Nova forma de pagamento sem contato será instalada em 300 ônibus.
Jundiaí se tornará pioneira a oferecer aos cidadãos novas formas de pagamento de passagens de ônibus em toda a sua frota. Nesta terça-feira, 29, o prefeito Luiz Fernando Machado, a direção da Transurb, e o CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, anunciaram a implantação do pagamento da passagem com cartões ou celulares com função de débito e crédito com tecnologia contactless, solução desenvolvida pela Autopass e Mastercard.
As vantagens dos cartões “sem contato” são a facilidade do uso, visto que não precisam de senha, e o tempo de validação mais rápido, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador. O projeto conta ainda com a participação da Prodata, Banco Santander e Samsung Pay.
“Este serviço agiliza o processo de pagamento e embarque, além da conveniência para o passageiro, já que não será necessário que o cliente digite a senha. É uma inovação a favor da mobilidade urbana e do cidadão”, afirma o CEO da Autopass.
"Gradativamente estamos deixando a administração pública analógica para avançarmos para uma cidade digital e inteligente. Com este projeto trazemos qualidade, rapidez e segurança no transporte de Jundiaí e queremos ser referência na eficiência da gestão pública", disse o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Estimativas apontam que cerca de 1 milhão de passagens são pagas por esta forma todos os dias, o que representa mais de 25% das viagens na capital da Inglaterra. O que se pretende, especialmente numa cidade muito movimentada como Londres, é que os cidadãos não tenham que fazer fila para comprar ou carregar o bilhete de transporte e que possam usar o cartão com que pagam as suas compras para entrarem, diretamente, no metrô ou nos ônibus. Com isso, a capital da Inglaterra está constantemente no topo do ranking de pesquisas como uma das cidades melhor avaliadas, pois o investimento em tecnologia de pagamentos com cartão sem contato torna o dia a dia na cidade seguro e eficiente.
A solução de pagamento sem contato por meio do cartão de crédito, débito, pré-pago e celulares já é utilizada nos principais sistemas de transporte do mundo. O modelo de Londres, inspirou o desenvolvido pela Mastercard no Brasil e faz parte da estratégia global da companhia em fomentar o uso da tecnologias para tornar as cidades mais inteligentes e a experiência dos cidadãos mais simples, seguras e eficientes”, explica Fernanda Braz, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard.
Gil Filho sinaliza que a Autopass é pioneira na implantação desse sistema na América Latina e que a empresa está pronta para ampliar as cidades atendidas com essa mesma tecnologia. "Oferecemos soluções e serviços para a mobilidade urbana pensando em melhorar a vida das pessoas", concluiu o CEO da Autopass.