quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PALFINGER BRASIL ESTARÁ NA FEIRA SHOW RURAL 2025

Foto: Alexsander Ziemer | Divulgação Palfinger Brasil 

A Palfinger Brasil, empresa que produz soluções em elevação de cargas, estará novamente presente na Feira Show Rural 2025, evento voltado à diversificação agrícola e que vai ocorrer de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR). A fabricante apresentará aos visitantes equipamentos como guindastes articulados, plataformas de elevação, acessórios e peças desenvolvidos em sua unidade em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

A feira tem como foco a inovação tecnológica e a sustentabilidade, e a expectativa é que receba mais de 400 mil visitantes nos dias de realização. Será o primeiro grande evento do ano voltado ao agronegócio.

Empresários, gestores de frota e operadores de equipamentos de elevação de cargas poderão conhecer as novidades da Palfinger no estande da fabricante,  durante o horário do evento, das 8h às 18h, na Rua N, estande 9.21.

Muitos dos guindastes desenvolvidos pela empresa, como os modelos PK 11001; PK 17001 B; PK 23500; MD 45007 e MD 510, são utilizados nas diferentes etapas de trabalho na agricultura, modernizando os processos produtivos. Na entressafra e preparação pré-plantio, são usados para otimizar a preparação de terreno e no transporte de equipamentos de grande porte de forma segura. No plantio, para carregamento de big bags e instalação e montagem de estruturas temporárias de proteção ao clima, além de facilitar o destombamento de tratores e máquinas. Os guindastes proporcionam também melhor desempenho na construção e manutenção de barragens e no manuseio durante as fases de colheita e pós-colheita, incluindo carregamento, armazenagem e transporte de produtos.

“Estar na vitrine de uma feira tão representativa como a Show Rural é fundamental quando se busca manter um estreito relacionamento com o mercado, ampliar negócios e entender ainda mais as necessidades do agronegócio. Isso permite que possamos desenvolver as melhores soluções e com inovações tecnológicas para este setor tão importante para o Brasil e responsável por parcela significativa do nosso PIB”, diz o Diretor de Vendas e Serviços LATAM , Tomás Castagna.

Palfinger
- Fundado em 1932, o grupo de origem austríaca é líder mundial na produção e fornecimento de soluções inovadoras para movimentação de cargas e pessoas; 
- Tem 31 unidades, no Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Áustria, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polônia, Romênia, Eslovênia, China e Vietnã. Na América Latina, comercializa e distribui a linha de produtos do grupo Palfinger em 25 países através da venda direta, representantes comerciais e distribuidores; 
- O grupo conta com mais de 12 mil funcionários;
- Desde 2019 a Palfinger é uma empresa GPTW, sendo certificada com o selo de Melhores Empresas, e premiada em rankings regionais e nacionais.

Palfinger Brasil
Dinâmica Conteúdo Inteligente

COM QUEDA DE VOLUME E AUMENTO DA RECEITA, EXPORTAÇÕES DE SUCO DE LARANJA CHEGAM AOS SEIS MESES DA SAFRA 2024/25

O volume exportado de suco de laranja (FCOJ equivalente a 66 Brix) nos seis primeiros meses da safra 2024/25 (julho a dezembro) foi de 430.078 toneladas, o que representa uma redução de 19,70% em relação às 535.604 toneladas embarcadas no mesmo período da safra anterior. O faturamento, no entanto, somou US$ 1.876.971.871, um aumento de 42,66% comparado aos US$ 1.315.712.908 registrados no mesmo período da safra 2023/2024. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, compilados pela CitrusBR. “O setor enfrenta cinco ciclos de safras pequenas e médias e, segundo as referências internacionais, uma alta de preços sem precedentes que mostram que a queda de demanda é inevitável”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

A Europa continua a ser o principal destino das exportações brasileiras, com 42,72% de participação. O total exportado na safra 2024/25 foi de 228.692 toneladas, uma redução de 22,21% em relação às 294.033 toneladas embarcadas no primeiro semestre da safra 2023/24. Em receitas, o valor chegou a US$ 1.037.173.807, um aumento de 41,01% em comparação com os US$ 735.387.975 do período anterior.

Os Estados Unidos, por sua vez, registraram embarques de 161.641 toneladas de FCOJ equivalente a 66 Brix, uma redução de 7,17% em relação às 174.128 toneladas exportadas na safra de 2023/2024. Já em receita, houve crescimento de 56,37%, com um total de US$ 675.806.483, comparado aos US$ 432.078.659 no mesmo período do ano anterior.

Para o Japão, as exportações de suco de laranja registraram queda de 14,07% nos seis primeiros meses da safra 2024/2025, com um volume de 11.441 toneladas. Na safra anterior, o volume foi de 13.313 toneladas. O faturamento foi de US$ 62.963.727, um crescimento expressivo de 79,75% em relação aos US$ 35.028.853 faturados na safra anterior.

No caso da China, as importações de julho a dezembro da safra 2024/2025 somaram um total de 19.223 toneladas, um volume 46,08% inferior às 35.651 toneladas registradas no mesmo período da safra 2023/2024. Em receita, houve uma queda de 17,35%, com um total de US$ 52.255.421, comparado aos US$ 63.230.242 registrados no primeiro semestre da safra anterior.

Outros mercados somaram 114.607 toneladas e US$ 48.772.433, complementando os valores totais do período.

CitrusBR
Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

MAIOR USINA SOLAR EM TELHADO DO BRASIL OPERA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, é detentora do projeto, instalação e comissionamento da maior usina solar em telhado no Brasil. Trata-se do empreendimento de 6,4 megawatts-pico (MWp) instalado na unidade fabril da Jacto, localizada no distrito de Paulópolis, na cidade de Pompeia, interior do Estado de São Paulo.

Ao todo, a usina possui mais de 11,3 mil módulos fotovoltaicos instalados na cobertura da fábrica de equipamentos agrícolas da Jacto, numa área que abrange quase 39 mil metros quadrados. O sistema fotovoltaico tem capacidade de gerar 8 gigawatts-hora/ano (GWh/ano), suficiente para abastecer grande parte da demanda de eletricidade das operações da Jacto.

O projeto está enquadrado no modelo de autoprodução, modalidade em que o consumidor é, ao mesmo tempo, gerador da energia que utiliza e integra o Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia.

Adicionalmente à cobertura solar no galpão, a TTS Energia também instalou um sistema fotovoltaico na cobertura do estacionamento (carport) da fábrica da Jacto. A miniusina, com 886 quilowatts (kW), possui 1,6 mil módulos fotovoltaicos espalhados em uma área de 6,1 mil metros quadrados. Somente nesta instalação, a capacidade de geração é 1,17 GWh/ano.

“O aproveitamento de grandes coberturas para implantação de usinas solares, tanto na área rural quanto no meio urbano, é uma tendência no Brasil e se configura como uma das grandes soluções para empresas e produtores agrícolas que buscam redução de custo com energia elétrica, segurança de suprimento de eletricidade e mais competitividade e sustentabilidade para o negócio”, explica Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.

“Na prática, esses projetos transformam um centro de custo, ou seja, um telhado que gera despesa em uma grande fonte de receita a partir da energia solar, além de reforçarem as políticas de ESG das empresas do agronegócio e de outros segmentos de negócios”, conclui.

A TTS Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energias renováveis em todo o território nacional, com o compromisso de tornar a energia fotovoltaica um negócio financeiramente viável para empresas B2B – com previsibilidade, redução de custos e alinhado com as melhores práticas ESG. Comprometida em tornar a energia fotovoltaica financeiramente viável para grandes negócios, a empresa colabora com a redução de custos e, ao mesmo tempo, mantém um alinhamento com as melhores práticas ESG, contribuindo, desta forma, para um futuro mais sustentável.

TTS Energia
TOTUM Comunicação

CARTONDRUCK ALCANÇA O STATUS DE ATERRO ZERO

Nesta segunda-feira (13), a CartonDruck, empresa de Blumenau (SC) referência na produção de embalagens em papel cartão, conquistou a certificação Aterro Zero, fornecida pela KWM Solutions, especialista em Gerenciamento Total de Resíduos e Economia Circular. Esse selo garante que todos os resíduos gerados nas operações da CartonDruck agora têm destinações sustentáveis, sem envio para aterros sanitários.

Os materiais descartados pela CartonDruck ganharam novas finalidades: papel e papelão foram transformados em caixas e papel toalha; plástico filme e peças deram origem a sacos de lixo e novos itens plásticos; sucatas metálicas foram recicladas em novos metais; madeiras se tornaram pellets. Resíduos mais complexos, como borras de tinta e lixo comum, foram utilizados na fabricação de cimento, enquanto resíduos orgânicos geraram adubo por meio de compostagem.

Segundo a diretora de marketing da empresa, Ticiana Baumgarten, o projeto Aterro Zero é um marco na história da CartonDruck. “Estamos muito felizes em anunciar essa conquista. Desde outubro de 2024, nenhum resíduo gerado em nossa fábrica é destinado a aterros sanitários”, afirma Ticiana. Ela destaca que o adubo gerado pela compostagem será doado para funcionários, hortas comunitárias e escolas da região, fortalecendo a agricultura urbana e beneficiando a comunidade local.

Impacto ambiental positivo

Desde a implementação do programa, a CartonDruck transformou 540 toneladas de resíduos, com os seguintes resultados:

- 97% reciclados;
- 2,9% destinados ao coprocessamento (utilizados como matéria-prima para a produção de cimento);
- 0,1% compostados (transformando lixo orgânico em adubo).

Além disso, a iniciativa evitou a emissão de 768 toneladas de CO², o que equivale à retirada de 4.122 carros de circulação ou ao CO² sequestrado por 5.376 árvores.

Para a diretora de marketing, a conquista do selo Aterro Zero é uma demonstração clara de como a gestão eficiente de resíduos pode aliar sustentabilidade, inovação e responsabilidade socioambiental. “Essa jornada reflete o compromisso da CartonDruck com um futuro mais sustentável”, conclui Ticiana.

A CartonDruck - Com mais de 140 anos de atuação, a CartonDruck é  referência em indústrias gráficas. Todas as etapas de produção das embalagens de papel-cartão são informatizadas e realizadas dentro do parque fabril, localizado em Blumenau (SC)

CartonDruck
Presse Comunicação

UNIDADE DA SUZANO EM RIBAS DO RIO PARDO (MS) ALCANÇA MARCA DE 1 MILHÃO DE TONELADAS DE CELULOSE PRODUZIDAS

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir de eucalipto, alcançou na última quarta-feira (08/01) a marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas na nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS). O resultado foi registrado em menos de seis meses de operação, menor tempo na história para uma fábrica produzir o primeiro milhão de toneladas de celulose. É o segundo recorde alcançado pela unidade, que já havia concluído sua curva de aprendizagem em apenas cinco meses e oito dias, a partir do início das operações em 21 de julho de 2024. Inicialmente, a expectativa era finalizar a curva de aprendizagem em um período de nove meses e fechar 2024 com 900 mil toneladas de celulose produzidas.

Para Paulo Silveira, diretor Industrial de Celulose Regional Sul da Suzano, os números e recordes refletem toda a trajetória construída pela empresa ao longo de 100 anos de história. “Os marcos que estamos celebrando vão muito além dos números industriais, representam fatores que incluem alto nível de maturidade da companhia, conhecimento sobre o setor, investimento em novas tecnologias, dedicação e cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. A nova fábrica vem quebrando recordes desde a concepção do projeto, seja pela escala produtiva, a maior do mundo, pela eficiência ou pela competitividade, e, graças ao empenho de um time de colaboradores e colaboradoras de alta competência, esses resultados demonstram a capacidade de realização da nossa equipe”, destaca.

Com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a Unidade Ribas do Rio Pardo é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A curva de aprendizagem foi atingida entre 30 de novembro e 29 de dezembro, período em que a unidade produziu uma média diária estável de toneladas de celulose superior à capacidade projetada, que é de 7.203 toneladas/dia. O bom desempenho da fábrica foi essencial para alcançar a produção do primeiro milhão de toneladas em prazo recorde.

