O FISL, Fórum Internacional Software Livre, chega a sua 16ª edição em 2015. O evento, que ocorre de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, é o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo na temática da Tecnologia da Informação. "Temos como principais valores, desde a nossa primeira edição, a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos e na luta pela internet livre e neutra. No FISL, queremos compartilhar conhecimentos e inovações com o objetivo de construir uma humanidade mais justa com conhecimento livre", destaca o coordenador geral da Associação Software Livre.org, Sady Jacques.
O evento apresentará o que há de mais novo em tecnologias livres. Entre os temas a serem debatidos está a privacidade e a segurança no contexto das redes federadas e o Marco Civil da Internet, resultado da articulação de especialistas, usuários e militantes que surgiu no próprio evento em edições anteriores.
Serão mais de 400 horas de programação entre oficinas, painéis e workshops. Alguns nomes internacionais confirmados estão o diretor executivo da Linux Internacional, Jon "Maddog" Hall (EUA); o CEO da OW2 (França), Cédric Thomas; o renomado especialista em linguagens de programação Perl, Randal L. Schwartz (EUA); o especialista em energia renovável e ambiente do Instituto de Recursos Energéticos da Universidade Galileo de Guatemala, Luis Rodolfo Gálvez (Guatemala); a diretora executiva da Software Freedom Conservancy, Karen Michele Sandler (EUA), o desenvolvedor de software com foco em segurança e na liberdades dos usuários, Matthew James Garrett (EUA); a ativista Deborah Anne Nicholson (EUA); entre outros nomes da área.
Já entre os especialistas nacionais, o bom humor ficará por conta do criador do site Vida de Programador, André Noel, que abordará os perrengues e desafios da profissão. Também integram a programação o designer 3D, Cícero Moraes, que irá compartilhar sua experiência em reconstituição facial forense digital utilizando software livre; o oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro e gerente de Rede e Segurança do Gabinete do Comandante do Exército, João Eriberto Mota filho; e a vice-presidente da The Document Fundation - entidade mantenedora do LibreOffice, Elaine Domingos de Souza.
Entre os diferenciais de usar o software livre, Sady Jacques acredita na cadeia Produtiva Nacional do Software Livre como um elemento estruturante de um futuro PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), fomentado pelo governo federal. "É uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável de serviços em tecnologia da informação a milhares de micro, pequenas e médias empresas (PME's), qualificando e potencializando a mão de obra local em cada município, em cada bairro do país", enfatiza o coordenador.
Na pauta do evento, também estará a questão da energia livre, com o pesquisador de combustíveis alternativos e energia renovável, Luis Rodolfo Gálvez, que revolucionou o uso de combustíveis no transporte público na Guatemala. Também participa do evento o criador do projeto Warka Water, Arturo Vittori, arquiteto italiano que desenvolveu uma estrutura de bambus que condensa a umidade do ar e a transforma em água, ajudando diversas comunidades com problemas de acesso à agua potável.
Além disso, o FISL16 reserva um roteiro de atividades gratuitas para o público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia, nas áreas de cultura, educação, robótica e hardware livre, além de um espaço para negócios entre empreendedores da tecnologia da informação e investidores focados no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias livres. Mais informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Enfato Multicomunicação
Juliana Winge
juliana.winge@enfato.com.br
Mariana Turkenicz
mariana@enfato.com.br
(51) 30.261.261
Nenhum comentário:
Postar um comentário