sábado, 18 de janeiro de 2025

OUROFINO AGROCIÊNCIA MARCA PRESENÇA NA AGROTEC 2025 COM SOLUÇÕES INOVADORAS PARA SOJA E MILHO

A Ourofino Agrociência estará presente na 8ª edição da Agrotec, o maior evento técnico promovido pela Cooperativa Integrada, que acontece nos dias 22 e 23 de janeiro, na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT), em Londrina (PR). Com o tema “Valor e Propósito – Safras Sustentáveis ​​que Alimentam o Mundo”, a feira reunirá mais de 40 expositores com conteúdo relevante para o agronegócio, inovações e alta tecnologia em insumos.

A empresa terá um estande exclusivo no evento para receber o público e apresentar suas soluções de alto desempenho voltadas principalmente para as culturas de milho e soja, além de mostrar os resultados práticos de seus produtos em um campo demonstrativo na cooperativa. 

Estande|Campo Demonstrativo. Foto: Ourofino Agrociência Divulgação. 

Entre os destaques, estão os inéditos Terrad'or (tiafenacil) e Brucia (tolpiralate), herbicidas exclusivos, ideiais para o manejo eficiente de plantas daninhas, inclusive as resistentes e de difícil controle; o fungicida Teburaz, que combina potência e segurança, garantindo proteção contra doenças em momentos críticos do ciclo produtivo; e Vivantha, inseticida com rápida ação de controle que paralisa o ataque da praga, reduzindo a transmissão de viroses.

O campo demonstrativo, uma das áreas mais importantes da cooperativa, desempenha um papel estratégico na realização e validação de testes e pesquisas. Para Guilherme Acquarole, gerente de marketing da Ourofino Agrociência, essa vitrine permite que os resultados das tecnologias desenvolvidas sejam avaliados na prática: "Os dados obtidos no campo demonstrativo servem como referência para o planejamento agrícola dos produtores e associados e como fonte valiosa para o agricultor." 

Acquarole ressalta que a participação na Agrotec é estratégica para fortalecer a presença da marca no mercado e ampliar conexões no setor. “A Agrotec é uma oportunidade única para promovermos o compromisso da Ourofino com a sustentabilidade e a inovação no agronegócio”, afirma.

Com programação ampla, a Agrotec 2025 reúne cooperados, colaboradores, parceiros, instituições governamentais e de pesquisa em um ambiente que promove o avanço tecnológico e a sustentabilidade no agronegócio.

A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira, fabricante de defensivos agrícolas, com 14 anos de atuação. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 200 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve produtos, serviços e tecnologias com base nas caraterísticas do clima tropical, seguindo o propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Clique aqui e visite o site.

Ourofino Agrociência
Grupo Inca Comunicação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DOS LUBRIFICANTES NO CRESCIMENTO DO SETOR INDUSTRIAL. Por Renato Galvão*

O setor industrial aponta otimismo, inovações e novos negócios para os próximos anos. Para se ter uma ideia, entre 2025 e 2027, a Confederação Nacional de Indústria (CNI), projeta que esse segmento deve registrar um crescimento econômico médio anual de 2%. Obviamente, segmentos específicos terão crescimento bem mais expressivos. E tendo em vista esse cenário, é extremamente estratégico para as indústrias avaliarem as tendências que estão por vir em 2025, preparando-se para incluir novas estratégias em seus planejamentos e se manterem em destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Com relação às tendências, em 2025, a eletrificação nas fabricantes não apenas de automóveis, mas também de caminhões e ônibus, continuarão em alta. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras vão desembolsar no país, no novo ciclo de investimentos até 2030, R$ 130 bilhões para desenvolver tecnologias limpas, incluindo a eletrificação dos veículos.

Ações de sustentabilidade também nortearão os projetos das companhias para os próximos anos, tendo em vista que iniciativas voltadas à preservação ambiental, eficiência energética e redução de emissões de carbono já não são apenas uma exigência regulatória, mas também uma demanda crescente dos investidores e parceiros de negócios.

Desta forma, as empresas do setor industrial têm integrado cada vez mais práticas sustentáveis em suas operações, desde a escolha de matérias-primas até a implementação de tecnologias e utilização de soluções que otimizem processos produtivos e reduzam desperdícios.

Os lubrificantes industriais

Seguindo essas tendências, o mercado de lubrificantes industriais tem evoluído para atender às demandas do setor industrial. Essas soluções são essenciais para garantir eficiência e confiabilidade em processos como estampagem, usinagem, forjamento, fundição e siderurgia. Além disso, lubrificantes industriais e graxas desempenham um papel fundamental em diversas aplicações, como robôs industriais, máquinas de produção automatizada e operações de montagem.

É válido destacar que, entre os benefícios dos lubrificantes na indústria, estão a durabilidade e o desempenho ideal dos equipamentos, bem como sua contribuição para a estabilidade dos processos produtivos e para a qualidade final dos produtos fabricados, fatores importantes para assegurar a eficiência operacional.

Por esses motivos, torna-se essencial avaliar a qualidade dos lubrificantes selecionados para as diversas aplicações existentes na indústria. Da mesma maneira, atentar-se aos rótulos conferindo se as soluções seguem as rígidas especificações do mercado é imprescindível para obter a redução da necessidade de manutenções corretivas e o aumento da vida útil dos equipamentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.

Por fim, a adoção de soluções de lubrificação avançadas pode também gerar significativos ganhos ambientais, incluindo a diminuição do consumo de energia e da geração de resíduos, ajudando as empresas a alinharem-se às tendências globais de sustentabilidade.

Segmentos em alta e desafios

Para 2025, os segmentos aeroespacial, médico e siderúrgico se destacam como alguns dos que mais buscarão soluções inovadoras em lubrificantes industriais. No setor aeroespacial, essas soluções se aplicam para gerar mais eficiência e segurança de componentes críticos, como turbinas, sistemas hidráulicos e engrenagens, onde a resistência ao calor extremo são requisitos indispensáveis.

Já no segmento médico, os lubrificantes encontram aplicação em equipamentos de precisão, como em próteses mecânicas e equipamentos cirúrgicos, por exemplo. Eles são projetados para suportar ambientes esterilizados e garantir a durabilidade e o desempenho estável desses dispositivos.

