quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

É HORA DA GERAÇÃO DE ENERGIA: FPT INDUSTRIAL APRESENTA SUAS SOLUÇÕES NA POWERGEN INTERNATIONAL 2025.

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia, apresenta suas soluções inovadoras para o setor de geração de energia na POWERGEN International.

A nova edição do principal evento de networking e negócios para profissionais de geração de energia será realizada até 13 de fevereiro no Kay Bailey Hutchison Convention Center, em Dallas, Texas. Pelo quinto ano consecutivo, a FPT Industrial é um dos principais expositores da feira, além de ser um dos principais patrocinadores do evento.

No estande 3008, a empresa exibe sua linha recém-ampliada de motores de 2,4 a 16 litros, que atendem aos padrões mundiais de emissão, desde o Tier 4 Final/ Stage V até os não regulamentados. Esse portfólio abrangente de motores é adequado às diversas necessidades de geração de energia dos clientes e sempre garante desempenho, confiabilidade e eficiência excepcionais, além de excelente consumo de fluidos.

Braden Cammauf, vice-presidente de Operações Comerciais da FPT Industrial na América do Norte, declarou: "A FPT Industrial se orgulha de seu relacionamento especial com a POWERGEN International, que mais uma vez, este ano, provou ser uma excelente plataforma para mostrar nossos produtos e nossa visão. O setor de geração de energia está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela crescente demanda por soluções sustentáveis. Como líder no setor de geração de energia, a FPT Industrial está na vanguarda da oferta de soluções que não apenas cumprem as regulamentações globais de emissões, mas também garantem os mais altos níveis de confiabilidade e eficiência."

Uma visão geral da tecnologia e da linha de geração de energia da FPT Industrial

Com mais de 30.000 unidades vendidas anualmente em todo o mundo, a FPT Industrial é líder no segmento de motores para geração de energia. De backup estacionário a energia primária móvel, a linha da marca atende a uma ampla gama de necessidades de geração de energia, fornecendo consistentemente segurança energética em todos os ambientes, mesmo os mais extremos. Os motores da FPT Industrial oferecem alto desempenho, flexibilidade, confiabilidade e o menor custo de propriedade, tudo isso em layouts compactos.

A FPT Industrial está expandindo ainda mais a sua oferta por meio dos esforços de um departamento dedicado de ePowertrain, criado em 2018. Atualmente, a linha de produtos elétricos da marca inclui eAxles, central drives e soluções de gerenciamento e armazenamento de energia, fornecendo produtos personalizados e de zero emissão para atender a todas as necessidades e exigências dos clientes.

Linha TIER 4 Final/Stage V - Tecnologias de ponta para atender às mais rigorosas normas de emissões.

A excelência tecnológica e a inovação de produtos são elementos centrais da missão estratégica da FPT Industrial. Para atender as mais rigorosas normas de emissões, a marca desenvolveu o HI-eSCR2 patenteado, que permite que seus motores atendam aos padrões Tier 4 Final e Stage V. O sistema HI-eSCR2 mantém as mesmas dimensões das soluções anteriores, não exigindo redesenho da máquina nem alterações no layout.

Essa última geração de motores apresenta um desempenho ainda mais extraordinário, com excelente resposta de carga transitória e potência, tudo isso mantendo um baixo custo total de propriedade (TCO), graças ao consumo otimizado de fluidos, um sistema de pós-tratamento sem manutenção e um impressionante intervalo de manutenção de 600 horas.

Todos os motores Tier 4 Final/Stage V da FPT Industrial são totalmente compatíveis com HVO, reduzindo o impacto de CO2 em até 90%, dependendo da matéria-prima usada na produção de HVO. Em comparação com a maioria dos combustíveis diesel convencionais, ele também resulta em uma redução substancial da fuligem e é isento de enxofre.

F34 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 3,4
Disposição dos cilindros: 4 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 47 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 47 kWe @ 60 Hz
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

F36 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 3,6
Disposição dos cilindros: 4 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 91 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 92 kWe @ 60 Hz
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

N67 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 6,7
Disposição dos cilindros: 4 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 187 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 206 kWe @ 60 Hz
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

CURSOR 9 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 8,7
Disposição dos cilindros: 6 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 275 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 304 kWe @ 60 Hz
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial

Linha TIER 3 - Energia estacionária para soluções de emergência

Os motores Tier 3 da FPT Industrial oferecem energia estacionária e de emergência confiável com baixo consumo de combustível e de manutenção, otimizando o espaço graças à sua pegada compacta. Essa linha inclui todos os motores da FPT Industrial com deslocamento de 4,5 litros (N45) a 12,9 litros (CURSOR 13) e potências nominais de 50 kWe a 350 kWe. Os motores Tier 3 da marca apresentam o G-Drive, uma solução rápida para o mercado, graças ao pacote de resfriamento e ao filtro de ar pré-montados. Os visitantes do estande poderão conhecer o N45, o motor de 4,5 litros altamente confiável, ideal para aplicações de emergência, e que está disponível nas versões com controle mecânico e eletrônico.

N45 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 4,5
Disposição dos cilindros: 4 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 102 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 112 kWe @ 60 Hz
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

Linha não regulamentada - Confiabilidade e durabilidade comprovadas em todas as condições.

A FPT Industrial desenvolveu uma ampla gama de soluções para mercados não regulamentados, oferecendo motores compactos que fornecem potência confiável com baixo consumo de combustível e custos de manutenção. O portfólio da marca para mercados não regulamentados varia de motores G-Drive de 2,4 litros a 16 litros (fornecendo potência de 20 kWe a 550 kWe), disponíveis com sistema de injeção mecânica e eletrônica, com aspiração natural ou turboalimentação. A flexibilidade de alternar entre 50 Hz e 60 Hz permite um gerenciamento eficiente de estoque pelos clientes.

R24 - Especificações técnicas
Deslocamento do motor (litros): 2,4
Disposição dos cilindros: 4 em linha
Potência máxima do grupo gerador: 30 kWe @ 60 Hz
Potência máxima em espera do grupo gerador: 33 kWe @ 60 Hz Não regulamentado / Stage IIIA
As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

MyFPT by Customer Service: Uma conexão direta com o motor.

No estande da marca não faltarão oportunidades para descobrir a variedade de ofertas do MyFPT by Customer Service: um conjunto completo de soluções projetadas para dar suporte aos clientes durante todo o ciclo de vida do motor, aprimorando o desempenho. Na área de Customer Service, os visitantes terão a oportunidade de explorar o extenso portfólio por meio da nova plataforma digital 3D MyFPT World, incluindo o portal Control Room, onde os motores podem ser monitorados de forma remota e proativa, e o programa de Garantia Estendida, que cobre todas as diferentes necessidades e exigências.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. Para obter mais informações, acesse clique aqui e acesse o site  (http://www.fptindustrial.com)

FPT Industrial

ACCELERA™ BY CUMMINS FORNECERÁ UM SISTEMA DE ELETRÓLISE DE 100 MEGAWATTS (MW) PARA O PROJETO DE HIDROGÊNIO VERDE DA BP EM LINGEN, ALEMANHA.

A Accelera™ by Cummins fornecerá um sistema de eletrólise de membrana de troca de prótons (PEM) de 100 megawatts (MW) para o projeto de hidrogênio verde da bp em Lingen, Alemanha. Este projeto, a maior planta de produção de hidrogênio da bp até o momento, utilizará a avançada tecnologia PEM HyLYZER® da Accelera.

O sistema de geração de hidrogênio que abastecerá o projeto será composto por 20 unidades de eletrolisadores PEM HyLYZER®-1000 - o maior sistema já montado pela Accelera - está sendo fabricado na nova planta da Accelera em Guadalajara, Espanha. Quando totalmente comissionado em 2027, o sistema de 100 MW produzirá até 11 mil toneladas de hidrogênio verde por ano.

“Este projeto representa um marco significativo para a Accelera e para a transição energética na Alemanha e na Europa", afirmou Andreas Lippert, vice-presidente e gerente geral de eletrólise da Accelera. “Firmar esta parceria para um sistema de 100 MW com um líder da indústria como a bp reforça nossa capacidade de fornecer soluções inovadoras em escala industrial, impulsionando as metas de descarbonização de nossos clientes e expandindo a economia do hidrogênio verde”.

Destaques do projeto

Produção sustentável: O sistema de eletrólise de 100 MW da Accelera será alimentado por eletricidade renovável proveniente de energia eólica offshore, garantindo que o produto final seja hidrogênio verde.

Impacto regional: O hidrogênio produzido na planta abastecerá a refinaria da bp em Lingen e clientes industriais da região, incluindo produtores de aço e químicos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do hidrogênio na Alemanha.

Inovação tecnológica: O projeto utilizará a tecnologia PEM mais avançada da Accelera, caracterizada por maior eficiência, escalabilidade e design otimizado do sistema.

“O hidrogênio verde de Lingen demonstra como iniciativas em grande escala podem gerar benefícios econômicos regionais, apoiar as metas de sustentabilidade de nossos parceiros e acelerar a transição para operações industriais de baixo carbono”, disse Felipe Arbelaez, vice-presidente Sênior de Hidrogênio e Captura e Armazenamento de Carbono na bp. “Nossa refinaria em Lingen tem fornecido a energia necessária para a indústria alemã há mais de 70 anos. Agora, com este projeto, estamos transformando seu papel para fornecer hidrogênio de baixo carbono, ajudando a descarbonizar tanto nossas operações quanto a indústria regional”.

Avanço na economia do hidrogênio verde

Os eletrolisadores utilizam fontes de energia renováveis para produzir hidrogênio verde, que desempenha um papel crucial na aceleração da transição para uma matriz energética limpa. A Accelera é líder na produção de hidrogênio em larga escala e já implantou mais de 600 unidades de eletrolisadores em todo o mundo, fornecendo energia para alguns dos sistemas de eletrólise PEM mais avançados em operação globalmente. Isso inclui uma instalação de 20 MW em Quebec, Canadá, e um sistema de 25 MW na Flórida, EUA.

A Accelera by Cummins oferece um portfólio diversificado de soluções de emissão zero às indústrias economicamente mais vitais do mundo, que as capacitam para acelerar a transição a um futuro sustentável. A Accelera, um segmento comercial da Cummins Inc., é uma integradora e fornecedora de componentes, com foco em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, motores de tração e inversores, soluções integradas de mecanismos de transmissão e eletrolisadores. Atualmente, a Accelera tem operações na América do Norte, em toda a Europa e na China. Clique aqui e visite o site.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PETROBRAS ASSINA MEMORANDOS COM EMPRESAS INDIANAS PARA COLABORAÇÃO EM PETRÓLEO E OUTRAS ÁREAS

A Petrobras assinou dois memorandos de entendimento (MOU) com empresas de Energia da Índia para cooperação em diferentes áreas. Nesta quarta-feira, 12/2, durante reunião com o Ministro de Petróleo e Gás Natural do país, Hardeep Singh Puri, em Nova Delhi, a presidente Magda Chambriard assinou memorando com a ONGC, empresa estatal indiana focada em projetos de E&P. 

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser (o segundo em pé, da esq. p/ a dir.), com o ministro de Petróleo e Gás Natural do Índia, Hardeep Singh Puri, e representantes de empresas estatais indianas, durante a India Energy Week. Foto: Divulgação Petrobras.

O acordo visa a ampliar oportunidades mútuas nas áreas de exploração e produção, comercialização de petróleo e gás, descarbonização e soluções de baixo carbono, desenvolvimento de biocombustíveis e de novas energias.

Na terça-feira, 11/2, a Petrobras assinou também memorando de entendimento com a Oil India, outra estatal indiana que atua no setor de E&P. Pelo acordo, as duas empresas vão buscar colaboração em áreas de comum interesse no offshore da Índia. Representantes das companhias irão, a partir de agora, intensificar estudos para identificar futuras oportunidades.

India Energy Week

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard; a diretora executiva de Exploração e Produção, Sylvia Anjos; o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, e outros executivos da companhia participam de missão de negócios à Índia, durante a India Energy Week, em Nova Delhi, de 11 a 14/2.

Agência Petrobras

EM 2024, BNDES APROVOU R$ 6 BI PARA PROJETOS COM RECURSOS DO FUNDO DA MARINHA MERCANTE (FMM)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, em 2024, R$ 6 bilhões em crédito para projetos financiados pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), operado pelo Banco.

O montante é o maior valor aprovado em 12 anos e representa mais de três vezes as aprovações entre os anos de 2019 e 2022, período em que o BNDES aprovou R$ 1,9 bilhão para projetos com recursos do Fundo. Além disso, as aprovações em 2024 (R$ 6 bilhões) superam ainda os R$ 3,9 bilhões aprovados nos sete anos anteriores (entre 2016 e 2022).

“Essa retomada da construção naval, que está sendo responsável pela geração de mais de 10 mil empregos, está concentrada especialmente no transporte hidroviário, com balsas, barcaças e empurradores, associado à descarbonização em que o Brasil tem um imenso potencial.  As exigências Organização Marítima Internacional da ONU de que, até 2030, 40% da frota mundial terá de usar combustível renovável pode representar um imenso impulso para a construção naval brasileira pela liderança que o Brasil exerce internacionalmente no setor de biocombustíveis”, explicou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Mercadante apontou também que o BNDES lançou um edital de R$ 6 bilhões para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, incluindo o combustível de aviação sustentável (SAF) e combustíveis para navegação, com uma demanda identificada de R$ 167 bilhões em investimentos. “Esse edital reafirma o enorme potencial para uma retomada muito promissora da construção naval associada à descarbonização”, concluiu.

FMM

O Fundo da Marinha Mercante é um fundo de natureza contábil, destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras. Administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), tributo instituído pelo Decreto-Lei nº 2.404, de 23 de dezembro de 1987.

Agência BNDES de Notícias

RANDONCORP E GERDAU FORTALECEM PARCERIA ESTRATÉGICA EM ECONOMIA CIRCULAR

Iniciativa visa otimizar a reciclagem de sucata metálica, reforçando o compromisso das empresas com a sustentabilidade

A Randoncorp, multinacional brasileira referência em soluções para mobilidade sustentável, e a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anunciaram uma parceria que reflete avanço significativo na promoção da economia circular. Duas das maiores empresas gaúchas, que colocam a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos de negócio, irão otimizar a reciclagem de sucata metálica proveniente das operações da Randoncorp, que anteriormente a vendia por meio de leilões periódicos.

Com a implementação do novo modelo, a sucata metálica será coletada e transportada pelas empresas parceiras para a unidade de produção de aços especiais da Gerdau em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Ao chegar na usina, o material será reintroduzido no processo de produção de diversos tipos de aço, que futuramente poderá ser fornecido para a própria Randoncorp, além de outras empresas. A parceria também abrangerá outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio desses materiais para aterros e maximizar seu aproveitamento no processo produtivo.

“Essa iniciativa, em conjunto com um de nossos grandes clientes, contribuirá para reforçar o posicionamento da Gerdau como referência na produção de aço com baixa pegada de carbono. A colaboração entre as empresas será um motor para acelerar a prática da economia circular, indo além da reciclagem e buscando promover a conscientização, incentivando e educando o público sobre a importância da destinação correta de resíduos para o meio ambiente. Estamos orgulhosos de estar ao lado da Randoncorp, que, assim como nós, está comprometida a contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma Denis Gomes, líder de metálicos da Gerdau.

Todo o fluxo de coleta e transporte da sucata será rigorosamente monitorado, garantindo que a totalidade do material seja destinado à reciclagem. A operação será realizada por equipes capacitadas, assegurando conformidade com normas ambientais e de segurança. A colaboração entre as duas empresas representa um marco na aplicação prática da economia circular e no compromisso com a sustentabilidade. Além de melhorar a eficiência do processo de reciclagem, a parceria estabelece um modelo de referência para a indústria em termos de gestão de resíduos e redução do impacto ambiental.

Com a vigência do contrato, a Randoncorp passa a reciclar 10 mil toneladas de sucata anuais, o que corresponde a um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. Os outros dois terços, cerca de 20 mil toneladas, já são aproveitados nas fundições da companhia.

“A jornada de compromissos com a sustentabilidade faz parte da trajetória da Randoncorp, que sempre direcionou esforços para o crescimento sustentável do planeta, das pessoas e dos negócios. Estamos muito felizes em ter a Gerdau como parceira na expansão da nossa agenda com a economia circular nas diferentes etapas da nossa operação, reduzindo o uso de materiais, aumentando a vida útil dos produtos e investindo em estratégias para a reciclagem e reutilização de resíduos. Estamos sempre preocupados em aliar ações de reduções da pegada de carbono, mas sobretudo, na descarbonização do todo o ecossistema”, destaca Marcos Baptistucci, Chief People & Culture Officer e ESG da Randoncorp.

As empresas envolvidas já estão expandindo a parceria para além da sucata metálica, abrangendo também outros tipos de resíduos com potencial de reciclagem e reaproveitamento na cadeia do aço. No início, serão coletados três tipos de materiais: sucata ferrosa, sucata não ferrosa e o coproduto, que será tratado como um recurso aproveitável, em vez de ser considerado resíduo. O objetivo é encontrar o melhor uso para esse último, eliminando ou reduzindo sua geração.

Desde o início da operação, com otimizações e melhor aproveitamento das cargas, já foi possível reduzir em 20% a quantidade de coletas diárias. Com isso, a Gerdau segue comprometida com a redução das emissões e a otimização do transporte, reduzindo também o risco de exposição de pessoas dentro das plantas.

O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. A Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

A Gerdau e a Randoncorp também são parceiras na Addiante, uma joint venture que atua em serviços de locação de veículos pesados e equipamentos.

Randoncorp
ANK Reputation

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

USIQUÍMICA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 120 MILHÕES E IMPULSIONA O CRESCIMENTO NO MERCADO DE LUBRIFICANTES

Planta da YPF Brasil em Diadema - São Paulo

A Usiquímica, empresa brasileira referência no mercado químico nacional, anuncia um plano de investimento de R$ 120 milhões em seu segmento de lubrificantes ao longo dos próximos três anos. A companhia, cujo expertise está na produção e comercialização de produtos químicos, como hidróxido de amônio, além de soluções para o segmento automotivo, como o ARLA 32, avança de forma estratégica, logo após a aquisição dos negócios de lubrificantes da YPF no Brasil, para impulsionar seu crescimento neste setor.

No final do ano passado, a empresa assinou o contrato de aquisição da YPF Brasil Comércio de Derivados de Petróleo, empresa controlada 100% pela argentina YPF S.A., dedicada à produção e comercialização de lubrificantes YPF no Brasil. Com isso, a Usiquímica passa a atuar nesse segmento produzindo, distribuindo e comercializando as marcas Valvoline, licenciada com exclusividade no Brasil desde 2017, e YPF Lubrificantes a partir de 2025.

“Este novo aporte financeiro reforça o compromisso da Usiquímica em diversificar e ampliar sua atuação no mercado de lubrificantes, um segmento estratégico para o futuro da companhia. Ao integrar marcas renomadas como Valvoline e YPF ao nosso portfólio, estamos preparados para atender às demandas dos mais diversos clientes que buscam qualidade e inovação, enquanto fortalecemos nossa posição como referência no setor automotivo e industrial no Brasil”, afirma Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica.

O investimento de R$ 120 milhões programado para ocorrer nos próximos três anos abrange ações estratégicas como a ampliação e modernização da planta adquirida da YPF Brasil, localizada em Diadema (SP), automação de processos produtivos e logísticos, o fortalecimento dos canais de distribuição, investimentos em marketing e capacitação para sustentar o crescimento projetado pela empresa.

A aquisição da YPF Brasil permitiu à Usiquímica avançar significativamente em sua participação de mercado, passando de 1% para 3% do market share nacional, consolidando-se como a 6ª maior empresa no setor de lubrificantes no Brasil. Com este movimento estratégico, a empresa está posicionada para dobrar sua receita anual até o final de 2025.

Produtos Valvoline e YPF Lubrificantes

O investimento de R$ 120 milhões fará com que a Usiquímica reforce seus canais de distribuição, garantindo maior capilaridade e cobertura nacional. Estratégias diferenciadas serão implementadas para atender as especificidades das marcas Valvoline e YPF, cada uma com sua estrutura comercial e posicionamento distinto.

Outro foco do investimento será a capacitação de colaboradores, aproveitando a expertise das equipes da YPF e da Valvoline. Além disso, a integração entre as marcas permitirá o desenvolvimento de produtos inovadores, como óleos agrícolas e novos lubrificantes automotivos, além de maior sinergia entre os portfólios.

"Este investimento reflete nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento do país, tanto ao fomentar a indústria nacional quanto ao investir na capacitação de nossos colaboradores. A Usiquímica acredita que o crescimento sustentável passa pela valorização das pessoas e pela inovação constante, e é isso que estamos promovendo com esse investimento e todas as ações derivadas da aquisição da YPF Brasil”, finaliza Osvane.

USIQUÍMICA – Sediada em Guarulhos (SP), a Usiquímica é referência no mercado químico brasileiro, com mais de 80 anos de excelência e pioneirismo na produção de hidróxido de amônio e na distribuição de diversos produtos químicos fundamentais para as indústrias mais vitais do País, além do ARLA 32, agente essencial para a redução de emissões veiculares, a partir de 2012, após introdução da norma do Conama, Proconve P5. Em 2018, a empresa ampliou sua atuação no mercado automotivo, sendo a licenciada exclusiva da Valvoline no Brasil, fortalecendo sua posição como protagonista em soluções inovadoras para diversos segmentos industriais.

USIQUÍMICA
Textofinal de Comunicação Integrada

SANTANDER DISPONIBILIZA 10 MIL BOLSAS GRATUITAS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DA PLATAFORMA COURSERA

O Santander firmou uma parceria com a plataforma global de aprendizagem online Coursera, que irá oferecer 10.000 bolsas gratuitas para acessar todo o conteúdo de treinamento da plataforma por um ano. Os contemplados poderão se candidatar a uma das vagas em cursos relacionados com marketing e comunicação, soft skills, critérios de sustentabilidade ESG (ambiental, social e governança), ciência de dados ou cibersegurança, bem como certificações profissionais da IBM, Microsoft, Google ou AWS, entre outros. As inscrições podem ser feitas até 19/03/205 na plataforma Santander Open Academy.

Milhares de cursos e projetos guiados estarão disponíveis para os beneficiários, incluindo certificados profissionais de parceiros como IBM, Meta e Microsoft, com conteúdos disponíveis em 24 idiomas, incluindo espanhol, português, alemão e polonês, garantindo ampla acessibilidade para estudantes de todo o mundo. “A aprendizagem contínua e a requalificação são pilares fundamentais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, e essa parceria com o Coursera é um grande exemplo desse esforço. Todos os participantes irão evoluir, reorientar suas carreiras e permanecer competitivos em um mundo em constante mudança”, afirma Marcio Giannico, head sênior de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

O objetivo deste acordo é promover a empregabilidade e auxiliar os contemplados, por meio da formação ao longo da vida, a progredirem nas suas carreiras profissionais. Os participantes podem obter certificações oficiais após a conclusão dos cursos, e o programa é aberto a todos, independentemente de serem clientes do Banco Santander ou terem diploma universitário.

"O mundo está se movendo em ritmo acelerado, e estudantes e trabalhadores precisam ter acesso a educação e treinamento de alta qualidade em tópicos inovadores em seu idioma local para se preparar para um mercado de trabalho em constante mudança", diz Karine Allouche, chefe global de empresas do Coursera.

Santander 


CASA DOS VENTOS E INDOVINYA, DIVISÃO DE NEGÓCIOS DA INDORAMA VENTURES, CELEBRAM CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA

A Casa dos Ventos, referência no mercado de renováveis e protagonista da transição energética do Brasil e a Indovinya, divisão do grupo Indorama Ventures, líder em tensoativos e especialidades químicas, assinaram um contrato de fornecimento de energia renovável pelo período de 15 anos.

A eletricidade será fornecida pela Casa dos Ventos por meio do Complexo Eólico Babilônia Sul, que possui capacidade instalada total de 360 MW e 80 aerogeradores. O empreendimento, localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia, é capaz de evitar a emissão de aproximadamente 580 mil toneladas de CO2 por ano.

“O contrato terá um papel importante na descarbonização da indústria química brasileira e, além dos benefícios ambientais, a parceria de longo prazo também proporciona previsibilidade de custos e contribuirá para que a Indovinya avance em suas metas de sustentabilidade”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

A parceria da Indovinya com a Casa dos Ventos é um marco rumo a descarbonização das operações e reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A empresa terá o equivalente a aproximadamente 50% da energia elétrica na América do Sul proveniente de fonte renovável.

Vale ressaltar que além das reduções iniciais estimadas, a implementação deste projeto é o primeiro passo para a viabilização da substituição de combustíveis fósseis utilizados na geração de vapor nas unidades industriais da Indovinya, o que potencializará a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Casa dos Ventos

Somos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.

Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.

Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

Indorama Ventures

A Indorama Ventures, listada na Tailândia (ticker Bloomberg IVL.TB), é um dos principais produtores petroquímicos do mundo, com presença industrial global na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. 

O portfólio da empresa compreende PET Combinado, Fibras e Indovinya (anteriormente Óxidos e Derivados Integrados). Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de indústrias de bens de consumo de alta rotatividade, como segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, além de pneus e segurança. 

A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e registrou receita de US$15,6 bilhões em 2023. A empresa está listada no Dow Jones Emerging Markets and World Sustainability Indices (DJSI).

Casa dos Ventos
SP4 Comunicação Corporativa

JOINT VENTURE DO BANCO JOHN DEERE É OFICIALMENTE ESTABELECIDA

O Banco John Deere e o Bradesco anunciam a conclusão das aprovações regulatórias e concorrenciais para uma joint venture no Brasil. Anunciada em 2024, as duas instituições passam a estabelecer uma aliança estratégica inovadora no mercado brasileiro, unindo forças para transformar o mercado de serviços financeiros no setor agrícola. Alex Ferreira, executivo da John Deere, foi nomeado CEO da joint venture.

O Bradesco, por meio de sua subsidiária Bradesco Holding de Investimentos, investiu no Banco John Deere, uma subsidiária integral da Deere & Company. Com a joint venture, as instituições pretendem ampliar e otimizar o portfólio de produtos bancários e financeiros, combinando inovação tecnológica e eficiência operacional para oferecer soluções mais competitivas e personalizadas aos clientes e concessionários no Brasil.

“Com o estabelecimento desta aliança estratégica, iremos transformar a experiência de financiamento para os nossos clientes. Nosso objetivo é promover o crescimento do setor agrícola e fortalecer o papel do produtor brasileiro na economia global”, explica Alex Ferreira.

John DeereNão importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais.

John Deere
CDI Comunicação

HÁ MENOS DE TRÊS MESES PARA A REALIZAÇÃO, LAAD DEFENCE & SECURITY JÁ SUPERA A EDIÇÃO DE 2023 EM NÚMERO DE MARCAS EXPOSITORAS E DELEGAÇÕES

Segundo dados do Ministério da Defesa, em 2024, o setor de defesa brasileiro alcançou um novo recorde em autorizações de exportação de produtos e serviços. O país atingiu a marca de R$9,53 bilhões (US$1,65 bilhão), o melhor índice dos últimos 11 anos. Atualmente, a indústria de defesa nacional comercializa com cerca de 100 países, sendo que 40% das exportações correspondem a aeronaves. Ainda de acordo ao Ministério, esse avanço se deve à busca por novas oportunidades comerciais, ao potencial competitivo e à capilaridade da Base Industrial de Defesa (BID), que representa 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país.

É neste cenário favorável ao crescimento e à consolidação da participação brasileira no mercado internacional de defesa e segurança que acontece, de 1º a 4 de abril, no Riocentro, na capital fluminense, a 15ª edição da LAAD Defence & Security, a mais importante feira do setor na América Latina. A mais de três meses para a realização do evento, a LAAD já superou a edição anterior em número de marcas expositoras e delegações internacionais previstas para visitarem o evento.

Para esta edição, são esperadas mais de 400 marcas expositoras de 28 países, trazendo o que há de mais moderno em veículos terrestres, aeronaves e helicópteros, armamentos e munições tecnológicos – letais e não letais –, interceptação, captura de imagens, rastreamento e monitoramento, equipamentos para controle de acesso e segurança pessoal, automação, fardamentos e calçados de alta performance, entre outras soluções de ponta para defesa e segurança.

Em 2023, a feira contou com 364 marcas expositoras fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias de 20 segmentos da indústria de defesa e segurança, de 44 países, além de 192 delegações oficiais de 71 nações, atraindo cerca de 36.700 visitantes. A expectativa é que a edição de 2025 seja ainda maior, reforçando a importância do evento para a indústria de defesa e segurança em âmbito global. “O evento será palco para o lançamento de tecnologias inovadoras que influenciam tanto a segurança nacional quanto às operações de grandes corporações, representando uma oportunidade única para networking e negócios”, afirma Sergio Jardim, diretor-geral da Creative Events, organizadora do evento.

Inovação e tecnologia

“A força do evento vem de sua tradição em criar um ambiente de negócios e oportunidades comerciais para todos os segmentos da cadeia de defesa e segurança e por reunir empresas líderes de diversos setores”, avalia Sergio Jardim.

Este ano, as mais modernas soluções desenvolvidas para setores como engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munições e armamentos, ópticos e optrônicos, consultoria, treinamentos e serviços, cyber defense e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamento, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense, e veículos estarão presentes no evento.

Programa de Delegações Oficiais

Um dos destaques do evento será o tradicional Programa de Delegações Oficiais, que atrai autoridades de defesa e segurança do Brasil, da América Latina e de outras regiões do mundo, oferecendo oportunidades de relacionamento direto com as empresas expositoras. A expectativa este ano é superar mais de 200 delegações.

“Com certeza vamos superar os números registrados na edição de 2023, tendo em vista a movimentação mundial em torno dos assuntos de defesa e segurança”, afirma Sergio Jardim. Ele acrescenta: “Estamos investindo em melhorias significativas para a LAAD Defence & Security 2025, incluindo ampliação da comunicação e mais oportunidades de networking, o que deverá resultar em um evento ainda mais robusto para a promoção de negócios e inovação”, destaca.

Serviço
LAAD Defence & Security 2025, de 1 a 4 de abril de 2025.
Horários: 01 a 03 de abril das 10 às 18h | 04 de abril das 10h às 17h
Riocentro, cidade do Rio de Janeiro.
Informações (https://laadexpo.com.br/defence)

Creative Events Brazil: Com mais de 15 anos de experiência na organização de feiras e congressos, a Creative Events é uma empresa brasileira com sede em São Paulo. Possui portfólio de eventos que compreende os setores de defesa, segurança, gaming e energia, que atraem visitantes internacionais e autoridades do mais alto nível. Com eventos presenciais e digitais, coloca em contato compradores com poder de decisão e fornecedores de soluções.

LAAD Security & Defence
Coletivo da Comunicação

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

RASIP PROJETA COLHEITA DE 55 MIL TONELADAS DE MAÇÃS NA SAFRA 2025

A empresa de Vacaria/RS anunciou que a produção contará com frutas de boa qualidade e tamanho maior em comparação a 2024, com cerca de 20% destinada à exportação.

A RASIP, unidade de negócios da RAR, anunciou uma projeção para a safra de maçãs de 2025, com expectativa de colher 55 mil toneladas de frutos. A produção será composta por 75% de maçãs do grupo Gala e 25% do grupo Fuji, com destaque para os 10%, dentro do grupo Gala, do clone BELGALA. Essa maçã, por apresentar uma coloração vermelho intenso desde o início do seu desenvolvimento, permite um ponto de colheita perfeito, valorizando suas características de crocância e dulçor. Além do aumento no volume, a qualidade e o tamanho das frutas também devem superar os índices registrados no ano passado.

Do total colhido, cerca de 20% será destinado à exportação para países como Bangladesh, Índia, Irlanda, Inglaterra, Portugal, Colômbia e outros mercados. Neste ano, há um destaque especial para o mercado dos Emirados Árabes Unidos, que ampliará sua relação comercial após a abertura realizada em 2024, conforme explica o presidente executivo da RAR, Sergio Martins Barbosa. “No ano passado, realizamos a abertura do mercado nos Emirados Árabes e, em 2025, conseguiremos expandir significativamente nossa atuação no país, reafirmando nossa confiança na qualidade do produto brasileiro”, destacou.

Segundo Celso Zancan, diretor da RASIP, as condições climáticas mais favoráveis contribuíram diretamente para a projeção de uma safra maior e de melhor qualidade. “Na safra passada, enfrentamos problemas de fixação das frutas devido ao excesso de chuvas e ao estresse das plantas, o que resultou em maçãs de menor tamanho. Nesta safra, a previsão é de condições climáticas normais, permitindo um aumento significativo na produção”, explicou.

O aumento da produção também impulsiona a geração de empregos e o desenvolvimento das regiões produtoras, consolidando a RASIP como um dos principais players do setor.

RASIPUma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país - os primeiros pomares foram plantados na década de 70, a RASIP tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a única condição para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), onde a segurança alimentar (Rastreabilidade), o manejo sustentável (meio-ambiente) e o bem-estar do trabalhador (social) são seus pilares de apoio, que garantem um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado voltado para o futuro, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A RAR, com sede em Vacaria (RS), conta ainda com linha de 32 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva produzido a partir de olivares próprios

RASIP
RAR
Camejo Comunicação

GRUPO NORTE-AMERICANO CORPAY, CONTROLADOR DO SEM PARAR, ADQUIRE STARTUP GRINGO. 

O Sem Parar, ecossistema de mobilidade pertencente ao grupo norte-americano Corpay, anuncia a assinatura de um acordo para a aquisição da totalidade do Gringo, uma das principais startups brasileiras especializadas em soluções e serviços digitais para motoristas. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e deve ser concluída ainda no primeiro trimestre de 2025.

O Gringo é um dos aplicativos para motoristas mais baixados, com mais de 20 milhões de downloads. Atendendo uma média de 2,5 milhões de clientes mensais, a startup fechou 2024 com cerca de R$ 2 bilhões transacionados em seu aplicativo, que facilita a vida de motoristas com diversos serviços, desde a verificação de documentação, pagamentos e parcelamentos de débitos veiculares à corretagem de seguro automotivo.

Sem Parar afirma que a marca Gringo continuará operando com a mesma identidade, qualidade e o compromisso com os serviços já prestados.

A aquisição, que tem o objetivo potencializar a entrega de valor por meio de um portfólio completo de soluções direcionadas aos motoristas, dá sequência ao movimento de expansão iniciado pelo Sem Parar há alguns anos e que foi reforçado em março de 2024, quando a empresa realizou a aquisição do controle societário da Zapay, startup com foco em consultas de documentação e pagamentos de débitos veiculares.

“A aquisição do Gringo representa um passo estratégico para consolidarmos nossa posição como o principal ecossistema de mobilidade no país”, destaca Humberto Menusier, presidente de Estratégia e M&A para Brasil e EUA na Corpay. “Com a integração do Gringo ao Sem Parar e à Zapay, estamos criando uma plataforma onde motoristas resolvem tudo o que precisam em um só lugar. Pagamentos de débitos e multas são uma dor do cliente que, com a usabilidade do Gringo, vamos simplificar, reforçando nosso compromisso de facilitar a vida do motorista”, completa.

“A união com o Sem Parar e a Corpay nos conecta a um ecossistema de mobilidade que já impacta milhões de consumidores em todo o Brasil, reforçando nosso propósito de simplificar a vida de motoristas”, afirma Rodrigo Colmonero, CEO e um dos fundadores do Gringo. “A partir de agora, ganhamos escala e força para ampliar nossa atuação, inovar em soluções tecnológicas e contribuir para a modernização da oferta de serviços aos motoristas”, completa.

Antes da aquisição, o Gringo atraiu investimentos de diversas venture capitals internacionais e nacionais. Entre os investidores estão a VEF, gestora sueca de capital de risco; a Kaszek, firma de venture capital com presença no Brasil, Colômbia, México e Uruguai; a Piton Capital, baseada no Reino Unido; a Valor Capital Group, dos Estados Unidos; a Moore Capital, também americana; além de outros como GFC e ONEVC.

Sem Parar, que completa 25 anos em 2025, conta com mais de 7,5 milhões de tags ativas em todo país e pode ser utilizado como método de pagamento em 100% da malha pedagiada e em mais de 7,5 mil pontos credenciados para uso urbano em todo Brasil, que abrangem postos de gasolina, estacionamentos, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios residenciais e comerciais.

Sem Parar

 Em 2025, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade pioneiro nos serviços de pagamentos automáticos no Brasil, completa 25 anos. Sem Parar é uma empresa do grupo norte-americano Corpay. Com mais de 7,5 milhões de tags ativas, está em 100% da malha pedagiada e é aceito em mais de 7,3 mil pontos urbanos credenciados, entre estacionamentos, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios. Com o SuperApp Sem Parar, seu principal elemento de conexão com clientes, a empresa descomplica a rotina de motoristas de todo Brasil, com mais de 30 produtos e serviços além da já conhecida tag Sem Parar. Atualmente, o Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e serviços, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10 mil pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do site Sem Parar ou pelo Televendas. Sem Parar foi ganhador de 9 prêmios Reclame Aqui e das premiações organizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio Mobilidade (2022), Melhores Serviços (2019|2020|2023|2024), Marcas Mais (2020|2021|2022|2023|2024) e está listada entre as 100 empresas mais influentes em mobilidade urbana do Brasil (2022|2023|2024). A empresa também foi reconhecida pelo prêmio O Melhor de São Paulo, da Folha de São Paulo (2015|2016|2017|2018|2024).

Gringo

O Gringo foi fundado por Rodrigo Colmonero, Juliano Dutra e Caique Carvalho em 2019 com o propósito de simplificar a vida dos mais de 80 milhões de motoristas brasileiros. Por meio do Super App, que possui 20 milhões de clientes, os motoristas encontram um jeito simples, seguro e personalizado de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos, além de contratação de seguro e obtenção de empréstimo. Após receber mais de R$400 milhões em aportes de fundos nacionais e internacionais, a startup opera nos seguintes estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rondônia.

O Gringo é o Super App mais baixado na categoria Auto com nota 4.8 no Google Play e App Store; possui 9.8 e o selo RA1000 do Reclame Aqui; participa do programa Scale-Up Outlier da Endeavor e Google for Startups. É o atual vencedor do prêmio Reclame Aqui na categoria Serviços - Transporte para Condutores, além de ser a única empresa de tecnologia a estar no Ranking RA.

Gringo
Burson

Sem Parar
GOLIN

F1RST, EMPRESA DE TECNOLOGIA DO SANTANDER, TEM 100 VAGAS ABERTAS DE EMPREGO EM MODELO HÍBRIDO.

A F1RST, empresa de tecnologia do Santander, está com inscrições abertas para 100 oportunidades de emprego para profissionais de tecnologia, sendo 45 vagas com foco em Desenvolvimento Back-end e Front-end. As posições disponíveis têm o objetivo de fomentar a inovação e desenvolvimento tecnológico em áreas como Engenharia de Software, Engenharia de Dados, Cloud, Arquitetura de Soluções, Arquitetura de Dados, Engenharia Machine Learning, Suporte e Agilidade. Para participar do processo seletivo, o candidato deve realizar a inscrição na plataforma Be Tech Santander.

Todas as posições abertas são para atuação na cidade de São Paulo (SP), com remuneração mensal competitiva e alinhada ao mercado e modelo de trabalho híbrido. A oportunidade inclui também modelo de férias flexível, que é somente em dias úteis e pode ser parcelado em até seis vezes no ano, acesso gratuito à escola online de tecnologia Alura, flex learning e reembolso para certificações selecionadas de AWS Microsoft, além de desenvolvimento profissional contínuo na plataforma interna de cursos exclusivos para colaboradores.

Para concorrer às oportunidades focadas em Desenvolvimento Back-end (Java), os candidatos devem ter conhecimentos em Java 11+, desenvolvimento de micro serviços, frameworks (Spring, Spring Boot e Hibernate), Integração com serviços SOAP, Rest (cliente e servidor), Gateway de API, Bancos Redis e PostgreSQL, entre outros requisitos.

Os profissionais aprovados deverão apoiar a análise e levantamento de requisitos para as soluções a serem desenvolvidas pelo Banco, a tomada de decisão e desenho de arquitetura das soluções, dar suporte nos testes e na homologação, além de implementar as tecnologias criadas.

Já os requisitos necessários para as vagas em Desenvolvimento Front-end envolvem conhecimentos sólidos em Angular (experiência primordial no desenvolvimento de componentes) e avançado em HTML, CSS e JavaScript ES6+, experiência com esteira DevOps, ambientes criptografados, testes unitários e com metodologias Ágeis (Scrum), entre outros. Os selecionados terão a oportunidade de desenvolver soluções técnicas robustas, reutilizáveis, escaláveis e seguras e serem referência técnica para uma equipe multidisciplinar.

Para explorar todas as oportunidades disponíveis, basta acessar a página de carreiras neste link  ou pelo LinkedIn da F1RST https://www.linkedin.com/company/f1rstdigitalservices.

Santander

sábado, 8 de fevereiro de 2025

VIRTUEYES SE UNE A JACTO PARA LEVAR CONECTIVIDADE E GESTÃO AO CAMPO

Durante o Show Rural Coopavel, de 10 a 14 de fevereiro, empresa lança junto com a multinacional, uma solução inovadora de redes privativas móvel com internet de alta tecnologia aos produtores rurais.

Base Station Móvel de Conectividade Privativa da Virtueyes

Telemetria, máquinas autônomas, gerenciamento remoto e em tempo real de tecnologias aplicadas ao campo como estações metereológicas, pulverização via drones, monitoramento e controle de pragas, controle de plantio e colheita  já são uma realidade no agronegócio brasileiro. Mas, o setor enfrenta ainda um entrave, a falta de conectividade de internet. Para ajudar nesse cenário, a gaúcha Virtueyes IoT Solutions, empresa nacional que se destaca em soluções de conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas), firmou uma parceria com a multinacional Jacto, fabricante de máquinas e soluções agrícolas. A iniciativa exclusiva e pioneira, fornece soluções para conectividade das operações no campo e será apresentada oficialmente durante a edição deste ano do Show Rural Coopavel, de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel, Oeste do Paraná.

Por meio da internet 4G estabelecida pela Virtueyes, a Jacto passa a oferecer aos seus clientes soluções de conectividade privativa com redes exclusivas e personalizadas, cobrindo áreas específicas das propriedades. “Assim os agricultores têm acesso por exemplo, ao controle remoto de pulverizadores e outros equipamentos, monitoramento constante das operações e em tempo real e condições do campo. Além disso, a coleta e transmissão de dados para análise e ajustes de máquinas e tomada de decisões mais assertivas e sem desperdícios”, explica, Shandrus Hohne de Carvalho, vice-presidente da empresa.

Os visitantes da feira poderão conhecer de perto a Base Station Móvel de Conectividade Privativa da Virtueyes no estande da Jacto. “Lá será demonstrado em tempo real sua aplicação junto aos veículos autônomos. Durante os quatro dias de evento será possível conferir a solução completa operando”, destaca o executivo. Esta base cobre áreas específicas das fazendas, promovendo assim segurança, desempenho e controle de informações chaves na gestão e automação das atividades.

Parceria estratégica

A parceria entre a Virtueyes e a Jacto é importante para levar soluções completas para o agronegócio brasileiro. A união possibilita oferecer produtos e serviços integrados e de alta performance para o campo. “Além da solução móvel, realizamos a instalação de torres fixas, rede elétrica e ponto com conexão de internet na fazenda, ou seja, o que for necessário para gerar uma Rede Privativa 4G, aproveitando a infraestrutura existente na propriedade. Porém o mais importante é que a Virtueyes, com mais de 18 anos de experiência em telecomunicações, possui uma visão de atender o produtor de acordo com a necessidade de sua operação e da geografia da fazenda, dando todo apoio da definição da melhor solução para cada cliente. Isso incluir uma plataforma de gestão da tecnologia que dá condições de gerencias todos os dispositivos conectados para garantir a eficiência e assertividade dos mesmos com muita agilidade. O atendimento da Virtueyes é pessoal e 24x7, nunca deixando o cliente na mão”, explica Hohne de Carvalho.

Já no caso de não ser possível a instalação de uma estrutura fixa, é disponibilizado ao produtor a Base Station de Conectividade Privativa. Uma estação móvel equipada com tecnologia de internet via satélite. “Ela tem um sistema de alimentação elétrica solar offgrid, ou seja, com capacidade de gerar, armazenar e usar a sua própria rede de energia, e com backup de carregamento em rede elétrica, o que torna a solução totalmente sustentável”, explica o executivo da Virtueyes.

Virtueyes IoT SolutionsFundada em 2006, a Virtueyes IoT Solutions é uma empresa brasileira que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas). Criada para aprimorar a experiência de contratação e gestão de conectividade para dispositivos IoT, atende setores como rastreamento veicular, monitoramento e segurança eletrônica, logística, agricultura 4.0 e cidades inteligentes. Com mais de 1.500 clientes ativos e 1,2 milhão de dispositivos conectados, realiza mais de 13 milhões de conexões diárias. A empresa possui unidades em Novo Hamburgo (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), proporcionando um atendimento ágil e eficiente para clientes em todo o Brasil.

Virtueyes IoT Solutions
Ruralpress

NOKIA BELL LABS CELEBRA 100 ANOS DE INOVAÇÕES PIONEIRAS, MOLDANDO O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO.

Em 1962, a Bell Labs e a NASA lançaram o Telstar 1, mudando as comunicações globais para sempre. Foi o primeiro satélite de comunicações em órbita a transmitir sinais de TV.

O renomado braço de pesquisa industrial da Nokia, o Nokia Bell Labs, responsável pela invenção do transistor, da célula solar, do laser e de inúmeras outras inovações, celebra seu centenário em 2025, marcando 100 anos de descobertas revolucionárias e inovações que abriram caminho para a era digital e ampliaram os limites do que é possível.

Nishant Batra, Diretor de Estratégia e Tecnologia da Nokia, declarou: "O último século seria irreconhecível sem o Nokia Bell Labs. Estabelecemos as bases para as comunicações modernas, a computação e a internet, definindo o padrão para a indústria de telecomunicações e impactando profundamente pessoas e comunidades em todo o mundo. Nosso legado está presente em cada bit dos bilhões de terabytes que circulam pelas redes globais anualmente, e nossos pesquisadores dedicados trabalham incansavelmente em inovações revolucionárias que moldarão o futuro."

Nos últimos 100 anos, os pesquisadores do Nokia Bell Labs fizeram descobertas revolucionárias em radioastronomia, semicondutores, Teoria da Informação e comunicações móveis, impulsionando a inovação nos Estados Unidos e no mundo, além de estabelecer as bases da era digital. Essas conquistas resultaram em 10 Prêmios Nobel, cinco Prêmios Turing, além de três Emmys, dois Grammys e um Oscar.

Atualmente, seu legado vive em comprimentos de onda, fios e bits, enquanto conduz novos caminhos em comunicações espaciais, computação quântica, inteligência artificial, bases tecnológicas e tecnologias de sensoriamento para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade. O Nokia Bell Labs está estabelecendo recordes mundiais de velocidade óptica para atender à crescente demanda global por comunicação de alta velocidade, implantando redes móveis que sustentarão a presença humana contínua na Lua e além, e conduzindo pesquisas de ponta em 6G que integrarão os mundos físico, digital e humano.

Peter Vetter, Presidente de Pesquisa Central do Bell Labs na Nokia, afirmou: "No Nokia Bell Labs, não seguimos tendências, nós as criamos. Nossos pesquisadores se concentram em resolver problemas complexos que atendem a necessidades humanas reais para desenvolver a próxima grande inovação. De conceitos pioneiros para o 6G e avanços inéditos em tecnologia de fibra a inovações em sensoriamento e compreensão que fundem os mundos físico, digital e humano, estamos redefinindo como percebemos o mundo ao nosso redor e ampliando nossas capacidades."

Thierry E. Klein, Presidente de Pesquisa de Soluções do Bell Labs na Nokia, disse: "Nos últimos 100 anos, o Nokia Bell Labs tem aproveitado a extraordinária criatividade de nossos pesquisadores para expandir os limites do possível e criar soluções transformadoras para o mundo real. Em nosso próximo século, estamos fornecendo os blocos de construção da comunicação tanto aqui na Terra quanto para uma economia espacial em rápida expansão, que sustentará a presença humana contínua na Lua – e além."

Fazendo uso da tecnologia pioneira do Nokia Bell Labs, a Nokia contribui para impulsionar a sociedade, a indústria e o meio ambiente rumo a um futuro mais sustentável — expandindo possibilidades e redefinindo como vivemos, trabalhamos e cuidamos do nosso planeta.

O Nokia Bell Labs realizará comemorações e eventos em suas unidades ao redor do mundo em 2025. Acompanhe as novidades pelo site Nokia Bell Labs.

Nokia

Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto.

Como líderes em inovação tecnológica B2B, somos pioneiros na conectividade do futuro, com redes responsivas, analíticas e eficientes, graças ao nosso trabalho em redes móveis, fixas e Nuvem. Adicionalmente, geramos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, lideradas pelos premiados Nokia Bell Labs.

Com soluções abertas e compatíveis, que se integram perfeitamente a qualquer ecossistema, nossas redes de alto desempenho oferecem novas oportunidades de monetização e crescimento.

Em todo o mundo, provedores de telecomunicações e serviços, empresas e parceiros confiam na Nokia para entregar redes seguras, confiáveis e sustentáveis, trabalhando conosco para criar os serviços digitais e as aplicações do futuro.

Nokia
LVBA Comunicação

COM GRO BRUNDTLAND, PIONEIRA NO CONCEITO DE 'DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL', GAFFFF ANTECIPA DEBATES DA COP30.

Ex-primeira-ministra da Noruega, estará entre os palestrantes internacionais do evento organizado pela DATAGRO e apresentado por XP e Corteva Agriscience.

Gro Brundtland, ex-Primeira-Ministra da Noruega

Trinta e oito anos atrás, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento para examinar os principais problemas ambientais do Planeta e propor soluções para enfrentá-los. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland, a comissão produziu um extenso relatório (Nosso Futuro Comum), que alertava para ameaças como aquecimento global, extremos climáticos, desertificação e desmatamento, e apontava para a necessidade de uma política global de desenvolvimento sustentável para mitigá-los.

Aos 86 anos, Gro Harlem Brundtland, precursora no tema, estará no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), no Allianz Parque, que ocorre nos dias 5 e 6 de junho. O evento conecta o campo e a cidade e vai transformar São Paulo na capital mundial do agro pelo segundo ano consecutivo.

"Gro Brundtland é uma das principais autoridades em desenvolvimento sustentável, um tema que desafia a humanidade e que, aqui no Brasil, tem pautado as atividades agrícolas", comenta Plinio Nastari, presidente da DATAGRO. 

A ex-Primeira Ministra se apresentará no palco do Global Agribusiness Forum (GAF), que pela primeira vez será aberto a todo público do festival. Realizado desde 2012, o GAF se notabilizou por reunir autoridades e líderes globais para discutir as tendências e desafios econômicos e da agropecuária.

Além do conteúdo dos debates, o público terá acesso também a toda programação do GAFFFF, que inclui shows musicais, feira com agritechs e gastronomia. O evento é organizado pela DATAGRO e apresentado por XP e Corteva Agriscience. Os primeiros artistas confirmados são Fernando e Sorocaba e Fiduma e Jeca.

São esperadas mais de 30 mil pessoas nos dois dias de festival. Clientes XP terão acesso à pré-venda de ingressos a partir do dia 11 de fevereiro. O público geral poderá garantir a participação a partir do dia 21 de fevereiro.

A Corteva Agriscience levará cerca de 1.200 produtores rurais e parceiros comerciais de diferentes regiões agrícolas do país para o Allianz Parque, conectando campo e cidade.

“O GAFFFF nasceu para criar essa ponte entre o campo e a cidade, mostrando ao mundo que é possível produzir e preservar nosso patrimônio natural ao mesmo tempo,” afirma Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, educação e eventos da DATAGRO.

No ano passado, o evento reuniu mais de 240 palestrantes nacionais e internacionais. O GAFFFF também abriu espaço para mais de 120 agricultores familiares, que expuseram produtos como queijo, vinho, mel e alimentos orgânicos ao público urbano. A primeira edição contou com mais de 100 agtechs, 180 empresas e 10 universidades, apresentando inovações que aumentam a eficiência no campo.

O festival celebrou a cultura sertaneja com shows de Chitãozinho e Xororó e Jorge e Mateus, além de um rodeio virtual realizado pelos Independentes, da Festa do Peão de Barretos.

Realizadores

O GAFFFF, assim como o Global Agribusiness Forum, organizado desde 2012, é realizado em conjunto por: DATAGRO, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Aliança Internacional do Milho (Maizall), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Bioenergia Brasil, e União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

DATAGROCom 40 anos de mercado, a DATAGRO é uma consultoria com atuação global e referência no setor. Os dados e análises produzidos sobre agropecuária e clima, orientam a tomada de decisão de clientes em mais de 50 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre mais de dez culturas e mercados. Ao todo, a DATAGRO reúne oito unidades de negócios: Consultoria Estratégica, Alta Performance, Análise de Mercado, Financial, Governos, Gestão, Markets e Experience - área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), realizado com apoio da XP e Corteva Agriscience na cota Apresenta do evento.

DATAGRO
Agência Fato Relevante

DÖHLER CONQUISTA SELO OURO DA ABVTEX

A Döhler, uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, acaba de receber o Selo Ouro da ABVTEX - nível máximo de uma das certificações mais expressivas do setor varejista, concedida pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil. A empresa catarinense participa do programa desde 2023 e já foi contemplada com 13 selos.

O Programa ABVTEX, lançado em 2010, representa o esforço do setor varejista para a implementação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e contratados. De 2010 a 2023, foram realizadas mais de 55 mil auditorias, beneficiando cerca de 394 mil trabalhadores e garantindo condições dignas de trabalho. No mesmo período, o programa alcançou 647 municípios em 18 estados, certificando 3,9 mil empresas.

A auditoria, conduzida por um dos principais órgãos de certificação do mundo, avaliou 188 itens, divididos em sete grandes eixos:

- Formalização e documentação: alvarás, licenças de operação e divulgação de códigos de conduta;

- Condições de trabalho: cumprimento de todas as leis trabalhistas;

- Saúde e segurança do trabalho: condições adequadas nos postos de trabalho e nas máquinas;

- Resposta a emergências: vistorias do Corpo de Bombeiros, saídas de emergência e equipe de brigada;

- Meio ambiente: consumo de água, metas para redução de consumo, licenças e gerenciamento de resíduos;

- Transparência e práticas de gestão: canal de denúncias anônimo, treinamentos e comunicação com funcionários;

- Validação da cadeia produtiva: rastreabilidade de pedidos, notas fiscais e ordens de produção.

“Receber este selo é mais uma comprovação de que estamos no caminho certo, sempre pautados em boas práticas de ESG e buscando uma melhoria contínua para responder às demandas do mercado com excelência. Este ano, obtivemos nosso melhor desempenho, o que nos enche de orgulho e reforça nossos compromissos com a saúde e segurança do trabalhador, meio ambiente e cadeia de fornecedores”, afirma Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da Döhler.

DöhlerUma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, reconhecida globalmente pela qualidade. Tem 143 anos de história, mais de 3 mil colaboradores e está situada em Joinville (SC). Em seu parque fabril de 225 mil m2 produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar. Exporta para mais de 20 países e tem orgulho de fabricar produtos que levam conforto e bem-estar a milhares de pessoas ao redor do mundo.

Döhler
Pipah Comunicaçã
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