quinta-feira, 24 de julho de 2025

BAYER APRESENTA QUATRO LANÇAMENTOS EM SEU PORTFÓLIO INTEGRADO DURANTE O CONGRESSO BRASILEIRO DA SOJA

Lançamentos fazem parte da estratégia da empresa de disponibilizar soluções robustas ao produtor para um manejo eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas

Estande da Bayer no 10º Congresso Brasileiro de Soja, em Campinas

A Bayer, líder em tecnologia e inovação agrícola, marca presença no 10º Congresso Brasileiro de Soja, em Campinas (SP) para anunciar lançamentos importantes em seu portfólio integrado e participar das discussões sobre produtividade sustentável no Mercosul. Entre as novidades, estarão: um herbicida pré-emergente, um novo conceito e uma molécula para tratamento de sementes; um fungicida da família Fox; e um inseticida.

“A Bayer vem se consolidando cada vez mais como a principal parceira do agricultor. E é a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no setor, capaz de oferecer a solução mais completa, desde a biotecnologia até defensivos. Na última safra, foi a companhia que mais cresceu na cultura da soja e, para sustentar este crescimento, estamos fazendo o lançamento de quatro produtos durante o Congresso, já voltados para a safra 2025/26 que se iniciará em breve”, afirma Guilherme Hungueria, gerente de marketing para cultivos da Bayer.

A primeira novidade, visa oferecer um tratamento de sementes adequado, que ajude a proteger a lavoura em seus primeiros estágios – considerado um período crítico – e otimize o trabalho do agricultor. Pensando nisso, a Bayer lança um novo conceito para o tratamento de sementes (TS) que apresenta uma série de benefícios com o objetivo de ajudar o produtor antes e depois do plantio. “Os pacotes Guardião e Guardião+ visam proteger a semente e a plântula até pelo menos o estádio V4/V5, cerca de 30 dias após a semeadura, contra microrganismos, pragas e doenças iniciais, garantindo o melhor estabelecimento da cultura. São soluções completas desenhadas para um resultado efetivo”, afirma o gerente técnico de portfólio para soja e algodão da Bayer, Felipe Stefaroli.

Os pacotes Guardião e Guardião+ contam com produtos de alta eficácia, com opções para proteção contra pragas, doenças iniciais e nematoides, com excelentes resultados em campo. E este TS acaba de ganhar um reforço, o novo fungicida Evergol®, primeira carboxamida da Bayer permitindo a rotação de ativos, a fim de evitar a resistência no manejo de fungos de solo e que chega para somar na proteção de doenças da soja.

Com a semente bem protegida começam as preocupações com o ambiente de plantio, e uma das principais é a dificuldade em lidar com a resistência das plantas daninhas aos princípios ativos atuais. No Brasil, cerca de 60% da área cultivada com soja enfrenta problemas com plantas daninhas resistentes a pelo menos um princípio ativo, indica um estudo realizado pela Bayer. Projeções apontam que, até 2030, a quantidade pode ultrapassar os 65%. E a preocupação futura é que as plantas daninhas desenvolvam resistência a múltiplos princípios ativos.

Com isso, a Bayer já prepara o lançamento do herbicida Convintro® Duo, que irá representar um avanço importante no combate a plantas daninhas, com um ativo inédito no país, o Diflufenicam, aplicado antes da emergência das plantas daninhas que, junto com o Metribuzim, trará alto espectro de controle, especialmente para o capim-pé-de-galinha e espécies de caruru, que são de difícil erradicação.

“O Convintro® Duo possui efeito pré-emergente, evitando ou reduzindo a emergência de novas plantas nos primeiros 30 – 35 dias, sem afetar a cultura da soja. É uma excelente ferramenta para complementar o controle de plantas daninhas da cultura da soja”, comenta Stefaroli.

Combate a pragas e doenças

Mais do que oferecer um produto isolado para a resolução de um problema, a Bayer tem focado em ajudar o produtor não só com as demandas atuais, mas também com as futuras. A ideia é disponibilizar um portfólio cada vez mais robusto de soluções integradas para um controle fitossanitário eficiente e uma rotação inteligente de ativos, garantindo maior sustentabilidade e eficiência no campo.

De olho em tentar minimizar os prejuízos bilionários que os nematoides trazem à cultura por ano, os produtores podem contar com o Verango® Prime, que oferece um controle de longa duração, com baixa dosagem por hectare e amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides. Além de ser um dos principais nematicidas do mercado, ainda é o único produto químico aprovado para aplicação em barra. Atualmente, as opções do produtor são cultivares com tolerância aos nematoides, aplicação via tratamento de sementes e aplicação via sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo.

Para a mosca-branca e ácaros, pragas que cresceram nas últimas safras a Bayer irá apresentar mais uma novidade com grande potencial de sucesso: será um inseticida adequado para a aplicação em diversas culturas além da soja, como algodão, frutas e vegetais. É uma plataforma com uma molécula exclusiva da Bayer, um produto “verde”, altamente seletivo por não afetar insetos benéficos, como os polinizadores. A solução tem um controle populacional da praga e possui um excelente efeito residual. Combinado a outros ativos, a proposta é trazer a melhor solução para a agricultura brasileira e global. O produto está em fase final de registro.

Já para o combate de uma das pragas que mais preocupam na cultura, os percevejos, os produtores podem contar com o inseticida Curbix, que proporciona alto efeito de choque e período prolongado de controle contra o inseto. “Ensaios recentes realizados com instituições de pesquisa independentes mostram que o Curbix apresenta um potencial de controle superior em comparação a outros produtos. Não à toa, o Curbix foi o produto que mais ganhou participação de mercado na cultura da soja no último ano”, conta o gerente de portfólio de inseticidas da Bayer, Erick Cancian.

E, por fim, para compor o manejo das principais doenças da cultura da soja, como a ferrugem asiática, mancha-alvo e podridão das vagens e dos grãos: a Bayer traz mais um membro da consagrada família FOX, o fungicida Fox® Ultra. Composto por protioconazol, impirfluxam e trifloxistrobina, inaugura um novo patamar de performance de controle, amplo espectro de ação e tecnologia Leafshield, que confere maior velocidade na absorção e eficiência. Esta inovação já chega ao mercado como o fungicida campeão dos principais Consórcios de Rede da safra 2024/25.

Biotecnologias em foco

O Brasil tem um papel de protagonismo na produção mundial de grãos e esse sucesso não aconteceu por acaso. Graças à colaboração de toda a cadeia do setor, ao pioneirismo de nossos produtores e à segurança jurídica para empresas desenvolverem novas tecnologias, o país possui um ambiente favorável à inovação, estimulando o desenvolvimento de biotecnologias que trazem um impacto muito positivo para a agricultura brasileira de forma imediata e significativa. Prova disso é que, desde o lançamento da primeira biotecnologia para soja, há 22 anos, a produção do grão no Brasil saltou de 41 milhões para os atuais 167 milhões de toneladas, consolidando o país como o maior produtor e exportador mundial do grão.

A mais recente plataforma de soja da Bayer, Intacta2 Xtend, por exemplo, tem proporcionado aos produtores de todo o país colher mais de 100 sacas por hectare e se destacar nos principais concursos de produtividade do país.

“Claro que desenvolver uma biotecnologia não é um processo rápido, podendo chegar a 16 anos, com investimentos contínuos. Para se ter uma ideia, a Bayer já tem a terceira geração de soja Intacta praticamente pronta e a quarta já em testes de campo, mantendo o planejamento de oferecer novas biotecnologias para os próximos 10 anos, com foco em uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável”, afirma Vivian Nascimento, líder de pipeline de biotecnologias de soja para a América Latina da Bayer.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo. Mais informações no site

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SÃO PAULO OKTOBERFEST TERÁ CERVEJA OFICIAL PRÓPRIA: WGROUP LANÇA A SPOF BIER E PROMOVERÁ FESTIVAL INÉDITO DE CERVEJARIAS

A WGroup, organizadora da São Paulo Oktoberfest, anuncia o lançamento da SPOF Bier, a nova cerveja oficial do festival, que acontece entre os dias 19 de setembro e 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos. Desenvolvida especialmente para esta edição, a cerveja marca a estreia do estilo São Paulo Festbier — uma releitura da tradição alemã, pensada para harmonizar com o clima, a cultura e o paladar brasileiro. O lançamento reforça o compromisso do festival com a inovação, a autenticidade e a valorização da produção artesanal nacional.

A SPOF Bier simboliza a criação de um novo estilo — inspirado na tradição da Oktoberfest alemã, mas com alma brasileira. Sua receita é uma criação exclusiva da WGroup, desenvolvida com curadoria técnica da mestre cervejeira Kathia Zanatta, que assina a concepção original do produto como obra inédita para o festival. A marca, o estilo e a fórmula pertencem à própria organização da São Paulo Oktoberfest, consolidando-se como um ativo autoral do evento.

“Criamos uma cerveja leve, equilibrada, com alta drinkabilidade, frescor e identidade própria — feita para celebrar a amizade, a cultura e o orgulho de ser paulista. Esse é um projeto que me enche de orgulho como empreendedor e nasce com a missão de marcar a memória dos visitantes do festival e, em breve, conquistar também as prateleiras especializadas. É uma cerveja especial, criada para brindar a conexão entre Brasil e Alemanha, com potencial para conquistar novos paladares e consolidar-se como um rótulo sazonal de destaque”, afirma Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup, fundador da São Paulo Oktoberfest e idealizador da SPOF Bier.

O nome SPOF Bier carrega significados múltiplos e estratégicos. Formado pelas iniciais de São Paulo OktoberFest, reforça a identidade da cerveja com o festival paulistano. Ao mesmo tempo, evoca o som onomatopeico “spof!” — típico da abertura de uma garrafa ou lata de cerveja, provocado pela carbonatação — remetendo ao frescor e ao espírito celebrativo da bebida. Já o termo Bier, que significa “cerveja” em alemão, presta uma homenagem direta à tradição bávara que inspira toda a experiência do evento.

A receita foi criada por Kathia Zanatta, mestre cervejeira e sommelière com formação internacional pela Doemens Akademie (Alemanha) e pelo Siebel Institute (EUA), cofundadora do Instituto da Cerveja Brasil e jurada técnica em competições como a World Beer Cup e o European Beer Star.

“A proposta era unir as notas maltadas das tradicionais Oktoberfestbiers com a refrescância e o equilíbrio que o público brasileiro valoriza. Com base de malte expressiva, 5,5% de teor alcoólico, aroma floral com toque cítrico e amargor presente mas delicado, criamos uma cerveja com personalidade e acessibilidade”, explica Kathia. “Selecionamos matérias-primas de excelência e aplicamos técnicas clássicas alemãs para garantir a autenticidade que a cerveja merece. O resultado é uma bebida com caráter, frescor e excelente experiência sensorial.”

Para a escolha da cervejaria responsável pela produção da SPOF Bier, a WGroup promoveu um rigoroso processo seletivo técnico, que envolveu o convite a 10 cervejarias paulistas. Após as etapas iniciais, três finalistas avançaram para a produção de lotes testes, avaliados em uma degustação às cegas realizada em 23 de julho. Os critérios de avaliação incluíram fidelidade à receita original, estabilidade, equilíbrio, qualidade sensorial e capacidade técnica de produção.

O júri foi composto por Kathia Zanatta, criadora da receita; Alfredo Luís Barcelos Ferreira, químico formado pela UNICAMP, mestre cervejeiro diplomado pela Doemens Academy (Munique), cofundador do Instituto da Cerveja e autor do livro Tecnologia Cervejeira; o cervejeiro Júnior Bottura, curador do festival das cervejarias da São Paulo Oktoberfest; Walter Cavalheiro, CEO da WGroup e idealizador da festa em São Paulo; e Soraya Carrasco, empresária do setor de entretenimento e fundadora da Villa de Natal São Paulo.

e/d: Alfredo Luís, Kathia Zanatta, Walter Cavalheiro, Soraya Carrasco e Júnior Bottura

A vencedora do processo seletivo foi a Cervejaria Klaro, fundada em 2004 em Goiânia e com unidade em Ribeirão Preto desde 2012. Especializada na produção de chopes artesanais, a empresa adota a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot) como referência técnica, sem uso de aditivos químicos ou conservantes. Segue rigorosas boas práticas de fabricação e prioriza a padronização e estabilidade dos produtos. “Produzir a SPOF Bier é, para nós, um desafio saboroso e motivo de grande satisfação, pois representa o reconhecimento da qualidade e fortalece a presença das cervejarias artesanais em São Paulo”, afirma Edmilson Ferreira Silva, diretor industrial do Grupo Klaro.

Experiência cervejeira ampliada com o Festival de Cervejarias Artesanais e a Copa Paulista de Cervejas Artesanais

Além da nova cerveja oficial da festa, a São Paulo Oktoberfest contará, pela primeira vez, com o Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Abracerva. O espaço terá curadoria especializada e reunirá dezenas de cervejarias independentes, com rótulos autorais, diversidade de estilos e alta qualidade técnica — consolidando o festival como a principal vitrine da produção artesanal paulista.

