terça-feira, 19 de agosto de 2025

JOHN DEERE COMEMORA 10 ANOS DE APOIO A PROJETOS DE ROBÓTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL

Mais de 1.400 estudantes já participaram do programa FIRST LEGO League Challenge, que promove o desenvolvimento de competências em STEM

Equipe Lego Stars, de Catalão (GO), que representou o Brasil na etapa internacional da FLL Challenge

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, completa 10 anos de parceria com a FIRST LEGO League (FLL) Challenge, uma das maiores competições de robótica do mundo, voltada para ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Desde 2015, a companhia apoia times no Brasil, oferecendo suporte institucional, recursos e, principalmente, a dedicação de voluntários que atuam como mentores de equipes formadas por estudantes da rede pública nas regiões de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.

Até hoje, mais de 1.400 estudantes já participaram do programa, que conta com 171 voluntários da John Deere. Juntos, eles dedicaram mais de 11 mil horas ao projeto. “Os resultados vão muito além dos números. Ao integrar a robótica educacional ao cotidiano de escolas públicas, por meio do envolvimento de nossos voluntários, temos a oportunidade de inspirar jovens, desenvolver suas habilidades e contribuir para formar cidadãos preparados para os desafios do futuro. Para a John Deere, apoiar a educação é investir no progresso das comunidades onde estamos presentes”, afirma Edilson Proença, diretor do Instituto John Deere.

Criada nos Estados Unidos em 1989, a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) é uma organização sem fins lucrativos que promove desafios de robótica baseados em problemas reais do cotidiano. No Brasil, a FLL está presente desde 2004 e conta com instituições como o SESI, responsável pela categoria Challenge para jovens de 9 a 15 anos, e o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação -, que coordena as categorias Discover, para crianças de 3 a 6 anos, e Explore, para crianças de 6 a 10 anos.

A cada temporada, a organização propõe um tema global que desafia as equipes a criar soluções inovadoras e construir modelos robóticos. Crianças de 6 a 10 anos desenvolvem projetos com peças LEGO e registram sua trajetória em painéis criativos enquanto participantes mais experientes aplicam programação, pesquisa e trabalho em equipe para cumprir missões em arenas temáticas. A temporada acontece entre agosto e maio, com etapas regionais, nacionais e internacionais.

Um exemplo dessa trajetória é Matheus Silva, que começou como aluno em uma das turmas de robótica apoiadas pela John Deere na Escola Estadual Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, em Indaiatuba (SP). “Eu tinha 15 anos, estava no primeiro ano do ensino médio e, naquela época, aprendi lógica de programação, como me portar em apresentações e, principalmente, acreditar nas minhas capacidades”, lembra Silva.

Hoje, aos 21 anos, o jovem é engenheiro de software na John Deere. Sua trajetória na empresa começou como aprendiz em RH, passou por estágios na mesma área e em TI, até chegar à posição atual. Está no último ano da faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e já planeja uma pós-graduação em Engenharia de Software. “O curso e o contato com os mentores da John Deere despertaram meu interesse e me ajudaram a crescer pessoal e profissionalmente. Uso muito a lógica que aprendi na robótica no meu trabalho diário”, conta o profissional.

Em breve, ele quer retornar ao programa como voluntário para apoiar outros jovens nessa mesma jornada. Atualmente, as turmas apoiadas pela John Deere reúnem 200 alunos de 19 escolas públicas, com o suporte de professores e 47 funcionários da empresa. A participação desses voluntários faz parte do programa global John Deere Inspire, criado para despertar o interesse por áreas STEM e ampliar as oportunidades educacionais nas comunidades onde a companhia atua.

Competição internacional

Este ano, o projeto teve uma conquista especial. A equipe Lego Stars, de Catalão, Goiás, formada por alunos do Centro de Ensino Integral da Polícia Militar de Goiás Dr. Tharsis Campos e patrocinada pelo Instituto John Deere, representou o Brasil na etapa internacional da FLL Challenge. O evento ocorreu em maio, na Cidade do Cabo, África do Sul. Com sete adolescentes entre 13 e 14 anos, a equipe foi a única brasileira classificada para o Open Africa Championship, uma das finais globais da competição.

“Mais do que um torneio de robótica, a FLL tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de transformação social, estimulando vocações e inspirando jovens a sonharem alto, com empatia e propósito, ampliando horizontes e despertando talentos que moldarão o amanhã”, destaca Proença.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui e acesse o site.

John DeereNão importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui e acesse o site

John Deere
CDI Comunicação

Nenhum comentário: