sexta-feira, 21 de novembro de 2025

MISSÃO DUBAI: INVESTIMENTO DE R$ 1,6 BILHÃO NO PORTO DE SANTOS E PARCERIAS PARA AMPLIAÇÃO DA MALHA INTERNACIONAL SÃO DESTAQUES EM MISSÃO OFICIAL

A missão oficial do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, encerrou-se com resultados expressivos para a infraestrutura e a indústria brasileiras

Liderada pelo ministro Silvio Costa Filho, a comitiva brasileira volta ao país com o anúncio de R$ 1,6 bilhão em investimentos privados para o Porto de Santos e avanços significativos nas negociações para ampliar a malha aérea internacional em regiões brasileiras.

A visita, que reuniu autoridades e grandes agentes globais de logística entre os dias 18 e esta sexta-feira, 21 de novembro, serviu para reafirmar o Brasil como um destino seguro para o capital estrangeiro e para alinhar o país às melhores práticas mundiais de inovação e sustentabilidade.

“Viemos mostrar que o Brasil é um parceiro seguro, previsível e aberto a investimentos que gerem desenvolvimento. O saldo desta missão é a prova de que o mercado internacional confia no atual momento do país, seja aportando recursos na nossa infraestrutura portuária, seja comprando a tecnologia da nossa indústria aeronáutica”, avaliou o ministro Silvio Costa Filho.

Modernização portuária

O principal anúncio financeiro da missão foi a confirmação de um aporte de R$ 1,6 bilhão pela DP World, gigante global de logística, para a ampliação de suas operações no Porto de Santos (SP). O investimento visa elevar a capacidade de movimentação do terminal para 2,1 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) até 2028 e inclui a construção de um novo píer, modernização de equipamentos e ampliação do cais em 190 metros.

Além de garantir recursos, a missão focou na troca de experiências e no intercâmbio de boas práticas entre os países. A comitiva técnica brasileira visitou o Porto de Jebel Ali, um dos mais modernos do mundo, para conhecer tecnologias como o sistema Boxbay, que multiplica a eficiência no armazenamento de cargas.

Conectividade e turismo

A ampliação do turismo e das rotas comerciais também foi pauta central da missão ao país dos Emirados Árabes Unidos. Em reunião com o presidente da Emirates Airlines, Tim Clark, o governo brasileiro avançou nas tratativas para levar voos da companhia para a região Nordeste, descentralizando a entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

A agenda de sustentabilidade permeou os encontros com representantes locais, como a Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita e a Dnata. Foram discutidos investimentos na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil e cooperação técnica para o desenvolvimento de eVTOLs (os "carros voadores"), posicionando o Brasil na vanguarda da descarbonização do setor.

A missão também reforçou laços institucionais voltados à segurança. O ministro se reuniu com o presidente da Interpol, major-general Ahmed Naser Al-Raisi, para debater a proteção do espaço aéreo e de rotas logísticas, uma pauta prioritária para garantir a integridade das operações de comércio exterior brasileiras.

A delegação do Ministério de Portos e Aeroportos contou ainda com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, e do diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein.

Governo Federal
Ministério de Portos e Aeroportos
FSB Comunicação

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

SAAB ENTREGA MAIS UM F-39E GRIPEN À FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Aeronave é a 11ª em solo brasileiro e já está na Base Aérea de Anápolis (GO)

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, às 10h26, o F-39E Gripen de matrícula 4111 pousou na Base Aérea de Anápolis (GO), sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira. O voo, com duração de uma hora e três minutos de voo, decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC), conduzido pelo piloto Major Thiago Camargo. Essa é a 11ª aeronave Gripen em solo brasileiro.

“A cada nova entrega do Gripen à Força Aérea Brasileira, reforçamos a maturidade de um ciclo integrado de produção, logística e operações conduzido conjuntamente por Brasil e Suécia. Esse trabalho binacional, sustentado pelo programa de transferência de tecnologia e pela cooperação industrial, demonstra um avanço contínuo e alinhado ao propósito de ampliar as capacidades estratégicas do país”, afirma Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil.

“Cada novo F-39 Gripen entregue representa um avanço significativo para o país. O Projeto FX-2 é resultado de uma série de interações com diversas organizações do Comando da Aeronáutica e com a Saab. O mais importante é a satisfação de podermos entregar à Força Aérea mais uma capacidade — um poderoso vetor — para que continue a cumprir, com excelência, a missão constitucional de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, destaca o presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Assim como as demais aeronaves já entregues, o Gripen 4111 foi produzido na sede da Saab, em Linköping, na Suécia, com aeroestruturas fabricadas no Brasil. Ele chegou ao país por via marítima, em um processo logístico que envolveu mais de 30 áreas de 10 instituições, incluindo equipes da Saab, autoridades aeroportuárias, órgãos civis e militares de ambos os países. Uma operação coordenada que assegura o transporte seguro da aeronave até seu voo em território nacional.

A chegada da 11ª aeronave ocorre poucos dias após a certificação de reabastecimento em voo (REVO) do Gripen pelo KC-390 Millenium, um marco que amplia significativamente o alcance operacional do caça sem necessidade de pousos intermediários e reforça a capacidade de pronta resposta da aviação de defesa brasileira.

Com a incorporação do Gripen 4111, a FAB passa a contar com dez aeronaves em operação no 1º GDA. A primeira aeronave segue empregada em campanhas de ensaios no Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Programa Gripen

O programa Gripen brasileiro foi anunciado em 2013, quando o caça foi escolhido para substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira, assim como beneficiar a indústria nacional de Defesa. Em 2014, foi firmado o contrato para o desenvolvimento de 36 aeronaves, sendo 28 Gripen E (monoposto) e 8 Gripen F (biposto). E, em 2015, o contrato entrou em vigor, dando início ao maior programa de transferência de tecnologia já feito pela Saab.

O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e o acordo de cooperação industrial.

Por meio do programa de transferência de tecnologia, a Saab capacitou mais de 350 brasileiros, entre engenheiros, técnicos e pilotos, com treinamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento, teste, produção e manutenção do mais avançado caça multimissão do mundo, no Brasil.

Atualmente, o país conta com infraestruturas vitais para o programa Gripen, como o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (ou GDDN, da sigla em inglês), o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (ou GFTC, da sigla em inglês) e a linha de produção da aeronave, todos em Gavião Peixoto (SP). Além da unidade da Saab, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção de aeroestruturas do Gripen e pela manutenção do radar AESA e sensores de guerra eletrônica do caça.

A unidade da Saab em São Bernardo do Campo, recentemente, inaugurou a segunda linha de produção de fuselagem traseira. Um marco que representa a maturidade industrial da planta ao consolidar a fabricação dessa aeroestrutura de alta complexidade, responsável por abrigar o motor do caça. Com a nova linha, a capacidade anual da unidade dobrou: se antes eram produzidas oito fuselagens traseiras, agora o volume passa para 16 unidades por ano.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com uma missão duradoura: ajudar as nações a manterem seu povo e sua sociedade em segurança. Impulsionada por seus 26 mil profissionais talentosos, a Saab está constantemente superando os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sede na Suécia, operações importantes em diversas partes do mundo e integra as capacidades de defesa nacionais de vários países. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Saab
Owly

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

MOTIVA ANUNCIA A VENDA DOS SEUS 20 AEROPORTOS PARA O GRUPO AEROPORTUARIO DEL SURESTE (ASUR) POR R$ 11,5 BILHÕES

Considerada a maior transação de aeroportos em andamento no mundo, a operação simplifica o portfólio e gera valor, acelerando crescimento mais sinérgico e rentável

Aeroporto de Belo Horizonte está entre os negociados

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anunciou nesta terça-feira (18) a venda de 100% da sua plataforma de aeroportos para a Aeropuerto de Cancún, S.A. de C.V., uma subsidiária do Grupo Aeroportuario del Sureste, S.A.B. de C.V. (ASUR), que opera nove aeroportos no México e outros sete na América Latina. A transação, no valor total de R$ 11,5 bilhões, sendo R$ 5 bilhões em equity pelas participações acionárias da Companhia nos ativos aeroportuários, e R$ 6,5 bilhões em dívidas líquidas, se refere à alienação de 100% das ações detidas pela Motiva na CPC Holding, veículo que consolida as cotas da Companhia nos seus 20 aeroportos.

Maior transação aeroportuária em curso no mundo neste momento, o processo competitivo internacional atraiu o interesse de mais de 20 grupos europeus, latino-americanos e asiáticos, superando as expectativas da Companhia. A previsão é de que a conclusão do processo aconteça em 2026, após a aprovação pelo poder concedente e pelos órgãos de defesa da concorrência. Até o fechamento, a Motiva seguirá tocando a operação, mantendo o quadro atual de colaboradores e assegurando o cumprimento integral dos contratos vigentes e investimentos previstos.

A venda da plataforma de aeroportos marca mais um avanço na estratégia de simplificação do portfólio com destravamento de valor, anunciada pela Companhia no seu plano estratégico Ambição 2035, que prioriza o crescimento rentável, seletivo e sinérgico de seus negócios e a eficiência operacional superior para a criação de valor sustentável.

“Ao avançarmos na reciclagem de capital e simplificarmos o nosso portfólio, ampliamos a nossa capacidade de investimento nos segmentos estratégicos para nossa companhia, em especial de rodovias e trilhos. Esta transação, de alta relevância para a execução de nosso Plano Estratégico Ambição 2035, vai destravar valor em nosso portfólio e simplificar nosso modelo de negócio, fortalecendo a nossa posição para liderarmos o futuro da mobilidade no Brasil,” afirmou o CEO da Motiva, Miguel Setas.

Pelos termos da transação, os ativos foram precificados a um múltiplo EV/EBITDA (LTM) de 8,8x at stake, acima do múltiplo atual da Motiva, proporcionando criação de valor. Os recursos da operação serão utilizados para a redução do endividamento da holding.

Com a conclusão do negócio, a alavancagem consolidada, que considera as controladas em conjunto com a Motiva, cairia de 3,5 vezes para menos de 3,0 vezes, ampliando a capacidade financeira da Companhia para fazer frente ao pipeline de R$ 160 bilhões de oportunidades mapeadas para os próximos anos para concessões rodoviárias, de trens e metrôs no Brasil, além de otimizar a estrutura de capital e melhorar o perfil de risco do portfólio.

“A operação de venda da plataforma de Aeroportos da Motiva reforça o nosso compromisso com a disciplina de capital e a seletividade na alocação de nossos recursos. Ao melhorar o perfil do nosso endividamento e praticamente zerar o endividamento líquido na holding, fortalecemos nossa capacidade de entregar resultados superiores ao mercado e de estarmos bem-preparados para capturar as melhores oportunidades no robusto pipeline de concessões no Brasil”, afirma o Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores e Presidente da Motiva Aeroportos, Waldo Perez.

Plataforma de Aeroportos

A Motiva Aeroportos, agora integralmente vendida à ASUR, reúne 20 operações aeroportuárias na América Latina, sendo 17 no Brasil e três em outros países da região, com movimento anual de cerca de 45 milhões de passageiros e mais de 200 rotas regulares. Estes números colocam a operação como a terceira maior do Brasil, com ativos estratégicos, como os aeroportos de Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia.

Nos 12 meses encerrados no terceiro trimestre de 2025, a Receita Líquida do negócio de Aeroportos da Motiva totalizou R$ 2,96 bilhões e o EBITDA alcançou R$ 1,52 bilhão, com margem de 51%, além de 524 mil toneladas de carga movimentadas. Esses indicadores traduzem uma plataforma resiliente, diversificada e eficiente, apta a capturar crescimento com qualidade de serviços, produtividade e robusto fluxo de caixa.

Simplificação de portfólio

O anúncio da venda dá sequência às entregas do Plano Estratégico da Companhia comunicado ao mercado, que previa a otimização do portfólio, iniciada em 2023, e que inclui a desmobilização da operação de Barcas (RJ) e a otimização contratual da BR-163/MS, hoje Motiva Pantanal.

“Com a realização desta transação, a Motiva reforça a sua estratégia de criação de valor sustentável aos seus acionistas e à sociedade. Como anunciamos no Capital Markets Day de 2025, a Companhia está em um movimento de “back to basics”, para se tornar mais simples e com uma expansão mais focada, rentável e sinérgica”, conclui Setas.

A conclusão da operação depende da verificação de condições precedentes, nomeadamente da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como de credores, além das aprovações regulatórias nas restantes jurisdições onde a Motiva Aeroportos detém operações.

Motiva - Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 37 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores, sendo 20 aeroportos, 12 concessionárias de rodovias e cinco de trilhos. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3

Motiva
FSB Comunicação

FELIPE PECCI É O NOVO VICE-PRESIDENTE COMERCIAL DA MOSAIC PARA O BRASIL E PARAGUAI

Executivo retorna ao Brasil após experiência internacional e mantém liderança global da Plataforma de Sourcing e Trading da companhia

Felipe Pecci

A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, anuncia Felipe Pecci como novo vice-presidente comercial em sua estrutura no Brasil. O executivo retorna ao país após quase três anos como diretor comercial sênior de negócios para América do Norte e mercados internacionais na sede da empresa em Tampa, nos Estados Unidos.

Com a promoção ao cargo de vice-presidente, Felipe passa a se reportar a Eduardo Monteiro, country manager da companhia no Brasil, e será responsável pela criação e gestão da nova organização global de trading da Mosaic. As lideranças das áreas comercial, de planejamento e de Mosaic Biosciences se reportarão diretamente para Felipe.

“É uma grande alegria retornar ao mais forte e dinâmico mercado agrícola mundial – onde me desenvolvi por mais de uma década. E um privilégio ainda maior é poder atuar junto aos funcionários da Mosaic, que formam o melhor time de nutrição e bionutrição de safras da América Latina”, reforça o executivo.

O executivo é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração e Negócios. Ao longo dos últimos 12 anos liderou diversas funções na Mosaic, em áreas de vendas, suprimentos, finanças e estratégia.

Mark Ringkob, que ocupava o cargo anteriormente, retorna aos Estados Unidos e assume o cargo de vice-presidente de Gestão Global de Produtos. Mark também ficará responsável pela gestão da área de Distribuição Internacional da Índia.

Mosaic - Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo buscando solucionar desafios de maneira diferente, refletindo seu espírito inovador reconhecido mundialmente. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Sua produção se dá com base em conhecimentos sólidos, adquiridos a partir de evidências científicas que garantem a eficácia de seus produtos. Opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos, para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. No Brasil, está presente em mais de dez estados, tendo presença também no Paraguai, com profissionais que trabalham diariamente comprometidos com a ética. Em 2024 a empresa completou duas décadas de compromisso em ajudar a alimentar uma população global cada vez maior, promovendo, para isso, ações que visam transformar a produtividade do campo e a realidade dos locais onde atua, de forma segura, sustentável e inclusiva. Para mais informações, clique aqui e visite o site. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe também nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic

Mosaic
CDN Comunicação

WILTON MOTA ASSUME A PRESIDÊNCIA DO SERPRO

Com 39 anos dedicados à empresa, Wilton Itaiguara Gonçalves Mota chega para promover soberania digital na prática e desenvolver tecnologias que gerem justiça social ao país

Wilton Mota

Wilton Itaiguara Gonçalves Mota é o novo presidente do Serpro. A nomeação ocorreu em reunião extraordinária do Conselho de Administração nesta terça-feira, 18 de novembro, e representa um marco na história da instituição: pela segunda vez em seis décadas, um empregado de carreira assume o cargo máximo da estatal.

Com 39 anos dedicados ao Serpro, Wilton Mota iniciou sua trajetória em 1986 e acumulou experiência em funções estratégicas nas áreas de infraestrutura tecnológica e operações, passando por cargos de superintendente, diretor e assessor da Diretoria Executiva. Liderou iniciativas estruturantes relacionadas a centros de dados, redes, segurança da informação e ambientes de missão crítica, desempenhando papel central na infraestrutura tecnológica de sistemas essenciais do Estado brasileiro. Estava como Diretor de Operações desde setembro de 2024.

“Meu compromisso na presidência é garantir que as bases que sustentam o Serpro e o nosso propósito como estatal sejam o norte da nossa atuação e do nosso negócio. Meu objetivo é que o Serpro sirva ao Estado brasileiro, sob as orientações do Governo do Brasil, garantindo soberania digital na prática e tecnologia que gere justiça social ao nosso país”, afirma Wilton.

Experiência e visão estratégica

Formado em Geografia, com especialização em Análise e Projetos de Sistemas e extensão em Redes de Computadores, Wilton participou de projetos relevantes para a modernização da infraestrutura corporativa, incluindo migrações de ambientes críticos, implantações de redes e aprimoramento dos mecanismos de governança e segurança da informação.

Nos últimos anos, sua atuação na Diretoria de Operações esteve associada à expansão dos centros de dados, ao fortalecimento das políticas de segurança e à preparação da empresa para novas demandas tecnológicas, como a Nuvem Soberana, ambiente estratégico que sustentará serviços digitais essenciais ao governo federal, entre eles a Reforma Tributária.

“Seguiremos trabalhando de forma integrada, com foco em alta disponibilidade, segurança, resiliência e inovação. O Serpro tem uma missão que só cresce, especialmente diante de desafios como a infraestrutura de nuvem para os dados públicos nacionais, o combate à fraude cibernética e a preparação para novas fronteiras tecnológicas. Vamos conduzir esse movimento com responsabilidade, estratégia e, principalmente, união”, destaca o novo presidente.

Serpro

terça-feira, 18 de novembro de 2025

STELLANTIS ANUNCIA MAIOR PROGRAMA DE FILANTROPIA DA ÚLTIMA DÉCADA NA AMÉRICA DO SUL

Iniciativa beneficiará 165 mil estudantes, capacitará mais de 1.000 professores e atenderá mais de 200 escolas públicas na região

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (18) no Polo Automotivo de Betim (MG), a Stellantis anunciou o maior programa de filantropia dos últimos dez anos na América do Sul. A apresentação contou com a presença do CEO Global da Stellantis, Antonio Filosa, que esteve na fábrica mineira para lançar oficialmente a iniciativa ao lado de parceiros do projeto e da liderança regional.

Com foco em educação, o programa beneficiará 165 mil estudantes, capacitará mais de 1.000 professores e alcançará mais de 200 escolas públicas no Brasil e na Argentina. Serão mais de 50 comunidades atendidas em regiões estratégicas como Betim (MG), Porto Real (RJ), Goiana (PE), Córdoba e Buenos Aires (Argentina).

A ação reúne um ecossistema robusto de parceiros, incluindo Secretarias de Educação, ONGs, instituições de ensino e colaboradores da Stellantis, mobilizados por meio do programa global de voluntariado Motor Citizens.

“Esse programa representa nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos. Investir em educação significa criar oportunidades reais para o futuro e aproximar milhares de jovens das profissões que moldarão o mundo. Essa transformação só é possível graças à mobilização conjunta da nossa equipe e dos parceiros que caminham ao nosso lado,” afirma Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

Educação STEM e Espaços Maker

Baseado no conceito de educação STEM, o programa integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em uma abordagem prática e interdisciplinar. O projeto prevê a instalação de Espaços Maker e a doação de kits educacionais em comunidades estratégicas, além da formação de professores e da capacitação de jovens em robótica e programação.

Até o fim do ano, serão inaugurados os primeiros Espaços Maker em escolas públicas de Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). Esses ambientes serão equipados com internet, mobiliário adaptado e tecnologias como impressoras 3D, kits de robótica, notebooks e tablets, criando espaços de aprendizagem colaborativa e imersão tecnológica.

Os kits educacionais incluem reagentes, componentes elétricos, hardware, software e materiais de prototipagem, permitindo experiências práticas em física, química, eletrônica e robótica. O objetivo é estimular projetos inovadores conectados aos desafios reais do mundo e aproximar os estudantes de temas como inteligência artificial e automação.

A implementação será realizada em parceria com AVSI Brasil, prefeituras municipais, Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), Instituto Inovamente e outras instituições locais.

Voluntariado Motor Citizens

Ao participar pessoalmente do anúncio, o CEO destacou a importância do investimento em educação como eixo estruturante da transformação social e acompanhou de perto a mobilização de colaboradores, parceiros institucionais e representantes de escolas públicas que fazem parte do ecossistema do projeto. O executivo reforçou ainda o papel estratégico do voluntariado global na consolidação do compromisso social da empresa.

“Acreditamos no poder transformador da educação e da participação ativa das pessoas. O Motor Citizens mobiliza nossos colaboradores em todo o mundo para ações que promovem igualdade de oportunidades, inclusão e desenvolvimento humano. Esse investimento em filantropia amplia nosso impacto social e fortalece o papel da Stellantis como agente de transformação,” destaca Antonio Filosa, CEO Global da Stellantis.

Ativo em diversos países, o Motor Citizens permite que colaboradores dediquem um dia de trabalho por ano a atividades sociais. A iniciativa já mobilizou milhares de voluntários globalmente, incluindo projetos na Índia, EUA, Marrocos, Brasil e países da Europa.

Prêmio Stellantis de Educação

Como parte do compromisso com a educação, a Stellantis realizou neste mês a entrega do Prêmio Stellantis de Educação 2025, no Polo Automotivo de Betim (MG). Após cinco anos em formato virtual, o evento voltou a ser presencial, reunindo mais de 200 participantes para homenagear 157 estudantes, filhos de colaboradores, reconhecidos pelo desempenho acadêmico.

Conduzida pelo dançarino e influenciador Victor Guilherme (Vitinho do Passinho), a celebração contou com a presença de Herlander Zola e Massimo Cavallo, Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos, reforçando o protagonismo jovem e o papel da educação como motor do desenvolvimento pessoal e social.

Iniciativa global: Stellantis Philanthropy

O projeto na América do Sul integra o novo guarda-chuva global Stellantis Philanthropy, que reúne todas as ações sociais da companhia, incluindo Motor Citizens e Stellantis Student Awards.

Lançado em Turim, Itália, o programa busca promover o empoderamento de pessoas por meio de educação, formação profissional e engajamento social. Na Europa, são mais de 40 organizações parceiras e projetos ativos em nove países.

A primeira iniciativa global, “Future Days”, desenvolvida em parceria com a Next Level, beneficiará 10 mil estudantes, 350 professores e 8 mil famílias na Itália até 2027.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma montadora líder global, comprometida em oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus stakeholders. Seu portfólio exclusivo de marcas icônicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Stellantis

OTÁVIO PEREIRA É O NOVO DIRETOR DE TRADE MARKETING DA THE FINI COMPANY PARA A AMÉRICA LATINA

Com mais de 20 anos de experiência, o executivo chega com a missão de acelerar o novo posicionamento global do grupo e transformar a experiência do consumidor no ponto de venda

Otávio Pereira

Em um movimento estratégico para reforçar seu novo posicionamento global, a The Fini Company, grupo que reúne as marcas Fini, referência em balas de gelatina e regaliz no Brasil, e Dr. Good, pioneira em suplementos vitamínicos em goma para adultos e crianças, anuncia Otávio Pereira como seu novo Diretor de Trade Marketing para a América Latina.

A contratação sinaliza o trabalho contínuo da companhia na inovação da jornada do consumidor. Otávio traz mais de duas décadas de experiência em trade marketing, com passagens por gigantes do consumo como Unilever e Mondelez, com atuação nas frentes de trade categoria, trade canal, ativação e execução, vendas e e-commerce, sempre com foco em resultados consistentes no varejo.

Na The Fini Company, o executivo chega com a missão de ampliar o impacto das marcas nos diferentes canais, aplicando sua expertise em transformar o ponto de venda em um espaço de encantamento, descoberta e conexão emocional com o shopper.

“Assumo o desafio com grande entusiasmo e senso de propósito. Quero contribuir com uma visão estratégica e colaborativa, fortalecendo a marca e, junto com o time, construindo novos caminhos de crescimento. A inovação será nossa aliada para gerar valor e intensificar a conexão entre Fini, Dr. Good e o consumidor em toda a América Latina”, afirma Otávio Pereira, diretor de Trade Marketing para a América Latina.

A chegada do executivo está alinhada à nova fase da The Fini Company, que busca consolidar a Fini como uma love brand global e explorar novas oportunidades estratégicas para o grupo.

The Fini Company é a marca global que reúne as marcas Fini, líder no segmento de candies no Brasil, e Dr. Good, primeira linha completa de suplementos vitamínicos infantis e adultos em formato de goma do País. Criada em 2021, a marca corporativa global celebra o ano em que a Fini comemora 50 anos de Espanha e 20 anos em território nacional

The Fini Company
RPMA Comunicação

JULIO CARVALHO É O NOVO DIRETOR DE CORE BANKING DA DIMENSA

Executivo complementa a expertise da companhia em soluções bancárias e seu compromisso com a inovação no setor financeiro

Julio Carvalho

A Dimensa, empresa referência em tecnologia para operações financeiras, crédito e risco, e seguros, anuncia a chegada de Julio Carvalho como diretor da sua unidade de negócios core banking. Com uma sólida trajetória de mais de 20 anos no mercado financeiro e de tecnologia, Carvalho assume a posição com a missão de impulsionar o desenvolvimento e a oferta de soluções robustas para o core bancário, fortalecendo a posição da Dimensa como parceira estratégica do setor.

O executivo é especialista em soluções para o mercado de capitais, tendo ampla experiência em gestão de produtos, desenvolvimento de negócios e liderança de equipes. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie e com MBA Executivo em Finanças pelo Insper, Carvalho traz uma combinação de conhecimento técnico, visão estratégica e um histórico de entrega de resultados e inovação.

“É com muita alegria que me junto à Dimensa. A companhia tem papel fundamental na transformação digital do mercado financeiro, e vejo um enorme potencial para continuarmos a desenvolver e aprimorar soluções que atendam às demandas em constante evolução dos nossos clientes, garantindo eficiência, segurança e inovação”, afirma Carvalho.

A chegada de Julio Carvalho reforça o compromisso da Dimensa em ser um trusted advisor dos clientes, oferecendo soluções inovadoras e robustas que impulsionam a eficiência operacional e a competitividade de seus clientes no dinâmico mercado financeiro.

DimensaResultado da parceria entre a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, e a B3, principal instituição de infraestrutura do mercado financeiro nacional, a Dimensa é referência em tecnologia para operações financeiras. Com sistemas escaláveis e adaptáveis ao porte de cada negócio, o portfólio de soluções da companhia é construído e constantemente atualizado por profissionais que conhecem a rotina do setor financeiro, com foco em operações mais digitais, mantendo as exigências regulatórias em dia. Para mais informações sobre a Dimensa, clique aqui e acesse o site

Dimensa
Máquina CW

GUSTAVO MORCELLI É O NOVO HEAD DE MARKETING E GROWTH DA CI&T PARA A AMÉRICA LATINA

Executivo com mais de 20 anos de experiência na indústria de software e tecnologia reforça a estratégia de crescimento e posicionamento da companhia na região

Gustavo Morcelli

A CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação tecnológica, anuncia a chegada de Gustavo Morcelli como novo Head de Marketing e Growth para a América Latina. Com mais de duas décadas de experiência no mercado de software e tecnologia, o executivo assume a missão de fortalecer o posicionamento da marca, impulsionar a geração de demanda e acelerar o crescimento da CI&T nos principais mercados da região.

Ao longo de sua carreira, Morcelli liderou iniciativas de branding, growth, alianças estratégicas e experiência do cliente, sempre orientado por uma visão de negócios integrada à inovação e ao impacto direto em receita. Sua trajetória é marcada pela capacidade de construir equipes e estruturar operações de marketing do zero, combinando entregas rápidas com estratégias sustentáveis de médio e longo prazo.

“Acredito no poder da tecnologia como uma força de transformação da sociedade e dos negócios. Na CI&T, inovação faz parte da nossa essência, não é apenas um discurso, é uma prática. Meu compromisso é fortalecer essa autenticidade, alinhando nossa capacidade de gerar impacto nos clientes com uma comunicação que entregue valor real e relevância”, afirma Gustavo Morcelli, diretor de Marketing e Growth LATAM da CI&T.

O executivo também se destaca pelo engajamento em pautas de diversidade, inclusão e equidade, acreditando que empresas diversas são mais inovadoras, humanas e sustentáveis. Entre suas principais competências, destacam-se visão estratégica, liderança colaborativa, pensamento criativo e domínio de ferramentas de marketing orientadas por dados e integração de IA em processos de trabalho.

Com a chegada de Morcelli, a CI&T reforça sua estrutura de liderança na região e consolida o compromisso com o crescimento sustentável, a inovação contínua e a valorização de talentos com perfil transformador.

A CI&T (NYSE:CINT) é uma especialista global em transformação tecnológica para mais de 100 grandes empresas em rápido crescimento no mundo. A CI&T possui um histórico de 30 anos ajudando clientes a navegar por mudanças para entregar um impacto acelerado aos negócios, com profunda expertise em IA, estratégia, experiência do cliente, desenvolvimento de software, serviços em nuvem, dados e muito mais. A plataforma proprietária de IA da marca, CI&T FLOW, aumenta a produtividade das equipes, garantindo entregas rápidas, eficientes e escaláveis com soluções de excelência. A CI&T opera globalmente, com o suporte de mais de 6.900 profissionais em 10 países

CI&T Brasil
FSB Comunicação

COSTA DO MARFIM ANUNCIA NO FESTURIS VOO DIRETO PARA O BRASIL A PARTIR DE 2026

* Linoel Dias

A República da Costa do Marfim deverá iniciar, no primeiro semestre de 2026, voo direto ligando aquele importante país africano com o Brasil. A informação foi dada pela diretora do Escritório de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio, no estande daquele país durante o 37º FESTURIS de Gramado, no início do mês. Atualmente os voos que ligam a Costa do Marfim ao Brasil são através de Paris.

Jennifer Curcio, diretora de Turismo do Escritório da Costa do Marfim. Foto: @rogeriofranco

Com uma população de quase 33 milhões de pessoas, Costa do Marfim se destaca como o maior produtor e exportador de cacau do mundo, com 2,2 milhões de toneladas por ano. Mantém fortes transações comerciais com os EUA, França e Holanda. Localizada na costa ocidental africana, a Costa do Marfim, conforme declarações da diretora de Turismo, deseja incrementar as exportações e o turismo daquele país, que se assemelha muito com o Brasil. 

Além do cacau, o país africano produz muitas frutas, como a banana, caju e diferentes hortaliças. A economia da Costa do Marfim está classificada em nono lugar, no ranking dos 10 primeiros do continente, que é liderada pela África do Sul.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

GULFSTREAM G550 PASSA A INTEGRAR A FROTA DE TÁXI-AÉREO DA PRIME YOU

Jato vai atender clientes que buscam uma aeronave confortável, segura e de alto desempenho, com capacidade de realizar voos sem escala para outros continentes

A Prime You – maior empresa da América do Sul de compartilhamento de aviões, helicópteros, embarcações, imóveis e carros esportivos – amplia a sua frota de aeronaves autorizadas a operar como táxi-aéreo, e passa a disponibilizar, nesta modalidade de serviço, um Gulfstream G550, jato executivo cujo alcance proporciona conexões diretas entre cidades de diversos continentes e tem capacidade para transportar até 14 passageiros. A aeronave, que já opera no modelo de compartilhamento da empresa, foi certificada no último dia 07 de novembro pela ANAC para operar também como táxi-aéreo.

Com isso, a Prime You passa a disponibilizar para fretamento uma aeronave reconhecida pela excelência na aviação executiva. O serviço está disponível tanto para cotistas quanto para novos clientes interessados em realizar viagens internacionais com conforto e exclusividade.

“Estamos disponibilizando agora também aos nossos clientes de táxi-aéreo uma aeronave que é um dos grandes ícones da aviação executiva mundial. O Gulfstream G550 combina tudo que um jato executivo de grande porte precisa oferecer: segurança, conforto, sofisticação e um super alcance”, afirma Rodolfo Costa, diretor de aviação da Prime You. Ele destaca que a novidade também responde às novas demandas dos usuários da aviação executiva por deslocamentos com mais privacidade e agilidade, tendências que se intensificaram nos últimos anos.

Rodolfo Costa explica que a homologação do Gulfstream G550 traz benefícios tanto para os clientes do serviço de fretamento, que têm acesso a uma aeronave de alto desempenho e um padrão premium, quanto para os cotistas-proprietários, que obtém uma redução de custos operacionais com a receita advinda do táxi -aéreo.

“Em geral, mesmo aeronaves executivas inseridas em um programa de compartilhamento apresenta certa ociosidade. Ao oferecer o serviço de fretamento, a Prime You busca dar um melhor aproveitamento ao uso da aeronave, ao mesmo tempo que ela gera recursos, diluindo os custos com hangaragem, tripulação, seguro, entre outros”, observa o diretor de aviação da Prime You. “É uma forma segura de operação, transparente e que não compromete a disponibilidade dos jatos aos proprietários e permite a novos clientes ‘degustar’ o prazer de ser um cliente Prime You”.

O Gulfstream G550 destaca-se por sua notável autonomia de voo, sendo ideal para realizar viagens entre diversos destinos sem escalas, podendo conectar de forma direta cidades como São Paulo e San Francisco, nos Estados Unidos, ou São Paulo e diversas capitais da Europa ocidental, como Londres, Paris e Frankfurt. “Esta aeronave é reconhecida por seu desempenho, eficiência operacional e excelente autonomia de voo, além de oferecer aos usuários um ambiente interno confortável, elegante e sofisticado”, destaca Rodolfo Costa.

Com a homologação, a Prime You passa a contar com seis aeronaves certificadas para operar como táxi-aéreo: dois Phenom 300, um Agusta, um AS350 B3E (Esquilo), um Legacy 650 e, agora, o Gulfstream G550. Em 2020, a empresa foi a primeira empresa do mercado brasileiro de propriedade compartilhada de aeronaves a ser habilitada pela ANAC para oferecer o serviço de táxi-aéreo. Também foi a primeira operadora brasileira de aeronaves fracionadas a receber a certificação RBAC 91/Subparte K pela ANAC, para operar com propriedade compartilhada de aeronaves, em julho de 2022.

Gulfstream G550

Considerado um jato executivo de ultralongo alcance, o Gulfstream G550 alcança 6.750 milhas náuticas (12.500 km) em regime de cruzeiro a Mach 0,80 – podendo chegar a uma velocidade máxima de Mach 0,885. Com capacidade para acomodar 14 passageiros e até quatro tripulantes, suas áreas internas incluem galley dianteira customizada, ampla cabine, toilette dianteiro e traseiro, possibilidade de montagem de cama para até sete pessoas, além de compartimento de bagagem de 6,4 metros cúbicos.

Projetado para ter o máximo de conforto, eficiência e segurança, o G550 oferece tecnologia de ponta, um avançado sistema de aviônicos que garante operações seguras e eficientes.

A cabine é equipada com o avançado Gulfstream Cabin Management System (CMS), um sistema altamente integrado que permite o controle de áudio, vídeo, iluminação e temperatura de forma intuitiva e personalizada, além de dispor de internet a bordo. O conforto se estende aos assentos em couro e detalhes metálicos, criando um ambiente refinado. A aeronave possui 29,38 metros de comprimento, 28,5 metros envergadura, e 7,86 metros de altura.

Prime YouFundada em 2008, por Marcus Matta, a Prime You atua no segmento de propriedade compartilhada de aviões, helicópteros, embarcações, imóveis e carros esportivos. Além disso, opera na gestão de aeronaves para aqueles que desejam profissionalizar a administração do seu bem, e, também, no segmento de táxi-aéreo. Com mais de R$ 1,4 bilhão em ativos sob sua gestão, a Prime You mantém bases de apoio para aeronaves em São Paulo, nos aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e São Paulo Catarina, em São Roque, e no Rio de Janeiro, no Aeroporto de Jacarepaguá e em Angra dos Reis, na Marina Bracuhy. A empresa também dispõe de uma estrutura no Guarujá (SP) e conta com um escritório central em Alphaville (SP)

Prime You
GPCOM Comunicação Corporativa

PHILIPS INICIA PRODUÇÃO NACIONAL DO TOMÓGRAFO CT 5300, TOTALMENTE INTEGRADO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Reforçando seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento do país, a Philips passa a fabricar no Brasil seu sistema de tomografia computadorizada CT 5300, uma tecnologia de ponta com inteligência artificial integrada

Tomógrafo Philips CT 5300

A Royal Philips, líder global em tecnologia de saúde, anuncia o início da produção nacional do seu sistema de tomografia computadorizada (TC) de última geração, o Philips CT 5300, na fábrica da empresa localizada em Varginha, Minas Gerais. A nacionalização desta tecnologia premium de diagnóstico por imagem reforça a estratégia da Philips de fortalecer a cadeia produtiva local e ampliar o acesso a inovações médicas no Brasil.

O Philips CT 5300 incorpora inteligência artificial em todas as etapas, da triagem à realização de exames e procedimentos intervencionistas, oferecendo mais eficiência e precisão aos profissionais de saúde. O sistema é especialmente indicado para o cuidado de pacientes cardíacos, atendendo aos requisitos das principais diretrizes de diagnóstico por imagem. Além disso, possibilita uma ampla variedade de aplicações, da cabeça aos pés.

Um dos grandes diferenciais do equipamento é o detector Nanopanel Precise, desenvolvido para reconstrução baseada em IA. Combinado ao software de reconstrução Philips Precise Image, o sistema fornece imagens de alta qualidade com até 80% menos dose de radiação, 85% menos ruído e 60% mais rastreabilidade de baixo contraste em comparação com a reconstrução convencional. O CT 5300 também foi projetado para reduzir o consumo de energia, em linha com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e o compromisso da Philips com a sustentabilidade.

Para o Diretor Geral da Philips no Brasil, André Duprat, a produção local do CT 5300 é um momento muito significativo para a empresa. "Estamos no Brasil há mais de 100 anos, e nossa estratégia de produção nacional segue firme e consistente. O CT 5300 se soma a um portfólio robusto de equipamentos fabricados no país, reforçando nosso compromisso com a indústria local. Esse marco nos enche de orgulho, não apenas como colaboradores da Philips, mas como brasileiros que acreditam no poder da tecnologia nacional para transformar a saúde”, destaca Duprat.

Com a produção em Varginha, a Philips reduz o tempo de entrega e torna o produto ainda mais competitivo no mercado brasileiro. O CT 5300 atenderá tanto o Brasil quanto outros países da América Latina, com a operação conduzida pela equipe multidisciplinar da fábrica de Minas Gerais.

Além do CT 5300, a Philips já fabrica no país, na linha Health Systems, equipamentos de ultrassom e ressonância magnética. A produção nacional do novo tomógrafo reforça o compromisso da Philips com a inovação e o desenvolvimento local. Agora produzido no Brasil, o CT 5300 representa um avanço importante na oferta de tecnologias médicas de ponta, trazendo benefícios diretos para clientes e pacientes: mais acesso, mais agilidade e mais cuidado.

Philips
FleishmanHillard Brasil

NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS SERÁ EMPOSSADA DIA 19

Eleita para o biênio 2025/2026, a nova diretoria da AMAJUST – Associação dos Magistrados Aposentados da Justiça do Trabalho - será empossada dia 19, quarta-feira, às 14 horas.