Como destaque técnico, o evento também sediará a Copa Paulista de Cervejas Artesanais, uma competição profissional com avaliação às cegas, promovida em parceria com o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto. Os melhores rótulos do estado serão premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, com base em critérios como inovação, consistência e excelência sensorial.

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br)

WGroup
São Paulo Oktoberfest
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa
Assessoria de Imprensa Oficial da São Paulo Oktoberfest
Roberta Nuñez
roberta@rnassessoriaimprensa.com
Andrezza Barros
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SUVINIL COLORE MAIS DE 100 CASAS NA ILHA DO MARAJÓ EM PARCERIA COM A GUÁ ARQUITETURA

Projeto “Colorindo o Céu” reforça a identidade cultural da Vila do Céu, no Pará, com paleta exclusiva de 14 cores desenvolvida a partir das nuances já presentes na comunidade

A Suvinil, referência em tintas decorativas no Brasil, é parceira da Guá Arquitetura no projeto Colorindo o Céu, iniciativa que celebra a identidade visual e cultural de uma comunidade de pescadores localizada em Soure, na Ilha do Marajó (PA). Todos os anos para as festividades do Círio local, os moradores da Vila do Céu repintam as fachadas de suas casas de madeira em um gesto de renovação e celebração.

Convidada pelos arquitetos Pablo do Vale e Luís Guedes, sócios fundadores do escritório paraense, para participar da revitalização deste ano na comunidade, a Suvinil contou com a designer Bruna Galliano, consultora de cores da marca, que juntos criaram uma paleta exclusiva inspirada nas cores já presentes na vila. O processo começou com a catalogação das tonalidades existentes e culminou na criação de uma coleção com 14 cores — entre tons vibrantes, energéticos, suaves e pastel — que traduzem a estética única e a atmosfera afetiva do local. A aprovação da paleta foi validade pelos moradores da comunidade que tiveram a liberdade de escolher as cores que mais agradaram para pintar suas casas.

“Quando as tintas chegaram na comunidade foi um dos momentos mais marcantes. Foi um sonho realizado ver não só a minha casa, mas a vila sendo transformada e o empenho de todos na renovação. As novas cores escolhidas trouxeram ainda mais alegria e vida para a Vila do Céu. Tenho certeza de que isso impactará também as futuras gerações a darem continuidade ao nosso trabalho na comunidade”, explica Patricia do Socorro Monteira Lima, moradora da Vila do Céu e líder comunitária.

Paleta de cores Projeto Colorindo o Céu

“A criação da paleta foi um exercício de escuta e respeito. As cores que já existiam ali traziam histórias, afetos e memórias. Nosso papel foi organizá-las, potencializá-las e criar uma harmonia que fizesse sentido para a comunidade. A cor, nesse caso, é também uma forma de pertencimento”, afirma Bruna Galliano, consultora de cores da Suvinil.

Cerca de 800 litros de tinta, além de materiais como rolos, bandejas e pincéis, foram doados pela marca para a pintura de mais de 100 casas. A ação contou com o envolvimento ativo da própria comunidade, que realizou a aplicação com o apoio de um técnico de pintura da Suvinil no local.

“Projetos como esse mostram o quanto a cor é uma ferramenta poderosa de transformação. Estar presente na Vila do Céu é uma forma de reconhecer e valorizar as expressões culturais locais, reforçando nosso compromisso com a diversidade e com o Brasil real”, destaca Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil.

O Colorindo o Céu reforça o compromisso da Suvinil com a valorização da cultura brasileira e com projetos que utilizam a cor como ferramenta de conexão e transformação social.

"Nossa maior preocupação era criar uma paleta de cores que respeitasse a manifestação cultural da região. Durante o processo a comunidade teve a liberdade de participar ativamente na escolha das cores para suas casas e o resultado ficou incrível e nos deixou extremamente felizes. Preservar esse patrimônio cultural paraense sem intervir foi o grande legado e acerto desse projeto”, explica Luís Guedes, sócio fundador da Guá Arquitetura.

“O processo de escuta durante a criação dessas novas cores com a comunidade foi fundamental. A cor carrega emoção, memórias, histórias — e entender o significado disso para cada família foi essencial para traduzir esses sentimentos em uma paleta. O grande desafio, e ao mesmo tempo o ponto mais bonito desse trabalho, foi justamente essa tradução sensível. Nosso principal objetivo com o projeto foi dar permanência a algo que já é cultivado há tantos anos pela própria comunidade”, complementa Pablo do Vale, sócio fundador da Guá Arquitetura.

Como parte da iniciativa, no dia 25 de julho (sexta-feira), será realizado um evento presencial, às 15 horas, no espaço Aruna – Ilha do Combú, Guamã, Belém-PA (travessia de balsa) aberto aos profissionais da região de Belém. O encontro terá como objetivo apresentar o projeto e promover uma palestra com a Guá Arquitetura sobre como as cores influenciam, transformam ambientes e compõe identidades e culturas.

Suvinil - Referência em tintas decorativas no Brasil, reconhecida por sua alta qualidade e inovação. Em mais de 60 anos de relacionamento próximo com clientes, consumidores e parceiros, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, facilitando a jornada de pintura das pessoas e atuando de maneira sustentável. Oferecemos ferramentas e produtos que ajudam nossos consumidores nas diversas situações vivenciadas ao longo da jornada, como aplicativos para escolha de cores, ferramentas para encontrar um pintor qualificado por perto, sem contar na linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies disponível no site e nas lojas dos nossos parceiros. Além disso, estamos atentos aos impactos ambientais e sociais das nossas ações e compartilhamos iniciativas contínuas que desenvolvemos para promover a sustentabilidade nesta landing page. Já para acompanhar histórias inspiradoras e criativas, confira nossos perfis no YouTube, Pinterest, Instagram e TikTok

Suvinil
Máquina CW

ZAMPA, PRESO PELAS “GAIVOTAS”. Por chicolelis*

A proliferação de novos carros com suas portas em forma de asas de gaivota trouxe à minha memória uma das muitas histórias, eu diria centenas delas, tendo como protagonista, o jornalista especializado em automobilismo, Marcus Zamponi, o querido Zampa, que nos deixou em 2013.

Na época, anos 70, repórter da revista Auto Esporte, Zampa pegou, para testar, um HOFSTETTER Turbo, em fibra de vidro, um design inspirado no Mercedes-Benz 300 SL, com as suas portas se abrindo em forma de asas de gaivota. O carro chamava atenção pela sua aparência esportiva e a forma inusitada de abertura de suas portas.

Pois, bem, com seus mais de 120 kg de peso, Zampa já encontrou dificuldades em entrar e sair do carro, que era muito baixo. Mas, o pior veio na sua viagem ao Rio de Janeiro, quando não conseguiu abrir a porta para fazer pagamento do pedágio.

- Só então percebi que a porta não abriria – me contou Zampa alguns anos atrás, antes de nos deixar em 2013 – quando parei no pedágio e que não havia uma janelinha para fazer o pagamento. Só abrindo toda a porta e isso era impossível. Tive que parar depois da cabine, sair do carro e ir pagar. (posteriormente o fabricante fez a adaptação de uma pequena janela).

 A viagem prosseguiu sem maiores problemas, a não ser aqueles relacionados a descer e depois subir do carro para um pequeno descanso e lanche.

Jornalista Marcus Zamponi

No Rio, o problema maior

Chegando ao Rio de Janeiro para visitar sua mãe, sentiu que iria “morrer assado, como um leitão”, contou-me ele, rindo como sempre fazia quando contava, com seu forte e delicioso sotaque carioca, uma de suas histórias, sempre divertidas.

Os amigos do Zampa, quando o ouviam, sabiam que nem tudo era exatamente como aconteceu. Mas todos reconheciam nele a capacidade de contar uma verdade, “rodeada” por comentários que levavam todos ao riso.

Bem, voltando a Copacabana, onde morava a mãe do Zampa. Parou o carro bem defronte ao prédio dela, na avenida Atlântica. Desligou o HOFSTETTER Turbo, asas de gaivota e apertou o dispositivo para fazê-las “voar”. Mas, qual o que, elas não abriram. Deu partida e, nada!

- Meu amigo, eu pensei que fosse morrer. Imagine só - contava ele – eu, em pleno verão carioca, com uns 40°C, de calor, sem janelas no carro e portas que não abriam. Tentei de todas as maneiras abri-las. Chutei, dei socos, e nada.

- As pessoas passavam e viam um gordo, já sem camisa, todo vermelho de raiva e de calor, se debatendo dentro daquele carro estranho, mais parecendo um leitão prestes a ser assado, do que uma pessoa desesperada de salvar sua vida.

Contou ele que, quando achava que tudo estava perdido, que passava muito mal, transpirando abundantemente, apareceu alguém que conseguiu abrir a porta por fora e ele subiu para o apartamento da sua mãe, onde passou o final de semana.

O HOFSTETTER Turbo

O engenheiro Mario Richard Hofstetter foi quem conseguiu realizar o sonho de criar um esportivo brasileiro que se destacasse pelo sua diferença do que havia no mercado nacional. Usou a mecânica VW e carroceria em fibra de vidro.

Outros modelos projetados ou fabricados no Brasil também “voaram” com suas asas de gaivota, como o Lavínia FEI-X3, entre eles o protótipo da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e o Fibrax Fiera. Mas só o “carro do Zampa” se destacou.

Já o Mercedes-Benz 300 SL Coupé, considerado um super-esportivo, tornou-se um ícone no setor automotivo. Ele foi apresentando, pela primeira vez no Salão do Automóvel de 1954, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, chocando os visitantes com suas portas asas de gaivota.

Mercedes-Benz 300 SL Coupé

Modelos com as “asas”

Hoje são vários modelos com portas asas de gaivota, um deles, inclusive, nas portas traseira.

  • Mercedes-Benz 300 SL Gullwing
  • Mercedes-Benz SLS AMG
  • DeLorean DMC-12 : “Atuou” no filme "De Volta Para o Futuro" 
  • Tesla Model X
  • GAC Hyptec HT
  • Pagani Huayra
  • Bricklin SV-1
  • Gumpert Apollo


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

BRASIL SERÁ O PRIMEIRO PAÍS A TER PRODUÇÃO LOCAL DE CERVEJARIA ALEMÃ QUE DEU ORIGEM À PRIMEIRA OKTOBERFEST

Parceria entre a cervejaria bávara HB e a importadora Bier & Wein inaugura novo capítulo na história da cerveja de trigo no Brasil. Produção começa em agosto.

A tradicional cervejaria alemã Hofbräu München (HB) — que pertence ao estado da Baviera, foi fornecedora oficial da Corte Real Alemã e deu origem à primeira Oktoberfest. Pela primeira vez em seus mais de 400 anos de história, terá sua Weissbier produzida fora da Alemanha para fins de distribuição. E o Brasil será o primeiro país do mundo a receber essa chancela.

A produção nacional será coordenada pela Bier & Wein, importadora do mercado brasileiro de cervejas artesanais há mais de 30 anos. O processo acontecerá sob licença e supervisão dos mestres cervejeiros de Munique, garantindo que a receita, os ingredientes e a qualidade sigam fielmente os padrões da Hofbräu original.

“Este é um momento importante para a Bier & Wein e para o mercado cervejeiro brasileiro. Com a produção local da HB, sob a supervisão direta da cervejaria alemã, vamos oferecer aos nossos clientes um produto excepcional, que une a tradição de Munique ao frescor de uma fabricação local. É uma nova revolução no mercado de Weissbier, e estamos prontos para liderá-la”, afirma Marcelo Stein, sócio da Bier & Wein.

Serão produzidos inicialmente dois estilos da HB em solo nacional: a HB Weissbier, cerveja de trigo de alta fermentação, não filtrada, com aromas frutados (banana, damasco) e notas de cravo, característica do estilo e a HB Helles, lager clara, de baixa fermentação, com sabor encorpado, leve picância e uma lupulagem equilibrada que a tornou um dos rótulos mais queridos na Alemanha. Ambas seguem a Lei da Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot), sendo produzidas apenas com água, malte, lúpulo e levedura — sem aditivos químicos ou cereais não maltados, como milho ou arroz.

Tradição viva: a força da marca HB

A Hofbräu é uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha e do mundo. Com sede em Munique, mantém até hoje o lendário Hofbräuhaus, maior choperia do planeta, que recebe cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano e serve mais de 5.000 litros de chope por dia. Visita obrigatória para quem passa pela Baviera.

Com a produção local, a HB chegará ao consumidor brasileiro com mais frescor, menor custo logístico e preço final mais acessível, eliminando taxas de importação e flutuações cambiais.

Democratização da cerveja artesanal

Há 25 anos, a Bier & Wein introduziu a categoria Weissbier no Brasil, transformando o paladar do consumidor e impulsionando a cultura cervejeira no país. Agora, com a produção da Hofbräu nacionalizada, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação, qualidade e democratização da cerveja artesanal de verdade. A produção tem início previsto para agosto de 2025, com distribuição nacional.

Bier & WeinFundada há 32 anos, a Bier & Wein é pioneira no mercado de cervejas especiais no Brasil. Responsável pela introdução de grandes marcas e estilos no país, construiu uma trajetória de excelência e inovação. Com a produção local da Hofbräu, reforça sua missão de conectar o consumidor brasileiro às melhores tradições cervejeiras do mundo. Clique aqui e acesse o site

Bier & Wein
Notícia Expressa

quarta-feira, 23 de julho de 2025

FENASUCRO & AGROCANA IMPULSIONA ECONOMIA REGIONAL E GERA CERCA DE 18 MIL EMPREGOS

Setores de alimentação, transporte e comércio local se preparam para aumento na demanda durante a maior feira de bioenergia do mundo. Evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP

Fenasucro & Agrocana deve atrair visitantes de mais de 60 países, consolidando sua importância estratégica para o setor sucroenergético e a economia regional. Foto: Divulgação.

A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial dedicada exclusivamente à cadeia de bioenergia, será realizada de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, com expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados na edição anterior. Com mais de 600 marcas expositoras e cerca de três mil produtos nacionais e internacionais em exposição, a feira deve atrair visitantes de mais de 60 países, consolidando sua importância estratégica para o setor sucroenergético e a economia regional.

Neste ano, o evento contará com um incremento de 32% em sua estrutura, reflexo direto do aumento no número de expositores e da ampliação de áreas como a FenaBio — novo espaço dedicado à bioeconomia —, o que deve fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo no evento.

“A Fenasucro está maior, mais representativa e preparada para oferecer ainda mais oportunidades de negócios e networking. E esse crescimento impacta diretamente diversos setores da economia regional”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

Ao todo, a feira deve gerar cerca de 18 mil empregos, diretos e indiretos, envolvendo desde a montagem da infraestrutura e logística até serviços de segurança, alimentação, transporte, limpeza e entretenimento.

Incremento econômico

A movimentação econômica extrapola os limites do Centro de Eventos Zanini (local onde acontece a feira) e aquece setores como hotelaria, comércio, transporte, além de bares e restaurantes de Sertãozinho e região.

“A Fenasucro & Agrocana é um evento importante, já tradicional em Sertãozinho. Ele não movimenta apenas a cadeia sucroenergética local. Indiretamente, todos os setores como o comércio, o varejo e serviços são impactados positivamente”, revela o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho, Walceles Paulo de Mello.

O executivo diz que na rede hoteleira da cidade, a taxa de ocupação ultrapassa 90%. Quem também comemora são os prestadores de serviço para o ramo de eventos, que vê a demanda de chamados crescer a partir da montagem da estrutura.

Segundo Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor de alimentação fora do lar registra aumento médio de 30% no faturamento durante os quatro dias de feira e o período que a antecede. “É um momento em que, naturalmente, o movimento cresce, especialmente para os locais mais alinhados ao perfil do visitante da Fenasucro & Agrocana. Os estabelecimentos costumam reforçar suas equipes com profissionais freelancers para atender à demanda”, destaca.

O impacto também se estende ao varejo regional, especialmente em polos comerciais como o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, que costuma registrar aumento significativo no número de visitantes durante o período do evento.

“A Fenasucro & Agrocana movimenta toda a região e tem reflexos diretos na visitação do shopping. Muitos participantes aproveitam a viagem para conhecer ou retornar ao empreendimento, seja para compras, lazer ou gastronomia. É um público qualificado, que valoriza experiências, o que naturalmente contribui para o desempenho das operações e o aumento nas vendas”, destaca Marcos Botelho, superintendente do RibeirãoShopping.

Fenasucro & Agrocana

Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.

Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site Fenasucro.

* Credenciamento e FenaBio - O credenciamento gratuito e destinado a visitantes, assessorias e imprensa já está aberto e pode ser feito por meio do site oficial do evento. Assim como os ingressos para a programação de conteúdo da FenaBio, que podem ser adquiridos exclusivamente pelo site.

Fenasucro & Agrocana
Phábrica de Ideias

CHINA ASSUME PROTAGONISMO NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS

No primeiro semestre de 2025, quase um terço das compras externas brasileiras vieram da China, um recorde histórico que sinaliza mudança na balança comercial nacional

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Brasil passou por uma transformação em sua balança comercial, com forte avanço da China como principal parceira nas importações: 26,3% das compras externas brasileiras vieram do país asiático, marcando um recorde histórico, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. O crescimento foi de 37,2% sobre o mesmo período do ano anterior, um dado ainda superior ao desempenho das importações brasileiras, que subiram 16,7% no total durante os primeiros seis meses do ano. Ainda no período, os preços médios das importações chinesas tornaram-se ainda mais competitivos, com queda de 8,1%.

Para a Target Trading, empresa brasileira com 28 anos de atuação em comércio exterior, o bom índice é sustentado por fatores como a melhor compreensão das características do mercado brasileiro por parte das empresas chinesas, investimentos em fábricas e infraestrutura no Brasil, como a participação em portos, o que contribui diretamente para o crescimento das trocas comerciais, além de clara evolução da qualidade de produtos chineses. “Acreditamos que a tendência é de crescimento contínuo, com a geração de oportunidades em diversos setores, mas esse crescimento deve ser acompanhado com atenção para evitar uma dependência ainda maior de um único país em nossas relações comerciais”, afirma Carlos Campos Jr., cofundador e CEO da Target Trading.

A atuação da empresa com a China passa pela importação de máquinas de grande porte e autopeças. A Target Trading conta com uma forte infraestrutura logística, com centros de manutenção e inspeção para garantia de qualidade dos produtos, permitindo acompanhar de perto a evolução no crescimento dos negócios entre os dois países.

Em meio a um cenário de constantes atualizações, a balança comercial aponta ainda uma queda de participação dos Estados Unidos para para 16% no primeiro semestre - o segundo menor patamar em 10 anos. “É importante destacar que devemos manter o bom diálogo e chegar a um bom termo com os Estados Unidos, que ainda se mantêm como um parceiro relevante para o país", conclui Carlos Campos Jr.

A Target Trading é uma empresa brasileira com 28 anos de atuação em comércio exterior, oferecendo soluções completas e customizadas que acompanham cada carga em todas as etapas da operação, incluindo o desembaraço aduaneiro, com um portfólio que abrange importação, exportação, terceirização e financiamento. Com foco em tecnologia, eficiência, sustentabilidade e altos padrões de SLA (Service Level Agreement), a companhia tem uma estrutura organizacional composta por núcleos especializados (Comercial, Gestão de Clientes, Operações, Aduana, Jurídico/Tributário e Financeiro), o que garante uma gestão integrada e eficiente de cada operação. Com atuação em diversos setores, ao longo dos últimos quase 30 anos, a Target se especializou em operações sob medida, considerando os diferentes desafios, necessidades e peculiaridades de cada um de seus clientes enquanto empresa e setor. A Target Trading foi  pioneira na implementação de um programa dedicado à agenda ESG no segmento, reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis no comércio internacional. Com pioneirismo em seu DNA, forte expertise de experiência e inovação, a Target Trading segue conectando empresas a oportunidades globais com excelência, agilidade, segurança e responsabilidade. Para saber mais, clique aqui

Target Trading
Nova PR

ANP APROVA ACORDO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL DE JUBARTE

FPSO Maria Quitéria opera no campo de Jubarte, no pré-sal localizado na porção capixaba da Bacia de Campos. Foto: Divulgação Yinson.

