quarta-feira, 30 de abril de 2025

SEMINÁRIO REÚNE ESPECIALISTAS NO RIO BOAT SHOW PARA DEBATER TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E INOVAÇÃO NO SETOR NÁUTICO

O seminário “JAQH2: Inovação na Transição Energética” conectou, nesta terça-feira (29), especialistas do setor, representantes de instituições, empresas, lideranças públicas e privadas do setor náutico na Marina da Glória (RJ), durante a programação do Rio Boat Show.

Promovido pelo Grupo Náutica, Itaipu Parquetec e JAQ Hidrogênio Verde, o encontro realizado no pavilhão principal do evento destacou o papel da inovação tecnológica e da sustentabilidade na construção de um novo modelo energético para o Brasil, com foco especial no uso do hidrogênio verde na mobilidade náutica. O evento abriu espaço para dois painéis temáticos que discutiram os desafios e oportunidades da transição energética e o papel estratégico da indústria naval e náutica no contexto da COP30.

O primeiro painel, reuniu especialistas de diferentes regiões do país, que debateram a Mobilidade Náutica Sustentável: hidrogênio e o caminho para a descarbonização. Com mediação do gerente do Centro de Tecnologias de Hidrogênio Itaipu Parquetec, Daniel Cantane, a conversa abordou os avanços na pesquisa e desenvolvimento do hidrogênio verde no Brasil, os desafios da infraestrutura para sua aplicação no setor náutico e as perspectivas de adoção em embarcações e a cooperação entre instituições públicas, privadas e científicas para acelerar a transição energética e impulsionar soluções sustentáveis com escala e viabilidade econômica.

Entre os painelistas estiveram, o representante da área Inovação e Pesquisa da FINEP, Paulo José Pereira de Resende; o superintendente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Gabriel Lassery; o analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Nova Economia e Indústria Verde da ABDI, Samy Kopit Moschovitch; o gerente de ESG & Stakeholders da GWM, Thiago Sugahara; o representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Vitor Manuel do Espírito Santo Silva; e o coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii, Fábio Cavalcante.

Já o segundo painel, o Chairman JAQ Hidrogênio Verde e presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, abordaram a transição energética e COP30: desafios e caminhos para um futuro sustentável.

Com mediação da CEO JAQ Hidrogênio Verde, Cila Schulman, também integraram a conversa o engenheiro do Departamento de Energia Elétrica do BNDES, Mauricio Bernhardt Maciel e o presidente da ACOBAR, Eduardo Colunna.

O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, destacou que a iniciativa está alinhada com o compromisso de promover um futuro mais sustentável e competitivo no setor náutico. "Avançar na descarbonização do transporte marítimo e fluvial não é apenas uma meta técnica ou regulatória — é uma contribuição essencial para a construção de um futuro sustentável, inovador e competitivo. É nesse sentido que decidimos construir a primeira embarcação movida a hidrogênio de baixa emissão", afirmou.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, destacou a importância de aproximar ciência, tecnologia e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento de soluções energéticas mais limpas e de potencial transformador para a sociedade. “Conectamos tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento. Essa é a essência do Itaipu Parquetec, e o seminário JAQH2 é uma oportunidade para mostrar como a inovação pode acelerar a transição energética e gerar impacto real”, destacou.

O seminário JAQH2 integrou a programação oficial do Rio Boat Show 2025, que, nesta edição, deve atrair cerca de 40 mil visitantes, consolidando-se como o maior evento náutico outdoor da América Latina. Com mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, test-drives direto na água e atrações para toda a família, o evento é realizado de 26 de abril a 4 de maio, reunindo diversas experiências do universo náutico.

Itaipu Parquetec

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO IVECO GROUP 2025

O programa oferece uma experiência enriquecedora para estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho com um diferencial competitivo

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Iveco Group 2025, uma iniciativa que busca atrair e reter talentos, promovendo diversidade e inovação. O programa é voltado a estudantes com previsão de conclusão do curso entre junho/2027 e dezembro/2028. As inscrições devem ser realizadas pelo site (https://ivecogroup.across.jobs), até dia 30/05/2025.

As vagas abertas se destinam a estudantes das áreas de: Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação, Direito, Engenharias (todas), Marketing, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Tecnologia da Informação, entre outras.

O programa oferece bolsa estágio, além de diversos benefícios como: assistência médica e odontológica, auxílio transporte ou transporte fretado, Wellhub, seguro de vida, auxílio refeição e/ou alimentação na planta, kit natalino, auxílio home-office e desconto de 15% na compra de carros do Grupo Stellantis.

Para participar do programa, os candidatos precisam ter conhecimento do Pacote Office e disponibilidade para atuar presencial ou no modelo híbrido (8 a 12 vezes presenciais por mês). As vagas são para as localidades de Contagem (MG), Nova Lima (MG), Sete Lagoas (MG), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), e a contratação prevista é para junho/2025.

Programa de Estágio Iveco Group 2025

  • Cursos elegíveis: Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo), Direito, Economia, Engenharias (todas), Estatística, Logística, Marketing;
  • Pré-requisitos: conclusão do curso entre junho/2027 e dezembro/2028, conhecimento do Pacote Office e disponibilidade para atuar presencial ou no modelo híbrido (8 a 12 vezes presenciais por mês);
  • Etapas do processo: inscrição, prova on-line, entrevista por competência, entrevista com o gestor e contratação (junho/2025).
  • Disponibilidade para atuar em: Contagem - MG / Nova Lima - MG / São Paulo - SP / Sete Lagoas - MG / Sorocaba – SP;
  • Inscriçõespelo site (https://ivecogroup.across.jobs), até dia 30/05/2025.

Iveco Group N.V. (EXM: IVG) lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As sete marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega 36.000 pessoas em todo o mundo e possui 19 unidades industriais e 31 centros de P&D. Mais informações estão disponíveis no site (http://www.ivecogroup.com) da empresa

Iveco Group

CONSÓRCIO MERCEDES-BENZ E GRUNNER FIRMAM PARCERIA PARA OFERECER CRÉDITO FACILITADO E MÁQUINAS INTELIGENTES AO AGRONEGÓCIO

O Consórcio Mercedes-Benz dá mais um passo em sua trajetória de inovação e crescimento ao firmar uma parceria estratégica com a Grunner, referência nacional em soluções tecnológicas para o campo e reconhecida pela robustez e confiabilidade de suas smart machines, máquinas agrícolas que combinam tecnologia e inteligência para otimizar a produção e reduzir custos no agronegócio. Com essa união, a administradora de consórcios fortalece sua atuação no agronegócio ao oferecer soluções financeiras específicas para a aquisição desses equipamentos de alto desempenho, projetados para aumentar a produtividade no campo com menor impacto ambiental.

Para o diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz, Claudio Jesus, a parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. “Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz junto com a Grunner em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, ressalta Jesus.

A Grunner e o Consórcio Mercedes-Benz apresentaram a parceria oficialmente na Agrishow 2025, um dos eventos mais relevantes do setor no Brasil. A presença conjunta no evento simbolizou o compromisso com um atendimento cada vez mais eficiente, atualizado e alinhado às necessidades dos clientes, abrangendo desde o pequeno produtor até grandes operações do campo. Além da linha tradicional de crédito, serão apresentados produtos diferenciados como o Plano Pontual – um produto que possibilita antecipar a aquisição do bem, sem depender de sorteios ou lances, a partir da 6ª parcela do seu consórcio paga consecutivamente – já consolidado no mercado.

Com forte atuação no financiamento de veículos e máquinas, a iniciativa atende diretamente aos princípios da administradora de consórcios de eficiência, confiabilidade e disponibilidade, pilares da atuação da empresa, que busca estar cada vez mais próxima do cliente no momento da decisão de investimento, oferecendo soluções que se adaptam às realidades do campo. A nova parceria permitirá aos produtores acesso a condições mais atrativas de crédito e a possibilidade de utilizar o próprio bem como garantia, o que torna a aquisição mais rápida e segura.

“O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche, Diretor Comercial e de Operações da Grunner.

A colaboração também está em sintonia com as práticas de sustentabilidade promovidas por ambas as marcas. As smart machines Grunner entregam alto desempenho com menor consumo de combustível e redução significativa de emissões de CO₂, alinhando-se às diretrizes ESG - Environmental, Social, and Governance, pauta cada vez mais presente na estratégia do Consórcio Mercedes-Benz. Desta forma, a empresa reafirma seu papel como uma parceira confiável no desenvolvimento de soluções inovadoras que respeitam o meio ambiente e impulsionam o crescimento do agronegócio brasileiro.

Consórcio Mercedes-Benz
RPMA Comunicação

terça-feira, 29 de abril de 2025

MAIOR PRODUTORA DE BIOCOMBUSTÍVEIS DO LESTE EUROPEU ESCOLHE USINA MINEIRA COMO PRIMEIRO INVESTIMENTO NAS AMÉRICAS

Usina Agropéu

A AZC, maior produtora de biocombustíveis do Leste Europeu e presente em oito países, comprou metade do negócio da Agropéu, uma das usinas mais tradicionais de Minas Gerais, com mais de 40 anos de história.

"O Brasil possui um enorme potencial na indústria de açúcar e biocombustíveis. Aliando esta vocação com a experiência da nossa companhia neste setor na Europa poderemos construir juntos importantes oportunidades", afirma Richard Szabó, diretor de desenvolvimento de negócios da AZC.

Fundada em 1981, em Pompéu, Minas Gerais, a Agropéu possui capacidade de moagem instalada de 1,5 milhão de toneladas de cana por safra. Diariamente, a empresas produz 15 mil sacas de açúcar, 500 metros cúbicos de etanol, além de gerar 40 megawatts-hora (MWh) de energia elétrica.

A transação compreende ativos agrícolas e industriais, exceto terras. A Agropéu reúne 20 mil hectares dedicados ao cultivo da cana, dos quais oito mil são irrigados.

"Esse movimento reforça a nossa visão de longo prazo para o agronegócio brasileiro. Somos uma indústria moderna, com base sólida, construída ao longo de mais de quatro décadas. Com a experiência internacional da AZC e nossa força local, estaremos prontos para expandir nossa atuação e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da produção de açúcar, etanol e energia no Brasil", afirma Geraldo Otacílio Cordeiro, diretor-presidente da Agropéu.

As empresas informaram que esta fusão não altera modelo de gestão, que seguirá de forma independente. Apesar disso, as duas companhias atuarão em conjunto para ampliar a produção e a presença no mercado brasileiro de biocombustíveis.

Este é o primeiro investimento da AZC no Brasil e nas Américas. O grupo já opera na Europa e, mais recentemente, iniciou atividades na Índia.

“Os investimentos da AZC reforçam a importância e protagonismo do Brasil na produção de energias renováveis no mundo”, disse Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO.

A DATAGRO atuou como consultora técnico-financeira exclusiva da transação, conectando duas empresas de perfis muito semelhantes, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do mercado de biocombustíveis no Brasil e no mundo.

Agência Fato Relevante

APÓS REPOSICIONAMENTO DE MARCA, BRANCO MARCA PRESENÇA NA AGRISHOW COM NOVIDADES E DIVERSIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO

Linha de Ferramentas Branco

Referência nacional no setor do agronegócio por quase 9 décadas e agora de cara nova, com a entrada definitiva nos segmentos de casa e jardim e construção civil, a Branco marca presença na edição 2025 da Agrishow, maior feira agropecuária do país, que acontece entre 28 de abril e 2 de maio, na cidade de Ribeirão Preto – SP.

A principal novidade da Branco para a feira é o Tratorito BTTG-15.0, maior modelo a gasolina disponível no mercado. Além de seu tamanho e potência, a largura de corte de 1500mm é ideal para o trabalho em campos extensos ao garantir eficiência e praticidade ao agricultor.

Durante a Agrishow, a Branco também apresenta sua linha completa de ferramentas profissionais, placa vibratória e geradores descabinados, além da nova linha de aspiradores, que conta com quatro modelos, e dos lubrificantes, ideais para motores 2T e 4T (gasolina e diesel), caixas de transmissão e correntes de motoserra.

“Estamos cheios de novidades para a feira, em uma amostra do nosso portfólio robusto. Pela primeira vez apresentamos nossos aspiradores, que não se restringem apenas à limpeza de casas, pois possuem potência de sobra para aspirar celeiros, por exemplo, além de nossas ferramentas, que são aliadas perfeitas para o trabalho no campo”, explica Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco. “E não para por aí, pois ainda teremos alguns lançamentos surpresas preparados especialmente para a Agrishow, como um novo tratorito que oferece potência para qualquer desafio”, complementa.

Tratorito BTTG 15.0

Além de ter uma largura de corte de 1500mm, a solução também possui rodas aro 12”, um guidão ajustável para melhor manuseio e uma versatilidade fornecida por uma caixa de transmissão com tomada de força para acessórios e um farol de LED, para melhor visibilidade em aplicações noturnas.

Linha de ferramentas

A Branco destaca ainda sua linha composta por 11 ferramentas que abrangem diversos tipos de aplicações, como trabalhos em madeira, alvenaria, metal, plástico e concreto. As ferramentas são:

  • Furadeira Parafusadeira – BPF 12L, com bateria de lítio 12V bivolt; Furadeira de Impacto 3/8” - BFI 700, com 710W de potência; Furadeira de Impacto 1/2” - BFI 850, com 850W de potência;
  • Serra Circular - BSD 1500, com 1500W de potência; Serra Tico-Tico - BST 350, com 350W de potência; Esmerilhadeira Angular – BEA 850, com 850W de potência; Lixadeira Orbital Quadrada - BLO 240, com 240W de potência; 
  • Lixadeira Orbital Retangular - BLO 200, com 200W de potência; Plaina - BPE 900, com 900W de potência; Martelete Perfurador - BMP 800, com 800W de potência; e Tupia - BTM 700, com 710W de potência.

Novos aspiradores

A grande novidade da Branco é a sua linha de aspiradores, a primeira produzida pela marca, que conta com quatro modelos que atendem a diversas necessidades em alta potência de sucção, versatilidade, tamanhos compactos para transporte e armazenamento facilitado, além de acessórios inteligentes como bicos e extensores, para facilitar a limpeza de qualquer ambiente.

O BAP – 280 C e o BAP – 180 C são os mais compactos, cada um pesando 4Kg e com uma potência máxima de 1200W, com o 280 C tendo um volume total do recipiente de 2,8L e o 180 C, 1,8L. Já o BAP – 1000 e BAP – 1800 são mais robustos, com o 1000 pesando 6Kg e volume total do recipiente de 10L; já o 1800 pesa 6,Kg, mas com 18L de volume total do recipiente e o principal diferencial destes modelos mais robustos são que ambos têm a função de sopro e a capacidade de aspirar água, que os torna ainda mais versáteis.

Agrishow 2025
De 28 de abril a 02 de maio
Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, 
Ribeirão Preto - São Paulo.
Estande Branco: E20b

BrancoFundada em 1936, a Branco se consolidou como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, construção civil e jardinagem. Com o propósito de oferecer as melhores soluções aos seus parceiros de negócio, a empresa tem como foco a excelência e a inovação em cada produto. Seu portfólio diversificado inclui motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo e outras soluções de alto desempenho. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, visando não apenas eficiência e segurança, mas também economia para os clientes. A Branco também é reconhecida pela qualidade da sua assistência técnica e pós-venda, garantindo um suporte contínuo e a satisfação dos seus parceiros

Branco
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ALEXANDRE CYRÍACO ASSUME A NOVA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DA COOP

Atenta aos novos desafios do mercado de trabalho e ao seu papel como uma das maiores geradoras de primeiro emprego nas praças onde atua, a Coop anuncia a criação de uma Diretoria de Recursos Humanos.

Sob o comando de Alexandre Cyríaco, a nova estrutura chega com o objetivo de ampliar a capacidade de atração, formação e retenção de talentos, em um momento em que o setor varejista enfrenta dificuldade para preencher vagas, especialmente com mão de obra qualificada.

“Criar uma diretoria dedicada exclusivamente à gestão de pessoas é um passo necessário diante da nova realidade do varejo, que demanda equipes cada vez mais preparadas, engajadas e capacitadas para lidar com a transformação digital, o atendimento humanizado e a experiência do cliente”, afirma Pedro Mattos, diretor-geral da Coop.

A nova diretoria será responsável por alinhar a gestão de pessoas com o moderno universo corporativo, atuando como parceiro estratégico do diretor-geral e colaborando com os demais diretores para garantir que os colaboradores estejam melhor preparados para superar os atuais e novos desafios do segmento varejista.

“A Coop sempre foi porta de entrada para muitos profissionais. Agora, queremos dar um passo além: formar talentos, valorizar potenciais locais e contribuir de forma ainda mais ativa com a transformação social por meio do emprego e da educação. Estou animado para liderar a equipe de RH e criar um ambiente de trabalho ainda mais positivo, inclusivo e próspero”, reforça o novo diretor, Alexandre Cyríaco.

Coop - Com 70 anos de história, 6 mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 69 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade. Clique aqui e visite o Portal Coop.

Coop
MP & Rossi Comunicações

DANIELA SERRANO É A NOVA DIRETORA DE GESTÃO & GENTE DA LEVEROS

Daniela Serrano

Em um movimento alinhado à sua estratégia de expansão e fortalecimento da cultura organizacional, a Leveros, uma das três maiores empresas de climatização do Brasil, anuncia a chegada de Daniela Serrano como nova Diretora de Gente & Gestão. A executiva traz na bagagem mais de 23 anos de carreira em Recursos Humanos, sendo 15 deles em posições de liderança em gigantes como Cargill, Hypera, UHG, Grupo BIG e Carrefour Brasil.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, com especialização internacional pela StartSe/Universidade Nova de Lisboa, além de certificações em Coaching, Gestão de Talentos e Change Management, Daniela chega à Leveros com a missão de posicionar o RH como um pilar sólido da estratégia corporativa. “A Leveros tem alma empreendedora, cultura humana e ambição de futuro. Quero contribuir com uma gestão que uma performance, consistência e cuidado com as pessoas”, afirma a executiva.

Na Leveros, Daniela estará à frente de projetos voltados à valorização da marca empregadora, desenvolvimento organizacional, fortalecimento da cultura e implantação de processos sustentáveis de gestão de talentos. Entre as prioridades estão a ampliação de práticas de performance e sucessão, a evolução do sistema de gestão integrado a indicadores de performance, e a da jornada do colaborador, refletindo nossa visão. “Meu compromisso é garantir que o crescimento da Leveros seja acompanhado de coerência cultural, inovação em gestão e excelência em clima organizacional”, destaca.

A chegada da executiva ocorre em um momento de consolidação da Leveros como referência nacional em soluções de climatização. No mercado há 47 anos, a companhia vem acumulando reconhecimentos importantes — como presença recorrente entre as mil Maiores Empresas do Brasil (Valor Econômico), as 300 maiores do varejo (SBVC), e destaque no Ranking Great Place to Work desde 2020. Seu portfólio inclui a plataforma Profiz, voltada ao desenvolvimento de prestadores de serviços, e uma sólida atuação omnichannel que se tornou referência no setor.

“Acreditamos que as pessoas são o ativo mais importante da Leveros. A chegada da Daniela representa mais um passo na construção de uma área de Gente e Gestão estruturada, conectada ao nosso propósito e preparada para os desafios dos próximos anos”, afirma Tiziano Filho, CEO da Leveros.

Leveros
Aurora Comunicação

segunda-feira, 28 de abril de 2025

PLATAFORMA QUE INTEGRA POTENCIAL NATURAL DO SOLO, NEGOCIAÇÕES DE TERRAS E CRÉDITO RURAL CHEGA AO MERCADO NACIONAL

A Agrishow, que acontece em Ribeirão Preto-SP até 2 de maio, será palco do lançamento oficial do Green X Territorial, plataforma que unifica o fluxo de emissão de laudos para arrendamento, venda, crédito e seguros rurais. 

A iniciativa nasce da parceria estratégica entre o Grupo Piccin, reconhecido pela inovação em máquinas e soluções agrícolas; da Quanticum, empresa referência em tecnologia para diagnósticos e mapeamento de solos tropicais e, a Easyland, startup do Grupo Piccin especializada em intermediação de terras.

Fruto dessa união, a nova fusão Green X Territorial conecta análises científicas do solo a processos digitais de comercialização de terras e ainda avaliação de risco, criando uma solução inédita no Brasil. “A plataforma oferece uma solução única, que democratiza o acesso a laudos técnicos confiáveis, agiliza transações e crédito rural e reduz riscos na tomada de decisão no campo”, explica Douglas Fahl Vitor, engenheiro agrônomo e Head de Inovação, do Grupo Piccin.

Utilizando dados de mais de 850 milhões de hectares processados pela Quanticum, a plataforma entrega análises 100% remotas sobre o risco e potencial natural de uso e ocupação da terra, dispensando coletas presenciais e gerando relatórios que atendem bancos, seguradoras, produtores, cooperativas e investidores. “Entre os diferenciais, estão indicadores de aptidão agrícola, avaliação de preços de terra, riscos de sinistro, potencial de sequestro de carbono e até recomendações de fontes ideais de fósforo conforme a tipologia de argila de cada propriedade, estruturas naturais do solo muito pequenas menores do que 0,002 milímetros ”, detalha o especialista. O intuito, não é subistituir as análises de fertilidade convencionais como quantidade de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e matéria orgânica, pelo contrário.

Esse diagnóstico antecipado e preventivo, ajuda a melhorar a recomendação e uso dos adubos quanto a dose. O primeiro laboratório do Brasil já foi homologado na tecnologia com capacidade para análise de mais de 200 mil amostras por ano. A tecnologia, patenteada em 2023, se tornou a primeira dessa linha no Brasil e América Latina. No Brasil, a tecnologia nascida com DNA da UNESP Jaboticabal e reconhecida cientificamente pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, já ganhando vários prêmios, dentre eles chancelados pelo MAPA, EMBRAPA, FAPESP, Sebrae, Ministérios de Ciência e Tecnologia, dentre outras entidades técnicas.

Além da inovação tecnológica, a novidade também se destaca pelos resultados práticos já obtidos no campo: ganhos de produtividade de até 10 sacas de soja com recomendações personalizadas de manejo, redução de custos de corretivos em até 25%, controle mais eficiente da erosão, diminuição do uso de defensivos e até ajuda na estratégia de colheita do café, como já foi apresentado no Japão, pelo grande especialista brasileiro Professor Flávio Borém. “Estamos colocando nas mãos do produtor um mapa completo e inteligente da sua propriedade, com informações que impactam diretamente a produtividade, a gestão de custos e a sustentabilidade de forma preventiva, não só corrigindo, mas antecipando, algo crucial no cenário do planeta”, afirma Fahl.

Segundo o profissional, o lançamento na feira é estratégico. “A Agrishow reúne justamente o público que buscamos: produtores, investidores, cooperativas, bancos e seguradoras. Estar presente nesse ambiente nos dá visibilidade, credibilidade e a chance de criar conexões que podem acelerar a adoção do Green X Territorial no mercado brasileiro e mundial, afinal, o agronegócio começa no solo, e a tecnologia tem aplicação em solos latino-americanos, como já comprovado em testes na Colômbia, Guatemala e Paraguai ”. Durante o evento, os visitantes poderão interagir diretamente com o time de especialistas e realizar análises personalizadas de suas propriedades em tempo real. Basta informar as coordenadas da fazenda para visualizar na tela laudos de aptidão agrícola, riscos de sinistro, potenciais produtivos e sugestões de manejo específicas para seu solo.

Além disso, haverá gravações de podcasts ao vivo com pesquisadores da Quanticum com informações sobre o assunto e o lançamento. Além disso, quem adquirir equipamentos das linhas Advanced, Master Cafeeira ou Master Hidráulica terá acesso a análises personalizadas via Green X Territorial, como mapas de risco de compactação, potencial para cafés especiais e recomendação da fonte ideal de fósforo conforme a tipologia de argila, minerais naturais do solo, que já estão nos talhões dos produtores, mas que não aparecem nas análises convencionais.

Por meio dessa tecnologia, é possível saber qual talhão tem mais chances de se compactar primeiro, antecipando manobras e retomadas pós-chuva na área, além de risco de perda de solo e nutrientes por erosão. Dois talhões lado a lado, cobertos com 80% de palha, cuja a única diferença são os tipos de argila (minerais naturais do solo como hematita, goethita, gibbsita e csulinita), a perda de solo por erosão em apenas um anos pode variar de 1 a 0,2 t ano/hectare. Tudo integrado ao manejo da próxima safra.

Após o lançamento na Agrishow, a plataforma terá oficialmente suas operações comerciais. “Já temos conversas em andamento com potenciais parceiros e clientes, e acreditamos que a feira será o ponto de partida para consolidar nossa presença no mercado, mostrando que ciência de ponta aplicada de forma prática no dia a dia, é rentável”, finaliza o head da Piccin.

Piccin
Ruralpress

TECFIL INAUGURA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM GUARULHOS E REFORÇA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

A Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina, acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição em Guarulhos (SP). A iniciativa marca um passo estratégico para otimizar a logística da empresa, unificando as operações de seus dois antigos CDs em um único local, situado a apenas 5 km de sua fábrica e mais próximo das principais transportadoras.

“O novo CD integra nosso plano de crescimento, reforçando a posição da Tecfil de liderança no setor”, afirma Rogel Delgado Santos, diretor Financeiro e de Logística da Tecfil. Com um centro logístico moderno e integrado, a empresa dá um passo estratégico para manter a eficiência e a qualidade no atendimento, consolidando sua atuação no mercado de filtros automotivos.

Ele explica que a decisão de centralizar as atividades do Centro de Distribuição visa gerar sinergia entre as marcas próprias Tecfil e Vox, além de integrar as operações OEM, OES e Multimarcas. “Essa mudança proporcionará maior eficiência e flexibilidade na distribuição dos produtos, melhorando significativamente o atendimento ao cliente”, diz.

A estrutura conta com uma área de armazenagem de 26 mil m² e capacidade para 27 mil posições-palete, permitindo estocar cerca de 15 milhões de filtros. A expedição mensal alcança aproximadamente 7 milhões de unidades, operando em 32 docas, com possibilidade de expansão para mais 6 mil m².

Investimento em tecnologia

Para garantir a alta performance da operação, a Tecfil investiu em tecnologia de ponta, alinhada as práticas da Indústria 4.0. O armazém opera com um sistema de gestão (WMS), permitindo movimentações 100% automatizadas por coletores de dados, sem interferência manual.

Também foi implementado um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), que melhora a gestão dos fretes e a rastreabilidade das entregas, proporcionando maior transparência e segurança para os clientes. Ambos os sistemas são interconectados entre si e integrados ao ERP SAP 4Hana, garantindo maior agilidade e capacidade de troca de dados.

Outra novidade é a implementação de um novo sistema de S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) e S&OE (Execução), que visa aprimorar o planejamento de estoque, vendas, produção e compras, a fim de assegurar um nível de serviço de excelência. Para isso, utiliza Inteligência Artificial (IA), que analisa o comportamento da demanda e define a melhor estratégia para a empresa.

A sustentabilidade também é um pilar desse projeto. O CD recebeu a certificação internacional EDGE, que atesta seu compromisso com a eficiência energética, a redução de emissões de CO2, o consumo racional de água e o uso de materiais sustentáveis.

“A nova estrutura logística da Tecfil foi projetada para elevar o nível de serviço ao cliente, reduzindo prazos de entrega, garantindo maior disponibilidade de estoque e de distribuição mais eficiente, com uma capacidade suficiente para atender às demandas crescentes do mercado”, conclui.

TecfilMaior fabricante de filtros automotivos da América Latina e uma empresa 100% brasileira, a Tecfil conta com uma unidade fabril e um centro de distribuição, localizados no município de Guarulhos, ocupando uma área construída aproximada de 53 mil m². Conta com mais de 1.300 colaboradores e produz mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos, o que inclui todas as marcas de automóveis, motos, o setor de caminhões, de máquinas pesadas e implementos agrícolas. A empresa se destaca por fornecer filtros originais de fábrica para diversas montadoras. Atualmente, a marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 60 países, levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade.

Tecfil
GPCOM Comunicação Corporativa

FATURAMENTO DO TURISMO REGISTRA MAIOR RECORDE EM FEVEREIRO, APONTA FECOMERCIOSP

Setor registrou alta de 5,3% em relação ao ano anterior; destaque para as viagens de avião, com crescimento de 9,8%

Foto: Divulgação Embratur e Sebrae

* Linoel Dias

O desempenho positivo da economia em fevereiro com mais dias úteis foram os fatores que favoreceram a alta do Turismo no segundo mês do ano, apontando o maior recorde da série histórica — com faturamento de R$ 16,5 bilhões, de acordo com a pesquisa Faturamento do Turismo Nacional, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi superior a 5,3%, enquanto no acumulado do bimestre, a alta foi de 5,5%, totalizando R$ 37,3 bilhões, também um recorde.

De acordo com a FecomercioSP, a expectativa é de manter o mesmo ritmo positivo para os próximos meses, visto que o cenário econômico e a condição das famílias estão mais favoráveis diante da taxa de desemprego baixa. E mesmo com a alta da inflação e o aumento dos juros, os empresários estão resilientes, apontando um crescimento acima de 2%.

No entanto, destaca que o Turismo nacional tende a perder competitividade com a reintrodução da exigência de vistos para estadunidenses, canadenses e australianos, já que a burocracia é um fator determinante de decisão. Outro impacto negativo para o faturamento é o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) em março — originalmente previsto para continuar até 2027 —, o que afeta a previsibilidade e o planejamento dos negócios.

Análise nacional por setores

As viagens por transporte aéreo foram o grande destaque, com faturamento de R$ 4,1 bilhões e crescimento anual de 9,8%, incentivado, principalmente, pelas viagens corporativas. Em decorrência do aumento da demanda, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a alta anual é de 7%. Além disso, a tarifa média manteve-se no mesmo patamar da do ano passado.

Outros segmentos que se destacaram foram agências de viagens, operadoras turísticas e demais serviços relacionados, que faturaram R$ 1,3 bilhão, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Resultados nos Estados

No desempenho regional, o Estado do Espírito Santo se sobressaiu, com alta de 16,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, acumulando expansão de 13,4% entre janeiro e fevereiro.

Seguindo o mesmo caminho, Sergipe apresentou crescimento anual de 12,3% e Santa Catarina, alta de 11,4%, frente ao incentivo causado pela presença de turistas argentinos e a visibilidade de Balneário Camboriú no começo do ano.

Rio de Janeiro e São Paulo responderam por 45% do faturamento nacional, apontando, respectivamente, crescimentos anuais de 6,7% e 5,2%.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

TÜV RHEINLAND CRESCE DOIS DÍGITOS E FORTALECE POSIÇÃO NO MERCADO

A TÜV Rheinland, um dos maiores grupos globais de inspeção e certificação, registrou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024, um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior (2,44 bilhões de euros em 2023). As operações internacionais representaram 52,4% do total, com destaque para as regiões da Índia, Oriente Médio e África (IMEA) e Grande China, que apresentaram os maiores índices de crescimento.

O número de colaboradores também aumentou significativamente: ao final de 2024, a empresa contava com 25.900 profissionais ao redor do mundo, frente aos 23.335 registrados no ano anterior. Desse total, 63,3% atuam fora da Alemanha.

Novos serviços, laboratórios e aquisições estratégicas

“Mesmo diante de incertezas econômicas e políticas em diferentes regiões do mundo, tivemos um desempenho muito positivo. Em 2024, nossos colaboradores contribuíram, mais uma vez, para tornar o mundo um lugar mais seguro. Ampliamos nosso portfólio de serviços, inauguramos novos laboratórios e realizamos aquisições estratégicas”, destacou o CEO Dr.-Ing. Michael Fübi, durante a apresentação dos resultados do grupo.

O lucro operacional (EBIT) alcançou 214,8 milhões de euros em 2024, mais que o dobro do registrado no ano anterior (103,9 milhões de euros), ultrapassando pela primeira vez a marca de 200 milhões de euros. Já o EBIT ajustado somou 225,4 milhões de euros, um aumento de 23,3% em relação a 2023 (174,2 milhões de euros), com margem ajustada de 8,3% (ante 7,1% no ano anterior).

“Registramos crescimento significativo em todos os principais indicadores financeiros, o que nos proporciona uma base sólida para seguir crescendo com rentabilidade e continuar investindo em nosso futuro”, disse Philipp Kortüm, CFO da TÜV Rheinland. O patrimônio líquido aumentou em 122,9 milhões de euros, totalizando 754,2 milhões ao fim do ano. A taxa de capital próprio subiu para 26,3% (2023: 25,1%). O fluxo de caixa das atividades operacionais somou 283 milhões de euros, 39,2% acima do ano anterior (203,3 milhões de euros).

Maior aquisição da história da companhia

Em 2024, a TÜV Rheinland intensificou seus investimentos em aquisições estratégicas. Entre os destaques estão a Safetec, referência em gestão de riscos na Noruega, e a Bilprovningen, uma das principais empresas de inspeção de veículos e máquinas da Suécia – esta última, a maior aquisição já realizada na história do grupo. Além dessas, outras quatro aquisições foram concretizadas, incluindo operações na China e na Alemanha. “A TÜV Rheinland adquiriu um total de 16 empresas nos últimos dois anos, o que fortaleceu significativamente nossa posição no mercado. Seguiremos atuando de forma ativa na consolidação do setor global de inspeções”, ressaltou Fübi.

Impulsionando o progresso por meio de investimentos e novos serviços

Em 2024, a TÜV Rheinland manteve o ritmo de investimentos em suas unidades e equipamentos técnicos, destinando 86,1 milhões de euros – valor próximo ao do ano anterior (87,9 milhões de euros). Entre os destaques estão os modernos laboratórios em Taicang e Shenzhen, na China, onde especialistas realizam testes em baterias, produtos elétricos e eletrônicos inteligentes, módulos fotovoltaicos e eletrônicos automotivos.

“Estamos abrindo caminho para o progresso tecnológico, tornando-o seguro. Isso se reflete não apenas nos nossos investimentos em infraestrutura laboratorial, mas também no desenvolvimento de novos serviços voltados para áreas como geração e certificação de hidrogênio, inteligência artificial e suporte à indústria automotiva no avanço da condução automatizada”, destacou Fübi.

A TÜV Rheinland também avançou em suas próprias metas de sustentabilidade em 2024. Um dos marcos do ano foi a conquista do selo Ouro da EcoVadis, principal avaliadora global de práticas sustentáveis. Iniciativas voltadas à compra responsável, bem como à saúde e segurança ocupacional, contribuíram diretamente para esse reconhecimento. Um dos destaques foi a redução de 12% na taxa de acidentes com afastamento em relação ao ano anterior, refletindo o compromisso contínuo da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Foco em Inteligência Artificial

A TÜV Rheinland tem direcionado esforços para acompanhar as transformações impulsionadas pela crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) nos negócios. Entre os focos da empresa estão o uso seguro da tecnologia – tanto em suas operações internas quanto nos serviços oferecidos aos clientes. Para isso, a organização vem promovendo treinamentos aprofundados sobre IA para seus colaboradores e criou novas posições especializadas na área.

“Os avanços em IA só serão sustentáveis com regulamentações, padronizações e auditorias realizadas por terceiros independentes, como a TÜV Rheinland. Afinal, a tecnologia precisa ser segura para conquistar aceitação social”, destacou Fübi. “É por isso que estamos investindo na preparação dos nossos profissionais e na antecipação de cenários de aplicação da IA. Queremos estar na linha de frente quando o assunto for auditoria em inteligência artificial.”

Dez anos de crescimento sob a liderança de Fübi

Michael Fübi assumiu a presidência da TÜV Rheinland AG há dez anos, em 1º de janeiro de 2015. Desde então, a empresa consolidou sua posição entre os dez maiores provedores globais de serviços de testes e inspeções, trilhando uma trajetória consistente de crescimento – tanto no mercado alemão quanto internacionalmente. Esse avanço pode ser observado, por exemplo, no aumento de 33% no número de colaboradores ao longo do período, que passou de 19.480 para 25.900. A receita em 2024 alcançou 2,71 bilhões de euros, cerca de 57% a mais do que em 2014 (1,73 bilhão de euros). O lucro operacional (EBIT) cresceu 95% no mesmo intervalo, de 110,2 milhões para 214,8 milhões de euros. Já a margem EBIT atingiu 7,9% em 2024, um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a 2014 (6,4%).

2025 começa com força total

Nos três primeiros meses de 2025, a empresa já registrou crescimento de aproximadamente 14% na receita. “A TÜV Rheinland está em uma posição muito sólida. Esperamos mais um ano de forte crescimento – por um mundo seguro e sustentável, hoje e amanhã”, concluiu Fübi.

Mais informações no Relatório de Sustentabilidade e Financeiro.

TÜV Rheinland: há 150 anos tornando o mundo mais seguro

A TÜV Rheinland é uma das principais fornecedoras de serviços de testes e inspeções do mundo, com receita anual superior a 2,7 bilhões de euros e cerca de 26.000 colaboradores em mais de 50 países. Seus especialistas altamente qualificados testam sistemas e produtos técnicos, viabilizam a inovação e apoiam empresas na transição para uma atuação mais sustentável. A empresa capacita profissionais em diversas áreas e certifica sistemas de gestão conforme padrões internacionais. Com expertise reconhecida em áreas como mobilidade, fornecimento de energia e infraestrutura, a TÜV Rheinland assegura qualidade independente em todas as etapas, inclusive em tecnologias emergentes, como hidrogênio verde, inteligência artificial e condução autônoma. Dessa forma, contribui para um futuro mais seguro e melhor para todos. Desde 2006, a TÜV Rheinland é signatária do Pacto Global da ONU, que promove a sustentabilidade e combate à corrupção.

TÜV Rheinland
Intelligenzia

RECICLUS IMPULSIONA SUSTENTABILIDADE COM COLETA GRATUITA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

A Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação, que, desde 2017, já coletou mais de 47,8 milhões de lâmpadas em todo o Brasil, desempenha esforços para promover o acesso gratuito à coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes em instituições públicas de saúde e ensino, como escolas, universidades e hospitais públicos. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais negativos e proteger a saúde pública, prevenindo a contaminação por mercúrio – substância altamente tóxica presente em lâmpadas desse tipo.

As instituições interessadas podem entrar em contato com a Reciclus por meio do e-mail reciclus@reciclus.org.br e manifestar interesse, informando o nome da instituição, quantidade de lâmpadas fluorescentes armazenadas (se possível, com foto) e o município responsável pelo armazenamento.

Critérios de participação

Para viabilizar a coleta, é necessário atender a alguns critérios básicos, como o armazenamento mínimo de mil lâmpadas fluorescentes em um único local.

Após o primeiro contato, a equipe da Reciclus solicita informações complementares – tais como dados do local – para avaliar a viabilidade da operação.

No caso de instituições de ensino, quando a coleta é aprovada, são alinhadas ações de educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que oferece gratuitamente materiais educativos sobre o tema para professores(as) e estudantes.

Abrangência nacional é desafiadora

Classificadas como resíduos perigosos devido ao mercúrio, as lâmpadas fluorescentes exigem tratamento especializado. A escassez de empresas qualificadas para o serviço em todos os estados, aliada ao alto custo de transporte e destinação, dificulta o acesso ao descarte ambientalmente correto. “Nosso objetivo é incentivar que, desde o início, futuras aquisições e licitações considerem a destinação ambientalmente correta, incorporando a logística reversa no planejamento dessas organizações”, destaca Camilla Horizonte, Gerente de Marketing e Operações na Reciclus.

Além da operação de coleta e destinação correta, a Reciclus, desde 2021, dedica-se à disseminação de educação ambiental. O Programa Reciclus Educa já distribuiu mais de 140 mil materiais educativos exclusivos e capacitou mais de 1,2 mil educadores(as) em todo o Brasil, reforçando o seu compromisso com a construção da consciência ambiental.

Para mais informações sobre os pontos de coleta e parcerias, clique aqui e acesse o site (www.reciclus.org.br) ou entre em contato pelo e-mail contato@reciclus.org.br.

ReciclusDesde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 47,8 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.

