quarta-feira, 13 de agosto de 2025

FESTURIS PROJETA O FUTURO DO TURISMO COM DESTAQUE A INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE

Com o tema "Reimaginando o Amanhã", a 37ª edição é lançada oficialmente

Foto: Divulgação Festuris

* Linoel Dias

A 37ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado foi oficialmente lançada terça-feira (12), em evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema "Reimaginando o Amanhã", o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas.

Com mais de três décadas de história, o Festuris Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.

Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. “A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. Nosso evento é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

O lançamento contou com a presença de autoridades, empresários do setor turístico e profissionais da imprensa. Vasconcelos.

Resgate de identidade turística

O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região.

"A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais", destaca Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no esporte, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva.

O Meeting Festuris é aberto ao público geral mediante inscrição. O primeiro lote já está disponível até 30 de setembro pelo site oficial do evento

Festuris 2025
De 6 a 9 de novembro
Serra Park - Gramado (RS)
Clique aqui e visite o site

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

Nenhum comentário: