terça-feira, 13 de outubro de 2015

FUTURO PROMISSOR E DE MUITO TRABALHO.
Por Rosangela Ribeiro*

Criar uma data para celebrar um personagem ou momento histórico, profissionais, relações etc., além da oportunidade comercial, gera um momento de reflexão. No caso da Comunicação Empresarial, comemorada em 8 de outubro, os esforços das entidades e empresas do setor nos últimos anos têm proporcionado avanços consideráveis. Mas muito ainda precisa ser feito, e o cenário atual é propício para fortalecermos a discussão. E o futuro mostra-se promissor.

Quando falo de cenário, não me refiro à situação econômica do País, embora também enxergue oportunidades. Refiro-me ao momento de transformação pela qual passa a Imprensa, com redações cada vez mais enxutas e jovens, o avanço dos canais de comunicação da era tecnológica e, sobretudo, uma sociedade cada vez mais disposta a falar, sem intermediários.

Este contexto abre espaço para o setor de Comunicação Empresarial mostrar a sua importância e expertise e, principalmente, reforçar a sua vocação full size, capaz de se comunicar com os diversos públicos, de consumidor final, mídia, colaboradores, à comunidade do entorno, acionistas etc., por meio dos mais variados canais.

O segmento exige profissionais multidisciplinares e agências que entendam a cultura de cada cliente e seu mercado de atuação, e desenvolvam uma comunicação personalizada, nas diferentes linguagens, para alcançar todos, em tempo cada vez menor. Personalização, assertividade, diversidade, flexibilidade e agilidade são as características exigidas do setor atualmente, ao lado das tradicionais qualidade, criatividade, transparência e objetividade.

Há alguns anos, a Printer Press Comunicação Corporativa vem trabalhando nesta direção. Tanto que a agência, criada em 1996, focada àquela época em assessoria de imprensa, transformou-se no Grupo Printer de Comunicação, com mais duas empresas. A PP publi, voltada para o mercado publicitário, e a BRCom, que presta serviços sob medida. Hoje, no seu quadro de funcionários, jornalistas, relações públicas, publicitários, tradutores, cientistas sociais, historiadores, designers, administradores e outros, que atuam integrados e empenhados em oferecer o melhor em comunicação.

Altamente capacitado, o principal desafio do segmento é ratificar a sua importância. Mostrar que a comunicação tem que ser feita por profissionais. Da parte destes, exige-se conhecimento mais amplo e abrangente e, principalmente, apropriação do seu valor no mercado. Há um bom tempo, a Comunicação Empresarial deixou de ser o patinho feio do segmento, para ser o cisne. E há um bom espaço para navegarmos e desbravarmos. E muito trabalho.










* Rosangela Ribeiro é jornalista, sócia-fundadora e diretora de Conteúdo do Grupo Printer de Comunicação.


Grupo Printer de Comunicação
11 5582-1600
www.grupoprinter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário