terça-feira, 16 de setembro de 2025

FÁBRICA DA GILBARCO VEEDER-ROOT BRASIL OPERA COM 100% DE ENERGIA RENOVÁVEL

Mudança reforça o compromisso da empresa com as metas globais de descarbonização do grupo Vontier do qual faz parte

A fábrica da Gilbarco Veeder-Root no Brasil passou a operar integralmente com energia proveniente de fontes renováveis, como parte do compromisso global da Vontier com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a transição para uma economia de baixo carbono.

Localizada em Barueri (SP), a unidade brasileira da Gilbarco foi elevada à categoria de planta global em 2023, tornando-se referência na produção e exportação de soluções para o setor de mobilidade em toda a América Latina. A adoção de 100% de energia renovável insere-se nesse contexto, alinhando eficiência produtiva a práticas sustentáveis.

Segundo a equipe técnica da empresa, a energia consumida pela fábrica agora é contratada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e provém de um mix de fontes renováveis como geração eólica, hidroelétrica, solar e biomassa.

A transição foi conduzida com suporte da Witzler | Ultragaz, empresa de engenharia e consultoria especializada na gestão de consumidores no mercado livre, responsável pelo protocolo técnico que viabilizou a comprovação do uso exclusivo de energia de fontes renováveis.A validação segue critérios reconhecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e assegura a rastreabilidade da origem da energia, em conformidade com plataformas internacionais de reporte como o GHG Protocol, CDP e GRI.

Com essa mudança, estima-se que a planta brasileira deixará de emitir 16,80 toneladas de CO2 por ano, o que corresponde a mais de 13 campos de futebol de árvores preservadas. A redução nas emissões indiretas associadas ao consumo de energia elétrica reforça o compromisso da operação com a descarbonização e se soma aos avanços já conquistados pelo grupo desde 2020 — como a redução de 40% nas emissões absolutas de escopos 1 e 2 e a adoção de processos de verificação externa com base em protocolos como GHG Protocol, CDP e GRI. Em 2025, esse desempenho levou a Vontier a ser incluída na lista das empresas mais sustentáveis do mundo pela revista TIME.

“A transição para energia renovável é um passo concreto na jornada de sustentabilidade da Gilbarco Veeder-Root e reflete os compromissos da Vontier com a construção de um futuro mais limpo e eficiente”, destaca Bruno Rosas, presidente da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

ALUNOS DA FEI CRIAM APP QUE CALCULA ROTAS SEGURAS EM SÃO PAULO

Chamado Safast, o aplicativo cruza boletins de ocorrência com mapas urbanos para sugerir caminhos alternativos longe de áreas de risco

Um grupo de alunos de Ciência da Computação do Centro Universitário FEI criaram o projeto Safast, um aplicativo urbano que ajuda usuários a se deslocarem por rotas mais seguras na cidade de São Paulo, evitando regiões com maior índice de criminalidade. A iniciativa foi reconhecida dentro do evento de inovação da instituição, o INOVAFEI. Além de vencer na categoria do curso, o projeto também foi reconhecido na categoria geral, que engloba todos os cursos da universidade, destacando-se entre iniciativas inovadoras de diferentes áreas.

O projeto foi desenvolvido por quatro alunos: Bruna Borelli, Guilherme Quirino, Pedro Lucas Adorno e Rodrigo Doraciotto, com orientação da professora Leila Bergamasco, do curso de Ciência da Computação e CDIA da FEI.

O aplicativo Safast utiliza o algoritmo A* para calcular rotas, integrando dados de Boletins de Ocorrência (B.O.s) da cidade de São Paulo ao grafo de ruas, importado com a biblioteca Python OSMNX — uma ferramenta amplamente utilizada na análise de mapas urbanos, capaz de construir gráficos detalhados de ruas e avenidas de qualquer cidade a partir de dados geográficos públicos.

Durante os testes, o Safast foi aplicado em rotas envolvendo regiões como Butantã, terminal do Jabaquara e Pinheiros, além de trajetos específicos, como do Farol Santander até a Faculdade de Filosofia da USP. No evento do INOVAFEI, o app ficou disponível ao público para uso experimental, permitindo que os participantes inserissem endereços de casa ou do trabalho e visualizassem caminhos alternativos. Embora esses dados não tenham sido armazenados, a iniciativa serviu para validar a proposta e evidenciar o potencial impacto social do aplicativo.

Diferentemente de sistemas convencionais de navegação, o algoritmo não considera apenas a distância: os crimes registrados são transformados em pesos, ou seja, valores numéricos atribuídos às conexões entre ruas no grafo. Quanto maior o risco em determinada região, maior o peso, fazendo com que o algoritmo priorize caminhos mais seguros. “Diversos testes e análises foram realizados até alcançar um resultado satisfatório”, explica Rodrigo Doraciotto, participante do projeto.

Embora o projeto ainda não cubra todos os bairros com dados criminais completos, o Safast tem potencial de integrar outras bases públicas e pode ser expandido para diferentes cidades, como o Rio de Janeiro, caso existam dados compatíveis. “Nosso objetivo é tornar os deslocamentos urbanos mais seguros, utilizando informações reais e históricas para orientar os usuários”, reforça Rodrigo.

O desenvolvimento da plataforma enfrentou desafios, principalmente relacionados ao acesso limitado a dados de ocorrências e à necessidade de recursos computacionais robustos, fornecidos por serviços pagos de hospedagem e armazenamento em nuvem, como AWS (serviço de armazenamento e processamento de dados) e Railway (plataforma para hospedar aplicações e servidores). Além da criminalidade, o grupo analisou fatores como iluminação, sinalização e velocidade das vias, mas a limitação de tempo e dados disponíveis restringiu a análise aos critérios essenciais.

