Quanto custará o Amarok V6? Marque R$ 225.000.
Quase estreante no produzir picapes, Volkswagen
chega aos sete anos de seu Amarok sem atualizá-lo esteticamente, como o fizeram
os concorrentes, resumindo novidades com a opção de motor V6 diesel, 3,0
litros, potência fixada em 224 cv, torque em 56,1 m-kgf, e reestilo de ordem
automobilística no interior. Há característica adicional, o Overboost, regulagem
eletrônica no Brasil já empregado por picape Mitsubishi, mudança no
funcionamento gerando mais 20 cv por pequenos período de tempo quando o
acelerador é pressionado a mais de 70% de seu curso.
Empresa abriu livro de inscrições, forma de
instigar, garantir vendas, ter o nome em circulação, para entrega em julho.
Chamá-lo livro é generosidade publicitária, pois o magro conteúdo relacionará
apenas 400 nomes marcando a série de lançamento. Mês anterior irá expô-lo no
Salão de Buenos Aires, como Coluna informou. Do tema, os
veículos para a América do Sul, produzidos na Argentina, o motor V6 não será
sucessor do atual L4 2,0, mas apenas opcional nas versões mais elevadas em
conteúdo, mantido o básico: cabine dupla, tração nas 4 rodas, transmissão
automática. Inicialmente, na pista das novidades, motor V6 virá em versões
superiores, uma apenas V6 TDI e outra nominada Extreme, ambas com refinamentos
aos usuários, revestimento interno em couro, bancos frontais com regulagem
elétrica, inter conectividade, ambas com tela. Diferença será no exterior, com
enfeites típicos de quem não o aplicará em trabalho, como a barra de proteção
aplicada na caçamba, logo após a cabine, para minorar danos a eventual
capotagem, o Santo Antônio, e estribos. Lado extremo da listagem de versões, as
destinadas a trabalho, em cabine e decoração simples, motor L4 2,0 com apenas
um turbo e potência detida em 140 cv.
Preço o coloca no topo do mercado, acima do Toyota
Hi Lux, líder.
Quanto?
Pelo informado pela VW Argentina, a aplicação do
motor V6 3,0 turbo gerou salto de 25% sobre a versão até então de
topo. Tomando como base a similaridade de mercados, repetindo a conta com
valores locais, válida a aritmética será em torno de R$ 225.000. Preço o
coloca no topo do mercado, acima do Toyota Hi Lux, líder.
Demon, um Dodge nada discreto
Difícil classificar, mas a meu ver está mais para um cala-boca no
mercado norte-americano. Lá o elétrico Tesla SP 1000D se intromete como de
grande aceleração, criando nova referência no mercado; as arrancadas dos Dragsters integram
o universo do país densamente motorizado. Creio mais em bandeira de tecnologia
e performance para a FCA, como o fez com os Alfa Romeo 8C, esportivo,
performático e de produção reduzida, tipo lenda urbana.
Se é difícil entender o porquê, um pouco de luz se
faz a partir do nome de batismo no novo Dodge apresentado no Salão de Nova
Iorque: Demon –Demônio. É o tipo de produto cujo ruído de funcionamento
alimenta sonhos dos admiradores – em queda – de porcas, parafusos e automóveis.
E, ao contrário, é fácil entender o excelente trabalho de mecânica realizado
para transformá-lo em carro de dupla aptidão, para rodar quase normalmente e
participar de arrancadas sem os medos e os riscos mecânicos dos carros
preparados. Para essa aplicação, acionando-se chave no painel para performance
máxima, o motor V8, 6,2 litros, Hemi – indicando câmaras de combustão
hemisféricas, consumindo gasolina de corridas, com 100 octanas, produz 840 hp
- 850 cv ou 626 kW – capaz de acelerar suas quase 2 toneladas em
tempos pouco críveis: 0 a 48 km/h em 1 segundo !; a 97 km/h em 2,3s; chegar a
225 km/h em 9,6s. Com a mudança da regulagem para utilizar gasolina de posto de
serviço, com 95 octanas, como as nacionais, a programação eletrônica se altera,
sensor muda os parâmetros da ignição para evitar auto detonação, a potência cai
a 808 hp - 819 cv e 603 kW. O torque se retrai: 1044 para 972 Nm.
Nestes tempos de elétricos e/ou híbridos, sem
caminho definido, foi ótimo trabalho de engenharia em mecânica secularmente
tradicional, no caso sobre o modelo Challenger em versão Hellcat, até agora o
mais bravo dos Dodges, ao produzir então insuperados 707 hp - 716 cv. Mas
para cumprir ordens superiores de arrancar potência confiável e resultados
mensuráveis, os técnicos da Chrysler focaram no otimizar o motor, transmissão,
suspensão, freios. Na carroceria, caso o dono intente alinhá-lo nas provas de
arrancada, remoção do banco do passageiro; sistema de som, o emagrece 105 kg
ante o Hellcat. Ao fim da dieta ainda marcou 1941 kg aferidos formalmente pela
NHRA –National Hot Rot Association.
No
motor substituiu-se o SuperCharger, compressor tocado pelo eixo do virabrequim,
por outro, de capacidade aumentada de 2,4 para 2,7 litros, gerando 14,5 psi – uma atmosfera de pressão do ar
entrante nas câmaras de combustão. E há epicurismo tecnológico: nos momentos de
demanda o ar condicionado da cabine muda a direção e sopra diretamente sobre o
radiador ar/ar, o intercooler, para aumentar a densidade da
mistura nas câmaras de combustão. Idem, o sistema dito Torque Reserve, fecha a
válvula by-pass do super compressor para aumentar a pressão do
sopro, e avança a ignição do motor. A faixa vermelha dos giros do motor, ao
contrário de imaginada redução pró-cautela, foi elevada a 6.400 rpm.
Transmissão automática com 8 velocidades à frente,
em caso de aplicar o Demon em arrancadas, permite ao piloto, à linha de
largada, frear o carro com o pé esquerdo – a maneira correta de conduzir um
automático -, e acelerar o motor com o carro imobilizado. O câmbio não sofre
pressão interna gerada pelo motor, e apenas quando atinge 2.350 rpm ele se
engata e faz o carro arrancar forte, muito forte. O sistema recebeu o nome de
TransBrake e permeará a outros produtos da marca.
Bom trabalho de suspensão e pneus Nitto na curiosa
medida 315x40 em rodas em aro de liga leve em 18”. Amortecedores especiais
Billstein, molas mais macias para, nas arrancadas, deslocar o peso para a
traseira, ajudando a dar mais tração. Para lamas alargados para recebe-los, e
no capô a maior tomada de ar da indústria automobilística – insuficiente para
resfriar o radiador de ar, e auxiliada por captação no farol esquerdo.
Num olhar ao cenário, trata-se de um dinossauro
mecânico à procura de fiéis frequentadores da Paróquia de Nossa Senhora da
Santa Octana. Sem preço definido, o Demon será vendido – pelo menos se anuncia
– em contadas 3.300 unidades – deveriam ser 6.660 para seguir
o entendimento bíblico associando o número 666 ao Diabo -, e
seus proprietários, mandatoriamente, deverão estagiar na Bob Bondurant
Racing School para entender um pouco do que fazer, e muito do que não
fazer ao seu comando.
Aura de charme se completa com atestado pela NHRA
da performance em arrancada e registro de recorde como V8 mais potente do mundo
pelo Guiness.
Lindóia, a grande festa do antigomobilismo
Terceiro ano sob nova administração, foco correto
em promoção de vendas de peças, acessórios e serviço, e o encontro nacional na
paulista Águas de Lindóia assume a cara de ser o mais importante do país em seu
segmento.
Anteriormente Lindóia, como chamado sinteticamente,
buscava assinalar volumosa presença de veículos para utilizar tal número como
referência de relevo. Resultado, baixa qualidade média, espraiada distribuição
de troféus, desvalorizando os agraciados.
Há três anos a Prefeitura rompeu entendimento com o
antigo organizador, e contatou os promotores de evento próximo, encontro de
picapes na vizinha Lindóia. Domingos, Mingo, Abonante e seu filho
Junior assumiram o negócio, promoveram entendimentos com expositores, e tomaram
o caminho natural de ser uma grande feira de peças, acessórios, serviços e
negócios com automóveis. Deixaram o conceito de concorrer com o bienal evento
de Araxá, assumindo a óbvia vocação moldada pelos frequentadores.
Complementando criaram um vínculo com antigos
pilotos Bird Clemente e Wilson Fittipaldi Jr, organizando palestra e bate-papo,
implementam entendimentos com os expositores, e o ponteiro da bússola do negócio
se firmou.
Neste ano, de quinta, 20, a domingo 23, as
previsões são impactantes: 500 veículos expostos; 700 indo à venda; 450
barracas de expositores de partes, peças e serviços, 80 mil metros quadrados de
área expositiva, e a expectativa sólida, porém preocupante, de 500 mil
visitantes no período. É o maior fluxo de presença no calendário turístico da
cidade, devendo preparar-se para tal quantidade. Há deficiência de vagas de
hotel, estacionamento, lugares em restaurantes. A omissão da cidade na melhoria
de estrutura não tolda o interesse de Lindóia, um ótimo programa.
Roda-a-Roda
De casa – F-Type, esportivo Jaguar, ganha opção de
motor L4, 2,0 na versão de entrada. Novo engenho é projeto da empresa indiana e
se chama Ingenium. Produz 300 cv de potência.
Mais - Outras versões, V6 3,0 Supercharged
faz 340 cv e de topo, V8 5,0 litros com compressor gerando 550 e 575 cv são
motores Ford. Ingenium utiliza novos conceitos, como o fato de o bloco servir
para motores Otto e Diesel.
Desordem – Justiça bolivariana da Venezuela interviu na fábrica
da General Motors, em ação tocada por ex concessionário, demandando indenização
milionária por cancelamento de concessão. Dadas condições econômicas do país
fábrica está fechada desde final de 2015, apesar da empresa manter salário de
trabalhadores. Ação deve bloquear as contas da empresa.
Negócio – Governos da Argentina e Colômbia
firmaram acordo de intercâmbio automotor, na prática remessa de veículos O Km
de um país a outro sem incidência de impostos. Colômbia possui fábrica de
utilitários Hino/Toyota, GM e Renault, montados com partes da Ásia e Brasil.
... II - Argentina projeta exportar 100 mil
veículos nos 4 anos da avença.
Conversas iniciaram há 12 anos, mas a
agilidade de seu presidente Mauricio Macri, vindo da iniciativa privada, e o
empurrão dado por Donald Trump ameaçando as bases do comércio internacional,
aceleraram resultados. Celebrou acordo com o Chile nas mesmas bases.
Aqui – Caminho também pode ser trilhado pelo
Brasil, mas a Anfavea, entidade dos industriais dos veículos projeta 60 dias
para entendimentos entre governos.
Brinquedo – Brincadeira é negócio sério e grande.
Porsche e Microsoft assinaram parceria para seis anos em jogos de corridas,
para maior destaque aos automóveis alemães nas séries Forza Motorsport e Forza
Horizon no crescente mercado dos eSports.
$$ 1 - FCA, Fiat-Chrysler mudarão os escritórios de
comando da Maserati, e criarão espaço ao comando da marca Alfa Romeo em Auburn
Hills, 40 km ao norte de Detroit, Michigan, USA. Antes as operações Fiat
funcionaram por décadas em Englewood Cliffs, New Jersey.
Razão – Questões maiores, finanças e
produtividade, pois os executivos Maserati e Alfa ficavam longe do comando da
FCA, na antiga sede da Chrysler, com gastos de manutenção e deslocamentos.
Cultura 0 – Área é do antigo Walter P Chrysler
Museum, montado por esta marca em homenagem ao seu fundador, agregando
exemplares da história, alguns bons representantes de corridas, e o muito
atrativo Chrysler Turbine.
Projeto – Museu não era lucrativo e ninguém na
empresa quis aplicar fórmula de viabilizá-lo, optando pelo fechamento. FCA quer
dinamizar marcas Maserati e Alfa no mandatório mercado norte-americano. Rede
revendedores das marcas é mínima. Maserati tem 20 e 108 franchises;
Alfa 9 e 155.
Virtual – Mercedes-Benz inaugurou loja virtual
com catálogo on line na seção Acessórios e Collection. Mais de
600 itens exclusivos, incluindo miniaturas, vestuário, acessórios para
apreciadores de Mercedes e AMG.
Expansão – Apesar da contração do mercado
brasileiro, a grosso modo metade do sul americano, Volvo Construction Equipment
expandiu negócios em 2,2%. Informa empresa, graças a suas duas marcas: Volvo
e a desconhecida SDLG. Em 2017 intenta lançar novos modelos de caminhões
articulados, escavadeiras e vibro acabadoras Volvo e máquinas SDLG.
Para organizar – 3a Câmara
Criminal da Justiça, RS, julgando traficante de drogas por estar
armado sem porte de arma, absolveu-o da acusação. Considerou o uso necessário
para proteger seu negócio. Processo 70057362683.
Futuro – Pelo visto país está a caminho da
organização, protegendo os trabalhadores, mesmo sejam traficantes. Próximo
passo deve permitir aos cidadãos andar armados para se defender de políticos,
funcionários públicos por eles indicados e empreiteiros formando quadrilhas
para assaltar o cidadão através do tesouro público.
... II – Quais são as chances do país
melhorar? Mínimas. Atual parlamento nunca votará medidas
saneadoras ou protetoras à sociedade, atrapalhando seus negócios. Esperança
está nas próximas eleições, sem votar em qualquer um dos citados. A sociedade
não precisa de bandido, muito menos com proteção legal.
Simples – Fórmula saneadora partirá de premissa
básica de administração: profissionalismo. Para ocupar os cargos de mando,
apenas os funcionários de carreira, concursados. Mesmo mantida a fórmula atual,
inspirada na administração pirata para dividir o butim dos saques, os danos
seriam menores.
Razão – Tendo apenas o posto máximo nos
ministérios e órgãos, ministro, presidente de estatais, diretor geral teriam
ações predatórias limitadas, sem levar amigos e correligionários para formar o
time – ou quadrilha.
Cliente –
Localiza, maior locadora de veículos no país, incorporou á sua frota exemplares
do Toyota Prius, híbrido elétrico/Otto. Por enquanto apenas em Rio, S Paulo e
Belo Horizonte. É
pioneira no oferecimento.
Argentina, os bons negócios com Mercedes
Marca alemã voltou a liderar vendas em todos os
segmentos de caminhões na Argentina. Empresa tem operação industrial no vizinho
país há mais de 60 anos, e hoje é a base sul americana de produção das vans Sprinter
e Vito.
Na prática dos números, no primeiro trimestre a
Mercedes vendeu 883 caminhões pesados, e 432 entre médios e leves. Na soma, as
1.315 unidades garantem liderança, sinalizando manutenção deste patamar com
vendas crescentes mês a mês. Na divisão de mercado por produto entre as
atividades da Mercedes, a operação Brasil se dedica aos caminhões enquanto a
Argentina centra na fabricação de vans, realizando trocas. A
demanda dos compradores por configuração de produtos é muito assemelhada,
permitindo atender os dois maiores mercados sul Americanos com veículos
praticamente idênticos. A Mercedes é a maior exportadora de caminhões e ônibus
do Brasil.
Em ônibus a supremacia é maior, representando 72,4%
das vendas. Em campo inteiramente diverso, a dos automóveis de luxo, Mercedes
continua sendo a maior, dominando 37,5% do mercado. Triunfo da Mercedes-Benz
Argentina é exponencial: foi maior vendedora de caminhões, de ônibus, de vans e
de automóveis.
Bons negócios instigaram a matriz a liberar
investimentos reunidos para aumentar a capacidade de produção na Argentina,
buscando-se 50% de estrutura para produção e vendas, em especial do novo
Sprinter e do Vito.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.