quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ALUNOS DA FEI CRIAM PROJETO QUE CONECTA APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS AO SMARTPHONE.

Você acorda, pega o seu smartphone e, ainda na cama, programa a cafeteira para preparar o expresso. Ao chegar à cozinha, o café já está pronto. Isso não é um sonho: com a implementação da Internet das Coisas (Internet of Things -  loT), muitos eletrodomésticos poderão ser controlados por aplicativos de celular. O uso dessa tecnologia já está sendo colocada em prática: um grupo de alunos de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário da FEI, acoplou um microcomputador a uma cafeteira, e criou um aplicativo que permite acioná-la pela internet. Os alunos agora buscam patrocínio para envolver outros eletrodomésticos.

"Nós conectamos o microcomputador BeagleBone Black a uma cafeteira Nespresso para permitir que o aparelho tenha acesso à internet. Depois criamos um aplicativo e, através dele, conseguimos enviar comandos à cafeteira", explica o estudante Erwin Heisler, integrante do grupo.

Por esse aplicativo, o usuário poderá comandar, e até agendar, o funcionamento dos itens de sua casa, como programar a cafeteira e a torradeira para preparar o café da manhã, acionar a máquina de lavar roupa ou aumentar a potência de uma geladeira. Os mecanismos do equipamento poderão ser acionados automaticamente através de comandos enviados por um celular conectado à internet. Segundo o aluno, a distância não é problema: basta o celular e o aparelho terem acesso à internet. O dispositivo usado pelo grupo, BeagleBone Black, é do tamanho de um cartão de crédito e possibilita a comunicação com outros dispositivos móveis.

Os alunos têm a intenção de criar um aplicativo que unificará todos os aparelhos domésticos de uma casa. O projeto foi apresentado em junho, no InovaFEI, exposição que reúne trabalhos de conclusão de curso dos alunos da FEI.

A Internet das Coisas é uma revolução tecnológica que permite ligar objetos e aparelhos do dia a dia à internet com o objetivo de otimizar o cotidiano da sociedade para inúmeras possibilidades. A ideia é que cada vez mais haverá a capacidade de interagir e se conectar com o mundo digital. Acreditando nessa evolução, o Centro Universitário da FEI apoia projetos como este e oferece uma infraestrutura para que os estudantes tenham contato com a área e possam usufruir da oportunidade de criar ideias e gerar inovações.

Em outubro de 2014, a Instituição inaugurou, em parceria com a Telefônica Vivo, um centro de pesquisas destinado ao desenvolvimento de tecnologias digitais. Denominado Centro de Inovação Telefônica Vivo e FEI, o espaço foi equipado com computadores, aparelhos celulares, sensores, componentes de hardware e kits de Internet das Coisas, desenvolvidos pela empresa. Além disso, também foram concedidas duas bolsas de estudo integrais, uma para aluno de mestrado e a outra para o doutorado. O propósito é incentivar os estudantes a desenvolver projetos sobre Internet das Coisas, usabilidade de aplicativos, plataforma Firefox OS, interfaces adaptativas e estudos sobre perfis de usuários.

Press Services Soluções Integradas em Comunicação
Caroline Garcia
caroline@presscomunica.com.br
(11) 4353-2901 - Ramal 2238
Deborah Ferreira
deborah@presscomunica.com.br
(11) 3120-9984 / 3120-9999

Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. Visite: www.fei.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário