sexta-feira, 18 de outubro de 2024

A ESPERA. Por Marli Gonçalves*

Já reparou que estamos sempre à espera de algo, alguma coisa? À espera de iluminação sem que necessariamente seja elétrica. Por menor que seja, por maior que seja, breves, longas, doidas, a vida nos traz uma sucessão de esperas que, enfim, e talvez, a qualquer hora encerrem algum capítulo. Me diga: dá para viver sem ansiedade?

Milhões de paulistanos passaram a semana esperando a luz, a energia elétrica apagada depois de alguns minutos de ventos e chuvas que escancaram o que sempre ando dizendo, que São Paulo está se tornando cada dia mais impraticável e em diversos sentidos. Inclusive em seus comandos, as instituições, governo e empresas das quais dependemos. A cada previsão do tempo continuamos esperando transtornos e, pior, a ocorrência de alguma desgraça, faça chuva, sol, calor ou frio.

Brasileiros torcedores do futebol, por exemplo, esperam que se faça luz, mas na Seleção Brasileira, que anda faz tempo uma coisinha bem chata e sonolenta de se acompanhar, sem brilho. Antes era alegria.

Esperamos por aí o surgimento não só de novos craques, como também de lideranças diversas que realmente nos empolguem, novos quadros, personalidades interessantes que de alguma forma substituam os tantos que se aposentam ou nos deixam saudosos. Os mitos verdadeiros nos abandonam. Os ídolos passam à História, ficamos por aqui lendo seus livros, ouvindo suas músicas, admirando suas artes.

Esperamos alguma salvação – daí buscamos céus, terras, o invisível, o indizível. Ouvimos promessas que nunca se concretizam, enfim, o que até já sabemos, mas elegemos sempre quem faz as mais irreais, até parece para ter a certeza da decepção, parte desse cotidiano – e o que dá conversa e vazão à raiva nos anos seguintes quando até de muitas nos esquecemos.

Aguardamos momentos, mensagens, respostas às muitas dúvidas, o acesso aos sonhos que internamente todos cultivamos. Um olhar especial sobre nós, nem sempre de amor ou romântico, mas de reconhecimento do qual nunca intimamente desistimos.

Ah, alguma explicação, certamente você aí espera. Seja sobre o que pode ter acontecido, se fez algo errado, se falou o que não devia, talvez não tenha sido suficientemente claro, corajoso ou competente. Cada vez o silêncio e a ausência trazem mais inquietação. No amor, isso é cruel.

Aguardamos. Quando preparamos um alimento, seu sabor. Quando plantamos, o florescer. O que criamos, seja projeto, gente ou bicho, crescer. Imagino sempre a espera da mãe por um filho, o misto de angústia, alegria, medo. Concluo que todos sempre temos, de alguma forma, gestações que nos trazem os mesmos sentimentos.

Esperamos que nada nos faça mal, e que não façamos inimigos. Que sobrevivamos com alguma dignidade, força e saúde porque o contrário é a morte, a tal única certeza um dia. Esperamos ter razão.

Haja paciência.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


LUZES: NA TERRA, MAR E AR. Por chicolelis*

Imagem ilustrativa - Foto: Piqsels.

O primeiro farol do carro surgiu em 1899, quando seu criador (não existe registro do seu nome) se inspirou em candelabros à vela. Entre os primeiros modelos a fazer uso desse equipamento foi o Peugeot Tipo 3, modelo do primeiro carro importado para o Brasil, por Alberto Santos Dumont, o Pai da Avião. O farol elétrico veio em 1912; com dois filamentos e defletor chegaram em 1930. Cinco anos depois, surgiram os primeiros modelos de carros que tiveram os faróis embutidos em suas carrocerias. E os faróis foram evoluindo até chegarem aos modelos de hoje, que utilizam LED. E, pela legislação, a partir deste ano todos os veículos, quer sejam híbridos, elétricos ou a combustão, são obrigados a sair de fábrica equipados com a luz diurna obrigatória, conhecida como DRL.

Mas falar sobre faróis para os automóveis é algo que não causa muita curiosidade, pois todo mundo, seja motorista ou pedestre, conhece bem essa peça indispensável que, muitas vezes, é mal usada, na guerra dos faróis, por exemplo, em estradas de pistas simples, ou da falta do uso deles nas vias urbanas. E, vou incluir as setas direcionais, que não são muito usadas pelos motoristas brasileiros.

E no mar?

Bem, no mar a situação é outra. Os faróis não são peças principais na sinalização das viagens. O mais importante é a cor das luzes colocadas à boreste (direita da embarcação), a verde, e a bombordo (esquerda), vermelha. Elas indicam quando algum barco se aproxima ou se afasta. Quando se avista uma luz invertida, é porque há uma embarcação vindo na sua direção. Nesse caso é passar com a luz verde cruzar com a luz verde do outro barco.

Essa é a regra: a embarcação que estiver  navegando pelo boreste (direita) e for avistada, olhando para a direita,  uma outra com a luz de bordo vermelha, esta tem preferência. As únicas exceções ficam para barcos a vela e os de pesca arrastando redes que sempre têm preferência, independente do bordo em que estejam.

Agora, imaginem essas regras no trânsito das nossas cidades e estradas. O nosso motorista não obedece a distância mínima e quem obedece corre o risco de ter o espaço entre seu carro e o da frente, ocupado por um apressadinho que não obedece este “mandamento”. Na cidade, quem vem da direita tem preferência no cruzamento, mas quem respeita a regra? Você obedece ou conhece alguém?

No ar

Como informa a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as luzes externas  servem, especialmente à noite, para auxiliar o piloto nas ações de decolagem e aterrissagem de um avião comercial.

Luzes de ponta de asa

São luzes instaladas na ponta de cada asa, mostrando o sentido em que segue o avião. “Essa sinalização é padronizada na avião comercial no mundo todo. A luz esquerda é vermelha e a direita é verde. Com isso o controlador de voo consegue ver o sentido do avião, diz o consultor técnico da ABEAR, Raul Souza..

Beacon

Não confunda com bacon, apesar da sua cor vermelha. Ela está situada embaixo e em cima do avião, no meio da aeronave, para mostrar que os motores estão ligados e só apagam quando eles são deligados. Serve também como sistema anticolisão.

Luz traseira

Ela é branca sinalizando a cauda do avião e serve para calcular o tamanho do mesmo, medindo-se a distância entre ela o beacon, que fica no meio..

Luzes de aterragem

São localizadas no trem de pouso  ou nas asas. Iluminam a pista e auxiliam o piloto na decolagem e na aterrissagem. Podem ser brancas ou amarelas..

Luzes de motores

Os motores têm uma luz só para eles, mas apenas usadas em caso de acidentes, como colisão com pássaros. Estão nas partes laterais da fuselagem. São brancas ou amarelas.

Strobe

Essas são conhecidas de qualquer um que, à noite, olhando para um avião passando, logo as identificas. São brancas que piscam, com os antigos flashes das máquinas fotográficas (alguém ainda lembra delas?) e podem ser vistas a quilômetros de distância. Estão na frente do avião, mas podem estar nas asas e na sua traseira.



*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

VOLVO COMEMORA MARCA HISTÓRICA: UM MILHÃO DE XC40 PRODUZIDOS EM SUA FÁBRICA NA BÉLGICA.

Em 2017, o primeiro Volvo XC40 foi entregue na planta da cidade belga de Ghent. Agora, sete anos depois, a marca de um milhão de unidades de XC40/EX40 produzidos foi superada. Isso mostra o sucesso recorrente deste SUV versátil, assim como a estratégia de fabricar os carros onde são vendidos.

“Superamos uma marca muito importante na história da Volvo Car Ghent e estou muito orgulhoso de falar que produzimos um milhão de XC40/EX40 aqui”, afirma Stefan Fesser, Gerente da Fábrica em Ghent. “Com nossa equipe dedicada e altamente qualificada, temos dado continuidade à nossa estratégia rumo à eletrificação, considerando que já produzimos mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”.

Apresentado em setembro de 2017 em um evento especial em Milão (Itália), o Volvo XC40 foi nosso primeiro SUV compacto premium. Logo de cara, o carro caiu no gosto do público, tornando-se o modelo mais vendido da marca e vencendo o prestigiado prêmio de Carro Europeu do Ano, em 2018 - o primeiro modelo da Volvo a conquistar este feito.

A partir de 2020, o XC40 também passou a ser disponibilizado na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo puramente elétrico fabricado em grande escala. Ele pavimentou o caminho para que a marca sueca alcançasse o nível de ser uma das montadoras líderes no segmento premium elétrico. Este tipo de tecnologia permite desenvolver carros que sejam atualizados de maneira remota (over-the-air), da mesma forma que são impulsionados por motores elétricos desenvolvidos pela própria Volvo.

Ao longo de 2024, o XC40 foi rebatizado, passando a se chamar EX40.

Isso faz parte da estratégia de simplificar os nomes dos modelos totalmente elétricos. Desta forma, a partir de agora, as versões mild-hybrid - que seguem sendo produzidas, mas não vêm mais para o mercado brasileiro - continuam com a nomenclatura XC40.

Desde sua apresentação, o XC40 está entre os três modelos mais vendidos da montadora sueca no mundo todo. No ano passado, o carro ficou atrás apenas do XC60, fato que se repete em 2024, até o momento.

O XC40 totalmente elétrico é um dos cinco modelos da marca sem motor a combustão. Outros cinco carros 100% elétricos estão em desenvolvimento, reafirmando a estratégia eletrificada da Volvo, que vai se adequar às necessidades dos clientes e realidades de cada região.

A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações no mundo a abraçar o plano de eletrificação. Atualmente, todos os cinco modelos disponíveis nas 48 concessionárias em todo o país são eletrificados, com o EX30, XC40 e C40 sendo totalmente elétricos, e os luxuosos XC60 e XC90, híbridos plug-in.

Este planejamento tem rendido bons resultados para a operação nacional, como revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

“No que diz respeito a eletrificação, a gente aqui no Brasil já passou até a matriz, pois fomos um dos primeiros países a vender a frota 100% eletrificada. Esta estratégia começou em 2017, quando apresentamos nosso primeiro híbrido, XC90, mas viramos a chave para valer com a chegada do XC40 elétrico há três anos. É muito legal ver este modelo tão importante para a Volvo chegar a marca de um milhão de unidades produzidas, e saber que mais de 175 mil são totalmente elétricos. Mais legal ainda é saber que, 4.761 destes carros, que correspondem a quase 3% da produção total, estão aqui nas ruas e estradas brasileiras”, analisa Godoy.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

CAIO REALIZA SEGUNDO ENCONTRO TÉCNICO DE 2024

Com quase oito décadas de experiência, a Caio se consolida como referência na produção de ônibus urbanos de alta qualidade, oferecendo soluções que otimizam as operações diárias de seus clientes.

Uma das ações destacadas pela marca é o Encontro Técnico, que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com os clientes, permitindo ouvir suas sugestões e necessidades, o que resulta em melhorias contínuas em produtos e serviços.

A mais recente edição do Encontro Técnico ocorreu nesta semana (15 e 16), na planta da Caio em Botucatu (SP). O evento reuniu equipes internas da Caio, representantes de vendas e clientes de empresas atuantes no transporte coletivo de Goiás e Distrito Federal.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a fábrica, acompanhando de perto os processos de fabricação dos ônibus. Ocorreu também uma roda de conversa para discutir considerações e apontamentos dos presentes, em que o grupo técnico Caio acompanhou e deu retornos.

Durante o encontro, os participantes desfrutaram de coffee breaks e almoços especiais, promovendo um ambiente de interação e troca de ideias.

Coordenado pelo departamento de Comunicação e Marketing corporativo, em parceria com os setores de Pós-Vendas e Qualidade, o evento gerou retornos e benefícios significativos para as empresas. “A cada nova edição do Encontro, nossa experiente equipe interna promove evoluções importantes. Recebemos muitos feedbacks que nos motivam a continuar, em colaboração com as demais áreas envolvidas", comenta Tânia Pires de Souza, gerente corporativa de Comunicação e Marketing do Grupo Caio.

Jean Alves, técnico de Pós-Vendas da Caio, explica o procedimento interno após o Encontro: “Durante o evento registramos os pontos de melhoria e os elogios elencados por cada cliente. Agora, os próximos passos são transformar as sugestões em lições valiosas para nosso aprimoramento, além de usar os elogios como combustível para nosso trabalho e como padrão a ser seguido”. 

Doniselma Ribeiro de Lima, representante de vendas da Caio na região de Brasília, elogia a organização do evento e comenta: “A liberdade que a Caio proporciona aos clientes para expor suas dúvidas resulta em uma melhoria mútua: a empresa tem a chance de aprimorar seus produtos e serviços, enquanto os clientes se sentem acolhidos e próximos, podendo externar suas dificuldades”.

Os clientes da Caio sempre podem contar com nossa rede de representantes em diversos pontos do país, além de serviços de assistência técnica e reposição de peças, com equipes eficientes e ágeis para atender às suas necessidades.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio

JOHN DEERE E WIRTGEN GROUP APRESENTAM TECNOLOGIAS INOVADORAS NA PAVING EXPO 2024

Entre 22 e 24 de outubro, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, e o Wirtgen Group estarão na Paving Expo 2024, em São Paulo, apresentando novas soluções para a construção de estradas.

O grande destaque será a pá-carregadeira 524 P, projetada para garantir alta produtividade em operações exigentes. Com foco na experiência do operador, a máquina apresenta assento ergonômico e coluna de direção ajustável. Além disso, possui uma balança opcional de fábrica, que permite que os operadores monitorem a carga em tempo real; design aprimorado das caçambas; e luzes de LED para maior visibilidade em condições de baixa iluminação e economia de energia.

“A participação na Paving Expo reafirma nosso compromisso em entregar soluções cada vez mais avançadas para o setor de construção e pavimentação, em um dos eventos mais relevantes do Brasil. A 524 P é apenas o primeiro modelo da versão P, que vai oferecer mais conforto e aumentar a precisão nas operações,” ressalta Adilson Butzke, diretor de Vendas e Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

No estande de 420 m², localizado no Expo Center Norte, os visitantes poderão conhecer de perto também a motoniveladora 620 P, que se destaca pela tecnologia avançada de automação e controle preciso de nivelamento. Em parceria, o Wirtgen Group trará máquinas como a fresadora compacta W 150 F, a vibroacabadora SUPER 1400 da Vögele e os rolos compactadores de solo e de asfalto da Hamm - respectivamente, HC 200 P e HD 14 VT.

Outro destaque do estande será o Centro de Soluções Conectadas John Deere, onde os visitantes poderão explorar a tecnologia da marca, com foco no John Deere Operations Center™ - uma plataforma que centraliza o gerenciamento de máquinas e serviços para otimizar a eficiência nas obras. O Banco John Deere também terá um espaço dedicado, apresentando suas soluções de financiamento para os clientes do setor de construção e pavimentação.

Haverá ainda um foco especial nas tecnologias de produção de asfalto que o Wirtgen Group oferece com as duas marcas de produtos Ciber e Benninghoven. Nesse sentido, o Green Road Advisor da Ciber, por exemplo, é um novo software que ajuda a identificar os principais custos e a pegada de CO2 da produção de asfalto.

Palestras técnicas sobre sustentabilidade e inovação

No dia 24 de outubro, especialistas da John Deere e do Wirtgen Group participarão de palestras técnicas. Adriano da Rosa (Wirtgen Group), Vinicius Dutra (Ciber) e Rafael Valentini (Vögele) abordarão práticas sustentáveis na construção de estradas. Em seguida, Cees Haasnoot (Vögele) discutirá o uso eficiente de sistemas de nivelamento eletrônico, destacando sua importância na qualidade das obras de pavimentação.

> Serviço: clique aqui e saiba mais sobre a Paving Expo 2024

John Deere
CDI Comunicação

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

IVECO GROUP APRESENTOU INOVAÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO NO CONGRESSO SAE

Evidenciando o compromisso com os pilares de ESG, Iveco Group participou do Congresso SAE Brasil, em São Paulo.

O Iveco Group marcou presença no 31° Congresso e Mostra Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, que aconteceu ontem e hoje, dias 16 e 17 de outubro de 2024, em São Paulo. Por meio de suas marcas IVECO e FPT Industrial, o grupo trouxe estratégias de descarbonização, como os testes com o novo biodiesel e a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e assertivas para os clientes, reforçando seu compromisso com os pilares ESG.

A gerente de Marketing de Produto da IVECO, Aline Rovath, esteve presente no primeiro dia do evento (16) para abordar a atuação da montadora no contexto da descarbonização do transporte na América Latina.

“Reconhecemos que não existe uma solução única para a descarbonização. Estamos explorando diversas tecnologias, desde o uso de gás natural e biometano até a eletrificação, para substituir progressivamente o diesel”, afirma Aline.

A IVECO se destaca como a única marca do segmento a oferecer um portfólio multienergético, que abrange veículos movidos a gás natural, biometano, eletricidade e diesel (alinhado à tecnologia da norma Euro VI). Sua estratégia está em consonância com a matriz energética brasileira, que conta com 80% da energia proveniente de fontes renováveis.

Um dos pontos centrais da apresentação da executiva foi a ênfase no desenvolvimento de soluções que não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também aumentam a produtividade, oferecendo o melhor Custo Total de Propriedade (TCO) do mercado.

A IVECO é líder global na utilização de propulsão alternativa, com mais de 50 mil caminhões e ônibus em operação em todo o mundo, demonstrando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

O gerente de Qualidade da IVECO, Amintas Fraga, abordou o uso da Inteligência Artificial para acelerar a adequação dos produtos às necessidades dos clientes. 

“Há uma grande oportunidade no uso de ferramentas de IA para antecipar tendências e responder de forma mais ágil às demandas emergentes dos clientes”, explica Amintas.

