terça-feira, 27 de maio de 2025

MARKETING B2B: NÃO VENDEMOS PARA QUEM CLICA. VENDEMOS PARA QUEM INFLUENCIA E DECIDE. Por Mário Soma*

Já pensou o motivo de suas campanhas estarem lotadas de "leads"… e vazia de resultados reais?

No marketing B2B, é fácil cair na “ilusão dos cliques”: dashboards bonitos, taxas de cliques (CTR) crescentes e relatórios com gráficos em ascensão, entre outros indicadores. Parece que está tudo indo bem. Mas, quando você puxa o “fio da conversão”, percebe: quem clicou não é quem decide.

O abismo entre um lead curioso e um comprador real é maior do que muitos imaginam. E dados recentes da Dreamdata, plataforma de atribuição B2B, mostram o porquê:

  • A jornada média no marketing B2B dura 320 dias (10 meses e 2 semanas) desde o primeiro toque até o fechamento da venda.
  • Apenas 1 em cada 100 contas está ativamente no mercado naquele trimestre.
  • 80% dos compradores já têm um fornecedor em mente antes de iniciar a busca.

Ou seja, clicar não é decidir. E decidir leva tempo.

Compartilho mais três pontos que quebram muita convicção do mercado:

1) Anúncios com líderes de pensamento (Thought Leader Ads) têm até 2,3x mais engajamento que os formatos tradicionais. Isso comprova que pessoas engajam com pessoas.

2) 1/3 das empresas-alvo recebe menos de 3 impressões em 90 dias. Ou seja, estamos desperdiçando mídia onde mais importa.

3) A jornada entre Lead Qualificados de Marketing (MQL) e Lead Qualificado de Venda (SQL) leva, em média, 107 dias (3 meses e 2 semanas). As grandes empresas têm jornadas 49% mais longas.

A diferença entre atenção e intenção

Cliques significam atenção. Mas atenção não paga as contas. Decisão, sim.

É comum as empresas celebrarem quando campanhas de mídia trazem muitos acessos ou downloads. Mas, quando esses leads passam para o time de vendas, a frustração começa:

  • “Eles não têm budget.”
  • “Não têm autonomia.”
  • “Nem sabem o que estão procurando.”

Faltou uma pergunta essencial no início da estratégia: qual é o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e quem, de fato, assina o contrato?

O engano das campanhas baseadas apenas em canal

Outro erro recorrente: desenvolver campanhas para “quem navega”, e não para quem decide. Isso acontece quando o briefing é centrado em segmentações genéricas, e não em comportamentos decisórios.

No marketing B2B, o comprador raramente é uma única pessoa. Existe um comitê. Existem influenciadores. Existem gatekeepers. E todos eles podem clicar. Mas poucos decidem.

Ainda segundo a Dreamdata, o tempo médio entre um clique em anúncio e a receita gerada é de 235 dias (quase 8 meses). Isso significa que a maioria dos que clicam sequer participa da decisão final.

O que fazer diferente: vender para o decisor, não para o curioso

Se você quer vender para quem decide, comece assim:

  • Defina com precisão o ICP : cargo, setor, maturidade digital, dor real.
  • Trabalhe em duas frentes: Account Based Marketing (ABM) para decisores por meio de campanhas cirúrgicas e personalizadas; e inbound para influenciadores por meio de conteúdos educativos e distribuídos.
  • Crie conteúdo que fale a linguagem do decisor: executivos C-Levels não querem saber como funciona. Eles querem saber o que resolve.
  • Integre marketing e vendas com clareza de propósito: o alinhamento é mais poderoso que automação. Sua taxa de conversão agradece.

O papel do marketing não é só gerar cliques. É educar o mercado, posicionar valor e atrair quem realmente pode dizer sim. O resto é ruído. Métrica de vaidade. E desperdício de verba.

Trabalhar com marketing B2B é, cada vez mais, entender que não vendemos para quem clica, vendemos para quem influencia e para quem decide. E quem decide, muitas vezes, já foi influenciado meses antes da primeira conversa com vendas.

Portanto, se a sua próxima campanha for desenhada pensando em quem assina, e não em quem interage, você verá a diferença nos resultados, nos ciclos de venda e na qualidade das conversas.

* Mário Soma, CEO e Head B2B da Pólvora Comunicação

Pólvora Comunicação

IGOR MARTINS É O NOVO DIRETOR DA DIVISÃO DE PRODUTOS ELÉTRICOS DA TÜV RHEINLAND PARA AMÉRICA DO SUL.

Igor Martins

Igor Martins assume a unidade de negócios na região, com foco principal nos mercados do Brasil, Argentina e Chile. A divisão de Produtos Elétricos abriga serviços de certificação e auditoria de uma ampla gama de produtos, como baterias, componentes eletrônicos, eletrodomésticos, ferramentas elétricas, iluminação e LED, sistemas de armazenamento de energia e veículos aéreos não tripulados (drones).

Com mais de 15 anos de experiência no setor de testes, inspeção e certificação (TIC), incluindo uma passagem anterior pela TÜV Rheinland Brasil, Martins já ocupou diversas posições estratégicas nas áreas comercial, operacional e de certificação.

Agora, na TÜV Rheinland, Martins será responsável pela gestão estratégica e operacional da área, com ênfase em crescimento sustentável, resultados financeiros, e gestão de equipes. Entre suas prioridades estão a expansão dos serviços de certificação ANATEL, o aumento da receita e a intensificação da colaboração entre diferentes unidades de negócios. Ele também liderará a expansão do laboratório de Salto (SP) e garantirá a conformidade com os requisitos regulatórios do INMETRO. Além disso, atuará como principal ponto de contato com as principais associações do setor, incluindo INMETRO, ANATEL, ABRAC, entre outras, promovendo o relacionamento institucional e representando a TÜV Rheinland em fóruns regulatórios e técnicos. “Assumir a liderança da divisão de Produtos Elétricos em um momento tão promissor para o setor é uma oportunidade única. Quero contribuir ativamente para o crescimento sustentável da TÜV Rheinland na região, promovendo inovação, excelência técnica e proximidade com nossos clientes e parceiros,” afirma Igor Martins.

Baseado em São Paulo, o novo diretor se reportará diretamente a Frank Holzman, Diretor Global da Divisão de Produtos Elétricos da TÜV Rheinland. “A América do Sul é uma região estratégica para os negócios da TÜV Rheinland e acreditamos que o conhecimento local aliado à expertise global é a chave para expandirmos nossa atuação com consistência e inovação. Igor tem exatamente esse perfil e confiamos que sua condução trará resultados significativos para a regiãoe garantir a entrega de valor aos nossos clientes,” destaca.

Mercado em expansão

A divisão de Produtos Elétricos da TÜV Rheinland atua em um mercado global em expansão. Em 2024, o setor de equipamentos elétricos movimentou cerca de US$ 1,6 trilhão em todo o mundo, com projeções indicando um crescimento para US$ 2,3 trilhões até 2029, impulsionado por avanços tecnológicos, iniciativas governamentais favoráveis e a crescente demanda por infraestrutura energética eficiente.

Na América Latina, o setor alcançou US$ 80 bilhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,4% prevista até 2031. O Brasil lidera na região, com um mercado avaliado em US$ 34,2 bilhões em 2024 e uma previsão de crescimento de 7% ao ano. Esse cenário é impulsionado por investimentos em infraestrutura, urbanização acelerada e a transição para fontes de energia renovável.

Além disso, a crescente preocupação com sustentabilidade também reforça a importância dessa área, especialmente em segmentos como eletrodomésticos, iluminação LED, baterias e sistemas de armazenamento de energia – todos sujeitos a regulamentações cada vez mais rigorosas quanto à segurança e eficiência energética. Para se ter uma ideia, o mercado latino-americano de dispositivos de iluminação eficientes gerou uma receita de US$ 8,4 bilhões em 2024, com projeções de crescimento para US$ 11,6 bilhões até 2030, impulsionado pela demanda por soluções de iluminação sustentáveis. No Brasil, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2034) estabelece metas ambiciosas, visando uma redução de 7% no consumo de energia até 2034 por meio de avanços em eficiência energética, com destaque a tecnologias eficientes em eletrodomésticos, e sistemas de armazenamento de energia.

TÜV Rheinland: há 150 anos tornando o mundo mais seguro

TÜV Rheinland
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

MENZOIL ANUNCIA ADILSON GUIMARÃES CAPANEMA COMO NOVO DIRETOR EXECUTIVO DE VENDAS E DÁ LARGADA A PLANO DE EXPANSÃO DE R$ 30 MILHÕES

Executivo chega com a missão de liderar a transformação da área comercial, impulsionar a distribuição e consolidar o crescimento sustentável da marca em todo o país

Adilson Guimarães Capanema

A Menzoil, referência nacional em lubrificantes automotivos e industriais, anuncia a nomeação de Adilson Guimarães Capanema como novo Diretor Executivo de Vendas. A chegada do executivo marca uma nova fase na trajetória da companhia, pautada por um robusto plano estratégico de expansão, que prevê investimentos superiores a R$ 30 milhões.

O plano inclui a reestruturação completa da área comercial, a formação de uma equipe de alta performance em vendas, a modernização de processos, a ampliação dos canais de distribuição e o lançamento de soluções inovadoras. A companhia também prevê ações estruturadas de relacionamento com o mercado e a revitalização de sua planta produtiva.

Trajetória sólida e foco em resultados

Com mais de quatro décadas de atuação no setor, Capanema possui uma carreira marcada por resultados consistentes e visão estratégica. Durante 35 anos na Petronas LATAM, ocupou o cargo de Diretor Executivo e foi peça-chave na consolidação da marca na América Latina, ampliando sua participação de mercado e elevando o nível das operações comerciais.

Na Menzoil, ele assume o desafio de escalar o negócio com foco em eficiência, cobertura nacional e geração de valor para os parceiros. Sua gestão será pautada por dados, inteligência de mercado e excelência na execução comercial.

“A chegada do Capanema representa um movimento estratégico decisivo. Sua experiência e capacidade de liderança serão fundamentais para alavancar nossas vendas, fortalecer a distribuição e ampliar a presença da Menzoil em todo o território nacional. Estamos construindo um novo ciclo, mais conectado com o cliente, mais inovador e mais presente”, afirma Filipe Arges, cofundador e diretor de marketing e de novos negócios da Menzoil.

Engenheiro mecânico pela PUC Minas, Capanema possui formação executiva em Gestão Empresarial e Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral, além de certificação como conselheiro de administração. Reconhecido por sua atuação sistêmica e foco em performance, liderou projetos de expansão, redesenho comercial, gestão de grandes contas e lançamento de produtos no setor de lubrificantes.

Agora, na Menzoil, assume a liderança comercial, atuando também na América do Sul e no Caribe, com a missão de fortalecer a presença da marca, promover ganhos operacionais e garantir o crescimento sustentável da companhia em um mercado cada vez mais competitivo.

MenzOilNascida nos USA, Califórnia, um dos maiores parques automotivos e mais diversificados do mundo, com características que refletem ampla variedade de condições climáticas e motorizações, se desenvolveu a linha de formulações para motores da marca, reconhecidos pela qualidade e desempenho. A marca Menzoil chega ao Brasil em 2005, se destacando no desenvolvimento de formulações específicas em óleos lubrificantes para motores, sempre buscando a melhor atuação para atender as mais rígidas normas técnicas das diversas montadoras (OEM). A empresa combina tecnologia avançada, expertise técnica e uma equipe dedicada para oferecer soluções de ponta aos setores automotivo e industrial. Com uma linha completa e alinhada às exigências da ANP, a MenzOil entrega qualidade, confiabilidade e dinamismo. Seus produtos são reconhecidos e utilizados por equipes de destaque no automobilismo e motociclismo brasileiro. Localizada em Louveira (SP), a planta industrial está estrategicamente posicionada para atender o mercado nacional e internacional, próxima às principais rodovias e ao Aeroporto de Viracopos. Em processo de certificação ISO 9001 e ISO 14001, a MenzOil reforça seu compromisso com excelência e sustentabilidade

MenzOil
IdeiaComm

TRAVELIER ANUNCIA NOVA LIDERANÇA NO BRASIL COM FOCO EM EXPANSÃO TECNOLÓGICA

A nomeação de Alexandre Vanzella está alinhada ao plano de crescimento global da companhia e marca a nova fase da DeÔnibus, empresa do Grupo Travelier no Brasil

Alexandre Vanzella

A Travelier, maior plataforma global de passagens de ônibus, ferry e trem, anuncia uma mudança estratégica em sua operação no Brasil. Alexandre Vanzella assume o cargo de Diretor Geral da companhia no país e a liderança da DeÔnibus sucedendo a Breno Moraes, um dos fundadores e ex-CEO da empresa brasileira.

Com ampla experiência nos setores de turismo, tecnologia e distribuição, Vanzella, economista, chega à Travelier com o objetivo de acelerar o crescimento da operação local, fortalecer a parceria com viações e impulsionar a adoção de soluções tecnológicas que ampliem o acesso digital ao transporte terrestre no Brasil. “Minha missão é contribuir para a evolução da mobilidade, tornando a experiência do viajante mais conectada, eficiente e acessível”, afirma o executivo.

A companhia vem consolidando sua atuação nas Américas por meio de um robusto plano de expansão, coordenado na América Latina por Sebastián Machado Maltran, responsável pelas estratégias regionais em colaboração com os times locais.

“A Travelier segue comprometida em conectar viajantes e operadores de forma eficiente, transparente e sustentável, contribuindo ativamente para o avanço da mobilidade no Brasil. Juntamente com a DeÔnibus, continuaremos levando aos nossos clientes as melhores opções de viagens rodoviárias”, completa Vanzella.

O antigo cargo de Head Comercial, que era ocupado por Alexandre Vanzella, será assumido por Fernando Santos, com mais de 25 anos de experiência no mercado rodoviário brasileiro e há quatro anos na DeÔnibus.

A Travelier é a maior plataforma global de distribuição de transporte terrestre, com presença em mais de 120 países e portfólio de centenas de parceiros nos segmentos de ônibus, ferry e trem. A empresa conecta milhões de viajantes a soluções de transporte em escala global, com tecnologia própria e presença local nos principais mercados. É detentora de marcas líderes em diferentes regiões, como DeÔnibus (Brasil), Plataforma10 (Argentina), 12GO (Ásia), Bookaway e Traveling (Europa). A Travelier vem registrando um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado por aquisições estratégicas em diversas regiões do mundo. Essa expansão reforça seu compromisso de oferecer uma experiência de viagem eficiente, integrada e digitalizada para viajantes e operadores em escala global. Para mais informações, visite os sites TravelierDeÔnibus

Travelier
Bendita Imagem

segunda-feira, 26 de maio de 2025

GRAFENO: MATERIAL DO PRESENTE E DO FUTURO.

Projeto liderado pela Gerdau Graphene e IPT apresenta os resultados para desenvolvimento de projeto em materiais avançados

Inovações em cimento e concreto com a adição de grafeno foram um dos resultados alcançados no projeto CIGraph (Centro de Inovação em Grafeno), executado pela Gerdau Graphene em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), iniciado em 2022 e que acaba de ser finalizado.

O segundo material mais consumido na humanidade, após a água, é o concreto: a transição para um material descarbonizado não é apenas possível, mas também necessária em termos econômicos e ambientais. Produzir concretos compostos com grafeno, preservando e/ou incrementando as características físico-mecânicas, reológicas e de durabilidade do material visando sua aplicação em um sistema de paredes de concreto, foi um dos objetivos do projeto.

Os pesquisadores do Laboratório de Materiais para Produtos de Construção do IPT estudaram sete formulações, com concentração variando de 0,01% a 0,1% de grafeno, a fim de obter um material em suspensão e estável, o que foi um dos grandes desafios do projeto e consumiu quase todo o primeiro ano do projeto.

O grafeno é um nanomaterial bidimensional, formado por átomos de carbono interligados em uma estrutura hexagonal, similar a um favo de mel. Ele pode ser obtido por meio de diferentes fontes de carbono, como por exemplo o grafite, e sua utilização em diversos setores industriais oferece uma variedade de benefícios, sempre ligados à resistência e eficiência.

O grafeno apresenta diversas qualidades devido às suas propriedades únicas, tornando-o um material muito versátil – por exemplo, é resistente, sendo 200 vezes mais forte que o aço, e ao mesmo tempo muito leve. Além disso, o grafeno é altamente flexível e pode ser dobrado e esticado, em aproximadamente 20%, sem se romper, e absorve apenas 2,5% da luz branca, sendo quase transparente, quando consideramos uma monocamada atômica. Outra de suas características é o fato de ser um ótimo condutor elétrico e térmico, possuindo alta mobilidade de elétrons e condutividade elétrica 10 vezes maior que do cobre.

Os principais resultados mostraram que a adição de grafeno ao concreto trouxe uma redução significativa da absorção de água, aumentando a durabilidade; a maior resistência à carbonatação, protegendo contra a corrosão (diminuição de 10% na profundidade de carbonatação) e também o incremento da resistência à penetração de íons cloreto, com redução de 12% da carga passante, aumentando a proteção contra danos.

Houve ainda um ganho de 6% de resistência à compressão no concreto com a adição do grafeno, um valor que pode parecer modesto à primeira vista, mas que contribui de maneira significativa para diminuir a pegada de carbono considerando os volumes mundiais.

O projeto foi aprovado pela FINEP na chamada pública para estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados, em edital que visava apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país, com foco em materiais avançados.

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

NAVIO-PLATAFORMA ALEXANDRE DE GUSMÃO INICIA OPERAÇÃO NO CAMPO DE MERO, NA BACIA DE SANTOS

Plataforma, que começa a operar mais de dois meses antes do previsto, tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia e aumentará em 31% a capacidade instalada no campo de Mero

O FPSO Alexandre de Gusmão é a quinta plataforma no campo de Mero e tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia, além de comprimir e reinjetar 12 milhões de m³ de gás diários. Foto: Agência Petrobras.

O navio-plataforma Alexandre de Gusmão iniciou no sábado (24/05), suas operações no campo de Mero, bloco de Libra, na Bacia de Santos, mais de dois meses antes do previsto no plano de negócios, marcando mais um importante avanço para a produção no pré-sal brasileiro. A unidade, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), representa um marco significativo no desenvolvimento do campo.

A plataforma, afretada pela Petrobras, operadora do consórcio, junto à SBM Offshore por 22,5 anos, tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia, além de comprimir e reinjetar 12 milhões de m³ de gás diários. Com sua entrada em operação, a capacidade de produção instalada será ampliada para 770 mil barris diários, um aumento de 31%.

Doze poços estarão conectados à plataforma, interligados por meio de uma robusta infraestrutura submarina. Desses, cinco são produtores de óleo, seis injetores de água ou gás alternadamente, e um poço conversível, que atuará inicialmente como produtor de óleo e posteriormente como injetor de gás. Com o objetivo de maximizar a produção e reduzir riscos, seus poços estão equipados com recursos para a produção e injeção em intervalos previamente selecionados que podem ser alterados remotamente, pela plataforma, tecnologia conhecida como completação inteligente.

O FPSO Alexandre de Gusmão é a quinta plataforma no campo, juntando-se às unidades Pioneiro de Libra, Guanabara, Sepetiba e Marechal Duque de Caxias.

"Desde 2022, a cada ano iniciamos a operação de um grande sistema de produção no campo de Mero. Isso comprova a capacidade de realização de nossas equipes, bem como a relevância e qualidade deste ativo no cenário mundial", afirma a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.

A plataforma está equipada com recursos para operar futuramente o HISEP (High Pressure Separator), tecnologia patenteada pela Petrobras, atualmente em qualificação, que permite a separação submarina entre o petróleo extraído e o gás associado rico em CO₂, que é reinjetado diretamente no reservatório.

“A entrada em operação de mais um FPSO é estratégica e representa o esforço da companhia em antecipar as entregas dos novos sistemas de produção,  de forma sustentável e inovadora, contribuindo de forma decisiva para os resultados da Petrobras”, disse a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

As operações do campo unitizado de Mero são conduzidas pelo consórcio operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), como gestora do contrato e representante da União na área não contratada.

Agência Petrobras

sexta-feira, 23 de maio de 2025

A DISTÂNCIA, À DISTÂNCIA. Por Marli Gonçalves*

Tão longe, tão perto, com crase ou sem crase. De longe, vemos o mundo e seus acontecimentos passarem à distância e nos angustiamos como se estivessem colados em nós. Cada dia mais insana essa movimentação, especialmente de fatos sobre os quais, infelizmente, nada podemos fazer ou interferir. Apenas saber que podem estar por perto.

O que está fazendo, o que acontece, como está, também estará lembrando desse espaço de separação? Como apaziguar antes de mais nada as emoções e até pressentimentos quando, por exemplo, o que ou quem amamos está longe e medimos a distância, pensamos sobre ela, a percorremos mentalmente, concluímos quão longa essa distância se encontra? A vida digital, a informação democratizada à enésima potência, ajuda essa régua. Dali, daqui, de onde estamos, parados ou diante de telas, como que munidos de telescópios, buscamos saber o que mais nos interessa. Mas sempre vemos muito mais. Inevitável.

Nessa nova vida que experimentamos diariamente há uma explosão de instantâneos, de acontecimentos que quase somos obrigados a acompanhar por intuirmos que nos dirá respeito, senão agora, em um futuro qualquer.

A reflexão vem também de uma pergunta: até quando? Até quando essas guerras despropositadas, essas tréguas apenas perfunctórias, tantas mortes de quem não tem nada a ver com os conflitos de poder e conquistas?

Até quando diariamente ouviremos os perigosos delírios do líder americano e seus amigos? Quem fará algo para pará-lo? Não é preciso conhecer muito da história para sentir o perigo real de (novamente) mais uma nação poderosa estar nas mãos de um homem totalmente descontrolado com ideias, vontades e ordens estapafúrdias, tratando sem respeito governantes de outros países e, pior, sustentando e apoiando apenas os que lhe interessam, senhores das armas, os que podem garantir ainda mais os seus ganhos pessoais e riquezas empresariais hoje, amanhã e sempre. Autoritários, aliás, de todos os matizes, pretendendo fechar o cerco ao nosso redor.

Saberemos de tragédias climáticas, de crises econômicas, de crises na saúde, e de roubos e golpes que nos cercam diariamente, os próximos e aqueles mesmo que com os bandidos, ora ora, à distância, invisíveis e bem protegidos, jogando iscas, tentam nos pescar. Bandidos, inclusive, também institucionais, todas as áreas, aos quais alguns até que fomos nós, o povo, que lhes demos vida e espaço.

Todo dia as mesmas promessas e providências que nunca são tomadas. A proteção falha das mulheres ameaçadas. A violência policial filmada em detalhes dizimando jovens, e com tentativas de acobertamento. As crianças atingidas de perto, ou também agora à distância, nas telas de seus jogos, celulares, computadores.

O perigo. Nada mais precisa estar perto para nos atingir, e o que torna mais difícil qualquer defesa, inclusive de nossos próprios dados, imagens e identidades roubados na boa, ninguém sabe como, de onde.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


JULIANA NASCIMENTO É A NOVA SUPERINTENDENTE DE GESTÃO DE RISCOS, COMPLIANCE E ATUARIAL DA SOMPO

Juliana Nascimento

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, anuncia a chegada de Juliana Nascimento como nova Superintendente de Gestão de Riscos, Compliance e Atuarial. A executiva assume a posição com o desafio de fortalecer ainda mais a governança corporativa, a cultura de integridade e a gestão de riscos e os controles internos da companhia, em um cenário de constante evolução regulatória e de negócios.

Juliana Nascimento conta com mais de 20 anos de trajetória no meio corporativo, dos quais 12 dedicados a posições de liderança em Governança, Gestão de Riscos, Compliance, Controles Internos e Negócios Internacionais. Com Mestrado em International Business Law pela Steinbeis University Berlin (Alemanha) e MBA pela USP, construiu uma carreira sólida em Big Four, empresas nacionais e multinacionais, com destaque para os setores de Seguros e Saúde Suplementar.

Reconhecida pela visão estratégica e pela capacidade de fortalecer a gestão de riscos, a integridade corporativa e a cultura organizacional, Juliana também é referência no ecossistema de GRC e ESG. É acadêmica da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), associada à Sou Segura, membro ativa dos comitês da International Chamber of Commerce (ICC) e cofundadora do Compliance Women Committee (CWC), coletivo internacional de mulheres líderes em Governança, Riscos e Compliance.

“Assumir essa posição na Sompo é uma oportunidade de contribuir com uma organização que valoriza a ética, a transparência e a inovação. Nosso desafio é integrar ainda mais a gestão de riscos e compliance à estratégia de negócios, promovendo uma cultura organizacional sólida e resiliente frente às transformações do mercado”, afirma Juliana.

“Juliana é uma profissional influente no ecossistema de GRC, que chega com sua experiência para contribuir com os nossos planos de consolidar uma atuação ainda mais estratégica e integrada aos negócios da companhia. A Sompo acredita que seu principal ativo é o capital humano e, por isso, investe continuamente em profissionais altamente qualificados para desenvolver seus negócios de forma sustentável, sempre pautada por uma política séria de ética e transparência”, destaca Cristiane Martins da Silva, Diretora Executiva de Gestão de Riscos, Compliance e Atuarial da Sompo.

A nomeação de Juliana Oliveira Nascimento reforça o compromisso da Sompo com a excelência em gestão e com a construção de um ambiente corporativo cada vez mais ético, transparente e preparado para os desafios do futuro.

A Sompo é uma subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia conta com uma equipe especializada e um diversificado portfólio de produtos e serviços de seguros com o objetivo garantir proteção com excelentes soluções de seguros e gestão de riscos. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Corporativos nos ramos Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines&Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros. O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Danos e Responsabilidades, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Sompo

FELIPE ALMEIDA É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA ABC71

Com mais 25 anos de carreira, executivo chega para impulsionar o crescimento estratégico da empresa

Felipe Almeida

Investir no fortalecimento do time, sem dúvidas, é a melhor estratégia para ampliar a presença no mercado. Compreendendo essa importância, a ABC71, pioneira em ERPs para indústrias, acaba de anunciar a chegada de Felipe Almeida como novo diretor comercial, canais, parcerias e alianças, que tem como meta pessoal, em cinco anos, posicionar a empresa entre os principais players de ERPs nacionais.

Formado em Relações Internacionais, o profissional já soma mais de 25 anos de experiência no setor de Tecnologia da Informação. Durante sua passagem no mercado, esteve à frente da liderança de equipes de alta performance, buscando sempre promover uma abordagem consultiva e colaborativa para atender às necessidades dos clientes, passando por empresas como Aporte, Compasso, Consmaster e, mais recentemente, no Grupo INOVAGE.

Após uma trajetória consolidada, era hora de encarar um novo desafio, e o convite da ABC71 veio ao encontro desse objetivo. “Tive a oportunidade de conhecer de perto o portfólio da ABC71 enquanto ainda atuava em outras organizações, mantendo sempre o bom relacionamento. Por isso, quando recebi o convite para integrar na empresa, que se mantém na vanguarda do pioneirismo do mercado de ERPs, não tive dúvidas de que seria a escolha certa”, conta Almeida.

Segundo Antônio Flávio Barbosa, CEO da ABC71, a chegada do novo profissional é mais uma iniciativa da empresa que se prepara para viver uma nova fase. “Desde o surgimento da ABC71, entendemos que precisamos acompanhar as evoluções do mercado, mas buscando trazer ofertar o melhor atendimento. Sendo assim, ao trazermos um profissional com tamanho repertório como o Almeida, estamos fortalecendo ainda mais o nosso objetivo de expandir o nosso alcance e atuação”, destaca.

O profissional será responsável por liderar as operações comerciais da empresa, com foco no desenvolvimento de estratégias de crescimento, estruturação de canais B2B e ampliação de alianças estratégicas. Para atingir esse propósito, Almeida pretende investir na ampliação de canais de vendas, bem como intensificar os investimentos na área de Customer Success, a fim de garantir o melhor atendimento e experiência para a base de clientes.

Todas essas ações vêm para corroborar a meta da organização, a qual prevê um crescimento de 30% neste ano. E, no que depender do profissional, esse é só o começo. “Chego na ABC71 com o intuito de somar e contribuir com a atual fase de renovação e lançamento de novos produtos da marca. Tenho a certeza de que, juntos, iremos escrever mais um capítulo de sucesso para a nossa empresa”, finaliza o diretor comercial.

ABC71 Desde 1971, a ABC71 é pioneira em ERPs para indústrias com a missão de melhorar a performance das empresas brasileiras com software e serviços. Atendendo aproximadamente 400 clientes, a organização soma uma trajetória de sucesso com o objetivo de ser reconhecida como a melhor empresa de software de gestão no Brasil

ABC71
InformaMídia

O MUSEU DO JABÁ!!! Por chicolelis*

Jabá é um termo muito conhecido no meio automobilístico. Todo jornalista do setor já ganhou um deles. São presentes que as fabricantes, tanto de veículos quanto de peças e acessórios distribuem entre seus convidados. Tem jabás bem simples, como bonés, canetas e blocos de anotações, camisetas, casacos (quando eventos em lugares frios, como Bariloche, por exemplo) que todos aconselhavam usar durante os eventos, quanto objetos mais relevantes, como máquinas de escrever ou “mini laptop”.

Existem aqueles que distribuem os jabás, como eu fazia, ficando com poucos que tiveram algum significado ou para formar uma pequena coleção de canetas, por exemplo.

Mas existe entre os jornalistas setor, alguém que está organizando o “Museu do Jabá”, que conta com mais de um mil bonés e muitos outros objetos, que devem somar mais de três mil peças (mas ele nunca contou). É preciso salientar que, nem todas as peças foram ganhas por ele. Muitas, herdou de seu pai, também jornalista, que o presenteava desde que ele se “conhecia por gente”.

Gabriel Marazzi, filho de Expedito Marazzi, é o detentor deste museu, com mais de três mil peças. Ele está para organizar o local, mas ainda não teve tempo, porque ele cuida também de um outro “museu”, cujo acervo é formado por vários modelos de carros e motos.

Canetas e blocos de anotações

Conforme o próprio Gabriel explica, “os brindes dados pelos fabricantes de automóveis e motocicletas são chamados de jabás, curruptela de jabaculê, aquele “mimo” que as gravadoras davam para os disc-jóqueis para que estes tocassem suas músicas no rádio. O costume de presentear o jornalista com um objeto qualquer ainda existe, apesar de mais moderado”. Mas jabá também é uma saborosa carne, muito famosa no Nordeste.

Ele conta que os jabás mais antigos que formam o seu “Museu” foram ganhos por seu pai, em lançamentos de automóveis nos anos 60 e 70, que ele incorporou à sua coleção. São ítens como um isqueiro de mesa no lançamento do Volkswagen Karmann Ghia, uma bolsa de ferramentas no lançamento do Willys Itamaraty ou uma caixa de LP’s presenteada no lançamento do Simca, com "bolachas de Tom Jobim e Caimmy, Dalida, Billy Vaughan e outros no total de seis LPs (quem lembra deles?)

Trena Mercedes-Benz Classe A

Do lançamento do Volkswagen Brasília, em 1973, tem uma fita métrica, daquelas de costureira, com as compactas dimensões do novo carrinho. Isso foi meio que copiado no lançamento mundial do Mercedes-Benz Classe A, na forma de uma trena.

O boné número 1 da coleção de Gabriel, por incrível pareça,  não foi um jabá da sua fase já como jornalista. Ele tinha uns dez anos, em 1970, quando ganhou o boné da Jurid (marca de componentes de freios) de um executivo da marca. Daí para frente foi colecionando todos os que ganhava, hoje passando dos mil.

Gabriel conta que – “a marca Jurid sumiu por décadas, mas quando eu recebi um convite do meu estimado e saudoso amigo Luiz Carlos Secco, o Seccão, para uma apresentação da empresa Jurid, que retomava a marca, depois de tanto tempo, não deu outra, peguei meu boné número 1 (lembrei da moeda número 1 do Tio Patinhas) e levei ao evento. Antes de começar, mostrei o boné para o Seccão e ele imediatamente o tirou das minhas mãos e enfiou em seu bolso. O que será?...

Na hora de iniciar sua apresentação, ele tirou o boné do bolso, colocou-o em sua cabeça e contou aos presentes a história do boné. Eu não poderia ter ficado mais satisfeito e orgulhoso naquele momento. Saudade do Seccão”.

O casaco que não serve mais

Como o tempo passa, algumas coisas já não podem mais ser usadas, como aquele casaco do lançamento da Honda CB 450E, em 1983. Era um double-face com o logotipo da nova motocicleta, que hoje, mais de 40 anos depois e 40 quilos a mais virou peça de “museu”.

Ele destaca um jabá muito especial ganhou em 1989, no lançamento do Chevrolet Kadett, no Rio de Janeiro. No evento, um dos mimos era uma lâmpada de neon com o formato da silhueta do Kadett, que ia espetada em um pesado reator elétrico. Voltando para suas casas por todo o país, a maioria desses neons se quebraram (ele diz ter sido informado disso), mas dele foi levado com muito cuidado para São Paulo. E funciona perfeitamente até hoje, 36 anos depois.

Kadett em neon

Continuando com a história do seu “Museu do Jabá”, Gabriel fala das legendas das fotos que, segundo ele, contam, brevemente, a história de cada um dos “mimos” que escolheu para mostrar, sendo alguns deles bastante bizarros. Como um abajur de piso fornecido pela Renault nos anos 90, de gosto duvidoso, que ostenta um ralinho de banheiro acima da lâmpada. -  “Um dos jabás mais interessantes – revela - e mais úteis, pois fornece uma iluminação indireta muito confortável na minha sala de estar.

Abajur de piso presenteado pela Renault

Outro jabá muito apreciado foi o jacaré de pelúcia presenteado pela Porsche na ocasião do lançamento do Cayman, na Toscana. Virou seu jacaré de estimação. Quanto ao mini laptop, foi um presente da Fiat, quando do lançamento do Uno. Por que esse "luxo"? Porque, quando do lançamento do 147, anos antes, a fabrica presentou os jornalistas com uma máquina de escrever portátil. E, para mostrar a evolução da marca, nada melhor que um moderno laptop.

Jacaré de pelúcia da Porsche

Gabriel lembra que em 1995, a revista inglesa "Cars" publicou matéria destacando os "dez mais" entre os jabás do setor. Ele tem um dos citados. Uma pequena joia da famosa loja Tifanny.

“Para concluir, ele destaca o totem da Porsche no lançamento do Carrera GT, no Louvre. Com seu nome gravado, que marcava o meu lugar na mesa. E hoje marca o seu lugar no acervo.

Então, agora é esperar que o Gabriel resolva organizar o seu “Museu do Jabá”, para que os jornalistas possam visitá-lo e, a cada peça avistada, dizer: eu lembro desse, também ganhei, mas não sei onde foi parar. Assim como aconteceu comigo.

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

GENERAL MOTORS CONQUISTA CERTIFICAÇÃO OURO DO WILDLIFE HABITAT COUNCIL EM TODAS AS SUAS OPERAÇÕES NA AMÉRICA DO SUL

Reconhecimento reforça o compromisso da GM com a preservação da biodiversidade e práticas ambientais sustentáveis

A General Motors alcança um marco significativo em seu compromisso com a sustentabilidade. Todas as suas operações na América do Sul conquistaram a Certificação Ouro em Conservação, concedida pelo Wildlife Habitat Council (WHC), agora parte da organização Tandem Global, entidade resultante da fusão entre o WHC e o World Environment Center (WEC).

“Essa conquista reforça o compromisso da GM com um modelo de negócio ambientalmente responsável e com a construção de um futuro mais limpo, seguro e sustentável para todos. Estamos liderando a mudança para um mundo melhor”, afirma Giordana Flor, Head de Sustentabilidade da General Motors América do Sul.

O WHC é uma organização não governamental internacional dedicada ao engajamento e à conscientização de empresas sobre a conservação ambiental e da biodiversidade. Para alcançar esse nível de certificação, a GM desenvolve uma série de projetos em todas as suas unidades, incluindo paisagismo com espécies nativas, restauração de áreas verdes, monitoramento de insetos, plantas e animais, além de eventos comunitários voltados à educação ambiental.

Clique na tela e assista o vídeo

A certificação é concedida após uma rigorosa avaliação de projetos, considerando critérios como relevância, resultados mensuráveis e impacto positivo nas comunidades locais. Como parte do processo, a GM realiza um inventário detalhado da fauna e flora nas regiões onde atua, apresentando essas informações ao WHC.

As iniciativas da GM ultrapassam os limites das unidades industriais e contribuem ativamente para a preservação dos principais biomas brasileiros. Entre as ações de destaque estão a recuperação de áreas degradadas, a restauração de habitats naturais, o monitoramento contínuo da biodiversidade e o engajamento das comunidades.

Paralelamente às ações de conservação, a GM já adota práticas sustentáveis em suas operações industriais, como o programa Zero Aterro, que garante que todos os resíduos sejam reciclados, reaproveitados ou coprocessados — sem envio para aterros sanitários. Diversas unidades contam com painéis solares para aquecimento de água, e a planta de São Caetano do Sul utiliza caminhões movidos a GNV para transporte de veículos, reduzindo significativamente as emissões de CO₂.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

General Motors América do Sul

FÓRUM DE TURISMO 60+ CRESCE QUASE 50% NO NÚMERO DE EXPOSITORES

A principal feira de turismo sênior do Brasil amplia estrutura para receber até 800 participantes, no dia 26 de maio, em São Paulo


* Linoel Dias

A 3ª edição do Fórum de Turismo 60+, maior evento do setor voltado ao público sênior, terá quase 50% a mais de expositores em relação a 2024, saltando de 30 para 57 marcas, e dobrará sua capacidade de público, com expectativa de receber até 800 participantes. O encontro será no dia 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.

O Fórum é o principal espaço de negócios, networking e debates sobre o turismo maduro, reunindo agentes de viagens, operadoras, hotéis, companhias aéreas e especialistas em uma programação intensa de 10 horas. Além de apresentar novidades e tendências do setor, promove discussões sobre acessibilidade, segurança, inovação e estratégias para atender às demandas desse público, que movimenta R$ 2 trilhão por ano ‘na economia brasileira, segundo o IBGE.

