quinta-feira, 23 de maio de 2019

GOVERNO DE SP ANUNCIA 11 POLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM PACOTE DE BENEFÍCIOS SETORIAIS PARA A INDÚSTRIA


O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, a criação de 11 polos de desenvolvimento econômico com pacotes de benefícios setoriais para a indústria.


"Um governo responsável é comprometido com a geração de emprego. E geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas", comentou o governador João Doria. "Aqui em São Paulo a nossa prioridade é a geração de empregos e renda", ressaltou.

Foram anunciados polos nos setores de Saúde e Farma; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Automotivo; Químico, Borracha e Plástico; Derivados do Petróleo e Petroquímico; Biocombustíveis; Alimentos e Bebidas; Têxtil, Vestuário e Acessórios; Couro e Calçados; Tecnologia e Eco Florestal.

"Esse é um governo liberal e de forma nenhuma estamos fazendo um programa de incentivo fiscal pra setores específicos ou guerra fiscal. A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo", comentou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. "Nosso trabalho aqui é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado impulsionando e melhorando as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas", disse.

Ainda de acordo com a Secretária, o objetivo é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, reunindo na mesma região geográfica políticas para determinado setor produtivo.

A otimização das políticas públicas será feita em torno de 6 pilares, visando adensar e integrar as cadeias produtivas:
- Simplificação Tributária e Regulatória.
- Financiamento Competitivo – voltado ao adensamento da cadeia produtiva.
- Tecnologia e Inovação.
- Qualificação de mão de obra.
- Infraestrutura e serviços.
- Ambiente de negócios & Desburocratização – fast track de licenças e permissões, One Stop Shop.

"Cursos customizados e adequados às demandas das regiões, por meio das Fatecs e Etecs, instituições sólidas, capacitadas, historicamente", comentou o Governador sobre a qualificação de mão de obra, como um dos estímulos do Governo do Estado ao desenvolvimento destes polos. "Estamos ajudando e tendo foco para auxiliar os setores produtivos nos polos que foram aqui anunciados. Quanto mais qualificada a mão de obra, melhor a qualidade do serviço que será ofertado ao setor privado, mais geração de emprego, mais velocidade na contratação destes profissionais", destacou.

11 POLOS INDUSTRIAIS COBREM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO

1. Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos: Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto. 

2. Alimentos e Bebidas: Marília, Bauru, São Carlos, Barretos, São Paulo e Região Metropolitana, Piracicaba, Campinas. 

3. Automotivo: Sorocaba, Campinas, Piracicaba, ABC, Alto Tietê, São Paulo e Região Metropolitana, Vale do Paraíba. 

4. Biocombustíveis: Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente. 

5. Couro e Calçados: Franca, Bauru, Araçatuba. 

6. Derivados de Petróleo e Petroquímico: Baixada Santista, Piracicaba, Bauru, São Paulo, Alto Tietê, Vale do Paraíba. 

7. Eco Florestal: Vale do Ribeira.

8. Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos: Ribeirão Preto, Central, Piracicaba, Sorocaba, São Paulo, Alto Tietê, Vale do Paraíba. 

9. Químico, Borracha e Plástico: Baixada Santista, São Paulo e Região Metropolitana, Campinas, ABC, Alto Tietê, Vale do Paraíba.

10. Saúde e Farma: Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Região Metropolitana, Alto Tietê. 

11. Têxtil, Vestuário e Acessórios: São Carlos, Itapetininga, Sorocaba, São Paulo e Região Metropolitana, Vale do Paraíba.


8 Polos Industriais no ABC


1.   Automotivo – Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

2.   Derivados de Petróleo e Petroquímico - Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo.

3.   Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

4.   Químico, Borracha e Plástico - Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

5.   Saúde e Farma – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo.

6.   Bio-combustíveis - Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

7.   Alimentos e Bebidas - Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

8.   Têxtil, Vestuário e Acessórios - Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é responsável em atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica para a retomada do crescimento econômico do Estado. A Pasta também oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais do mercado, gerando oportunidade de trabalho para todos.