Enquanto isso, setores como Rotary & Motion, siderurgia e automotivo se beneficiarão dos avanços em lubrificantes para otimizar suas operações. Essas soluções ajudarão a minimizar o inventário de produtos, consolidar o número de fornecedores e padronizar processos, proporcionando reduções de custos significativas.

À medida que o mercado de lubrificantes evolui para atender com qualidade às demandas do setor industrial, as empresas do segmento continuam investindo em soluções sustentáveis que promovem a otimização de recursos. Esses esforços buscam enfrentar os desafios relacionados ao equilíbrio entre custos e qualidade, especialmente em um mercado que valoriza a inovação e a sustentabilidade como pilares estratégicos para a competitividade.

* Renato Galvão é Gerente Comercial Industrial da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.

EPR Comunicação

COMO SE SENTE? Por Marli Gonçalves*

Como se sente? Faz de conta que há um divã aqui. Pergunto, por vários motivos. Entre eles, porque sou curiosa, conversadeira, gosto de saber de você, de nós e, claro, veja que andamos todos parecendo aquela sirene de polícia girando a cabeça para todos os lados, tal quantidade de notícias brigando pela nossa atenção neste 2025.

Percebo em minhas andanças que cada vez parece mais difícil encontrar com quem conversar, quem dê atenção, que não esteja olhando seu próprio umbigo ou a tela do celular. Temos dificuldade de trocar ideias que ultrapassem um minuto, e que não sejam fofocas, fatos perfunctórios, bobos, dancinhas ou milhões de solitários views. É uma estranha mistura de sensações e emoções que acabam guardadas em um canto.

Quem se mantém informado minimamente todos os dias se vê obrigado a guardar – mesmo que intimamente, na valiosa e indevassável liberdade do pensamento – a opinião, lado, aprovar ou não, repudiar, e pior sem nem bem saber como, sem se expor perigosamente. Muitas vezes silencia para não criar indisposição seja em família, com amigos, no meio social, no trabalho ou de quem depende, dada a expansão do ódio, vontades de ser do contra ou incompreensão total; fora o recrudescimento dos ataques às liberdades individuais e conquistas, assistidos no mundo todo. Dá para crer, inclusive, que é aí que reside o motivo de boa parte do crescimento do burburinho das redes sociais, onde o anonimato, a possibilidade de criar alteregos, apelidos ou fantasias vem revelando uma sociedade pra lá de esquisita. Esquisitérrima, no superlativo.

Então, agora, cá entre nós. Pergunto, me dirigindo a mulheres e homens, no geral. Como se sente? (Desculpe, e me poupe de usar aqui (o) ou (a), que essas perguntas vão muito além de qualquer gênero). Anda com medo? Do quê? Da violência que pode encontrar em qualquer esquina, até mesmo dentro de casa? Ou mais ainda de ser enganado, caindo e feito de idiota pela avalanche de mentiras, fake news, golpes cada vez mais elaborados e que podem nos pegar em um átimo de distração? Já foi pego por algum e ficou quieto para não ser tirado de otário? Acontece. Faz com que nos sintamos injuriados, burros, desprotegidos.

Perplexo? Espantado? Indeciso? Abismado? A política nacional, por exemplo, tem nos deixado assim uma grande parte do tempo nos últimos anos. E agora. Muitos de nós temos ficado bem chateados por ter acreditado que depois de vencer o anterior horror total, nos últimos dois anos com o novo governo ainda estarmos sendo sobressaltados com fatos que julgávamos transpostos. Como fraqueza, chantagens aceitas à luz do dia, decisões atabalhoadas, e muitas indecisões e inoperância. Pior: falta de opções à vista no horizonte. Dependência de decisões de “xerifes” juízes para tudo, a que se recorre para o restabelecimento; e muitas vezes até este é impositivo, duvidoso ou certamente descumprido. Tudo muito concentrado.

Acredite, somos muitos: com sentimentos bem comuns para quem não tem bandeira, não fecha os olhos, tem algum bom senso, não segue dogmas radicais e ultrapassados. Chama também desilusão. Tira a capacidade de planejamento, muda nossa condição econômica, nos deixa confusos com medidas que quando estávamos começando a entender são sobrepostas por outras. Vemos cada vez mais os ricos mais ricos, e pobres mais miseráveis, tudo diante de nós – grande parte espremidos e achatados numa classe chamada média.

E assim, cansados, ainda temos de tirar um tempo para o futuro, além do bambolê girando no dia a dia de extremos para tudo quanto é lado, seja no clima, nas relações, no planeta conturbado que treme e teme o que virá do poder nas cada vez mais poderosas mãos que assumem o comando seja onde for.

Repito, somos muitos. É bom que saiba.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


SELGRON APRESENTA SOLUÇÃO INOVADORA DE ENCARTUCHAMENTO PARA A INDÚSTRIA

Tecnologia que reduz erros, aumenta a eficiência e garante embalagens seguras para diversos setores pode ser personalizada para atender às diferentes demandas do mercado

Equipamento da Selgron foi projetado para o processo de embalagem com papel cartão, material amplamente utilizado para cartuchos.

Na busca por otimizar a produção e reduzir custos, diversos setores, como o farmacêutico, químico e alimentício, enfrentam desafios comuns no processo de embalagem. A garantia de uma embalagem eficiente e segura, além de atender às exigências de qualidade e regulamentações, é um dos maiores obstáculos enfrentados pelas indústrias. Pensando nisso, a Selgron, empresa brasileira especializada em soluções de automação industrial, desenvolveu um sistema de encartuchamento que resolve esses problemas de forma eficaz.

O equipamento da Selgron foi projetado para o processo de embalagem com papel cartão, material amplamente utilizado para cartuchos. A principal vantagem do sistema é sua alta performance, aliada à flexibilidade, adaptando-se a diferentes formatos de embalagens, seja para produtos únicos ou múltiplos.

Eduardo Arndt, gerente de engenharia da Selgron, destaca: "Sabemos que o mercado exige mais do que simplesmente entregar um produto. As indústrias precisam de soluções que combinem velocidade, eficiência e qualidade. Nosso sistema de encartuchamento foi desenvolvido para atender essas necessidades, garantindo uma experiência fluida e sem falhas na linha de produção. A principal missão da Selgron é garantir que o produto seja embalado corretamente, de maneira rápida e segura."

A capacidade de produção sem comprometer a qualidade é outro desafio enfrentado pelas indústrias. A encartuchadora da Selgron foi projetada para realizar esse processo de maneira eficiente, avançando para a próxima etapa apenas após a verificação de que todos os passos foram corretamente executados. Isso diminui significativamente os erros e desperdícios durante a produção, especialmente em indústrias de grande volume, como a farmacêutica, onde equívocos podem causar grandes prejuízos financeiros e afetar a reputação da empresa.

Outro diferencial do sistema é sua versatilidade. O equipamento pode ser utilizado para embalar diferentes tipos de cartuchos, incluindo frascos e manuais. Além de minimizar falhas, a automação proporciona ganhos significativos em eficiência, padronização e confiabilidade em todas as etapas industriais. Isso permite que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas, posicionando as empresas de seus mercados de maneira mais competitiva.

Com essa solução inovadora, a Selgron não só resolve os problemas tradicionais de embalagem, mas também oferece uma forma de elevar a qualidade e a competitividade das indústrias.

A Selgron é uma companhia brasileira que desenvolve soluções de automação industrial para o final de linha, com equipamentos que vão desde classificadoras de grãos, selecionadoras ópticas, dosadores, empacotadoras, controladores de peso, detectores de metais, agrupadoras, encaixotadoras, encartuchadoras e paletizadoras robotizadas. Tem forte atuação na indústria ligada ao agronegócio, mas também é presente em outros segmentos como farma, embalagens e peças. A precisão da tecnologia integrada ao seu equipamento levou a marca a expandir seus negócios e ser reconhecida não só no Brasil, mas em toda a América do Norte, América Central e do Sul, bem como no continente africano. Já são mais de 45 países atendidos pela empresa com sede em Blumenau (SC), que aposta em sistemas integrados e soluções de automação e inteligência artificial, com foco na indústria 4.0. Clique aqui e visite o site

Selgron
Trevo Comunicação

SAUDADES DO “GÔDEMIM”. Por chicolelis.

Foto: vermelho.org.br

Certo dia, voltando para Santos, meu caminho foi bloqueado por um acidente e tive que dar uma enorme volta, passando por lugares que me remeteram à infância. O que mais me marcou neste “passeio” foi ter entrado em uma rua de terra (culpa do Waze) e ver crianças jogando bola, exatamente como eu fazia com meus amigos na Rua Tarqüinio (nomes próprios mantêm o trema), Silva no Marapé na minha cidade.

Parei para assistir e vi, em cada um dos moleques (havia até mesmo uma menina), todos os meus amigos da rua. Estavam lá o Rivaldo, o Roberto (eram dois), o Ricardo, o Walter, José, Paulo Roberto, eu, o Chico comprido (eu, moleque, já tinha mais de um 1,80m de altura) e outros tantos que não lembro mais. Ah! Tinha o Zecaganha, que pelo nome dá para ver que era um vencedor. Merecia, ele jogava bem.

Mas, a grande figura do time o “Gôdimim”, cujo nome não lembro mas acho que era “alguma” coisa Alberto. Era o artilheiro do time e a cada gol saia gritando “gôdimim, gôdimim, gôdimim”, engolindo o “l”. E lá ia o goleiro pegar a bola no quintal da dona Pura, uma senhora rabugenta, mas encantadora ao mesmo tempo.

Ruim era quando a bola, feita de meia de seda de mulher, recheada de jornal, caia na valeta ao longo da rua. Aí o Gôdimim  ia até sua casa e pegava uma meia velha de uma das três irmãs e produzia uma bola nova.

Enquanto isso, virava a esquina carrocinha de cachorro, que levava os bichos para um lugar distante e que, se ninguém os procurassem, diz a lenda, viravam sabão. Era uma revolta geral, a gente vaiava, xingava os laçadores, jogava terra neles e outros atos de vandalismo infantil. Enquanto isso, alheios ao perigo, os cachorros eram escondidos debaixo das pequenas pontes que havia defronte de cada casa.

Uma vez, enquanto os laçadores corriam atrás de um cão fujão, nós abrimos a porta da carrocinha e todos os animais que lá estavam fugiram. A partir daquele dia, as grades levavam cadeados.

Aliás a carrocinha era dois poucos carros que passavam pela rua naquela época. Pela manhã, seo Almeida saia com seu Chevolet 55. Vez por outra ele levava alguns de nós para passear na cidade, onde tinha uma alfaiataria.

Bola nova

- Gol!

- Não foi!

- Foi!

Depois de alguns xingamentos (nada com o que se ouve hoje por aí), tudo terminava “numa boa”, sem agressões.

Era difícil definir se fora ou não gol, já que não havia trave, mas apenas pedaços de pau ou bambu espetados no chão, com uma altura máxima de ½ metro. Isso quando não eram as sandálias colocadas no chão.

Como saber se fora gol ou não!

Mas era dele, saia com seu grito de guerra “gôdimim, gôdimim, gôdimim”. E ninguém discutia validade.

Enquanto estávamos na escola, eu, e alguns dos meus amigos  estudávamos no Olavo Bilac, no Canal 1. Outros em escolas da redondeza. As três irmãs da casa 48, uma mais bonita que a outra, estudavam em um colégio de freiras, se não me falha a memória. Quando tinha jogo, que não era todo dia, a rua era uma tranquilidade. Todos respeitavam a todos e não havia imposições. Nem mesmo os pais eram autoritários, apenas exigiam respeito e estudo. A rua manteve suas valetas por muito tempo, assim como seu Almeida a sua tosse que parava nunca. Uma asma brava, dia e noite. Mesmo assim ele nunca deixou de fumar, com o uso de uma piteira. O filho, também era asmático. E foi dos primeiros da turma a começar a fumar Continental sem filtro, (um baita “estoura peito”, junto com o Macedônia).

Uma rua normal. Tão normal que até ladrão galinha passava por lá vez por outra. Mas sem violência, como era antigamente.

Um dia, porém alguma coisa mudou. Foi uma violência, sem sangue, mas com violência. O seu Figo mudou para a esquina do canal e abriu uma venda. Horrorosa, mal cheirosa, como ele. Mas, mesmo assim roubou alguma clientela do seu Maneco, que tinha sua venda na esquina da Rua Santurnino de Brito, homenagem ao criador dos canais da cidade (Santos tem vários canais).

O engenheiro sanitarista Francisco Saturniono de Brito foi o responsável pela implantação dos nove primeiros canais da cidade, entre 1907 e 1911, que vão da orla ao cais. Além da drenagem das águas pluviais, os canais têm função ambiental pela separação das águas de córregos da rede de esgoto. Tudo motivado pela situação sanitária na cidade no final do século XIX. Não havia sistema de esgoto. O lixo era jogado nas ruas  e córregos. A cidade foi assolada por epidemias que avançavam pelo interior do estado, ameaçando a mão-de-obra utilizada nas lavouras e tornando o porto de Santos, o principal para exportações brasileiras, o vilão da história.

Seu Maneco era um homem fino, com sua roupa sempre limpa e o cabelo bem penteado e engomado com brilhantina (certamente a Sidepal ou Glostora), que atendia a freguesia com toda fidalguia. E, vez por outra, distribuía balas entre nós. Um cavalheiro!

O dono da bola

Mas um dia, o pior aconteceu na Rua Tarqüinio Silva. Mudou para a casa verde o Mauro, que parecia ser “um cara legal”. Qual o que! Logo no primeiro dia apareceu com uma bola de “capotão” debaixo do braço convidando todo mundo para jogar bola.

E quem não iria? Nunca havíamos jogado com uma maravilha daquelas. Mas fomos enganados pelo mau caratismo do dono da bola. Em primeiro lugar ele disse que ele mandava no time e que todos tinham que passar a bola para ele fazer o gol. Ou levaria a bola embora. Coitado do Gôdimim, que já sonhava em fazer dezenas de gols com aquele bolão. Olhei pra ele e, juro, vi uma furtiva lágrima caindo do seu olho – do direito, se me lembro bem.

Mas como negar a exigência do Mauro, a bola tinha aqueles lindos gomos de couro, ensebados, brilhavam antes de rolar na terra. Bola de campeão!

Para começar, Mauro escalou o time, com Gôdimim no gol, a humilhação suprema para o artilheiro e se colocou como centro avante. E tirou todo mundo das suas posições no time de seis jogadores.

E assim foi, pelo prazer de jogar com uma bola de couro, todos se submeteram à ditadura do Mauro, que parava o jogo a toda hora, invertendo faltas, laterais, dando pênalti quando o goleiro pegava a bola. Fazia de tudo para ganhar o jogo!

E ai de quem não passasse a pelota para ele. Saia do time, sem dó.

Triste!

Um dia, veio o progresso, junto com a vitória da asma sobre o seu Almeida que levou com ele a sua tosse. O asfalto chegou e meus amigos do futebol de bola de meia foram desaparecendo, como eu.

Depois de assistir à cena da molecada jogando futebol na periferia, resolvi passar pela Rua Tarqüinio Silva para “assistir” o Gôdimim fazendo seu gols, ouvir o seu Almeida tossir e ver a minha amada vó Eva cuidando da sua pequena horta, de onde ela colhia as folhas para nossas saladas.

Saudades do Gôdimim!

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

PETROBRAS BATE RECORDES DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEO DO PRÉ-SAL NAS REFINARIAS

Em 2024, companhia atingiu volumes anuais históricos de produção de gasolina e diesel S-10

Replan (Paulínia, SP) foi premiada como refinaria do ano de 2024 pela World Refining Association

As produções de gasolina e de diesel S-10 da Petrobras superaram, em 2024, recordes históricos de anos anteriores. O volume total da gasolina produzida chegou a 24,4 bilhões de litros, superando o recorde anterior de 2014 (24,2 bilhões de litros). Já na produção de diesel S-10, no ano passado, a marca bateu o recorde anterior de 2023, atingindo 26,3 bilhões de litros.

Na produção de gasolina, destaque para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, que chegou à marca anual de 3,5 bilhões de litros. Na produção de diesel S-10, a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), no estado de São Paulo, atingiu 3,8 bilhões de litros.

O volume de petróleo processado oriundo do Pré-Sal também foi histórico, chegando a 70% do total processado pela Petrobras, superando o dado registrado em 2023, quando a média anual havia atingido 66%.

Já o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2%, ante 92% realizado em 2023. O cálculo do FUT leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.

A confiabilidade e a disponibilidade das plantas de refino foram fundamentais para a performance realizada, com a indicação de maior utilização das refinarias pelo planejamento integrado do segmento Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) da Petrobras.

Menores emissões nas refinarias

 A Petrobras também reduziu as emissões de gases de efeito estufa no seu parque de refino. Em 2024, a companhia registrou 36,1 KgCO2 por carga equivalente, a menor intensidade de emissões da série histórica (medição desde 2019). Assim, foi evitada a queima de 475 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 365 mil toneladas de CO2. Trata-se do equivalente a retirar de circulação uma frota de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel, ou mais de 60 mil carros movidos à gasolina.

Mais investimento em refino

 O atual Plano de Negócios da Petrobras prevê, até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento RTC, representando um aumento de 17% em relação ao plano anterior.

“O desempenho das refinarias da Petrobras é reconhecido internacionalmente, como na recente premiação concedida pela World Refining Association para a Refinaria de Paulínia (REPLAN) como refinaria do ano. Estamos aprimorando o parque de refino, como a inauguração do Complexo de Energias Boaventura, no Rio de Janeiro; realizando importantes investimentos, como a entrada em operação da unidade de abatimento de emissões atmosféricas (SNOX) da RNEST, em Pernambuco. São exemplos de iniciativas que resultam no excelente resultado global do parque de refino da Petrobras, que está focado em eficiência, segurança e operação rentável dos ativos”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

Agência Petrobras

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

VIBRA CONCLUI AQUISIÇÃO DA COMERC ENERGIA E SE CONSOLIDA COMO A MAIOR PLATAFORMA MULTIENERGIA DO BRASIL

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, oficializou a aquisição integral da Comerc Energia, consolidando-se como a maior plataforma multienergia do país. A companhia passa a controlar 100% das operações da Comerc e terá Clarissa Sadock como CEO.

"A compra da Comerc reforça nossa posição como a maior plataforma multienergia do Brasil, destacando nosso papel em energias renováveis e descarbonização. Este negócio garante um retorno significativo, sinergias robustas e acelera nossas iniciativas de cross selling com clientes B2B. A integração das capacidades da Comerc permitirá à Vibra oferecer mais soluções energéticas sustentáveis, ajudando nossos clientes na transição”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

A Comerc representa uma das avenidas de crescimento da Vibra, que vê oportunidades imediatas para usufruir das sinergias de R$ 1,4 bilhão provenientes de maior eficiência financeira, operacional e fiscal. O portfólio da Vibra e da Comerc são complementares, oferecendo uma série de novos negócios e cross selling, por meio de toda a plataforma de serviços e soluções em energias convencionais da Vibra e renováveis da Comerc.

“Ao adquirir a Comerc, a Vibra ganha ainda mais robustez para apoiar a crescente demanda dos clientes por produtos renováveis que gerem redução de custo atrelada à mitigação de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). As sinergias entre as companhias vão além do aspecto financeiro, pois a Comerc é conhecida por ser inovadora e pioneira no setor e, principalmente, por compartilhar do mesmo foco total no cliente que a Vibra tem. Sinto-me privilegiada por ter acompanhado a história da Comerc de perto e estou bastante entusiasmada por assumir um negócio sólido e com tantas oportunidades e possibilidades”, diz Clarissa Sadock.

Olhando para as estratégias de 2025, a Comerc deve buscar alavancar oportunidades de crescimento asset light, tendo em vista toda a variedade de ativos, portifólio e expertise que a companhia acumulou ao longo de mais de duas décadas de operação. O crescimento exponencial dos últimos 3 anos, levou a companhia de um EBITDA de R$ 50 milhões para R$ 1 bilhão nos últimos 12 meses. A Comerc prevê para 2025 entregar R$ 1,3 bilhão de Ebtida @stake, que considera também a sua participação minoritária em outros projetos.

Hoje, a Comerc detém 16% de market share no mercado livre de energia e opera mais de 100 usinas solares que somam 1,8 GWp de capacidade instalada (2,1 GW considerando as eólicas), além de ocupar uma posição única no mercado, combinando geração renovável, comercialização de energia e soluções inteligentes.

“Desde que fundei a Comerc em 2001, nossa trajetória tem sido marcada por crescimento constante, acompanhando a evolução do mercado livre de energia no Brasil e guiada por ciclos estratégicos que moldaram nosso caminho. Nos últimos três anos, passamos por um ciclo de intensa transformação, que fortaleceu nossa posição no mercado livre e nos impulsionou a expandir para as áreas de energias renováveis, eficiência energética e armazenamento. Agora, 23 anos depois, iniciamos um novo ciclo, consolidando nosso papel como parte essencial da estratégia de transição energética da Vibra, uma das maiores e mais respeitadas empresas de energia do país.”, afirma Cristopher Vlavianos, fundador da Comerc Energia, que seguirá na companhia como Senior Advisor.

A aquisição da Comerc consolida a Vibra como a maior multiplataforma de energia do Brasil, agregando soluções renováveis e personalizadas para os mais de 30 milhões de clientes da Vibra.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Zeg Biogás, a Evolua e a EzVolt.

No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Comerc Energia

A Comerc Energia é a Divisão de Soluções em Energias Renováveis e Descarbonização da Vibra, com mais de duas décadas de expertise no setor elétrico brasileiro. Sua história começou com a migração e gestão de consumidores, geradores e distribuidoras no Mercado Livre de Energia e, ao longo dos anos, expandiu-se para outras três verticais de negócio: Eficiência Energética (projetos, telemetria e baterias para armazenamento de energia), Energia Elétrica (comercialização, parcerias em geração e assinatura de energia solar) e Descarbonização (I-REC, créditos de carbono e Jornada de Descarbonização).

Com a aquisição definitiva da Comerc, a Vibra amplia consideravelmente seu portfólio de transição energética, agregando:

8 parques de geração solar centralizada (1,54 GW de capacidade);

3 parques eólicos (280 MW de capacidade);

4,6 mil unidades consumidoras no Mercado Livre (6% da energia consumida no país);

+95 usinas solares distribuídas;

Cerca de 700 inventários de carbono entregues.

Essa integração consolida a Vibra como a maior multiplataforma de energia do Brasil, com soluções sustentáveis e personalizadas para uma economia de baixo carbono.

Vibra
InPress Porter Novelli

Comerc Energia
Jeffrey Group

BAE SYSTEMS CONCLUI TESTES E AVANÇA EM MISSÃO SPHEREX DA NASA PARA ESTUDO DO UNIVERSO

A BAE Systems anunciou a conclusão dos testes ambientais do Spectro-Photometer for the History of the Universe, Epoch of Reionization and Ices Explorer – SPHEREx (Espectro-Fotômetro para a História do Universo, Época da Reionização e Explorador de Gelo, em tradução livre), missão pioneira da NASA destinada a novas descobertas sobre a origem do universo e a formação das galáxias. Pela primeira vez, a missão realizará levantamentos espectrais em todo o céu, revelando detalhes cruciais sobre a evolução cósmica.

Com duração mínima de dois anos, o SPHEREx utilizará um avançado sistema de imagem para mapear toda a extensão do céu em infravermelho próximo, repetindo o processo quatro vezes. O satélite fornecerá os mapas coloridos mais detalhados já produzidos do universo e coletará dados sobre mais de 450 milhões de galáxias, além de milhões de estrelas do nosso sistema solar. As observações servirão para estudar a expansão do universo desde o Big Bang, entender como as galáxias se formaram e como a água e outros elementos essenciais à vida influenciam a criação de planetas.

“Essa missão nos permitirá olhar para o passado distante do universo, trazendo novas perspectivas sobre como ele surgiu e como chegou ao estado atual”, comentou Alberto Conti, vice-presidente e gerente geral da BAE Systems Space & Mission Systems. “Estamos empolgados em contribuir para essa missão histórica e em fortalecer nosso apoio contínuo às missões de astrofísica da NASA.”

Além das pesquisas científicas, o SPHEREx terá a função de identificar alvos interessantes para observações mais detalhadas por telescópios como o James Webb, além de preparar o terreno para missões futuras, como o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman.

A BAE Systems foi responsável pela construção da estrutura do satélite e do telescópio, além de desenvolver a tampa do instrumento. Outros elementos do sistema foram criados pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. O Dr. Jamie Bock, do Caltech, é o pesquisador principal da missão.

A empresa também liderou os testes ambientais e de integração, que incluíram simulações de temperatura e condições no espaço, testes de vibração e acústica para imitar as condições de lançamento, além de verificações de compatibilidade eletromagnética para garantir a proteção do satélite contra falhas elétricas. Com os testes finalizados, a BAE Systems se prepara para o envio e lançamento da missão, previsto para acontecer a partir de fevereiro de 2025.

BAE Systems
AND, ALL – Agência de Comunicação

EATON É RECONHECIDA PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA COM SELO TOP EMPLOYER

A Eaton, empresa de gerenciamento de energia, é reconhecida mais uma vez como uma das companhias com as melhores práticas de RH na América Latina com o selo Top Employer, concedido pelo Top Employers Institute, entidade internacional de pesquisa. A conquista reflete o compromisso da empresa em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e focado no bem-estar de seus colaboradores. O selo conquistado para América Latina representa o reconhecimento da Eaton nos países: Brasil, Chile, Costa Rica e México.

A Top Employer avalia as empresas com base em uma pesquisa que abrange seis domínios e 20 práticas, como estratégia de negócios, estratégia de pessoas, liderança, organização e mudanças, digitalização em recursos humanos e marca empregadora, incluindo aspectos como desenvolvimento de talento, aprendizagem e desenvolvimento, planejamento de sucessão, cultura organizacional e bem-estar dos colaboradores. A certificação reconhece as organizações que cumprem exigentes padrões internacionais de compliance e governança, o que assegura a consistência e excelência de seus processos internos.

A Eaton se destacou pelas melhores práticas de gestão e pela consistência e impacto positivo de suas políticas e ações, especialmente as relacionadas a estratégia de negócios, estratégia de pessoas, liderança, ambiente de trabalho e desenvolvimento de carreira. A companhia valoriza diferentes estilos de trabalhar e pensar, por isso busca diversidade na estrutura das equipes, que ajuda a atrair, reter e engajar os melhores talentos e impactar positivamente os negócios da empresa. Entre as iniciativas, podemos destacar os grupos de recursos de inclusão, como o Wave (mulheres), Engage (diferentes gerações), iConnect (racial), Pride (LGBTQIAPN+) e enABLE (PCD), que buscam oferecer condições adequadas de inclusão, desenvolvimento e oportunidades de crescimento na Eaton.

“Esse reconhecimento de um instituto sério e de presença mundial, como o Top Employer Institute, mostra que estamos atuando de forma consistente e assertiva junto ao nosso público interno, com investimento em desenvolvimento de talentos, promoção da diversidade e inclusão e uma cultura organizacional forte, que impacta o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da Eaton”, afirma Gustavo Schimidt, vice-presidente e gerente geral da América Latina para o setor Elétrico.

A Eaton é uma empresa comprometida em ser um dos melhores lugares para se trabalhar, pois entende que colaboradores motivados conseguem atingir o seu maior potencial, impactando direta e positivamente o crescimento dos negócios e da empresa. Por isso, criar práticas e ter ações que contribuam nesse sentido são essenciais para o desenvolvimento sustentável da companhia.

“Sabemos que as pessoas são parte fundamental da estratégia de negócios e do crescimento da empresa, por isso seguiremos investindo nas melhores práticas de RH, incentivando o desenvolvimento dos nossos colaboradores e reconhecendo o valor de cada um deles. A cultura organizacional da Eaton é fundamental para o crescimento contínuo da empresa, já que contribui para termos os melhores talentos conosco”, conclui Petra Godoy, diretora de Recursos Humanos do grupo Mobility para América do Sul.

A Eaton é uma empresa especialista em gestão de energia dedicada a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Fabricamos produtos para os mercados de datacenter, de serviços públicos, industrial, comercial, de produção de máquinas, residencial, aeroespacial e de mobilidade. Nós somos guiados pelo nosso compromisso de fazer negócios corretamente, para operar de forma sustentável e ajudar os nossos clientes a gerenciar a energia ─ na atualidade assim como no futuro. Através da capitalização das tendências globais de crescimento da eletrificação e da digitalização, estamos acelerando a transição do planeta para fontes de energia renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo e a construir uma sociedade mais sustentável para as pessoas de hoje e para as gerações futuras. A Eaton foi fundada em 1911 e tem aparecido listada na Bolsa de Valores de Nova York por mais de um século. Reportamos receitas por 23,2 bilhões de dólares em 2023 e atendemos clientes em mais de 160 países. Clique aqui e visite o site.

Eaton Corporation
Alfapress

PORTO VERÃO ALEGRE É O PRIMEIRO PROJETO CONTRATADO ENTRE OS CONTEMPLADOS DA SELEÇÃO CULTURAL DA PETROBRAS

A Petrobras é a patrocinadora master do Porto Verão Alegre, festival multicultural que movimenta a capital gaúcha até 16 de fevereiro. O projeto é o primeiro a ser realizado dentre os contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a maior edição já realizada pela companhia, no valor de R$ 250 milhões.

O festival, que nasceu em 1999 com o objetivo de valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o segmento que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. “A Petrobras está priorizando a contratação de patrocínios provenientes do estado. Além do Porto Verão Alegre, outros dez projetos do Rio Grande do Sul foram contemplados na Seleção Petrobras Cultural”, explica a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.

Os outros projetos selecionados no Petrobras Cultural são: A Sbørnia Kontr’Atracka, Festival Kino Beat, Casa de Cultura Mário Quintana, Arquivo Implacável da Memória, Animextreme, Cia Rústica, Winged 2, Uma Vida no Rincão, Bienal de Artes Visuais do Mercosul e Quilombo do Sopapo Sempre!.

Nesta edição, o evento tem o número recorde de 170 atrações de teatro, música e dança. As apresentações acontecem em 20 espaços diferentes em Porto Alegre e região metropolitana. A expectativa é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.

Atuação em diversas frentes

Além de priorizar a contratação dos projetos do Rio Grande do Sul contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a companhia prossegue dando apoio ao estado por meio do Programa Movimento Petrobras pelo Rio Grande, lançado em novembro de 2024. Com investimento previsto de cerca de R$ 100 milhões, a companhia atuará nos próximos dois anos em quatro eixos direcionados a meio ambiente, sociedade, ativos da empresa e relações institucionais.

O Sistema Petrobras tem grande importância na economia da região com a presença da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Usina Termoelétrica de Canoas, de terminais aquaviários e de mais de 140 km de dutos operados pela Transpetro.

Agência Petrobras

RAÍZEN LUBRIFICANTES EXPANDE USO DE PLÁSTICO RECICLADO EM EMBALAGENS DE 1 LITRO

A empresa está substituindo suas embalagens de 1L por um modelo que utiliza 51% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos de lubrificantes

A Raízen Lubrificantes, unidade de negócios de lubrificantes, graxas e fluidos da Raízen, licenciada da marca Shell, está substituindo suas embalagens tradicionais de 1L por modelos produzidos a partir de plástico reciclado. A nova versão utiliza mais de 50% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos provenientes de lubrificantes.

A novidade abrange as linhas Shell Helix, Shell Rimula e Shell Advance e representa uma importante redução de resíduos plásticos. A resina reciclada pós-consumo (PCR, do inglês post-consumer resin) é obtida a partir de materiais plásticos já utilizados, principalmente embalagens. Por meio de processos de reciclagem e logística reversa, esses resíduos são transformados novamente em resina. Com essa inovação, a Raízen estima reduzir cerca de 536 toneladas de plástico ao ano, reduzindo a pegada de carbono em 37% a 45% para as cores implementadas.

"Como a resina reciclada tem uma coloração naturalmente preta, tivemos que adaptar nosso processo de produção para preservar o design e as cores da Shell. Agora, com o recurso tecnológico agregado pela Alpla, nossas embalagens são fabricadas com três camadas, sendo que a camada externa é um revestimento fino que exibe as cores oficiais da marca. Para se ter uma ideia, mais de 50% do plástico de cada embalagem será produzido com PCR. Com essa inovação, esperamos inspirar outras marcas a adotarem essa tecnologia, ampliando ainda mais sua utilização e promovendo a economia circular", afirma Adriano Bello, Diretor de Operações de Lubrificantes. Desde 2021, a Raízen se destaca no segmento como pioneira, sendo a primeira empresa a implementar a PCR em embalagens coloridas de 1L.

Essa ação é viabilizada por meio com a Alpla, fabricante das embalagens; e o Instituto Jogue Limpo, associação de empresas fabricantes e importadoras que realiza a logística reversa das embalagens de lubrificante plásticas.

Raízen
Loures Consultoria - Comunicação e Relações Corporativas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

BRASKEM REFORÇA IMPACTO POSITIVO EM 12257 PESSOAS NO ABC COM 25 PROJETOS TRANSFORMADORES EM 2024

Companhia destaca ações socioambientais, educacionais e culturais que beneficiaram milhares de pessoas na região

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do Grande ABC (SP). Em 2024, a companhia intensificou sua presença na região com iniciativas que beneficiaram a relação com os moradores, fortalecendo laços com a comunidade e promovendo impacto positivo, beneficiando 12257 em 25 projetos.

As ações contemplaram temas voltados a inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, educação e desenvolvimento local. Os moradores das cidades de Santo André, Mauá e Zona leste de São Paulo, região do Parque São Rafael, receberam as ações Ser+, Plastitroque, Campanha de Estágio, Programa Braskem de Educação Ambiental, Empreendedoras Braskem, Costura Criativa, Ações que Transformam, Programa Valorize, Mutirões de Voluntariado, Apadrinhamento de Escolas, Qualidade de Vida, entre outros.

Parcerias com instituições como SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa) também proporcionaram à comunidade do entorno diversas possibilidades de conhecimento, como cursos de capacitação e qualificação profissional.

Projetos sociais de ONGs, Fundações e Associações também receberam apoio e repasses financeiros por meio de seleções e editais realizados pela companhia, onde puderam ampliar suas ações ou até mesmo, colocar novas práticas em funcionamento para beneficiar milhares de pessoas. Para 2025, a companhia prevê ativar um número parecido de projetos focando sempre a comunidade do seu entorno.

“O compromisso da Braskem no ABC vai muito além da indústria. Nosso objetivo é criar valor compartilhado, seja investindo em projetos socioambientais, capacitação profissional ou promovendo iniciativas culturais e educacionais. Em 2024, tivemos a honra de impactar diretamente milhares de pessoas e contribuir para o desenvolvimento da região”, explica Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.

Braskem
Agência Fato Relevante

FPT INDUSTRIAL LANÇA O NOVO MOTOR R38, SOLUÇÃO INTEGRADA E ECONÔMICA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA.

FPT R38

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, inicia 2025 com sua estratégia de soluções diversificadas ao lançar na América Latina o novo motor R38 para o segmento de geração de energia. Revelado mundialmente na EIMA (Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas e de Jardinagem) 2024 em Bolonha, na Itália, este motor turboalimentado de 3,8 litros chega ao Brasil e Argentina com o objetivo oferecer uma solução econômica para aplicações não regulamentadas.

Ele oferece integração perfeita com o ecossistema da FPT Industrial, abrangendo potências de 50 kVA e 60 kVA na linha de geradores e 55 kW e 65 kW na versão de unidade de energia (IPU), o que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações.

Com mais de 35.000 unidades vendidas em todo o mundo anualmente, a FPT Industrial é líder em geração de energia e IPUs graças à sua ampla linha — de 2,4 litros a 16 litros —, em conformidade com os padrões mundiais, garantindo desempenho ideal em várias aplicações.

Uma solução integrada e rentável

A exemplo do R24, modelo adicionado anteriormente ao portfólio inovador da FPT Industrial, o novo R38 vem como um G-Drive compacto de quatro cilindros com pacote de resfriamento e filtros já instalados. O novo R38 apresenta um sistema de injeção mecânica robusto, comprovado e confiável, enquanto a manutenção em um único lado facilita e acelera os serviços necessários.

Para a versão de geração de energia, o R38 pode ser alternado de 1.500 rpm a 1.800 rpm, atendendo aos requisitos de estoque dos OEMs. Além disso, é adequado para uma ampla gama de aplicações, desde backup estacionário até energia principal móvel.

O novo R38 desempenha assim um papel importante no portfólio de produtos da FPT Industrial, em versões para geração de energia e unidade de energia industrial.

"A chegada desta nova motorização visa a atender ainda mais as necessidades do mercado. Esperamos que o novo R38 se torne um importante protagonista no segmento, especialmente para aplicações como bombas de irrigação, bombas hidráulicas, unidades de energia hidráulica, bombas de desaguamento e compressores de ar", aponta Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Leonardo Almeida, responsável pelas vendas da Rede FPT Industrial na América Latina acrescenta: "Estamos muito satisfeitos em adicionar este novo motor ao nosso portfólio na região, o que nos permitirá oferecer soluções mais inovadoras e eficientes aos nossos clientes. Este lançamento reflete nosso compromisso contínuo com a melhoria da tecnologia e do desempenho, fornecendo produtos de alta qualidade que respondem as necessidades e expectativas do mercado regional."

R38 Geração de energia - Especificações técnicas
- Potência Stand-by [kW]: 55 – 66 
- Potência Prime [kW]: 50 – 66 
- Diâmetro x curso [mm]: 102 x 115
- Deslocamento [l]: 3.8
- Taxa de compressão: 17.5:1
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 2
- Aspiração: Com turbocompressor

R38 IPU - Especificações técnicas
- Potência [kW@rpm]: 55 – 65 @ 2500
- Torque [Nm@rpm]: 290 @ 1800 – 320 @ 1700
- Diâmetro x curso [mm]: 102 x 115
- Deslocamento [l]: 3.8
- Taxa de compressão: 17.5:1
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 2
- Aspiração: Com turbocompressor

A FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

JONAS HIPÓLITO É O NOVO PRESIDENTE DA BIOTROP

Jonas Hipólito

A BIOTROP, uma divisão do Grupo BioFirst, líder em soluções biológicas e naturais para o agronegócio, presente em mais de 70 países, anunciou nesta quarta-feira (15) uma importante mudança em sua liderança executiva. Após sete anos de trabalho transformador, Antonio Carlos Zem passa o bastão para Jonas Hipólito, co-fundador e atual diretor de Estratégia e Inovação da empresa.

Jonas assume como Presidente da BIOTROP e Zem fará o processo de transição até o dia 31 de março, quando passará a ocupar um cargo estratégico no Board Global da BioFirst. Essa nova posição vai permitir ao executivo continuar apoiando a expansão da BIOTROP e a levar experiência, visão e estratégias da empresa às demais divisões do Grupo.

O processo de sucessão foi cuidadosamente planejado nos últimos anos, reforçando o compromisso da empresa com a continuidade da sua visão estratégica. Durante todo período em que esteve na gestão, Antonio Carlos Zem liderou uma série de iniciativas que resultaram em crescimento expressivo, inovação tecnológica e expansão global.

Sob a liderança de Zem, a BIOTROP superou em menos de 7 anos os R$ 760 milhões de receita, multiplicou a capacidade produtiva, inovou com tecnologias de ponta, ampliou o acesso ao mercado e estabeleceu as bases para sustentar o crescimento sustentável de longo prazo.

“Agradeço a toda a equipe da BIOTROP pelo apoio e compromisso apaixonado com a inovação ao longo desses anos. Tenho orgulho de tudo o que conquistamos juntos e ainda vamos conquistar; e confio plenamente que o Jonas está preparado para levar nossa missão adiante, além de contar com uma equipe extraordinária ao seu lado”, afirma Antonio Carlos Zem.

Jonas Hipólito traz uma visão inovadora. Com uma ampla experiência no setor, Jonas é o atual Diretor de Estratégia e Inovação na BIOTROP, sendo responsável pelas equipes de criação das múltiplas tecnologias de sucesso da empresa e também vem liderando as estratégias de expansão global, como a entrada nos EUA e na União Européia.

Jonas é engenheiro agrônomo pela ESALQ - USP e tem mestrado em Produção Vegetal Sustentável, pela Montpellier SupAgro na França. Também é certificado em Marketing Strategy pela Cornell University, e em finanças pela Universidade de Harvard.

Sua abordagem combina foco em inovação, sustentabilidade, transformação digital e uma conexão próxima com clientes ao redor do mundo.

“É uma honra assumir esta posição em um momento tão promissor para a BIOTROP. Pretendo fortalecer ainda mais o nosso propósito promovendo avanços tecnológicos e entregando valores para os nossos colaboradores, clientes e parceiros”, afirma o novo Presidente da empresa, Jonas Hipólito.

Com a transição, a BIOTROP reforça seu compromisso com seus valores fundamentais e o objetivo de oferecer soluções agrícolas de alta qualidade que transformam o setor. A empresa continuará investindo em sustentabilidade, inovação e no fortalecimento de suas operações no Brasil e exterior, reconhecendo o papel estratégico do país para o crescimento global dos biológicos.

“O Brasil é o mercado que mais avança no mundo no segmento de biológicos. A BIOTROP tem papel estratégico para o avanço global do grupo BioFirst e o Jonas é fundamental nesta trajetória. Estamos confiantes com sua visão inovadora e o que podemos fazer juntos futuramente”, reforça Jean-Marc Vandoorne, CEO da BioFirst.

Detentora das mais avançadas tecnologias nesse segmento, inclusive com formulações patenteadas, a BIOTROP tem como meta avançar ainda mais para a internacionalização. Hoje, além do Brasil, a empresa comercializa seus produtos no Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, União Europeia e Estados Unidos.

A BIOTROP é uma das líderes em soluções biológicas e naturais para o agronegócio. E, tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando contribuir para uma agricultura sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP), fábricas em Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP) e distribuidores em todo o mundo, a empresa entrega as melhores soluções biológicas e naturais ao mercado. Desde 2023, a BIOTROP integra o grupo BioFirst, que é líder global de tecnologias biológicas e naturais, com presença em mais de 70 países e receita anual de € 500 milhões. Até 2034, o Grupo Biofirst pretende estar entre as 10 maiores indústrias de insumos de proteção de cultivos do mundo.

BIOTROP
Pipah Comunicação