“Esta edição reflete o crescimento do interesse pelo turismo sênior. A cada ano, vemos mais agentes e empresas buscando se capacitar para atender com excelência esse público, que valoriza experiências de qualidade e viagens adaptadas às suas necessidades”, afirma Ana Carolina Melo, idealizadora do Fórum.

Serviço
3º Fórum de Turismo 60+
26 de maio de 2025
Holiday Inn Anhembi
Rua Prof. Milton Rodrigues, 100, Parque Anhembi, São Paulo (SP)
Saiba mais pelo site ou Instagram.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

UP2TECH LANÇA MWA, DISPOSITIVO PORTÁTIL QUE TRANSFORMA A CONECTIVIDADE MÓVEL NO BRASIL

A UP2Tech, empresa global de tecnologia com forte atuação no setor de redes e distribuição B2B, apresenta ao mercado brasileiro o MWA (Mobile Wired Access), um dispositivo portátil que oferece acesso à internet 4G e 5G com alta performance, autonomia e liberdade de escolha da operadora. A inovação chega para redefinir os padrões de conectividade móvel no país.

Com formato compacto e design semelhante ao de um smartphone, o MWA é equipado com tecnologia Wi-Fi 6, sendo capaz de conectar até 32 dispositivos simultaneamente. O equipamento possui bateria integrada de longa duração e funciona no modelo plug and play, sem necessidade de instalação técnica ou contratos fixos.

Ao permitir a escolha da operadora com melhor cobertura em cada região, o MWA otimiza a qualidade da conexão e se posiciona como uma alternativa superior ao FWA tradicional, com foco em flexibilidade, mobilidade e redução de custos operacionais. A solução é ideal para profissionais em trânsito, estudantes, pequenos negócios, regiões remotas ou locais com infraestrutura limitada.

“A proposta do MWA é simples e poderosa: levar conectividade de alta qualidade para qualquer lugar, com autonomia e liberdade. É uma tecnologia que não apenas conecta pessoas, mas impulsiona a inclusão digital, trabalho remoto e desenvolvimento econômico”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da UP2Tech.

Com sede no Brasil e presença crescente nos canais de varejo e e-commerce, a UP2Tech encerrou 2024 com mais de R$ 500 milhões em vendas e projeta atingir R$ 1 bilhão em faturamento em 2025, impulsionada pela ampliação do portfólio e pela demanda por soluções inovadoras de conectividade como o MWA.

A UP2Tech é uma empresa inovadora no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, com origens brasileiras e operações expandidas globalmente. Com um compromisso inabalável com a excelência e inovação, a empresa se destaca por fornecer soluções tecnológicas avançadas que conectam empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C que geram impacto significativo no ambiente corporativo. Seu catálogo abrangente inclui equipamentos de rede e internet, soluções em NB IOT 4G, Roteadores FWA, produtos de consumo tais como smartwatches, fones de ouvido, caixas de som, notebooks, tablets, celulares, PS5 e muito mais, atendendo às diversas necessidades do mercado B2B, B2C e governamental. Clique aqui e visite o site

UP2Tech
Base Comunica

quarta-feira, 21 de maio de 2025

SPARK CRIA CARGOS DE DIRETORIA PARA DATA INTELLIGENCE & MEDIA E CONTENT & STRATEGY

Cláudia Mello e Jaqueline Amaral são promovidas para liderar as áreas estratégicas ligadas ao desenvolvimento de negócios nos clientes

Cláudia Mello e Jaqueline Amaral. Foto: João Perossi | Divulgação

Referência em marketing de influência há mais de dez anos, a Spark anuncia a criação de dois cargos de diretoria e a promoção das executivas Cláudia Mello e Jaqueline Amaral para as lideranças das áreas de Data Intelligence & Media e Content & Strategy, respectivamente. A movimentação reforça o posicionamento da powerhouse e acompanha a expansão da companhia, que demanda uma estrutura organizacional mais robusta, estratégica, integrada e preparada para os desafios do setor. Juntas, as diretoras lideram uma equipe com mais de 80 pessoas que trabalham com essas disciplinas.

“Cláudia e Jaqueline são profissionais que se destacam pela competência, visão e comprometimento com os resultados. Lideram a construção da nossa visão e modelo de trabalho em áreas de extrema relevância para o nosso negócio e dos clientes”, pontua Rafael Coca, co-CEO da empresa.

Cláudia Mello tem mais de 15 anos de experiência como profissional de mídia em grandes agências. Na Spark, ela lidera as áreas de Data Intelligence & Media há mais de quatro anos, com atuação focada na gestão e modelagem de dados - de apoio a curadoria de perfis a mensuração e performance de campanhas com influenciadores -, e o impulsionamento pago de conteúdos com influenciadores por meio de tecnologia proprietária chamada Simboo.

Já Jaqueline Amaral acumula mais de uma década de experiência em estratégia e conteúdo. Agora, está à frente de um time multidisciplinar, cujo desafio está no desenvolvimento de estratégias influencer centric mais criativas e abrangentes para os clientes, expandindo e liderando a visão de influência para muito além de plataformas e curadoria.

Ambas já eram Heads da companhia e agora assumem novas responsabilidades, com a missão de fortalecer a governança e a visão estratégica de suas respectivas áreas. “O reconhecimento e valorização de lideranças internas é parte essencial da nossa cultura. Ao promover as duas executivas, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos talentos com uma gestão orientada à excelência e inovação”, completa Coca.

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