o ACNUR desenvolve atividades de acolhida e integração socioeconômicas. No caso dos indígenas, a organização oferece assistência humanitária focada nas necessidades específicas desse grupo, assegurando seus direitos fundamentais e proteção. Até junho de 2024, havia 11.918 indígenas refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil, sendo 7.705 da etnia Warao, cujo nome significa “povo do barco”. Os Warao representam uma das mais antigas comunidades indígenas da Venezuela, destacando-se por suas habilidades na pesca e navegação em rios, bem como no artesanato. Além dos Warao estão os Kariñas, que têm a agricultura como uma de suas principais atividades econômicas.

Entre os abrigos beneficiados pela doação de equipamentos e sistemas de energia solar estão o Waraotuma A Tuaranoko, dedicado a populações indígenas, e o Pricumã, conhecido por sua acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos, e que também promove atividades culturais como corais, aulas de dança e pintura. A doação das empresas é fundamental para o bem-estar nos abrigos em atividades cotidianas como banho, conservação de alimentos, geração de renda e acesso à informação.

ACNUR - A Agência da ONU para Refugiados é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.

Schneider Electric - Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

ACNUR
Schneider Eletric
RPMA Comunicação