sexta-feira, 7 de agosto de 2020

RENAULT DO BRASIL PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2019


A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, acaba de publicar o relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2019, contendo informações sobre as ações e os resultados da montadora nos âmbitos ambiental, social e de negócio. É possível visualizar ou baixar o relatório completo pelo site do Instituto Renault, no endereço: 
http://institutorenault.com.br/relatorio_sustentabilidade/index. O período de apuração da publicação foi de 01/01/2019 até 31/12/2019.

“Desde 2011, o Instituto Renault vem publicando anualmente o Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil de acordo com as normas da Global Reporting Initiative - GRI, refletindo a busca por tornar sempre cada vez mais transparente o relacionamento e o diálogo com as os parceiros: fornecedores, colaboradores, concessionários, Governo, organizações civis e sociedade em geral”, comenta Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault, diretor de comunicação da Renault para a região Américas e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Em 2019, a Renault do Brasil conquistou reconhecimentos importantes, sendo premiada com o título de Melhor Empresa no setor Autoindústria, na premiação “Melhores & Maiores” da revista Exame e figurando entre as Melhores Empresas para se Trabalhar, no Guia Exame Você S.A.. Também recebeu o prêmio de montadora com o melhor atendimento ao cliente do segundo o Ranking Exame IBRC 2019.

O Meio Ambiente


Pelo terceiro ano consecutivo a montadora mantém o título de aterro zero, por reutilizar ou reciclar 100% dos resíduos gerados pela fábrica. Acompanhando o posicionamento do Grupo Renault, a equipe de Resíduos da Renault do Brasil adota um processo de gestão de resíduos industriais baseado nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos conceitos de Economia Circular, alinhado com a essência do desenvolvimento sustentável.

Os principais resultados dessa prática no aspecto ambiental contemplam

- Eliminação do envio para aterro industrial de cerca de 500 toneladas de resíduos por ano, passando ao coprocessamento e reciclagem.
- Implantação do projeto Economia Circular, que passou a reinserir anualmente no processo produtivo cerca de 70.000 toneladas de resíduos provenientes dos processos industriais.
- Reutilização de cerca de 125.000 embalagens por ano, evitando a aquisição de novas unidades Além do desempenho ambiental, a gestão de resíduos representou em 2019 uma economia de mais de 45 milhões de reais para a empresa.

Redução de resíduos
Com a adoção das novas práticas, a Renault conseguiu promover uma redução de 6,55% na geração de resíduos por unidade produzida no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Redução no consumo de água por veículo
A preservação dos recursos hídricos é essencial tanto para garantir a durabilidade do suprimento como para reduzir os impactos sobre os ecossistemas. Ciente do papel da indústria nesse cenário, a Renault do Brasil monitora e reporta anualmente à matriz os indicadores de consumo e descarte de água, assegurando o uso responsável do recurso e a inclusão desses indicadores na análise do ciclo de vida dos produtos.

A performance de cada fábrica contribuiu para um bom desempenho geral do Complexo Ayrton Senna, que registrou o índice de redução de 6% no consumo de água por unidade fabricada, mesmo índice de redução obtido no consumo total.
Com a implantação de uma nova linha de montagem de motores, a CMO recebeu importantes investimentos na modernização de equipamentos, resultando em processos produtivos mais eficientes, com menos vazamentos e menor consumo de água, que se traduziram no índice de 10% de redução no consumo de água por motor fabricado.

Já na CVP, a instalação do sistema de reutilização da água das duchas de estanqueidade da linha de montagem foi o principal fator na redução do consumo por veículo em 6%.

O alto índice apresentado pela CIA corresponde ao alcance da cadência normal de produção, no entanto, o consumo da unidade é irrelevante no desempenho geral do CAS.

Matéria-prima reciclada
O engajamento do Grupo Renault na utilização de materiais reciclados é reconhecido internacionalmente graças à metodologia de análise de criticidade de matérias-primas desenvolvida pela empresa, uma referência na Europa. No Brasil, integrado ao RTA (Renault Tecnologia Américas), o Líder Técnico Local assegura a aplicação das determinações do Grupo Renault em matéria de eco concepção, eco design e reciclagem, a exemplo da norma interna que determina para todos os veículos um percentual mínimo de 95% de materiais reaproveitáveis e 85% recicláveis, com a finalidade de incluir, desde a concepção, a preocupação com o ciclo de vida do produto.

Segurança: Um valor para o Grupo Renault


Priorizando a segurança de seus colaboradores, em 2019 a Renault promoveu diversas ações e campanhas reforçando a necessidade de cuidar se si e de seus colegas de trabalho. 100% dos colaboradores das áreas de produção, incluindo prestadores de serviço e terceiros, receberam treinamento no Dojo da segurança. Acompanhado diretamente pela Direção de Fabricação, o gerenciamento dos riscos relacionados ao tema foi pauta de ações de comunicação, treinamento e engajamento das equipes de produção, consolidando a aplicação dos 10 Mandamentos da Segurança na prevenção de acidentes.

O comprometimento da alta gestão, aliado a uma equipe dedicada de técnicos especializados em segurança do trabalho e o investimento constante no mapeamento de riscos e na sistematização do comportamento de segurança, posiciona as três plantas da Renault do Brasil entre as 10 unidades fabris do Grupo Renault com os menores índices de acidentes de trabalho. Em 2019, o número total de acidentes foi reduzido em 2,5% comparativamente ao ano anterior.

Em 2019, o Grupo Renault também assinou com o IndustriALL Union Group um novo acordo mundial intitulado “Construindo o mundo do trabalho em conjunto no Grupo Renault”, que destaca sua ambição de conciliar bem-estar no trabalho e desempenho coletivo. Este acordo inovador confirma o compromisso da empresa de respeitar os direitos sociais fundamentais e inclui a convenção adotada em 2019 pela OIT para combater violência e assédio no local de trabalho.

O acordo teve desdobramento por região, notadamente no Brasil, onde as tratativas locais pautaram-se na garantia de melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho. A partir do Programa Bem-estar Renault, a Renault do Brasil estabeleceu um memorando de entendimento com os parceiros sociais para formalizar o compromisso conjunto de desenvolver práticas nos cinco eixos do acordo e assim, enriquecer a qualidade do diálogo social local.

Líder em Veículos Elétricos


A Renault concluiu o ano de 2019 como líder do mercado de veículos 100% elétricos no Brasil, tendo comercializado mais de 100 unidades no último ano. Ao todo, mais de 300 veículos 100% elétricos Renault circulam pelo Brasil, comercializados a clientes finais ou presentes em projetos de mobilidade e na frota de empresas e instituições pioneiras como: Itaipu, FedEx, MRV Engenharia, Companhia Paulista de Luz e Força (CPFL), Grupo TPC, Beep Beep, Graphus, entre outras.

Programa Geração Futuro


O Relatório de Sustentabilidade 2019 também apresenta indicadores sociais. No capítulo 11 – Desenvolvimento da comunidade do entorno, o destaque é a criação do programa “Geração Futuro”, iniciativa educacional de qualificação e capacitação de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, com o objetivo de ampliar suas perspectivas de acesso ao mercado de trabalho e transformar o futuro dos indivíduos e da comunidade.

O programa é uma resposta do Instituto Renault aos aspectos de vulnerabilidade apontados pelo Mapa Social da Borda do Campo, realizado em 2019, e integra o compromisso da Renault do Brasil com o desenvolvimento econômico e social da região onde está situada. A formação vai beneficiar 120 jovens até o final de 2020. Dos 40 jovens matriculados na turma de 2019, 39 concluíram a formação, dos quais 18 foram contratados, sendo 13 pela Renault como efetivos, estagiários ou aprendizes e 5 por outras empresas.

O Instituto Renault


Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.  O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.


Visualize ou baixe o relatório completo de sustentabilidade pelo site do Instituto Renault. 
Acesse: http://institutorenault.com.br/relatorio_sustentabilidade/index.

Renault do Brasil

Leia> O Brasil Sobre Rodas