Projeto também diminuiu em até 70% o tempo de manutenção, gerando economia significativa e mais segurança operacional para o cliente industrial de mineração
Um dos fatores mais impactantes no aumento de custos e de perdas para a indústria são as interrupções do ciclo produtivo de forma não planejada, seja por manutenção ou quebra de equipamento. Segundo a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), em média são gastos com manutenção cerca de 5% do faturamento bruto total de uma indústria.
Uma solução da SKF, líder global em rolamentos e soluções para indústrias, aplicada no equipamento Stacker Reclaimer - máquina responsável por operações de carga e descarga em grandes volumes de materiais - resultou em ganhos expressivos de eficiência e redução de custos para um cliente industrial de mineração (Mining), um dos principais do país desse setor. O projeto, realizado entre maio de 2023 e março de 2025, consistiu na instalação de um rolamento autocompensador de rolos bipartido da SKF no mancal da roda de caçambas, no lado oposto ao acionado do equipamento.
A substituição foi motivada por demandas relacionadas à segurança operacional, alto tempo de parada e custos elevados de manutenção. Com o novo modelo de rolamento, o tempo médio de reparo (MTTR) caiu até 70%, permitindo que as atividades de desmontagem e montagem fossem concluídas em até 12 horas. A redução do tempo de parada gerou, ainda, economia de aproximadamente 68% nos custos totais de manutenção, ao exigir menos movimentações de equipamentos pesados e menos mão de obra alocada.
“A escolha pelo rolamento bipartido se mostrou estratégica para esse tipo de operação. Reduzimos drasticamente o tempo e os riscos envolvidos na manutenção, além de aumentar a disponibilidade da máquina para a operação diária, bem como seu desempenho. A combinação entre tecnologia, experiência técnica e abordagem integrada com o cliente foi um dos principais diferenciais do sucesso da iniciativa”, afirma Alexandre Espindola, gestor de contas de mineração da SKF Industrial e técnico responsável pela operação.
Os rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos podem ser usados em diversos setores de trabalhos pesados, como mineração, processamento de minérios e cimento.
Mais segurança e sustentabilidade
Além dos ganhos econômicos e operacionais, a solução também oferece muito mais segurança, já que não é necessário desmontar vários componentes para acessar o rolamento. Isso reduz o tempo de manutenção e, principalmente, os riscos de acidentes durante o processo, um fator crítico nas indústrias que lidam com equipamentos pesados e complexos.
Também ajuda na diminuição do consumo de graxa, contribuindo para um menor impacto ambiental. Além disso, oferece uma vedação aprimorada que evita a contaminação do rolamento por poeira e outros detritos.
Rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos
Os rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos SKF Cooper fornecem manutenção mais rápida e segura para fábricas de mineração e cimento, além de ter impacto na sustentabilidade. Eles são projetados para otimizar máquinas que estão em condições operacionais exigentes, como temperaturas extremas, cargas pesadas e contaminação.
O diferencial do modelo da SKF é que o design bipartido os torna benéficos para aplicações inacessíveis em que a montagem, a desmontagem e a manutenção são um desafio. A precisão do corte dos anéis interno e externo minimizas descontinuidades, oferecendo a esta variante mais que o dobro da vida útil em comparação com outros rolamentos bipartidos.
Outra vantagem é que o tempo de substituição dos rolamentos pode ser reduzido para apenas oito horas, enquanto em modelos padrão esse processo leva até 24 horas. Como as folgas são predefinidas, não há necessidade de ajustes no local ou ferramentas de montagem especializadas.
“Com a versão bipartida, a SKF reafirma seu compromisso com soluções que unem inovação, segurança, tecnologias avançadas e otimização de custos das operações industriais. Nossa solução impacta, ao mesmo tempo, o desempenho dos rolamentos, a segurança do trabalho e o meio ambiente”, finaliza Espindola.
Mapa 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário