sábado, 8 de fevereiro de 2025

TEKSID ABRE NOVAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO EM BETIM

A Stellantis Teksid está com novas oportunidades de emprego abertas para profissionais interessados em atuar como auxiliar industrial na unidade localizada em Betim. A empresa busca candidatos com ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar em todos os turnos (1°, 2° e 3°). As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro.

Os novos funcionários contarão com um pacote de benefícios que inclui alimentação na empresa, ônibus fretado, plano de saúde e odontológico, benefício farmácia, seguro de vida, desconto em academias e outros programas de bem-estar, cesta básica, acesso ao Clube SESI, programa "Conte Comigo", kits escolar e de Natal, auxílio lactente para empregadas e auxílio creche.

Além disso, a empresa oferece desconto na compra de veículos novos, participação nos lucros e resultados (PLR), abono de férias conforme desempenho individual e oportunidades de crescimento profissional.

Os interessados em fazer parte da equipe Teksid podem se inscrever neste link ou acessar o site: https://stellantis.empregare.com/v102596.

A Teksid do Brasil é especializada na fundição de autopeças em alumínio. Localizada em Betim, no distrito industrial Paulo Camilo, tem capacidade produtiva de 23,5 mil toneladas/ano, sendo 800 mil de blocos e 900 mil de cabeçotes. A planta gera mais de 1.150 empregos diretos e possui uma área total de 33 mil metros quadrados. Desde janeiro de 2023, a Teksid está integrada à Stellantis. A decisão faz parte de uma estratégia global para estabelecer uma manufatura competitiva e flexível, com maior sinergia, utilização cada vez mais eficiente de ativos e compartilhamento das melhores práticas.

Teksid do Brasil
Stellantis

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

NAVEGANTES: O NOVO POLO LOGÍSTICO QUE ESTÁ TRANSFORMANDO SANTA CATARINA.

Com um crescimento superior à média nacional, Navegantes desponta como um dos principais hubs logísticos do Brasil, atraindo empresas e consolidando sua posição estratégica no cenário nacional e internacional. Segundo a Brain Inteligência Estratégica, Santa Catarina tem crescido três vezes mais que a média nacional, e Navegantes lidera esse avanço, com uma taxa de crescimento anual de 2,8%, superando a média estadual de 1,6% e a nacional de 0,5%.

A localização privilegiada de Navegantes é um dos principais fatores que impulsionam seu desenvolvimento. Situada na costa catarinense, a cidade tem acesso direto às rodovias BR-101 e BR-470, que conectam os principais centros consumidores e produtores do país. Além disso, a proximidade com o Porto de Itajaí e o Aeroporto Internacional de Navegantes garante múltiplas opções de transporte para importação e exportação, facilitando o escoamento de mercadorias e aumentando a competitividade das empresas instaladas na região.

O canal de acesso aos portos, é outro diferencial que eleva a cidade no cenário logístico nacional. A capacidade de atracar navios de grande porte amplia as operações portuárias e atrai players globais, consolidando Navegantes como um importante ponto de conexão entre mercados internacionais e brasileiros.

Incentivos fiscais e ambiente favorável o setor logístico

Outro atrativo é o ambiente de negócios favorável para os negócios, especialmente o setor logístico, reforçado pelos incentivos fiscais. O setor oferece uma alíquota de ISS de apenas 2%, uma das menores do Brasil, criando um cenário vantajoso para empresas que buscam otimizar custos operacionais. “Navegantes possui um ambiente de negócios extremamente favorável, com uma infraestrutura moderna e eficiente. Não é à toa que foi escolhida para receber o Complexo Logístico Navepark, que oferece tudo que as empresas precisam para se posicionar neste solo fértil para os negócios”, destaca Thiago Cabral, CEO da ABC & Embralot.

Esse ambiente competitivo tem atraído empresas de diversos setores, como têxtil, automotivo e alimentos, que encontram na cidade um ponto estratégico para expandir suas operações.

Investimentos em tecnologia e inovação

De olho no futuro, Navegantes está investindo em tecnologia e modernização de sua infraestrutura logística. Entre os projetos em andamento, destaca-se o plano de ampliação do Complexo Portuário, que inclui a construção de novos terminais para carga frigorificada, aumentando a capacidade para exportação de carnes e produtos perecíveis – segmentos que correspondem a 15% das exportações da região.

Além disso, iniciativas de automação nos processos portuários e logísticos têm garantido maior eficiência e redução de custos para as empresas. “A cidade está se tornando um case de integração entre tecnologia e logística, oferecendo soluções modernas que atendem à crescente demanda do mercado”, afirma o CEO.

Perspectivas promissoras

Atualmente, Navegantes já responde por cerca de 25% da movimentação portuária do Sul do Brasil, e as projeções indicam um crescimento de 12% até 2025, impulsionado pela expansão das operações portuárias e pela atração de novos investimentos.

Empresas que apostam na região encontram uma combinação única de localização estratégica, infraestrutura avançada e incentivos fiscais, criando um ambiente ideal para expansão. Além disso, com a implementação de tecnologias de ponta e melhorias na infraestrutura logística, Navegantes está se posicionando como um dos principais pólos logísticos da América Latina.

“Com seu posicionamento robusto, Navegantes está preparada para liderar o setor logístico brasileiro nos próximos anos, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional e fortalecendo sua imagem como uma cidade do futuro”, completa Thiago Cabral.

A cidade se destaca como um exemplo de como investimento em infraestrutura, inovação e incentivos fiscais pode transformar uma região em um motor de desenvolvimento, conectando mercados globais ao coração produtivo do Brasil.

ABC & Embralot
Apoio Comunicação

PIRELLI: CDP CONFIRMA CLASSIFICAÇÃO MÁXIMA POR LUTA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ‘LISTA CLIMATE “A”’ PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO.

A Pirelli está confirmada pelo sétimo ano consecutivo entre os líderes globais na luta contra as mudanças climáticas, obtendo um lugar na lista Climate A de 2024 do CDP - Carbon Disclosure Project -  organização internacional sem fins lucrativos que reuniu e analisou informações sobre questões ambientais de mais de 24.800 empresas.

A classificação “A” na seção Clima, a pontuação máxima possível, foi concedida à Pirelli com base em sua estratégia de descarbonização, na eficácia dos esforços feitos para reduzir as emissões e os riscos climáticos, e para desenvolver uma economia de baixas emissões de carbono, bem como pela completude e transparência das informações fornecidas e adoção das melhores práticas associadas ao impacto ambiental. Esse reconhecimento do CDP é uma confirmação do compromisso da Pirelli, cujas metas de longo prazo para atingir o Net Zero até 2040, aprovadas pelo SBTi, são as mais desafiadoras entre os fabricantes de pneus a nível global.

O CDP, cujo objetivo é ajudar empresas e governos a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa e proteger recursos hídricos e florestas, realiza a coleta de dados relacionados a impactos ambientais, riscos e oportunidades, para uma avaliação independente com relação à metodologia com a qual a pontuação é calculada. A pedido de mais de 700 investidores, com ativos que totalizam mais de 140 trilhões de dólares, esses dados, em 2024, foram comunicados por meio da plataforma do CDP pelas empresas envolvidas.

Pirelli
Néctar Comunicação Corporativa

OS BOBOS DAS CORTES. Por Marli Gonçalves*

O mundo caindo, e por aqui os bobos das cortes nacionais parecem não se dar conta da gravidade do momento e em inúmeros assuntos tanto no cenário interno como internacional. Resolveram brincar de guerrinhas, não só de falas, mas de bonés. Podemos dar outras ideias?

Qual é a graça, exatamente? Dia de eleição no Congresso Nacional, dos presidentes e mesas diretoras tanto do Senado como da Câmara. Nomes, agora definidos como Davi Alcolumbre (União Brasil- AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), respectivamente, que serão fundamentais na agenda política e nas nossas vidas nos próximos anos, comandando as agendas ao bel-prazer. Nesse dia, uns apareceram com bonés, nas versões em amarelo e azul, com o óbvio dizer “O Brasil é dos Brasileiros” (ainda bem!!!); outros, de oposição do momento, digamos assim, chegam com o amarelinho na cabeça de quem quer o inelegível de volta “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Dias depois um esquecido ex-ministro sempre encrenqueiro, Ciro Gomes, faz questão de se mostrar com boné amarelo e mal pontuado “Vão trabalhar vagabundos”. O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas já tinha feito graça quando Trump tomou posse, e apareceu todo feliz, posando usando o boné “Make America Great Again” (Torne a América grande novamente), vermelho, mas vermelho Donald Trump, que fique bem claro.

Guerra de bonés? Não sei se meu humor não anda dos melhores ultimamente, e dá até preguiça enumerar aqui o número de problemas que nos afetam, incluindo as influências das emergências climáticas, gente e coisas boiando em enchentes, casas e vidas desmoronando, preços massacrantes, cada vez mais miseráveis nas ruas, violência desmedida, para citar alguns. Fora os acordes tenebrosos que chegam lá de fora (pesquisas já apontam o quanto nos sentimos tristes e temerosos a cada notícia). E eles usam bonés.

Como se estivessem no jardim de infância, e se é isso a tal melhoria de comunicação do governo, cantada em prosa e versos sidônicos, estamos perdidos. Bem perdidos. Mais ainda quando até o próprio presidente do país aparece com o tal bonezinho, e declara em alto e bom som coisas como: se os alimentos estão caros, não compre. Puxa, ele até que estava bonitinho andando de chapéu Panamá cobrindo o corte cirúrgico da cabeça, foi mudar para boné...

Não, não vou deixar de fora da bronca o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que essa semana lançou uma linha oficial de lenços (para mulheres) e gravatas (para homens) com o símbolo da Corte para serem usados para presentear autoridades em visitas institucionais ao Tribunal. “Ficou muito bonitinho”, disse. Sendo que pouco antes tinha reclamado da injustiça das críticas sobre os gastos do Judiciário.

Tá todo mundo doido? Lembrei do histórico ex-deputado Tenório Cavalcanti, o violento “Homem da Capa Preta”, que a usava e onde escondia a Lurdinha, sua metralhadora de estimação. Lembrei ainda de uns chinelos de couro e chapéus que fizeram moda no meio político.

Chego a sentir falta das camisetas, do bottons, flâmulas. Lembro até de alguns criativos que foram usados em campanhas passadas, como marketing político. Lembrei até da estrela de xerife usada na campanha de Robson Tuma nos idos, onde fazia referência ao pai, Romeu Tuma, chamado de xerife. Tinha a ver. Em campanha o ano passado o Marçal usou o M também em boné, o que temo tenha aberto a tampa dessa onda chapeluda.

E estou apavorada com o que mais pode vir dessas novas modas. Já pensaram? A careca do Xandão, todo mundo rapando. A cabeleira do Zezé/Trump? Ou do Milei, talvez? Umas perucas...As orelhas do Netanyahu. As barrigas de uns e outros.

Se a gente pensar, vai longe. Melhor não dar ideia.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


PETRONAS LANÇA PRIMEIRO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO NO NORTE DO BRASIL

A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB), marca referência em lubrificantes e fluidos para motores, lança o primeiro Centro de Distribuição na região Norte do Brasil, localizado na cidade de Benevides (PA). A novidade tem como objetivo atender de forma mais eficiente e personalizada às necessidades dos clientes da empresa nos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

Segundo dados do Índice GSI de Atividade Industrial, de 2024, a região Norte do Brasil registrou um crescimento industrial de 87,2%. Com isso, a PETRONAS entende a relevância e as necessidades do local, e visa contribuir e facilitar o acesso aos seus produtos tanto para a população, com as linhas para carros e motocicletas, como para as fábricas, com fluidos às indústrias, veículos pesados e ao setor agrícola e minerário.

Dessa forma, o Centro de Distribuição de Benevides (PA) irá proporcionar um posicionamento estratégico na região, oferecendo uma política de estoque local adequada às necessidades dos clientes, além de otimizar o tempo de entrega e garantir eficiência logística.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da PETRONAS em fornecer as melhores soluções para atender às exigências do mercado, com foco na melhoria contínua, excelência operacional e atendimento ao cliente”, destaca Frederico Peixoto, Diretor de Operações Américas.

Além da unidade do norte, a PLB também conta com outros Centros de Distribuição ao redor do país, localizados em Goiana (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Contagem (MG), Betim (MG), Guarulhos (SP) e Curitiba (PR).

A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.

PETRONAS Lubrificantes Brasil
Race Comunicação

GRUPO ARPIASPERSUL AGORA É KORIA

O Grupo ArpiAspersul, referência em soluções para pintura nos setores industrial, automotivo e moveleiro, inicia um novo capítulo em sua trajetória. Agora, a empresa passa a adotar o nome Koria, marcando a consolidação de suas marcas e unidades de negócio em uma única identidade, mais forte e representativa.

Com quase 30 anos de história e um portfólio diversificado que abrange da preparação ao acabamento em processos de pintura, o grupo viu a necessidade de unificar sua comunicação para reforçar sua posição nos mercados nacional e internacional. A mudança é fruto de um movimento estratégico que reúne as operações das marcas Aspersul, Arpi, Orange, Arply, Doxa e Tudo Para Pintar sob um único “guarda-chuva”.

Com matriz em Caxias do Sul (RS), um centro de distribuição em Campinas (SP) e uma unidade produtiva em Araras (SP), a empresa atende os mercados industrial, moveleiro e de repintura automotiva, com soluções que garantem proteção, durabilidade e acabamento superior. “Estamos vivendo um momento histórico e significativo para a nossa empresa. A transição para Koria simboliza a força da nossa união e o compromisso com a inovação. Esse reposicionamento reflete nossa evolução e o desejo de oferecer soluções completas, sempre com excelência e pioneirismo”, destaca Renato Nunes, um dos sócios da empresa.

A Koria nasce consolidada como o maior ecossistema de soluções para pintura do Brasil, oferecendo um portfólio completo para diferentes etapas do processo de pintura. Entre os diferenciais da marca estão a venda consultiva, projetos customizáveis e o suporte técnico para impulsionar o desenvolvimento dos profissionais que atuam no segmento.

Novo nome, mesma essência

De acordo com Rodrigo Leme, Diretor de Estratégia da Grupo Criativo, empresa responsável pelo branding dessa nova fase, o nome é inspirado nas palavras “cor” e “coragem”, representando mudança, força e precisão. “Esse projeto foi conduzido com grande responsabilidade e uma visão estratégica para o futuro da marca. Reunimos 30 anos de história em um novo posicionamento, que simplifica a comunicação de seus produtos e amplia para novas oportunidades, elevando sua relevância para o mercado”, afirma.

Ainda, a identidade também faz referência ao vento “Kona”, conhecido por sua intensidade e capacidade de transformação, simbolizando a visão de futuro e a capacidade de adaptação da marca. A mudança de nome também reflete a solidez financeira e a visão estratégica da empresa, que vem crescendo de forma consistente e investindo na ampliação de sua presença no mercado. “A Koria é a materialização de um projeto ambicioso, que une toda nossa expertise em uma marca única, capaz de atender qualquer necessidade em pintura”, reforça o sócio-fundador Renato Nunes.

Para Ezequiel Nieto, também sócio da marca, o foco sempre foi entregar não apenas produtos, mas soluções que transformam e agregam valor aos projetos dos clientes. “Com a Koria, estamos simplificando a comunicação e ampliando as oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa essência: temos tudo para pintar tudo”, explica.

Com o slogan "Se tem cor, tem Koria", a marca resume sua essência: transformar superfícies e agregar valor a cada projeto, seja na pintura de um pequeno detalhe ou de grandes estruturas. A Koria inicia este novo ciclo com o compromisso de continuar a ser referência em tecnologia, qualidade e atendimento, elevando a experiência de seus clientes a um novo patamar. Clientes e fornecedores poderão conferir a nova marca e sua identidade visual completa no site e nas redes sociais a partir do dia 6 de março.

Koria
Dinâmica Conteúdo Inteligenter

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

PETRONECT PROMOVE OFICINA DE PLANTIO E REFORÇA COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

A Petronect, por meio do programa de responsabilidade socioambiental Reconect, realizou uma Oficina de Plantio na Horta do Vinil, coletivo que mantém uma horta comunitária no Parque das Rosas, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O Reconect traz em um dos seus pilares o “Voluntário”, representando a importância do voluntariado.

A iniciativa, que celebrou o Dia Nacional da Educação Ambiental, no fim de janeiro, contou com a parceria de estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membros da Âmbar Consultoria Jr., empresa júnior ligada à universidade. Durante a atividade, os participantes aprenderam a confeccionar vasos sustentáveis utilizando garrafas PET e outros materiais reciclados. Além disso, foram distribuídas 30 mudas de hortaliças, incentivando o cultivo próprio e o contato direto com práticas de plantio sustentável.

"Acreditamos que pequenas ações podem gerar grandes mudanças. Temos a sustentabilidade como um dos nossos pilares na Petronect, e acreditamos que promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis são fundamentais para construirmos um futuro mais verde e consciente", destacou Clarissa Silveira, gestora do programa Reconect.

A ação também possibilitou a conexão com outros coletivos ambientais, ampliando redes de parceria e fortalecendo iniciativas voltadas à preservação ambiental.

Sustentabilidade como pilar estratégico

A Petronect vem reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade. Desde 2022, a companhia é certificada pela Bureau Veritas com o selo BV ESG 360, sendo a primeira empresa do Sistema Petrobras a conquistar esse reconhecimento. A certificação avalia critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), atestando as boas práticas da empresa nessas áreas. Em 2023, a Petronect foi recertificada, reafirmando seu compromisso com a gestão sustentável. Ainda em 2024, a empresa conquistou a categoria Ouro no The Customer Summit Awards com o case ESG 360.

A adoção de iniciativas de sustentabilidade no cenário atual reflete a importância do papel das corporações na preservação ambiental. Além de contribuir com o cuidado ao meio ambiente, empresas que adotam práticas sustentáveis fortalecem sua reputação, engajam colaboradores e geram impacto positivo na sociedade.

Com um olhar voltado para o futuro, a Petronect segue investindo em projetos que promovam a responsabilidade socioambiental e impulsionem mudanças significativas na comunidade. Clique aqui e saiba mais.

A Petronect é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás. Com experiência de mais de 20 anos no mercado, registramos, em 2024, mais de 80 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 37 mil usuários registrados Petrobras, somando 182 mil empresas cadastradas. Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Petronect

LUBRAX+ E BR MANIA AVANÇAM NO RANKING DAS MAIORES FRANQUIAS DO BRASIL EM 2024

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta quarta-feira, 5, o ranking das maiores franquias do país em 2024, destacando o crescimento significativo de marcas como Lubrax e BR Mania, que consolidaram suas posições entre as 10 maiores redes do setor. O setor de franquias encerrou o ano com um faturamento recorde de R$ 273 bilhões, registrando um crescimento de 13,5% em relação a 2023.

A rede Lubrax+, especializada em serviços automotivos, subiu da 6ª para a 5ª posição no ranking de 2024, com 1.685 unidades em operação. Já a BR Mania, reconhecida por sua atuação em lojas de conveniência em postos de combustível, avançou da 11ª para a 9ª posição, com 1.402 unidades. Esse desempenho reforça a tendência de crescimento do segmento de franquias em postos de gasolina, que tem se mostrado um modelo de negócio rentável e estratégico para otimizar espaços e ampliar a oferta de serviços aos consumidores.

A presença da Lubrax+ e da BR Mania entre as 10 maiores franquias do país reflete a força dessas marcas em seus respectivos segmentos. A Lubrax+ tem se destacado pela expansão de sua rede de serviços automotivos e o atendimento personalizado, enquanto a BR Mania consolida sua posição como uma das principais redes de lojas de conveniência, aproveitando a sinergia com postos de combustível para oferecer uma experiência completa aos consumidores dos Postos Petrobras, marca licenciada à Vibra.

A Lubrax+ e a BR Mania são duas das franquias mais promissoras do mercado brasileiro. Essas redes não apenas oferecem oportunidades de negócios rentáveis, mas também contam com o respaldo de uma das marcas mais reconhecidas e confiáveis do setor.

Com um investimento inicial estimado em R$ 160 mil, o franqueado de Lubrax+ conta com um faturamento mensal médio de R$ 65 mil e um lucro médio de R$16 mil (24% de margem), a franquia oferece um retorno do investimento em até 24 meses. O contrato tem duração média de 5 anos, e a cobrança de royalties é de apenas 5% sobre o faturamento mensal. Esta é uma opção sólida para quem busca um negócio consolidado e em expansão no segmento automotivo.

Já a BR Mania, rede de lojas de conveniência, exige um investimento inicial a partir de R$ 200 mil e proporciona um faturamento médio mensal de R$ 120 mil, com lucros entre 10% e 12%. O prazo de retorno do investimento é estimado em 36 meses e o contrato tem duração de 5 anos. A franquia cobra royalties de 5% sobre o faturamento bruto (exceto para tabaco, que tem taxa de 2%), resultando em uma média ponderada de apenas 4%, uma das mais baixas do mercado.

Além disso, o levantamento da ABF revelou que o setor de franquias em postos de gasolina está em plena ascensão, com modelos de negócios que combinam conveniência, serviços e otimização de espaços. Esse cenário tem impulsionado o crescimento de redes como Lubrax+ e BR Mania, que continuam a expandir suas operações em todo o território nacional.

O ranking completo das 50 maiores franquias do Brasil, divulgado pela ABF, consolida o franchising como um dos pilares do empreendedorismo no país, com um total de 197.709 unidades em operação. O crescimento do setor reflete a resiliência e a capacidade de adaptação das redes frente aos desafios do mercado, além da confiança dos investidores em modelos de negócios consolidados e em expansão. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a principal entidade representativa do setor de franchising no Brasil, responsável por promover e fortalecer o modelo de negócios por meio de pesquisas, eventos e ações que fomentem o crescimento do setor.

Vibra

SPARK ANUNCIA A CHEGADA DE LEILA FUNFAS PARA LIDERAR ÁREA DE CULTURA & PESSOAS

Leila Funfas. Foto: Carol Carquejeiro | Divulgação Spark 

Referência em marketing de influência há 10 anos, a Spark reforçou o seu time de gestão e contratou Leila Funfas com Head of People & Culture. A executiva chega para impulsionar o desenvolvimento das equipes, fortalecer a cultura organizacional e aprimorar as práticas de gestão de pessoas. Ela também será a responsável por conduzir as políticas de governança e engajamento para um time de mais de 360 colaboradores.

“A chegada da Leila acontece em um período estratégico para a Spark. Nesse início de ano, estamos fortalecendo algumas equipes e acreditamos na potência que a área de People & Culture tem para integrar e impulsionar os colaboradores”, comenta Raphael Pinho, co-fundador e CEO da Spark.

Leila acumula uma sólida expertise no mercado e conta com mais de 15 anos de atuação. Ao longo de sua trajetória profissional, se dedicou à criação de experiências impactantes para colaboradores, fundamentadas em práticas estratégicas de gestão de pessoas. A especialista se destaca, ainda, por promover um ambiente acolhedor e voltado para excelência.

“Como Head of People and Culture na Spark, meu foco será implementar estratégias e processos que fortaleçam a cultura organizacional, desenvolvam talentos e liderança e impulsionem resultados. A minha atuação é voltada para alinhar iniciativas de P&C aos objetivos estratégicos da empresa, promovendo o bem-estar dos colaboradores e fortalecendo um ambiente inclusivo e diverso, com eficiência, inovação e excelência na gestão de pessoas”, explica Leila.

Formada pela Universidade Paulista (UNIP), ela trabalhou em empresas de variados segmentos, como o mercado financeiro, quando exerceu o cargo de People & Culture Manager da Monett, plataforma de investimentos. Além disso, atuou no mundo jurídico como Head of People & Culture do Baptista Luz Advogados (b/luz). A executiva esteve à frente de iniciativas estratégicas que promoviam o desenvolvimento de liderança e impulsionaram projetos de inclusão e diversidade no escritório.

Spark
BPM Com

IGUÁ SANEAMENTO ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 973 MIL EM PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS PARA 2025

A Iguá Saneamento, uma das maiores empresas do setor no Brasil, destinará R$ 973.639,00 a projetos socioambientais em 2025, com recursos provenientes do ano fiscal de 2024. As iniciativas contemplarão áreas como cultura, educação, esporte e meio ambiente, impactando diretamente mais de 11 mil pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso e Paraná.

Esses projetos reafirmam o compromisso da companhia em alinhar suas atividades à promoção de bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade. Os recursos, provenientes de incentivos fiscais, são aplicados em conformidade com as regulamentações das leis federais, garantindo o direcionamento adequado para cada área de atuação.

“Apoiar projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável, promovendo mais inclusão e qualidade de vida, é parte essencial da missão da Iguá Saneamento. Cada iniciativa que apoiamos é pensada para gerar impactos positivos relevantes, reforçando nosso compromisso com a sociedade. É gratificante saber que, por meio dessas ações, estamos contribuindo para fomentar oportunidades para milhares de pessoas e criar conexões que vão além do saneamento básico”, destaca Gabriel Montagnini, diretor executivo de Estratégia e Investimentos da Iguá Saneamento.

Desde 2019, a empresa vem fortalecendo seu papel como promotora de ações transformacionais nas comunidades onde atua, somando um investimento de R$ 4 milhões em cerca de 30 projetos, que beneficiaram mais de 35 mil pessoas ao longo de seis anos.

Cultura, meio ambiente, esportes e fundos para crianças e idosos são frentes de destaque entre os projetos que compõem o portfólio da Iguá

Cultura

Programa Iguapé - A Arte e a Ciência de Sanear
O projeto, desenvolvido pelo Instituto Caravana, tem como objetivo conscientizar 8.000 crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico. Por meio de apresentações teatrais, oficinas de pintura e realidade virtual, o programa cria experiências imersivas que promovem a percepção de valor dos serviços de saneamento. As ações ocorrerão em Cuiabá (MT), Paranaguá (PR), Mirassol e Atibaia (SP), Arapiraca (AL) e Aracaju (SE).

Exposição Complexo Lagunar de Jacarepaguá  
Realizado pelo Studio Rico, o projeto destaca a beleza e relevância ecológica das lagoas da Zona Oeste do Rio de Janeiro por meio de uma exposição fotográfica. A iniciativa beneficiará diretamente 2.600 pessoas e promoverá a conscientização ambiental, convidando a sociedade a se engajar no cuidado e proteção do complexo de lagunar.

Esporte

Escolinha de Triathlon  
Este projeto da Federação Paranaense de Triathlon é voltado para a inclusão de 60 jovens, de 6 a 16 anos, na prática esportiva. As atividades serão realizadas em Paranaguá (PR) e visam incentivar um estilo de vida saudável e a descoberta de novos talentos no esporte.

Educando com Karatê-Dô  
O projeto da União Brasil oferece aulas de karatê para 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social em Mirassol (SP). As ações ocorrem no contraturno escolar, promovendo educação integral e cidadania.

Reação Faixa Preta e Educação  
Desenvolvido pelo Instituto Reação, o projeto democratiza a prática esportiva do judô e jiu-jitsu em Cuiabá (MT), nos bairros Cidade Alta e Três Barras, e beneficiará 400 pessoas em áreas de alta vulnerabilidade socioeconômica.

Fundo da Criança e do Adolescente

Transformando Sonhos em Realidade  
Realizado pelo Comitê Pró-Infância, o projeto incentiva o desenvolvimento integral, a cidadania e o espírito de equipe dos participantes, ampliando suas oportunidades e senso de pertencimento.  Beneficiará 100 jovens em atividades de contraturno escolar com foco em esportes e educação socioambiental e oferecerá qualificação para Auxiliar Administrativo e Tecnologia de Mídias e Audiovisual para 40 jovens, de Cuiabá (MT).

Fundo do Idoso

Melhor Idade na 3ª Idade
Desenvolvido pelo Instituto Atitude, o projeto promove socialização, bem-estar e fortalecimento da autonomia para 500 idosos em Cuiabá (MT), através de atividades como artesanato e música.

A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance). Em 2024, a companhia foi eleita pelo 8° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Clique aqui para mais informações.

Iguá Saneamento
Agência Fato Relevante

ASSALTADOS EM JACAREPAGUÁ. Por chicolelis*

Foto: Sebrae | Divulgação

Você é capaz de imaginar que pessoas foram assaltadas no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante o GP da Fórmula Indy, em 1996? Pois essas pessoas existiram. As vítimas eram os garçons que atendiam ao camarote VIP da General Motors que, na ocasião, tinha o Vectra V6, (que nunca foi lançado no Brasil), como carro madrinha da prova. Agora imaginem aquele monte de gente, sem ter o que comer ou com o que matar a sede naquele encalorado março carioca.

A história começa quando André Beer, (um dos principais executivos, não somente na GM, mas de toda a história da indústria automobilística nacional) chamou-me pelo rádio e perguntou: Lelis (ele me chamava assim) o que está acontecendo? Os garçons desapareceram, não servem mais nada. O que houve?

Eu, que estava fora do camarote, não havia percebido nada e corri para o local onde estava montado o nosso “catering”. Chegando lá, ouvi do responsável o seguinte relato: “nossos garçons estão sendo assaltados quando saem daqui e não temos como servir nada lá no camarote. Não sei o que está acontecendo”.

A única solução que me veio à cabeça, para resolver o problema de imediato, foi procurar pelos “caterings” vizinhos e pedir ajuda. Claro que seria outro tipo de alimentação e de bebidas, mas como diz o dito popular, era o que tínhamos para aquele momento. Todos foram atenciosos e pediram apenas que os nossos garçons fizessem o trabalho de levar as coisas para o nosso camarote. E aceitaram como garantia do pagamento, apenas minha palavra e meu cartão de visita da GM (alguém ainda usa esse “documento”?).

Feito isso, e apesar da diferença do cardápio, a partir daquele momento, tudo transcorreu tranquilamente no camarote da GM no GP da F Indy no Rio de Janeiro.

André Beer chamou-me, novamente, para perguntar o que tinha acontecido.

- Depois explico, é muito complicado! Foi a minha resposta.

Ele respondeu que tudo bem, que depois então falaríamos.

A explicação: um bufê de fora do Rio.

Acontece que, por causa de uma insistência do pessoal de Compras da GM, não contratamos o bufê do Rio de Janeiro, que nos apresentou, na viagem de inspeção, um serviço perfeito, com boas bebidas e boa comida. Compras impôs um bufê de São Paulo, que eles conheciam e que servia a GM há muitos anos. Foram irredutíveis!

De nada valeram nossos argumentos em favor da empresa carioca. E lá se foram os garçons paulistas serem assaltados no Autódromo Nelson Piquet que, lamentavelmente, foi destruído, pela incompetência das autoridades carioca da época, em favor das Olimpíadas de 2016.

Segurança? Perfeita!!!

Enquanto isso, os concessionários (centenas deles, com acompanhantes) ficaram hospedados em vários hotéis na avenida Nossa Senhora de Copacabana, sob a proteção de uma empresa de segurança privada, do Rio de Janeiro. Nem um único centavo lhes foi furtado ou roubado.

A mesma tranquilidade viveram os jornalistas (dezenas deles), que ficaram hospedados no Hotel Glória.

Na semana seguinte, já com as contas apresentadas pelos bufês cariocas, com, preços “salgados” demais, André Beer chamou-me à sala dele para explicar o acontecido em Jacarepaguá.

Com muita tranquilidade, pedi a ele que chamasse alguém de Compras para explicar.

Eu não tinha explicação para o acontecido.

Alguém tem?

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

NO ANO DA COP 30, NATURA E BOX PRINT INAUGURAM FÁBRICA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS NO PARÁ.

A unidade fabril vai ampliar a atuação por simbiose industrial do complexo da multinacional, em Benevides. O objetivo é que as empresas trabalhem em cadeia integrada sustentável para produzir até 7 milhões de embalagens por mês.

Colaboradores da nova unidade fabril em Benevides

No ano em que será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – a COP 30 – no Pará, a Natura expande suas iniciativas de circularidade no estado. A mais recente delas é a inauguração de uma fábrica para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis junto à empresa gaúcha Box Print. A nova planta, batizada de “Ecoprint”, está localizada dentro do Ecoparque, complexo industrial da Natura no município de Benevides (PA), e estima produzir entre 5 e 7 milhões de cartuchos de sabonetes por mês.

A iniciativa reforça o compromisso da Natura em unir esforços em prol da regeneração climática, social e ambiental por meio de seu modelo de negócios, principalmente na região amazônica, onde será sediada, também, a COP 30 – uma oportunidade para o Brasil ampliar a visibilidade global de sua agenda climática e enfatizar o potencial da Amazônia como polo gerador de prosperidade para o País e para o mundo.

A fábrica vai operar dentro do conceito de simbiose aplicado ao desenvolvimento industrial, um modelo de cooperação entre empresas ou setores que visa otimizar a utilização de resíduos e recursos. O propósito da parceria é estabelecer uma cadeia produtiva sustentável e integrada, na qual os insumos gerados ou descartados por uma companhia sejam reaproveitados na produção de outra.

Atualmente, 94% da demanda de sabonetes de Natura e Avon é atendida pelo Ecoparque, que produziu 505 milhões de unidades somente em 2023 – são mais de 3,2 bilhões em uma década. Todas as etapas de fabricação dos sabonetes são realizadas nesse espaço, desde o manejo sustentável dos óleos vegetais fornecidos por comunidades parceiras, passando pela produção da massa base de sabonetes até a finalização da produção com outros insumos da sociobiodiversidade incorporados à massa.

A instalação da nova unidade da Box Print tem foco na inovação sustentável e no fortalecimento da economia da região. Além disso, contará com 100% de mão de obra local, recrutada com apoio do banco de talentos da prefeitura de Benevides.

A Box Print é a segunda companhia a integrar o ecossistema de parceiros do Ecoparque após a Symrise, empresa de criação de fragrâncias, inaugurar uma fábrica de manteigas e óleos essenciais dentro do complexo, em 2015.

“Estamos muito animados com a chegada da Box Print ao nosso Ecoparque, principalmente por conta da sua capacidade técnica e de seu compromisso com a sustentabilidade, que é inegociável para nós. O mais interessante é que não há contrato de exclusividade com a Natura e eles poderão atender outras empresas no Pará. É a nossa maneira de contribuir para tornar a Amazônia um polo de geração de inovação e tecnologia, estimulando outras indústrias a atuarem na região”, afirma Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura.

“Ter uma operação no Pará é um marco não apenas logístico, mas estratégico em nossa caminhada ESG. Queremos gerar impacto socioeconômico positivo na região. Além disso, 100% da mão de obra será paraense, com investimentos no desenvolvimento técnico e profissional de talentos locais, fortalecendo nossa missão de contribuir com o progresso sustentável das comunidades onde atuamos”, diz André Schmitt, CFO da Box Print.

Natura - Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite o site ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Natura
Weber Shandwick

CASA DOS VENTOS E ITAEX FIRMAM PARCERIA PARA FOMENTAR CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Casa dos Ventos, líder em energias renováveis e protagonista da transição energética brasileira, e a ITAEx, uma associação sem fins lucrativos criada por ex-alunos para apoiar o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na busca da excelência educacional, firmam parceria que vai oferecer bolsas de iniciação científica para alunos de graduação do ITA. A colaboração visa incentivar o aprendizado, a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para o setor energético, com foco em fontes renováveis como eólica e a solar, além de sistemas de armazenamento e inovação.

A parceria evidencia o compromisso da Casa dos Ventos com a pesquisa e o desenvolvimento técnico e reforça seu posicionamento como uma empresa de conhecimento, valor presente desde a fundação da companhia em 2007. "Queremos incentivar também as próximas gerações de engenheiros e pesquisadores que terão um papel crucial para garantir que o Brasil tenha protagonismo global na transição energética. A colaboração com a ITAEx permite que a Casa dos Ventos contribua para a formação acadêmica de excelência, mas também colabora para o avanço das novas tecnologias que vão moldar o futuro do setor de Energia", afirma João Caldas, diretor de Inovação da Casa dos Ventos.

Com base nesta parceria, engenheiros da Casa dos Ventos atuarão como coorientadores nos projetos de Iniciação Científica (IC), dedicando algumas horas mensais, apoiando com conhecimento técnico a pesquisa liderada pelos Professores Orientadores e conduzida pelos Alunos da graduação do ITA. A seleção dos projetos de IC ocorrerá em etapas, com prazos definidos para apresentação e avaliação das propostas.

"A ITAEx, alinhada aos propósitos do ITA de promover o ensino e a pesquisa voltados ao setor energético, apoia a seleção e o acompanhamento de projetos de Iniciação Científica (IC) para os alunos do ITA. Nossa atuação envolve a colaboração na definição dos critérios de avaliação e a viabilização para que esta parceria do setor privado com o ITA seja implementada de forma simples e eficaz", acrescenta Edson Muylaert, presidente da ITAEx.

A associação acredita que, com o apoio da Casa dos Ventos, os alunos do ITA podem contribuir significativamente como engenheiros para a construção de um futuro sustentável. A parceria também cria um modelo de colaboração que pode inspirar outras empresas e instituições a investirem em pesquisa científica no Brasil, gerando um ambiente mais dinâmico para a inovação.

Casa dos VentosSomos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável. Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores companhias de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país. Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

Casa dos Ventos
SP4 Comunicação Corporativa

SHELL INICIATIVA JOVEM 2025 PRORROGA INSCRIÇÕES

O Shell Iniciativa Jovem acaba de prorrogar o prazo de inscrições para sua edição de 2025. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro clicando aqui. O programa de empreendedorismo completa 25 anos de qualificação e empoderamento de jovens empreendedores comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico sustentável no Brasil. O Shell Iniciativa Jovem, que já é realizado no Rio de Janeiro e Espírito Santo, agora se expande para Minas Gerais e São Paulo.

"Se você tem uma ideia inovadora ou já está empreendendo e busca apoio para crescer, essa é a sua chance. Com a prorrogação das inscrições até 16 de fevereiro, você ganha mais tempo para se inscrever e transformar seu negócio com o suporte do Shell Iniciativa Jovem. Esta é uma excelente oportunidade de fazer parte de uma rede de empreendedores sustentáveis e de alto impacto”, afirma Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil.

O Shell Iniciativa Jovem é totalmente gratuito e voltado para jovens de 20 a 34 anos, que tenham concluído o ensino médio e residam nos estados do Sudeste. Os participantes podem ter empreendimentos em qualquer setor, seja na fase de ideia ou em operação. O programa oferece mentorias, treinamentos, consultorias especializadas e suporte para o desenvolvimento de estratégias de marketing, vendas e ESG. Além disso, empreendedores em destaque podem receber capital semente e aqueles que conquistam o Selo de Empreendimento Sustentável ganham acesso exclusivo à Rede de Empreendimentos Sustentáveis do programa, que conecta participantes a investidores e eventos do ecossistema de inovação.

Shell Iniciativa Jovem

O Shell Iniciativa Jovem é um programa de empreendedorismo que empodera e qualifica jovens empreendedores com as competências que necessitam para iniciar ou desenvolver negócios sustentáveis e de impacto social. Desde 2000, 595 empresas foram certificadas e 390 integram a Rede de Empreendimentos Sustentáveis do programa. O Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWire, programa global da companhia, presente em 18 países.

> Interessados podem se inscrever pelo site oficial do programa até o dia 16 de fevereiro.  

ShellHá 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell Brasil
Edelman

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

PETROBRAS VAI CONTRATAR 1780 NOVOS EMPREGADOS EM 2025

Profissionais selecionados em concurso de nível técnico serão convocados em sete estados, conforme planejamento que prevê retomada e expansão de investimentos da Petrobras em várias regiões do Brasil.

Previsão é que os candidatos admitidos em 2025 sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção. Foto: André Valentim | Agência Petrobras

A Petrobras vai admitir 1780 novos empregados em 2025. O grupo foi selecionado em Processo Seletivo cujas provas foram realizadas em 2024 (Petrobras PSP 2023.2), voltado para cargos de nível técnico, nas vagas do cadastro de reserva. Mais de 700 profissionais serão convocados já neste primeiro semestre de 2025. As convocações iniciaram na quarta-feira, 29 de janeiro.

"A entrada de novos empregados na companhia é motivo de muita satisfação. Tenho certeza que esses empregados convocados ao longo de 2025 serão fundamentais para novos projetos de investimentos, que desenvolveremos em diferentes áreas da Petrobras nos próximos anos. Temos compromisso com o crescimento da empresa e o desenvolvimento do país", afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

A previsão é que os candidatos admitidos em 2025 sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção. O processo seletivo tem cotas de 20% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras.

As vagas serão direcionadas, na região Nordeste, para os municípios de Ipojuca (PE) e Recife (PE) e, nas regiões Sul e Sudeste, para os municípios de Betim (MG), Belo Horizonte (MG,) Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Mauá (SP), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Vitória (ES), Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O cadastro é válido até 17 de dezembro de 2025, com possibilidade de prorrogação por mais 18 meses.

Estes 1.780 novos empregados vão se somar aos cerca de mil convocados para contratação pela Petrobras ao longo de 2024. A chegada de novos empregados vem reforçando o time da companhia, que segue fortalecendo sua atuação.

As contratações atendem às necessidades da Petrobras em um momento de retomada e expansão de investimentos em várias regiões do país, tendo o comprometimento com o Brasil como um de seus valores. O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, com mais de 1 11 bilhões de dólares de investimentos previstos, tem potencial estimado de gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em 5 anos, através de projetos rentáveis de exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética justa e sustentabilidade.

Agência Petrobras

PORTO ITAPOÁ REUSA MAIS DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA EM 2024

Estação de Reuso de Água do armazém utiliza uma tecnologia avançada de membranas internas, compacta e eficiente, capaz de tratar até 10 m³ de água por dia.

O Porto Itapoá alcançou um marco notável ao reutilizar 1 milhão de litros de água em seu armazém, inaugurado em janeiro de 2024. Esse feito foi possível graças à Estação de Reuso de Água do novo armazém do Terminal, inaugurado em janeiro de 2024, parte da Fase III de expansão do porto.

A Estação de Reuso de Água do armazém utiliza uma tecnologia avançada de membranas internas, compacta e eficiente, capaz de tratar até 10 m³ de água por dia. A água tratada é reaproveitada em diversas atividades operacionais do Porto, como o abastecimento de vasos sanitários, a limpeza de veículos, o manejo de centrais de resíduos e outras necessidades das dependências. Esse processo não apenas reduz o consumo de água potável, mas também minimiza o impacto ambiental das atividades logísticas.

"Este é um exemplo de como a tecnologia e a sustentabilidade podem andar lado a lado. Nosso compromisso vai além da eficiência operacional; estamos empenhados em adotar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais", destaca o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.

A iniciativa está alinhada com as melhores práticas ambientais e representa um avanço significativo na gestão de recursos hídricos em instalações portuárias. Além disso, reforça a posição do Porto Itapoá como um modelo de inovação e responsabilidade socioambiental no setor.

O sucesso da Estação de Reuso de Água em apenas um ano de operação é um indicador promissor do impacto que medidas sustentáveis podem gerar na indústria logística e portuária. Com o avanço dessa tecnologia, espera-se que outras organizações sigam o exemplo, promovendo uma maior adoção de práticas ambientalmente responsáveis em todo o país.

Tratamento de efluentes do Porto Itapoá trata mais de 7 milhões de litros por ano

Com sistema avançado de tratamento de efluentes por membranas bioreativas, o Porto Itapoá trata mais de 7 milhões de litros de água por ano. A Estação de Tratamento Efluentes do Terminal já existe desde o início das operações e vem sendo aprimorada desde então buscando-se a máxima eficiência ambiental, além do cumprimento dos requisitos ambientais. Em 2022 ganhou uma nova configuração só vista em setores mais avançados da indústria, possibilitando a máxima conservação ambiental e a sustentabilidade com qualidade de reuso da água.

A média de tratamento diário é de 20 mil litros advindos dos sanitários, refeitório e cozinha do prédio administrativo da empresa, mas o sistema tem capacidade para mais de 70 mil litros. A água tratada atinge um nível de pureza ideal para o reuso e o Porto já estuda a possibilidade de reutilizá-la para suas operações, como a limpeza de suas dependências e equipamentos.

Agenda 2030

O Porto Itapoá está comprometido com a Agenda 2030 da ONU, que estabelece os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) a serem cumpridos até 2030. Ainda que a Agenda seja focada na atuação em nível dos países, diversos objetivos são também replicáveis para entidades privadas como o Porto Itapoá. Dentro do escopo de água e efluentes, podem ser considerados relevantes os ODS 6 (Água potável e saneamento) e 14 (Vida no mar).

Porto Itapoá
Logos Conexão e Conteúdo

GUIDO CARELLI É O NOVO CRO DA NEOGRID

Guido Carelli

A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, anuncia a chegada de Guido Carelli à posição de Chief Revenue Officer (CRO) da companhia.

Com 15 anos de experiência nos setores financeiro e comercial de grandes organizações, Carelli tem em sua trajetória mais recente a Infracommerce, em que também foi CRO, e a Unilever, na qual atuou no desenvolvimento de novos canais de e-commerce, trade marketing e vendas, além de ter trabalhado anteriormente como consultor da PriceWaterhouseCoopers (PwC) e da Taktica Lean Consulting (atualmente Staufen Brasil).

"Estou muito entusiasmado de fazer parte do time Neogrid, pois acredito muito no ecossistema robusto e completo que ela oferece para indústria e varejo colaborarem e transformarem desde as cadeias de abastecimento até a experiência do consumidor. Espero poder contribuir para termos uma equipe de vendas ainda mais focada em vender soluções para problemas reais e uma equipe de Customer Success atuando como parceira estratégica dos nossos clientes", afirma o executivo.

A expertise multidisciplinar do novo CRO da Neogrid em route-to-market (RTM) será fundamental para aprimorar a eficiência operacional, otimizar a gestão de canais de distribuição e impulsionar estratégias comerciais mais robustas na empresa.

“Com paixão por clientes e vivência na liderança de equipes, Guido chega para agregar ao time executivo uma visão diferenciada e ampla bagagem tanto em empresas B2B quanto nos setores industrial e de consultoria. Essa combinação será fundamental para potencializar resultados, ampliar a satisfação dos clientes e avançar na jornada de inovação e execução em 2025”, afirma Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid.

Carelli possui sólida formação acadêmica, com MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização na Universidade de Northwestern (EUA) e graduação pelo Instituto de Tecnologia da Flórida.

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 25 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. Clique aqui e visite o site.

Neogrid
RPMA Comunicação