Reciclus
Sing Comunicação

sábado, 26 de abril de 2025

LOCAÇÃO DE MÁQUINAS PREMIUM NO AGRONEGÓCIO CRESCE 20%

Colheitadeira CP770 da John Deere

Quem nunca cobiçou aquela Ferrari? No agronegócio não é diferente. Produtores de médio e grande porte tem encontrado na locação a melhor fórmula para ter equipamentos de primeira linha que garantem até 40% de redução de custos resultantes de operação mais eficiente, manutenção e maior eficiência no campo.

"Registramos aumento de 20% na procura por locação. São grandes e médios clientes do agronegócio além de um grupo novo e organizado formado por cooperativas, o que é uma mudança significativa para o reconhecimento da importância da tecnologia no aumento da produtividade", afirma Eduardo Martinatti, diretor da RZK Rental.

O aumento da procura pela locação se explica também pelo cenário atual. O setor de máquinas e equipamentos registrou queda de 8,6% no Brasil em 2024, segundo dados da Abimaq. As vendas passaram a ter uma nova dinâmica de mercado, e o aluguel de equipamentos trouxe a flexibilidade e o acesso à tecnologia de ponta se tornam diferenciais importantes para o planejamento e a operação no campo.

Martinatti explica que a locação é uma ferramenta de gestão que libera capital de investimento, oferece acesso às máquinas mais avançadas do mercado e garante flexibilidade operacional para enfrentar safras desafiadoras ou acelerar o ritmo das operações.

O executivo dá o exemplo da colhedora CP770 da John Deere, a “Ferrari do agro”, avaliada em aproximadamente R$ 7 milhões. O cobiçado equipamento, reconhecido como um dos mais tecnológicos do mercado, já pode ser alugado por produtores rurais na RZK Rental a primeira empresa do Brasil a oferecer a locação desse modelo por um valor médio de 190 a 240 dólares por hectare por safra.

"Essa locação dá acesso a maquinário premium e oferece uma economia operacional que pode chegar até 30% ao agricultor, considerando a redução de custos com aquisição, impostos, manutenções (preditivas, preventivas e corretivas) e acesso a dados e mapas de colheita que antes não eram entregues por outros prestadores de serviços", afirma.

Além da CP770, a RZK Rental também é a primeira e maior locadora do país a oferecer outros equipamentos de alta tecnologia e eficiência, com capacidade de colheita e time de gestão capacitado para tirar o maior rendimento na produção.

"Acreditamos que existe um bom espaço para a locação de equipamentos agrícolas no mercado atual, principalmente quando aliada à tecnologia e ao suporte especializado. Trazer a CP770 com essa excelência traz para os grandes grupos algumas conclusões como, por exemplo, se tenho ganhos operacionais que podem chegar a 13% a mais, então posso ter em meu parque de colhedoras de algodão 13% menos máquinas", diz Martinatti.

A RZK Rental apresentará essas e outras soluções em tecnologia e locação de maquinário agrícola durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. A presença da empresa na feira reforça seu compromisso com a inovação no campo e será uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto os benefícios do modelo de locação com suporte técnico especializado.

A empresa também se destaca por operar no modelo full service, que inclui assistência técnica especializada durante toda a locação. Isso garante mais segurança e continuidade nas operações, com manutenção rápida e suporte técnico que evita perdas de desempenho ou paradas prolongadas.

Com atuação nos setores agrícola, a RZK Rental oferece um portfólio diversificado que inclui colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, tratores, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. A empresa se posiciona como uma parceira estratégica para produtores e empreendedores que buscam soluções eficientes e sustentáveis para suas operações.

RZK Rental
VFR Comunicação

YAMAHA NÁUTICA DESTACA MOTOR F350B E CHAVE DE PRESENÇA EKS NO RIO BOAT SHOW 2025

A Yamaha Náutica, única fabricante de motores de popa nacional e produtora de waverunners com alto desempenho e tecnologia, marca presença na 26ª edição do Rio Boat Show 2025, com a apresentação de duas novidades: o motor F350B e a chave de presença EKS.

Maior salão náutico outdoor da América Latina, o evento, organizado pelo Boat Show, acontece de 26 de abril a 4 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), com vista para a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor.

O novo motor F350B V6 SDI de 4,3 litros será o destaque do estande (P9) da Yamaha Náutica. Recém-lançado no mercado brasileiro, o propulsor é ideal para enfrentar águas desafiadoras, principalmente na pesca offshore.

Com aceleração ágil e desempenho de ponta em diversas condições de navegação, o F350B oferece retomadas rápidas e segurança em alto-mar. Sua rabeta possui nova engrenagem de engate, projetada com quatro estrias adicionais na conexão com o eixo do hélice, aprimorando a transferência de torque. Além disso, o sistema de amortecimento no engate (SDS) da Yamaha reduz o ruído normalmente associado às mudanças de direção da rotação do hélice. Desta forma, o motor proporciona mais torque para a navegação, sem deixar de lado a percepção de suavidade e conforto.

Com design inovador e muita tecnologia, o F350B é equipado com o sistema de refrigeração da Yamaha, que mantém temperaturas ideais e aumenta a durabilidade do motor. Além disso, a tecnologia de proteção contra superaquecimento garante que ele opere de forma segura.

Este modelo possui o Sistema de Direção Elétrica Integrado da Yamaha, que proporciona mais espaço para armazenamento, conforto e segurança na navegação. Conectado digitalmente à caixa de direção do motor, ele dispensa a necessidade de cabos aparentes e bombas externas, oferecendo um controle responsivo, com direção estável e segura.

Compatível com o Sistema Helm Master® EX, este modelo acompanha de fábrica o nível 2 do sistema, composto pelo sistema de direção, tela CL5 touchscreen e comando 6X9, Single ou Quádruplo, conforme a quantidade de motores de popa na embarcação. Suas tecnologias de redução de ruído e vibração garantem uma experiência de navegação silenciosa e agradável.

O F350B tem 3 anos de garantia para uso lazer e 1 ano ou 600 horas para uso comercial (o que ocorrer primeiro).

“O novo F350B foi desenvolvido para atender às exigências da pesca offshore, unindo potência, durabilidade, tecnologia e conforto, tudo isso com a confiabilidade da Yamaha”, destaca Andreia Jesus, supervisora de Marketing da Yamaha Náutica.

Outra novidade será a Chave EKS, componente do sistema Helm Master EX®, que oferece mais segurança e praticidade. Com ela, é possível controlar a alimentação elétrica da embarcação à distância, permitindo travar e destravar o sistema de proteção da embarcação. Junto a botoeira start/stop, o item permite dar partida no motor de popa sem a necessidade de uma chave mecânica, apenas aproximando a Chave EKS do cocktip, onde está localizado o comando.

Também estarão expostos no estande da Yamaha Náutica quatro motores de popa, com potências que variam de 6 a 150 HP: F6C, F25GMH, F40F, F150L e três modelos dos WaveRunners: FX Cruiser HO, FX Cruiser SVHO e o SuperJet.

Condições especiais

Durante o Rio Boat Show, a Yamaha Náutica oferecerá condições exclusivas para aquisição de motores de popa. A ação reforça o compromisso da marca em ampliar o acesso à tecnologia de ponta e estimular a renovação da frota náutica nacional, com produtos de alto desempenho e confiabilidade.

“Participar do Rio Boat Show é mais uma oportunidade para nos conectar diretamente com o público apaixonado pelo universo náutico e apresentar, na prática, a tecnologia e a robustez dos produtos Yamaha”, completa.

Serviço
Rio Boat Show 2025 
De 26 de abril a 4 de maio. 
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N - Glória, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

BILL O’CONNELL É O NOVO CHIEF SECURITY OFFICER DA COMMVAULT

Bill O’Connell 

A Commvault, líder global em soluções de resiliência cibernética e proteção de dados para ambientes híbridos de nuvem, anunciou a nomeação de Bill O’Connell como seu novo Chief Security Officer (CSO). O executivo traz quase duas décadas de experiência nas áreas de cibersegurança, gestão de riscos e privacidade de dados, com passagens por organizações como Roche e ADP.

Com sólida trajetória em liderança estratégica e operacional em segurança da informação, O’Connell terá como principal missão fortalecer ainda mais a postura de segurança da Commvault, contribuindo diretamente para a proteção dos ativos mais críticos de clientes, parceiros e colaboradores em um cenário global cada vez mais desafiador.

“A Commvault está na linha de frente da entrega de soluções líderes em ciber resiliência para empresas em todo o mundo”, afirma Bill O’Connell. “Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir para a consolidação da empresa como referência em inovação e confiança no setor, promovendo a segurança em todos os níveis da organização.”

Antes de ingressar na Commvault, O’Connell liderou programas técnicos, operacionais e estratégicos voltados à proteção de dados e infraestrutura crítica na Roche. Anteriormente, ocupou diversas posições de liderança em segurança na ADP, sendo responsável global pelas áreas de segurança de aplicações, softwares e produtos.

“A ampla experiência de Bill em cibersegurança, privacidade de dados, segurança de produtos e resposta a incidentes representa um reforço importante para nossa equipe de liderança”, destaca Sanjay Mirchandani, presidente e CEO da Commvault. “Estamos muito satisfeitos em recebê-lo e confiantes de que sua expertise contribuirá significativamente para o avanço da nossa atuação como líderes em ciber resiliência.”

O’Connell é graduado em Administração pela Universidade de Maryland, onde também obteve seu MBA e um certificado de pós-graduação em Política de Cibersegurança. O executivo atuou como presidente do Conselho de Diretores da National Cyber Security Alliance e segue envolvido em grupos de trabalho do setor voltados à inteligência de ameaças e à proteção da privacidade.

Commvault
Capital Informação

GRAVAÇÃO DE CHASSIS AUTOMÁTICA E COM VISÃO COMPUTACIONAL SERÁ APRESENTADA NA EXPOMAFE 2025

Sistema que integra gravação e rastreabilidade estará em exposição durante uma das maiores feiras do setor metal-mecânico da América Latina

A Indústria 4.0 deve movimentar US$ 5,62 bilhões até 2028, impactando diretamente setores como o Metal-Mecânico, onde a automação, a inteligência artificial e a digitalização dos processos produtivos têm impulsionado ganhos em eficiência, rastreabilidade e qualidade, segundo projeções da International Market Analysis Research and Consulting, analisadas pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A GravoMark, empresa especializada em personalização e identificação de produtos, é um dos exemplos desse movimento. Com atuação em gravação a laser, impressão e rotulagem, a empresa se prepara para apresentar suas soluções na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (EXPOMAFE), principal evento da indústria Metal-Mecânica da América Latina, que acontece de 6 a 10 de maio, em São Paulo.

Um dos destaques que a GravoMark levará à EXPOMAFE é a Hikrobot, solução de visão computacional capaz de detectar falhas imperceptíveis ao olho humano. Integrada ao processo de gravação e leitura, essa tecnologia permite a rastreabilidade precisa de produtos.

Uma renomada montadora japonesa de automóveis já utiliza essa inovação para aprimorar a qualidade e a rastreabilidade em sua linha de produção. A tecnologia tem sido importante para garantir que cada etapa da fabricação atenda aos mais altos padrões do setor automotivo, reduzindo erros e aumentando a eficiência na marcação de chassis da nova geração de seus veículos. "Durante a gravação, a câmera da Hikrobot realiza uma inspeção minuciosa, assegurando que não haja falhas no processo. A solução percebe erros mínimos e, ao mesmo tempo em que verifica a gravação, inicia a rastreabilidade do produto", explica Juliano Moura, gerente da GravoMark.

Solução percebe erros e inicia a rastreabilidade do produto

Com essa tecnologia, os componentes são avaliados em tempo real quanto a medidas, cor, peso e padrão. "O cenário é gigantesco. Antes, esse trabalho era manual, feito por uma pessoa que verificava ponto a ponto. Agora, conseguimos um check-up completo e com alta precisão", destaca Moura.

Novidades na EXPOMAFE

Além da Hikrobot, a GravoMark levará outras soluções inovadoras ao evento. A empresa apresentará produtos da TecnoMark, linha de marcação distribuída no Brasil, além de máquinas de micropuncionamento (bancadas elétricas e pneumáticas), tecnologias de gravação a laser e máquinas de micropuncionamento portáteis.

"As máquinas portáteis geram grande interesse por serem pequenas, modernas, sem fio e autônomas. Elas possuem capacidade de marcar metais como se fossem manteiga, utilizando comandos via smartphone ou tablet", compara Moura.

EXPOMAFE 

Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a EXPOMAFE é um dos maiores eventos do setor, reunindo os avanços tecnológicos e tendências globais da cadeia produtiva do metal. Além de apresentar novidades, a feira é um espaço estratégico para networking e fechamento de negócios. "Sempre participamos do evento e as conexões que fazemos são muito positivas. Levaremos nosso portfólio completo e a certeza de muitos bons negócios", afirma Moura.

Serviço
Expomafe
De 6 a 10 de maio de 2025, das 10 às 19 horas
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5

GravoMarkCriada em 2021, a GravoMark nasceu da aquisição da filial brasileira da multinacional francesa Gravotech. A empresa atua com soluções tecnológicas para rastreabilidade e gravação de metais em componentes e peças automotivas, utilizando técnicas como riscagem, micropuncionamento e laser. Com um portfólio robusto, a GravoMark se destaca por oferecer não apenas máquinas de gravação, mas também soluções tecnológicas embarcadas, contando com a qualidade dos produtos Gravotech, presente em 35 países. A estreia oficial da GravoMark aconteceu na Feimec 2022, consolidando sua posição no mercado brasileiro

GravoMark
Engenharia de Comunicação