Esse software já possui um protótipo funcional, mas foi temporariamente desativado após o evento devido à utilização de serviços pagos. O grupo planeja continuar o desenvolvimento, visando registrar a patente e aprimorar a plataforma, incluindo funcionalidades de navegação e testes em situações reais.

O aplicativo nasceu de uma reunião entre os integrantes do grupo, que buscavam propor uma iniciativa capaz de gerar impacto social positivo. “Foi o reconhecimento de todo o esforço investido no projeto e a certeza de que a ideia tem potencial de transformar a experiência de mobilidade urbana”, relatam sobre a vitória no INOVAFEI.

Quanto ao impacto social, os estudantes acreditam que o Safast pode reduzir significativamente os riscos de deslocamento, ao orientar os usuários para evitar regiões com maior incidência de crimes. Combinando ciência da computação, análise de dados e propósito social, a iniciativa mostra como a tecnologia pode ser aplicada para tornar as cidades mais seguras e conscientes. O reconhecimento no INOVAFEI reforça como a inovação tecnológica desenvolvida na FEI pode se transformar em soluções reais para os desafios das cidades.

FEICom mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas

FEI
CDI Comunicação

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

VOLVO PENTA MARCA PRESENÇA NO SÃO PAULO BOAT SHOW 2025 E APRESENTA NOVIDADES

A Volvo Penta, referência mundial em motores para aplicações marítimas de alto desempenho, participa de mais uma edição do São Paulo Boat Show, que acontece de 18 a 23 de setembro no SP Expo, na capital paulista. Entre as atrações da marca estão um novo motor de rabeta de 480 hp, atualizações no Electronic Vessel Control (EVC) e um simulador de realidade aumentada do sistema IPS Professional (Inboard Performance System), para barcos de até 180 pés.

“Este é o maior salão náutico indoor da América Latina, uma importante vitrine de negócios para todas as empresas que atuam no segmento. Mais uma vez, estamos expondo nossa mais avançada tecnologia, com lançamentos praticamente simultâneos à Europa”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta no Brasil.

Gabriel Barsalini

D6 480 DPI

A principal novidade da marca nesta edição é a rabeta Aquamatic D6 480 DPI. Com 480 hp, o motor garante uma velocidade final até 10% superior à da versão anterior e representa o pacote DPI mais potente já desenvolvido pela marca. Projetado para atender diferentes tipos de embarcações, oferece instalação escalável em configurações simples, duplas, triplas ou quádruplas. 

Volvo Penta D6 480 DPI 

“O conjunto segue o padrão consagrado da Volvo Penta: motor seis cilindros em linha, turboalimentado, acoplado a uma embreagem hidráulica para trocas de marcha suaves (DPI) e um sistema de dois hélices (Duoprop)”, afirma Leandro Barbosa, head de motores marítimos da Volvo Penta no Brasil.

Leandro Barbosa

Como nas demais versões Aquamatic, o D6 480 DPI se integra ao sistema EVC (Electronic Vessel Control), oferecendo recursos como Joystick Driving, Assisted Docking, Dynamic Position System, dentre outros.

Atualização do EVC

Outro destaque que a Volvo Penta traz ao São Paulo Boat Show é a atualização do EVC para os motores já em operação. O sistema permite controlar e monitorar todas as funções de manobra, incluindo acelerador, acionamento, direção e trim. Ao atualizar a embarcação para a geração EVC-E4, é possível ter acesso a recursos avançados, como joysticks de última geração, displays atualizados, Assisted Docking e Sistema de Posicionamento Dinâmico (DPS), facilitando a navegação em diferentes condições.

EVC

A atualização para a geração E4 pode ser feita via kit de retrofit, enquanto a versão 2.0 exige repotenciação. Os centros autorizados Volvo Penta podem orientar sobre as peças necessárias, acessórios e instalação, oferecendo garantia de dois anos para peças e mão de obra.

IPS

Patentado pela Volvo Penta, o revolucionário sistema IPS (Inboard Performance System) estabeleceu um novo padrão de navegação ao posicionar os hélices voltados para a frente do barco, proporcionando maior controle, velocidade e facilidade de uso. O sistema garante desempenho e eficiência de combustível, com operação silenciosa, alta durabilidade e design que preserva a vida útil da transmissão, oferecendo navegação suave e confiável. Em 20 anos, mais de 35 mil unidades IPS já foram instaladas nas mais variadas embarcações mundo afora.

Volvo Penta IPS Professional

No Boat Show, além do IPS tradicional, para embarcações de até 120 pés, os visitantes terão acesso a uma experiência inédita: um simulador em realidade aumentada do IPS Professional, versão desenvolvida para barcos de até 180 pés. A atração permite ter a percepção real do porte e potência dessa solução de última geração.

Boat Show

Realizado desde 1998, o São Paulo Boat Show é tido como o principal evento de negócios náuticos do Brasil, contando com mais de 80 expositores, entre estaleiros e demais fornecedores da indústria. Em 2025, a expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, quando o salão exibiu 170 embarcações, comercializou mais de 700 barcos e recebeu 40 mil visitantes. Saiba mais no site oficial (https://saopauloboatshow.com.br)

Para mais informações, acesse Volvo Penta pelo Instagram e website oficial.

Grupo Volvo América Latina

MDS BRASIL ANUNCIA PAULO LOUREIRO COMO CHIEF COMMERCIAL OFFICER

Com uma trajetória sólida no setor e na própria MDS, executivo vai liderar áreas estratégicas para fomentar o desenvolvimento comercial da empresa

Paulo Loureiro

A MDS Brasil, uma das principais corretoras do país nos segmentos de seguros, resseguros, consultoria de riscos e líder em saúde e benefícios, anuncia Paulo Loureiro como Chief Commercial Officer (CCO). Em sua nova função, ele será responsável pelas áreas de Novos Negócios (Riscos Empresariais e Benefícios), Parcerias & Varejo, além de liderar a recém-criada área de Gestão Comercial de Aquisições, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de negócios a partir das aquisições realizadas pela MDS Brasil.

“Visando dar um foco ainda maior aos novos negócios e ao nosso crescimento orgânico, criamos, de forma transversal à empresa, a Vice-Presidência Comercial. Não tenho dúvidas que, dada a sua atuação e seu comprometimento junto à empresa nos últimos anos, Paulo Loureiro é o nome certo para liderar a área, na recém-criada posição de Chief Commercial Officer”, explica Ariel Couto, CEO da MDS Brasil.

Com uma trajetória marcada por sua atuação como Vice-Presidente na MDS Brasil, Paulo acumula uma vasta experiência em outras grandes empresas do setor, incluindo Allianz Brasil, Tokio Marine Seguradora, Unibanco Seguros e RSA.

“Assumir o cargo de Chief Commercial Officer (CCO) da MDS Brasil é um desafio que encaro com muita energia. Estou determinado a liderar nossas equipes em direção a novas oportunidades e a fortalecer nossas relações comerciais para garantir um crescimento sustentável”, finaliza Paulo Loureiro, que segue como membro do Comitê Executivo da empresa no Brasil.

MDS BrasilParte do The Ardonagh Group, a MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder no segmento de Saúde e Benefícios e referência na gestão de risco e consultoria para o mercado brasileiro. Também lidera em seu segmento em Portugal, e está presente em Angola, Moçambique, Espanha, Chile, Chipre, México e EUA. Mundialmente, a corporação opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em cerca de 135 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal, na África e no Chile com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a organização referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Com a HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros

MDS Brasil
FSB Comunicação

domingo, 14 de setembro de 2025

LÍDER AVIAÇÃO E CTB PARTICIPAM DA AVIATION XP SUDESTE 2025 NO AEROPORTO DA PAMPULHA

Empresas unem experiência e inovação no evento que acontecerá em BH

A Líder Aviação e CTB - Composite Technology do Brasil - confirmam presença na Aviation XP Sudeste 2025, que será realizada nos dias 17 e 18 de setembro no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, terra natal da Líder, fundada há mais de 66 anos.

O evento está em sua primeira edição e a Líder não poderia deixar de participar e apoiar a iniciativa que busca reforçar a aviação executiva no país. Reunindo fabricantes, operadores, prestadores de serviços, pilotos, proprietários de aeronaves e entusiastas do setor, a expectativa é de receber centenas de visitantes em dois dias de programação com palestras, exposição estática de aeronaves e networking.

Durante o evento, a Líder apresentará seu portfólio completo de soluções em aviação executiva, que inclui serviços de fretamento e gerenciamento de aeronaves, manutenção, compra e venda, atendimento aeroportuário, seguros aeronáuticos, treinamento de pilotos.

Paralelamente, a CTB, joint venture da Líder com a Sikorsky, pioneira e referência no setor, destacará seus serviços especializados em reparos de pás de helicópteros, mostrando a força da parceria estratégica entre as duas empresas.

“Participar da Aviation XP Sudeste, especialmente aqui em Belo Horizonte, que é onde a Líder nasceu há mais de 66 anos, tem um significado muito especial para nós. O evento é uma oportunidade de mostrar ao mercado as soluções completas em aviação executiva que oferecemos.”, declara Bruna Assumpção, Diretora Superintendente da Aviação Executiva da Líder Aviação. 

“Estar presente demonstra nosso empenho em continuar impulsionando o crescimento da aviação em Minas e no Brasil, com inovação, excelência e, acima de tudo, segurança.”, completa Bruna Assumpção.

A empresa contará com estande próprio, onde as equipes da Líder Aviação e da CTB estarão disponíveis para receber clientes, prospects e parceiros, oferecendo soluções completas em aviação executiva com uma combinação de experiência e inovação.

Líder AviaçãoÉ a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 66 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 22 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros

CTBCom 25 anos, a Composite Technology do Brasil (CTB), joint venture entre a Sikorsky (Lockheed Martin Company) e a Líder Aviação, é pioneira e principal referência no Brasil em manutenção e reparo de pás de helicópteros. Instalada no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, alia tecnologia internacional, qualidade e agilidade ao mercado brasileiro, sendo Centro de Serviço Autorizado das fabricantes de helicópteros Sikorsky, Bell e Leonardo

Líder Aviação
Focal 3 Comunicação

PARQUE EÓLICO MONTE VERDE, DA EDP, É CERTIFICADO PARA EMISSÃO DE CRÉDITOS DE CARBONO

Parque eólico da EDP no RN é o primeiro projeto de geração renovável da empresa no mundo a ser certificado, além de ser o segundo maior projeto de créditos de carbono do país

O Parque Eólico Monte Verde, da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, foi certificado na última semana para a emissão de créditos de carbono. Este é o segundo maior projeto de créditos de carbono a partir da geração de energia renovável do país, registrado no Global Carbon Council (GCC), e o primeiro projeto da EDP no mundo a receber a certificação.

Localizado nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, no Rio Grande do Norte, o parque tem capacidade instalada de 319 megawatts (MW) e gera, em média, 1,8 milhão de MWh de energia renovável por ano, tendo a capacidade de evitar a emissão de, aproximadamente, 533.243 toneladas de CO2 na atmosfera, anualmente.

O Parque Eólico Monte Verde se destacou, ainda, ao conquistar o selo Diamante, a mais alta classificação da certificação, ao comprovar a sua contribuição a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) - Fome Zero, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Emprego Digno e Crescimento Econômico e Combate às Ações Climáticas - por meio de iniciativas de investimento social realizadas na região.

A certificação é um marco na estratégia da EDP e reforça o avanço da empresa em atuar para liderar a transição energética globalmente. No Brasil, a empresa já opera um portfólio 100% renovável e tem focado em oferecer soluções que contribuam para a descarbonização de pequenas, médias e grandes empresas no país, além dos projetos de transição energética justa, que visam ampliar os benefícios relacionados a energia renovável para as comunidades nas regiões onde a EDP atua, contribuindo para a inclusão social e qualidade de vida por meio da conscientização, capacitação e acesso à energia renovável e segura.

EDP América do SulO grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos

EDP América do Sul
Mass Media

sábado, 13 de setembro de 2025

CUMMINS MIRA CRESCIMENTO NO SEGMENTO DE LOCAÇÃO DE GRUPOS GERADORES NO BRASIL

A Cummins Brasil aposta no mercado de locação de grupos geradores no Brasil, com meta de crescer entre 30% e 40% no segmento até o fim de 2025 por meio de parcerias com grandes locadoras e clientes estratégicos que demandam soluções de energia móvel robustas, confiáveis e fáceis de operar. A líder em tecnologia de energia já conta mais de 3 mil unidades de grupos geradores exclusivos da linha Rental em operação no país, apoiada pelo conhecimento técnico e pela estrutura de pós-venda de sua rede de distribuidores, que atua diretamente nesse segmento.

O grande diferencial da estratégia está no portfólio desenvolvido exclusivamente para a aplicação. “Diferentemente das soluções adaptadas comumente encontradas no mercado, a Cummins investiu no desenvolvimento de uma linha exclusiva, concebida desde a origem para atender com excelência às demandas específicas do setor de locação”, afirma Cora Reis, gerente executiva de Vendas da Cummins Power Generation.  “Nossa linha foi projetada desde a engenharia para enfrentar os desafios reais desse setor — como uso intensivo, movimentação frequente e operação em ambientes adversos por diferentes perfis de operadores. Trata-se de uma solução pensada para o negócio do nosso cliente”.

A linha Rental da Cummins cobre uma faixa de potência que vai de 42 a 625 kVA (34 a 500 kW) em regime Standby e de 38 a 569 kVA (31 a 455 kW) em regime Prime, atendendo às mais diversas aplicações — de demandas móveis e remotas até operações críticas de alta potência. Com frequência de 50 ou 60 Hz e ampla variedade de motores, tanques e configurações, a ampla gama Rental da Cummins oferece versatilidade para o mercado de locação.

Projeto sob medida para locação

Para aplicações de maior porte, a linha Rental oferece, a partir de 300 kW, a opção de disjuntor motorizado, que permite o acionamento remoto e automatizado do grupo gerador, elevando a segurança operacional e integrando-se com sistemas externos de controle.

A depender da aplicação e da necessidade do cliente, os geradores também podem ser equipados com filtros de diesel com separador de água,  filtros de ar com elemento duplo,  intertravamento de portas com desligamento automático,  conectores de engate rápido e medidores de nível elétrico — todos opcionais, mas integrados ao mesmo ecossistema de engenharia Cummins, o que assegura compatibilidade, confiabilidade e desempenho elevado em qualquer configuração.

A produção da linha Rental acontece de forma combinada entre a fábrica da Cummins em Guarulhos (SP) e unidades internacionais, como a planta da Índia, mantendo os mesmos padrões globais de qualidade e desempenho. O atendimento técnico e o pós-venda são realizados por uma rede nacional de distribuidores autorizados, treinados diretamente pela fábrica, garantindo suporte especializado e rápido em qualquer região do Brasil.

Nova fase com foco em grandes locadoras

A Cummins está estruturando sua atuação no segmento Rental. Tradicionalmente com forte presença por meio de vendas diretas e atendimento via distribuidores com frota própria, a Cummins agora avança com uma estratégia dedicada para ampliar sua participação junto às grandes locadoras, posicionando-se de forma ainda mais relevante no mercado de locação de energia.

“Para isso, um novo plano está em curso e inclui ações de comunicação, presença em feiras especializadas, campanhas promocionais e o desenvolvimento de materiais técnicos e comerciais alinhados às particularidades do mercado de locação”, reforça a gerente. “Onde há demanda por energia móvel, constante e segura, há espaço para a linha Rental da Cummins, desenvolvida para durar, performar e gerar resultado em cada operação. Estamos falando de grupos geradores que rodam em aplicações críticas como mineração, agronegócio, eventos, construção civil, supermercados, hospitais, data centers e usinas”.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

O “SOM” MAIS PERIGOSO DO TRÂNSITO. Por chicolelis*

Muitos ainda devem se lembrar daqueles desenhos animados (hoje chamados animação), em que o coiote era humilhado por um Papa-Léguas (Road Runner) na série Lonely Tunes da Warner Bros, lá pelos anos 70 ou 60. O pobre do coiote que, na vida real, é mais rápido que o pássaro, passava maus momentos na inversão das velocidades criada na série.

E a marca registrada do Papa-Léguas era o seu bip-bip, hoje revivido em uma forma simplificada, pelos motoqueiros de entregas (conhecidos como motoboys) nas cidades brasileiras, virando apenas “bibibi”! Mas leva a mesma carga de ousadia e desrespeito por tudo que aprendemos em relação ao bom e correto modo de trafegar pelas ruas e avenidas das cidades.

Como se fossem milhares de Papa-Léguas, grande parte desses entregadores não respeitam as mais simples regras de trânsito. Trafegam na contramão, sobre as calçadas e para eles o sinal está sempre verde, não importando a via que estão cruzando, que pode ser uma avenida de grande movimento, ou uma rua de bairro. Ligam o “bip-bip” e fazem os motoristas dos outros veículos de verdadeiros “coiotes”.

E, se o pedestre que não olhar para os dois lados da via, pode ser surpreendido pelo “Papa-Léguas” que ainda vai xingá-lo, mesmo que o sentido da rua seja para a direita e o motoqueiro ia para a esquerda. Isso quando não sobem na calçada para fugir do trânsito parado à sua frente e o “corredor” (espaço entre os carros) está estreito demais para ele conseguir trafegar por ele.

“Por aqui é igual”

Conversando com amigos que moram fora de São Paulo, onde este problema vem se agravando seriamente, sem que as autoridades ponham um fim a esses abusos. Ouvi, de todos eles: “aqui é igual. A diferença para São Paulo é que a cidade é menor, com menor números de habitantes e, consequentemente, motoqueiros. Mas eles também andam na contramão, pelas calçadas, furam sinais vermelhos e não param com o seu bibibibi, atormentando nossas vidas no trânsito. Igualzinho ai em São Paulo”.

São moradores de Curitiba, Goiânia, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, onde a “doideira” é geral, com eles andando “lapado” (gíria paraense de grande velocidade), que causa um número muito grande de acidentes fatais. No Rio de Janeiro, segundo o depoimento de um carioca, que anda de moto para ganhar tempo, mas não pratica irregularidades, eles trafegam até sobre as passarelas.

“Fique longe deles”

Jornalista e ex-instrutor de motociclistas, Gabriel Marazzi recomenda que o motorista fique o mais longe possível de um motoqueiro de entrega pois eles são imprevisíveis. O pai dele, também jornalista, Expedito Marazzi (que já deixou há anos passados) tinha um alerta para os motociclistas: “você na moto é invisível, por isso fuja dos problemas. Afaste-se dos carros”. Tenho certeza de que hoje o jornalista mudaria o alvo desta frase, dirigindo-as aos motoristas.

Facilitar? Por que?

Em São Paulo, que já oferece mais de 250 quilômetros de faixa azul, que dá preferência aos motociclistas, existem placas com os dizeres “MOTO FACILICITE MUDANÇA DE FAIXA DO VEÍCULOS”. Mas, qual o que, nunca tive essa facilitação e não conheço ninguém que a tenha se deparado com algum “Papa-Léguas” que não disparasse o seu “bibibibibib” e acelerasse (ou torcendo o cabo como se diz em Belo Horizonte), para evitar que o motorista mude de faixa.

Morador em Boynton Beach, uma pequena cidade na Flórida, diz que por lá as entregas são feitas por pessoas dirigindo carros e que poucas motos circulam por lá. Entretanto, outro morador dos Estados Unidos, diz que em Washington DC, são muitos os entregadores – especialmente de pizzas e comida – que usam motos, em razão das dificuldades de encontrar lugares para estacionar, mas que não existe por lá nenhum “Papa-Léguas” com seu irritante “bipbip”, ou “bbibibi”.

Ia me esquecendo

Mas não é só de contramão, ignorar sinal vermelho, andar pela calçada, xingar o motorista que não abre o “corredor” para ele passar com a sua moto. Ele também abusa do escapamento aberto. Muitos deles, diante do desgaste do equipamento original, ao trocá-lo o fazem por um que não tem abafador de ruído. Daí, haja ouvido para aguentar o som do escapamento aliado ao do “bip bip” ou melhor “bibibibibibibi”.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

TROCAS QUE NOS ENLOUQUECEM. Por Marli Gonçalves*

À esta altura da vida você já deve ter precisado algum dia trocar de celular, de computador, e sofrendo com a tristeza de aposentar os objetos que tanto tempo te acompanharam, bem usados, que sabem tanto de você e com os quais estava totalmente acostumado.  Sei bem o quanto não é nada fácil.

E para levar tudo de um para o outro? E o que não vai? Aqueles favoritos, os programas, os sites em endereços que você cultivou e registrou durante anos. Fora entender novos mecanismos, o que apertar, se aperta. Os riscos de perder tudo numa manobra açodada. A vida digital, mesmo para quem já é acostumado, se não é especialista, vira maratona.

Precisei trocar de computador porque o anterior, com mais de vinte anos, dava fortes sinais de senilidade a ponto de nem mais conseguir abrir arquivos simples, e o que obrigava a manobras inacreditáveis e criativas para o uso diário. Tão antigo, que usava duas anteninhas externas para captar o wi-fi. Fora exigir drive externo (e a paranoia que ele pife) uma vez que a memória estava esgotada, sem remédio, com o tal Windows parado no número do século passado.

Antes preciso descrever uma surpresa. O anterior era uma torre enorme, pesada, muitos quilos. O novo é uma coisinha pequenina, leve, tanto que agora consegue ficar preso atrás do monitor, no suporte, ocupando só um espacinho na mesa.  Me endividei por bons meses, mas, como disse, cheguei ao limite. Os problemas atrasavam o trabalho, cansando muito mais com a lentidão. Fora o mau humor que ninguém merece, mesmo com tanto apego ao que durante tanto tempo me acompanhou, quase um pet. Da família.

Se não fosse o técnico que conheço há décadas, Pascoal Aita, meu herói, fazendo tudo de forma remota, não sei o que seria de mim. Primeiro, inclusive, para montar o corpinho do novo bichinho, uma vitória obtida após horas assistindo e repetindo um tutorial do YouTube.

Que dia! Que exaustão! Aconteceu que, por coincidência, enquanto instalava o computador, o HostGator, provedor do site que edito, Chumbo Gordo, teve um problema sério de instabilidade, e no mesmo dia deixou o site fora do ar quase o dia todo. Eu tentando resolver. Demoraram horas para admitir que o problema era deles, me mandando antes para o chat, suporte, e no final, como hoje tudo passa por robôs, tive de me relacionar com a infernal Inteligência Artificial deles, ainda bem longe da perfeição, e que ficou indicando soluções erradas, como mexer com umas letrinhas sobre as quais nem tenho ideia, DNS, DNA, por aí afora. Daí, também, repito: Pascoal, meu herói!  (Se um dia precisar, avisa que o indico).

Não posso deixar de comentar também a tortura a qual diariamente temos tido de enfrentar na navegação por essas terras e nuvens, para fugir dos golpes e em nome da segurança, para tudo onde andamos, e além das senhas disso e daquilo (vivas ao guardador de senhas!). O desfile de pedidos, a cada passo, de códigos de verificação, códigos de ativação, provas de que é humano, cliques, dupla verificação e Pins; “falhou, tente outra vez”; a ameaça de só ter três chances ou será bloqueado, interditado, desprezado.  Mandamos o código para seu SMS, WhatsApp, e-mail.  Aí vai num, vai no outro, até achar, quando acha, e não tem de pedir de novo. Só com a ajuda do celular recebendo essas chaves, e tudo isso ao mesmo tempo.

Bem, perceberam que assim fugi “daquele” tema que dominou a semana. Não aguento mais ouvir falar daquele nome e dos todos que tentaram selar nosso destino. Melhor escrever sobre nosso dia a dia e coisas bem mais pueris, pelo menos por enquanto. Para não arrumar briga.



Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon
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BASF REVITALIZA ESCOLAS PELO BRASIL E BENEFICIA MAIS DE 1.700 CRIANÇAS EM 2025

Instituições de MG, GO, RS e MT foram contempladas e de 1.400 crianças foram beneficiadas com o projeto neste ano

Ação na Escola Municipal Professora Maria Zaiden, em Jataí, Goiás. Foto: Divulgação BASF.

O projeto “Nosso Legado Nasceu para Continuar”, promovido pela BASF Soluções para Agricultura, continua beneficiando escolas em zonas agrícolas pelo Brasil. Neste ano, instituições localizadas em regiões importantes do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso foram contempladas, somando 1.707 crianças beneficiadas. Desde 2023, o projeto já contemplou 18 escolas no país e impactou cerca de 4 mil alunos.

Entre as ações realizadas estão pintura de muros, fachadas e salas de aula, revitalização de jardins e construção de canteiros para o cultivo de hortaliças, que contribuem para a alimentação dos alunos e dos profissionais. O projeto tem como objetivo valorizar os ambientes de ensino e preservar as comunidades onde a BASF está inserida. “Revitalizar as escolas é uma forma de retribuir a essas regiões, que têm na agricultura uma das suas principais atividades econômicas”, afirma Graciela Mognol, diretora de Marketing da BASF Soluções para Agricultura no Brasil.

As escolas municipais de Ensino Fundamental Lúcio dos Santos, de Perdizes (MG), Professora Maria Zaiden, de Jataí (GO), Eulália Vargas Albuquerque, de Carazinho (RS) e Primavera, de Sorriso (MT), participaram do projeto em 2025. A escolha das instituições foi feita pelos agricultores vencedores do concurso de produtividade Safra Campeã Credenz®, marca de sementes de soja da BASF, que indicaram escolas de suas regiões para receberem a ação. “Criamos essa iniciativa pelo amor à agricultura e, principalmente, pela valorização da educação, que é o maior bem que podemos deixar para as crianças”, destaca a diretora.

Além disso, em fevereiro, durante a Abertura da Colheita do Arroz, em Capão do Leão (RS), a Escola Municipal Professora Margarida Gastal, que atende 250 alunos, também foi escolhida para receber o projeto, que deve ser finalizado ainda este ano.

A BASF também contribui com a doação de tintas para intervenções artísticas realizadas junto aos alunos. “A nossa proposta é a construção de um mural com a contribuição dos estudantes, representando a interdependência e o trabalho coletivo na construção de um mundo melhor”, afirma Daniela Tavares, gerente sênior de Excelência em Marketing da BASF Soluções para Agricultura no Brasil.

BASF Soluções para AgriculturaTudo o que fazemos, fazemos por amor à agricultura. A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. É por isso que trabalhamos com parceiros e especialistas para integrar nossos compromissos de sustentabilidade em todas as nossas decisões de negócio. Com €919 milhões em 2024, investimos em uma sólida estrutura de P&D, combinando ideias inovadoras com ações práticas no campo. Nossas soluções são desenvolvidas para os diversos sistemas produtivos. Conectamos sementes e biotecnologias, soluções de proteção de cultivos, ferramentas digitais e iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de contribuir com agricultores, agricultoras e outros elos da cadeia produtiva para que tenham os melhores resultados. Com equipes especializadas nos laboratórios, campo, escritório e produção, nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura. Em 2024 nossa área gerou vendas de €9.8 bilhões. Para mais informações visite o site (www.agriculture.basf.com) ou nossos canais nas redes sociais

BASF
Máquina CW

ITAIPU INICIA MONTAGEM DA USINA SOLAR FLUTUANTE NO RESERVATÓRIO

Primeiro conjunto de painéis fotovoltaicos foi colocado na água nesta semana; expectativa é que a usina comece a gerar energia ainda este ano

Foto: Elder Alejandro Baez Flores | Divulgação Itaipu.

A Itaipu Binacional começou nesta semana a instalação do primeiro dos dez conjuntos de placas solares da futura usina solar flutuante experimental no reservatório da hidrelétrica. A previsão é que esta etapa de montagem da estrutura se estenda até o fim do mês e a usina esteja operando em sua capacidade plena ainda este ano. Toda a energia produzida será destinada para o consumo interno da própria Itaipu.

O projeto-piloto prevê a instalação de 1.584 módulos com potência de 705 watts-pico (Wp) cada, apoiados sobre 4.199 flutuadores, formando uma ilha solar com capacidade instalada de 1 megawatt-pico (MWp), suficiente para abastecer cerca de 650 casas. Os painéis estão sendo organizados em dez segmentos. O primeiro deles, com 132 placas, já foi montado e fixado no reservatório.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, esta experiência reforça o papel de Itaipu como promotora da inovação no setor elétrico e na transição energética. “Projetos como este nos ajudam a entender como as novas tecnologias podem dialogar com a operação da usina, sem interferir na sua missão principal de gerar energia hidrelétrica segura, firme e sustentável, com potencial de aplicação em outras usinas”, afirma.

A usina está sendo implantada por um consórcio binacional formado pelas empresas Sunlution (Brasil) e Luxacril (Paraguai), vencedor do edital promovido por Itaipu com proposta de US$ 854,5 mil. O sistema ficará conectado à subestação da margem paraguaia, próximo do local onde a usina flutuante está sendo instalada. Os equipamentos têm certificações internacionais de qualidade, vida útil estimada de 30 anos e resistência a condições climáticas adversas.

Segundo Rogério Meneghetti, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, o objetivo é testar cada etapa do processo antes de considerar uma possível ampliação da iniciativa. “Estamos convertendo planejamento em realidade. Este é um projeto experimental que vai nos ajudar a entender os desafios técnicos, ambientais e de integração com a nossa rede interna e a comparar a eficiência entre geração em solo e sobre a água”, explica.

Quanto à expansão do projeto levando em conta o tamanho do Lago de Itaipu, Meneghetti lembra que se 10% do espelho d’água do reservatório pudesse ser ocupado por placas fotovoltaicas, a capacidade instalada da usina solar seria equivalente à da própria Itaipu: 14 mil megawatts. “É claro que isso é apenas um dado teórico, mas mostra o quanto essa tecnologia pode ser estratégica no futuro.”

Itaipu BinacionalCom 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora. A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas

Itaipu Binacional

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

LAFAIETE OLIVEIRA É O NOVO COUNTRY MANAGER DA BRIDGESTONE NO BRASIL

A Bridgestone anuncia Lafaiete Oliveira como novo Country Manager da companhia no Brasil, em movimento alinhado à estratégia de fortalecer sua presença local e impulsionar o crescimento sustentável no país

Lafaiete Oliveira

O executivo ingressou na Bridgestone Brasil em 2015 como Diretor de Supply Chain e, após quase dois anos, foi promovido a Diretor de Vendas. Em 2019, assumiu o cargo de Country Manager para Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai, liderando as operações comerciais e estratégicas da região. Nos últimos 3 anos, esteve à frente das operações na Argentina e em países não industriais da região, consolidando uma trajetória marcada por resultados consistentes nas áreas comercial e de operações.

“Assumo o cargo de Country Manager da Bridgestone no Brasil com entusiasmo e foco renovado. Com quase dez anos dedicados a liderar operações em diversos países da América Latina, sinto-me preparado para este novo desafio: fortalecer nossa presença no mercado brasileiro e entregar resultados sustentáveis e de alto valor aos clientes e parceiros”, afirma o executivo.

Como parte desse novo momento, a companhia também anuncia mudanças estruturais na organização da Bridgestone no Brasil, com o objetivo de reforçar o alinhamento estratégico, além de potencializar sinergias regionais e fortalecer a atuação junto à rede de parceiros.

Entre as movimentações, Oduvaldo Viana assume como Diretor de Estratégia e Planejamento de Negócio e Gonzalo Muzzupappa como Diretor de Vendas para a categoria de pneus de passeio. Ainda dentro desta estrutura, Marcos Aoki segue como Diretor de Vendas para a categoria de pneus comerciais, agrícolas, fora de estrada e bandas de rodagem e Marília Padrão como Diretora de Marketing.

Com essa nova estrutura a Bridgestone reforça seu compromisso com o mercado brasileiro e com a excelência operacional, mirando uma gestão mais integrada, ágil e voltada a resultados de longo prazo.

Bridgestone Brasil
Máquina CW

PETROBRAS DESTINA CERCA DE R$ 30 MILHÕES A QUATRO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS DA REGIÃO DA REFINARIA DE CAPUAVA

A Petrobras vai investir cerca de R$ 30 milhões em quatro projetos socioambientais, desenvolvidos na região da Refinaria de Capuava (Recap). Foram selecionados, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, os projetos Educação em Movimento, Ubuntu, Primeira Infância Cidadã e Florestas Produtivas na Bacia do Tamanduateí. A assinatura simbólica das parcerias acontece nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 13h30, na sede do Instituto Seci, em Santo André. O evento contará com a presença do gerente executivo de Responsabilidade Social da companhia, José Maria Rangel, e a gerente geral da Recap, Márcia Cristina Andrade.

Esses projetos contemplam ações voltadas para atividades educativas no contraturno escolar, empreendedorismo e geração de renda, fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância e a revitalização da Bacia do Tamanduateí, rio que passa por vários municípios da Grande São Paulo, como a capital paulista, Santo André, São Caetano do Sul e Mauá.

Os quatro projetos

Projeto Educação em MovimentoRealizado pelo Instituto SECI, o projeto atua no contraturno escolar com atividades de reforço em português e matemática, aulas de inglês e atividades esportivas e culturais para cerca de 2.800 crianças da rede pública de ensino. Serão investidos cerca de R$ 17 milhões em quatro anos de parceria.

UbuntuRealizado pela Associação Instituto DiverCidades, o projeto oferecerá formação e mentoria para microempreendimentos geridos por mulheres, além do fornecimento de capital semente para apoio aos negócios dessas empreendedoras. O Ubuntu vai contribuir para a profissionalização e a geração de renda de mais de 600 mulheres das periferias das cidades de São Paulo, Mauá e Santo André. Serão investidos quase R$ 7 milhões em quatro anos.

Primeira Infância CidadãRealizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, o projeto atua na oferta de trilhas formativas sobre o Marco Legal da Primeira Infância para membros das comissões municipais, agentes públicos, operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescência e lideranças comunitárias. Além disso, contribui com os municípios participantes da iniciativa na elaboração e monitoramento dos Planos Municipais pela Primeira Infância, que são um conjunto de políticas públicas voltadas para o reconhecimento da criança pequena como sujeito de direitos, garantindo a proteção e o cuidado necessários para a primeira infância. Atualmente está em implementação em Mauá e em outros 19 municípios de cinco estados.

Florestas Produtivas na Bacia do TamanduateíO projeto visa revitalizar a Bacia do Tamanduateí por meio de ações como produção de mudas e plantio de espécies nativas, além da implantação de áreas verdes. Com atuação em São Paulo e Santo André, a realização é do Instituto Nova Era (INE). Serão investidos R$ 5 milhões em três anos.

Programa Petrobras Socioambiental em São Paulo

Ao todo, o estado de São Paulo conta com 22 projetos vigentes apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental, atendendo diretamente mais de 43 mil pessoas, com um valor previsto de desembolso de mais de R$ 143 milhões.

Por meio dos projetos apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental, a companhia contribui com a melhoria da educação e qualidade de vida das comunidades próximas das suas operações e com a conservação do meio ambiente. Atualmente o Programa abrange mais de 300 municípios de todas as regiões do país e atua, nos projetos ambientais, em todos os sete biomas brasileiros.

Doação de computadores

Na ocasião da assinatura simbólica das parcerias, a Petrobras também fará a doação de notebooks recondicionados para quatro organizações de assistência social, educação e desenvolvimento comunitário da região de atuação da Recap. Serão contemplados a Casa dos Pobres, a Instituição Recanto Infantil Tia Célia, o Instituto Nexus e o Instituto Socioesportivo, Educacional, Cultural e Inovador (Seci). Nesta nova etapa, a companhia vai fornecer cerca de 5 mil equipamentos a escolas públicas municipais de oito estados e instituições do terceiro setor que participam dos seus Comitês Comunitários. O objetivo da doação é incentivar a inclusão e empoderamento digital das comunidades da área de abrangência das operações da Petrobras.

Desde o início da iniciativa, em 2021, mais de 18 mil computadores já foram doados, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e a democratização do acesso à tecnologia.

Programa Autonomia e Renda Petrobras

As comunidades da área de abrangência da Recap também estão sendo contempladas pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, voltado para a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou desempregadas. Esse Programa visa ampliar as oportunidades de empregabilidade no segmento de óleo e gás e é uma parceria da Petrobras com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Sesi-Senai, que ministram os cursos. O programa está sendo implementado em mais de 40 municípios de sete estados (ES, MG, PE, PR, RJ, RS e SP) até 2028, com investimento de cerca de R$ 350 milhões em todo o país.

No total serão oferecidas 700 vagas nas unidades do Senai de Mauá e Santo André para pessoas moradoras desses municípios e de São Paulo, em cursos como Pintura Industrial, Caldeiraria, Soldagem e Técnico em Mecânica.

Até o momento, já temos 48 alunos formados, sendo 32 no curso de Soldagem no Senai de Mauá e 16 no curso de Pintura Industrial no Senai Santo André. Esses alunos estão sendo direcionados para os postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine) da região a fim de que possam se inscrever para vagas disponibilizadas pela cadeia de fornecedores locais da Petrobras.

Serviço

O evento de apresentação dos projetos e assinatura simbólica acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 13h30, no Instituto Seci, que fica na rua Ilíria, 73, no Parque Capuava, em Santo André. A cerimônia também contará com a presença dos prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira, e de Santo André, Gilvan Ferreira.

Agência Petrobras

RENATA AGOSTINI É A NOVA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO DA ANFAVEA

Com 20 anos de carreira no jornalismo, Renata Agostini tem passagens pelos principais veículos de imprensa do país

Renata Agostini 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN. Atuou como analista e apresentadora da CNN Brasil, repórter especial e colunista do Estadão, além de ter sido repórter na Folha de São Paulo e nas revistas Veja e Exame.

“Assumir a Comunicação da Anfavea é um desafio que me enche de orgulho e me motiva muito. O setor automotivo é um dos motores da economia e tem papel estratégico para o Brasil. Minha missão será ampliar os canais de diálogo da entidade com a sociedade e seus diferentes públicos de interesse”, afirmou Renata Agostini.

“A chegada da Renata reforça nosso compromisso de dar ainda mais relevância e consistência à comunicação da Anfavea. Sua experiência, credibilidade e visão estratégica serão fundamentais para esse novo momento da entidade”, destacou Igor Calvet, presidente da Anfavea.

Assessoria de Comunicação Anfavea