quinta-feira, 17 de outubro de 2024

GENERAL MOTORS LANÇA PROGRAMA DE CARRO CHEVROLET POR ASSINATURA

Veículos premium e os novos elétricos da marca estão disponíveis agora nacionalmente pela GM Fleet, incluindo Equinox EV e Blazer EV; planos são de 12, 24 ou 36 meses e proporcionam redução do custo operacional em até 60% para a empresa contratante.

Chevrolet Blazer EV

A GM Fleet está lançando seu programa de assinatura de automóveis. O serviço tem abrangência nacional e é exclusivo para pessoa jurídica, que tem a opção de realizar todo o processo de contratação de forma online.

Os planos são de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês já inclusas as despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada. A GM Fleet se diferencia por disponibilizar serviços de conectividade e segurança do OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência 24 horas, além de retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet. Outra vantagem é a oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

“A GM Fleet conta com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento da marca pelo Brasil. Toda esta estrutura viabiliza um atendimento customizado e assessoria qualificada ao cliente, permitindo um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota”, explica Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet.

A locadora se diferencia pela comodidade nos processos, rápida disponibilidade da frota e oferta de serviços agregados ao contratante, além de proporcionar uma experiência totalmente diferenciada ao condutor. Entre os grandes benefícios está a garantia de manutenção feita na rede autorizada, com mão de obra qualificada pela GM e uso de peças genuínas.

Chevrolet Equinox EV

O programa de carro Chevrolet por assinatura foca em profissionais liberais e empresas que buscam veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos ou como ferramenta de negócios. Há planos com contratos a partir de um veículo, numa lista pré-determinada, como os recém-lançados Blazer EV e Equinox EV.

Para os interessados em experimentar os benefícios de um elétrico no dia a dia, a assinatura é uma alternativa interessante, principalmente aos que ainda não estão inclinados a adquirir um veículo desta categoria. A modalidade de subscrição tende a acelerar a adoção dos EVs.

Contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio da Chevrolet, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer e S10. As simulações e planos de adesão são feitas diretamente no site da GM Fleet. Neste caso, especialistas orientam e prestam consultoria para melhor composição da frota.

“Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no país, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. A previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completa Fernandes.

Na renovação da assinatura, o cliente recebe outro veículo zero-quilômetro - sem preocupação com a revenda do anterior. Toda operação acontece numa concessionária Chevrolet, para maior segurança e comodidade.

O usuário do veículo também pode adquirir o bem em condições especiais, quando a política da empresa contempla este benefício.

Vantagens do programa de terceirização de frotas e de assinatura de carros Chevrolet pela GM Fleet

- Consultoria de experts para a composição de frotas.

- Suporte da rede Chevrolet para a entrega técnica do veículo.

- Manutenção com mão de obra especializada e peças genuínas.

- Alerta de revisão e opção de serviço com agendamento prévio.

- Assistência emergencial 24 horas e suporte de concierge.

- Oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

- Planos de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês.

- Despesas com IPVA, licenciamento, seguro e gestão de multas em mensalidade única.

- Plataforma digital para gerenciamento da frota com dados de quilometragem e consumo.

- Possibilidade de aquisição do veículo em condições especiais ao término do contrato.

- Por meio do OnStar, o cliente conta com Wi-Fi no carro, manutenção proativa e acionamento de pronta-resposta em caso de acidente, entre outros serviços.

General Motors América do Sul

BRASILEIRA CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Marta Rossi, criadora do Festuris em Gramado/RS, é conhecida por suas iniciativas inovadoras em sustentabilidade no turismo.

Foto: Gustavo Merolli/Divulgação.

A empresária brasileira Marta Rossi, fundadora da Rossi e Zorzanello de Gramado/RS, ganhou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”, que está em sua terceira edição. O concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET).

A divulgação do resultado ocorreu nesta semana, durante o congresso da entidade que acontece até esta sexta-feira (18), na República Dominicana. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que ela organiza, também conquistou o primeiro lugar na categoria Associada.

Marta, responsável por eventos importantes em Gramado, foi premiada por suas práticas que promovem o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e sociocultural. Em termos econômicos, a Rossi e Zorzanello é responsável por marcas como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil, além do extinto Chocofest.

Com o Festuris, no ano passado, a economia local e regional teve um impacto de cerca de R$ 50 milhões. Em negócios durante a Feira, a estimativa é de que foram gerados mais de R$ 400 milhões.

Na área ambiental, o Festuris é pioneiro no debate e proposição de alternativas para a sustentabilidade no turismo. Uma das ações realizadas é a Árvore da Integração, que envolve o plantio de uma araucária no pátio do Centro de Eventos. A iniciativa também inclui a distribuição de mudas e práticas como a redução do uso de plásticos durante o evento, bem como a separação de resíduos e a destinação correta.

No âmbito social, Marta Rossi, por meio da Rossi e Zorzanello, apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da APAE. Durante o Festuris, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo recebem apoio. A Escola Municipal Vicente Casagrande também é contemplada com recursos oriundos do Transporte Solidário, que oferece transfer do aeroporto até Gramado durante o evento. Atividades envolvendo o PAMA e a Semearhis também são realizadas.

“Não almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, destacou Marta Rossi, ao receber a premiação.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

MARCOPOLO APRESENTA SUAS SOLUÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE NO CONGRESSO SAE BRASIL 2024

A Marcopolo expõe suas soluções para a descarbonização do transporte no Congresso SAE BRASIL 2024, que acontece nestes dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A fabricante apresenta os veículos Volare Attack 9 Híbrido/elétrico movido a etanol e um ônibus Viale movido a Hidrogênio, desenvolvido para um projeto na USP – Universidade de São Paulo.

Além dos veículos expostos, executivos da Marcopolo participarão de dois painéis do Congresso. No painel Montadoras e seus veículos a H2, Renato Machado Florence, gerente de engenharia de desenvolvimento de chassi, comentará sobre os projetos da companhia relacionados ao uso da tecnologia, no painel Ferroviário Daniel Rodrigues, consultor comercial da Marcopolo Rail, abordará os recentes avanços da marca e ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol

O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG.

O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.

A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.

Marcopolo Rail, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização. 

Marcopolo Rail People Movers

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers entregues ao Aeroporto de Guarulhos para a movimentação entre terminais, além do fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

 Marcopolo Rail Prosper

Entre os projetos da companhia também está o Prosper Hybrid, apresentado recentemente ao mercado e voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias.

Recentemente, a companhia anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Serviço
31º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil
16 e 17 de outubro, das 9 às 18h
Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CORTECO, EM PARCERIA COM A REDE OFICINA AMIGA DA MULHER, REALIZA WORKSHOP DE MECÂNICA BÁSICA.

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, em parceria com a Rede Oficina Amiga da Mulher, realizará o Workshop Mecânica Básica. Trata-se de um treinamento presencial, no qual serão apresentadas dicas essenciais de mecânica básica para os profissionais da reparação.

Essa capacitação conta com três turmas, sendo uma direcionada somente para mulheres e as outras duas serão focadas em pessoas que querem iniciar na área da mecânica. Os encontros acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na PMZ Escola do Mecânico em Manaus (AM). Durante o curso, além das questões relacionadas à mecânica no dia a dia, serão abordados pontos ligados ao atendimento ao cliente para que possam ser aplicados e contribuírem como um importante diferencial dentro das oficinas. 

“Com este Workshop em conjunto com a Rede Oficina Amiga da Mulher, temos a expectativa de receber cerca de 40 profissionais participantes por turma, totalizando 120 pessoas. Será uma oportunidade rica para aproximação com as oficinas, além de compartilhar nosso conhecimento sobre o tema, envolvendo mecânica e também e informações gerais sobre os produtos Corteco”, explica Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Rede Oficina Amiga da Mulher

Fundada em 2016, por Bárbara Brier, comunicadora e mecânica, o objetivo é ensinar mecânica básica para mulheres. Atualmente, a Rede Oficina Amiga da Mulher é pautada pelo Selo de Responsabilidade Social, elevando a qualidade de entrega e excelência das oficinas certificadas, por meio de relacionamento estratégico e conteúdo junto às empresas do setor automotivo.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos,  clique aqui e acesse o site (www.corteco.com.br), faça contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

RÁPIDO SUMARÉ AMPLIA SUA FROTA E COLOCA EM CIRCULAÇÃO 21 APACHE VIP CAIO, NA CIDADE DE PIRACICABA.

Rápido Sumaré, ampliou sua frota com a aquisição de 21 novos ônibus urbanos modelo Apache Vip, quinta geração, campeão de vendas no Brasil e América Latina, que integrarão o transporte coletivo de Piracicaba, município paulista de aproximadamente 424 mil habitantes, conhecido como a “Cidade das Águas” e famoso pelo seu rio, que proporciona uma atmosfera acolhedora.

Todos os ônibus comportam até 82 pessoas, sendo 42 passageiros sentados, 39 em pé e um motorista. Foram encarroçados sobre chassis Iveco 17-280, de 12.570 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Com embarque dianteiro, os modelos foram equipados com três portas fole, com acionamento pneumático, localizadas ao lado direito da carroceria, nas posições dianteira, central e traseira. Na porta de embarque foi instalado um dispositivo de emergência que pode ser acionado em situações de eventualidade.

Visando o conforto e a acessibilidade no transporte, as poltronas injetadas estofadas são equipadas com encosto de cabeça. O salão interno conta com seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos e um espaço exclusivo para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia. Além disso, na porta central, foi instalado um elevador semiautomático para facilitar o acesso ao ônibus.

Os veículos também apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno; tomadas USB, dois itinerários eletrônicos localizados na parte frontal e na lateral direita dos ônibus; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Caio

JOANINI EXPANDE SUA FROTA COM 12 NOVOS CAMINHÕES VOLVO FH 460 PARA ATENDER À SUA CRESCENTE DEMANDA DE OPERAÇÃO

A Joanini Transporte e Logística, referência nacional no setor de transporte rodoviário de cargas, está ampliando sua frota com a aquisição de 12 unidades do Volvo FH 460 6x2 Euro 6, atualmente um dos caminhões mais avançados em termos de eficiência, segurança e sustentabilidade. Esse investimento faz parte da estratégia da empresa para atender às demandas crescentes de seus clientes atuais e, ao mesmo tempo, abrir portas para novos mercados em diferentes regiões do Brasil.

A aquisição desses veículos representa um passo importante no crescimento sustentável da companhia, reforçando seu compromisso com a qualidade, inovação e respeito ao meio ambiente. 

"Nosso objetivo sempre foi entregar mais do que apenas um serviço de transporte. Queremos garantir que nossos clientes tenham a segurança de que suas cargas estão sendo transportadas de maneira eficiente, segura e sustentável, ao mesmo tempo em que cuidamos do bem-estar de nossos motoristas", afirma Rodrigo Penteado, CEO da Joanini.

Com a aquisição dos novos caminhões da linha Volvo FH 460, a Joanini realizou um expressivo investimento para ampliar sua capacidade operacional, consolidando sua posição no mercado de transporte de carga lotação. O custo total dessa aquisição, representa um crescimento significativo no valor destinado à modernização da frota, reforçando o compromisso da empresa com a excelência operacional.

O investimento corresponde a cerca de 34% do orçamento anual previsto para expansões e modernizações da companhia, um esforço significativo que destaca a importância de manter uma frota moderna e eficiente para atender às crescentes necessidades logísticas. A Joanini está posicionada de forma competitiva para aumentar sua participação em setores estratégicos, como: alimentos e bebidas, cosméticos e higiene, bens de consumo e áreas em que a demanda por transporte eficiente e seguro é alta.

A expansão da frota não só atende as demandas de clientes de grande porte como Nestlé, Unilever e Pepsico, como também permite à Joanini explorar novos mercados, particularmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde a logística de escoamento de grãos e produtos agrícolas vem crescendo. "Com esses novos caminhões, estamos preparados para entrar em rotas estratégicas, garantindo maior eficiência e qualidade na entrega", reforça o CEO da companhia.

Além da capacidade operacional ampliada, a escolha dos modelos Volvo FH 460 foi pautada também pelo foco da Joanini no bem-estar e conforto dos seus motoristas. "Os nossos colaboradores são a alma da Joanini, e oferecer condições de trabalho adequadas e seguras é uma prioridade para nós", destaca Penteado. Os novos caminhões possuem uma cabine ampla e moderna, com um sistema de isolamento acústico avançado que minimiza os ruídos externos, além de uma ergonomia projetada para proporcionar maior conforto durante longas jornadas. O modelo também vem equipado com o Volvo Dynamic Steering, uma tecnologia que auxilia na direção, reduzindo o esforço do motorista e garantindo uma condução mais segura e menos cansativa, especialmente em estradas longas e rotas pesadas.

Para a Joanini, o bem-estar dos motoristas não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia operacional: "Motoristas descansados, confortáveis e satisfeitos são mais produtivos, além de contribuírem diretamente para a segurança nas estradas. Isso, para nós, é fundamental", acrescenta o CEO.

A nova frota também faz parte da estratégia de sustentabilidade da Joanini, que reforça sua adesão às melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance). O modelo Volvo FH 460 é reconhecido por seu desempenho ambiental, cumprindo as rigorosas normas de emissão Euro 6, que buscam reduzir significativamente os poluentes emitidos por veículos de transporte pesado, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas.

Esses caminhões utilizam tecnologias avançadas,que reduzem as emissões de poluentes. Com isso, a Joanini fortalece ainda mais sua posição como uma transportadora comprometida com a redução da pegada de carbono e a preservação do meio ambiente. "Sabemos que o transporte rodoviário é uma atividade que pode ter impacto ambiental. Por isso, sempre buscamos tecnologias que nos permitam oferecer um serviço eficiente, mas também sustentável", afirma Penteado.

Com a expansão da frota, a Joanini visa melhorar ainda mais a sua eficiência operacional, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a capacidade de transporte em rotas de alta demanda. "Com esses novos veículos, podemos garantir que nossos clientes tenham a tranquilidade de que suas cargas serão entregues dentro dos prazos estipulados, com total segurança e sustentabilidade", completa o CEO.

Joanini Transporte e LogísticaFundada em 2006, com 18 anos de Operação, a Joanini é uma transportadora com uma gestão jovem e moderna que oferece os serviços de soluções em: Transporte Lotação, Transporte de Carga Refrigerada, Transporte de Produtos Controlados, Gestão de Armazenagem e Logística, além de Locação de Carretas. Entre seus principais clientes, estão gigantes nacionais e internacionais, como: Pepsico, Unilever, Vedacit, Nestlé, Cargill, Sika, KraftHeinz, Fini, Loius Dreyfus, entre outros. Situada na cidade de Itatiba, a 80 km da capital paulista, e localizada próxima as principais rodovias que interligam o Brasil de Norte a Sul, conta com uma equipe de mais de 250 colaboradores, entre CLTs e agregados. Com uma frota jovem e tecnológica opera na matriz e filiais nos estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiânia e Pernambuco.

Joanini Transporte e Logística
Assessoria de Imprensa
Rogério Almeida & Danielle Kozuka
4rep.atendimento@gmail.com

CAMINHÕES VW METEOR GANHAM REFORÇO COM FREIO RETARDER MAIS POTENTE DO MERCADO

Os maiores veículos Volkswagen do mundo seguem conquistando os clientes e ampliando sua participação no mercado. Para fazer frente a esse prestígio, a VWCO segue investindo em inovação: os gigantes da família Meteor 28.480 e 29.530 agora contam com o freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações. O componente já está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes.

O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço. Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada. Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção. Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cv.

Do ponto de vista operacional, é possível mencionar vantagens como menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, melhor aproveitamento das viagens e manutenção simples. Os componentes têm a vida útil preservada e os caminhões ficam menos tempo parados para reparo, tornando a frota mais eficiente e rentável.

O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham a velocidade média maior. E, ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes, não apenas gera economia de combustível, como também diminui as emissões, alinhando-se a padrões de sustentabilidade.

Mais inteligência, segurança e confiabilidade

Os modelos equipados com o retarder contam com uma ferramenta inteligente para controle e auxílio na frenagem. Batizado de nível máximo inteligente, o sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo. Além de garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais, o sistema confere mais agilidade, segurança e confiabilidade em situações de adversidade na pista.

Pensando no conforto e experiência do motorista ao longo da viagem, os Meteor chegam também ao mercado com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo condutor.

Tecnologia digital e conectividade se agregam aos diferenciais dos modelos com o pacote Highline que oferece novo painel de instrumentos, central multimídia e outras soluções. Além disso, saem de fábrica com a plataforma RIO integrada ao ecossistema de serviços para mais disponibilidade e rentabilidade na operação. A eficiência também é beneficiada no novo Meteor 28.480 HD, nomenclatura que traduz seu novo peso bruto total combinado de até 58,5 toneladas graças ao eixo do modelo.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

terça-feira, 15 de outubro de 2024

E-MOB SALÃO DA MOBILIDADE VERDE E CONGRESSO C-MOVE ACONTECEM NA PRÓXIMA SEMANA NO SÃO PAULO EXPO

A contagem regressiva já começou para o E-MOB - Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, que será realizado de 22 a 24 de outubro, no São Paulo Expo. Este evento se firmou como uma plataforma essencial para o desenvolvimento da mobilidade sustentável no Brasil, reunindo as mais recentes inovações tecnológicas e soluções que estão redefinindo o transporte limpo, eficiente e integrado.

O E-MOB 2024 contará com a participação de marcas renomadas como BYD, Moura, Brasol, Siemens, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra e Caio, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel, Concept e Livoltek, que trarão novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade. Outras marcas ainda serão anunciadas brevemente.

Um dos destaques internacionais será a presença da marca russa Cartrek, que apresentará sua plataforma de mobilidade compartilhada configurável, destacando-se pela compatibilidade com diferentes tipos de veículos e hardwares.

O acesso ao E-MOB é gratuito ao público interessado na exposição das novidades do setor e vai conectar grandes players da indústria com marcas e serviços especializados do mercado. O credenciamento de visitantes deve ser feito exclusivamente por meio do site (www.salaoemob.com.br)

Eletra e Caio apresentam ônibus escolar elétrico no E-Mob 2024

A Eletra e a Caio deram um grande passo para a mobilidade sustentável no Brasil ao produzirem os primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros. Os novos modelos representam uma revolução no transporte escolar, prometendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para as crianças e jovens. Além disso, os ônibus elétricos oferecem soluções avançadas para os desafios de mobilidade enfrentados pelo país.

O modelo de 9,6m, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem. Já o modelo 11,3m (amarelo), que estará no estande da Caio/Eletra, no E-Mob 2024, comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, motor e baterias da WEG, tração e integração da Eletra.

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Além da exibição de produtos e soluções, o E-MOB será o ponto de encontro para discussão das mais recentes tendências globais do setor de mobilidade verde, desde a transição para energias renováveis até a integração de tecnologias voltadas para cidades inteligentes. O C-MOVE, congresso integrante do E-MOB, será um dos maiores atrativos para aqueles que buscam conhecimento especializado. Com a mentoria de conteúdo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso vai abordar temas essenciais para o futuro do setor, com painéis de líderes e especialistas que discutirão as principais tendências, políticas públicas, regulamentações e o avanço da infraestrutura para veículos elétricos e híbridos.

A programação do C-MOVE será dividida em três dias. No dia 22 de outubro, os temas vão incluir inovações em sistemas de ônibus elétricos, políticas públicas para o fomento da mobilidade sustentável no Brasil, além de minerais estratégicos e o futuro das baterias. O dia 23 trará debates sobre oportunidades de negócios na infraestrutura de carregamento, descarbonização do transporte de cargas urbano, infraestrutura para recarga de frotas elétricas e interoperabilidade, alternativas sustentáveis para veículos pesados e soluções de micromobilidade urbana.

Por fim, no dia 24, a programação do Congresso Move, promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque do dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs.

Outro tema de grande relevância no workshop da ABVE será a avaliação das oportunidades da cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil e na cidade de São Paulo. Esse encontro promete trazer uma atualização rica e estratégica para todos os participantes, permitindo-lhes estar à frente das transformações tecnológicas e do desenvolvimento da mobilidade verde.

Arena de Conteúdo E-MOB – Capacitação e Aprendizado para Profissionais

A Arena de Conteúdo será um dos grandes diferenciais do E-MOB 2024, oferecendo uma programação técnica que ajudará profissionais a se aprofundarem nos principais temas e desafios do setor de mobilidade elétrica e híbrida. Dentre as atividades programadas, destacam-se dois cursos que prometem atrair grande interesse:

Dia 22 de outubro: Workshop: Mercado e os Tipos de Estações de Recarga (Carregadores VHE). Este curso, conduzido pela empresa especializada Flex Company, trará uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de estações de recarga, desde as mais acessíveis até as mais avançadas, além de discutir como essas tecnologias estão moldando o futuro da mobilidade elétrica. Ideal para profissionais que buscam entender o papel crucial das estações de recarga no ecossistema de veículos híbridos e elétricos.

Dia 24 de outubro: Workshop: Oportunidades em Reparação, Segurança e Estrutura de Veículos Híbridos e Elétricos. Também conduzido pela Flex Company, o painel será uma oportunidade para os profissionais do setor mergulharem nas principais oportunidades que o mercado de veículos elétricos e híbridos oferece, com foco em reparação, segurança e estrutura desses veículos. O curso também abordará as melhores práticas e as demandas emergentes que estão moldando o futuro do mercado automotivo.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio deste link (https://euvou.events/E-MOB2024)

Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br
Vinicius Barbosa de Lima
limavinibarbosa@gmail.com

ABEIFA REGISTRA QUEDA DE 10,8% NOS EMPLACAMENTOS EM SETEMBRO

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 8.283 unidades, anotaram em setembro último queda em suas vendas de 10,8% ante agosto, quando foram comercializadas 9.290 unidades. Comparado a setembro do ano passado, a alta é de 102,6%: 8.283 unidades contra 4.089 veículos.

No acumulado de janeiro a setembro, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 72.131 unidades, 192,9% mais em relação aos primeiros nove meses de 2023, quando foram emplacadas 24.629 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a setembro: os 64.780 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa, o que representam 52,8% do mercado total de 122.590 unidades emplacadas.

Em setembro último, com 8.283 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,7% do mercado total de autos e comerciais leves (222.686 unidades). As 72.131 unidades emplacadas nos primeiros nove meses do ano representam marketshare de 4,1% do total de 1.750.123 unidades do mercado interno brasileiro.

Indefinições preocupam

A falta de definições sobre temas relevantes às empresas associadas, como o artigo 4º do Programa Mover, eventual antecipação da alíquota do imposto de importação para veículos eletrificados e a reforma tributária ainda em tramitação no Congresso, sinaliza um alerta à Abeifa.

Na avaliação de Marcelo Godoy, presidente da entidade, “nos últimos anos, representantes da indústria local e o Governo Federal sustentaram o argumento da previsibilidade como fator primordial do crescimento setorial, o que nós concordamos. No entanto, não é isso que está ocorrendo. O nosso setor entende que a questão da importação independente abre espaço para o tratamento não-isonômico, já que as marcas aqui representadas oficialmente investem pesadamente em infraestrutura de rede de concessionárias para o atendimento a seus clientes”.

Marcelo Godoy

Outra questão é em relação à eventual elevação imediata para 35% da alíquota do Imposto de Importação para veículos eletrificados, quando – em realidade – já está acordado o seu escalonamento até julho de 2026 e aceito pela Abeifa; assim como pode haver incidência de mais impostos sobre a aquisição de veículos eletrificados na reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.

A Abeifa aguarda também as definições da regulamentação dos veículos recreativos fora de estrada, em tramitação na CTVAT – Câmara Temática de Assuntos Veiculares e Ambientais da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

SCHNEIDER ELECTRIC E EMPRESAS PARCEIRAS DOAM EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL À AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

Em parceria com o ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados -, ação vai garantir acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a doação de mais de 700 equipamentos de geração de energia solar para comunidades de indígenas refugiados no estado de Roraima e para abrigos na capital Boa Vista. A ação, realizada por meio do Instituto Schneider Electric em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e as empresas BIC, Prysmian, Volga e Novemp, beneficiará aproximadamente 3 mil refugiados e migrantes venezuelanos. 

Entrega de equipamentos garante acesso à energia limpa e segura em abrigos de refugiados de Roraima e em comunidades indígenas. Foto: ACNUR/Shanti Sai Moreno Brooks.

A iniciativa integra o projeto “Business with Empathy", realizado em parceria com clientes e parceiros, e visa proporcionar acesso à energia elétrica limpa e segura por meio de equipamentos de energia solar para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os produtos doados estão sistemas de energia solar Homayas, lâmpadas e lanternas portáteis solares Mobiyas, além de lanternas de cabeça Mobiyas Front.

“A acolhida de pessoas refugiadas no estado de Roraima é um exemplo bem-sucedido de como o setor privado, o poder público, a sociedade civil e agências humanitárias como o ACNUR podem se coordenar para oferecer apoio e dignidade a pessoas que precisam recomeçar do zero em outro país. A doação que recebemos do Instituto Schneider Electric exemplifica o papel-chave de empresas como atores de mudança e parte da solução”, comenta Samantha Federici, chefe do escritório de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR no Brasil. “Além de ajudar na iluminação de espaços coletivos de abrigos temporários, os equipamentos beneficiarão comunidades de indígenas refugiados com energia renovável, mostrando como investimento social privado e sustentabilidade ambiental podem e devem caminhar juntos.”

“Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ã digitalização é um direito humano básico. Nossa missão é tornar a energia acessível, limpa e segura para todos. A parceria com o ACNUR reflete esse compromisso da Schneider Electric e ressalta a relevância de projetos que combinam tecnologia e sustentabilidade para transformar a realidade de comunidades”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. “Este é mais um exemplo das iniciativas do Instituto Schneider Electric em prol da inclusão energética e do desenvolvimento local”, reforça o executivo.

Além de iluminar espaços coletivos em abrigos provisórios de Boa Vista, os equipamentos doados pela Schneider Electric e empresas parceiras vão beneficiar comunidades de refugiados indígenas que se instalaram na região. Entre elas a Warao a Janoko, no município do Cantá (região metropolitana de Boa Vista), em que mais de 80 famílias das etnias Warao e Kariña sem acesso (ou com acesso bastante limitado) à energia poderão usar os equipamentos doados.

Desde o início do fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela para o Brasil, em 2017, o ACNUR desenvolve atividades de acolhida e integração socioeconômicas. No caso dos indígenas, a organização oferece assistência humanitária focada nas necessidades específicas desse grupo, assegurando seus direitos fundamentais e proteção. Até junho de 2024, havia 11.918 indígenas refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil, sendo 7.705 da etnia Warao, cujo nome significa “povo do barco”. Os Warao representam uma das mais antigas comunidades indígenas da Venezuela, destacando-se por suas habilidades na pesca e navegação em rios, bem como no artesanato. Além dos Warao estão os Kariñas, que têm a agricultura como uma de suas principais atividades econômicas.

Entre os abrigos beneficiados pela doação de equipamentos e sistemas de energia solar estão o Waraotuma A Tuaranoko, dedicado a populações indígenas, e o Pricumã, conhecido por sua acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos, e que também promove atividades culturais como corais, aulas de dança e pintura. A doação das empresas é fundamental para o bem-estar nos abrigos em atividades cotidianas como banho, conservação de alimentos, geração de renda e acesso à informação.

ACNUR - A Agência da ONU para Refugiados é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.

Schneider Electric - Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

ACNUR
Schneider Eletric
RPMA Comunicação

TRACBEL VAI MOSTRAR MÁQUINAS ELÉTRICAS VOLVO E RETROESCAVADEIRAS BULL NA WASTE EXPO

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

A Tracbel apresentará a nova linha de máquinas elétricas compactas da Volvo, que podem ser utilizadas em obras assim como na gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública e no agronegócio. A empresa também vai mostrar as retroescavadeiras Bull, destinadas para tarefas em saneamento básico e em uma infinidade de outros trabalhos. As apresentações serão feitas durante a Waste Expo 2024, maior feira do setor na América Latina, que será realizada na próxima semana, de 22 a 24, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Pela primeira vez a Tracbel mostrará ao público brasileiro os novos equipamentos compactos elétricos da Volvo. "Estamos reforçando nosso compromisso de oferecer opções livres de emissões de carbono para empresas que têm um importante papel na melhoria da sustentabilidade de suas operações. Queremos trazer novas soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à eficiência", declara Gidalto Santos, CEO da divisão de máquinas e do Grupo Tracbel. 

"Os equipamentos compactos elétricos também podem ser acoplados com implementos para varrição de ruas e até de praias. Eles são muito versáteis", destaca Gidalto Santos.

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric chegam ao mercado combinando versatilidade, silêncio e eficiência energética, tudo isso livre de emissões. Os primeiros testes no País já comprovaram que as máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel, trazendo agilidade e vantagens em seu trabalho.

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric tem peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. Com seu sistema de tração totalmente elétrico, a máquina não só melhora o ambiente de trabalho para o operador, como também é equipamento ideal para áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos, reduzindo as preocupações com a poluição sonora.

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

As baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento, é possível recarregar rapidamente a bateria em 100%, otimizando a operação e minimizando as paradas. As baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção.

Compactas e ágeis

A escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric tem peso operacional de 2,7 toneladas. Ela também se destaca por seu funcionamento silencioso, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou em operações próximas a hospitais, por exemplo. Com o aumento das zonas de baixas emissões nas cidades, a Volvo ECR25 Electric abre novas oportunidades de negócios para usuários finais e empresas de locação.

Escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric

O novo equipamento ainda se destaca por seu design e raio de giro zero, que o torna ideal para aplicações em espaços reduzidos, como obras de escavação em porões e em demolições. Ele também é dirigido para trabalhos no agronegócio, como granjas, currais e todo o tipo de trato com animais, sem interferir no bem-estar das criações, mantendo-as sem estresse.

Retroescavadeiras Bull

No mesmo evento a Tracbel mostra as retroescavadeiras Bull, reconhecidas globalmente por sua robustez, produtividade e baixo custo de manutenção. Este equipamento está tradicionalmente presente em muitas aplicações relacionadas a água, como esgoto, drenagem e abastecimento urbano.

Retroescavadeira Bull HD 100

De grande qualidade e com um pós-venda de alto nível da Tracbel, o portfólio conta com os modelos Bull HD 96 (90hp) e Bull HD 100 (100hp). Produzidas pela fabricante indiana Bull, as máquinas têm um engate rápido, que permite a troca da caçamba e a utilização de implementos para uma grande variedade de aplicações.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

FLUXO LIVRE: CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO APROVA SISTEMA DE LIVRE PASSAGEM NOS PEDÁGIOS

Pedágio eletrônico prevê aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas brasileiros.

Foto: frenlogi.org

As tradicionais praças de pedágio tendem a ficar cada vez mais apenas na lembrança. O sistema de livre passagem (free flow), também chamado de pedágio eletrônico, deve ser implementado em breve nas rodovias de todo o país. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na manhã desta segunda-feira (14).

“Espera-se um pedágio mais barato, justo e equânime, além da facilidade para o cidadão ter acesso a informações, simplificação de serviços e um ganho de mobilidade”, antecipa o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, sobre a implantação do novo sistema.

Assim que a medida for publicada no Diário Oficial da União (DOU), as concessionárias têm até 180 dias para implantar a nova modalidade de cobrança sem a necessidade de paradas, redução de velocidade ou barreiras físicas.

Além disso, os condutores passariam a pagar apenas pelos trechos percorridos. Atualmente, as taxas são cobradas sem levar em conta a quilometragem rodada, o que prejudica, principalmente, motoristas que moram próximo às praças de pedágio.

Outra vantagem do modelo é a sustentabilidade, já que, com a dispensa de espera em praças de pedágio, haverá redução na emissão de carbono.

Facilidade

O documento prevê que os registros de passagem no sistema free flow, bem como a situação de pagamento das tarifas de pedágio, fiquem disponíveis no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e em outros canais de comunicação com os usuários que serão disponibilizados pelas próprias concessionárias.

De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, até o fim do ano será publicada uma portaria orientando as empresas sobre os aspectos técnicos de pagamento e outros detalhes do sistema.

“A medida vai resolver diversos problemas que aconteceram em algumas implementações dessa tecnologia em alguns estados, endereçando várias situações que a gente colheu ao longo de todo o processo de consulta pública”, destaca o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

Perguntas e Respostas

Qual o novo prazo para o pagamento do pedágio eletrônico?
Com a nova portaria, o prazo para o pagamento do pedágio eletrônico passa de 15 dias para 30 dias. Essa medida visa garantir uma maior tranquilidade para o cidadão efetuar o pagamento e evitar multas.

Como será o pagamento do pedágio eletrônico?
O pagamento poderá ser feito de duas maneiras. A primeira é por meio de um contrato prévio no qual pode ser cadastrado, por exemplo, um cartão de crédito para a cobrança automática. A segunda forma é pela CNH Digital, onde o motorista poderá acessar um link para efetuar o pagamento.

Quais informações estarão disponíveis na Carteira Nacional de Trânsito (CNH) Digital?
A CNH Digital vai concentrar as informações sobre o pedágio eletrônico de todas as rodovias brasileiras. No aplicativo o cidadão poderá verificar de forma rápida e transparente quais foram as passagens efetuadas por ele, onde e quando ocorreram, bem como o valor referente a cada uma delas. Também será possível acessar o link para efetuar os pagamentos dos pedágios e eventuais multas por evasão.

Haverá mudança no preço do pedágio?
A expectativa é que a substituição de uma praça de pedágio comum pelo pedágio eletrônico assegure a redução no valor do pedágio pago pelos motoristas, pois a cobrança passa a ser pelo trecho efetivamente usado. Isso é possível na medida em que haverá mais postos de pedágio eletrônico, garantindo a cobrança por quilômetro rodado e assegurando uma maior justiça tarifária.

Ministério dos Transportes
Assessoria Especial de Comunicação

MARCOPOLO É A 13ª ENTRE AS 500 MAIORES EMPRESAS DO SUL DO BRASIL

A Marcopolo obteve o 13º lugar no ranking entre as 500 melhores empresas do Rio Grande do Sul e a 34ª colocação entre as 100 Maiores do Sul, do Grupo Amanhã, segundo a classificação realizada pela PwC (PriceWaterhouseCoopers) que avalia as empresas com base no seu balanço financeiro. A companhia, que subiu quatro posições no ranking estadual e oito posições no ranking regional, também obteve ótimo desempenho alcançando o 10° lugar em Patrimônio Líquido e a 14ª posição em Receita Líquida do Rio Grande do Sul.

A trajetória de crescimento da empresa é resultado da estratégia adotada com foco na inovação, tecnologia, eficiência operacional, qualidade, segurança e diversificação de atuação. Nos três últimos anos, a companhia pulou da 48ª para a 34ª colocação no ranking das 500 Maiores do Sul. Nas 100 Maiores do Rio Grande do Sul, subiu da 20ª para a 13ª. posição.

“O desenvolvimento e investimentos em soluções para uma mobilidade eficiente e sustentável, e a descarbonização do transporte têm possibilitado a forte atuação e presença da companhia no Brasil e no mundo, por intermédio das exportações e das unidades internacionais”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo. O sucesso da Geração 8 de rodoviários e os veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis, como o ônibus 100% elétrico Attivi Integral e o primeiro micro-ônibus Volare elétrico/híbrido a etanol são exemplos desses novos produtos.

Em 2023, a Marcopolo S.A. registrou com receita líquida consolidada de R$ 6,683 bilhão, valor 23,4% superior ao exercício 2022, com a produção total de 13.106 unidades. O Lucro Bruto foi de R$ 1.538,6 milhões (+ 85,5% na comparação com o 2022) e EBITDA de R$ 946,9 milhões (margem de 12,1%).

Marcopolo

Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRO MOTOR PROJETADO E PRODUZIDO PELA HORSE VAI EQUIPAR O NOVO DACIA BIGSTER

Horse, divisão da Horse Powertrain e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, vai fornecer o motor do novo Bigster Hybrid 155 – o modelo flagship da nova linha de SUVs da Dacia.

O Dacia será o primeiro veículo a utilizar o powertrain Hybrid 155, que será produzido na fábrica da Horse em Valladolid, Espanha. O motor de 1.8 litro e 4 cilindros fornecerá até 107 cv de potência e é o primeiro projetado e produzido totalmente pela Horse, desde sua criação em julho de 2023.

“O All-New Bigster será uma vitrine perfeita da liderança e expertise da Horse em powertrain híbrido. Como o primeiro motor produzido inteiramente dentro da nossa divisão, este momento é extremamente significativo para a indústria automotiva. A Horse agora atesta que pode lidar com todo o ciclo de vida do desenvolvimento e produção de motores. Com nosso know-how consolidado, estamos ajudando marcas e OEMs a inovar e trazer novas ofertas ao mercado em um ritmo sem precedentes”, afirma Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.

Patrice Haettel, CEO da Horse, reforça: “Nosso mais recente motor de alta eficiência garantirá ao All-New Bigster um desempenho e eficiência incríveis em todas as condições e modos de condução, proporcionando um veículo de baixas emissões que eleva o padrão da classe SUV. Este é um momento incrível para nossos engenheiros e membros da equipe de Valladolid, que fizeram história na empresa ao trazer ao mercado o primeiro motor desenvolvido e produzido inteiramente pela Horse.”

Powertrain eletrificado de próxima geração 

Além do motor da Horse, o powertrain Hybrid 155 do novo Bigster da Dacia apresenta um motor elétrico de 50 cv, um motor elétrico de partida/gerador de alta voltagem e uma bateria de 1,4 kWh. A transmissão sem embreagem do Hybrid 155 possui quatro marchas para o motor a combustão Horse e duas para os motores elétricos.

O powertrain do All-New Bigster Hybrid 155 terá desempenho e potência líderes de mercado, incluindo uma capacidade de reboque de uma tonelada. Em termos de eficiência, o modelo melhora significativamente em relação ao powertrain Hybrid 140, oferecendo uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões. Seu sistema de frenagem regenerativa, alta capacidade de recuperação de energia da bateria e transmissão eficiente permitem que o Hybrid 155 possa sempre iniciar no modo totalmente elétrico e permanecer por até 80% do tempo na cidade.

Horse
Grupo Printer Comunicação