Conforme Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o novo marco reforça o alto desempenho da unidade e a dedicação da equipe. “Esse feito reflete a excelência no processo de partida e estabilização da fábrica, além do comprometimento de cada colaborador e colaboradora envolvidos. Mais do que números, a conquista evidencia o trabalho em equipe, a eficiência e a sustentabilidade de nosso negócio, gerando e compartilhando valor com o mercado e a comunidade. É importante destacar ainda que o mérito também é dos times de engenharia, com uma montagem de excelência; da florestal, com o abastecimento de madeira de alto nível; e de logística de celulose, com a eficiência no escoamento de todo o volume de celulose fabricado”, destaca.

“Alcançar dois marcos tão importantes para o setor em um espaço de tempo tão curto superou todas as nossas expectativas e só reforça a maturidade da companhia e de toda a equipe no desenvolvimento de seus projetos. O excelente desempenho da fábrica é reflexo da combinação de fatores que incluem planejamento e execução eficientes, investimento em tecnologias de ponta e formação de profissionais altamente qualificados e empenhados para desempenharem suas funções”, afirma Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano e responsável pela construção da fábrica.

A unidade

Maior investimento da Suzano em 100 anos de história, um total de R$ 22,2 bilhões incluindo a construção da fábrica e iniciativas como a formação da base florestal e a estrutura logística para escoamento da celulose, a unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo conta com cerca de 3 mil colaboradores(as) diretos, entre próprios e terceiros, atuando nas operações florestais e industriais. Parte desses(as) profissionais começou a ser formada muito antes do início das operações por meio de iniciativas próprias da Suzano, juntamente com seus parceiros, para valorizar a mão de obra local e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Com a nova fábrica, a capacidade instalada de produção de celulose da Suzano saltou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um aumento de mais de 20%. A maior parte da produção da fábrica de Ribas do Rio Pardo tem como destino o mercado exterior, e escoada por meio da combinação de modais rodoviários e ferroviários até os terminais portuários em Santos (SP).

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Clique aqui e saiba mais.

Suzano
Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano

NOVO MEDIDOR PARA COMBUSTÍVEL COM ALTO TEOR DE ETANOL CHEGA AO BRASIL

A Gilbarco Veeder-Root apresenta o Medidor V15, uma inovação voltada ao mercado brasileiro de combustíveis que promete elevar a precisão e a durabilidade das bombas que operam com alta concentração de etanol. O novo medidor, que agora integra toda a linha Prime, de bombas e dispensers para combustíveis , é o primeiro do setor projetado especialmente para atender às exigências dos combustíveis com altas concentrações de biocombustíveis, uma característica única do Brasil e um fator que marca uma evolução no mercado nacional de abastecimento.

Desenvolvido ao longo de dois anos e submetido a rigorosos testes de campo em postos de combustíveis distribuídos de norte a sul do país, o Medidor V15 foi desenhado para resistir ao desgaste causado pelo etanol em alta concentração, como o E97 (97% de etanol), como regularmente comercializado no Brasil. Diferente de outros países, onde a concentração de etanol é significativamente menor, o uso extensivo desse biocombustível coloca desafios únicos para o setor de equipamentos de abastecimento.

Resistência e certificação para altas concentrações

A estrutura interna do V15 é composta por componentes e materiais altamente resistentes, oferecendo proteção contra corrosão e desgaste, problemas comuns em ambientes que exigem durabilidade e precisão em contato prolongado com o etanol. O novo medidor já possui certificação da UL USA (Underwriters Laboratories) – organização internacional independente responsável por avaliar e certificar produtos quanto à segurança e conformidade com normas internacionais - para operar com etanol puro, de até 100% de concentração, garantindo compatibilidade com uma ampla variedade de misturas de biocombustíveis que podem ser encontradas no mercado brasileiro. Embora o V15 seja versátil, inicialmente será utilizado em bicos exclusivos para etanol, otimizando seu desempenho para esse tipo de combustível e ampliando a vida útil dos equipamentos.

Solução inovadora para um mercado único

A criação de um medidor dedicado ao mercado brasileiro é uma resposta à necessidade de componentes específicos para operar de forma segura e eficiente com altos teores de etanol. A estrutura particular do combustível no Brasil faz do país um dos poucos no mundo a adotar o etanol puro em larga escala. Por isso, elementos como resistência, durabilidade e compatibilidade com combustíveis de alta concentração de biocombustível tornam-se diferenciais essenciais. Vale ainda destacar que o V15 é o primeiro medidor a ser projetado especialmente para essas condições, posicionando a marca como pioneira no mercado brasileiro e latino-americano.

Compromisso com o futuro do setor

Com o Medidor V15, a Gilbarco Veeder-Root reforça seu compromisso com a inovação e com as demandas do mercado nacional, oferecendo ao setor de combustíveis uma solução projetada para acompanhar o crescimento do uso de biocombustíveis no Brasil. Ao desenvolver um medidor com vida útil estendida e maior resistência, a empresa contribui para uma operação de abastecimento mais confiável e menos suscetível a interrupções, beneficiando diretamente consumidores e operadores de postos em todo o país.

Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio. Clique aqui e visite o site.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

BNDES APROVA R$ 480 MI PARA CMAA AMPLIAR PRODUÇÃO DE ETANOL E ENERGIA E MODERNIZAR UNIDADES INDUSTRIAIS

Foto: Divulgação CMAA Vale do Pontal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor total de R$ 480 milhões para as unidades industriais da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) ampliarem a produção de etanol e a geração de energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar, e para modernização industrial e aquisição de equipamentos.

Com R$ 220 milhões do Fundo Clima, a Vale do Pontal Açúcar e Etanol S/A, unidade industrial localizada em Limeira do Oeste (MG), vai ampliar a capacidade de produção de etanol anidro a partir da cana-de-açúcar em até 85 mil m3 por ano, alcançando 205 mil m3 por safra. E, também, ampliar a geração de energia a partir de biomassa em até 34 MW, alcançando 68MW. Para isso a Vale do Pontal vai expandir a capacidade de geração de vapor de 230t/h para 430 t/h. O investimento total no projeto é de R$ 289,4 milhões e deve gerar mais de 500 empregos.

Atualmente, a Vale do Pontal tem capacidade para processar 2,7 milhões de toneladas de cana por safra (abril a novembro), produzindo etanol hidratado (mercado interno), açúcar do tipo VHP (predominantemente direcionado para exportação) e energia elétrica, que atende o consumo industrial e a área agrícola. O excedente é injetado no Sistema Interligado Nacional. Com o financiamento, a usina passará a processar 4 milhões de toneladas de cana por safra.

Com o aumento da produção de etanol, a Vale do Pontal também aumentará a sua capacidade de geração de Certificados de Carbonização (CBios), emitidos a partir da produção e comercialização de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, no Brasil. Cada CBio corresponde à redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente nas emissões de gases de efeito estufa. Esses créditos são utilizados como instrumentos de compensação de emissões pelas distribuidoras de combustíveis, que precisam cumprir metas de descarbonização estabelecidas pela Política do RenovaBio.

Modernização

Com R$ 260 milhões do programa BNDES Máquinas e Serviços, as três unidades da CMAA investirão na modernização industrial e na aquisição de equipamentos agrícolas. As unidades Vale do Pontal, Vale do Tijuco e Canápolis pretendem utilizar os recursos, respectivamente, na ordem de R$ 50 milhões, R$ 160 milhões e 50 milhões. Os recursos também poderão ser usados para capital de giro.

Os recursos poderão ser aplicados para aquisição, comercialização ou produção de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes, bens de informática e automação, bem como para a aquisição de bens industrializados nacionais, serviços nacionais e equipamentos importados com impossibilidade de fornecimento de similar nacional.

 “O financiamento aprovado pelo BNDES está alinhado às diretrizes do governo do presidente Lula que orientam a ampliação da produção de biocombustíveis, fundamentais para o processo de descarbonização, além da produção de energia limpa e renovável, como a de vapor produzido na queima de biomassa, neste caso, o bagaço da cana, contribuindo para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"É com grande entusiasmo que recebemos do BNDES a confirmação da aprovação destes dois importantes financiamentos com recursos do Fundo Clima e do programa Finame. Estes recursos serão essenciais para impulsionar os investimentos de longo prazo da CMAA, permitindo-nos reforçar nosso compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras. Com este apoio, daremos mais um passo importante para fortalecer o crescimento de nossos negócios e contribuir com o desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil. Estamos confiantes de que esta conquista trará resultados expressivos, beneficiando não apenas a CMAA, mas toda a cadeia produtiva que apoiamos", destaca Carlos Eduardo Turchetto Santos, CEO do grupo CMAA.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon, a operação está alinhada aos objetivos da Nova indústria Brasil e do Fundo Clima. “A grande capacidade de produção de biocombustíveis é um diferencial brasileiro no campo da descarbonização e transição energética, compondo um dos pilares da nova política industrial e do Plano Mais Produção”.

Agência BNDES de Notícias

VINICIUS SOARES É O NOVO VP E GENERAL MANAGER DA SEALED AIR PARA AMÉRICA LATINA

A Sealed Air, líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho, anuncia Vinicius Soares como seu novo Vice-Presidente (VP) e General Manager para a região LATAM.

Soares tem mais de 30 anos de experiência e atuação em grandes empresas como DuPont e Smurfit Westrock. O executivo tem um vasto conhecimento em liderança de equipes e já realizou importantes trabalhos nas áreas de vendas, desenvolvimento de produtos, marketing e inovação, operações e supply chain, comandando com sucesso negócios com operações nos Estados Unidos e na América Latina.

Soares liderará, a partir de São Paulo, a equipe de gestores da Sealed Air em toda a América Latina e tem como objetivo acelerar o crescimento, aumentar a colaboração e fortalecer as operações nas linhas de negócios Food e Protective Packaging na região.

“É uma oportunidade sensacional fazer parte desta companhia, líder e pioneira no setor de embalagens. Tenho o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da empresa e de toda a equipe na região para que possamos alcançar os resultados estabelecidos, atendendo as expectativas de clientes, fornecedores e parceiros de negócios. A América Latina é um mercado de alto crescimento no setor de embalagens e estamos muito bem-posicionados para resolver os desafios mais críticos dos nossos clientes e seguir avançando em nossa jornada de sustentabilidade”, afirma o novo VP e General Manager Latam da Sealed Air.

Soares é bacharel em administração de empresa pela Universidade de São Paulo e mestre na mesma disciplina pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Sealed Air

A Sealed Air Corporation (NYSE: SEE) é líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho. A empresa fornece soluções para uma ampla gama de mercados incluindo proteínas frescas, alimentos, fluídos e líquidos, medicina e ciências biológicas, indústrias, e-commerce, logística e operações de atendimento omnichannel. A Sealed Air é detentora de soluções reconhecidas mundialmente como a marca de embalagens para alimentos CRYOVAC®, sistemas para líquidos LIQUIBOX®, embalagens de proteção SEALED AIR®, sistemas de embalagem automatizados AUTOBAG® e soluções infláveis BUBBLE WRAP®.

Por meio do SEE Net Positive Circular Ecosystem, a empresa lidera a indústria de embalagens na criação de um futuro mais ambiental, social e economicamente sustentável. A Sealed Air tem a meta de zerar as emissões de carbono de suas operações globais até 2040. A empresa tem mais de 17 mil funcionários globalmente, atende clientes em 120 países/territórios e em 2023, faturou US$ 5,5 bilhões em vendas globais. Clique aqui e saiba mais sobre a Sealed Air.

Sealed Air
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

INDÚSTRIAS ADOTAM EQUIPAMENTOS DE MÉDIA E BAIXA TENSÃO SUSTENTÁVEIS PARA ALCANÇAR ZERO LÍQUIDO

Uma nova fronteira se abre para o setores industriais com o avanço dos dispositivos elétricos de média e baixa tensão. Fabricantes de máquinas e aparelhos, montadores de painéis, especificadores e usuários finais estão cada vez mais comprometidos com a redução de suas pegadas de carbono. A operação net zero se tornou um pilar estratégico das empresas, deixando de ser um objetivo secundário para ocupar o centro das atenções nos negócios.

Para suprir essa demanda, as organizações têm priorizado o design sustentável e adotado a economia circular como base de suas operações, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as exigências futuras da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).

“É muito importante pensar no modelo de ciclo regenerativo e em conter os impactos ambientais dos produtos, bem como estender sua vida útil, diminuir emissões, recuperar energia e promover o fluxo circular de materiais”, diz Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.

Segundo ele, alcançar metas de descarbonização robustas requer uma abordagem de ciclo de vida completo para os equipamentos que considere as necessidades de clientes e stakeholders desde a concepção das soluções até o fim da sua longevidade com foco em eficiência e sustentabilidade.

A digitalização e a criação de ecossistemas conectados são passos cruciais para maximizar os resultados em sustentabilidade. Tecnologias como gêmeos digitais - ou digital twins - permitem simulações e ajustes nos sistemas antes mesmo de serem fabricados, assegurando que os produtos já estejam alinhados com as metas de eficiência e gerem menor impacto ambiental.

“Essa tecnologia tem revolucionado as indústrias, uma vez que possibilita ajustes na fase de projeto para garantir que os aparelhos sempre atendam aos indicadores de sustentabilidade”, afirma Bertoni.

De acordo com ele, o uso de dados para monitoramento contínuo das condições dos equipamentos amplia sua durabilidade e facilita a reutilização de peças. Com sensores e dispositivos conectados, as decisões das companhias passam a ser mais precisas e fundamentadas, sempre em prol de sistemas mais eficientes e sustentáveis.

Um exemplo dessa transformação é o desenvolvimento de disjuntores de média tensão que eliminam o uso de SF6, substituindo-o por tecnologias baseadas em ar puro e vácuo. “Iniciativas como essa mostram que o caminho para um futuro mais limpo já está em ampla implementação, sendo indispensável o compromisso das empresas do setor para expandir suas soluções sustentáveis”, conclui Bertoni.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

RECIFE EXPO CENTER COMEMORA MAIS DE 60 EVENTOS FECHADOS E EM NEGOCIAÇÃO PARA 2025

Com as primeiras operações iniciadas em agosto de 2024, o Recife Expo Center, o novo centro de convenções da capital pernambucana, finalizou o ano com mais de 60 eventos fechados e em negociação para 2025 em apenas cinco meses de operação, entre congressos, feiras e convenções. Há uma intensa procura pelo segundo semestre, com muitas datas esgotadas no pavilhão entre os meses de agosto e novembro. Em 2024, foram realizados 45 eventos e uma movimentação financeira estimada em R$ 60 milhões.

Outra curiosidade é que o novo equipamento tem possibilitado a retomada de muitos eventos que o Recife havia deixado de receber nos últimos anos, especialmente na área médica, uma vez que há uma grande procura da área de saúde. Além disso, o local tem sido procurado para eventos de escolas, que já começam a acontecer como o da Madre de Deus realizado com sucesso recentemente.

O Recife Expo Center tem se destacado muito no perfil de feiras de médio porte, eventos médicos e eventos corporativos. Muitos eventos que aconteceram ano passado no equipamento já renovaram os contratos para 2025, a exemplo da Jornada Bett, a Multimodal Nordeste, o Fala Nordeste e a New Office. Entre os destaques nos eventos de saúde realizados, estão os Congressos Brasileiro e Latinoamericano de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia e a Jornada Nacional da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), um dos mais importantes para a saúde pública do País. Outro evento concorrido foi o XX Encontro Nacional de Controle Interno, que debateu governança, transparência e eficiência para a administração pública.

O último evento realizado foi o Réveillon Recife Marina, o primeiro desde a inauguração do Complexo Porto Novo Recife. O público contemplou a queima de fogos às margens do Rio Capibaribe e dançou ao som da atração internacional Gipsy Kings, da Bateria da Mangueira, do frevo de Spok e toda a alegria da pernambucana Letícia Bastos com programação que foi até o sol raiar. O evento proporcionou ainda uma experiência completa de conforto e segurança, inclusive com área kids com recreadores e colchões para descanso dos pequenos, um menu exclusivo com buffet premium e open bar.

“O equipamento foi todo desenhado para atender bem as necessidades dos promotores de eventos. Sabíamos das deficiências no Estado por um equipamento que fosse moderno e trouxesse novas possibilidades para ampliar o turismo de eventos e acreditamos que estamos no caminho para ajudar a colocar novamente Pernambuco na prateleira”, afirma a sócia administradora Tatiana Menezes.

Um dos diferenciais do Recife Expo Center é a sua localização estratégica no coração do Recife, a poucos minutos dos principais polos hoteleiros, como Boa Viagem e também próximo ao principal aeroporto do Estado. Além de ter o Novotel Recife Marina, localizado bem em frente ao espaço, que conta com 299 apartamentos e passeios de catamarã com embarque no píer da Recife Marina, no próprio hotel.

Segundo o sócio administrador Paulo Cavalcanti Menezes, o Recife Expo Center é projetado para atender a uma ampla diversidade de eventos, com um pavilhão de 4.100 metros quadrados, que pode ser dividido em espaços menores conforme a necessidade. “Temos ainda um auditório com capacidade para 1.500 pessoas e nossas instalações permitem eventos simultâneos utilizando nossas salas, o foyer, o pavilhão e o auditório e ainda temos duas entradas independentes, sendo uma no Pavilhão Norte e a entrada principal no Pavilhão Sul. Isso sem falar em todos os benefícios de estar integrado a um complexo em uma localização única”, reforça.

Além das instalações modernas e versáteis, o Recife Expo Center está localizado próximo a vários pontos turísticos e opções de lazer, como o Marco Zero, o Cais do Sertão, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Rua do Bom Jesus, o Mercado de São José, a Praça da República, o Teatro de Santa Isabel, o Paço do Frevo, a Praça do Arsenal, entre outros. Com a localização privilegiada, o Recife Expo Center não só facilita o acesso para participantes de eventos, mas também oferece uma rica experiência cultural e de entretenimento aos visitantes.

Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das atualizações do Recife Expo Center (@recifeexpocenter). Clique aqui e visite o site.

Recife Expo Center
Assessoria de Imprensa
Rachel Motta
motta.rachel@gmail.com

sábado, 11 de janeiro de 2025

RODOIL EXPANDE E REFORÇA MERCADO B2B COM AQUISIÇÃO DA RAVATO, TERCEIRA MAIOR EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓLEO COMBUSTÍVEL DO BRASIL

A RodOil, uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, anunciou a aquisição estratégica da Ravato, consolidada há 25 anos no mercado de óleos combustíveis. Com forte atuação nacional e presença nos mercados do Paraguai e Uruguai, a Ravato traz para a RodOil produtos que complementam o portfólio da companhia, incluindo o óleo de xisto, um combustível diferenciado pelo seu alto poder calorífico e menor composição de enxofre.

