"O terceiro protótipo incorpora uma quantidade significativa de modificações com base nos feedbacks recebidos, durante os dois primeiros anos de testes, por equipes de desenvolvimento, produção e suporte", disse Bernard Fujarski, Vice-Presidente Sênior, Chefe do Programa H160. "Ele desempenha um papel essencial na entrega de uma aeronave madura ao entrar em operação e também está mais perto da versão que será produzida em série, com o revestimento interior e a configuração da cabine", acrescenta.
Os dois primeiros protótipos registraram mais de 500 horas de operação desde o voo inaugural do modelo em junho de 2015. Naquele momento, o envelope de voo já tinha sido totalmente testado, ampliando os conhecimentos sobre todos os parâmetros de voo. As atividades de desenvolvimento restantes, por exemplo, testes de clima quente complementares, antenas e equipamentos opcionais, serão realizadas utilizando-se as três aeronaves.
A linha de montagem final do helicóptero em Marignane está em fase final de preparação e estará pronta para iniciar a produção em série em breve. Atividades de suporte ao cliente estão sendo preparadas em paralelo, graças ao grande envolvimento das equipes de manutenção, por meio da "Campanha Operador Zero", usando o protótipo e os meios de testes para verificar e melhorar o plano de manutenção, documentação técnica, cartão de trabalho digital e ferramentais, antes das operações reais.
A primeira versão a entrar em operação em 2019 será a de transporte de passageiros - Oil & Gas, seguida da versão de serviços médicos de emergência (E.M.S).