terça-feira, 22 de outubro de 2024

CARREGAMENTO ULTRARRÁPIDO INAUGURA UMA NOVA ERA NAS RODOVIAS ELÉTRICAS DO BRASIL

Com a crescente adoção dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga ultrarrápida promete transformar o transporte e impulsionar a mobilidade sustentável nas estradas brasileiras

A revolução nas rodovias elétricas está em curso, e o carregamento ultrarrápido para veículos elétricos se destaca como um fator crucial para essa transformação. Com o aumento contínuo da frota de veículos elétricos (VEs) no país, a demanda por soluções de recarga rápidas e eficientes se torna cada vez mais urgente.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o número de VEs em circulação no Brasil aumentou 41% em 2023. A expectativa é que, até 2030, esses veículos representem 30% da frota nacional, exigindo uma rede de carregamento robusta. Em âmbito global, a International Energy Agency (IEA) prevê que mais de 130 milhões de veículos elétricos estarão nas ruas até 2030, intensificando a necessidade de estações de recarga ultrarrápida.

As rodovias equipadas com essa tecnologia serão essenciais para essa transição. O carregamento ultrarrápido permite que as baterias alcancem até 80% de carga em apenas 20 a 30 minutos, proporcionando a conveniência necessária para longas viagens.

Evandro Mendes, CEO da Eletricus, ressalta a importância dessa infraestrutura no Brasil: "O futuro das nossas rodovias está na eletrificação. Para que os veículos elétricos sejam uma alternativa viável e competitiva, é fundamental contar com uma infraestrutura que possibilite carregamentos rápidos e eficientes. A Eletricus está investindo pesadamente em estações de recarga ultrarrápida para garantir que os motoristas possam viajar sem se preocupar com a autonomia dos seus veículos."

A Eletricus lidera esse movimento com a meta de instalar 200 novas estações de recarga ao longo das principais rodovias do país até o final de 2025. Essas estações serão posicionadas estrategicamente para oferecer fácil acesso aos motoristas, viabilizando viagens mais longas com maior tranquilidade.

Além disso, a energia usada para alimentar essas estações virá de fontes limpas, como solar e eólica, garantindo que todo o processo de recarga seja sustentável e reduza ainda mais a pegada de carbono. "Nosso compromisso é fornecer soluções que beneficiem os motoristas e, ao mesmo tempo, contribuam para um futuro mais verde e sustentável" , reforça Mendes.

Essa mudança estrutural nas rodovias brasileiras está alinhada com os compromissos internacionais de redução das emissões de carbono e com as metas nacionais de eletrificação de uma parte significativa da frota até 2035. Com o apoio de empresas como a Eletricus, o Brasil avança rumo a uma era de transporte mais eficiente, seguro e ecológico.

A Eletricus é referência no mercado de soluções de recarga para veículos elétricos, reconhecida por sua excelência e inovação. Em cinco anos de atuação, consolidou-se como uma das principais referências do setor em nosso país em soluções de recarga para veículos elétricos, atendendo os diferentes setores industriais, comerciais, condomínios corporativos e residenciais. A Eletricus oferece soluções completas de produtos e serviços para cada cliente, desde análise de cargas e instalação, desenvolvimento dos projetos até a manutenção contínua dos equipamentos, garantindo confiabilidade, segurança, economia e sustentabilidade em todas as suas instalações.

Eletricus
Virei Notícia

BANCO CNH CRESCE NO RANKING DAS 500 MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL.

Instituição subiu 19 posições no ranking geral e integra a lista das 100 maiores empresas do Paraná

Heberson de Góes, presidente do Banco CNH; e Jéssica Kosak, gerente de Operações e Marketing.

O Banco CNH, celebrando 25 anos de atuação no Brasil, está mais uma vez no ranking das “500 Maiores do Sul”, do Grupo Amanhã, ocupando a 59ª colocação, subindo 19 posições em relação ao ano passado. O prêmio é um reconhecimento às empresas com melhor performance financeira e que mais geram valor e relevância para o ambiente de negócios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Banco também compõe o ranking dos 100 Maiores do Paraná, na 21ª posição.

A instituição alcançou ainda a 28ª posição em Receita Líquida e 14° lugar em Patrimônio Líquido do Paraná, subindo 10 e 4 colocações em relação ao ano passado, respectivamente. 

“Para nós, estar entre as maiores empresas da região sul, onde temos importantes clientes, é uma validação de nossa estratégia e do impacto positivo que buscamos gerar em nossos mercados. Este prêmio reflete não apenas nossos resultados financeiros, mas também uma governança sólida e robusta, além do nosso compromisso com a excelência operacional e a criação de valor para nossos clientes, colaboradores e parceiros de negócio”, comemora Heberson de Góes, presidente do Banco CNH.

A gerente de Operações e Marketing do Banco CNH, Jéssica Kosak, representou a instituição na cerimônia de premiação das empresas paranaenses, que aconteceu nesta segunda-feira (21), na FIEP, em Curitiba-PR.

Promovido pelo Grupo Amanhã, com o apoio técnico da PwC Brasil, o ranking “500 Maiores do Sul” tem como metodologia o VPG – Valor Ponderado de Grandeza –, resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

GEBRÜDER WEISS COMEMORA 20 ANOS NA SÉRVIA.

Desde o seu início, há duas décadas, a empresa de logística investiu mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento de sua rede e serviços na Sérvia.

Funcionários comemoraram 20 anos da Gebrüder Weiss na Sérvia Foto: Gebrüder Weiss/Bogdanovic.

Vinte anos após entrar no mercado sérvio, a empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss faz um balanço positivo. “A Sérvia passou por um desenvolvimento econômico notável nos últimos anos. Nossa decisão de estabelecer um centro logístico central para os Bálcãs Ocidentais aqui provou ser a correta”, explicou Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss, durante coletiva de imprensa em Belgrado, na última semana.

A Sérvia se tornou um mercado de aquisição atraente para peças automotivas, alimentos, têxteis e móveis, com cerca de 70 por cento das exportações indo para a UE. Além disso, o país dos Balcãs é o principal fornecedor de produtos agrícolas para muitos de seus países vizinhos, incluindo Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia do Norte.

Hoje, a Gebrüder Weiss oferece aos seus clientes na Sérvia transporte de carga terrestre, aérea e marítima , desembaraço aduaneiro e soluções de logística. Remessas de carga de grupagem vão para países vizinhos e para o mercado único da UE várias vezes por semana. O provedor de logística tem um total de 20.000 metros quadrados de espaço logístico no país. Em 2023, a empresa gerou uma receita líquida de 53 milhões de euros.

Unidade de Dobanovci. Foto: Gebrüder Weiss

Além de sua sede em Dobanovci, perto de Belgrado, a Gebrüder Weiss tem três outros locais na Sérvia: em Novi Sad, no norte, e em Niš e Strojkovce, perto de Leskovac, no sul. Um novo armazém logístico em Dobanovci iniciou suas operações recentemente. A empresa já investiu mais de 20 milhões de euros em suas instalações logísticas. "Até o final do ano, teremos investido um milhão de euros adicionais em nossos serviços de entrega em domicílio e espaço adicional de armazém", diz Thomas Schauer, gerente regional para a Europa Central e Sudeste da Gebrüder Weiss.

Outra área de foco é a sustentabilidade. Por exemplo, a unidade de Dobanovci obtém toda a sua eletricidade de uma usina de energia solar, reduzindo as emissões de CO2 em 90 toneladas por ano. Oito caminhões a gás natural (GNC) operam em quatro rotas para a indústria de bens de consumo. Além disso, detergentes e agentes de limpeza são transportados de forma sustentável por ferrovia para a Alemanha. 

Gebrüder Weiss utiliza oito caminhões movidos a gás para transportar bens de consumo na Sérvia. Foto: Gebrüder Weiss/Zlatkovic.

"Todos os anos, 1.500 contêineres rodam por ferrovia de Budapeste para a área do Ruhr. Isso nos economiza mais de mil toneladas de CO2 em comparação com o transporte convencional por caminhão", explica Roland Raith, gerente nacional da Sérvia na Gebrüder Weiss. No ano que vem, os transportadores eletrônicos de emissão zero também serão usados ​​para entregas a clientes finais na Sérvia.

Começando com um pequeno escritório em Belgrado em 2004, a Gebrüder Weiss agora emprega 300 pessoas na Sérvia. 

Equipe de Transporte Terrestre na unidade de Belgrado. Foto: Gebrüder Weiss / Bogdanovic.