A nova diretoria da Associação dos Magistrados Aposentados da Justiça do Trabalho – AMAJUST, presidida pelo Prof. Dr. Gézio Duarte Medrado toma posse  em cerimônia no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, à rua Marquês de São Vicente 235, São Paulo - SP.

O novo presidente Prof. Dr. Gézio Duarte Medrado, ladeado pela atual presidente Dra. Dalma Diamante Gouveia e o vice Dr. Décio Daidone.

A associação - que está completando dez anos de organização - reúne juízes aposentados do Brasil, que atuaram no Poder Judiciário Trabalhista, com o objetivo de integrar seus membros e lutar pelos interesses dos associados. Além disso, pontua o novo presidente, que o setor promove atividades culturais, sociais, recreativas e esportivas e presta assistência aos associados e seus dependentes.

Professor universitário, mestre e doutor em Direito (PUC-SP) e juiz aposentado, Gézio Duarte Medrado tem como uma das metas principais, unir as demais entidades de classe, para o fortalecimento de direitos e garantias dos magistrados aposentados do Brasil.

Serviço
Posse no Espaço AMAJUST
Fórum Trabalhista Ruy Barbosa
Rua Marquês de São Vicente, 235 – Barra Funda – SP
Bloco B – 15º andar – 14 horas

Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

MOTIVA ANUNCIA JULIANA ROMÃO PARA ASSUMIR O COMANDO DO METRÔ BAHIA

Com mais de 20 anos de experiência em sistemas metroviários, Juliana é a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na concessionária

Promoção de Juliana Romão à diretoria do Metro Bahia reforça o compromisso da Motiva em ampliar a liderança feminina

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anuncia que a executiva Juliana Romão assume o comando da operação do Metrô Bahia. Com 24 anos de experiência no setor metroviário, Juliana é a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na concessionária em Salvador.

Engenheira civil com MBA em Gestão Empresarial, especialização e certificação internacional em sistemas ferroviários, Juliana tem uma trajetória sólida na Motiva. A executiva faz parte do time do Metrô Bahia desde o início da concessão, em 2014, e, desde 2021, atuava como gerente-executiva de Manutenção, liderando avanços em eficiência operacional, qualidade e segurança dos serviços prestados à população.

“Assumir o comando do Metrô Bahia é uma grande honra e responsabilidade. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a operação, com foco em eficiência, segurança e qualidade para quem utiliza o metrô”, afirma a nova diretora do Metrô Bahia.

A promoção de Juliana Romão à diretoria da concessionária reforça o compromisso da Motiva em promover a diversidade & inclusão em suas operações. Nos últimos dois anos, a presença feminina em cargos de liderança passou de 36,3% para 47,9%, refletindo o avanço na ampliação de mulheres em seus quadros executivos.

Reconhecida por suas políticas de valorização das pessoas, a Motiva foi eleita, em 2024 e 2025, uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW). Também figura, pelo segundo ano consecutivo, entre as Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem.

Em 2025, a Motiva passou a integrar os índices acionários IDIVERSA B3 e IGPTW B3, que destacam as empresas listadas na bolsa de valores comprometidas com a equidade e o bem-estar corporativo. Na Bahia, a Companhia ainda foi reconhecida com o Selo Lilás, concedido pelo governo baiano por suas ações em prol da igualdade de gênero e da construção de ambientes de trabalho mais inclusivos.

Motiva - Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 1 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3

Motiva
FSB Comunicação

domingo, 16 de novembro de 2025

MARIN MIGNOT É O NOVO COO (CHIEF OPERATING OFFICER) DO EBANX

Com três décadas de experiência nos setores de tecnologia e pagamentos em empresas como Ingenico e Capgemini, Marin chega ao EBANX para acelerar crescimento na Ásia, África e América Latina

Marin Mignot

Em operação em mais de 20 países e recém-chegado às Filipinas, o EBANX anunciou mais um passo importante na estratégia de expansão internacional: a chegada de Marin Mignot como novo COO (Chief Operating Officer). O executivo francês vai liderar iniciativas para aprimorar a eficiência operacional e garantir o crescimento sustentável da empresa global de tecnologia especializada em serviços de pagamento transfronteiriços para mercados emergentes. Ele assume o cargo em um momento de aceleração da presença do EBANX em regiões de alto crescimento, incluindo América Latina, África e Sudeste Asiático.

“Meu principal foco no EBANX será na otimização de processos, fortalecimento da estrutura, melhoria da eficiência e promoção do crescimento”, explicou Marin Mignot. “Pense nisso como um avião que já está voando alto e precisa de uma turbina mais rápida e potente para ir ainda mais longe. É isso o que queremos fazer: aperfeiçoar o que já está funcionando, sem tirar o pé do acelerador”.

Com formação em engenharia aeroespacial e experiência na indústria financeira em empresas multinacionais como Ingenico, Worldline e Capgemini, Marin combina conhecimento técnico com visão de negócios.

“O EBANX opera em regiões que estão liderando a transformação em pagamentos digitais. Ter um COO que pensa como um engenheiro e opera como um executivo de negócios é uma vantagem competitiva porque nos permite antecipar tendências e preparar nossa infraestrutura para o que está por vir”, disse João Del Valle, CEO e Cofundador do EBANX. “Essa combinação de habilidades é essencial para uma empresa que está se expandindo num ritmo de crescimento forte como o EBANX”.

As operações globais da empresa vêm crescendo ano a ano. Em 2024, o EBANX atingiu um marco: pela primeira vez desde sua fundação no Brasil, em 2012, os mercados internacionais representaram mais da metade do volume total de pagamentos processados pela empresa, com 50,7%, acima dos 42,9% de 2023.

O próximo hub do comércio digital

Reconhecido por liderar empresas em transições desafiadoras, Marin Mignot acumula vasta experiência em mercados emergentes. Ele iniciou sua carreira no Brasil, fala português fluentemente e esteve à frente de operações comerciais em praticamente todos os países da América Latina. O novo COO do EBANX também já morou em Singapura e na Malásia e entende os motivos pelos quais o Sudeste Asiático tem se tornado uma potência no e-commerce internacional.

“O Sudeste Asiático oferece as condições perfeitas para inovações em pagamentos: possui uma população jovem, alta penetração de telefonia móvel e um ecossistema moderno que permitiu que os consumidores trocassem o uso de dinheiro vivo por carteiras digitais sem passar pelos cartões. A infraestrutura do EBANX para transações entre contas (A2A) e carteiras digitais nos coloca em uma posição privilegiada para capitalizar essa mudança”, disse Marin.

De acordo com dados do World Data Lab publicados no estudo Beyond Borders 2025, do EBANX, os gastos do consumidor na Ásia devem saltar 122% nos próximos 10 anos, mesmo com uma projeção de crescimento populacional de apenas 7% no período. O comércio digital é uma das principais alavancas desse avanço, com expansão projetada de 14% ao ano até 2027 nas economias emergentes da região, com a Índia na liderança, segundo informações da Statista apresentadas no estudo do EBANX.

As Filipinas, por exemplo, onde o EBANX começou a operar recentemente, são um dos países mais conectados do mundo, com 98% de penetração de internet. Por outro lado, apenas 3% das pessoas têm acesso a cartões de crédito, de acordo com dados da Statista e do Banco Mundial. Nesse cenário, as carteiras digitais se tornaram o maior fator do crescimento do e-commerce locale e já são o método de pagamento mais utilizado para compras online, com expectativa de crescimento de 28% ao ano nos próximos três anos, segundo dados da instituição de pesquisa Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) analisados pelo EBANX.

“Essa dinâmica de mercado reflete a nova economia global, na qual grandes marcas precisam se adaptar aos comportamentos dos consumidores e às preferências de pagamento de cada local, seja o Brasil ou a Índia, para ter sucesso”, pontua Marin. “É aí que a eficiência operacional encontra a inovação tecnológica: na construção de infraestruturas capazes de abarcar diversos mercados enquanto atendem às especificidades de cada um deles”, explicou Marin.

O EBANX é uma plataforma de pagamentos líder que conecta empresas globais com clientes dos mercados digitais que mais crescem no mundo. Fundado em 2012 no Brasil, o EBANX nasceu com a missão de dar acesso às pessoas para comprar no comércio digital internacional. Com poderosa tecnologia proprietária e infraestrutura, aliada a um profundo conhecimento dos mercados nos quais opera, o EBANX permite que empresas globais se conectem com centenas de métodos de pagamento em diferentes países na América Latina, África e Ásia. O EBANX vai além dos pagamentos, aumentando as vendas e promovendo experiências de compra fluidas para empresas e consumidores finais. Para mais informações clique aqui e visite o site

EBANX
ContentCo

ROBERTO LEVRERO É NOMEADO CONSELHEIRO DO CONSELHO SUPERIOR DA ALAGRO PARA O BIÊNIO 2025/2026

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) celebra a nomeação de seu presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Levrero, para integrar o Conselho Superior da Academia Latino-Americana do Agronegócio (ALAGRO), no biênio 2025/2026.

Roberto Levrero

Inspirada pelo legado de Alysson Paolinelli, a ALAGRO reúne lideranças do agronegócio latino-americano com a missão de “demonstrar, induzir e comunicar as iniciativas do setor”. O movimento promove o desenvolvimento sustentável, a integração entre países e a valorização da inovação no campo.

Para a Abisolo, a indicação representa o reconhecimento da trajetória de Levrero e de sua contribuição ao fortalecimento do agronegócio brasileiro, especialmente nos segmentos de fertilizantes minerais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, remineralizadores, condicionadores de solo, substratos, adjuvantes e insumos biológicos, que integram a base da entidade.

“A nomeação reflete a dedicação e o compromisso da Abisolo com o diálogo técnico e institucional que impulsiona o agronegócio sustentável. A ALAGRO tem papel estratégico na disseminação de conhecimento e no estímulo à cooperação regional”, analisa Levrero.

O presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo tem trajetória marcada pela defesa da competitividade, da inovação e da sustentabilidade na agricultura. Ele atua para aproximar diferentes atores do agronegócio, promovendo o diálogo e o fortalecimento de políticas e práticas voltadas ao uso eficiente de insumos e ao desenvolvimento de tecnologias para a nutrição vegetal.

AbisoloA Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) foi fundada em outubro de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras e importadoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, da produtividade e da sustentabilidade da agricultura brasileira. A entidade congrega fabricantes e importadores de fertilizantes minerais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo de base orgânica, substratos para plantas, insumos de base biológica e adjuvantes. Reunindo mais de 140 empresas associadas, participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos diversos Ministérios e Secretarias, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal, além de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa. Clique aqui e visite o site

Abisolo
Há Propósito Comunicação

LEO RIBEIRO É O NOVO HEAD DE MARKETING DA UNIFISA

Nova liderança integra a agenda de crescimento sustentável da empresa, consolidando marketing, dados e experiência do cliente como pilares estratégicos

Leo Ribeiro

A Unifisa, referência nacional em soluções financeiras com foco em consórcios, seguros e serviços especializados, anuncia a chegada de Leo Ribeiro como novo Head de Marketing. A nomeação marca uma nova fase estratégica da empresa, com ênfase em modernização tecnológica, fortalecimento da presença digital e aceleração do uso de inteligência artificial em suas frentes de negócio.

Com mais de duas décadas de experiência em marketing, transformação digital e liderança em grandes operações de varejo e serviços financeiros, Ribeiro assume a liderança das áreas de Marketing, CRM, CX, BI e Produtos Digitais da companhia. Sua atuação será voltada à consolidação da Unifisa como especialista em tecnologia aplicada ao setor de consórcios, combinando performance, inteligência de dados e excelência operacional.

“Minha missão na Unifisa é posicionar o marketing como um motor central de inovação, resultado e tecnologia. Vamos elevar a empresa para um patamar onde dados, IA e performance caminham lado a lado com experiência humana e excelência operacional”, afirma Ribeiro.

A chegada do executivo reforça o compromisso da Unifisa com uma visão de longo prazo baseada em soluções proprietárias, crescimento sustentável e reestruturação da jornada do cliente com foco em personalização e alto desempenho digital. A empresa, que já utiliza IA em áreas como atendimento e análise de dados, amplia agora sua atuação com foco em inteligência preditiva, estratégias digitais integradas e fortalecimento da comunicação institucional. Entre as frentes previstas está também a criação de um Núcleo de Inovação e IA Generativa, voltado ao desenvolvimento e integração de soluções baseadas em tecnologia proprietária.

A estratégia também contempla uma atuação mais integrada entre as marcas do grupo: Consórcio Nacional Unifisa, Unifisa Seguros e Fisa Locadora, unificando presença digital, posicionamento e experiência do cliente.

“Acredito que a IA pode redefinir a forma como o cliente vive a jornada do consórcio. O futuro do setor será orientado por tecnologia, inteligência e personalização profunda, e vamos atuar para que a Unifisa esteja na vanguarda dessa evolução” afirma Ribeiro.

UnifisaFundada em 1995, a Unifisa atua com consórcios, seguros e soluções de mobilidade, destacando-se pela excelência operacional, ética e foco em inovação. O grupo cresce com consistência e prepara-se para uma fase de expansão nacional alavancada por tecnologia, inteligência artificial e novos produtos digitais

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