A Petrobras informa que foi aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o Acordo de Individualização da Produção (AIP) da Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos.

A Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte compreende:

  • área do Campo de Jubarte (BC-60) com 97,25%, e;
  • áreas não contratadas (União, representada pela PPSA) com 1,89%; e
  • área do Campo de Argonauta (BC-10) com 0,86%;

O acordo estabelece as participações de cada uma das partes e as regras da execução conjunta das operações de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural na jazida compartilhada. As participações de cada parte na jazida compartilhada de Jubarte passam a ser:

O AIP é celebrado nas situações em que as jazidas se estendem para além das áreas concedidas ou contratadas, conforme regulamentação da ANP. Com a aprovação da ANP, o AIP estará efetivo a partir de 1º de agosto de 2025.

Em decorrência do processo de individualização da produção da jazida, há o compromisso das empresas em negociar a compensação financeira entre os gastos incorridos e as receitas relativas aos volumes produzidos até a data da efetividade do AIP.

Agência Petrobras

terça-feira, 22 de julho de 2025

PORTO DE SANTOS BATE NOVO RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO 1º SEMESTRE DE 2025

Volume total movimentado no porto foi de 88,3 milhões de toneladas, um aumento de 7,8%

O Porto de Santos alcançou um novo recorde histórico na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2025. Ao todo, foram movimentados 2,8 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 2,6 milhões de TEU. Além do desempenho expressivo, o Porto também ampliou sua participação na corrente comercial brasileira, atingindo 29,9% em junho, o maior percentual dos últimos quatro anos. Na sequência, aparecem o Porto de Paranaguá (7,7%), o Porto de Itaguaí (5%) e o Aeroporto de Guarulhos.

O volume total movimentado no primeiro semestre foi de 88,3 milhões de toneladas, desempenho próximo ao recorde histórico de 89,1 milhões registrado em 2022. O resultado representa o segundo melhor da história do Porto de Santos. No detalhamento por tipo de operação, os desembarques alcançaram 22,84 milhões de toneladas, com crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024. Já os embarques somaram 65,49 milhões de toneladas.

“Com obras como o aprofundamento do canal de navegação e a implantação do novo terminal Santos Tecon-10, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura portuária, promovendo mais competitividade e geração de empregos", afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

O mês de junho também registrou recorde mensal de contêineres: 511,2 mil TEU, alta de 16,3% em relação ao mesmo mês de 2024. No total, foram movimentadas 16,04 milhões de toneladas, sendo o segundo melhor resultado para o mês. O fluxo de importações e cabotagem cresceu 3%, com 4,19 milhões de toneladas, enquanto os embarques somaram 11,84 milhões.

A soja (grãos e farelo) é a principal carga movimentada no porto, com 29,61 milhões de toneladas, alta de 2,6%. Em seguida, aparecem o açúcar (8,83 milhões) e a celulose, que vem crescendo de forma consistente (4,71 milhões, com um aumento de 21,4%).

Com informações da Autoridade Portuária de Santos (APS)

Ministério de Portos e Aeroportos

FRASLE MOBILITY ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OTIMIZAR ERGONOMIA NA INDÚSTRIA

Iniciativa-piloto é desenvolvida na unidade fabril da Nakata, em Minas Gerais

Uma iniciativa da Frasle Mobility, desenvolvida como projeto-piloto na unidade fabril da marca Nakata, em Minas Gerais, desempenha um papel essencial na saúde dos colaboradores. Um sistema de Inteligência Artificial (IA) é utilizado para verificar a ergonomia das pessoas enquanto trabalham nas atividades fabris. A ferramenta de IA mapeia e analisa as condições de cada um nos postos de trabalho dentro do espaço de produção. O principal objetivo da inovação é proporcionar postos de trabalho com excelência em ergonomia e saúde das pessoas.

O software de Inteligência Artificial analisa, por meio de vídeos, a precisão dos movimentos realizados durante uma operação. Cerca de 8% dos 180 postos de trabalho de mão de obra direta na fábrica já passam pelo mapeamento inteligente. O objetivo é expandir para 100% dos postos até 2026. A proposta do estudo ergonômico busca garantir uma abordagem mais precisa e eficiente para identificar melhorias contínuas. Os esforços atuais estão focados especialmente nos setores de operação, locais onde a ergonomia desempenha papel fundamental na saúde, segurança e produtividade.

“Nossos resultados têm sido animadores. Essas melhorias refletem não apenas na eficiência operacional, mas na qualidade de vida das pessoas, demonstrando como a combinação de ergonomia e IA pode gerar ganhos substanciais para a nossa operação”, afirma o diretor executivo de Direção e Suspensão da Frasle Mobility, Marcelo Tonon.

Robôs Colaborativos como aliados

Robôs colaborativos atuando em atividades de paletização.

Os robôs colaborativos, conhecidos como cobots, tornaram-se aliados valiosos em diversos setores do complexo fabril da Nakata, localizado em Extrema (MG), já que atuam lado a lado dos colaboradores. Os cobots ajudam a aumentar a produtividade, melhorar a precisão e, ainda, na redução de riscos. Esses robôs são projetados para serem fáceis de usar, flexíveis e adaptáveis às necessidades específicas de cada ambiente, promovendo colaboração harmônica entre máquinas e humanos.

Um exemplo de robótica implantada a partir da análise, é o robô colaborativo, realidade nos setores de Pintura e Embalagem, desde maio deste ano. Esse tipo de robô atua em conjunto com o trabalhador em atividades como a paletização. 

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição automotivo e no fornecimento de componentes para outras empresas fabricantes - OEM (Original Equipment Manufacturer), reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos. Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 12 plantas industriais, nove centros de distribuição, sete escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e equipes capacitadas para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 43 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996, a Frasle Mobility é controlada pela Randoncorp, mantendo de forma conjunta empresas de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon (CTR) e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Frasle Mobility. Keep life in motion

Frasle Mobility
ANK Reputation

JAIME MANSO É O NOVO VICE-PRESIDENTE SÊNIOR DE LOYALTY & LIFEMILES DA AVIANCA

Jaime Manso

A Avianca anuncia a incorporação de Jaime Manso como novo Vice-Presidente Sênior de Loyalty & LifeMiles, que trabalhará e liderará o programa de fidelidade da companhia aérea.

Manso tem uma ampla trajetória profissional em projetos e implementação de estratégias de negócios, transformação digital, inovação e fidelização nos setores bancário e de aviação. Seu foco combina visão comercial e uma forte capacidade para gerar valor sustentável por meio da criação de propostas centradas no cliente. Além disso, traz uma sólida experiência em projeto e implementação de estratégias de negócio, inovação e programas de fidelização.

Com foco orientado ao cliente e com uma clara visão comercial, demonstrou gerar valor sustentável ao longo da sua carreira. “Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa grande equipe e ter a oportunidade de liderar uma nova etapa de crescimento do nosso programa de fidelidade, com um enfoque claro no incremento das opções para acúmulo e resgate de milhas, sempre por meio de uma experiência digital única”, expressou Manso.

Em seu novo papel Manso estará à frente da equipe do LifeMiles, liderando o desenvolvimento e a execução da estratégia do programa. Além disso, será responsável por conduzir o alinhamento de iniciativas-chaves e projetos que busquem maximizar o benefício dos parceiros, alinhando propostas transversais entre LifeMiles, Avianca e todos os seus parceiros estratégicos.

AviancaNo transporte de passageiros, a Avianca, com mais de 105 anos de operação dede 1919, é a companhia aérea líder na Colômbia, Equador e América Central, e tem uma das maiores operações da América Latina com mais de 160 rotas, mais de 770 voos diários e uma frota de 140 aviões Airbus 320 e Boeing 787 Dreamliner, que conectam com mais de 75 destinos em mais de 25 países da América e Europa. Em 2024, a Avianca transportou mais de 38 milhões de clientes com a operação de mais de 213.000 voos. Seu programa de fidelidade, LifeMiles, é um dos maiores da América Latina com mais de 14 milhões de membros e mais de 150 estabelecimentos parceiros. No transporte de carga, a Avianca Cargo é o principal operador em diferentes mercados da América conectando a mais de 350 destino por meio de seus 220 voos cargueiros semanais, a rede de voos de passageiros e acordos de codeshare. Clique aqui para mais informações

Avianca
Scritta

AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA CRESCE 10% NO PRIMEIRO SEMESTRE E ULTRAPASSA MARCA HISTÓRICA DE 61 MILHÕES DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS

Indicador sobe pelo 51º mês consecutivo e reforça tendência de recorde histórico para 2025

De janeiro a junho deste ano, o mercado internacional foi responsável por transportar 13,8 milhões de turistas, alta de 15,3% frente aos dados apurados em 2024. Foto: Ascom / Ministério de Portos e Aeroportos.

A população brasileira nunca utilizou tanto o modal aéreo como em 2025. No primeiro semestre deste ano, 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais por meio da aviação comercial. A movimentação nos aeroportos pelo país cresceu 10% este ano na comparação com o mesmo período do último ano, quando 56,2 milhões de viajantes utilizaram a infraestrutura aeroportuária.

De janeiro a junho deste ano, o mercado internacional foi responsável por transportar 13,8 milhões de turistas, alta de 15,3% frente aos dados apurados em 2024. Em voos nacionais, o indicador cresceu 8,6% — com movimentação superior a 40 milhões de pessoas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca que o crescimento do setor beneficia toda a cadeia econômica brasileira. “Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história. Isso significa um ganho expressivo não apenas para o nosso setor, mas para todos. Quando a aviação vai bem, o turismo vai bem, assim como a parte hoteleira e, principalmente, a nossa economia”, afirmou.

O levantamento realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aponta que os principais terminais do país apresentaram crescimento na movimentação de viajantes no primeiro semestre deste ano em relação a 2024. Entre os 10 maiores aeroportos do país em termos de movimentação, o melhor desempenho foi observado no terminal do Galeão, no Rio de Janeiro, que saltou de 6,5 milhões no primeiro semestre do último ano para 8,2 milhões de viajantes em 2025, crescimento superior a 26%.

Com 6,2 milhões de passageiros transportados, o aeroporto internacional de Confins, em Belo Horizonte, também teve destaque no semestre, com alta de quase 15%. O maior terminal do país, o de Guarulhos, em São Paulo, cresceu 8% nos seis primeiros meses do ano. Por lá passaram quase 22 milhões de viajantes. Embora tenha perdido uma posição no ranking dos mais movimentados, o aeroporto de Brasília apresentou alta de 7,6% no primeiro semestre deste ano, com movimentação superior a 7,5 milhões de pessoas, melhor resultado desde 2019.

“Temos um cenário positivo e com boa perspectiva para os próximos meses. Os investimentos que o Governo Federal vem fazendo na aviação civil, com melhoria da infraestrutura de aeroportos, apoio institucional a companhias aéreas e valorização do trabalhador da aviação surte efeito na ponta, possibilitando que mais brasileiros viajem pelos nossos céus e contribuam com o desenvolvimento do país”, declarou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Ministério de Portos e Aeroportos
FSB Comunicação 

VIASAT SE UNE AO PARQUE TECNOLÓGICO AEROESPACIAL DA BAHIA E REFORÇA APOSTA NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO NORDESTE

Iniciativa marca mais um passo da empresa no apoio à inovação e formação de talentos no setor aeroespacial brasileiro

Foto: Divulgação Viasat

A Viasat, Inc. (NASDAQ: VSAT), líder global em comunicações via satélite, participou na última sexta-feira (18) de um momento importante para o avanço da tecnologia aeroespacial no Brasil. Durante cerimônia realizada na Base Aérea de Salvador (BASV), a companhia firmou parceria com o SENAI CIMATEC e passou a integrar o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA).

O evento reuniu autoridades do Governo Federal e Estadual, representantes da Força Aérea Brasileira, do Ministério da Defesa e do setor educacional. Na ocasião, foram anunciadas as primeiras empresas parceiras do parque e inaugurado o laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do SENAI CIMATEC Aeroespacial, que também recebeu sua primeira aula prática.

A Viasat firmou um Memorando de Entendimento com o SENAI CIMATEC para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de tecnologias voltadas à conectividade via satélite, Internet das Coisas (IoT), comunicação direta entre dispositivos (Direct-to-Device ou D2D) e satélites personalizados. A proposta é somar forças em projetos de pesquisa, inovação e capacitação.

“A assinatura deste acordo, em um ambiente com tanto potencial como o PITA-BA, é um marco para a atuação da Viasat no Brasil”, afirma Leandro Gaunszer, Diretor-Geral da Viasat no país. “Acreditamos muito no poder da colaboração entre empresas, instituições de ensino e governo para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e formar talentos. O parque tem tudo para se tornar um grande polo de inovação e contribuir para que o Brasil ganhe destaque no cenário aeroespacial global”.

A presença da Viasat no PITA-BA reforça o compromisso da empresa com o crescimento do setor no país, especialmente no Nordeste, onde já atua com presença consolidada.

Com quase 1 milhão de metros quadrados, o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia nasce de uma articulação entre SENAI CIMATEC, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa, Governo da Bahia e outras instituições públicas e privadas. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de soluções em áreas como aviação, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma, além de gerar impacto positivo na economia regional.

Viasat
Ideal Axicom

segunda-feira, 21 de julho de 2025

ANTONIO CARLOS DE SOUSA JUNIOR É O NOVO GERENTE DE HSE DA BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Antonio Carlos de Sousa Junior

A Bravo Serviços Logísticos anuncia a chegada de Antonio Carlos de Sousa Junior como seu novo gerente corporativo de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Com sólida trajetória de mais de 20 anos em grandes organizações nacionais e multinacionais, o profissional vem para fortalecer ainda mais o compromisso da empresa com a excelência em segurança e sustentabilidade.

Junior traz uma formação robusta para a posição, com Engenharias de Segurança do Trabalho e Ambiental, além de MBAs em ESG e Sustentabilidade, e em Gestão Estratégica, Administração e Pessoas. Ele também possui especializações em Gestão do SGI (Sistema de Gestão Integrado) e certificações pela Exemplar Global e pela Black Belt Lean Six Sigma.

Na Bravo, o novo gerente terá como principal responsabilidade entender as necessidades internas e dos clientes, e construir, em conjunto com a liderança, um plano robusto de HSE que estabeleça uma cultura sólida, preventiva e sustentável. Seus principais objetivos incluem implantar o Sistema de Gestão de HSE Bravo, focando em frentes estratégicas como sistema de gestão, auditoria interna, emergências, segurança no transporte e inteligência de dados. O grande desafio será transformar essa visão em resultados consistentes e engajamento genuíno, fortalecendo o comportamento seguro como parte do jeito de ser da empresa.

Sua chegada ocorre em um momento crucial para a Bravo, que está fortalecendo seu posicionamento e consolidando práticas de excelência. A nova estrutura da área, com células especializadas, permitirá uma atuação ainda mais técnica e focada em resultados. "Minha meta é transformar as boas ações em rotina em todos os níveis e engajar a equipe, fazendo da segurança um verdadeiro diferencial competitivo. Quero solidificar ainda mais a confiança dos nossos clientes, mostrando que entregamos excelência, integridade e responsabilidade em cada etapa da operação. Tenho certeza de que juntos construiremos um legado duradouro e positivo", afirma Junior.

Para Marcos Vilela, CEO da Bravo, a vinda do executivo é motivo de grande entusiasmo: "Estamos extremamente animados! A vasta experiência de Antônio em HSE é um marco importante e reforça nosso compromisso com a segurança em toda operação logística, um pilar estratégico e fundamental para nós. Não temos dúvidas de que sua expertise impulsionará nossa cultura, promovendo o uso inteligente de dados e a padronização de procedimentos para criar um ambiente ainda mais seguro e engajador para todos", finaliza Vilela.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Rondônia. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

VIVIAN RAPHAEL É A NOVA HEAD DE MARCA E COMUNICAÇÃO NO BRASIL DA NUVEMSHOP

Executiva vai liderar as estratégias de branding e comunicação, fortalecendo a proposta de valor da marca como parceira estratégica para negócios D2C

Vivian Louise

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder no mercado de venda direta ao consumidor (D2C) na América Latina, anuncia a contratação de Vivian Louise Raphael como Head de Marca e Comunicação no Brasil. A executiva será responsável por liderar as estratégias de branding e comunicação da empresa no país, com o objetivo de consolidar ainda mais a marca como referência no mercado brasileiro e fortalecer sua conexão com empreendedores e grandes marcas.

Vivian assume uma posição recém-criada com o objetivo de fortalecer a estrutura de Marca e Comunicação da Nuvemshop no Brasil, dentro da área de Marketing. Com 15 anos de experiência em branding, marketing estratégico e campanhas de publicidade integradas, a executiva atuou em negócios B2B e B2C em empresas de destaque como Mercado Livre, ISDIN, Beiersdorf e Johnson & Johnson. Na Nuvemshop, terá um papel estratégico na construção da narrativa institucional da marca voltada a negócios com venda direta ao consumidor (D2C), além de fortalecer sua reputação no ecossistema digital. Sua liderança será fundamental para consolidar o posicionamento, ampliar a visibilidade e reforçar a relevância da empresa como solução estratégica para empreendedores e grandes marcas no mercado.

“A chegada de Vivian representa um momento importante para a evolução das nossas iniciativas de comunicação e marketing no Brasil, que hoje é o país de maior relevância e foco da Nuvemshop. Temos mais de 160 mil clientes na América Latina e, destes, mais de 90 mil são brasileiros. Estamos em um momento de expansão acelerada, e acreditamos que o conhecimento e experiência de Vivian serão fundamentais para reforçar nosso posicionamento no mercado, trazer inovação às nossas estratégias e garantir que nossa mensagem chegue de forma ainda mais clara aos nossos clientes e parceiros”, afirma Bernardo Brandão, CMO da Nuvemshop.

Com formação em Comunicação Social e especialização em Marketing Estratégico, Vivian construiu uma carreira marcada pela habilidade de conectar estratégias criativas a resultados de negócios. Sobre sua chegada à empresa, ela comenta: “Estou muito entusiasmada em fazer parte do time e liderar a estratégia da marca nesse momento de expansão. A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder em D2C na América Latina que ajuda empreendedores e grandes marcas a venderem diretamente aos seus consumidores. Além da criação da loja virtual, a empresa integra soluções proprietárias de pagamentos, logística, marketing, conversational commerce e PDV, com o objetivo de impulsionar esses negócios digitais”.

A chegada de Vivian reforça o compromisso da Nuvemshop em atrair talentos altamente qualificados para apoiar sua missão de transformar o comércio eletrônico na América Latina. A empresa segue investindo em soluções robustas que acompanham as diferentes fases de maturidade dos negócios digitais, consolidando-se como uma parceira estratégica no ecossistema digital.

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 160 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios, automação de marketing, AI e disponibiliza um ecossistema com mais de 4.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2024, adquiriu a Perfit, unidade de negócios focada em automação de marketing. Além disso, oferece outras soluções próprias para e-commerces: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; Nuvem, solução de checkout que facilita a jornada de compras; Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística; e Nuvem Marketing, unidade de negócios de automação de marketing para clientes Nuvemshop

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