A Gebrüder Weiss foi uma das primeiras empresas de logística a implementar o princípio de treinamento duplo para jovens profissionais lá. Desde 2018, os jovens profissionais têm recebido treinamento no trabalho e acadêmico em cooperação com a Escola Técnica e de Transporte em Belgrado. "Oferecemos aos jovens profissionais perspectivas de carreira de longo prazo em uma variedade de ocupações de logística", diz Roland Raith.

e/d: Wolfram Senger-Weiss, CEO; Roland Raith, Country Manager para a Sérvia e Thomas Schauer, Regional Manager para a Europa Central e Sudeste, por ocasião da coletiva de imprensa da Gebrüder Weiss. Foto: Gebrüder Weiss / Bogdanovic.

Gebrüder Weiss Sérvia
- Fundada: 2004
- Receita anual de 2023: 53 milhões de euros
- Funcionários: 300
- Área de logística: 20.000 metros quadrados
- Volume de investimento desde a entrada no mercado: mais de 20 milhões de euros
- Última expansão: 3.600 metros quadrados de novo espaço de depósito na sede da Dobanovci
- Remessas terrestres movimentadas em 2023: 290.000
- Entregas ao domicílio em 2023: 62.000

A Gebrüder Weiss Holding AG, sediada em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos com cerca de 8.600 funcionários em 180 locais próprios. A empresa gerou receitas de 2,46 bilhões de euros em 2023. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os pontos fortes gêmeos da competência digital e física permitem que a Gebrüder Weiss responda de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e saiba mais (www.gw-world.com).

Gebrüder Weiss

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS INOVA LOGÍSTICA AGRÍCOLA COM PROJETO DE ENTREGAS DE 24H A 48H

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, vem inovando o setor com seu novo serviço de entrega fracionada, o Fast Delivery. Criado em 2022, o projeto tem como objetivo agilizar as operações logísticas, entregando insumos aos produtores rurais em 24h a 48h.

Para atingir essa meta, a Bravo realizou uma série de ações de estruturação, incluindo o redimensionamento e redesenho da frota, com veículos menores, para garantir flexibilidade e agilidade nas entregas, e a criação de pontos de apoio para redistribuição de cargas. Além disso, a empresa aperfeiçoou e desenvolveu tecnologias exclusivas, voltadas para essa operação, tais como APP’s de suporte aos motoristas para auxiliar na localização do destino, que é obtido através da latitude e longitude do cliente final, e roteirização com sequenciamento com as mesmas medidas.

Segundo Jonathan Delpino, gerente comercial e especialista em logística para o agro, “hoje, apesar desse modelo de entregas em 24h a 48h ser comum para bens de consumo, para o agro, que precisa enfrentar os desafios de estradas não pavimentadas e de longas distâncias, inovar nesse nível é algo que traz um grande diferencial para o cliente final, agregando valor para as empresas que podem oferecer esse serviço em suas vendas e trazendo um enorme orgulho para a Bravo, que é pioneira neste projeto”.

O modelo atende consumidores finais, a partir das indústrias ou revendas que possuem estoque na Bravo, facilitando o acesso aos produtos, como em períodos de repique ou em aplicações de insumos em pequenas áreas, onde o produtor precisa apenas de uma pequena quantidade do produto de forma rápida para resolver seu problema. “O projeto quer ampliar a acessibilidade do produtor aos insumos e garantir que a indústrias e revendas possam atendê-lo com maior rapidez. Ter esse serviço é importante para garantir a aplicação emergencial e, consequentemente, uma maior produtividade”, diz.

Mercado

O sucesso do Fast Delivery fez a Bravo verificar que é possível avançar muito nesse modelo. O potencial de mercado para esse tipo de negócio é muito grande, visto que pode ser oferecido tanto para indústrias, quanto para revendas que desejam ter um operador logístico.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

NEW HOLLAND CONSTRUCTION LEVA SOLUÇÕES VERSÁTEIS E CONECTADAS PARA A PAVING EXPO 2024

A New Holland Construction, marca da CNH, apresenta seu portfólio de máquinas e soluções para infraestrutura viária e rodoviária na 7ª edição da Paving Expo. Um dos maiores eventos do setor no país, a feira acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de outubro.

Atenta às tendências do mercado e às necessidades do segmento, a New Holland leva ao evento um pacote robusto e versátil de produtos conectados para o suporte em cada etapa da pavimentação, desde a preparação do terreno, espalhamento e transporte de materiais, até o nivelamento, compactação do solo, além do acabamento e limpeza, tanto para o asfalto quanto para o concreto. O público poderá ver a motoniveladora RG 170B.EVO, o rolo compactador V110PD, a minicarregadeira L330 e a mini escavadeira E35D, lançada recentemente. Saiba mais aqui.

