sexta-feira, 25 de outubro de 2024

FREIO MOTOR? NEM TODO MOTORISTA SABE O QUE É. Por chicolelis*

Sem o resultado final das investigações em andamento, não é possível estabelecer as razões do acidente que matou 9 pessoas, no domingo (20/10), mas não dá para entender como um caminhão, carregado com 30 toneladas seguiu viagem depois de ter passado por dois “consertos”, em uma mesma oficina, pois o motorista não conseguia engatar as marchas com a precisão necessária. O delegado que ouviu o depoimento do motorista conta que  “Ele tentava engatar as marchas e algumas determinadas não se encaixaram. A partir daí ocorreu a perda do controle do veículo, excesso de velocidade e, na sequência, o impacto na traseira da van dos jovens remadores.

Então, na terceira “quebra”, ou do problema com o câmbio,  o caminhão estava na descida da serra da BR 376, em Guaratuba, litoral paranaense e, segundo o motorista, não consegui engatar as marchas. E a carreta ganhou velocidade e  “atropelou” a van que seguia à sua frente, transportando nove  jovens gaúchos, de uma equipe de remo. Oito deles, mais o motorista da van, morreram no acidente.

Mas por que tudo aconteceu? A carreta teve um terceiro defeito, ou o motorista nunca ouviu falar em freio motor? Para quem não sabe, o freio motor impede que o veículo, seja carro, caminhão, ônibus, desembale serra abaixo. É tão importante, que muitas fábricas hoje já implantaram sistemas automáticos em seus caminhões.

O freio motor é uma alternativa segura para reduzir a velocidade do caminhão, pois não aumenta o consumo de combustível e ajuda a preservar os componentes do veículo. Ele é acionado quando o motorista reduz a marcha em grandes descidas, fazendo com que o motor diminua a rotação e auxilie na frenagem.

A DAF, por exemplo, coloca em seus caminhões o freio motor MX, com três estágios de controle e potência de 490 cv e 2.100 RPM.  A Volvo tem um  sistema com duas opções de potência, 210 cv ou 300 cv, enquanto o caminhão Iveco Hi-Way tem sistema de freio motor New CB, que combina o Iveco Turbo Brake e o freio motor VGT. Também a Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões  podem ter diferentes tipos de freio motor, como freio de cabeçote , freio do tipo borboleta  e o engine break.

O freio de cabeçote descomprime os cilindros por intermédio de válvulas de escape. O freio tipo borboleta atua no sistema de exaustão de gases. E, o Combine Engine Break junta os dois anteriores.

O freio motor é uma sistema extra, que ajuda o motorista a ter mais controle sobre a velocidade do caminhão, funcionando a partir do uso do próprio motor, visando contribuir com o sistema de frenagem. Para tanto, é importante que seja mantida a rotação ideal, demarcada em amarelo no conta-giros do veículo.

O freio motor é uma boa alternativa para, não apenas reduzir a velocidade do caminhão, já que ele não aumenta o consumo de combustível e colabora na preservação de outros componentes, como o sistema de freio, diminuindo a rotação e auxiliando na frenagem.

O que pensa o especialista

Luis Cláudio Marão, especialista na área de logística, fundador da ILOGG, não comenta o acidente, pois ainda não existem informações completas, mas diz que muitos motoristas de caminhão e até mesmo de veículos leves, como automóveis e picapes, “desconhecem o que significa freio motor e como usá-lo”. Ele alerta também para a baixa profissionalização nos tempos atuais, em que os veículos estão mais potentes e velozes, resultando em acidentes por imperícia ou imprudência.

Luis fala que hoje em dia, não existe mais aquele profissional que “herdou” do pai o desejo de dirigir um caminhão, como existia até pouco tempo. “Os jovens de hoje - conclui ele - não buscam mais a profissão de caminhoneiro, estando mais voltados para outros tipos de trabalho, ligados à tecnologia.

Não é privilégio dos caminhoneiros. 

Diante de tamanhos erros descritos, peço ao leitor que reflita sobre as responsabilidades de cada um dos personagens desta triste história. Quem errou? O motorista e seu patrão, que insistiram em seguir com um veículo nitidamente sem condições para tal? A concessionária que não avisou a Polícia Rodoviária sobre o caminhão que tivera um problema sério de câmbio? Ou, a própria Polícia Rodoviária Federal, que deveria dar mais atenção ao tráfego? Uma sugestão para a PRF: fazer comandos aleatórios, apresentando um questionário para saber da capacidade do motorista em seguir viagem.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

IVECO: RODOMAIOR AMPLIA FROTA COM 12 S-WAY E FORTALECE PARCERIA COM A MARCA.

Modelo é ideal para o escoamento eficiente de grãos das fazendas até os portos e locais de distribuição

A Rodomaior, referência no transporte de produtos agrícolas, anuncia a aquisição de 12 unidades do IVECO S-Way. Esta decisão estratégica marca a ampliação de sua frota e reforça a parceria com a montadora. A negociação representa um avanço significativo na relação entre as duas empresas e destaca a crescente presença da IVECO entre os grandes players do setor no país.

“Graças ao seu excelente TCO, o S-Way se tornou a melhor escolha para nós que buscamos não apenas expandir, mas também modernizar nossas operações. Com os novos caminhões, a Rodomaior está pronta para enfrentar os desafios do setor com uma frota moderna e eficiente”, diz diretor Gilberto Smozinski, sócio proprietário da Rodomaior, que atua no mercado de transporte de cargas rodoviárias desde 1970. Atualmente, a empresa transporta produtos como açúcar, algodão, soja, milho, farelo, fertilizantes, minério de ferro e calcário, entre outros.

O IVECO S-Way, que estreou no mercado em 2023, rapidamente se destacou por suas características superiores e desempenho excepcional. Projetado para enfrentar qualquer desafio, o caminhão é ideal para o transporte eficiente de grãos, atendendo desde as fazendas até os portos e centros de distribuição. Com um design robusto e uma performance de alto nível, o S-Way é perfeito para os segmentos agropecuário, alimentício e de cargas refrigeradas.

Para George Carloto, gerente Comercial da IVECO, a aquisição pela Rodomaior não apenas amplia a frota da transportadora, mas também solidifica a parceria com a IVECO. “Este movimento reflete as estratégias comerciais da IVECO, que visam ampliar sua presença entre clientes existentes e conquistar novos parceiros. O S-Way é um exemplo claro do comprometimento da marca com a inovação e a qualidade, atributos fundamentais para a conquista de market share no competitivo setor de transporte de cargas brasileiro".

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

VIAÇÃO PIRACICABANA ADQUIRE 150 ÔNIBUS APACHE VIP CAIO V PARA OPERAÇÃO EM BRASÍLIA

A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do Apache Vip V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Até o momento, 90 veículos já foram entregues e estão em operação no Plano Piloto de Brasília, em Sobradinho e Planaltina, enquanto as outras 60 unidades estão em processo de fabricação.

Dos 150 ônibus adquiridos, 139 fazem parte da renovação da frota e 11 foram adquiridos para expandir as operações da empresa.

Marco Oliveira, gerente de Manutenção da Viação Piracicabana, expressou sua satisfação com a qualidade dos produtos entregues pela Caio: “Estamos muito satisfeitos com a parceria e com a qualidade dos ônibus que recebemos. Eles atenderam às nossas expectativas em diversos aspectos”.

Marco ainda acrescenta, elogiando o conforto proporcionado pela carroceria: "O espaço interno é adequado para os operadores e o banco do motorista é confortável, com regulagens que atendem às necessidades individuais. Além disso, o painel de instrumentos oferece ótima visibilidade e a ventilação interna é eficiente”.

Apache Vip V

Os ônibus entregues foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento, com capacidade total para 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um motorista e um cobrador.

No lado direito das carrocerias foram instaladas três portas tipo fole, com funcionamento pneumático e acionamento de emergência na porta dianteira.

Para o conforto dos passageiros, são equipadas com poltronas injetadas estofadas, com encosto de cabeça.

As unidades também contam com elevador semiautomático na porta central; seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, proporcionando grande acessibilidade no transporte.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como quatro itinerários eletrônicos localizados em diferentes locais: frontal, traseiro, lateral direita e base do painel; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, seis alto-falantes, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores, microcâmeras e monitores de TV.

Caio Induscar

TRACBEL: NOVA FILIAL EM MARABÁ ATENDERÁ CAMINHÕES, ÔNIBUS E MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO, MINERAÇÃO E AGRO.

A Tracbel continua investindo no Brasil, com a inauguração de uma nova e moderna filial no Norte do país. Construída em Marabá, um dos maiores municípios do Pará, a casa está em uma nova localização e é uma das mais modernas das 40 unidades da empresa espalhadas pelo território nacional. Com R$ 40 milhões em investimentos, ela já nasce com um Centro de Treinamento e uma usina para geração de energia solar, além de uma grande infraestrutura para atendimento. 

"Estamos ainda mais próximos dos clientes, oferecendo caminhões, ônibus e equipamentos, tudo em um único espaço", declara Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais do Grupo Tracbel.

Com o novo prédio e o novo local, a Tracbel está também reforçando e ampliando o tradicional serviço de manutenção preventiva e corretiva de alta qualidade do Grupo. 

"O DNA da excelência está presente em todas as nossas filiais, com profissionais capacitados pelas fábricas", destaca Carlos Melnec

A nova unidade está situada em uma área importante para o desenvolvimento da região. Ali se concentram cada vez mais empresas de setores da economia que demandam por soluções de transporte e de movimentação de materiais, como a mineração, a construção e o agronegócio.

Mais de 50 funcionários trabalharão no local, incluindo as equipes de atendimento em campo. Com uma área construída de mais de quatro mil m² em um amplo terreno de 15,6 mil m², as novas instalações terão 20 boxes, um box exclusivo para chassis de ônibus, show room, refeitório, cabine de pintura, funilaria e espaço para reforma completa de caminhões. Além disso, possui estoque de peças, sala de espera e pátio para estacionamento.

Estoque de Peças

Agilidade

A infraestrutura inclui ainda duas valas para atendimento Pit Stop Volvo, a central de lubrificação rápida do veículo. É uma área exclusiva destinada à troca de óleos e de filtros, com profissionais treinados para atender o transportador em, no máximo, uma hora. "É um serviço de lubrificação rápida ainda mais veloz. Ele tem boxes exclusivos para troca de filtros, peças genuínas, mão de obra especializada, máxima qualidade e preço competitivo. Lugar de caminhão é na estrada, aumentando a rentabilidade do transportador e fazendo as cargas chegarem mais rápido", destaca Kennya Menezes, gerente geral de serviços de caminhões e ônibus da Tracbel.

A nova filial está localizada no Distrito Industrial de Marabá, na rodovia BR 155, antiga PA 150, nas proximidades do Autoposto Ferroviário. É uma posição estratégica, nas saídas para o Sul do Pará e para o Norte do Mato Grosso, em um ponto privilegiado logisticamente. "É uma concessionária muito bem dimensionada, que já está atendendo e funcionando como um excelente ponto de apoio para os motoristas locais e para aqueles que estão de passagem. Instalamos o que há de mais moderno para garantir mais agilidade durante o período em que o caminhão permanece na concessionária. Vamos dar ainda mais agilidade aos transportadores", observa o CEO.

Com Marabá, são quatro casas da Tracbel no Pará, onde o Grupo também mantém estruturas nas cidades de Marituba, Miritituba e Paragominas. O Norte do Brasil ainda tem a unidade de Manaus (AM) e Macapá (AP). No Nordeste, a Tracbel tem filiais em Eunápolis (BA), São Luis, Imperatriz e Balsas (MA), Itaitinga (CE) e Teresina (PI).

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

RODRIGO MANTOVANI É O NOVO DIRETOR DE VENDAS DA VOLVO CAR BRASIL

A Volvo Car Brasil vem apresentando resultados positivos ao longo do ano, com o recorde de emplacamentos da história no mercado nacional (1.148), em junho; volume acumulado recorde em comparação com 2023; consolidação da liderança entre os veículos premium plug in e totalmente elétricos; além do primeiro lugar nos SUVs compactos e de médio porte; o lançamento do EX30, um modelo de segmento totalmente novo para a montadora. E para potencializar ainda mais a reta final do ano, a marca anuncia a chegada de Rodrigo Mantovani como seu novo diretor de vendas.

O executivo, formado em administração pela Califórnia State University East Bay (EUA) e com especialização em Inovação e Mobilidade Elétrica na Unicamp, tem 25 anos de experiência no mercado automotivo, com destaque para sua passagem pela Volkswagen.

Além da área comercial, Mantovani agregará com seu conhecimento de veículos elétricos, motivo pelo qual atuou oito anos fora do país. Liderou os times de New Business Development e ID.Operation Center, responsáveis em implementar a mudança de processos fazendo uso da digitalização, inteligência artificial, conectividade, eletrificação e novos negócios com a busca contínua para melhorar a experiência e satisfação do cliente.

“É um grande orgulho passar a integrar o time da Volvo Car Brasil. Espero contribuir com o incrível grupo de pessoas que já existe aqui, trazendo minha bagagem de mais de 20 anos no mercado automotivo”, conta Mantonvani, que continua.

“A marca é uma referência na indústria. Só de ouvir falar o nome Volvo, já se pensa em segurança, conforto, glamour, e, mais recentemente, em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Sempre fui um admirador ‘silencioso’, e poder estar aqui, em uma posição tão importante, me deixa muito honrado, com muita vontade de colaborar e dar continuidade ao trabalho que foi realizado durante o ano de 2024.”

O presidente da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy avalia o ano e a chegada de Mantovani para a equipe, junto com um novo time comercial, composto por Bruno Pinelli, Bruno Gomes e Caio Vieira, que atuarão como gerentes regionais de vendas. Pablo Favero, que já fazia parte do time da Volvo Car LatAm como gerente de vendas de Costa Rica, Colômbia, Peru e Uruguai, passa a ser responsável por Business Strategy focado no território brasileiro.

“Gostaria de ressaltar o excelente trabalho de todo o time comercial feito durante os nove meses de 2024, até aqui. Batemos o recorde de emplacamentos de história da Volvo Car Brasil em junho, com 1.148; estamos com maior volume acumulado até setembro, comparando com 2023; seguimos em primeiro lugar considerando os carros premium plug in e totalmente elétricos; mantemos a liderança entre os B-SUVs (SUVs compactos) e D-SUV (SUVs de médio porte). Tenho confiança que o Rodrigo (Mantovani), junto com o novo time de vendas, vai nos ajudar na busca do nosso grande objetivo: ser a marca premium líder no Brasil”, comemora Godoy.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

TRANSPORTE PÚBLICO DE CAXIAS DO SUL RECEBE 16 ÔNIBUS NOVOS

O sistema de transporte público de Caxias do Sul, Caxias Urbano, acaba de incorporar à sua frota 16 novos ônibus Marcopolo Torino que vão elevar ainda mais o padrão de qualidade dos serviços à comunidade, facilitando a vida de milhares de pessoas e permitindo melhor mobilidade na cidade todos os dias. Os novos ônibus têm maior capacidade de transporte, são os mais modernos do mercado, com tecnologia Euro 6, e oferecem total acessibilidade e baixa emissão de poluentes.

“A Marcopolo é parceira da Visate há muitos anos e possui participação de quase 100% na frota que opera o Caxias Urbano, sistema que transporta cerca de 90 mil pessoas por dia. Os novos ônibus são os mais modernos existentes e contam com a mais avançada tecnologia disponível”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

Com venda realizada por meio da representante Marcopeças, os ônibus Marcopolo Torino do sistema Caxias Urbano possuem chassis Mercedes-Benz OF 1721, Volksbus 17.230 e Volksbus 15.210, com comprimento entre 12m e 15m e capacidade para 41 e 38 passageiros sentados, respectivamente. Todas as unidades são equipadas com poltronas City Estofada, sistema de ventilação Citvent, elevador na porta central, tomadas USB e itinerário eletrônico frontal e lateral.

“O sistema Caxias Urbano é um dos mais modernos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Estamos sempre buscando introduzir inovações, tecnologias e o que há de melhor no segmento, para oferecer ao usuário um serviço de elevado padrão de qualidade”, comenta Gustavo Marques dos Santos, diretor executivo da Visate. Segundo el, os novos veículos vão atender 15 bairros da cidade, aprimorando o atendimento a milhares de usuários que utilizam os ônibus todos os dias.

As entregas dos novos ônibus serão feitas nas próximas semanas, por representantes da concessionária e do poder público (Secretaria de Transportes), aos moradores dos próprios bairros para os quais os ônibus serão destinados. As comunidades beneficiadas serão as das linhas AL14 Desvio Rizzo, AL44 Cidade Nova, AL56 Reolon, AL65 Verona, AL66 Vitória, AL69 Parques das Rosas, L25 Galópolis, L26 Bom Pastor, L30 Montes Claros, L33 Castelo, L57 Serrano, L84 Oásis, LC20 Fátima, LC88 UCS / Petrópolis, L93 Colina do Sol.

Caxias Urbano, moderno, seguro e eficiente.

O serviço Caxias Urbano é um dos mais avançados do País e se destaca pelas inovações introduzidas ao longo dos últimos anos, como a Bilhetagem Eletrônica e os itinerários digitais nos ônibus. Atualmente, o planejamento operacional conta com sistema de IA (Inteligência Artificial), visando aumentar a eficiência das linhas, rotas e horários. com monitoramento em tempo real de toda a frota, além disso, a concessionária possui o Centro de Controle Operacional (CCO), uma central que permite monitoramento em tempo real de toda a frota.

Recentemente, parte da frota do Caxias Urbano passou a contar com o sistema Próxima Parada na linha TR01 Troncal, sendo a primeira cidade do estado a oferecer aos passageiros um serviço mais completo e com informações sobre as paradas do trajeto por áudio, proporcionando mais comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BAHIA VAI RECEBER NOVO LOTE DE ÔNIBUS ESCOLARES IVECO BUS DO CAMINHO DA ESCOLA

Ônibus IVECO BUS 10-190 ORE 2. Foto: Divulgação / Secretaria da Educação do Estado  da Bahia.

Marca líder em ônibus escolares do Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas na atual edição do programa, a IVECO BUS fornecerá um total de 165 unidades do BUS 10-190 da categoria ORE 2 (Ônibus Escolar Rural 2) para a Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Parte deste volume, com 83 unidades, já foi entregue. Um novo lote de 82 veículos foi confirmado para entrega ainda em 2024.

O novo contrato com a SEC celebra a parceria da IVECO BUS no fornecimento de ônibus escolares à estados e municípios, assegurando um transporte escolar seguro e de qualidade, que contribui para a permanência dos alunos na escola, com veículos preparados e especialmente desenvolvidos para esta missão.

Além do Estado da Bahia, a IVECO BUS atende pedidos expressivos de aquisição de veículos em Pernambuco, Ceará e Mato Grosso.

"Desde que iniciamos nossa trajetória neste segmento, construímos uma jornada de transporte escolar eficiente, confiável e com melhor TCO no Brasil. O investimento do Estado da Bahia contribui para a redução da evasão escolar, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina.

Além do BUS 10-190 ORE 2, pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 na categoria ORE 3.

Portfólio robusto, desenvolvido e produzido no Brasil

Confortáveis e espaçosos, os modelos escolares da IVECO BUS combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT Industrial de 190 cavalos de potência, capacidade para 44 alunos + o motorista. O BUS 15-210 ORE 3, por sua vez, vem com motor de 210 cv e capacidade para 59 alunos + motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, ressalta Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. No website IVECO BUS Caminho da Escola, prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO ABRE NOVA CONCESSIONÁRIA EM MARABÁ (PA) E MELHORA AINDA MAIS SUA REDE DE 107 CASAS NO BRASIL

Nesta quarta-feira (23), a Volvo e o Grupo Tracbel inauguraram uma nova concessionária em Marabá, no Sudeste do Pará. A casa mudou de localização e ganhou instalações totalmente novas, maiores e mais completas. “É uma unidade muito moderna que se soma a uma rede muito forte, numa região que se desenvolve economicamente cada vez mais”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

Com uma área construída de mais de quatro mil m², num terreno de 15,6 mil m², a concessionária tem 20 boxes para caminhões e um exclusivo para ônibus. Possui ainda show room, refeitório, estoque de peças, sala de espera, pátio para estacionamento, cabine de pintura, funilaria e espaço para reforma completa de veículos. Sustentável, a casa tem geração própria de energia, com painéis solares. A equipe de atendimento tem 50 funcionários e a instalação abriga também um Centro de Treinamento para capacitação profissional.

“Os ambientes e o ferramental são o que há de mais moderno neste segmento para garantir mais agilidade durante o período em que o caminhão permanece na oficina”, afirma Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais do Grupo Tracbel.

A infraestrutura inclui ainda duas valas para atendimento Pit Stop Volvo. É uma área exclusiva para troca de óleos e filtros em no máximo uma hora, mediante agendamento prévio.

Localização estratégica

Situada no Distrito Industrial de Marabá, às margens da rodovia BR 155, antiga PA 150, nas proximidades do Autoposto Ferroviário, a nova casa está em uma posição estratégica, de grande movimentação de caminhões, nas saídas para o Sul do Pará e para o Norte do Mato Grosso.

Com Marabá, são quatro casas da Tracbel no Pará, onde o Grupo Tracbel também mantém estruturas nas cidades de Marituba, Miritituba e Paragominas. O Norte do Brasil ainda tem as unidades de Manaus (AM) e Macapá (AP). No Nordeste, a Tracbel tem filiais em Eunápolis (BA, com máquinas amarelas), São Luis, Imperatriz e Balsas (MA), Itaitinga (CE) e Teresina (PI).

A Volvo conta com 107 concessionárias no Brasil. Além de ampliações constantes, várias casas estão sendo reformadas ou ampliadas, com mudanças para locais mais amplos e de melhor acesso, caso de Marabá.

Grupo Volvo América Latina

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

YAMAHA MOTOR DESENVOLVE PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRAS DE LINHO PARA APLICAÇÃO NÁUTICA

O Grupo Yamaha Motor está trabalhando no desenvolvimento de plásticos reforçados com fibra (FRP) de linho em sua matriz, no Japão. O FRP costuma ser empregado na produção de veículos náuticos e aeroespaciais, pois esse material é mais leve e resistente, o que o torna uma opção ideal para enfrentar fenômenos adversos. O projeto faz parte de iniciativas da companhia para aumentar a reciclabilidade de seus produtos, explorando as possibilidades oferecidas por compostos derivados das plantas.

De forma geral, o linho é uma planta que tem 80% da sua produção global cultivada na Europa. O vegetal é amplamente utilizado na confecção de roupas, acessórios e decoração. O uso desta matéria-prima em tecnologias FRP está sendo pesquisado por Tomoki Ito e Kejinro Fujii, engenheiros do Centro de Tecnologia de Fabricação da Yamaha.

A aplicação deste material em produtos industriais apresenta alguns desafios, pois a fibra do linho se desfaz de maneira irregular, algo típico de insumos naturais, e absorve umidade mais facilmente. “Por outro lado, ele tem durabilidade, boa capacidade elástica e aparência suave. Por isso, acreditamos que ele pode ser adaptado a uma ampla variedade de itens”, explica Ito.

O SuperJet, uma moto aquática da Yamaha, foi o produto escolhido para desenvolver e testar os plásticos reforçados com fibras de linho. Após repetidas tentativas e erros, os especialistas conseguiram fazer progressos e os níveis necessários de desempenho e qualidade começaram a surgir. “Para atingir os primeiros resultados satisfatórios, descobrimos que é preciso laminar a fibra do linho por um processo de infusão a vácuo, no qual a resina de plástico é injetada em um molde e impregna a fibra por meio de pressão a vácuo”, diz Ito.

Os resultados foram apresentados em uma exposição técnica interna para outros engenheiros da Yamaha. O trabalho também foi exibido no Japan International Boat Show 2024. A pesquisa continua em desenvolvimento e, no futuro, pode virar uma realidade.

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

SISTEMA MULTIPLEX LUMINATOR PROPORCIONA GANHOS NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ÔNIBUS

O sistema Multiplex da Luminator, lançado recentemente no mercado brasileiro, está proporcionando benefícios e ganhos significativos nas operações das frotas de ônibus dos clientes.  Especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, a Luminator Brasil desenvolveu e introduziu um produto diferenciado no mercado que tem garantido ganhos de eficiência ao operador, agilidade em reparo de situações ocorridas em sistemas embarcados, reduzindo desta forma o custo da operação.

Um dos clientes que adotaram o sistema Multiplex da Luminator é a Urbi Mobilidade, operadora de transporte urbano do Distrito Federal. “Desde 2014, a Urbi possui parceria com a Luminator com itinerários eletrônicos em 100% da nossa frota. Desde 2022, além dos itinerários, foi implementado o Multiplex. Esses sistemas trouxeram mais benefício à operação e manutenção, incluindo o diagnóstico preciso de falhas, facilitando a resolução de problemas elétricos dos veículos. Atualmente, estamos realizando um upgrade importante: a atualização de itinerários via Wi-Fi, o que trará ainda mais eficiência e agilidade ao nosso serviço", enfatiza Larisse Silva Dias, coordenadora de Performance Veicular da Urbi.

Sistema Multiplex Luminator

O sistema Multiplex proporciona vantagens e benefícios para o transporte público, com elevação da confiabilidade e diminuição de custos com componentes e de manutenção. O Multiplex tem como objetivo principal substituir botões de comando convencionais, que utilizam, em sua maior parte, teclas eletromecânicas, e permite realizar todos os acionamentos da carroceria do veículo, como iluminações, sistema de ventilação, abre/fecha porta, liga/desliga periféricos, entre outros através de um só produto. Além disso, possibilita a integração com o itinerário eletrônico Luminator para troca de rotas, o diagnóstico imediato de possíveis falhas em um componente, com indicação dessas falhas no display do painel.

“O ano de 2024 é especial para a Luminator Brasil, pois celebramos 25 anos de atividades, com crescimento contínuo e um estreito relacionamento com os clientes e parceiros. A ampliação dos nossos negócios está baseada no lançamento e novos produtos, como os sistemas Multiplex e Próxima Parada e também na expansão da nossa atuação em novos segmentos, como o metroferroviário, que deve ter novos projetos com foco na mobilidade sustentável e novos modais de transporte”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, trabalha para crescer mais de 10% em 2024, consolidar a sua presença e liderança em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

PORTFÓLIO DA CORTECO TEM NOVOS KITS DE DIREÇÃO HIDRÁULICA.

Os lançamentos são Reparo da Bomba de Direção e Kit de Reparo de Direção Hidráulica.

Já estão disponíveis no mercado os novos Kits de Direção Hidráulica da Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição. Os modelos recém-lançados são o Reparo da Bomba de Direção CB Todas – Rotação Direita DHB (código 57123K) e o Kit de Reparo de Direção Hidraúlica (códigos 57120K, 57121K, 57127K, 57131K e 57126K).

Códigos de cada produto

Código

Produto

Marca

57123K

Reparo da Bomba de Direção CB Todas – Rotação Direita DHB

General Motors

Peugeot

Volkswagen

Renault

Fiat

57120K

Kit de Reparo de Direção Hidráulica

Mitsubishi

(Pajero TR4)

57121K

Kit de Reparo de Direção Hidráulica

Mitsubishi

(L200 Triton Nova)

57127K

Kit de Reparo de Direção Hidráulica

Ford

(Focus)

57131K

Kit de Reparo de Direção Hidráulica

Nissan

(Frontier)

57126K

Kit de Reparo de Direção Hidráulica

Honda

(New Civic, CRV, Accord 4CIL)

“Os novos Kits de Direção Hidráulica chegam ao mercado para atender uma importante gama de veículos, de diferentes marcas, além de ser uma alternativa bem completa pela qual o profissional da reparação pode utilizar quando tiver a necessidade de fazer a troca dos componentes danificados em veículos de seus clientes. Os componentes seguem o padrão da tecnologia e da qualidade alemã, origem do Grupo Freudenberg”, explica Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.  Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta clicar aqui e acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil)

Corteco
Essência Comunicação

TLS EXPRESS É A SOLUÇÃO ACESSÍVEL DE MONITORAMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA POSTOS DE SERVIÇO

Referência global em automação para postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-root apresenta o TLS Express, uma solução acessível e eficiente para o monitoramento de estoques de combustíveis, desenvolvida para atender a uma parcela do mercado que, até então, encontrava dificuldade em acessar soluções mais robustas, devido ao alto investimento. Com o TLS Express, a empresa busca democratizar o acesso a tecnologias de ponta, sem comprometer a qualidade e a segurança na gestão de estoques.

O TLS Express é um sistema integrado que inclui console, sondas e instalação, permitindo o monitoramento automático do combustível, eliminando a necessidade de medições manuais, muitas vezes imprecisas e que podem gerar perdas significativas. A solução combina tecnologia de ponta com conectividade remota, permitindo que o estoque seja monitorado em tempo real, de qualquer lugar, seja por meio de computadores ou dispositivos móveis. Dessa forma, os gestores podem acompanhar o volume do combustível, o espaço disponível no tanque e até a temperatura, garantindo maior eficiência e segurança no gerenciamento diário dos postos.

Além da automação e da conveniência tecnológica, o grande diferencial do TLS Express está na sua condição financeira acessível, permitindo que pequenos e médios proprietários de postos, que antes não tinham acesso a esse tipo de tecnologia, devido ao custo elevado, possam contar com uma solução eficaz e confiável. A proposta é entregar o melhor custo-benefício do mercado, mantendo a performance e a segurança que são marcas da Gilbarco Veeder-Root.

Com o TLS Express, donos de postos têm à disposição uma ferramenta que facilita a gestão diária, promovendo um controle mais eficiente do estoque de combustíveis. O sistema também envia alertas automáticos em caso de falhas ou emergências, como vazamentos ou transbordo de combustível, e ajuda a evitar perdas operacionais e riscos ambientais.

Ao garantir conformidade com regulamentações ambientais e proporcionar uma gestão mais simples e precisa dos estoques, o TLS Express se posiciona como uma solução viável tanto para quem deseja modernizar suas operações quanto para aqueles que buscam excelente custo-benefício sem abrir mão de qualidade.

Gilbarco Veeder-root
MCA Comunicação Corporativa

GUILHERME FERREIRA É O NOVO GERENTE DE SUPORTE A VENDAS DA VOLVO CE NA AMÉRICA LATINA

Executivo será responsável pela condução da área de Suporte a Vendas, em um momento de transformação do portfólio de produtos para o mercado latino-americano. A expansão da introdução de novos modelos de máquinas elétricas, dentro do compromisso global da marca de redução de emissões, também faz parte do escopo.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Guilherme tem mais de 15 anos de experiência na área de gestão de portfólio, incluindo os últimos sete anos na Volvo CE.

"Nossa organização está em um momento crucial de transformação na indústria de equipamentos de construção. Meu objetivo é aplicar minha experiência para expandir nosso portfólio de produtos e serviços, garantindo que atendam às necessidades específicas de nossos clientes no mercado latino-americano. Estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras, como a eletromobilidade, que não apenas aumenta a produtividade dos clientes, mas também contribui para um futuro mais sustentável na construção", afirma Guilherme.

Volvo Construction EquipmentA Volvo CE é referência global em equipamentos de construção de alta tecnologia e qualidade. Com forte presença na América Latina, a empresa atua em diversos países, tendo como principais mercados Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Focada em qualidade e inovação, a marca investe continuamente em soluções que maximizam a produtividade e a eficiência operacional de seus clientes.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 22 de outubro de 2024

E-MOB SALÃO DA MOBILIDADE VERDE COMEÇOU COM DESTAQUE PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS E PRESENÇA DE MARCAS LÍDERES DO MERCADO

O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (E-MOB) abriu suas portas nesta terça-feira (22), no São Paulo Expo, apresentando as principais inovações no mercado de veículos elétricos e híbridos, baterias, soluções de recarga e infraestrutura. Com uma programação que vai até 24 de outubro, o E-MOB reflete o avanço crescente do mercado de mobilidade verde no Brasil e no mundo.

Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com a participação de grandes marcas como GWM, BYD, Moura, Brasol, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra e Caio, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel, Siemens, Concept e Livoltek, que trazem novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade. Um dos destaques internacionais é a presença da marca russa Cartrek, que apresenta sua plataforma de mobilidade compartilhada configurável, destacando-se pela compatibilidade com diferentes tipos de veículos e hardwares.

A GWM, por exemplo, participa do evento pelo segundo ano consecutivo. A empresa marca presença com a exposição, em seu estande, do ORA 03 GT, veículo elétrico que combina desempenho esportivo e eficiência, e o Haval H6 HEV, com sua tecnologia híbrida, que se destaca pela economia de combustível e baixas emissões. “Estamos entusiasmados em participar do E-MOB novamente e em apresentar nossas soluções em mobilidade sustentável. Acreditamos que a inovação é a chave para o futuro do transporte, e estamos comprometidos em oferecer veículos que atendam às demandas do mercado e do meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

“O Salão da Mobilidade Verde cresce para se consolidar como um espaço estratégico para novos negócios e discussões da cadeia completa da Mobilidade Verde: da geração e distribuição de energia, passando pela infraestrutura de recarga, componentes, baterias e veículos”, esclarece Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável – IBMS e da MES Eventos, organizadora do E-MOB.

“Quando falamos em mobilidade sustentável no Brasil, duas ideias contrastantes vêm à mente: o enorme potencial de mercado, considerando o tamanho da frota atual e o grande desafio de expandir esse segmento. A interação entre diferentes atores é fundamental para melhor compreensão sobre as vantagens desta realidade inevitável e necessária para o entendimento das principais demandas do mundo em relação aos investimentos em energias renováveis e desenvolvimento sustentável”, comenta Janayna Bhering - Coordenadora Executiva da PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

Eletra e Caio apresentam ônibus escolar elétrico

A Eletra e a Caio deram um grande passo para a mobilidade sustentável no Brasil ao produzirem os primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros. Os novos modelos representam uma revolução no transporte escolar, prometendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para as crianças e jovens. Além disso, os ônibus elétricos oferecem soluções avançadas para os desafios de mobilidade enfrentados pelo país.

O modelo de 9,6m, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem. Já o modelo 11,3m (amarelo), que está no estande da Caio/Eletra, no E-MOB 2024, comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, motor e baterias da WEG, tração e integração da Eletra.

No último dia do evento, o Diretor da Fórmula E Brasil, Guilherme Birello, estará presente na Arena de Conteúdo contando um pouco mais sobre o projeto que vai para a sua 11ª edição com mais de 410 milhões de fãs e eventos realizados em 6 continentes. O executivo apresentará como a Fórmula E é o primeiro esporte a alcançar carbono neutro desde sua concepção e como atrai públicos diferentes, tendo 46% de seus fãs do sexo feminino.

Além disso, os participantes do E-MOB 2024 terão um cupom exclusivo de 20% de desconto válido para todas as categorias de ingresso da arquibancada do E-Prix São Paulo que acontece no dia 7 de dezembro e marca o início da temporada. Com uma estrutura que engloba ainda a Fan Village, com ativações de marca, simuladores, shows e desafios, o Emotion Club, área VIP para networking e experiências exclusivas, e o Race Suites, camarotes privados para convidados e marcas, o evento marcará a primeira corrida oficial do carro mais rápido do mundo, o Gen3 Evo, que faz de 0-100 km/h em 1,82s.

O acesso ao E-MOB é gratuito ao público interessado na exposição das novidades do setor e conecta grandes players da indústria com marcas e serviços especializados do mercado. O credenciamento de visitantes deve ser feito exclusivamente por meio do site (https://salaoemob.com.br/visitante)

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Além da exibição de produtos e soluções, o E-MOB é o ponto de encontro para discussão das mais recentes tendências globais do setor de mobilidade verde, desde a transição para energias renováveis até a integração de tecnologias voltadas para cidades inteligentes. Com a mentoria de conteúdo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso aborda temas essenciais para o futuro do setor, com painéis de líderes e especialistas que discutirão as principais tendências, políticas públicas, regulamentações e o avanço da infraestrutura para veículos elétricos e híbridos.

A programação do C-MOVE foi dividida em três dias. Nesta terça-feira (22), os temas incluíram inovações em sistemas de ônibus elétricos, políticas públicas para o fomento da mobilidade sustentável no Brasil, além de minerais estratégicos e o futuro das baterias. Amanhã, dia 23, traz debates sobre oportunidades de negócios na infraestrutura de carregamento, descarbonização do transporte de cargas urbano, infraestrutura para recarga de frotas elétricas e interoperabilidade, alternativas sustentáveis para veículos pesados e soluções de micromobilidade urbana.

Por fim, na quinta-feira (24), a programação do Congresso Move, promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque do dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs.

Outro tema de grande relevância no workshop da ABVE será a avaliação das oportunidades da cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil e na cidade de São Paulo. Esse encontro promete trazer uma atualização rica e estratégica para todos os participantes, permitindo-lhes estar à frente das transformações tecnológicas e do desenvolvimento da mobilidade verde.

Arena de Conteúdo E-MOB – Capacitação e Aprendizado para Profissionais

A Arena de Conteúdo será um dos grandes diferenciais do E-MOB 2024, oferecendo uma programação técnica que ajudará profissionais a se aprofundarem nos principais temas e desafios do setor de mobilidade elétrica e híbrida. Dentre as atividades programadas, destacam-se dois cursos que prometem atrair grande interesse:

Terça, 22 de outubro: Workshop: Mercado e os Tipos de Estações de Recarga (Carregadores VHE). Este curso, conduzido pela empresa especializada Flex Company, apresentou uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de estações de recarga, desde as mais acessíveis até as mais avançadas, além de discutir como essas tecnologias estão moldando o futuro da mobilidade elétrica. Ideal para profissionais que buscam entender o papel crucial das estações de recarga no ecossistema de veículos híbridos e elétricos.

Quarta, 24 de outubro: Workshop: Oportunidades em Reparação, Segurança e Estrutura de Veículos Híbridos e Elétricos. Também conduzido pela Flex Company, o painel será uma oportunidade para os profissionais do setor mergulharem nas principais oportunidades que o mercado de veículos elétricos e híbridos oferece, com foco em reparação, segurança e estrutura desses veículos. O curso também abordará as melhores práticas e as demandas emergentes que estão moldando o futuro do mercado automotivo.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio deste link (https://euvou.events/E-MOB2024).

E-MOB
Assessoria de Imprensa
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
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Vinicius Barbosa de Lima
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ABVE ELEVA ESTIMATIVA DE VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS PARA MAIS DE 160 MIL UNIDADES EM 2024

O presidente da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Ricardo Bastos, afirmou na manhã desta terça-feira (22) que os 150.000 veículos eletrificados previstos para serem comercializados ao longo de 2024 devem ser atingidos já no próximo mês. 

“Nossa expectativa, agora, é de atingir um volume de vendas superior a 160.000 unidades até o final de dezembro”, afirmou o executivo. Esse volume representará um crescimento 70% sobre os 93.927 emplacamentos de 2023, destacou Bastos.

A afirmação de Bastos ocorreu durante a cerimônia de abertura do E-MOB - Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e do C-MOVE - Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), dos quais a ABVE é parceira institucional estratégica.

O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (E-MOB) abriu suas portas apresentando inovações no mercado de veículos elétricos e híbridos, baterias, soluções de recarga e infraestrutura. Com programação que vai até 24 de outubro, o E-MOB reflete o avanço crescente do mercado de mobilidade verde no Brasil e no mundo.

Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com a participação de grandes marcas como GWM, BYD, BorgWarner, Moura, Brasol, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra, Caio, Clamper, BenLG, Yala, Autel, Siemens, Concept e Livoltek, que trazem novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade.

A feira acontece das 13h às 20h, até quinta-feira (24) com entrada gratuita. Entre as atrações, os visitantes poderão testar carros elétricos e híbridos, bicicletas, patinetes, triciclos e motocicletas eletrificadas. O evento também inclui o C-MOVE, seu braço de conteúdo, com apresentações e debates de especialistas sobre temas ligados à eletromobilidade, das 10h às 17h, com entrada paga.

No dia 24, a programação do Congresso C-MOVE, promovido pela ABVE, trará à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque deste dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs. Representantes dos bombeiros estarão presentes nessas discussões.

Clique aqui para mais informações sobre o evento (www.salaoemob.com.br)

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 130 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em oito áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança e Tributação.

ABVE
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BORGWARNER APRESENTA INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS DE ELETRIFICAÇÃO NO SALÃO E-MOB 2024

A BorgWarner está apresentando pela primeira vez no Brasil, durante o E-MOB - Salão da Mobilidade Verde&Cidade Inteligentes, suas soluções de recarregamento DC que fornecem uma faixa de potência escalável de 120 kW até 600 kW. Estas estações de carregamento rápido são a solução ideal para aplicações em frotas de veículos comerciais elétricos, máquinas de construção e industriais elétricas e postos de carregamento público que necessitam de rapidez na recarga. O encontro acontece na São Paulo Expo, localizado na capital paulista, entre 22 e 25 de outubro.

O sistema de carregamento rápido da BorgWarner pode ser construído a partir de um design modular que compõe sistemas de conversão de energia (PCS) separados e distribuidores de energia (dispenser) que podem ser instalados a até 150 metros de distância, como também módulos integrados com sistema de conversão de energia e distribuidores num mesmo equipamento.

“Temos um portfólio completo de soluções de recarga rápida, e nossa intensão é começar a disponibilizar de acordo com a demanda da região a diversos usos, desde frotas de ônibus e veículos comerciais a máquinas dos setores de construção, industrial, portos e aeroportos”, afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil. “Nossa estratégia é atender às necessidades desse mercado com o nosso diferencial que é atendimento, suporte e serviço local, estruturando os planos para produção no país”.

Além dos recarregadores rápidos, também estará exposto o sistema de baterias para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.

“Acreditamos que a eletrificação faz parte das soluções de descarbonização para o país, e por isso, disponibilizamos cada vez nosso portfólio global para ajudar nossos clientes a atender os requisitos de emissões”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

A empresa expõe ainda as tecnologias para híbridos e elétricos, como o eFan de Alta Voltagem e o Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH). O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos a bateria ou com célula de combustível. Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
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CARREGAMENTO ULTRARRÁPIDO INAUGURA UMA NOVA ERA NAS RODOVIAS ELÉTRICAS DO BRASIL

Com a crescente adoção dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga ultrarrápida promete transformar o transporte e impulsionar a mobilidade sustentável nas estradas brasileiras

A revolução nas rodovias elétricas está em curso, e o carregamento ultrarrápido para veículos elétricos se destaca como um fator crucial para essa transformação. Com o aumento contínuo da frota de veículos elétricos (VEs) no país, a demanda por soluções de recarga rápidas e eficientes se torna cada vez mais urgente.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o número de VEs em circulação no Brasil aumentou 41% em 2023. A expectativa é que, até 2030, esses veículos representem 30% da frota nacional, exigindo uma rede de carregamento robusta. Em âmbito global, a International Energy Agency (IEA) prevê que mais de 130 milhões de veículos elétricos estarão nas ruas até 2030, intensificando a necessidade de estações de recarga ultrarrápida.

As rodovias equipadas com essa tecnologia serão essenciais para essa transição. O carregamento ultrarrápido permite que as baterias alcancem até 80% de carga em apenas 20 a 30 minutos, proporcionando a conveniência necessária para longas viagens.

Evandro Mendes, CEO da Eletricus, ressalta a importância dessa infraestrutura no Brasil: "O futuro das nossas rodovias está na eletrificação. Para que os veículos elétricos sejam uma alternativa viável e competitiva, é fundamental contar com uma infraestrutura que possibilite carregamentos rápidos e eficientes. A Eletricus está investindo pesadamente em estações de recarga ultrarrápida para garantir que os motoristas possam viajar sem se preocupar com a autonomia dos seus veículos."

A Eletricus lidera esse movimento com a meta de instalar 200 novas estações de recarga ao longo das principais rodovias do país até o final de 2025. Essas estações serão posicionadas estrategicamente para oferecer fácil acesso aos motoristas, viabilizando viagens mais longas com maior tranquilidade.

Além disso, a energia usada para alimentar essas estações virá de fontes limpas, como solar e eólica, garantindo que todo o processo de recarga seja sustentável e reduza ainda mais a pegada de carbono. "Nosso compromisso é fornecer soluções que beneficiem os motoristas e, ao mesmo tempo, contribuam para um futuro mais verde e sustentável" , reforça Mendes.

Essa mudança estrutural nas rodovias brasileiras está alinhada com os compromissos internacionais de redução das emissões de carbono e com as metas nacionais de eletrificação de uma parte significativa da frota até 2035. Com o apoio de empresas como a Eletricus, o Brasil avança rumo a uma era de transporte mais eficiente, seguro e ecológico.

A Eletricus é referência no mercado de soluções de recarga para veículos elétricos, reconhecida por sua excelência e inovação. Em cinco anos de atuação, consolidou-se como uma das principais referências do setor em nosso país em soluções de recarga para veículos elétricos, atendendo os diferentes setores industriais, comerciais, condomínios corporativos e residenciais. A Eletricus oferece soluções completas de produtos e serviços para cada cliente, desde análise de cargas e instalação, desenvolvimento dos projetos até a manutenção contínua dos equipamentos, garantindo confiabilidade, segurança, economia e sustentabilidade em todas as suas instalações.

Eletricus
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BANCO CNH CRESCE NO RANKING DAS 500 MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL.

Instituição subiu 19 posições no ranking geral e integra a lista das 100 maiores empresas do Paraná

Heberson de Góes, presidente do Banco CNH; e Jéssica Kosak, gerente de Operações e Marketing.

O Banco CNH, celebrando 25 anos de atuação no Brasil, está mais uma vez no ranking das “500 Maiores do Sul”, do Grupo Amanhã, ocupando a 59ª colocação, subindo 19 posições em relação ao ano passado. O prêmio é um reconhecimento às empresas com melhor performance financeira e que mais geram valor e relevância para o ambiente de negócios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Banco também compõe o ranking dos 100 Maiores do Paraná, na 21ª posição.

A instituição alcançou ainda a 28ª posição em Receita Líquida e 14° lugar em Patrimônio Líquido do Paraná, subindo 10 e 4 colocações em relação ao ano passado, respectivamente. 

“Para nós, estar entre as maiores empresas da região sul, onde temos importantes clientes, é uma validação de nossa estratégia e do impacto positivo que buscamos gerar em nossos mercados. Este prêmio reflete não apenas nossos resultados financeiros, mas também uma governança sólida e robusta, além do nosso compromisso com a excelência operacional e a criação de valor para nossos clientes, colaboradores e parceiros de negócio”, comemora Heberson de Góes, presidente do Banco CNH.

A gerente de Operações e Marketing do Banco CNH, Jéssica Kosak, representou a instituição na cerimônia de premiação das empresas paranaenses, que aconteceu nesta segunda-feira (21), na FIEP, em Curitiba-PR.

Promovido pelo Grupo Amanhã, com o apoio técnico da PwC Brasil, o ranking “500 Maiores do Sul” tem como metodologia o VPG – Valor Ponderado de Grandeza –, resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS

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