quarta-feira, 21 de maio de 2025

ABAG COMEMORA INDICAÇÃO DE CIENTISTA BRASILEIRA AO "NOBEL DA AGRICULTURA"

A pesquisadora brasileira Mariângela Hungria, da Embrapa Soja, conquistou a edição 2025 do World Food Prize (WFP) - Prêmio Mundial de Alimentação -, criado pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, em 1986. 

A cientista brasileira Mariangela Hungria. Foto: Divulgação

A premiação, reconhecida como o “Nobel” da agricultura, homenageia anualmente personalidades que contribuem para o melhoramento da qualidade e da disponibilidade de alimentos no mundo. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá em 23 de outubro próximo, em Des Moines, Iowa (EUA).

A ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio celebrou a indicação. “Mariângela é uma cientista pioneira que inspira todo o setor a buscar o aprimoramento contínuo de nossas atividades, aliando práticas sustentáveis e produtividade, para atender as necessidades globais por alimentos. Sua premiação reitera a relevante participação das mulheres para o desenvolvimento do agro”, afirma Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG.

De acordo com Gislaine, é importante que o Brasil valorize e comemore este feito, que reconhece e incentiva a pesquisa e a ciência no país. “Temos excelentes cientistas brasileiros, atuando em diversas áreas, principalmente na agricultura. E, Mariângela é um orgulho para nosso país”, acrescenta.

A pesquisadora da Embrapa foi homenageada pela entidade em 2022, com o Prêmio Norman Borlaug - Sustentabilidade, durante o 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio, por sua fundamental contribuição para a evolução da área de insumos biológicos para a agricultura.

Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

TRAMONTINA ENTRA NO MERCADO DE ENERGIA SOLAR E LANÇA LINHA DE SOLUÇÕES FOTOVOLTAICAS

Nova divisão da fábrica de materiais elétricos marca avanço do Grupo Tramontina no setor de energia limpa

A Tramontina anuncia sua entrada no setor de energia solar fotovoltaica com o lançamento de uma nova divisão integrada à sua fábrica de materiais elétricos. Dedicada ao desenvolvimento e à comercialização de soluções energéticas limpas e eficientes, a iniciativa reforça os princípios da empresa de promover tecnologias que possam melhorar a vida das pessoas e contribuir para um mundo mais sustentável.

A Divisão Energia Solar da Tramontina tem foco inicial em sistemas fotovoltaicos para uso residencial e comercial de pequeno e médio porte. Com essa estratégia, a marca amplia seu portfólio e passa a oferecer soluções completas para construção civil — da infraestrutura elétrica à geração de energia solar — mantendo os padrões de qualidade e confiabilidade que consolidaram sua presença no mercado ao longo das últimas décadas.

A estruturação da nova divisão exigiu investimentos em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura, além da formação de uma equipe técnica especializada e parcerias com consultorias especializadas. “Mais do que lançar uma nova linha de produtos, estamos assumindo um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência energética no Brasil”, declara André de Lima, Diretor Comercial da empresa. “A entrada da Tramontina no setor solar é estratégica, pensada para fortalecer nosso portfólio e oferecer ao mercado uma alternativa nacional robusta e confiável em energia limpa.”

Sistemas geradores fotovoltaicos completos

A nova linha de energia solar da Tramontina será composta por itens essenciais para a montagem de sistemas geradores fotovoltaicos completos, incluindo placas solares com tecnologia N-Type, vidro duplo e corte half-cut (recursos que proporcionam maior durabilidade, eficiência energética e resistência a condições adversas) e inversores com proteção CC (corrente contínua) e tecnologia AFCI (detecção de arco elétrico) integradas, que aumentam a segurança contra falhas elétricas e otimizam a geração de energia ao longo do dia. Também fazem parte do portfólio as estruturas de fixação compatíveis com diferentes tipos de telhado, os cabos específicos para sistemas solares e conectores que asseguram uma conexão confiável e duradoura entre os componentes.

Os sistemas contam com soluções digitais integradas, como o aplicativo T smart, voltado ao usuário final, que permite o acompanhamento em tempo real da geração de energia e a integração com outros dispositivos inteligentes da empresa. Para os integradores e instaladores, o app Solar Tramontina oferece ferramentas para configuração, monitoramento e gestão centralizada dos sistemas instalados, inclusive com acesso a uma plataforma web de suporte.

Infraestrutura de atendimento, suporte técnico e capacitação

A Tramontina aposta em uma estratégia de entrada gradual no mercado nacional. A distribuição terá início no Rio Grande do Sul — onde está localizada a sede da fábrica de materiais elétricos da empresa e onde a marca já possui canais consolidados de logística e suporte. A expansão para outras regiões será feita em etapas, priorizando a excelência no atendimento, a capacitação de integradores parceiros e a construção de um ecossistema técnico robusto.

A comercialização será realizada por meio de integradores regionais, com foco em um atendimento próximo, especializado e eficiente. Esses profissionais contarão com apoio direto da equipe Tramontina, incluindo treinamentos personalizados e acesso a um canal exclusivo de pós-venda técnico. Já os consumidores finais terão suporte completo por meio da central de atendimento, com orientações sobre instalação, operação e garantia dos equipamentos. As cotações podem ser solicitadas pelo site: https://global.tramontina.com/energia-solar.

Tramontina
Via Pública Comunicação

BALY BRASIL SUPERA MARCAS GLOBAIS E ASSUME A VICE-LIDERANÇA NO MERCADO NACIONAL DE ENERGÉTICOS

Indústria de bebidas 100% brasileira mantém narrativa que exalta sua origem nacional, sua força estratégica e o impacto que vem gerando na categoria com inovação

Pela primeira vez, uma marca nacional ultrapassa gigantes globais em um dos mercados mais disputados do setor de bebidas: o de energéticos. Baly Brasil passou a austríaca Red Bull, ficando atrás - por enquanto - apenas da norte-americana Monster. A quebra de paradigmas é evidenciada em levantamento da NielsenIQ, que mostra Baly avançando 4,2 pontos percentuais de Share Volume MAT (12 meses móveis - Canal Moderno) e se tornando a segunda maior marca com atuação no mercado Brasil ao abocanhar 25% do segmento. Na comparação do 1º Trimestre de 2025 com o 4º Trimestre de 2024, Baly registra crescimento de 27% no share de volume. Esse marco reposiciona o Brasil dentro da indústria global de energéticos, não apenas como consumidor, mas como protagonista.

Diretoria da Baly Brasil (e/d) Mário Júnior Cardoso, Mário Cardoso, Dayane Titon Cardoso e Jânio Nandi Cardoso. Foto: Ricardo Beppler / Divulgação Baly

Orgulhosa de ser uma indústria de bebidas 100% brasileira, Baly Brasil assume a vice-liderança em volume de vendas de energéticos no país a partir de uma narrativa que exalta sua origem nacional, sua força estratégica e o impacto que vem gerando na categoria com inovação, consolidando-se como símbolo de transformação, ousadia e capacidade competitiva.

“Não somos apenas a maior marca brasileira de energéticos, somos a nova força da categoria”, comemora Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly Brasil. “Ultrapassar uma gigante global é mais do que uma conquista, é uma declaração de brasilidade e qualidade”, acrescenta.

Outro indicador que mostra a importância de Baly vem da linha sem açúcar. O mercado zero é o que mais cresce no país, aumentando sua participação de 12% para 16% no segmento dos energéticos, conforme o levantamento dos últimos 12 meses móveis (Canal Moderno) da NielsenIQ. E novamente Baly se destaca: além de ter sido pioneira em energéticos sabores sem açúcar no Brasil, contribuiu com 35% de Share Volume no mesmo período - um percentual que sobe para 39% se considerado apenas o primeiro trimestre de 2025. Dos atuais 28 sabores Baly disponíveis no mercado, seis são zero açúcar.

Produção recorde de 205 milhões de litros e crescimento de 50% ao ano

Conforme os dados de produção da própria Baly Brasil, sua fábrica também atingiu um marco histórico em 2024, ao produzir 205 milhões de litros de energéticos no ano. E começou 2025 com novos recordes, somando 90 milhões de litros no primeiro quadrimestre.

Com gestão inovadora, estratégica e ágil, Baly cresce +50% em média ao ano, segundo outra empresa de inteligência de mercado, a Scanntech. E se destaca com a maior marca brasileira de energéticos, a Baly Energy Drink, que detém 50% do mercado nacional desde o início de 2024. Com atuação internacional, Baly também tem distribuição no Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, México e Chile.

Baly eleva a categoria e muda o jogo com a maior contribuição para o mercado

Baly Brasil é a empresa que impulsiona o crescimento do mercado de energéticos em volume/litros atualmente no país, tendo contribuído com 4,4 pontos percentuais na variação de crescimento de 7,7 pontos percentuais da categoria no 1º Trimestre de 2025, segundo a NielsenIQ. Em outras palavras, isso significa que colaborou com cerca de 49% do crescimento. Um percentual que se torna ainda maior quando se compara o 1º Trimestre de 2025 com o 4º Trimestre de 2024, subindo para 57%. Ou seja, não apenas cresceu, ela elevou a categoria inteira no Brasil.

Com impacto direto na diversificação do portfólio da categoria, por meio de lançamentos inéditos e surpreendentes, a indústria catarinense impulsionou o consumo fora das ocasiões noturnas e transformou o energético em produto cotidiano. Esse movimento criou um novo patamar de expectativa no ponto de venda e entre consumidores, forçando o mercado a evoluir.

Para atingir o patamar de segunda marca mais consumida no Brasil, Baly se fez valer do orgulho de ser uma marca 100% brasileira e das características marcantes comum a todos os brasileiros: muita criatividade, persistência e ousadia. Além disso, lançou mão de uma estratégia trabalhosa, porém simples e eficaz: “gastar sola” para percorrer os pontos de venda e entender o mercado, conhecer o consumidor e, então, entregar aquilo que eles realmente querem: inovação e sabores exclusivos.

“Esta é uma vitória de quem decidiu romper padrões e mostrar que o impossível pode, sim, ser superado. Porque, quando o Brasil acredita no Brasil, o impossível deixa de existir. A Baly provou que é possível competir com os maiores do mundo — e vencer entregando muita qualidade”, destaca Day.

Trajetória de ousadia, sabor e conexão com o consumidor

Hoje Baly é o maior player no mercado de saborizados, com Share Volume de 70%, tendo registrado um crescimento de 24% no 1º Trimestre de 2025 na comparação com o 4º Trimestre de 2024, enquanto que o mercado de energéticos saborizados cresceu 15% no mesmo período, conforme a NielsenIQ. Esse sucesso vem de um intenso trabalho para entender o gosto e o comportamento do consumidor brasileiro, que resultou em produtos com forte apelo sensorial e de custo-benefício competitivo.

Desde os primeiros energéticos em PET até as linhas zero, funcionais e sazonais, a Baly Brasil inovou onde ninguém estava olhando. Ao democratizar o acesso ao energético no país, tornou-se referência em diversidade de sabores, formatos e ocasiões de consumo. O resultado foi que Baly aumentou seu alcance de PDVs em mais de 2 duas vezes num intervalo de três anos, garantindo mais acesso e democratização do mercado de energéticos.

Atualmente são entregues 28 sabores ao mercado com o rótulo Baly Energy Drink atualmente, sendo seis zero açúcar. E todos são enriquecidos com as vitaminas B3, B5, B6 e B12. Tropical, Maçã Verde, Melancia e o mix Morango/Pêssego são campeões de vendas. Mas três queridinhos acabam de chegar. Para o verão 2025, Baly lançou o exclusivo sabor Champanhe. Lembrando perfeitamente um champanhe com suas borbulhas refrescantes e tom dourado suave, mas sem álcool, explodiu em vendas, superando em 600% a média histórica de pedidos dos energéticos Baly.

Em março de 2025 chegaram mais dois sabores únicos no mundo: Baly sabores Caipirinha e Floripa Tropical Spritz, ambos não-alcoólicos e compondo o trio “Celebre”, que é um convite à celebração das conquistas do dia a dia, mas sem fazer consumo de álcool. As três novidades são exemplos da inovação e criatividade da Baly para atender ao mercado de saborizados.

Baly Brasil
Estrutura de Comunicação

terça-feira, 20 de maio de 2025

LÍDER AVIAÇÃO FAZ PRIMEIRO VOO DA AVIAÇÃO GERAL NO BRASIL COM COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

Voo é realizado com combustível SAF fornecido pela Vibra, marcando avanço inédito rumo à descarbonização do setor aéreo executivo brasileiro

Aeronave modelo S92 foi abastecida com combustível SAF por meio da BR Aviation, unidade de negócios da Vibra para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou nesta terça-feira, 20 de maio, o primeiro voo da aviação geral no país utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). As operações foram feitas no Rio de Janeiro por helicóptero a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.

O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida – as emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.

O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.

No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2.

“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática. O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.

Pioneirismo que antecipa o futuro da aviação

Mais do que um feito inédito, o voo simboliza uma mudança concreta de mentalidade dentro do setor da aviação do Brasil. Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra e se antecipa a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas. Com 66 anos de história, a empresa coleciona marcos pioneiros, e este é mais um exemplo de seu compromisso com a inovação.

“A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Fomos também os primeiros na atuação com Book & Claim deste combustível sustentável. Como protagonistas na transição energética, contribuímos também desta forma para a descarbonização deste segmento extremamente importante para a economia do país” afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.

Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização e seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui também programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação.

“Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.

Líder Aviação - É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 66 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 22 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Clique aqui e visite o site.

VibraLíder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, também licenciada à companhia, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida. Clique aqui e visite o site.

Vibra
InPress Porter Novelli

CAMILA RANGEL É A NOVA GERENTE GLOBAL DE LOGÍSTICA E ADUANA DA PHINIA

A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, anuncia Camila Rangel como nova Gerente Global de Logística e Aduana

Camila Rangel

Com mais de 15 anos de experiência no setor automotivo, ela será responsável por coordenar as operações globais de logística e comércio exterior da empresa, incluindo contratação de serviços de transporte e armazenagem, gestão de fornecedores e garantia de conformidade e eficiência. A executiva também continuará apoiando as operações locais, na implementação de estoque em consignação.

Camila é formada em Administração de Empresas e possui MBA pela Inbrasc (Live University), além de formação internacional pela Michigan Ross (University of Michigan Executive Education). Iniciou sua trajetória como trainee na Robert Bosch, atuando no mercado de aftermarket da Ásia, e ingressou na Delphi em 2015 como compradora. Com passagem pela BorgWarner, ocupou a gerência de supply chain para compras, posição que manteve com a criação da PHINIA, em 2023. Agora, em 2025, assume a nova posição como Gerente Global de Logística e Aduana.

Sua promoção ocorre em um momento estratégico para a multinacional, que vem ampliando sua presença entre os principais fornecedores do setor automotivo global. O Brasil, em particular, passou a desempenhar um papel de destaque como hub estratégico da companhia na América do Sul, com foco no fortalecimento da cadeia de suprimentos e no crescimento do mercado de reposição automotiva na região.

“A PHINIA é uma empresa com propósito claro, que valoriza a inovação, a inclusão e a eficiência. Estou entusiasmada com o desafio de Gerente Global de Logística e Aduana, e contribuir para o crescimento sustentável do nosso portfólio, com uma cadeia mais ágil, colaborativa e conectada às necessidades dos nossos clientes e parceiros em todo o mundo”, afirma Camila Rangel.

A executiva lidera iniciativas que incluem as atividades globais de logística e aduana da PHINIA, incluindo a aquisição de serviços de armazenagem e transporte, a gestão estratégica de fornecedores de serviços, e o comércio internacional, visando garantir a conformidade com normas e padrões regulatórios e a otimização dos processos logísticos e operacionais.

Com cerca de 12 mil colaboradores em 20 países, a PHINIA é reconhecida por seu compromisso com qualidade, inovação e sustentabilidade. A companhia detém marcas tradicionais e líderes no mercado, como Delphi, Delco Remy e Hartridge, atendendo tanto montadoras quanto o mercado de reposição automotiva com soluções voltadas à mobilidade eficiente e de baixo impacto ambiental.

A PHINIA é uma fornecedora independente e líder de mercado em soluções e componentes premium, com mais de 100 anos de expertise em manufatura, relacionamento com a indústria e um portfólio robusto de marcas, incluindo DELPHI®, DELCO REMY® e HARTRIDGE™. Com mais de 12.500 colaboradores distribuídos em 43 unidades, localizadas em 20 países, a PHINIA tem sua sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Atuando nos segmentos de veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões médios e pesados, ônibus e outros veículos fora de estrada — como os de construção civil, marítimos, agrícolas, aeroespaciais e de defesa), veículos comerciais leves (vans e caminhonetes) e veículos de passeio (carros de passeio, minivans, crossovers e SUVs), desenvolvemos sistemas de combustível, sistemas elétricos e soluções para o mercado de reposição, projetados para manter os motores a combustão operando com o máximo desempenho. Ao mesmo tempo, investimos em tecnologias avançadas para explorar o potencial dos combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para ser mais eficiente e sustentável — e ao mesmo tempo desenvolver produtos e soluções inovadoras que contribuam para uma mobilidade com menor emissão de carbono —, somos o parceiro ideal para uma ampla variedade de clientes, impulsionando juntos a jornada rumo a um futuro mais limpo. © 2025 PHINIA Inc. Todos os direitos reservados. DELCO REMY é uma marca registrada da General Motors LLC, licenciada para a PHINIA Technologies Inc

PHINIA
Grupo Printer Comunicação

VALÉRIA CARRETE É A NOVA DIRETORA COMERCIAL DA TNS PARA A AMÉRICA LATINA

Executiva chega para ampliar atuação da empresa no varejo brasileiro e latino-americano

Valéria Carrete. Foto: Eudes Lopes / Divulgação TNS

A TNS, líder mundial em conectividade e soluções completas para meios de pagamento, anuncia a contratação de Valéria Carrete como diretora Comercial para a América Latina. Com uma carreira de mais de 30 anos em meios de pagamento, varejo e telecomunicações, Valéria chega com a missão de liderar a expansão da TNS no varejo brasileiro e latino-americano, oferecendo soluções de conectividade que garantam performance e segurança para o ecossistema de pagamentos, de modo a ampliar a presença da empresa no mercado, com foco em redes de lojas, mercados autônomos e terminais de autoatendimento.

Valéria já passou por importantes empresas como American Express, Transire, TIM, Ponto Frio e R2U Realidade Aumentada. Atualmente, a nova diretora também é membro do Business Council do BRICS, contribuindo para discussões e iniciativas que moldam o futuro dos serviços financeiros, comércio e inovação entre as economias de crescimento mais rápido do mundo, e Vice-Presidente de Emissores da Pagos, associação de gestão dos meios de pagamentos eletrônicos. Formada em Administração (FGV), ela tem especialização em Marketing (ESPM), MBA Executivo Internacional (USP) e MBA em Varejo Omnichannel (ESPM).

“Ao integrar nosso time, Valéria vai se dedicar a ampliar nossa presença nos mercados estratégicos da América Latina, posicionando a conectividade como um diferencial competitivo para o varejo e outros setores em transformação e entregando segurança, escalabilidade, inovação e excelência no atendimento a nossos clientes de toda a região”, afirma Alexandro de Araújo, TNS Latam Manager.

A TNS é líder global em soluções de rede e tecnologias para pagamentos completas, modernas e seguras. Como fornecedor de soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) e colocation, a TNS atende mais de 1.400 organizações em todos os continentes, incluindo as principais bolsas de valores do mundo, como Nasdaq, NYSE, London Stock Exchange e B3. Em 2019, a TNS iniciou expansão na América Latina a partir do Brasil, onde seu principal foco é oferecer ao varejo soluções completas para pagamentos, com um portfólio variado que inclui conectividade nas mais diversas tecnologias, gestão de dados, aluguel de POS e soluções personalizadas para terminais de autoatendimento em lojas e mercados autônomos, de qualquer tamanho e localização, com gestão por meio de plataforma nativa em nuvem. Com mais de 30 anos de ampla vivência no mercado global e presença em mais de 60 países, a TNS também atua em outros segmentos, como telemetria, rastreamento, monitoramento, segurança e conectividade IoT e M2M para smartcities, saúde, indústria e agronegócio. A TNS tem escritórios nos estados da Paraíba e São Paulo que atendem a clientes de todo o Brasil e América Latina. Clique aqui e visite o site

TNS
Corporate Communication
Fernando Sant'Ana

segunda-feira, 19 de maio de 2025

AMARO AVIATION APOSTA NO GERENCIAMENTO DE AERONAVES

Proprietário de aeronave gerenciada, serviço oferecido pela Amaro Aviation, pode disponibilizá-la a terceiros através do fretamento e gerar renda

O setor de gerenciamento de aeronaves tem ganhado força no Brasil, impulsionado pelo crescimento da aviação executiva, a sofisticação dos serviços prestados e busca de empresas e proprietários por soluções que garantam eficiência, segurança e economia operacional. Trata-se de um segmento estratégico, que cuida de todos os aspectos administrativos, operacionais e técnicos de uma aeronave, permitindo que o proprietário foque apenas nos destinos, enquanto especialistas lidam com os bastidores dos voos.

Esse gerenciamento pode incluir desde o agendamento de manutenções, seleção e treinamento de tripulação até o planejamento de rotas, controle de custos, documentação legal e conformidade regulatória com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA ou Easa (agências de aviação dos Estados Unidos e da Europa, respectivamente).

Segundo dados do setor, os custos para operar um jato leve no Brasil variam de R$ 5 mil a R$ 12 mil por hora de voo, podendo chegar a R$ 30 mil no caso de jatos de longo alcance. O custo anual de manutenção e gestão completa pode ultrapassar R$ 10 milhões, dependendo da complexidade e do regime de uso da aeronave.

“Para o proprietário que possui uma aeronave, mas não a utiliza com regularidade, o gerenciamento é indicado, pois cuidamos de toda essa parte burocrática. E ele ainda pode optar por colocar a aeronave gerenciada no compartilhamento ou disponibilizá-la para fretamento, ou seja, pode ter retorno financeiro com seu bem”, explica Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation, empresa que se dedica ao compartilhamento e gerenciamento de aeronaves, e serviços de táxi-aéreo.

Dentre as aeronaves de sua frota, a Amaro Aviation gerencia um jato Embraer Phenom 300, um helicóptero Bell 429, e um jato Cessna Citation XLS - sendo o Phenom 300 de uso exclusivo de seus proprietários, e o Bell 429 e o Citation XLS disponíveis para fretamento, tanto nos pacotes de horas quanto no táxi-aéreo.

A Amaro Aviation oferece duas opções de gerenciamento. No Gerenciamento Operacional é possível realizar toda a administração e gestão da aeronave, além de reduzir seus custos fixos por meio da inclusão da aeronave em suas operações de fretamentos e táxi-aéreo, quando a aeronave não estiver sendo utilizada por seus proprietários. Já o Gerenciamento Administrativo permite realizar toda a administração e gestão da aeronave, porém, a aeronave será de uso exclusivo de seus proprietários, não sendo utilizada em operações de fretamentos e táxi-aéreo da empresa. As aeronaves que entram para o Gerenciamento Operacional podem integrar os demais serviços da Amaro Aviation, desde soluções compartilhadas, como programas de propriedade compartilhada (fractional ownership); Flight Pass (pacote de horas antecipadas), voltado para usuários frequentes que não desejam assumir a propriedade integral de uma aeronave; e táxi-aéreo, para usuários que preferem viagens pontuais.

Dados de mercado

Em dezembro de 2024, o Brasil tinha 10.632 aeronaves executivas registradas e em operação, entre jatos, turboélices e helicópteros, frente a 9.989 no mesmo período de 2023, e 9.607 em 2022. São 6.035 aviões a pistão (57%), 2.074 aviões turboélices (20%), 1.300 helicópteros a turbina (12%), 980 jatos (9%) e 244 helicópteros a pistão (2%). Os dados são da Anac e foram compilados pela Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral).

O país possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além do apelo operacional, o gerenciamento de aeronaves também está sendo impulsionado pela digitalização de processos, maior preocupação com sustentabilidade (com destaque para o uso de combustíveis SAF e programas de compensação de carbono) e o avanço da conectividade em voo.

Em um cenário de crescimento do PIB e interiorização dos polos de negócio no Brasil, a tendência é que a aviação executiva – e os serviços de gestão que a suportam – sigam ganhando espaço como instrumentos estratégicos de mobilidade e otimização de tempo no meio corporativo.

Amaro AviationFundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Para mais informações, clique aqui.

Amaro Aviation
Egom PR Agency

ADRIANO MONTE É O NOVO CFO DA NAVA

Chegada do executivo, que soma de 17 anos de experiência no setor de tecnologia, reforça foco em crescimento e governança

Adriano Monte

A NAVA, empresa especializada em serviços e soluções de tecnologia, anuncia a chegada de Adriano Monte para a posição de Chief Financial Officer (CFO). Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), MBA Executivo pela Business School São Paulo e especialização em Contabilidade e Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Adriano construiu uma trajetória sólida com atuação em companhias como Votorantim, TIVIT, Neobpo e Logicalis.

“Adriano chega à NAVA em um momento de crescimento acelerado, com planos ambiciosos e muita transformação. Certamente, a vinda de um profissional com este repertório robusto, construído em mais de 25 anos de atuação e com passagem por grandes empresas, irá fortalecer e impulsionar os nossos planos para os próximos anos”, afirma André Scatolini, CEO da NAVA.

Com vasta experiências em projetos de M&A, due diligence, processos de IPO, reestruturações societárias e operacionais, Adriano terá um papel fundamental na estratégia da NAVA, que com a chegada da Crescera Capital, no fim de 2024, promete ir às compras em 2025 para fortalecer sua estratégia de oferta e crescimento inorgânico. “Sei dos objetivos arrojados da NAVA e tenho acompanhado a velocidade de crescimento da companhia nos últimos anos, quadriplicando de tamanho em quatro anos”, explica o CFO. “O foco da minha atuação está na busca pela ampliação da excelência operacional e da sustentabilidade financeira, pilares fundamentais para a manutenção desse crescimento sólido e responsável”.

A chegada do executivo reforça as promessas da companhia para os curto e médio prazos e busca, além dos ganhos de eficiência operacional, preparar a NAVA para o próximo passo, em busca ao primeiro bilhão de faturamento.

NAVA
RPMA Comunicação

sábado, 17 de maio de 2025

AUDI E LITRO DE LUZ ANUNCIAM NOVA AÇÃO PARA ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA

Proposta representa uma oportunidade de reafirmar a importância histórica do Brasil no ano em que o país sedia a COP 30 no Pará

Poste Solar

Em uma parceria de três partes, a Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation - braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente - uniram forças para mais uma edição do projeto Litro de Luz, que apoia o fornecimento de iluminação com energia sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade.

Na edição de 2025, a iniciativa será realizada ao longo de cinco dias (de 26 a 30 de junho) e beneficiará mais de 600 moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia com o fornecimento de mais de 120 soluções compactas de iluminação e energia, entre lampiões e postes solares.

“Incentivar ações que promovem o cuidado com o meio ambiente e impulsionam o bem-estar social fazem parte da estratégia da Audi do Brasil. Por isso, participamos com muito orgulho em mais uma edição do projeto Litro de Luz. Existe uma dedicação enorme de todas as partes envolvidas para um propósito comum: fornecer condições cada vez mais seguras para as comunidades por meio da iluminação sustentável", destaca Paula Barreiros, responsável por Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil.

Voluntário transporta estrutura principal para montagem de um poste solar

"Celebrar o quarto ano de parceria com a Audi do Brasil e a Audi Environmental Foundation é especialmente simbólico, pois marca nosso retorno ao território onde realizamos nossa primeira ação conjunta, na Amazônia. Este reencontro reforça não apenas nossa história, mas também nosso compromisso com a região. Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em pleno território amazônico, a atuação de parceiros como a Audi torna-se ainda mais essencial. Juntos, buscamos promover o bem viver de comunidades ribeirinhas por meio de soluções sustentáveis", destaca Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.

“A Audi Environmental Foundation e a Audi do Brasil com o Projeto Litro de Luz tem o objetivo de continuar a levar energia limpa e segura para iluminar comunidades que não têm acesso a energia. O projeto nos traz insights valiosos: engajar com diversas culturas, incluindo as comunidades ribeirinhas e aumentar a importância do respeito mútuo na sociedade”, destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.

As áreas determinadas para a ação de 2025 foram selecionadas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, a região da Amazônia foi mapeada.

Deslocamento de voluntários, em 2024, na região do baixo Xingu, Mato Grosso (MT)

Além disso, a iniciativa busca reforçar a visibilidade dada à região Amazônica em um período tão importante para a pauta ESG no Brasil – a ação acontece em Belém do Pará, região que está localizada dentro da Amazônia e sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.

Audi e Litro de Luz: uma parceria que perdura

A parceria entre Audi do Brasil, Litro de Luz e Audi Environmental Foundation teve início no ano de 2022, quando três comunidades ribeirinhas da Amazônia receberam 30 postes solares e mais de 150 lampiões, beneficiando os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. No total, a ação beneficiou mais de 600 moradores locais.

Voluntários trabalham na montagem de lampiões solares  que possuem estruturas de PVC, com garrafas PET, baterias, lâmpadas de LED e tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas,

Em 2023, a ação foi realizada em comunidades indígenas e caiçaras locais do litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz realizaram a instalação e montagem, junto com os comunitários, de 140 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar utilizando baterias de lítio, para comunidades sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas foram beneficiadas.

Já em 2024, o projeto Litro de Luz esteve presente na região do Xingu (MT) e beneficiou mais de 600 moradores das comunidades locais. Na ocasião, 170 soluções foram entregues durante os sete dias de ação.

Litro de Luz

Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.

O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades.

A Litro de Luz trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.

Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.

Tecnologias sustentáveis de iluminação do Litro de Luz

A Litro de Luz desenvolve três tecnologias próprias de soluções sustentáveis de iluminação: lampiões solar, postes solar e iluminação interna.

O lampião solar possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria.

Crianças indígenas do baixo Xingú e os lampiões solares

O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

Já a solução de iluminação interna é composta por uma lâmpada de LED, painel solar, bateria e controle. A metodologia usada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível.

Embaixadores locais são formados nas comunidades para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária no uso. Além da manutenção, as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, são devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz atua com a imediata substituição.

Audi do Brasil e ações de ESG

A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 12 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, com a participação ativa de seus colaboradores.

Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes (2021), parceria que ocorreu até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além disso, espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia (2022).

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil já investiu mais de R$ 87 milhões na instalação de carregadores elétricos em todo o país, incluindo mercados, shoppings, hotéis, restaurantes e as mais de 40 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.

A Audi do Brasil e a Porsche do Brasil, em parceria com o Projeto Pescar, realizam anualmente o  Projeto Pescar, um curso multidisciplinar de capacitação automotiva direcionado aos alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo (SP). Em 2025, o programa vai ultrapassar a marca de  100 jovens capacitados.  Outro exemplo, o projeto Mulheres Audi atua neste 2021 visando ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas.

Audi Environmental Foundation

A Audi Environmental Foundation GmbH foi criada em 2009 pela AUDI AG como uma subsidiária 100% da companhia e faz parte do compromisso social e ambiental da empresa. A Fundação se concentra na promoção e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis, medidas de educação ambiental e proteção das necessidades naturais de vida dos seres humanos, animais e plantas. O seu objetivo é contribuir para a proteção ambiental e criar e promover formas de comportamento sustentável. Para isso, a Audi Environmental Foundation GmbH apoia ativamente a pesquisa de novas tecnologias e métodos científicos para um futuro mais sustentável e saudável.  O comportamento empreendedor sustentável, que assume responsabilidade pela sociedade e pelo meio ambiente, bem como pela economia como um todo, é um dos princípios fundamentais da atividade empresarial da AUDI AG, que estabeleceu a Audi Environmental Foundation como uma empresa sem fins lucrativos. O engajamento voluntário nas áreas de ecologia, assuntos sociais e economia, que vai além dos limites e obrigações legais, é requisito central nas ações da Audi Environmental Foundation GmbH.

Audi do Brasil

SHELL ENERGY BRASIL DEFENDE INTEGRAÇÃO SETORIAL E ESTABILIDADE REGULATÓRIA NO SEMINÁRIO DE GÁS DO IBP

Companhia participou de debates sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica, além de defender segurança jurídica para atrair investimentos e ampliar oferta.

A Shell Energy Brasil participou de dois momentos estratégicos do 21º Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Rodrigo Soares, presidente da Shell Energy Brasil, participou da sessão “CEO Talks”, enquanto Gabriel Martins – gerente sênior de Trading de Gás & Energia – representou a companhia no painel “Em busca de uma maior integração do setor de gás com o setor elétrico”.

Durante o CEO Talks, mediado por Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural no IBP, Soares destacou a importância de um ambiente regulatório previsível para destravar investimentos em toda a cadeia do gás. Segundo ele, a abertura de mercado já é uma realidade, mas ainda exige avanços em harmonização regulatória entre estados e União. “O que o investidor mais teme é a instabilidade. Quando há insegurança jurídica ou mudanças unilaterais, quem sofre é o investimento de longo prazo e, com ele, o consumidor”, afirmou.

O presidente da Shell Energy Brasil também defendeu a coexistência de diferentes fontes de suprimento, como o gás associado, o biometano, o GNL e o gás importado da Argentina, ressaltando que “a concorrência saudável tende a ampliar a oferta e reduzir preços”. Para ele, “o Brasil precisa alinhar suas regulações, garantir segurança jurídica e fomentar a integração entre gás e eletricidade para atrair investimentos, diversificar fontes e aumentar a competitividade do setor energético”.

Essa visão se conecta diretamente com os pontos levantados por Gabriel Martins no painel técnico sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica. O executivo detalhou a atuação da companhia ao longo da cadeia e reforçou a necessidade de sinergia entre os dois setores, especialmente em um cenário de expansão das fontes renováveis. “A geração térmica continua sendo essencial para a resiliência do sistema. Para que ela cumpra esse papel com eficiência, é preciso planejamento coordenado entre os setores”, pontuou.

O painel, moderado por Tiago de Barros Correia (RegE), contou também com a participação de Bernardo Folly (EPE), Ivo Sechi Nazareno (ANEEL) e Rogério Manso (ATGás). Os debatedores destacaram a urgência de uma visão sistêmica para garantir eficiência na contratação de térmicas, viabilidade no escoamento do gás e maior sinergia entre o planejamento elétrico e o desenvolvimento da malha de transporte.

As participações da Shell Energy Brasil mostram uma convergência clara entre os especialistas e agentes do mercado: a consolidação do mercado de gás natural depende de regulação estável, segurança jurídica e integração plena com o setor elétrico para garantir competitividade e atrair novos investimentos.

Shell Energy Brasil

Atuando no país desde 2017, a Shell Energy Brasil é a empresa comercializadora de eletricidade, produtos ambientais e gás natural da Shell no Brasil. A empresa tem se dedicado a criar soluções inteligentes que garantam mais liquidez e flexibilidade para o mercado de gás natural, tendo sido a primeira empresa privada a comercializar gás no mercado livre, desde o primeiro dia da abertura, e uma das primeiras companhias a oferecer contratos no mercado spot.

Com seu balanço patrimonial e escala global, a Shell Energy oferece a confiança que o consumidor brasileiro conhece há 112 anos, agora encontrando novos caminhos rumo à transição energética e soluções customizadas para seus clientes.

Shell Brasil
Edelman

sexta-feira, 16 de maio de 2025

SUZANO E PETROBRAS FORMALIZAM CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL NO MERCADO LIVRE EM SP

Parceria marca o início da atuação da Petrobras no mercado livre em São Paulo e a migração para este ambiente das cinco fábricas da Suzano no estado

Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, importante infraestrutura de gás natural da Petrobras no estado de São Paulo. Foto: Agência Petrobras

A Suzano e a Petrobras formalizaram contrato de fornecimento de gás natural para todas as unidades da companhia no estado de São Paulo, com a migração das cinco fábricas paulistas para o ambiente livre de comercialização. A parceria com a Suzano, uma das dez maiores consumidoras de gás natural do Brasil e uma das principais clientes desse segmento, marca o início da atuação da Petrobras no mercado livre no estado.

O movimento faz parte de um processo de migração para o mercado livre, iniciado em 2024 pela Suzano, a partir das unidades localizadas no Espírito Santo e Maranhão. O acordo reforça a estratégia da companhia de buscar permanentemente uma maior eficiência energética e torna as unidades Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, Suzano e Rio Verde ainda mais competitivas.

"A migração para o mercado livre no estado de São Paulo é um passo estratégico para fortalecer nossa competitividade e eficiência energética, e reforça nosso compromisso em fomentar um mercado de gás natural mais flexível, dinâmico e competitivo no Brasil", afirma a gerente executiva de Suprimentos da Suzano, Viviane Lichtenstein.

Para a Petrobras, a concretização dessa parceria representa não só a confirmação da competitividade dos produtos Petrobras no gás natural, como a criação de oportunidades para o fornecimento de soluções energéticas de baixo carbono para empresas do parque industrial do Brasil, importante agenda no planejamento estratégico da companhia.

“O mercado industrial consumidor de gás natural em São Paulo é o maior do país e, assim, concentra grandes oportunidades em termos de colocação do gás natural da Petrobras, como a possibilidade de captura de sinergias entre Petrobras e clientes, melhores condições e flexibilidades para o atendimento das demandas dessas indústrias e, por fim, maior competitividade para o setor”, analisa o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Somente para garantia de oferta do insumo, a Petrobras prevê US$ 7 bilhões em projetos para ampliar as infraestruturas e capacidade de oferta de gás nacional que contribuirão para reduzir a dependência das importações de gás natural. A empresa também tem oferecido contratos mais flexíveis, com diferentes modalidades de prazo e indexadores, permitindo que os clientes optem pelo portfólio mais adequado às suas necessidades.

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Visite o site e saiba mais

A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, cuja expertise na exploração e produção em décadas de desenvolvimento das bacias brasileiras, especialmente em águas profundas e ultraprofundas, a tornou líder mundial neste segmento. A previsão de investimentos da Petrobras para a área de gás natural supera R$ 25 bilhões nos próximos anos. Os investimentos visam a garantia de oferta do insumo com projetos para ampliar as infraestruturas e capacidade de oferta de gás nacional que contribuirão para reduzir a dependência das importações de gás natural. A empresa também tem oferecido contratos mais flexíveis, com diferentes modalidades de prazo e indexadores permitindo que as distribuidoras optem pelo portfólio mais adequado às suas necessidades de atendimento dos diversos mercados

Suzano
Planin Assessoria de Imprensa

MEMÓRIAS, PARA O QUE TE QUERO. Por Marli Gonçalves*

Reativar memórias, lembranças, tempos idos lá longe, funciona muito bem como uma espécie de ventilador para o cérebro. Não é fácil até porque junto a alguns dos restos escavados também podem vir uns amargos, mas até esses ossos podem ser revistos e remontados de outros pontos de vista.

Forçar lembrar é um exercício importante, creio, um reaquecimento necessário para nossas mentes tão disparadas nesse presente que nos faz esquecer até de quem somos, de quem já fomos, do que vivemos, como sobrevivemos até aqui. Vivi isso essa semana voltando 45 anos atrás para relembrar do trabalho em uma publicação que está sendo objeto de estudo para uma tese de mestrado, e para o qual uma jovem pesquisadora pediu uma entrevista.

Foi como abrir uma janela, uma janelinha no meio de tantas, e muitas outras acabaram também sendo espanadas nesse movimento, já que sempre alguma coisa leva à outra, as passagens são muitas, pequenas, grandes, todas encadeadas. Interessante que para situar uma dessas passagens, mesmo pequena, como foi esse caso, você se obriga a vasculhar outros períodos anteriores e os que se seguiram. Depois de viver mais a gente percebe, ao fazer esse retorno mental, como soterramos ou até mesmo como fantasiamos os fatos – especialmente ajudados se houver alguém ao lado que nos apoie nessa rememorização, por também ter testemunhado aqueles momentos; um acaba ativando o outro.

Interessante também como a partir de um esforço como esse, depois, horas depois, outros tempos e lembranças continuam surgindo seguidamente por um tempo, curiosamente, como se também ativados, e se concatenando, mesmo que nada a ver com o tema inicial. No jornalismo vivemos variados momentos e emoções, e que aparecem novamente e nem sabíamos até aqui, antes de serem revistos, o quanto foram marcantes.  Pontos de inflexão e reflexão.

Felizmente, tenho memória visual, o que ajuda muito e sempre a busco quando preciso fazer essa verdadeira e incrível viagem no túnel do tempo que se transforma quando instada a recordar algo. O engraçado é que ela vem como uma espécie de teletransporte e acaba trazendo junto sensações espaciais, e a gente acaba lembrando de móveis, paredes, cheiros, movimentos, inclusive sentimentos. Creio que funciona assim também em alguns de nossos sonhos.

Anda mais comum ter de fazer algum esforço para lembrar, por exemplo, de nomes, alguns recentes, ou aqueles que, puxa, não poderia esquecer. Que irritação. Nomes bobos, como o de alguma atriz ou ator, cantor, sei lá, que fogem quando você quer falar do assunto. Tenho, contudo, o hábito de nunca desistir de tentar lembrar. Às vezes a lembrança chega dias depois, do nada, e mesmo assim é um alívio. Tenho certeza de que temos de forçar ativar nosso cérebro o tempo inteiro, mantê-lo aquecido, que isso é saudável, e ajudará a nos mantermos espertos nesse inexorável caminho da vida. Em algum lugar temos um arquivo que precisa ser espanado até ser descoberto.

A Ciência cada vez mais se aprofunda nesse incrível mundo das sinapses essenciais para o processamento de informações do sistema nervoso, o elo de comunicação entre o cérebro e o corpo. Os cientistas desenvolvem medicamentos, estudam doenças degenerativas e formas de contê-las ou retardá-las. Doenças que, creio, apavoram a todos com o envelhecer. Pelo menos a mim apavoram, por conhecer casos terríveis, ver pessoas queridas se perdendo nesse labirinto.

A vida moderna não está fácil para ninguém. Avanços na tecnologia difíceis de serem acompanhados, mas se tornando necessários e até obrigatórios, a sucessão de fatos que nos afundam em diários redemoinhos. Cansaço absoluto. Tudo isso vai minando nossa memória, a sensação do tempo correndo como em uma esteira incontrolável.

Nosso cérebro precisa se exercitar e podemos ser nós mesmos a academia que ele frequente.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.