A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e condições precedentes usuais nesse tipo de transação. A RodOil projeta um crescimento de 20% em seu faturamento em 2025, com a meta de alcançar R$ 10 bilhões, ampliando sua participação no segmento de óleos combustíveis e expandindo sua atuação para os mercados de celulose, química, mineração e infraestrutura, até então não explorados pela companhia.

Infraestrutura e sinergias operacionais

Além de expandir o portfólio, a aquisição da Ravato e Cargopetro oferecem sinergias operacionais e logísticas. A robusta infraestrutura das empresas adquiridas, que incluem certificações como ISO 9001, ISO 14001 e SASSMAQ, reforça a competitividade da RodOil e sua capacidade de atender novos mercados com eficiência e segurança.

A integração será conduzida gradualmente, com preservação inicial da marca Ravato, que continuará atuando de forma independente durante o período de transição.

“Estamos ampliando nossa atuação de maneira estratégica, com um produto que vem complementar nosso portfólio, alinhado às demandas de mercado”, destacou Roberto Tonietto, presidente da RodOil.

A transação foi assessorada pela Pier Partners, empresa especialista em M&A.

RodOil

Fundada em 2006, a RodOil conta com mais de 600 postos sob sua bandeira e atende mais de 2.000 postos no mercado spot em oito estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

Além da distribuição de combustíveis (gasolina, etanol, diesel S10 e S500), oferece aos revendedores a gasolina e o diesel DuraMais+, bem como uma linha completa de lubrificantes, em parceria com a Mobil. A empresa possui ainda uma rede de lojas de conveniência que leva a marca Trishop e recentemente anunciou o Eco+ Energia Limpa, que oferece energia elétrica limpa através de parcerias com usinas que geram energia de fontes renováveis.

RodOil
Camejo Estratégias em Comunicação

CEOs INDUSTRIAIS E AUTOMOTIVOS CONFIAM NO CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS

A maioria (77%) dos CEOs dos setores de produção industrial e automotivo estão confiantes com as perspectivas de crescimento de suas empresas, uma alta de 2% em relação ao ano anterior. Além disso, 80% desses executivos estão otimistas com o crescimento dos setores em que atuam. Como resultado, os CEOs esperam uma alta nos lucros nos próximos três anos. A maior parte (39%) estima que o percentual será de até 2,5%, mas aproximadamente três em cada dez esperam um crescimento entre 2,5% e 4,99%. Quase um quarto deles estão ainda mais otimistas, prevendo alta de 5% a 10%. Essas são algumas das conclusões da “Pesquisa CEO Outlook: Industrial Manufacturing e Automotive 2024”, conduzida pela KPMG com 240 CEOs de empresas dos setores de produção industrial e do setor automotivo.

A pesquisa também revelou as principais estratégias dos respondentes para suas organizações atingirem o crescimento. Considerando respectivamente CEOs do setor automotivo e do setor de produção industrial, os índices são os seguintes: fusões e aquisições (29% e 18%); crescimento orgânico (18% e 31%); joint venture (8% e 7%); alianças estratégicas com terceiros (21% e 21%); outsourcing (8% e 14%); IA Generativa (17% e 9%).

“O cenário atual de negócios está em ritmo acelerado e imprevisível, com tensões geopolíticas, conflitos regionais, condições econômicas complexas e mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas. Ainda assim, os produtos industriais continuam sendo o setor central em qualquer economia, com a infraestrutura e os ativos industriais sendo a chave para a produtividade e a economia. A demanda por produtos industriais também continua em ritmo acelerado e o setor está no centro de uma convergência interessante conforme a tecnologia se transforma e a transição energética avança”, afirma Flávia Spadafora, sócia-líder do setor de Industrial Markets da KPMG no Brasil.

Perguntados sobre os impactos da IA Generativa, os CEOs do setor automotivo e do setor de produção industrial responderam, respectivamente: aumento da eficiência e produtividade (18% e 24%); diversidade de habilidades e competências (17% e 13%); aumento da lucratividade (16% e 7%); aprimoramento da força de trabalho (16% e 11%); aumento da inovação (9% e 27%); serviços personalizados e engajamento do cliente (8% e 7%). Mais de 70% deles acreditam que a IA Generativa não impactará fundamentalmente o número de postos de trabalho, mas exigirá habilidades e recursos remanejados.

Sobre os impactos da estratégia ESG, os CEOs do setor automotivo e do setor de produção industrial indicaram, respectivamente: relacionamento com clientes e associação positiva com a marca (32% e 30%); alocação de capital, parcerias, alianças e estratégias de fusões e aquisições (27% e 19%); atração de talentos (15% e 21%); engajamento dos funcionários (12% e 11%); impulso ao desempenho financeiro (10% e 10%).

“O setor automotivo está atravessando uma das maiores transformações da sua história com veículos eletrificados atingindo níveis maiores de autonomia e proporcionando grandes oportunidades para as OEMs. As tecnologias, incluindo IA tradicional e Generativa, também viabilizam novas oportunidades para o setor transformar a experiência do cliente e implementar processos de produção mais inteligentes e automatizados. Além disso, a pauta ESG está evoluindo rápido e impondo novos desafios para as organizações descarbonizarem suas cadeias de suprimentos”, afirma Ricardo Roa, sócio-líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil.

O conteúdo também revelou que a principal preocupação para 30% dos CEOs do setor automotivo é o número de funcionários que se aposentam juntamente com a falta de trabalhadores qualificados para substituir. Já 33% dos CEOs do setor de produção industrial consideram a preocupação número um a transferência de conhecimento entre os funcionários. Dado adicional é que 74% dos executivos do setor de produção industrial acreditam que o maior obstáculo que eles têm para atingir a meta de emissões de carbono líquidas zero é a complexidade da descarbonização da cadeia de suprimentos. Essa convicção é compartilhada por somente 38% dos CEOs do setor automotivo que responderam à pesquisa.

KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.

KPMG
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)

BNDES APROVA R$ 1 BILHÃO PARA RAÍZEN PRODUZIR ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

Etanol de segunda geração é um biocombustível avançado, com aplicabilidade confirmada em diversas frentes, como SAF (sustainable aviation fuel), hidrogênio verde e combustível marítimo.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor total de R$ 1 bilhão para a Raízen Energia S/A construir uma Unidade de Etanol Celulósico de segunda geração, o E2G, em Andradina (SP), com capacidade instalada de produção de até 82 milhões de litros por ano.

Com recursos do Programas BNDES Mais Inovação (R$ 500 milhões) e do Fundo Clima (R$ 500 milhões), a planta será uma das seis previstas no país para atingir a viabilidade econômica do E2G até 2028. O biocombustível tem aplicabilidade confirmada em diversas frentes projetadas, como SAF (sustainable aviation fuel), hidrogênio verde e combustível marítimo. Ao todo, o projeto da Raízen prevê investimentos de aproximadamente R$ 1,4 bilhão e a geração de mais de 1.500 empregos diretos, durante a fase de construção, e 200 durante a operação, por planta.

A planta de E2G, diferentemente do método convencional de produção do etanol (fermentação do caldo da cana-de-açúcar com leveduras), usa enzimas especialmente formuladas para extrair os açúcares presentes na celulose do bagaço da cana, que posteriormente são fermentados por meio de leveduras.

Atualmente, a produção de E2G no mundo é incipiente, representando menos de 1% da produção de etanol no Brasil. Com o apoio financeiro do BNDES, a capacidade nacional poderá atingir 440 milhões de litros do biocombustível, considerando as seis plantas da Raízen. Em comparação, a produção de etanol de primeira geração no Brasil alcançou em média 34,2 bilhões de litros em 2024.

“O apoio do BNDES para a construção de uma unidade de etanol avançado vai contribuir para a expansão da fronteira tecnológica brasileira, além de atrair mais investimentos para a cadeia de fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos. E o Banco dispõe dos instrumentos fundamentais, como o Fundo Clima, que apoia projetos que visam a descarbonização, com apoio à produção de biocombustíveis, e o Mais Inovação, que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias disruptivas e que agreguem valor à produção nacional”, explica o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, o projeto apoiado pelo Banco está alinhado aos objetivos da nova política industrial do Brasil, que têm como diretrizes a transição energética e a inovação tecnológica. “A ampliação da produção de E2G contribuirá para fortalecer a posição nacional como um dos principais produtores potenciais de novos biocombustíveis. Apenas para SAF e combustível marítimo, a demanda mapeada pelo BNDES para investimentos é da ordem de R$ 167 bilhões. São investimentos que garantirão a expansão da fronteira tecnológica brasileira.”

A empresa

A Raízen, criada em 2011 a partir de uma joint venture entre a Cosan e a Shell, opera em diversas frentes. Suas atividades incluem o cultivo de cana-de-açúcar, a produção de açúcar e etanol, cogeração de energia, logística, transporte e distribuição de combustíveis, entre outros negócios, empregando mais de 45 mil colaboradores.

Agência BNDES de Notícias

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

OS DEZ DIAS QUE JÁ ABALARAM 2025. Por Marli Gonçalves*

Não se passaram nem dez dias e a gente já sentiu o calor de 2025 bem no cangote fritando nosso otimismo. Mas não vamos desistir, até porque também será um desafio e tanto enfrentar o ódio liberado nas redes sociais.

Digo o que quiser? Ó, que liberdade linda, hein? Poder mentir, acuar, acusar, disseminar a confusão e desinformação por aí, sem punição, sem “censura”, sem qualquer mínima mediação ou controle. Você que se vire, seja quem for e o que tiver de conhecimento, discernimento, educação e possibilidades para separar o tal joio do trigo, e se defender.  Fique aí esperando que alguém - com influência e que conheça esse desconhecido caminho - esperneie e consiga as tais simplórias “notas da comunidade”. As redes sociais ferverão mais que Los Angeles incendiada. Salve-se quem puder.

Donald Trump nem ainda tomou posse, imagino os próximos tempos, mas já reúne em torno de si todos os principais 666 que pôde, a começar das bestas do Apocalipse digital, Elon Musk, do X, Mark Zuckerberg, da Meta, que manda no Facebook, Instagram, WhatsApp. Drogas. Primeiro, nos fizeram dependentes, nos deram acesso gratuito, revolucionaram a comunicação instantânea, se infiltraram em todos os negócios do planeta, pegaram nossos dados e imagens. Agora nos fazem reféns, e juram que tudo isso é pelo nosso bem – vai ser uma síndrome de Estocolmo planetária se tiverem sucesso. O pior: os perebas falam de “liberdade” com tanta cara de pau, espaços, autoridade (e poder) que convencem muitos e acabam com qualquer chance de serem contidos em sua megalomania e narcisismo. Inteligência Artificial: artificial, adjetivo perfeito para essa toada.

Abrem espaços, estradas, rombos, como furacões, para causar ainda mais sérios transtornos na já combalida geopolítica internacional, capenga, que mal lida com questões guerras políticas, territoriais, religiosas, raciais, ambientais em todos os continentes.

Não é medo o que temos de sentir com essa escalada; mas coragem,  porque viveremos esse tempo, com as ameaças e ideias imperiais do novo presidente da nação mais poderosa do mundo e que não param de emergir da sua cabeluda cabeça: em poucos dias cutucou sem nem corar o Canadá, a Groenlândia, a Dinamarca, o Panamá, o México e, em alguma medida, a América Latina. A coceira sobrou para a China, para a Otan, ONU, e o pisão de pé na Rússia. Não é pouco. Nem por pouco.

Ah, mas você não está falando do Brasil – já ouço, antes que façam a reclamação. Pois bem. Aqui, infelizmente nesse delicado momento, o governo parece biruta de aeroporto, se bem que a do aeroporto tem lógica. Um dia, dados positivos; no outro, preços e medidas que nos corroem qualquer recurso, comunicadas a tapas sem beijos. Muda o Pimenta pelo Sidônio. Alguém, por favor, localize o Ministro da Justiça, e o acorde. Aproveite e toca o alarme lá da Saúde, da Educação, da Economia, Habitação, Transportes, verifique se a Marina Silva está bem, e o que anda fazendo nossa diplomacia no meio disso tudo.

Se puderem, refaçam a lista – no Google deve ter o nome deles para ajudar a memória, que tenho até preguiça de procurar- daqueles outros que aparecem só para aplaudir sentadinhos nas cadeiras em solenidades. Avisem, por favor, que estamos tendo sérios ataques às comunidades dos povos originários, às questões das mulheres e negros, aos direitos conquistados: contem para eles que uma tal Comissão de Constituição e Justiça foi tomada de assalto por uns seres muito estranhos vindos do desatino anterior e que aproveitam a distração da sociedade, ou melhor, que a sociedade está ocupada em sobreviver no doloroso dia a dia, e que para se distrair – é verdade – começa até a já organizar o Carnaval, este ano junto com as águas de março.

Nesses primeiros dias não lembro de termos qualquer alento: acidentes pavorosos, assolados por alardes climáticos, por casos de violência e crueldade, comandos e milícias, além de notícias de epidemias possíveis.

Semana que vem tem mais: Trump, Maduro, aboletados. Mais notas oficiais “copia e cola” garantindo que tudo será “rigorosamente investigado”; da segurança, que “não compactuam com excessos ou desvios de função”, e daí por diante. E começa o BBB.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


ACCOR SE ASSOCIA AO WORLD MONUMENTS FUND EM SEU COMPROMISSO COM A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A Accor, líder mundial em hospitalidade, firmou uma parceria pioneira de três anos com o World Monuments Fund (WMF) para proteger o patrimônio cultural e fortalecer as comunidades locais. A Accor trabalhará com a WMF para compartilhar sua experiência, recursos e presença global em projetos que melhorem os destinos, conectem-se às comunidades e apoiem sua restauração a longo prazo.

O setor de viagens e turismo desempenha um papel fundamental na economia global, representando até 10% do PIB global, e até 70% do PIB de alguns países, além de ser responsável por cerca de 10% dos empregos gerados em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as consequências da mudança climática e o impacto do turismo excessivo têm afetado tesouros históricos e culturais locais. Tanto a Accor como a WMF se dedicam a desenvolver e promover soluções de viagem inovadoras que contribuam para um progresso sustentável e não piorem os problemas existentes. Ao se associar à WMF, a Accor pretende contribuir plenamente para a conservação do patrimônio local e para o desenvolvimento ambiental e social desses destinos.

Nos próximos três anos, Accor e WMF aprovarão seus recursos e seu alcance mundial para desenvolver projetos que melhorem os destinos e ofereçam conexões significativas com as comunidades.

Os projetos de conservação do WMF, como o seu principal programa, o World Monuments Watch, incluem a capacitação das comunidades locais e a colaboração com as autoridades para desenvolver um turismo sustentável que reduza os efeitos negativos do turismo em massa. Com esta parceria, a Accor participará ativamente na redefinição desses planos turísticos, garantindo que as regiões sejam conservadas e continuem a atrair visitantes, sustentando a economia local e desenvolvendo as habilidades das comunidades, sem comprometer o patrimônio cultural. Além disso, a Accor e o WMF planejam distribuir os fluxos turísticos apresentando monumentos e locais históricos além de pontos turísticos tradicionais, ajudando a emergir novos destinos através de um desenvolvimento consciente e sustentável.

A colaboração entre Accor e WMF continuará a se desenrolar ao longo dos próximos três anos, com as primeiras iniciativas no início de 2025, bem como no Dia da Terra, em 22 de abril de 2025. Em conjunto, estas duas organizações, em posição de liderança, pretendem estabelecer novos padrões no turismo sustentável, garantindo que os destinos mais preciosos do mundo sejam preservados para as futuras gerações.

Sébastien Bazin, Chairman & CEO Accor afirmou: “Por meio desta parceria importante, a Accor está aprofundando seu compromisso de proteger o patrimônio cultural, preservando ao mesmo tempo os destinos mais apreciados do mundo. Esta colaboração visa também fomentar novas iniciativas para um desenvolvimento sustentável e responsável no setor das viagens. Continuamos com o nosso propósito de pioneirismo na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade”.

Bénédicte de Montlaur, CEO World Monuments Fund comentou: “No WMF, acreditamos que o turismo sustentável é crucial para a proteção do patrimônio cultural. Quando o turismo é administrado de forma responsável, ele não só preserva os destinos, mas também fortalece as comunidades locais, fomentando o crescimento socioeconômico. Uma das nossas principais prioridades é assegurar que o turismo ajude as comunidades a desenvolver a capacidade de administrar eficazmente os seus locais, proporcionando benefícios a longo prazo, que protegem o patrimônio, promovendo o desenvolvimento sustentável. Esta colaboração com a Accor nos permite continuar a nossa missão de preservar os tesouros culturais do mundo, promovendo ao mesmo tempo o turismo sustentável. Com o apoio da Accor, continuaremos a proteger os locais históricos e capacitar as comunidades para sua prosperidade”.

O World Monuments Fund (WMF) é a principal organização independente dedicada a proteger os lugares mais preciosos do mundo para enriquecer a vida das pessoas e fomentar o entendimento mútuo entre culturas e comunidades. A organização tem sede em Nova York e conta com escritórios e filiais em Camboya, Espanha, França, Índia, Peru, Portugal e Reino Unido. Desde 1965, nossa equipe mundial de especialistas preservou o diverso patrimônio cultural do mundo, aplicando as normas internacionais mais exigentes em mais de 700 locais de 112 países. Em colaboração com as comunidades locais, entidades de financiamento e governos, o WMF recorre ao patrimônio para abordar alguns dos retornos mais agudos da atualidade: a adaptação à mudança climática, o patrimônio inclusivo, o turismo equilibrado e a recuperação após a crise. Comprometido com as pessoas que vivem nos lugares, a WMF aproveita o potencial do passado para criar uma sociedade mais resiliente e integrada.

A Accor é um grupo hoteleiro líder mundial em hospitalidade, que oferece experiências em mais de 110 países, com 5.700 propriedades, 10.000 bares e restaurantes, espaços de bem-estar e coworking. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 45 marcas de hotéis, de luxo à econômicos, bem como de Lifestyle com a Ennismore. A Accor está focada em promover ações positivas por meio da ética nos negócios, do turismo responsável, da sustentabilidade ambiental, do envolvimento da comunidade, da diversidade, equidade e da inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA tem sede na França e está listada publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter informações adicionais, clique aqui e acesse o site (group.accor.com) ou siga-nos no X, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.

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