Encerrando a participação no SAE, o diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, Alexandre Xavier, apresentou os testes realizados do novo biodiesel 100%, chamado de Be8 BeVant, com o motor FPT N67. Sua participação foi no painel Transição Energética para Veículos Comerciais: Biocombustível como uma solução Econômico-Ambiental que focou em propostas inéditas para o avanço do uso dos biocombustíveis no transporte rodoviário comercial.

"A utilização do biodiesel é sem dúvida um dos caminhos da descarbonização no setor de transporte no Brasil, e devemos buscar alternativas tecnológicas no combustível e componentes para viabilizar esta rota dentro da realidade econômica da região", afirma Xavier.

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

FENATRAN: CUMMINS BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES ENERGÉTICAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE.

Criadora de soluções que movem as indústrias mais exigentes e importantes do País, a Cummins Brasil desempenha um papel crítico na construção e preservação para um futuro sustentável.

Na Fenatran 2024, a maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a líder em tecnologia de energia destacará o potencial do Brasil como um dos principais atores na descarbonização por meio da produção de energias renováveis, ao promover um completo portfólio diversificado de soluções energéticas. Com foco nas oportunidades da matriz local, as tecnologias da empresa se apresentam alinhadas às vocações do Brasil para o transporte sustentável, com o uso de biocombustíveis, avanço das soluções diesel e a crescente adoção de soluções de mobilidade elétrica.

A matriz energética brasileira tem se tornado cada vez mais renovável, com destaque para o crescimento da biomassa, energia eólica e solar, que atingiram 49,1% da Oferta Interna de Energia (OIE) em 2023, segundo Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela expansão da geração de eletricidade a partir dessas fontes. Ao mesmo tempo, a participação de fontes fósseis vem diminuindo gradualmente, refletindo a transição energética.

Este mesmo estudo informa que entre 2014 e 2023, a participação dos derivados da cana de açúcar cresceu de 15,7% para 16,8%, refletindo a expansão do uso da biomassa na matriz brasileira. Já o biometano, proveniente de resíduos de saneamento e do bagaço da cana de açúcar, está em rápida ascensão, com uma previsão de crescimento de 600% até 2029, segundo a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás). 

“Com posição de destaque do Brasil na agenda de transição energética global, nossa atuação busca catalisar ainda mais o uso de energias renováveis e soluções de menor impacto ambiental. A verdadeira transformação reside em garantir que nossas soluções sejam compatíveis e funcionem em harmonia com o sistema energético brasileiro. Adotamos uma abordagem multienergética, alinhada às vantagens competitivas locais, para impulsionar a economia e expandir a infraestrutura necessária para sustentar essa transição”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

Com atuação global, a Cummins investiu significativamente, ao destinar um recorde de cerca de R$ 7,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em 2023. No Brasil, os investimentos giram em torno de R$ 50 milhões anualmente e a empresa conta com uma equipe de engenharia, composta por cerca de 130 profissionais, capacitada para fornecer soluções personalizadas aos clientes.

O Centro Técnico Brasil da Cummins, localizado em Guarulhos (SP), posicionou-se no cenário global, ao abrir suas portas para serviços externos ao receber solicitações de desenvolvimento de outros países. Com investimentos que ultrapassam R$ 8,8 milhões, o laboratório se tornará habilitado e reconhecido até o fim de janeiro de 2025 pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos, como IPA e CARB, destacando-se como uma referência na América Latina ao atuar como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

“Neste ano, completamos 53 anos de atuação no mercado brasileiro, cujo destaque é a importância dos nossos investimentos locais para atender às indústrias. Nossa missão é garantir que os equipamentos funcionem de maneira que faça sentido econômico e ambiental”, como reforça Rishi. “Além disso, estamos ampliando nossa capacidade de incluir sistemas de propulsão completos para apoiar também os nossos clientes em sua jornada de descarbonização, independente do caminho escolhido”.

De gigante em motores a líder em soluções diversificadas de trem de força - Projetos inovadores, como a plataforma de motores HELM™, conectam as tecnologias atuais às do futuro, marcadas por soluções zero emissão da Accelera by Cummins, enquanto as tecnologias já implementadas continuam a evoluir para atender às demandas atuais do setor. “A nossa proposta para esta Fenatran transitará por tecnologias diversificadas do atual cenário e do futuro, baseadas na necessidade global mais urgente que é a descarbonização”, reforça o presidente.

HELM™

Em um cenário no qual as inovações em eletrificação e células de combustível avançam, a infraestrutura adequada é imprescindível para suportar essas tecnologias. "Não podemos esperar 20 ou 30 anos para iniciar a descarbonização. Como solução para conectar o presente às inovações do futuro, a plataforma HELM™ se apresenta como uma tecnologia inovadora para essa transição crucial”, afirma Rishi.

Plataforma HELM™ - Motor X15H, hidrogênio

Destaque nesta edição da Fenatran, a plataforma de motores HELM™ - Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels (Maior Eficiência, Menos Emissões e Múltiplos Combustíveis) diferencia-se pela flexibilização em atender às necessidades específicas dos clientes e às demandas locais ao operar com diversas propostas de combustíveis. A plataforma HELM™ será exibida na versão X15L, incluindo três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio. Embora visualmente as inovações possam parecer semelhantes, é nesse sistema (cabeçote) que as diferenças ocorrem devido à variação das tecnologias de injeção de combustível. Além da versão 15 litros, as plataformas Cummins HELM™ incluem as versões B 6.7 e X10.

Versátil, a plataforma HELM™ no mercado brasileiro também pode operar com diferentes blends de biodiesel, biocombustíveis, HVO, gás natural, gasolina e até o hidrogênio, este último sendo posicionado no topo da cadeia. Para o Brasil, a Cummins considera fundamental uma plataforma de motores a combustão interna capaz de utilizar uma variedade de biocombustíveis, como biogás e etanol.

Accelera by Cummins

Em 2023, a Accelera by Cummins, marca zero emissão, foi lançada globalmente como forma de acelerar os esforços da empresa para alcançar a estratégia de Destino ao Zero, com foco na evolução das tecnologias zero emissão. Atualmente, o portfólio da Accelera by Cummins inclui células de combustível, baterias, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores para produção do hidrogênio verde.

Para esta Fenatran 2024, a Accelera by Cummins também traz novidades para o mercado brasileiro com o lançamento da nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD44, que reforça a aposta no hidrogênio como vetor energético do futuro. Com essas tecnologias, a Cummins oferece uma visão de longo prazo, integrando soluções que permitem a eletrificação e o uso de combustíveis limpos de maneira eficiente e competitiva. 

14Xe

A nova geração do 14Xe traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, como aumento da eficiência energética, maior torque e potência, além de recursos avançados em segurança funcional e cibersegurança. O 14Xe integra sistemas que monitoram continuamente o desempenho de componentes críticos, permitindo a detecção precoce de falhas. Simultaneamente, suas funcionalidades de cibersegurança protegem as informações trocadas entre o eixo e outros sistemas do veículo, garantindo a integridade e a proteção contra ataques cibernéticos. Equipado com inversor de alta potência ELFA 3 V3.2, otimizando o desempenho para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) entre 12t e 24t, o novo eixo elétrico traz faixa de potência contínua de 130 kW, 150kW, 180kW e 230 kW, e potência de pico de 290 kW.

Já o conceito da célula de combustível HyPM™ HD44, de 45 kW, reforça o uso do hidrogênio verde para geração da eletricidade por meio de uma reação com o oxigênio que, por sua vez, é responsável por carregar as baterias do veículo, alimentando o motor de tração elétrico.  Além do HyPM™ HD44, o portfólio de célula de combustível da Accelera by Cummins inclui a nova geração dos sistemas FCE300 e FCE150 recém-lançados globalmente, que oferecem maior densidade de potência e eficiência.

Inovações para o agora

A Cummins Brasil destaca suas inovações tecnológicas em seu estande, com o motor de 4 cilindros F 4.5, com a maior densidade de potência no mercado brasileiro. O motor será equipado com o sistema de pós-tratamento Single Module, que atende às regulamentações Euro VI / Proconve P7. 

Motor F4.5 Euro VI

O Cummins Single Module é composto por quatro componentes principais: o Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), o Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), o Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR). Essa configuração modular facilita a manutenção, ao contrário de sistemas concorrentes, frequentemente mais complexos e onerosos. Além disso, o sistema é compacto e leve, apresentando 60% menos volume e 40% menos peso do que soluções equivalentes, otimizando ainda mais os projetos dos clientes. 

Sistema de pós-tratamento Single Module Euro VI

Outra inovação a ser apresentada é o eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Desenvolvido pela equipe de engenharia da Cummins, o eixo atende às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito, com um design aprimorado que aumenta a capacidade de carga em 11% em comparação com o modelo anterior.

Eixo MS -18X HD

Soluções de combustíveis alternativos para o transporte brasileiro

A Cummins ainda expande seu portfólio de soluções a gás ao promover os novos motores B6.7N e M15N, alinhada às vocações brasileiras para o uso de combustíveis renováveis. Essas novas opções, prontas para operar também com biometano, são ideais para aplicações como caminhões de lixo, ônibus e transporte pesado, oferecendo uma alternativa de baixo carbono com alta eficiência. O B6.7N possui potência de 190 a 280 hp, enquanto o M15N, o mais potente motor a gás do mercado brasileiro, entrega até 523 hp, recomendável para caminhões de cana de açúcar e outras aplicações de grande porte.

O etanol também integra portfólio da Cummins. A líder em tecnologia anunciou no segundo trimestre deste ano a motorização eletrônica QSB7 a etanol, combustível estratégico para o Brasil, equipado em um grupo gerador. Esta motorização, em testes promovidos pela equipe de engenharia brasileira e pelo Centro Técnico Brasil, compartilha os componentes da versão a gás natural, ciclo Otto. A Cummins estima que o equipamento com motor QSB7 a etanol ofereça potência semelhante à versão a diesel.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

GENERAL MOTORS LANÇA PROGRAMA DE CARRO CHEVROLET POR ASSINATURA

Veículos premium e os novos elétricos da marca estão disponíveis agora nacionalmente pela GM Fleet, incluindo Equinox EV e Blazer EV; planos são de 12, 24 ou 36 meses e proporcionam redução do custo operacional em até 60% para a empresa contratante.

Chevrolet Blazer EV

A GM Fleet está lançando seu programa de assinatura de automóveis. O serviço tem abrangência nacional e é exclusivo para pessoa jurídica, que tem a opção de realizar todo o processo de contratação de forma online.

Os planos são de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês já inclusas as despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada. A GM Fleet se diferencia por disponibilizar serviços de conectividade e segurança do OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência 24 horas, além de retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet. Outra vantagem é a oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

“A GM Fleet conta com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento da marca pelo Brasil. Toda esta estrutura viabiliza um atendimento customizado e assessoria qualificada ao cliente, permitindo um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota”, explica Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet.

A locadora se diferencia pela comodidade nos processos, rápida disponibilidade da frota e oferta de serviços agregados ao contratante, além de proporcionar uma experiência totalmente diferenciada ao condutor. Entre os grandes benefícios está a garantia de manutenção feita na rede autorizada, com mão de obra qualificada pela GM e uso de peças genuínas.

Chevrolet Equinox EV

O programa de carro Chevrolet por assinatura foca em profissionais liberais e empresas que buscam veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos ou como ferramenta de negócios. Há planos com contratos a partir de um veículo, numa lista pré-determinada, como os recém-lançados Blazer EV e Equinox EV.

Para os interessados em experimentar os benefícios de um elétrico no dia a dia, a assinatura é uma alternativa interessante, principalmente aos que ainda não estão inclinados a adquirir um veículo desta categoria. A modalidade de subscrição tende a acelerar a adoção dos EVs.

Contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio da Chevrolet, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer e S10. As simulações e planos de adesão são feitas diretamente no site da GM Fleet. Neste caso, especialistas orientam e prestam consultoria para melhor composição da frota.

“Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no país, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. A previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completa Fernandes.

Na renovação da assinatura, o cliente recebe outro veículo zero-quilômetro - sem preocupação com a revenda do anterior. Toda operação acontece numa concessionária Chevrolet, para maior segurança e comodidade.

O usuário do veículo também pode adquirir o bem em condições especiais, quando a política da empresa contempla este benefício.

Vantagens do programa de terceirização de frotas e de assinatura de carros Chevrolet pela GM Fleet

- Consultoria de experts para a composição de frotas.

- Suporte da rede Chevrolet para a entrega técnica do veículo.

- Manutenção com mão de obra especializada e peças genuínas.

- Alerta de revisão e opção de serviço com agendamento prévio.

- Assistência emergencial 24 horas e suporte de concierge.

- Oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

- Planos de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês.

- Despesas com IPVA, licenciamento, seguro e gestão de multas em mensalidade única.

- Plataforma digital para gerenciamento da frota com dados de quilometragem e consumo.

- Possibilidade de aquisição do veículo em condições especiais ao término do contrato.

- Por meio do OnStar, o cliente conta com Wi-Fi no carro, manutenção proativa e acionamento de pronta-resposta em caso de acidente, entre outros serviços.

General Motors América do Sul

BRASILEIRA CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Marta Rossi, criadora do Festuris em Gramado/RS, é conhecida por suas iniciativas inovadoras em sustentabilidade no turismo.

Foto: Gustavo Merolli/Divulgação.

A empresária brasileira Marta Rossi, fundadora da Rossi e Zorzanello de Gramado/RS, ganhou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”, que está em sua terceira edição. O concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET).

A divulgação do resultado ocorreu nesta semana, durante o congresso da entidade que acontece até esta sexta-feira (18), na República Dominicana. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que ela organiza, também conquistou o primeiro lugar na categoria Associada.

Marta, responsável por eventos importantes em Gramado, foi premiada por suas práticas que promovem o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e sociocultural. Em termos econômicos, a Rossi e Zorzanello é responsável por marcas como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil, além do extinto Chocofest.

Com o Festuris, no ano passado, a economia local e regional teve um impacto de cerca de R$ 50 milhões. Em negócios durante a Feira, a estimativa é de que foram gerados mais de R$ 400 milhões.

Na área ambiental, o Festuris é pioneiro no debate e proposição de alternativas para a sustentabilidade no turismo. Uma das ações realizadas é a Árvore da Integração, que envolve o plantio de uma araucária no pátio do Centro de Eventos. A iniciativa também inclui a distribuição de mudas e práticas como a redução do uso de plásticos durante o evento, bem como a separação de resíduos e a destinação correta.

No âmbito social, Marta Rossi, por meio da Rossi e Zorzanello, apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da APAE. Durante o Festuris, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo recebem apoio. A Escola Municipal Vicente Casagrande também é contemplada com recursos oriundos do Transporte Solidário, que oferece transfer do aeroporto até Gramado durante o evento. Atividades envolvendo o PAMA e a Semearhis também são realizadas.

“Não almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, destacou Marta Rossi, ao receber a premiação.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

MARCOPOLO APRESENTA SUAS SOLUÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE NO CONGRESSO SAE BRASIL 2024

A Marcopolo expõe suas soluções para a descarbonização do transporte no Congresso SAE BRASIL 2024, que acontece nestes dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A fabricante apresenta os veículos Volare Attack 9 Híbrido/elétrico movido a etanol e um ônibus Viale movido a Hidrogênio, desenvolvido para um projeto na USP – Universidade de São Paulo.

Além dos veículos expostos, executivos da Marcopolo participarão de dois painéis do Congresso. No painel Montadoras e seus veículos a H2, Renato Machado Florence, gerente de engenharia de desenvolvimento de chassi, comentará sobre os projetos da companhia relacionados ao uso da tecnologia, no painel Ferroviário Daniel Rodrigues, consultor comercial da Marcopolo Rail, abordará os recentes avanços da marca e ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol

O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG.

O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.

A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.

Marcopolo Rail, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização. 

Marcopolo Rail People Movers

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers entregues ao Aeroporto de Guarulhos para a movimentação entre terminais, além do fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

 Marcopolo Rail Prosper

Entre os projetos da companhia também está o Prosper Hybrid, apresentado recentemente ao mercado e voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias.

Recentemente, a companhia anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Serviço
31º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil
16 e 17 de outubro, das 9 às 18h
Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CORTECO, EM PARCERIA COM A REDE OFICINA AMIGA DA MULHER, REALIZA WORKSHOP DE MECÂNICA BÁSICA.

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, em parceria com a Rede Oficina Amiga da Mulher, realizará o Workshop Mecânica Básica. Trata-se de um treinamento presencial, no qual serão apresentadas dicas essenciais de mecânica básica para os profissionais da reparação.

Essa capacitação conta com três turmas, sendo uma direcionada somente para mulheres e as outras duas serão focadas em pessoas que querem iniciar na área da mecânica. Os encontros acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na PMZ Escola do Mecânico em Manaus (AM). Durante o curso, além das questões relacionadas à mecânica no dia a dia, serão abordados pontos ligados ao atendimento ao cliente para que possam ser aplicados e contribuírem como um importante diferencial dentro das oficinas. 

“Com este Workshop em conjunto com a Rede Oficina Amiga da Mulher, temos a expectativa de receber cerca de 40 profissionais participantes por turma, totalizando 120 pessoas. Será uma oportunidade rica para aproximação com as oficinas, além de compartilhar nosso conhecimento sobre o tema, envolvendo mecânica e também e informações gerais sobre os produtos Corteco”, explica Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Rede Oficina Amiga da Mulher

Fundada em 2016, por Bárbara Brier, comunicadora e mecânica, o objetivo é ensinar mecânica básica para mulheres. Atualmente, a Rede Oficina Amiga da Mulher é pautada pelo Selo de Responsabilidade Social, elevando a qualidade de entrega e excelência das oficinas certificadas, por meio de relacionamento estratégico e conteúdo junto às empresas do setor automotivo.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos,  clique aqui e acesse o site (www.corteco.com.br), faça contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação