sexta-feira, 10 de julho de 2015

ZF FRIEDRICHSHAFEN AG CELEBRA 100 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO.

O ano de 2015 é muito especial para a ZF: há 100 anos, em 1915, foi fundada a Zahnradfabrik GmbH. No decorrer de seu rico histórico, a ZF desenvolveu inúmeras oportunidades para evoluir e se tornar uma empresa de liderança nas áreas de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, bem como em sistemas eletrônicos e de segurança.



No dia 9 de setembro de 1915 foi fundada a Zahnradfabrik GmbH, com sede na cidade de Friedrichshafen, Alemanha, e inscrita no Registro Comercial de Tettnang. Portanto, em 2015, a ZF celebra o centenário de sua fundação. As perspectivas de futuro da companhia são otimistas: a finalização da integração da TRW Automotive no Grupo ZF em maio, exatamente no ano de seu centenário, criou a terceira maior fornecedora de autopeças do mundo, com volume de vendas superior a 30 bilhões de euros (mais de 40 bilhões de dólares) e mais de 130 mil colaboradores. Com a incorporação da TRW, o Grupo ZF oferece um portfólio amplo e complementar de produtos nas áreas de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, bem como sistemas eletrônicos e de segurança, com uma carteira balanceada de clientes regionais no segmento premium e no mercado de grande volume, marcando forte presença nos principais mercados automobilísticos da Europa Ocidental, dos Estados Unidos, da Ásia-Pacífico e América do Sul.

Longa tradição com grandes oportunidades


A crônica da ZF relata a rica história de desenvolvimento de uma companhia, que evoluiu de suas raízes como fornecedora especializada em componentes para o setor de aviação e se tornou uma empresa global em tecnologia da mobilidade. A Zahnradfabrik foi fundada há 100 anos às margens do Lago de Constança, no sul da Alemanha, a partir da Luftschiffbau Zeppelin GmbH, na época sediada na região e proprietária da nova companhia, com o objetivo de desenvolver, testar e produzir engrenagens e transmissões para aeronaves, veículos e barcos motorizados.

Poucos anos depois, a ZF começou a oferecer sua tecnologia para as montadoras, tornando-se uma das principais fornecedoras de transmissões do setor automobilístico, que ainda estava em fase de expansão na Alemanha. Aplicando seu know-how próprio e adquirindo licenças, a ZF ampliou sua linha de produtos incluindo sistemas de direção para veículos de passeio e comerciais na década de 1930, bem como unidades de acionamento para tratores e navios. Contudo, antes e durante a 2ª Guerra Mundial, a produção da ZF foi afetada em suas três unidades alemãs.

Em 1946, após o final da guerra, a ZF retomou a fabricação de seus produtos – começando com as transmissões para tratores e veículos comerciais. Seu potencial de inovação facilitou à companhia conquistar novos segmentos de mercado, iniciando a produção em série de seu primeiro câmbio automático escalonado para automóveis em 1965, tecnologia em que, atualmente, 50 anos mais tarde, a ZF é líder mundial. Paralelamente, a empresa começou a expandir sua presença internacional construindo uma fábrica no Brasil em 1958, sua primeira unidade fora da Alemanha, seguida dos centros de fabricação local nos Estados Unidos (1979) e na China (1993). A ZF também realizou ampliações e incorporações de empresas como oportunidade de crescimento, como em 1984, ano em que a sociedade comprou o Grupo Lemförder, entrando nos negócios globais de componentes de chassis e, posteriormente, de sistemas de chassis para veículos de passeio e comerciais. Em 2001, com a integração da Mannesmann Sachs AG, a ZF incluiu componentes de transmissões e chassis para automóveis e veículos comerciais em sua linha de produtos, o que aumentou o valor agregado e possibilitou à empresa lançar mais inovações no mercado, que hoje estão fortemente associados ao nome ZF, como o sistema adaptativo de amortecimento CDC (Continuous Damping Control) e a tecnologia híbrida.

Atualmente, o portfólio da ZF inclui produtos de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, como câmbios, componentes de transmissões e chassis, bem como módulos e sistemas completos de eixos e sistemas de segurança ativa e passiva. A tecnologia da ZF é utilizada em automóveis, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, veículos ferroviários e propulsão marítima. A tecnologia de energia eólica e os componentes eletrônicos são outros segmentos de atividades da empresa.

ZF do Brasil – a primeira fábrica do Grupo ZF fora da Alemanha


Em 15 de agosto de 1958, em São Caetano do Sul, a ZF iniciou as obras para a construção da primeira planta da companhia fora da Alemanha, na mesma época em que a indústria automotiva começava a crescer significativamente no Brasil.

O primeiro produto fabricado pela planta no país foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag, já em 1959. Em menos de uma década, a ZF do Brasil também começou a atuar fortemente no segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois foi iniciada a produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.

Com a produção aumentando continuamente, a capacidade da unidade localizada no ABC chegava perto do limite, e a solução encontrada foi abrir uma nova planta no país em 1981. Assim, a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba, interior de São Paulo, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana.

Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a quantidade de plantas produtivas no continente, passando a contar com as unidades de São Bernardo do Campo e Araraquara, onde são produzidas embreagens para veículos comerciais e de passeio, respectivamente, e de São Francisco, Argentina, que produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios comerciais em Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO). 

Atualmente, a ZF na América do Sul é líder na maioria dos segmentos de mercado em que atua, produzindo e comercializando transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para veículos comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros de passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas e construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações. Para dar suporte de peças e serviços a toda essa gama de produtos, a ZF conta com uma ampla rede de concessionárias e distribuidores em todo o território sul-americano.

9 de setembro, o dia do aniversário do Grupo ZF


“A história da ZF é um exemplo de como é possível aproveitar oportunidades de negócios se trabalharmos juntos”, declara Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “É por isso que todos os colaboradores da ZF podem se sentir orgulhosos – não importando se trabalham no departamento de engenharia ou na produção, em uma divisão alemã que sempre pertenceu à empresa ou em uma unidade integrada posteriormente.” No ano em que a ZF completa 100 anos, seus colaboradores têm motivo especial para celebrar em todas as plantas espalhadas pelo mundo inteiro, com a oportunidade de expressar e compartilhar suas experiências e ideias sobre o ano comemorativo no portal do centenário. No dia 4 de julho de 2015 haverá um acontecimento especial na Alemanha com ingresso gratuito para os colaboradores da ZF: um festival no hangar Zeppelin, em Friedrichshafen, com a presença do conjunto alemão de hip hop “Die Fantastischen Vier” e do ex-vocalista do grupo “Reamonn”, Rea Garvey. O evento solene será em Friedrichshafen em 9 de setembro, dia em que a empresa foi inscrita no Registro Comercial de Tettnang há exatamente 100 anos. Em breve, uma área dedicada à história da companhia bem como seus mais recentes produtos e tecnologia será instalada no ZF Forum, a nova sede corporativa em Friedrichshafen, que, a partir de 2016, terá um espaço reservado para uma exposição permanente e diferentes mostras temáticas, abertas ao público em geral.

Amplas competências de futuro


Além de abordar o passado da companhia, as exposições também focarão a cultura de inovação e as perspectivas do Grupo ZF, que com sua atual linha de produtos está perfeitamente preparado para as grandes tendências do futuro: da eficiência no consumo de combustível e redução das emissões de CO2, design leve, eletrificação e integração em rede até a condução autônoma. A empresa tem forte vocação internacional, com ampla presença global contando com mais de 230 unidades instaladas em quatro continentes. Com sua tecnologia pronta para entrar em série, como as transmissões híbridas plug-in para veículos de passeio, a ZF já atende a várias megatendências. Nos últimos anos, a empresa realizou pesquisas e apresentou conceitos, como o ZF Innovation Truck, apresentado em 2014 no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA de Hannover, Alemanha, um bitrem que pode ser manobrado por controle remoto em um tablet fora da cabine por meio dos sistemas integrados de assistência da ZF.  

MM Editorial 
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini
simone@mmeditorial.com.br
11 2941 7568

Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo. Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014. Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan "Motion and Mobility" mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca. Acesse: www.zf.com.

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