Observando o trabalho de reboque dos veículos hoje em dia, penso que não é mais apropriado dizer que de carro foi guinchado, mas sim que foi “pranchado”, criando assim um neologismo, já que não se reboca mais os automóveis com aqueles terríveis guinchos de piscas era. Hoje usa-se pranchas. Certo?
O método e o equipamento podem ser diferentes agora, mas a dor de cabeça para quem tem seu carro guinchado/pranchado continua a mesma. Se no lugar onde o veículo foi estacionado não estiver um cavalete o substituindo, com uma inscrição dizendo para onde ele foi levado, seu dono vai ter que se virar pra descobrir o destino do seu quatro rodas ou da sua motocicleta, pois elas também são “agraciadas” com essa prática, quando seus usuários as deixam em local não permitido.
Em São Paulo, o motorista ou motociclista que tem seu veículo levado para outro município (sim isso acontece) enfrenta sérios problemas como o um custo mais alto das taxas e remoção e diárias nos pátios. Isso sem contar que também terá que se locomover para distâncias maiores e dificuldades de acesso.
Além disso, ainda corre o risco de não saber para onde seu possante foi levado, cabendo nesse caso – de abuso da valores – solicitar o reembolso junto ao Detran-SP e denunciar o caso às autoridades. Isto porque as taxas cobradas nesses municípios fora de São Paulo, são muito elevadas e os veículos não deveriam ter sido levados para esses locais, mas são. E, para recuperá-los, pode ser necessário até recorrer a um despachante, tal o grau de dificuldades, muitas vezes criadas pelos operadores desses pátios. Existe uma lei estadual, de nº 15 266/2013, que é referência para o estabelecimento de valores e regras de taxa de remoção e diárias.
Para onde foi?
A forma de descobrir para onde seu veículo foi levado, o usuário deve acessar o Portal da Prefeitura de São Paulo (sp156.prefeitura.sp.gov.br) informando a placa do mesmo. Para o caso de não ter resposta nesse canal, ligue para CET, 156, ou vá, diretamente, até o posto da CET, em Pinheiros, na rua Sumidouro, 740, onde poderá retirar as guias de pagamento e, em seguida, dirigir-se ao local para onde o seu veículo foi levado. Saiba que o atendimento nos pátios é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Isso significa que, se o guinchamento acontecer na sexta, depois das 17 horas, a “mordida” já começa, com, no mínimo, duas estadias.
Então, não pare seu carro ou motocicleta, em local proibido, para não ser surpreendido com um gasto extra (na maioria das vezes, muito extra) no seu orçamento.
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