“O mercado de infraestrutura está em constante evolução e sabemos que os desafios são muitos. Por isso, nosso foco está em oferecer soluções versáteis, que aumentem a eficiência, melhorem a produtividade e reduzam o tempo de operação” explica Rafael Barbosa, gerente de Marketing de Produto e Treinamento da New Holland Construction para a América Latina.

Sempre com foco no cliente, a marca apresenta, em primeira mão na América Latina, o My New Holland Construction, sua mais nova plataforma que auxilia o cliente na gestão da frota. O Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a novidade, que é um lançamento global. A ferramenta foi cuidadosamente projetada para atender do operador ao proprietário do equipamento, maximizando os benefícios e elevando a experiência de telemetria da New Holland Construction.

No My New Holland Construction, o usuário pode acessar os dados de operação gerados pelo sistema de telemetria das máquinas, facilitando a gestão da frota. Na ferramenta é possível monitorar em tempo real a localização e status das máquinas, acompanhar a análise de performance e ter a visão geral das principais informações dos equipamentos, permitindo ao cliente acompanhar métricas e indicadores para otimizar a eficiência das operações e da máquina.

O sistema de telemetria da marca é oferecido de fábrica para toda sua linha de equipamentos. Durante a Paving, os visitantes poderão ver os serviços conectados que a marca oferece em tempo real no estande através do FleetConnect Center, centrais localizadas na fábrica de Contagem/MG e nos concessionários da marca, que analisam e gerenciam os alertas gerados pela frota no campo, auxiliando os clientes da marca na tomada de decisões antecipadas e baseadas em dados.

“A vantagem para os concessionários New Holland é fornecer um suporte mais preciso às frotas dos clientes, com ferramentas avançadas que permitem ações preventivas quando necessário”, afirma Marcelo Barbosa, gerente de Serviços da New Holland Construction.

FLEETPRO: economia em peças de reposição

Também estarão expostos no estande da New Holland na Paving Expo, peças de reposição e implementos FLEETPRO, da CNH, com opções para os clientes que buscam preço competitivo e garantia de fábrica. Comprometida com a qualidade e a evolução contínua do portfólio, a marca apresenta no evento uma série de novidades que poderão ser vistas no estande, como a Vassoura Recolhedora, Rompedor Hidráulico e lâminas curvas.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil e leva condições especiais à feira

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente na Paving Expo como principal parceiro comercial da New Holland Construction. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, na feira o Banco trará opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Serviço
New Holland Construction na Paving Expo
De: 22 a 24 de outubro, das 13h às 20h 
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto 333 - São Paulo, SP 02055-000
Clique aqui para mais informações.

New Holland Construction
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO CAMINHÕES: NOVOS HEXATRENS FMX 6×6 PARA 250 TONELADAS OTIMIZAM AS OPERAÇÕES DE LOGÍSTICA FLORESTAL DA SUZANO.

Já estão em operação os novos caminhões Volvo FMX 6x6 para 250 toneladas, em conjuntos hexatrens. Transportando toras de eucalipto exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas, os novos veículos são mais um projeto da engenharia da marca para garantir produtividade ainda maior para as imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no País. Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima, na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas.

O maior veículo florestal do mundo faz parte das operações de transporte da Suzano, uma gigante do setor e maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6x6 com motor de 540 cv puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como, por exemplo, o uso ainda mais eficiente da bioenergia.

Mais robustez

Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.

“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Jeseniel Valério

Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.

"A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado", destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, o que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO₂/m³.

O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegura Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.

Gigante sustentável

Formada por um time de mais de 40 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Com 12 fábricas no Brasil, e outras na América do Norte e na Europa, a companhia tem capacidade instalada anual de 13,4 milhões de toneladas de celulose, 1,7 milhão de toneladas de papéis e 280 mil toneladas de itens de higiene. Abastece mais de 100 países e seus produtos incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, bem como novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

A indústria de celulose e papel brasileira está entre os maiores players do setor no mundo. A produção local de celulose em 2023 foi de 24,3 milhões de toneladas. Maior exportador mundial, o País vendeu 18 milhões de toneladas de celulose no mercado externo no ano passado e tem 220 empresas e 255 unidades fabris nessa área.

Grupo Volvo América Latina

XCMG VAI LANÇAR UM DOS CAMINHÕES MAIS POTENTES DO BRASIL DURANTE A FENATRAN: O E7-80T, DE 747 CV E CMT DE 80 TON.

São 747 cv de potência, 2.800 Nm de torque máximo, 80 toneladas de CMT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-80T, o novo caminhão-trator é produzido pela XCMG e é 100% elétrico. Possui 400 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 150 km de autonomia. Se estiver tracionando somente um implemento, com 49 ton de carga, o E7-80T amplia sua autonomia para 250 km. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).

O modelo será uma das principais novidades da XCMG durante a Fenatran, que vai ocorrer de 4 a 8 de novembro, na São Paulo Expo. A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.

“Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, informa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG. Orientada para se mover em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente, formulando a visão de “XCMG Verde”, a montadora aprimora constantemente seus produtos eletrificados. O objetivo é comprometer-se em criar modelos neutros na emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente.

Mas isso não é tudo. A XCMG desenvolve outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos. Os caminhões 100% elétricos não são a única solução proporcionada pela empresa, que já oferece comercialmente em outros países veículos movidos por biocombustíveis e hidrogênio. “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar. Mas anote aí: não haverá similar nacional com suas capacidades”, promete Senda.

XCMG

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário.

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior referência mundial. No Brasil, a empresa já realizou mais de 20 mil entregas de veículos.

Instalada em Pouso Alegre, MG, a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui 45 concessionários no Brasil, além de outras quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

XCMG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

FESTURIS CELEBRA REINÍCIO DOS VOOS NO SALGADO FILHO

Aeroporto de Porto Alegre reabre a 17 dias da abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado

O aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, recebeu o primeiro voo comercial na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro, com muita festa e emoção. A equipe do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, acompanhou a retomada das atividades da pista de pousos e decolagens. Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, que presenciou o pouso, resumiu a solenidade: “É um momento marcante para todos nós. O Rio Grande do Sul sabe o quanto nos fez falta o aeroporto”.

Eram 8h03 quando tocou o solo o avião da Azul Linhas Aéreas trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas, entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson. No setor de desembarque um grande e animado público fez a recepção do voo, entre eles o governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta. O trade turístico da serra esteve em peso e festejou muito o reinício das operações.

O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante. Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.

Operação do aeroporto

Logo em seguida, às 8h20, pousou o segundo avião, este vindo de Congonhas com a Gol Linhas Aéreas. Segundo a concessionária Fraport, serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil pessoas.

A partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h às 22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70% da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.

 O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 devem participar.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

RANDONCORP ANUNCIA AQUISIÇÃO DE EMPRESA BRITÂNICA REFERÊNCIA EM SISTEMAS DE FREIO PARA VEÍCULOS COMERCIAIS

Transação efetivada por meio da unidade Master Freios está entre as maiores da história da companhia

Foto: Georgia Tomé/Divulgação Randoncorp

A Randoncorp comunicou ao mercado, nesta quinta-feira, 17 de outubro, que a Master Freios, joint-venture com o grupo Cummins, está adquirindo o controle do Grupo EBS – European Braking Systems, do Reino Unido, referência em soluções de sistemas de freios e reposição para veículos comerciais. A transação, que ainda depende do cumprimento dos termos estabelecidos no contrato para ser efetivada, é de aproximadamente 56 milhões de libras esterlinas, ou cerca de 410 milhões de reais – entre as maiores da história da companhia.

Maior fabricante de sistemas de freios para caminhões, ônibus e semirreboques da América Latina, a Master Freios atua há 38 anos no mercado brasileiro e internacional, com liderança nacional no fornecimento para montadoras, e forte presença em produtos de reposição. Além de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões disco e tambor, a empresa também possui em seu portfólio sistemas de atuação e controle, como válvulas, câmaras de freio, sistemas de ABS, ajustadores de freio e peças em alumínio injetado.

Com a aquisição, a Master Freios passa a incorporar a expertise, estrutura e rede de distribuição do Grupo EBS, presente em mercados fortes de países europeus e asiáticos. A European Braking Systems está entre as líderes no mercado de reposição no Reino Unido e conta com um amplo portfólio de soluções de reposição na indústria automotiva, atuando na fabricação e distribuição de componentes de freios a ar, sistemas de controle de veículos comerciais, como câmaras, válvulas, cilindros e servos para embreagem, entre outros produtos. A empresa conta com duas unidades no Reino Unido e está presente também na China, Irlanda, Estados Unidos, Países Baixos e Romênia.

“Hoje a Master defende a liderança no fornecimento de peças originais para montadoras. Essa transação vai diversificar nosso portfólio e aumentar a exposição para o mercado de reposição de componentes, para que possamos entregar ainda mais soluções aos nossos parceiros”, pontua o diretor de negócios da Master, Bernardo Soares.

“É uma negociação importante para a história da Master Freios, projetando a empresa para um novo patamar, associando uma maior resiliência de receita com atuação global. Além de avanços significativos no segmento do aftermarket, a partir desse movimento, a empresa passará a alcançar novos clientes na Europa e na Ásia, contribuindo significativamente para as estratégias de internacionalização da companhia”, complementa o vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

Com unidades de produção localizadas no Rio Grande do Sul e rede de vendas consolidada com atuação na América Latina, a Master Freios é destaque no desenvolvimento de freios para veículos comerciais com padrões de reconhecimento mundial, entregando aos clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e performance, garantindo ainda mais segurança nas estradas.

“Temos uma estratégia clara de buscar a diversificação dos nossos negócios, seja em segmentos de atuação ou pela nossa presença global. A cada movimento, vamos impulsionando nossas verticais de negócios nesse objetivo geral, levando a expertise, liderança e excelência que o mercado já conhece para novas geografias, garantindo, assim, uma jornada de crescimento sustentável”, reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Randoncorp
ANK Reputation

MARCOPOLO RECEBE VICE-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO EM SÃO MATEUS

Visita teve como objetivo apresentar o ônibus elétrico da companhia e os avanços da expansão da fábrica na cidade

A Marcopolo recebeu o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, para apresentar o primeiro Attivi Integral, ônibus elétrico com chassi e carroceria próprios da marca, finalizado na fábrica de São Mateus.

A visita destacou também os avanços para a ampliação da capacidade produtiva da operação no estado. A iniciativa representa um salto na produção de veículos fabricados por dia, que passará de 16 para até 26 unidades diárias, além da ampliação da contratação de profissionais em até 20%.

“Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte e os investimentos em São Mateus é um exemplo desse trabalho. A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais, por isso apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”, pontua Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

Os investimentos da Marcopolo em São Mateus já resultam em marcos importantes para a empresa e também para o estado, como a primeira exportação feita a partir da unidade. Pela primeira vez, 50 ônibus urbanos montados no Espírito Santo serão enviados ao mercado internacional e circularão em Luanda, na Angola.

"A ampliação da operação da Marcopolo é uma conquista para o Espírito Santo. É gratificante quando as políticas públicas de incentivos contribuem para a consolidação e crescimento de empresas que têm a capacidade de gerar oportunidades às pessoas. Novas linhas de produção são mais postos de trabalho, mais empregos, mais renda e desenvolvimento na região e no estado. Agora o Espírito Santo produz ônibus 100% elétrico e exporta ônibus para outro continente. Tecnologia e qualidade de produtos capixabas para o Brasil e mundo", destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

A ESPERA. Por Marli Gonçalves*

Já reparou que estamos sempre à espera de algo, alguma coisa? À espera de iluminação sem que necessariamente seja elétrica. Por menor que seja, por maior que seja, breves, longas, doidas, a vida nos traz uma sucessão de esperas que, enfim, e talvez, a qualquer hora encerrem algum capítulo. Me diga: dá para viver sem ansiedade?

Milhões de paulistanos passaram a semana esperando a luz, a energia elétrica apagada depois de alguns minutos de ventos e chuvas que escancaram o que sempre ando dizendo, que São Paulo está se tornando cada dia mais impraticável e em diversos sentidos. Inclusive em seus comandos, as instituições, governo e empresas das quais dependemos. A cada previsão do tempo continuamos esperando transtornos e, pior, a ocorrência de alguma desgraça, faça chuva, sol, calor ou frio.

Brasileiros torcedores do futebol, por exemplo, esperam que se faça luz, mas na Seleção Brasileira, que anda faz tempo uma coisinha bem chata e sonolenta de se acompanhar, sem brilho. Antes era alegria.

Esperamos por aí o surgimento não só de novos craques, como também de lideranças diversas que realmente nos empolguem, novos quadros, personalidades interessantes que de alguma forma substituam os tantos que se aposentam ou nos deixam saudosos. Os mitos verdadeiros nos abandonam. Os ídolos passam à História, ficamos por aqui lendo seus livros, ouvindo suas músicas, admirando suas artes.

Esperamos alguma salvação – daí buscamos céus, terras, o invisível, o indizível. Ouvimos promessas que nunca se concretizam, enfim, o que até já sabemos, mas elegemos sempre quem faz as mais irreais, até parece para ter a certeza da decepção, parte desse cotidiano – e o que dá conversa e vazão à raiva nos anos seguintes quando até de muitas nos esquecemos.

Aguardamos momentos, mensagens, respostas às muitas dúvidas, o acesso aos sonhos que internamente todos cultivamos. Um olhar especial sobre nós, nem sempre de amor ou romântico, mas de reconhecimento do qual nunca intimamente desistimos.

Ah, alguma explicação, certamente você aí espera. Seja sobre o que pode ter acontecido, se fez algo errado, se falou o que não devia, talvez não tenha sido suficientemente claro, corajoso ou competente. Cada vez o silêncio e a ausência trazem mais inquietação. No amor, isso é cruel.

Aguardamos. Quando preparamos um alimento, seu sabor. Quando plantamos, o florescer. O que criamos, seja projeto, gente ou bicho, crescer. Imagino sempre a espera da mãe por um filho, o misto de angústia, alegria, medo. Concluo que todos sempre temos, de alguma forma, gestações que nos trazem os mesmos sentimentos.

Esperamos que nada nos faça mal, e que não façamos inimigos. Que sobrevivamos com alguma dignidade, força e saúde porque o contrário é a morte, a tal única certeza um dia. Esperamos ter razão.

Haja paciência.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


LUZES: NA TERRA, MAR E AR. Por chicolelis*

Imagem ilustrativa - Foto: Piqsels.

O primeiro farol do carro surgiu em 1899, quando seu criador (não existe registro do seu nome) se inspirou em candelabros à vela. Entre os primeiros modelos a fazer uso desse equipamento foi o Peugeot Tipo 3, modelo do primeiro carro importado para o Brasil, por Alberto Santos Dumont, o Pai da Avião. O farol elétrico veio em 1912; com dois filamentos e defletor chegaram em 1930. Cinco anos depois, surgiram os primeiros modelos de carros que tiveram os faróis embutidos em suas carrocerias. E os faróis foram evoluindo até chegarem aos modelos de hoje, que utilizam LED. E, pela legislação, a partir deste ano todos os veículos, quer sejam híbridos, elétricos ou a combustão, são obrigados a sair de fábrica equipados com a luz diurna obrigatória, conhecida como DRL.

Mas falar sobre faróis para os automóveis é algo que não causa muita curiosidade, pois todo mundo, seja motorista ou pedestre, conhece bem essa peça indispensável que, muitas vezes, é mal usada, na guerra dos faróis, por exemplo, em estradas de pistas simples, ou da falta do uso deles nas vias urbanas. E, vou incluir as setas direcionais, que não são muito usadas pelos motoristas brasileiros.

E no mar?

Bem, no mar a situação é outra. Os faróis não são peças principais na sinalização das viagens. O mais importante é a cor das luzes colocadas à boreste (direita da embarcação), a verde, e a bombordo (esquerda), vermelha. Elas indicam quando algum barco se aproxima ou se afasta. Quando se avista uma luz invertida, é porque há uma embarcação vindo na sua direção. Nesse caso é passar com a luz verde cruzar com a luz verde do outro barco.

Essa é a regra: a embarcação que estiver  navegando pelo boreste (direita) e for avistada, olhando para a direita,  uma outra com a luz de bordo vermelha, esta tem preferência. As únicas exceções ficam para barcos a vela e os de pesca arrastando redes que sempre têm preferência, independente do bordo em que estejam.

Agora, imaginem essas regras no trânsito das nossas cidades e estradas. O nosso motorista não obedece a distância mínima e quem obedece corre o risco de ter o espaço entre seu carro e o da frente, ocupado por um apressadinho que não obedece este “mandamento”. Na cidade, quem vem da direita tem preferência no cruzamento, mas quem respeita a regra? Você obedece ou conhece alguém?

No ar

Como informa a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as luzes externas  servem, especialmente à noite, para auxiliar o piloto nas ações de decolagem e aterrissagem de um avião comercial.

Luzes de ponta de asa

São luzes instaladas na ponta de cada asa, mostrando o sentido em que segue o avião. “Essa sinalização é padronizada na avião comercial no mundo todo. A luz esquerda é vermelha e a direita é verde. Com isso o controlador de voo consegue ver o sentido do avião, diz o consultor técnico da ABEAR, Raul Souza..

Beacon

Não confunda com bacon, apesar da sua cor vermelha. Ela está situada embaixo e em cima do avião, no meio da aeronave, para mostrar que os motores estão ligados e só apagam quando eles são deligados. Serve também como sistema anticolisão.

Luz traseira

Ela é branca sinalizando a cauda do avião e serve para calcular o tamanho do mesmo, medindo-se a distância entre ela o beacon, que fica no meio..

Luzes de aterragem

São localizadas no trem de pouso  ou nas asas. Iluminam a pista e auxiliam o piloto na decolagem e na aterrissagem. Podem ser brancas ou amarelas..

Luzes de motores

Os motores têm uma luz só para eles, mas apenas usadas em caso de acidentes, como colisão com pássaros. Estão nas partes laterais da fuselagem. São brancas ou amarelas.

Strobe

Essas são conhecidas de qualquer um que, à noite, olhando para um avião passando, logo as identificas. São brancas que piscam, com os antigos flashes das máquinas fotográficas (alguém ainda lembra delas?) e podem ser vistas a quilômetros de distância. Estão na frente do avião, mas podem estar nas asas e na sua traseira.



*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

VOLVO COMEMORA MARCA HISTÓRICA: UM MILHÃO DE XC40 PRODUZIDOS EM SUA FÁBRICA NA BÉLGICA.

Em 2017, o primeiro Volvo XC40 foi entregue na planta da cidade belga de Ghent. Agora, sete anos depois, a marca de um milhão de unidades de XC40/EX40 produzidos foi superada. Isso mostra o sucesso recorrente deste SUV versátil, assim como a estratégia de fabricar os carros onde são vendidos.

“Superamos uma marca muito importante na história da Volvo Car Ghent e estou muito orgulhoso de falar que produzimos um milhão de XC40/EX40 aqui”, afirma Stefan Fesser, Gerente da Fábrica em Ghent. “Com nossa equipe dedicada e altamente qualificada, temos dado continuidade à nossa estratégia rumo à eletrificação, considerando que já produzimos mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”.

Apresentado em setembro de 2017 em um evento especial em Milão (Itália), o Volvo XC40 foi nosso primeiro SUV compacto premium. Logo de cara, o carro caiu no gosto do público, tornando-se o modelo mais vendido da marca e vencendo o prestigiado prêmio de Carro Europeu do Ano, em 2018 - o primeiro modelo da Volvo a conquistar este feito.

A partir de 2020, o XC40 também passou a ser disponibilizado na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo puramente elétrico fabricado em grande escala. Ele pavimentou o caminho para que a marca sueca alcançasse o nível de ser uma das montadoras líderes no segmento premium elétrico. Este tipo de tecnologia permite desenvolver carros que sejam atualizados de maneira remota (over-the-air), da mesma forma que são impulsionados por motores elétricos desenvolvidos pela própria Volvo.

Ao longo de 2024, o XC40 foi rebatizado, passando a se chamar EX40.

Isso faz parte da estratégia de simplificar os nomes dos modelos totalmente elétricos. Desta forma, a partir de agora, as versões mild-hybrid - que seguem sendo produzidas, mas não vêm mais para o mercado brasileiro - continuam com a nomenclatura XC40.

Desde sua apresentação, o XC40 está entre os três modelos mais vendidos da montadora sueca no mundo todo. No ano passado, o carro ficou atrás apenas do XC60, fato que se repete em 2024, até o momento.

O XC40 totalmente elétrico é um dos cinco modelos da marca sem motor a combustão. Outros cinco carros 100% elétricos estão em desenvolvimento, reafirmando a estratégia eletrificada da Volvo, que vai se adequar às necessidades dos clientes e realidades de cada região.

A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações no mundo a abraçar o plano de eletrificação. Atualmente, todos os cinco modelos disponíveis nas 48 concessionárias em todo o país são eletrificados, com o EX30, XC40 e C40 sendo totalmente elétricos, e os luxuosos XC60 e XC90, híbridos plug-in.

Este planejamento tem rendido bons resultados para a operação nacional, como revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

“No que diz respeito a eletrificação, a gente aqui no Brasil já passou até a matriz, pois fomos um dos primeiros países a vender a frota 100% eletrificada. Esta estratégia começou em 2017, quando apresentamos nosso primeiro híbrido, XC90, mas viramos a chave para valer com a chegada do XC40 elétrico há três anos. É muito legal ver este modelo tão importante para a Volvo chegar a marca de um milhão de unidades produzidas, e saber que mais de 175 mil são totalmente elétricos. Mais legal ainda é saber que, 4.761 destes carros, que correspondem a quase 3% da produção total, estão aqui nas ruas e estradas brasileiras”, analisa Godoy.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR