domingo, 6 de abril de 2025

SUMITOMO CHEMICAL APRESENTA SOLUÇÕES PARA A SAFRA GOIANA NA TECNOSHOW COMIGO PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS EM SEU ESTANDE

Companhia completa 50 anos no Brasil, assim como a Cooperativa Comigo, e apresenta sua campanha “Agricultura nos Une” aos visitantes da feira.

A campanha Agricultura Nos Une está integrada ao estande na feira, onde a empresa compartilha um pouco da sua história em uma linha do tempo.

Maior feira agropecuária do estado de Goiás, a Tecnoshow Comigo terá as principais soluções da Sumitomo Chemical, empresa global referência no desenvolvimento de moléculas e formulações para o campo. O evento realizado pela Cooperativa Comigo acontece de 7 a 11 de abril, em Rio Verde (GO), e reunirá novidades para os produtores continuarem explorando o máximo potencial produtivo das lavouras.

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou crescimento de 14,2% na produção total de grãos em Goiás, chegando a 34,5 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e feijão. A soja, inclusive, é estimada em 20,2 milhões de toneladas, alta de 20,1% em relação à safra anterior. Já o milho safrinha deve ultrapassar 10,6 milhões de toneladas, um aumento de 7,5% em comparação à safra passada.

“É um prazer celebrar este ano os 50 anos da Sumitomo Chemical no Brasil, assim como a Comigo. Com união, continuamos a fortalecer a excelência, inovação e sustentabilidade na produção de alimentos, construindo um futuro próspero para as próximas gerações”, afirmou Luciano Jaloto, diretor de Marketing da Sumitomo do Brasil. “O trabalho da cooperativa tem sido essencial para o avanço do agronegócio”, completa.

O compromisso da empresa com o produtor impulsionou a apresentação da sua primeira campanha institucional “Agricultura nos Une”, lançada oficialmente este ano. No estande da Sumitomo Chemical é apresentado todo um conceito que reúne os valores da companhia japonesa para o sucesso do agricultor, atendendo suas necessidades e buscando o desenvolvimento sustentável no segmento.

Ativações

A campanha está integrada ao estande na feira, onde a empresa compartilha um pouco da sua história em uma linha do tempo e um espaço instagramável para que os visitantes tirem e ganhem fotos de presente. O espaço também conta com o Rancho Agricultura nos Une, um ambiente exclusivo para troca de conhecimentos e apresentação de benefícios e resultados das soluções e dos lançamentos da safra 2025/2026, incluindo um jogo em realidade aumentada. Também será possível observar o desenvolvimento das raízes das plantas de soja por meio de vasos rizotron, ferramentas que facilitam o entendimento sobre o desenvolvimento radicular das plantas.

Em uma tela LCD interativa, o público poderá explorar, por meio de contato direto, as pragas, doenças e plantas daninhas que afetam a produtividade das lavouras de soja e milho, além de descobrir como as soluções da Sumitomo Chemical podem ser eficazes no manejo.

Soluções que são referências

A empresa, que tem mais de 100 anos de história na agricultura mundial, lança soluções inovadoras na Tecnoshow Comigo, como o ZethaMaxx EVO®, herbicida pré-emergente com formulação única em três modos de ação distintos: inibidor de enzima acetolactato sintase (ALS), protox e divisão celular. A solução tem efeito de controle residual ampliado, contribuindo para menor matocompetição durante o estabelecimento de culturas como soja, milho, feijão e algodão.

Kaiso Max®, inseticida com duplo mecanismo de ação contra sugadores - choque com um residual prolongado -, é outro lançamento na feira, sendo eficaz contra ampla gama de pragas, destaque para percevejos. O produto tem registro para milho, soja e cana-de-açúcar.

O fungicida Excalia Max®, que o produtor goiano já conhece para soja, chega agora para o milho. A formulação tem uma combinação única contendo indiflin, ingrediente ativo desenvolvido originalmente pela Sumitomo Chemical, associado ao tebuconazol. A formulação inovadora se destaca como a melhor escolha para o programa de manejo de doenças, proporcionando eficiente controle do complexo de doenças, manejo de resistência, seletividade e manutenção do potencial produtivo da soja e do milho. O Excalia Max® tem mais de 5 milhões de hectares de soja tratados no Brasil desde o seu lançamento há três safras.

A Sumitomo Chemical apresenta ainda para o algodão o fungicida Pladius®, que visa o controle da ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines). Considerada a principal doença fúngica foliar do algodoeiro, a praga pode provocar redução de 35% na produtividade e, em situações extremas, saltar para 70% de acordo com pesquisadores da Embrapa Algodão.

Além deles, o público da feira conhecerá mais da referência para o tratamento de sementes Aveo® EZ, que cria uma simbiose com as raízes, formando um biofilme que protege do ataque de nematoides (vermes que ficam no solo). A solução biológica produz substâncias que causam paralisia dos nematoides nos estágios juvenis, diminui a reprodução e, assim, reduz o ataque e a população nas próximas safras.

Com o objetivo de estimular um solo com mais sustentabilidade, a Sumitomo Chemical apresenta as soluções MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®, voltadas para melhorar a qualidade biológica, promovendo maior longevidade, saúde e qualidade.

O estande na Tecnoshow Comigo também conta com os Programas Inteligentes de Manejo Fisiológico Soja+ e Milho+, que trazem recomendações técnicas personalizadas para cada cultura no manejo de florada, maturação e colheita. Esses programas são formados por um portfólio robusto, com produtos sustentáveis para a arquitetura ideal de plantas e ganho expressivo de produtividade.

Sumitomo Chemical Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 34 mil funcionários. Na América Latina, a companhia opera com soluções para a agricultura e saúde ambiental, com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), um centro de inovação e uma fábrica, ambos em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. É signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030

Sumitomo Chemical
PG1 Comunicação

RIO BOAT SHOW TERÁ EMBARCAÇÕES A PARTIR DE R$ 97 MIL

Maior evento náutico outdoor da América Latina, o Rio Boat Show 2025 terá uma série de atrativos para toda a família, com destaque a barcos e jets de entrada ideais para quem deseja comprar a sua primeira embarcação.

As embarcações de entrada, de até 26 pés, são a maioria no Brasil e representam 66% do total de barcos de todos os tamanhos, segundo dados da Associação Náutica Brasileira (Acobar). São mais de 725 mil embarcações de esporte e recreio desse porte registradas no país – e a região sudeste é a que concentra aproximadamente 50% desta frota. O Rio Boat Show 2025 apresentará uma seleção de barcos e jets a partir de R$ 97 mil. São opções compactas e eficientes, que reúnem design, tecnologia e navegabilidade com excelente custo-benefício. O evento, o maior outdoor da América Latina, acontece de 26 de abril a 04 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e deve reunir mais de 33 mil visitantes. Além da visita e do suporte dos fabricantes, haverá embarcações disponíveis para test-drive e condições especiais para a aquisição.

“Com o potencial do Brasil para a náutica de lazer, temos observado um movimento muito claro de novos consumidores em busca de sua primeira embarcação, especialmente famílias e jovens que passaram a valorizar o contato com a natureza e a liberdade de navegar. É por isso que os modelos de entrada têm ganhado tanto protagonismo e são cobiçados por quem deseja entrar no universo náutico. O Rio Boat Show é o melhor ponto de partida para quem quer se conectar com esse estilo de vida e adquirir um barco ou jet com condições especiais”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

Em termos de condições facilitadas para aquisição, o evento também contará com exposição de empresas especializadas em serviços como consórcios e compra compartilhada.

Alguns dos modelos de entrada que estarão em exibição no Rio Boat Show 2025

Barcos

V195 Comfort New

V195 Comfort New, da Ventura - O barco de 19,5 pés será apresentado pela primeira vez no Rio Boat Show. Seus principais diferenciais são assento do copiloto rebatível, fechamento frontal de para-brisa, chuveiro de popa, caixa de âncora, lixeira embutida e pia com porta copos. O modelo será comercializado com motores de 90 a 115 hp. Valor: a partir de R$ 149.990,00.

Coral 21

Coral 21, da Coral - A lancha de 21 pés tem proa aberta, para-brisa de vidro, sistema elétrico completo, além de estofamento, pia em fibra de vidro no convés, compartimentos sobre os divãs da proa, entre outros diferenciais que garantem boa navegabilidade com preço atrativo. A motorização é de 90 a 150 hp. Valor: a partir de R$ 158 mil.

SLR 260 Fusion

SLR 260 Fusion, da Ross Mariner - A lancha de 26 pés, nas versões cabinada e aberta, tem 8,08 metros de comprimento e um motor centro de 250 a 300 hp, o que garante mais espaço na plataforma de popa para quem quer curtir com a família. Seus principais diferenciais são a esportividade e o luxo agregados, bem como o design imponente. Valor: a partir de R$ 329 mil.

Z260 Open

Z260 Open, da Azov - A lancha de 27,6 pés tem como diferencial a navegabilidade com muito espaço útil para convivência e lazer. É a única de sua categoria com 2,80 metros de boca, o que confere estabilidade sem o uso de flaps. Tem motorização de 250 a 300 hp. Valor: a partir de R$ 416 mil.

JETs

SuperJet

SuperJet, da Yamaha - O modelo Stand-up da Yamaha é um jet com L-Mode, modo destinado a iniciantes. Esse recurso permite maior controle e segurança, pois limita o desempenho do motor para que não atinja sua velocidade máxima. Equipado com o motor TR-1® de 3 cilindros e 4 tempos da Yamaha, é um jet compacto e leve, que oferece acelerações emocionantes. Além disso, seu casco foi projetado para maior estabilidade estática e dinâmicas. Valor: a partir de R$ 97.348,00.

Orca Performance by Taiga

Orca Performance by Taiga, da Ventura - Primeiro jet 100% elétrico do Brasil, esse modelo tem motor com potência de até 120 kW, autonomia para duas horas de uso e velocidade de até 100 km/h (62 mph). Com as propriedades de amortecimento suave do seu novo casco, o Orca Performance oferece um passeio suave e silencioso, bem como garante zero emissões de poluentes, além de nenhum ruído ou cheiro. Valor: a partir de R$ 149 mil.

Serviço
Rio Boat Show 2025
De 26 de abril a 4 de maio
Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro.
Horários: das 15h às 22h nos dias 26, 28, 29, 30/04 e 02/05. Das 13h às 22h nos dias 27/04, 01/05 e 03/05. Das 13h às 21h no dia 04/05.
Ingressos: https://rioboatshow.com.br - Quanto: R$ 100,00
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficialwww.nautica.com.br, 
@revistanautica e youtube.com/@canalnautica

Calendário dos Boat Shows no Brasil em 2025

  • Rio Boat Show: de 26 de abril a 4 de maio
  • Marina Itajaí Boat Show: de 3 a 6 de julho
  • Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto
  • São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro
  • Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro
  • Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro
Grupo Náutica
Rotas Comunicação

sexta-feira, 4 de abril de 2025

TÁ NA MODA. TÁ? Por Marli Gonçalves*

Tem tanta coisa “na moda” que a gente fica até atordoado, principalmente se tem uma invocação pessoal quanto ao termo que parece sugerir a obrigação de seguir o que ditam, seja por alguém, ou por alguéns,  e esse mundo agora tá cheio deles: especialmente os que ganham com isso para lançá-las e depois mudar, trocar, tudo no tilintar de moedas.

Quando a gente fala em moda rapidamente se pensa mais em roupas, no vestir, mas abrange muito mais do que isso e se refere a algo que está acontecendo bastante, sendo comentado, se tornando um costume. Daí essa miríade de influenciadores, batalhões de toda sorte e temas nas redes sociais, com dancinha e sem dancinha, buscarem moldar coisas, hábitos, até decisões, como se testassem a sanidade geral.

A próxima semana começa a São Paulo Fashion Week, Outono/Inverno 2026; na moda tudo se adianta. A cidade vira um desfile, e os locais de desfiles, desfiles de pessoas “na moda”, seja o que entendem por isso. É até divertido ver a imaginação brotando, e também nas passarelas, cada dia mais tomadas pelos tais conceitos, alguns bem estranhos e muitos que nunca chegarão às ruas, até para o bem de nossos olhos. Os estilistas e produtores investem em shows, convites para famosos vestirem suas criações, estarem nas primeiras filas, e cada vez mais diversidade. Diversidade de tudo, mas de tudo mesmo, gêneros, sexual, corpos, idade, raças, tamanhos, alturas, medidas, cabelos, posturas. Acabou a exclusividade das e dos modelos profissionais. A coisa está a cada ano numa velocidade impressionante. Gostaria muito que toda essa coragem realmente existisse aqui fora, traria variedade e, enfim, liberdade.

Mas qualquer passeio batendo pernas para ver vitrines revela que ainda não é bem assim nem na vida nem no comércio, e que no geral a mesmice e caretice impera, o que é aceito, social, e claro, o que é mais barato, popular, acessível, porque os preços das roupas-conceito são para poucos, bem poucos, mais ainda nas grifes de luxo, e estas apresentam verdadeiras obras de arte em criações únicas. A moda precisa ser entendida como libertação, como mostra de personalidade, e será a mistura do possível para cada um o que acabará vingando, com todos se sentindo únicos, sem essa de seguir manadas. Já está acontecendo, de alguma forma.

Minha previsão. Como dizia, muita coisa “tá na moda”, além de estilos pessoais. Uma que inclusive pode aumentar a ansiedade geral além de divertir é essa: as previsões. As do tempo, nesse momento quase neurótico que passamos a viver com as crises climáticas, tomam a frente. Vai chover, cuidado. Faz Sol. Nada de chuva - e na tarde tempestades deixam a todos encharcados, paralisados, afundados.

Previsões econômicas parecem jogos de futebol de tantos chutes, já que dependem de tantos referenciais absurdamente intangíveis. Previsões políticas, especialmente inseguras em um país como nosso. Está até engraçado acompanhar as previsões mundiais, quanto tempo o Trump nos infernizará a todos, por exemplo, quanto resistirá.

Prever, tudo, esse poder que todos adoraríamos ter, mas que depende de tantos dons e fatores. E o que faz com que todos os temas – dos mais bobos aos mais sérios – acabem virando debates, discussões, apostas, nas conversas, ou que logo acabarão nas bolsas do mundo inteiro e nessas empresas, as bets, que infestam o mercado.

Pode apostar. Tá na moda. Aliás, como tudo é moda, faça a sua. Aposta e moda.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


CADA HISTÓRIA!!! (4). Por chicolelis*

Seu nome, senhor? (pergunta a recepcionista do hotel).
Aleno Gouveia!
Como senhor?

Aleno Gouveia, respondia ele já sabendo que alguém teria que ajudar a moça a entender que o nome dele era Heleno Gouveia, mas que ele não conseguia pronunciar. Esclarecida essa questão, Heleno ria muito com quem o socorrera naquele episódio.

Mas não pensem que Heleno ficava chateado com aquilo, ele até se divertia, como fui testemunha e “tradutor” em várias viagens que fizemos juntos, para lançamentos aqui no Brasil e no exterior.

Heleno Gouveia

Era como hoje se diz, “um querido” da turma. Sempre bem humorado, pronto para ajudar quem precisasse e em busca de antiguidades que pudessem ampliar a enorme coleção  que tinha em sua casa, no Recife.

Em uma dessas viagens, a Paris, me chamou de lado e pediu que o acompanhasse a um antiquário ali perto do hotel. Ele buscava por luminárias romanas, que iluminam a “cidade luz”, como Paris é conhecida.

O vendedor, solicito, apontou para algumas peças que havia na loja. Heleno olhou com atenção e me disse: "vamos embora, as luminárias que tenho lá em casa estão em melhor estado de conservação que todas essas aqui".

Fiquei surpreso e falei brincando que não era possível. Rindo, ele disse que um dia me convidaria para conhecer sua casa, que era tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. Esse episódio aconteceu durante a viagem à França, onde apresentamos o Vectra V6 (que nunca foi lançado no Brasil) para a imprensa brasileira, com um belo passeio até o Vale do Loir (história contada na coluna anterior).

Algum tempo depois visitei Recife e fui à casa dele, um verdadeiro museu, repleta  de antiguidades e vi que ele tinha razão quando criticou as peças vistas no antiquário de Paris.

Pois bem, que era Heleno Gouveia? Era é dono do Diário da Manhã, fundado em 1927, que ele assumiu em 1962. Uma curiosidade do jornal é que ele era colado em postes da cidade do Recife, coisa que não mais acontece porque, em um determinado ano, o  então prefeito da cidade estipulou multa de R$ 5 mil, para cada jornal colado a um dos postes da cidade.

Mais uma curiosidade do jornal, segundo Beatriz Gouveia, hoje sua diretora, é que o Diário da Manhã era o único jornal de grande cidade no País, ainda tipográfico, em 1998. Em 2000 passou a ser online, sendo impresso somente quando algum anunciante necessite que seja assim.

Era extremamente criativo. Quando alguém disse a ele que a Kombi branca usada pelos funcionários para distribuir o jornal pelos postes, estava com péssimo aspecto, ele não teve dúvida. Comprou uma boa quantidade de cal, entregou algumas brochas para os funcionários e falou para que o veículo fosse pintado para “ficar bonito” como era quando novo.

Cansado de perder tempo no trânsito de Recife e sem ter a certeza de conseguir acessar os locais onde precisava entrar Heleno, me contou que comprou um Monza e o colocou na “praça” como táxi exclusivo, para ele e sua esposa, dona Benita, hoje com 90 anos. Heleno nos deixou em 2002.

A draga rejeitada

A casa de Heleno é tombada pelo Patrimônio Histórico e isso faz com que uma área em volta dela tenha que ser igualmente preservada. Acontece que, um dia, alguém  emitiu uma ordem para se fazer uma correção no curso do rio Capibaribe. Uma obra dentro da área de proteção da casa de Heleno,  estabelecida pelo Patrimônio.

Então “Aleno” foi para os fundos da casa, de arma em punho (ele me contou que era uma espingarda que nem munição tinha) e ameaçou os funcionários que operavam a draga: “se vocês continuarem, eu atiro. Vocês estão em área protegida pelo Patrimônio”.

Não precisou falar duas vezes!

Em outra ocasião, andando de carro pela orla do Recife, deu por falta de um prédio que tinha em determinada praia, e queria mostra-lo para alguém que estava junto com ele. Mas não viu imóvel.

Chegando na sua casa falou para a  filha Beatriz, que hoje dirige o jornal, que o prédio havia sumido. Ao que ela respondeu que havia mandado fazer uma reforma, porque ele estava com aparência muito feia.

Ele ficou muito bravo e ameaçou processá-la, mas ela argumentou que o referido prédio já estava em seu nome e ela fez o que achava que deveria fazer.

No Clube Med

Durante o lançamento do Kadett (o meu primeiro como gerente de Imprensa da GM), no Clube Medi do Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ) em 1989,  “Aleno” foi um dos principais atores de uma “peça” criada para brincar com os GOs (Gentil Organisateur) do resort.

Vestindo uma peça de banho semelhante àquelas usadas no início do século passado, destacou-se dançando com grande desenvoltura, apesar dos seus mais de 100 kg.

Esse era o “Aleno” Gouveia, querido por toda comunidade do setor automobilístico, jornalistas e representantes das fábricas.

Só um adendo: os Gos não gostaram da brincadeira e a “peça” teve que ser interrompida já que a iluminação do anfiteatro do Club Medi foi misteriosamente desligada.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

REVO ANUNCIA VOOS PARA CAMPOS DO JORDÃO NO FERIADO

Para celebrar os feriados de abril e maio, a Revo - referência em mobilidade aérea de alto padrão - apresenta uma nova rota para quem deseja aproveitar os próximos feriados em Campos do Jordão. 

A operação fica disponível na véspera de Sexta-Feira Santa (17 de abril) até o Dia do Trabalho (1º de maio). Os voos partem ou têm como destino o heliponto na Avenida Faria Lima (Internacional Plaza II), principal centro financeiro da cidade, até o heliponto Hotel Campos do Jordão (SICH).

Conhecida como “Suíça brasileira” devido a sua semelhança geográfica, climática e arquitetônica com o país europeu, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e um dos principais destinos de inverno. Localizada a 170 km de São Paulo, o trajeto feito de helicóptero tem duração aproximada de 45 minutos, enquanto realizado de carro pode facilmente ultrapassar as três horas, principalmente em datas de maior movimento como os feriados.

Para esta rota exclusiva de Páscoa, é necessário realizar a reserva na modalidade full cabin (cabine completa). O fretamento da aeronave H135, da Airbus, com capacidade para cinco pessoas, custa 33.000 reais. Já o modelo H155, com oito lugares, está disponível por 37.000 reais. As reservas são feitas sob demanda e diretamente com o concierge Revo - via email: concierge@flyrevo.com, e/ou pelo WhatsApp (11) 97534-0962, e são sujeitas a disponibilidade.

“Campos do Jordão é conhecida especialmente por suas paisagens deslumbrantes. A Revo chega para conectar esse destino especial com conforto, segurança e praticidade. Estamos felizes em proporcionar essa experiência aos nossos clientes, oferecendo uma alternativa rápida para quem deseja sair da capital de forma única durante os feriados e aproveitar cada momento”, afirma Patricia Dib, Diretora de Marketing da Revo.

Conexão segura pelos ares

Com helicópteros bimotores e sempre com dupla tripulação a bordo, a Revo opera com rotas fixas que conectam a Faria Lima e o Cidade Jardim ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alphaville e Fazenda Boa Vista, com os mais altos padrões de segurança e conforto do setor. Com modelo inédito no mercado, a empresa oferece reservas de assentos únicos, múltiplos ou o fretamento completo da cabine. Além disso, a Revo dispõe de um serviço personalizado porta a porta por meio de carros executivos e despacho de bagagem - via terrestre - nos voos para Guarulhos.

A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), controlador da Omni Táxi Aéreo (OTA), líder em transporte aéreo offshore na América Latina e que atua no Brasil há mais de 25 anos. A OTA tem uma frota de cerca de 90 helicópteros, que realiza mais de 1.500 voos semanais. Anualmente, mais de 750.000 passageiros são transportados pela companhia.

Revo - Lançada em agosto de 2023, a Revo opera atualmente com rotas a partir de São Paulo. Com foco no público de alta renda, a entrega da Revo tem alguns diferenciais como serviço único e exclusivo, transporte terrestre em carros executivos, lounges e hosts exclusivos, plataforma de tecnologia proprietária com inteligência artificial - reserva via app, site ou concierge - helicópteros bimotores, tripulação dupla e o mais alto padrão de segurança no setor. A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), que é líder em soluções de mobilidade aérea na América Latina. Sua frota de cerca de 90 helicópteros realiza mais de 1 500 voos semanais e transporta em segurança mais de 750 000 passageiros por ano. No Brasil, a OHI é detentora da Omni Táxi Aéreo, que opera há mais de 25 anos. 

Revo 
NOVA PR

quarta-feira, 2 de abril de 2025

DOMICÍLIOS BRASILEIROS DESCARTAM CERCA DE 4 MILHÕES DE TONELADAS DE RESÍDUOS TÊXTEIS A CADA ANO

Levantamento inédito da consultoria internacional S2F Partners mostra que cada residência descartou, na média, 44 kg de roupas e calçados em 2024.

Foto: pensamentoverde.com.br

Todos os anos, a Organização das Nações Unidas promove o Dia Internacional do Desperdício Zero e o tema para 2025 é a redução de poluição por resíduos no setor Fashion e Têxtil. Dados inéditos da consultoria internacional S2F Partners, boutique especializada em gestão de resíduos e economia circular, mostram que os domicílios brasileiros descartam cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis a cada ano.

De acordo com o levantamento, cada residência descartou, na média, 44 kg de roupas e calçados em 2024. Sendo que o maior descarte por domicílio foi na região Nordeste com 47 kg por moradia no ano. E o menor descarte na região Sul com 35 kg por domicílio.

Considerando o universo total de resíduos, cada brasileiro descartou, em média, cerca de 382 kg de materiais, em 2023. Os resíduos secos representam 33,6%, enquanto a fração orgânica totaliza 45,3%. Os resíduos têxteis, couros e borrachas representam 5,6%, cerca de 4,6 milhões ton/ano.

“Ao contrário de outros segmentos que estão encaminhados no processo da coleta seletiva, o setor têxtil precisa incorporar alguma iniciativa nesse sentido. Há ainda muitos desafios diante das características desse tipo de resíduo, como o tempo de decomposição de alguns tecidos, que podem levar de cinco a dez anos, e outros que podem demorar centenas de anos para se decompor”, avalia Carlos Silva Filho, sócio da S2F Partners e membro do Conselho da ONU para temas de resíduos.

Os dados estimados pela S2F Partners apontam que as regiões Sudeste e Norte estão entre as que mais se desfazem desse de material, com 1,73 milhão ton/ano e 1,15 milhão ton/ano. As que menos descartam são as regiões Centro-Oeste, com 280 mil ton/ano, Norte, com 360 mil ton/ano e ⁠Sul, com 480 mil ton/ano.

Cenário internacional

 No âmbito mundial, em 2023, a geração de resíduos têxteis registrou 92 milhões de toneladas. A cada segundo, um caminhão de lixo de têxteis - como roupas, calçados, roupas de cama e cortinas - é encaminhado para unidades de disposição final.

Estima-se que o setor têxtil seja responsável por algo entre 2% e 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, e consome 215 trilhões de litros de água por ano, o equivalente a 86 milhões de piscinas olímpicas. “A fast fashion está levando as pessoas a comprar mais, mas usar por menos tempo, com um custo de US$ 460 bilhões por ano. Enquanto isso, menos de 1% do material das roupas é reciclado e transformado em novos itens”, observa o membro do Conselho da ONU para temas de resíduos.

“A falta de conscientização para reduzir a geração de resíduos e o melhor reaproveitamento dos materiais gerados são questões ainda em evolução no setor de resíduos no País. No entanto, quando se observa a quantidade de resíduo têxtil descartado nos lares, acende-se a luz vermelha de que é necessário pensar em ações prioritárias de sustentabilidade na linha de produção e no mundo da moda, agregando materiais e processos com mais possibilidades de estender a vida útil e viabilizar o reaproveitamento, mas também uma forma de consumir de forma mais consciente, assim como atuação do poder público de forma a regular o descarte correto desses materiais, sempre com a tentativa máxima reutilização”, diz Carlos, que também é presidente honorário da ISWA, entidade internacional de resíduos sólidos.

S2F Partners

2 Spread Comm.
Clara H. Costa Acciarto
claraheloisa@hotmail.com

PETROBRAS E BNDES FIRMAM PARCERIA PARA REFLORESTAR A AMAZÔNIA E FORTALECER O MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO

Objetivo é recuperar até 50 mil hectares de floresta e capturar cerca de 15 milhões de toneladas de carbono

Foto: Anderson Coelho E+, pela Getty Images | Divulgação Agência Petrobras

A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram na segunda-feira (31) Protocolo de Intenções para uma iniciativa inédita que visa a contratação de créditos de carbono gerados a partir de restauração florestal na Amazônia. Chamado de ProFloresta+, o programa vai promover a restauração de até 50 mil hectares de áreas degradadas na Amazônia (cerca de 50 mil campos de futebol), capturando cerca de 15 milhões de toneladas de carbono (equivalente ao emitido anualmente por 8,94 milhões de carros movidos a gasolina).

Além de ser um dos maiores programas de compra de créditos de carbono de restauração do Brasil, o ProFloresta+ é o primeiro desenvolvido em parceria com um financiador, o BNDES. A fase inicial da iniciativa prevê um edital para a contratação de até 5 milhões de créditos de carbono, em uma área de cerca de 15 mil hectares, que gerarão investimentos de mais de R$ 450 milhões só na restauração, além de 4.500 empregos.

Uma consulta ao mercado foi aberta nesta segunda-feira para que os interessados possam contribuir com a minuta do primeiro edital e do primeiro contrato de compra de carbono.

“Essa é uma iniciativa muito importante para a Petrobras e para o Brasil. Ela possibilitará atendermos os compromissos climáticos com créditos de carbono de alta qualidade e integridade e, ao mesmo tempo, fomentaremos o desenvolvimento do setor de restauração no País”, explica a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O ProFloresta+ vai selecionar projetos de restauração ecológica com espécies nativas que, a partir do reflorestamento das áreas degradadas, gerarão créditos de carbono. Esses créditos terão a compra garantida pela Petrobras em contratos de longo prazo (offtake), a um preço a ser definido por licitação. O BNDES oferecerá financiamento destinado a reflorestamento, aos desenvolvedores desses projetos, por meio de linhas de crédito especiais, como o Fundo Clima, com taxas e prazos adequados para projetos de restauração.

“O programa contribuirá substancialmente para dar escala à restauração da floresta amazônica e com as estratégias de descarbonização das empresas brasileiras. Com a iniciativa, vamos transformar a restauração e a manutenção da floresta, tornando-os rentáveis para as empresas, para as comunidades locais e, principalmente, para o meio ambiente, combinando as demandas ambientais e climáticas do país”, destaca o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Iniciativa inédita

Trata-se da primeira transação de carbono de restauração a qual se dará transparência sobre o preço contratado e os parâmetros técnicos contemplados, com um contrato padrão e pública. Isso configura uma referência de alto nível para o mercado de restauração e créditos de carbono no país, além da Consulta Pública sobre o edital.

O projeto contou com o apoio técnico do Nature Investment Lab (NIL), que também facilitou o diálogo com especialistas no setor. O NIL é uma iniciativa criada para promover soluções baseadas na natureza, desenvolvendo modelos de negócios replicáveis e apoiando estruturas financeiras inovadoras para projetos no Brasil.

O Instituto Clima e Sociedade (ICS) também fez parte deste esforço inédito, liderado pela Petrobras e pelo BNDES, pelo potencial de replicação futura do modelo em escalas ainda maiores. “Contamos com a expertise de nossos donatários e parceiros nesse projeto: o Agroicone e o Imaflora atuaram na construção de requisitos técnicos para integridade, cobenefícios e salvaguardas socioambientais, e o escritório de advocacia Mattos Filho, na assessoria jurídica. Esses parâmetros poderão servir de referência a outros offtakers em iniciativas semelhantes", disse Maria Netto, diretora executiva do ICS.

“A expectativa é de que o estabelecimento de um contrato padrão de compra de créditos de carbono de projetos de restauração com elevada integridade e rigorosos critérios técnicos e socioambientais sirva de referência para fomentar o desenvolvimento do mercado de restauração e créditos de carbono”, esclarece o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, destaca que a iniciativa se soma a outras do Banco com intuito de promover o reflorestamento da região, incluindo a área do Arco da Restauração, e proteger o bioma amazônico, ativo único no planeta. “O BNDES tem buscado diversificar as formas de apoio à recuperação da vegetação nativa nos biomas brasileiros. A crise climática e social da região amazônica exige que se promova com urgência a reconstrução da floresta, em especial nas regiões mais degradadas, caso do Arco do Desmatamento, que agora estamos transformando no Arco da Restauração”, afirma a diretora.

Consulta ao mercado

Empresas que quiserem participar da consulta ao mercado sobre a minuta do edital e contrato de compra de créditos de carbono devem enviar e-mail para profloresta@petrobras.com.br solicitando inscrição para receber o material completo.

Agência Petrobras

ELDORADO BRASIL REFORÇA COMPROMISSOS COM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Empresa apresenta avanços em eficiência energética, manejo florestal e governança corporativa no novo Relatório de Sustentabilidade

Área de conservação mantida pela Eldorado em Mato Grosso do Sul

A Eldorado Brasil Celulose divulgou na segunda-feira (31), os principais avanços na agenda ESG da companhia em 2024 por meio da nova edição do Relatório de Sustentabilidade. No último ano, a companhia reforçou seu posicionamento com inovações em eficiência energética, impacto socioeconômico das suas operações e crescimento da área de florestas plantadas.

Um dos principais avanços na área florestal em 2024 foi a inauguração do Centro de Tecnologia Florestal ELDTECH, em Andradina (SP). São sete laboratórios que já estão impulsionando pesquisa e o desenvolvimento em diversas áreas, como manejo de pragas, solo e nutrição, meteorologia, melhoramento genético e biotecnologia.

A Eldorado também ampliou seu compromisso com energia limpa ao inovar na geração elétrica sustentável. Além da Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP), que transforma em energia renovável a biomassa da madeira que não foi destinada à produção de celulose, a empresa implementou um sistema inédito que utiliza a força do descarte de efluentes tratados para gerar eletricidade limpa. Essa solução sustentável agora abastece os prédios administrativos do complexo industrial da empresa em Três Lagoas.

Ainda na UTOP, a recente substituição de combustíveis fósseis por energia elétrica renovável nos picadores que produzem biomassa para a usina reforça a estratégia sustentável da Eldorado.

A Eldorado registrou ainda recorde de produção de celulose considerando anos com parada geral de manutenção, fruto da eficiência de sua operação industrial. Foram 1,786 milhão de toneladas de celulose produzidas, servindo ao mercado doméstico e de outros 40 países em todos os continentes.

“A alta produtividade industrial e as inovações em energia renovável colocam a Eldorado em uma posição de destaque no setor globalmente. Toda a nossa cadeia produtiva é rastreada e segue princípios rigorosos de sustentabilidade, atendendo às exigências dos mercados mais criteriosos do mundo. O Relatório de Sustentabilidade que divulgamos agora atesta esses compromissos da companhia com o meio ambiente e todos os seus stakeholders”, diz Elcio Trajano Jr., diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil.

Mais florestas, mais CO2 sequestrado.

Em 2024, a Eldorado ampliou de 283 mil para 296 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Além disso, a companhia mantém 101 mil hectares destinados exclusivamente à conservação. Isso faz com que a empresa seja superavitária no cálculo de emissões e retenção de gases de efeito estufa (GEE). Em 12 anos de operação, a Eldorado removeu 12 vezes mais GEE do que suas operações emitiram nos escopos 1 e 2.

Ainda na produção florestal, a empresa começou a usar telemetria nas máquinas agrícolas para reduzir riscos de acidentes, melhorando a segurança nas florestas e a eficiência operacional.

“A empresa já nasceu, em 2012, com o DNA da inovação e nossos times são incentivados a pensarem sempre no que podemos melhorar, em novos processos e práticas, e não temos medo de testar, de pensar fora da caixa. Gostamos muito da ideia de adotarmos tecnologias que depois são disseminadas no mercado”, complementa Trajano.

O impacto socioeconômico da atuação da Eldorado também é expressivo: apoiando a Economia Local, contratamos 690 Fornecedores dos quais 92% são de Mato Grosso do Sul". Atualmente, dos 5,2 mil colaboradores da empresa, 4,5 mil estão em MS.

Logística

Terminal EBLog, no Porto de Santos, opera desde julho de 2023.

A eficiência operacional do transporte da madeira está atrelada à sustentabilidade. A frota de 236 caminhões com menos de dois anos de uso, alta tecnologia embarcada e modelagem euro 5 e euro 6 são o mais alto padrão em desempenho para reduzir a emissão de gases. Além disso, o escoamento da produção de celulose para o exterior é facilitado pelo terminal EBLog, no Porto de Santos (SP), que em um ano de operação promoveu aumento de 30% na produtividade média de embarque.

Governança. Nas pautas de governança, a Eldorado renovou seu apoio ao Pacto Global da ONU, mantendo a aderência aos Dez Princípios Universais pelo quarto ano consecutivo. Em 2024, mais de 4 mil profissionais receberam treinamentos sobre ferramentas de compliance. Além disso, a empresa realizou o primeiro encontro dos "Multiplicadores da Ética", um grupo de 66 profissionais dedicados a disseminar boas práticas corporativas.

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas

Eldorado Brasil Celulose
Nova PR

MULHERES DA TECNOLOGIA: BOSCH ABRE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.

Digital Talent Academy, composto em sua maioria por mulheres, abre novas vagas para início em julho de 2025

O aumento da participação feminina no setor de tecnologia é fundamental para potencializar a inovação, criar um ambiente mais diverso e, consequentemente, mais produtivo. Acreditando nisso, a Bosch, uma líder global em tecnologia e serviços, desenvolve e apoia diversas iniciativas com o objetivo de ampliar ainda mais a presença de mulheres em programas de desenvolvimento e capacitação profissional.

A área responsável pela transformação digital na Bosch, a Bosch Digital, possui metas ambiciosas para isso. Um plano estratégico está em curso e a ideia é chegar até 2030 com 30% do seu quadro de colaboradores composto por mulheres, hoje esse número está na casa dos 24%.

“Investir na equidade de gênero é uma questão além de impacto social, é também uma estratégia inteligente para os negócios. Diversidade traz novas perspectivas, impulsiona a inovação e, consequentemente, melhora os resultados financeiros da empresa”, afirma Ana Alves, responsável pelo Recursos Humanos da Bosch Digital, na América Latina.

Já em cargos de liderança, a meta foi ultrapassada. A expectativa era alcançar 25% em 2030, porém, esse número foi já superado em 2025, com 31% de líderes mulheres. E a previsão para o decorrer dos próximos anos é de mais aberturas de vagas afirmativas para o público feminino nessa área.

“Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas dentro de TI, hoje, como gestora, busco ampliar a presença feminina na tecnologia, principalmente na infraestrutura, minha área de atuação, promovendo através da diversidade a inovação. Para isso, Bosch Digital está comprometida a criar oportunidades para mulheres em todos os níveis de atuação”, afirma Paula Prado, Gerente de Tecnologia da Informação da divisão Bosch Digital.

O futuro é agora

A Academia de Talentos Digitais (DTA - Digital Talent Academy), criada em 2020 para acelerar a transformação digital da empresa, é um dos grandes exemplos dessas ações e os números comprovam: 58% dos participantes são do sexo feminino (dados de 2024).

A Escola Técnica de Aprendizagem da Bosch (ETS) está com 32 vagas abertas para novos alunos em cursos técnicos de Soluções Digitais e Manufatura Digital. O processo seletivo segue até o dia 18/04. As inscrições podem ser feitas através dos links abaixo:

Os candidatos passarão por três etapas de recrutamento. Na primeira, será realizada uma prova de conhecimentos gerais, abordando temas como matemática, raciocínio lógico, informática básica e interpretação de texto. Na segunda etapa, participarão de uma dinâmica de grupo, onde serão avaliados em suas habilidades e competências. Por fim, na terceira fase, eles serão entrevistados individualmente pelos instrutores do programa de formação da Bosch.

AHK e Bosch juntos pela transformação

Em parceria com a AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), a Bosch oferece ainda 1000 mil vagas para um curso de transformação digital exclusivo para mulheres. O “Women going Digital” é uma capacitação 100% online com 40h de conteúdos distribuídos em 16 módulos.

A ideia é aumentar o número de mulheres atuando em temas relacionados à digitalização e melhorar as chances de empregabilidade e recolocação profissional. O curso aborda desde temas introdutórios, como profissional do futuro e inovação, até privacidade e segurança de dados, disponibilizando diferentes ferramentas de estudo às participantes.

A seleção das candidatas será feira através de critérios socioeconômicos, como renda familiar, dependentes e ocupação atual. Inscrições devem ser feiras através deste link até 11 de abril: Women Going Digital - BOSCH - 3º ciclo

Bosch

segunda-feira, 31 de março de 2025

FERNANDO PRATA É O NOVO CEO DA IBRAC - INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CONDUTORES ELÉTRICOS.

Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado e Doutorado em Economia pela University of Southern California (USC), Fernando Prata traz uma sólida experiência em gestão estratégica e finanças internacionais, consolidada ao longo de mais de 20 anos de atuação no mercado global.

“É uma honra integrar a equipe da IBRAC. Meu compromisso é colaborar com o crescimento da empresa, valorizando a excelência no atendimento ao cliente e na qualidade dos produtos que produzimos. Vamos trabalhar para diversificar nosso portfólio, trazendo soluções que atendam às demandas de um mercado cada vez mais exigente”, destaca Prata. O executivo tem passagens como CEO e CFO por empresas como Merrill Lynch Bank em Nova York, Cecrisa Portinari, Gail Guarulhos e Hunter Douglas.

“A chegada de Fernando Prata marca um momento muito importante para a IBRAC. Com sua sólida experiência, reforçamos nosso compromisso de entregar produtos de qualidade com atendimento personalizado nos mercados nacional e internacional”, afirma Mayara Silva, sócia-fundadora da empresa.

IBRAC - Especializada na produção de fios e cabos elétricos para vários segmentos de atividade, a IBRAC – Indústria Brasileira de Condutores – foi constituída em 2022 por profissionais experientes do mercado. Com clientes em todo o Brasil e no Mercosul, a IBRAC atende a todas às especificações e normas de segurança e qualidade exigidas, o que inclui certificações internacionais como ISO 9000 e BVQI, além dos selos eureciclo e I-REC, que comprovam o compromisso da empresa com as práticas sustentáveis.

IBRAC
SP4 Comunicação

IRACEMÁPOLIS E BAODING FIRMAM ACORDO COMO CIDADES-IRMÃS COM APOIO DA GWM

Parceria entre Brasil e China reforça laços diplomáticos e industriais

Nelita Cristina Michel Franceschini, prefeita de Iracemápolis; e Dang Xiaolong, secretário do Partido Comunista da China em Baoding.

As cidades de Iracemápolis, no interior paulista, e Baoding, na província chinesa de Hebei, formalizaram na última semana uma carta de intenção para o estabelecimento de relações como cidades-irmãs. A iniciativa conta com o apoio da GWM, que possui fábricas instaladas em ambas as localidades e tem contribuído para a conexão entre os dois municípios por meio da inovação e da mobilidade sustentável. Iracemápolis é a sede da primeira fábrica da GWM no Brasil e no Ocidente, com previsão de início de produção no primeiro semestre deste ano, enquanto Baoding é a cidade-sede da matriz da GWM global.

Assinada durante cerimônia oficial em Iracemápolis, a carta de intenção abre caminho para o intercâmbio em áreas como indústria, ciência, comércio, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Nove empresas chinesas de Baoding participaram da solenidade, com o objetivo de conhecer o município brasileiro e explorar futuras oportunidades de cooperação econômica.

“Essa iniciativa representa um marco para Iracemápolis. Ao nos aproximarmos de Baoding, criamos uma ponte sólida entre dois polos industriais conectados pela presença da GWM e por um compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento sustentável”, afirma Thiago Sugahara, Gerente de ESG e Relacionamento com Stakeholders da GWM Brasil.

"A assinatura dessa carta representa um passo inicial, no desenvolvimento econômico, cultural e também humano de todos nós de Iracemápolis. Acredito que esse nosso acordo representa um marco para nossa região e, a longo prazo, um marco para todo o Brasil. Estamos vendo a vanguarda de um novo tipo de tecnologia surgindo em nosso berço, e isso é motivo de orgulho", ressalta Nelita Michel, prefeita de Iracemápolis.

O documento foi assinado por:
- Nelita Cristina Michel Franceschini, prefeita de Iracemápolis
- Jean Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis
- Dang Xiaolong, secretário do Partido Comunista da China em Baoding
- Andy Liu, Diretor Executivo da GWM Brasil

Além do intercâmbio institucional, o acordo prevê a criação de plataformas de diálogo e visitas recíprocas, fomentando o conhecimento mútuo e o fortalecimento de laços culturais e econômicos. A GWM, que tem incentivado conexões globais a partir de suas operações no Brasil e na China, vê a parceria como estratégica para ampliar sua contribuição à sociedade.

“A carta de intenção é apenas o primeiro passo. O potencial de aprendizado mútuo e colaboração entre Iracemápolis e Baoding é imenso, e estamos animados com as possibilidades que essa relação poderá gerar tanto para as comunidades locais quanto para os ecossistemas de inovação das duas regiões”, finaliza Sugahara.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação