quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

HONDA APRESENTARÁ SOLUÇÕES DE BAIXO CARBONO DURANTE A CONFERÊNCIA DO CLIMA DE PARIS.


Sob o conceito “gerar, utilizar e ficar conectado”, empresa propõe hidrogênio como fonte principal de energia para redução das emissões de CO2.

A Honda participará da La Galerie by WE*, exposição de soluções de baixo carbono que acontece durante a 21ª edição da Conferência do Clima de Paris, na França, entre os dias 2 e 9 de dezembro. A empresa vai apresentar as tecnologias desenvolvidas no Japão que contribuem para uma sociedade em que as pessoas possam “gerar” e “usar” hidrogênio como principal fonte de energia e se “manter conectadas” a partir desse recurso.

Reconhecida pelo comprometimento em desenvolver soluções que contribuam para a redução das emissões de CO2, a Honda apresentará produtos e estudos realizados dentro e fora do Japão. Os resultados dos testes de veículos elétricos na República das Ilhas Marshall, onde o avanço do nível do mar associado ao aquecimento global tem sido um grande problema, está entre os casos a serem apresentados com o objetivo de propor novas soluções para questões ambientais globais.

Ainda sob o conceito de gerar e utilizar o hidrogênio como fonte principal de energia, a empresa demonstrará a original Estação Inteligente de Hidrogênio, equipada com um eletrolisador de alta pressão que gera energia a partir de fontes renováveis; um FCV – veículo movido à célula de hidrogênio; o Power Exporter 9000, gerador de energia externa; e o Honda Power Manager, carregador que fornece energia para casas e outras instalações, mantendo a sociedade “conectada”.

* WE: World Efficiency - organizador da exposição.

Visite: www.honda.com.br

S2Publicom 
Paula Boracini
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276 
Letícia Sangaletti
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027-0279
Adriana Sekulic 
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027-0269
Fabrizio Leonardo 
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027.0294

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

RENAULT DUSTER OROCH E SANDERO R.S. 2.0 SÃO ELEITOS OS MELHORES DE 2015 NO PRÊMIO L´AUTO PREFERITA.


A Renault venceu duas categorias no prêmio L´Auto Preferita, entregue na noite da desta segunda-feira (30), em São Paulo. A inovadora picape Duster Oroch foi eleita a “Melhor Picape Pequena de 2015”, enquanto o esportivo Sandero R.S. 2.0 foi o vencedor na categoria “Motor 1.8 a 2.0”.

A premiação L´Auto Preferita foi criada por Claudia Carsughi, com a ajuda de Joka Finardi, para homenagear e imortalizar a carreira de seu pai, Claudio Carsughi, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro. 

O júri do prêmio traz, além do próprio Claudio Carsughi, Bob Sharp (AutoEntusiastas), Roberto Nasser (De Carro Por Aí), Joel Leite (Agência Auto Informe), Vicente Alessi (Auto Data), Sílvio Porto (Motorcar), Joka Finardi (Super Top Motor), Vagner Aquino (Diário do Grande ABC), Luís Perez (Carpress), Ricardo Hernandes (Coisas de Agora), Fábio Trindade (Carplace), Eugênio Brito (UOL Carros), Sérgio Dias (Alpha Autos), Diogo Oliveira (R7), Paulo Bogado (Record), Claudia Moraes (USAC), Paulo Rogério (Tribuna de Santos), Pedro Kutney (Automotive Business) e Emilio Camanzi.

“O foco principal desse concurso é a seriedade que sempre norteou o trabalho de meu pai e que também é refletido no excelente corpo de jurados que conseguimos reunir”, conta Claudia Carsughi, na foto, ladeada pelos vencedores. Foto: Antonio Dantas.

Duster Oroch


A Duster Oroch se valeu de características como robustez, excelente espaço interno e versatilidade para se sagrar vitoriosa. Destaque também para a inovação da picape, que cria um segmento entre os modelos pequenos e grandes – unindo as melhores características de ambos. Fabricada em São José dos Pinhais (PR) e desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), a Oroch rodou mais de 720 mil km na França, Brasil e Argentina em testes dinâmicos durante o desenvolvimento do produto.


Sandero R.S. 2.0


Já o Sandero R.S. 2.0 se diferencia pela legítima proposta esportiva. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da Renault Brasil, o hot hatch tem motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade. A máxima é de 202 km/h e o 0 a 100 km/h é cumprido em apenas 8,0 segundos. Há novas regulagens de suspensão, assistente de arrancada em subida (HSA), sistema de freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS).

DUSTER OROCH, UMA PICAPE PREMIADA


Além do troféu conquistado no L´Auto Preferita, a picape Duster Oroch Best já conquistou outras três premiações de grande relevância. A revista Car and Driver elegeu a picape no prêmio 10Best, ressaltando o modelo como “a grande ideia do ano”. A publicação ainda destacou a inovação do projeto, pioneiro entre as picapes derivadas de SUV’s compactos.

A revista Autoesporte elegeu a Oroch como a “Picape do Ano 2016” na premiação Carro do Ano, uma das mais tradicionais da indústria automobilística. A Oroch foi avaliada e escolhida por um júri formado por jornalistas especializados de todo o país e membros da revista. Da revista CAR Magazine veio o prêmio de "Melhor Picape de 2016" no CAR Awards 2016.  Participaram da eleição os redatores da revista e os leitores, que puderam dar seu voto online - a Oroch venceu com 62% dos votos dos internautas, a votação mais expressiva dentre as cinco categorias. Entre as características que foram ressaltadas para chegar ao título estão robustez, excelente espaço interno e versatilidade.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Marcelo Cosentino (Produto)
marcelo.cosentino@renault.com
(41) 3380-2109
Adriana Costa (Institucional)
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

VOLKSWAGEN UP! TSI É "O LANÇAMENTO DO ANO".

A Volkswagen conquistou mais uma posição de destaque na Imprensa especializada brasileira. O up! TSI foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, da editora Motorpress Brasil. 


A revista Carro reuniu um júri de 12 jornalistas especializados para indicar o principal automóvel lançado este ano, independentemente de porte, preço, potência ou origem. Os jurados destacaram as seguintes qualidades do up! TSI: “O elevado desempenho e o baixo consumo de combustível a um preço acessível fazem do up! TSI um carro único. A isso junta-se o fato de carro e motor serem fabricados no Brasil, o que é merecedor de todo aplauso”.

Os jornalistas também destacaram outras qualidades do up! TSI: “Eficiente, seguro e empolgante. Além de ser muito prático no uso diário, o up! TSI tem um desempenho muito bom e consumo de combustível impressionante”. E o júri completou: “Ele (up! TSI) revolucionou o segmento, e deu o pontapé inicial para um caminho inevitável da indústria: o dos motores pequenos com turbo”.

A revista também elegeu o Golf Variant entre os principais lançamentos de 2015.

 “Em termos de veículo familiar, nada se igual a a uma station, que concilia espaço para bagagem com dirigibilidade exemplar”, menciona o júri da revista Carro. 

O motor mais avançado

O novo motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. O mercado brasileiro é primeiro no mundo a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, que está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up!, cross up! e speed up!.

Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), esse motor tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. Seu torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

O prêmio “Melhor Carro Sustentável” é a comprovação de que o up! é o modelo com motor flexível mais econômico do Brasil, com a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, com a excelente marca de 1,44 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012. Além disso, seu desempenho é o melhor da categoria: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h (etanol).

Preferência nacional


Além da eleição da revista Carro, a Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri da Imprensa especializada, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O novo motor 1.0 TSI Total Flex já conquistou outras premiações no mercado brasileiro. No início do mês, o novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

O Volkswagen up! TSI também eleito o “Melhor Carro Compacto” no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela Revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, feito pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência o público.   
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

CAMINHÕES VOLKSWAGEN 4X4 GANHAM MERCADO NA BOLÍVIA.

Desenvolvidos inicialmente para atender às demandas de operação do Exército Brasileiro, os caminhões Volkswagen com tração especial 4x4 estão com nova missão: consolidar espaço no mercado exterior.


A Bolívia foi a primeira nação estrangeira a apostar nessa solução de tecnologia, mas estão em curso negociações com mais de dez países. No Brasil, os veículos também já atuam em aplicações civis, como a do Corpo de Bombeiros no Pará.

A mais recente venda na Bolívia foi para a petrolífera estatal YPFB, que adquiriu três unidades do Worker 15.210 4x4, atraída pela versatilidade e robustez do modelo. A dimensão do caminhão e a tração integral facilitam a operação nas vias sinuosas, estreitas e com muita areia e lama que os veículos percorrem. Equipadas com cabine reforçada e implementadas com gruas, essas unidades fazem a manutenção nos gasodutos da petrolífera e chegam a rodar 100 quilômetros por dia carregando escombros e diversos outros materiais pesados.

“Estes caminhões compõem o terceiro lote de 4x4 que entregamos na Bolívia, contemplando diferentes clientes. Em breve já chegará o quarto lote ao país”, conta Antonio Albuquerque, gerente executivo de Exportações da MAN Latin America. As negociações fazem parte de uma estratégia de internacionalização desses produtos. Seus principais mercados no alvo estão na América Latina e África.

Desenvolvido e testado para condições extremas


O caminhão VW 15.210 4X4 foi criado especialmente para atender às Forças Armadas, sendo reconhecido pela capacidade de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. O modelo está equipado com eixo dianteiro e caixa de transmissão da Marmon-Herrington. Os demais componentes já são amplamente utilizados pela marca em seus produtos, o que facilita a assistência técnica.

Seu principal atributo é a robustez comprovada em testes rigorosos. Para aprovar o VW 15.210 4X4, o Exército Brasileiro o submeteu a rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Veículos já operaram em missões internacionais da ONU


Os primeiros caminhões Volkswagen a integrar uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) foram do modelo Worker 15.210 4x4. No Haiti, os veículos enfrentaram uma situação real de guerra, com estradas destruídas e zonas de conflito armado, e atuaram no transporte de tropas e equipamentos. 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

FOTON CAMINHÕES ENCERRA CIRCUITO CEASA 2015.


De 01 a 04 de dezembro, das 06 às 14 horas, a Foton Caminhões e a concessionária Mundial Caminhões participam da quinta e última etapa do Circuito Ceasa de 2015, evento de relacionamento com clientes nas Centrais Estaduais de Abastecimento espalhadas pelo País. A ação será no Ceasa de Recife, PE, localizado na BR 101 Sul – Km 70, bairro Curado.

Em um estande da Foton Caminhões, o público interessado poderá conhecer de perto e realizar test-drive nos veículos da marca de 3.5 e 10 toneladas, todos equipados com componentes de renome internacional como motor Cummins, transmissão ZF e sistema de injeção Bosch. O atendimento aos clientes será realizado pela área de vendas da Foton e da concessionária Mundial Caminhões, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 7935, Imbiribeira, Recife.

Para Alcides Cavalcanti, Diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Foton Caminhões, em todas as paradas que a empresa realizou em 2015 do Circuito Ceasa, o resultado foi positivo. “Tivemos uma excelente oportunidade de termos um contato mais próximo com nossos clientes e potenciais clientes, e as avaliações dos visitantes foram extremamente positivas, especialmente sobre o desempenho do veículo, sua ótima capacidade volumétrica e o conforto da cabine. Registramos ótimos resultados em vendas e demonstrações de produtos nas cidades em que realizamos o evento este ano”.

Produtos Foton


O caminhão Foton 3.5 toneladas possui a robustez e a confiabilidade necessárias, aliadas a um excelente custo-benefício que entrega ao operador um veículo de baixo custo operacional e uma capacidade de carga volumétrica que só se encontra em veículos de valor mais elevado. É oferecido nas seguintes versões: Foton 3.5 – 11ST (109 cavalos de potência e rodagem simples); o Foton 3.5 – 11DT (109 cavalos de potência e rodagem dupla); e o Foton 3.5 – 14ST (130 cavalos de potência e rodagem simples). Os modelos de 3.5 toneladas podem ser operados por motoristas com habilitação de categoria “B”, contam com dois anos de garantia sem limite de quilometragem e atendem às configurações de um VUC (Veículo Urbano de Carga), por isso tem livre acesso às zonas de restrições existentes nas maiores cidades do País.

Já o modelo 10 toneladas é ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, além de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 156 cv de potência e torque de 500 Nm. Esse caminhão é o único em sua categoria que oferece a conceituada transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com overdrive que faz com que o motor trabalhe em menor rotação e aumenta sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

O grande diferencial da Foton é oferecer diversos itens de série em seus caminhões, que são opcionais na concorrência. Os itens são: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, CD player (versão 3.5 ton.), MP3 (versão 10 ton.), volante regulável, acelerador manual eletrônico, sensor sonoro de ré, defletor de ar, cabine basculante, freios ABS, airbag (versão 3.5 ton.), barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas curvas), direção e embreagem hidráulicas.


PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
vanessa@pautaecia.com.br
11 – 3791-0161

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi.

GP ABU DHABI: ROSBERG VENCE NO APAGAR DAS LUZES.

O suntuoso GP dos Emirados Árabes fechou a temporada sem grandes emoções. Nico Rosberg venceu mais uma com Lewis Hamilton em segundo e Massa foi só 8º.  

Uma corrida morna, onde as equipes fizeram o possível para pontuar e garantir uma fatia maior do bolo que é distribuída entre os times na próxima temporada.

Assim pode ser definida a prova que começa com luz natural e termina com iluminação artificial. Como na maior parte da temporada, a Mercedes dominou e na largada Rosberg manteve a primeira posição com Hamilton em segundo. Esperava-se que o atual campeão iria pra cima, buscar a última vitória do ano. Mas o time não ajudou. O inglês tentou mudar a estratégia de troca de pneus, usar os super macios na última parada, não conseguiu e teve que se contentar com mais um segundo lugar.

A impressão é que a Mercedes iniciou os trabalhos para fazer Rosberg campeão em 2016, já que o inglês conquistou dois títulos seguidos e precisa dividir um pouco mais os louros da vitória. Assim vamos ficar atentos para os acontecimentos e saber se os dois começarão em condições iguais de brigar pelo titulo.

O terceiro e quarto lugares conquistado pela Ferrari, com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, confirmou que a equipe italiana foi a que mais evoluiu, porém, não o suficiente para enfrentar a Mercedes.

A Williams ficou no mesmo patamar que se encontrava na temporada passada, conquistou pontos graças a experiência de Felipe Massa e a rapidez de Valtteri Bottas. Massa cometeu alguns erros e a equipe também. Falta desenvolver melhor o carro e aprimorar-se na estratégia. Em Abu Dahbi erraram feio. Massa largou em oitavo, perdeu posições, recuperou-se e perdeu de novo na parada para trocar pneus. E Bottas, além de ter uma largada ruim, na primeira parada, a equipe o liberou junto com uma McLaren que estava chegando. Ele perdeu o bico, teve que dar uma volta inteira sem a asa dianteira e ainda foi punido.

Pelos lados da RBR o time com dois pilotos talentosos, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, sofreu com os propulsores Renault, mas também não fizeram para tentar ajudar. Só criticaram o que não levou a nada. Ameaçaram deixar a F-1 foram atrás de Mercedes, Ferrari, Honda e ouviram um sonoro ‘não’. Ano que vem terão que continuar com os franceses. 

A Force India, Sauber, Lotus, STR e Manor continuam como coadjuvantes. Também entrou neste patamar a McLaren, por causa do motor Honda, que precisa evoluir, elas esperam um grande aporte financeiro para brigar na ponta. 

A surpresa da temporada ficou por conta do brasileiro Felipe Nasr. Com uma Sauber que não evoluiu conseguiu somar 27 pontos. Levando-se em conta que tem patrocínio do Banco estatal brasileiro e o companheiro Ericsson chegou só a 9, ele foi o caixa eletrônico do time. Além de levar o dinheiro que garantiu a temporada, conseguiu mais fundos para 2016. E na pista fez seu papel, mostrou que tem talento e pode despontar na maior categoria do automobilismo mundial, assim que tiver um carro bom nas mãos.

Marcaram pontos no GP de Abu Dahbi
1. Nico Rosberg 
2. Lewis Hamilton 
3. Kimi Raikkonen 
4. Sebastian Vettel 
5. Sergio Perez 
6. Daniel Ricciardo 
7. Nico Hulkenberg 
8. Felipe Massa 
9. Romain Grosjean 
10. Daniil Kvyat

A F-1 volta dia 15 de março na Austrália, quando inicia a temporada 2016. A novidade será a entrada da equipe americana Haas F1 Team. Antes disso os testes de inverno, quando teremos noção se algum dos times conseguira rivalizar com a Mercedes.

Rapidinhas


Desobediência 
Antes de fazer a segunda troca de pneus, Hamilton pensou em desobedecer a equipe.
"Parte de mim queria que eu tivesse tentado. Acho que, olhando agora, depois que Nico parou eu deveria ter tirado o pé e economizado meus pneus para que eles durassem mais. Os pneus ainda estavam bons no final, então eu senti que teria a possibilidade de ir até o fim", comentou o atual campeão.

Faltou ritmo 
Felipe Massa lamentou a falta de rendimento que a equipe enfrentou nas últimas provas. "Não tínhamos o ritmo que queríamos e pagamos o preço nas últimas corridas. Foi um final de temporada ruim, mas é uma grande motivação para voltar mais fortes em 2016. Os caras estão trabalhando duro, então esperamos ter grandes ganhos na pré-temporada", declarou o brasileiro.

Decepção
Felipe Nasr esperava mais na última corrida do ano. "Tive azar no começo da corrida porque fiquei preso no meio de dois carros, o que causou danos na minha asa dianteira e fez com que eu tivesse de parar cedo. Depois só fiquei correndo atrás do prejuízo. Terminar nesta posição não é a maneira como eu queria encerrar a temporada, que foi boa para mim no geral", falou na entrevista coletiva. 









Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora www.autoagora.com.br.

SCANIA LATIN AMERICA ANUNCIA NOVO CHIEF FINANCIAL OFFICER.


Kenneth Cehlin assume em 1º de janeiro como novo CFO da Scania para América Latina, reportando-se para Per Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America. Há 34 anos trabalhando na fabricante sueca, Cehlin atualmente é responsável pela controladoria da área comercial da Scania na Suécia.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 42 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2014, a receita liquida da Scania alcançou 92,05 bilhões de coroas suecas, e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6 bilhões de coroas suecas.


Scania Latin America
Cristiano Soares
cristiano.santos@scaniacom
(11) 4344-8990 | 3190-3182

Kreab Assessoria de imprensa
Bruno de Oliveira
(11) 3054-3306
boliveira@kreab.com.

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

OS LAÇOS DE DEZEMBRO.


Tendo a sempre achar que laços encerram, fecham, guardam. Ao unir, laços juntam as partes - muitas, todas as que puder abraçar - até que por dedos ou mentes hábeis sejam desfeitos; alguns laços são bem intrincados, complexos. Mas mesmo assim diferente do nó, que é onde estamos, e precisamos desatar logo para podermos enlaçar. 

Já começou. Para onde olho vejo laços, mas agora vejo mais daqueles bonitos, frufru, que parecem borboletas, e que ficam tentando sempre nos impregnar com o clima de Natal que prevejo como um dos piores de muitos tempos, com poucos pacotes e caixas recheadas.

Simbólicos demais, os laços; os mais simples vêm mudando de cor nos últimos meses para nos lembrar de questões de saúde, os rosas, de outubro, alertando às mulheres sobre o câncer de mama, os azuis de novembro para lembrar aos homens a saúde da próstata. O vermelho que vigora neste mês lembra a todos que ainda há muito o que lutar contra a AIDS. 

Fitinhas, meras fitinhas que falam. Falam muito e chamam a atenção. Danadinhas.

Vamos agora dar mais uma volta na fita para ver o laço se fazendo como uma dança se desenhando no ar. 

Quero falar de laços porque acho que estamos tão completamente embaraçados, embolados e sem direção que precisamos dar um jeito de esticar mais rápido a fita para andar para a frente nesse mês que se avizinha com possibilidades de ainda mais surpresas. Não que estas estejam vindo com laços, ao contrário, algemas vêm sendo mais usadas nesse show diário que virou a (des) governança da Nação. Para eles, a casa caiu e é muito impressionante como uma coisa vem ligada à outra; seja de qual sentido venham, perceba como o final parece sempre dar no partido do Governo, o PT. Estão sendo caçados a laço, mas como daqueles que os vaqueiros usam, a corda de couro trançada, com as argolas, usadas para apanhar as reses. Em segundo lugar, outro partido, sempre chamado de balaio de gatos, o PMDB; abriram a boca do balaio. Daí também não tem vindo coisa boa, admitam. Isso sem pensar no outro que perdeu o bonde, o PSDB. 

Há muito todos pararam de cortar laços com tesouras para inaugurações de feitos, já que estes também praticamente nem existem mais, apenas remendam - agora passam o tempo apenas se explicando ou querendo aumentar impostos para cobrir os buracos que eles próprios fizeram.

Descubro e achei bonito saber que na Grécia era comum atar as imagens dos deuses com laços para que não abandonassem a região e seu povo, e fiquei pensando que, além de ajudar a nos unir o mais rápido possível e de qualquer forma para reagir e mudar, eles também pudessem ser o símbolo de um novo tempo. Eu aqui sempre tentando ver esse mundo mais bonito, quem sabe a ideia possa ser aceita? 

Vou amarrar um lacinho no dedo para ajudar a me lembrar todos os dias deste mês a continuar tendo esperança. Nossos laços de família, de sangue, de país devem e precisam retomar algum símbolo, e poderia ser este - que ainda significa a união, a felicidade, a energia, a força, a justiça, a fortuna, o divino.

Lembrando que precisamos nos unir nem que seja para colocar todos eles num saco ou caixa e atar com um laço bem forte antes de jogá-los no lixo comum da história. Eles são descartáveis, mas estão contaminados! 

E não esqueça que não podem ser reutilizados, porque dá no que deu.

São Paulo, fim de um ano forte, 2015.





* Marli Gonçalves, jornalista - Uma vez desfeitos, aliás, os laços nunca mais tornarão a ser iguais se as pontas voltarem a tentar encontrar-se. A fita estará amassada e marcada. 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

domingo, 29 de novembro de 2015

ESCULHAMBADÃO.
Por Liliana Pinheiro*

VEM AÍ O VERÃO DA SAPATADA.

O povo está implicando com os 200 pares de sapatos da Maika, mulher do Delcídio. Uma amiga das mais queridas até rogou praga para a Maika ter joanete. Estou rindo disso.

Fui contar os meus, que não sou ninguém. Deu 29, entre tênis, sandálias, rasteiras e botinhas. Desse estoque, melhor esquecer 6 pares – estão próximos da morte, embora limpinhos; ficam porque são folgados e gostosos. Outros 5 são meio incômodos, para dias de não ter de andar. O resto é bom e eu uso. Tudo simples, mas eu gosto deles. 

Se eu fosse rica, teria mais. Acho 200 um número bom para quem tem vida social. A gente tem não compromisso assim, não sabe desses lances. No máximo vai ao dentista, à reunião de trabalho, à casa da mãe e de uns poucos amigos, e uma ou duas vezes por ano faz uma viagem legal, em que sempre leva um sapato melhor, mas usa o tênis surrado o tempo todo. 

A vida de gente rica é diferente. De mulher rica, mais ainda. Cada roupa precisa de um sapato diferente. Há o problema dos saltos e das cores. Do verão, do inverno e da meia-estação. Da neve, para alguns. Da calça comprida e do vestido. Da bermuda e do maiô. Se é sapato para mostrar ou para andar. Uns não servem para dirigir. Outros não servem para andar de ônibus. Alguns não servem para nada. Nada de nada, mas a gente gosta deles. 

Sapato é um problema. Sapato de ir na prisão será outro desafio, a partir de agora. De dar entrevista, de ir em eventual CPI. Sapato é coisa complexa no universo feminino. É bom que a Maika tenha 200 pares. Dá para atirar, um por um, contra um monte de gente. 

Vem aí o verão da sapatada. 












sábado, 28 de novembro de 2015

FCA É A EMPRESA DO ANO DO PRÊMIO ABERJE 2015.

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles foi eleita Empresa do Ano pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, por seu desempenho na área de Comunicação Corporativa em 2015. Esta é a principal categoria do Prêmio Aberje, entregue na noite desta quinta-feira (27), em São Paulo, e que reconhece as melhores práticas em comunicação empresarial no Brasil. 



A empresa se destacou por suas iniciativas de comunicação para consolidação do grupo, pela inauguração do Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, pelas ações de relacionamento com a sociedade, pela comunicação de projetos culturais e pelo relançamento da marca Jeep no Brasil, entre outras.

A FCA também conquistou o Prêmio Aberje em três outras categorias: Comunicação e Organização de Evento, com a Inauguração do Polo Automotivo Jeep de Pernambuco; Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, com o case Árvore da Vida 10 + 10; e Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais, com projeto da Casa Fiat de Cultura.

O diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Marco Antônio Lage, comentou a importância dos prêmios. “Ser destacada como empresa do ano é uma grande honra para toda a equipe da FCA, principalmente considerando a importância da Aberje como centro de elaboração e disseminação de teorias e práticas de comunicação empresarial”, afirmou Lage. “Este foi um ano de importantes marcos históricos para a FCA, que exigiram um enorme esforço de comunicação”, acrescentou o diretor.

Em sua 41º edição, o Prêmio Aberje é considerado o principal reconhecimento de comunicação corporativa no Brasil, segundo pesquisa realizada com diretores das principais empresas do país. Seu objetivo é destacar e compartilhar as melhores experiências em comunicação empresarial do país, de forma a contribuir para o desenvolvimento dessa atividade e seu posicionamento estratégico nas organizações.

Ao todo, foram inscritos no Prêmio Aberje cerca de 220 cases, de 126 empresas, divididos em 18 categorias. Os projetos vencedores passaram por quatro fases: triagem, premiação regional, audiência pública nacional e cerimônia final. Os cases vencedores são escolhidos por uma comissão julgadora formada por 200 profissionais de notório conhecimento em comunicação organizacional.

A organização do prêmio está a cargo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, fundada em 1967. Trata-se de uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania. Seus pilares de atuação são Educação, Gestão do Conhecimento, Reconhecimento, Relacionamento, Economia Criativa, Inteligência Comunicacional e Advocacy.

Sobre a FCA


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis, desenvolve, projeta, fabrica e vende automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção. Tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. As marcas do Grupo são: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, SRT, Ferrari e Maserati, além de Mopar (peças e serviços). Os negócios da FCA também incluem a Comau (sistemas de produção), Magneti Marelli (componentes) e Teksid (fundição em ferro e alumínio). O Grupo provê ainda serviços financeiros em apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas subsidiárias, joint ventures e acordos comerciais com empresas especializadas.

A FCA é líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil. O país é o segundo maior mercado do grupo no mundo, depois dos Estados Unidos. As fábricas aqui instaladas são: Fiat, Jeep, Magneti Marelli e Teksid. São 19 plantas industriais, cinco centros de P&D, 42 mil empregados e uma receita de R$ 35 bilhões em 2014. O grupo está em meio a um grande ciclo de investimentos no Brasil, que soma R$ 15 bilhões entre 2013 e 2016.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

PROJETO CULTURAL DE FOTOGRAFIA DA NEW HOLLAND CONQUISTA PRÊMIO ABERJE 2015.

Prêmio de Fotojornalismo foi reconhecido por acompanhar a evolução, a modernização e o crescimento da agricultura brasileira na última década.

O Prêmio Aberje 2015 anunciou nesta semana, em São Paulo, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo como o mais importante concurso cultural do Brasil em 2015. Durante os 12 anos de concurso, fotógrafos profissionais e amadores acompanharam a evolução na agricultura e a modernização da mecanização agrícola brasileira, bem como de outros países da América do Sul. 

Jorge Görgen, gerente de Relações com a Imprensa da CNH Industrial; e Ana Vilela , representando a Casa Fiat de Cultura; receberam o Prêmio Aberje 2015.

"Estamos comemorando 40 anos de fábrica no Brasil e esse é o melhor ano para recebermos o reconhecimento ao nosso prêmio, que valoriza o progresso da agricultura em registros fotográficos", diz Alessandro Maritano, vice-presidente da New Holland para a América Latina. Para o presidente do Banco CNH Industrial, Carlo Sisto, "incentivar projetos de cunho cultural e social faz parte do nossa rotina". 

Jorge Görgen, gerente de relações com a imprensa da CNH Industrial para a América Latina, enfatiza a participação crescente dos países da América do Sul no concurso. "A cada nova edição tivemos mais países participantes que nos mostravam a evolução da produção agrícola e a modernização das máquinas e do homem no campo". 

Na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais, o projeto foi avaliado por mais de 200 jurados por sua criatividade, inovação, resultados obtidos para sensibilização do público de interesse, qualidade de estratégias utilizadas, entre outros. O prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) tem como objetivo reconhecer as melhores práticas do setor e é considerado o mais importante pelos diretores de comunicação das principais empresas do país.

 Prêmio New Holland de Fotojornalismo 


O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é aberto a fotógrafos profissionais e amadores e tem como principal objetivo incentivar o retrato da vida rural e também das atividades econômicas do meio. Nos 12 anos de existência, o projeto cresceu junto com a agricultura na América do Sul relatando por meio de imagens, o fortalecimento desse setor em todo o continente, principalmente no Brasil. Nesse período, quase 20 mil fotos foram inscritas. O projeto é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (MINC), patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com a realização da Mano a Mano Produções Artísticas e divulgação da Página 1 Comunicação. 

A cada edição, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo promove uma exposição itinerante com as imagens inscritas que mais se destacaram, sempre em espaços culturais em cidades de todo o continente, alcançando, assim, o público interessado em fotografia e retrato do meio rural.  Já ocorreram 172 exposições em 105 cidades da América do Sul, com um público total superior a 415 mil pessoas. 

Sobre a New Holland


A marca, pertencente à CNH Industrial, é especialista no sucesso de agricultores, pecuaristas, locadores e profissionais da agricultura, seja qual for o segmento em que eles atuem. Seus clientes podem contar com a mais ampla oferta de produtos e serviços inovadores: uma linha completa de equipamentos, tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras, além de equipamentos específicos para biomassa e silvicultura, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas em agricultura. 

Página 1 Comunicação 
Mariele Felipak dos Passos
mariele@pg1com.com
(41) 9989 1360 
Lívia Pulchério
livia@pg1com.com
(41) 9692 9729

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

COMENDA SOICHIRO HONDA HOMENAGEOU BENFEITORES DO SETOR DE MOTOCICLETAS.

O último dia 25 de novembro foi de celebração para a ASSOHONDA - Associação Brasileira de Distribuidores Honda, que entregou pela primeira vez, em São Paulo, a comenda Soichiro Honda, com o objetivo de homenagear benfeitores do segmento de duas rodas.


A cerimônia foi aberta com a apresentação de um vídeo que contou a história de Soichiro Honda, fundador da montadora, e os 35 anos da ASSOHONDA. Marco Antônio Costa, atual presidente da instituição, cumprimentou os convidados e destacou que a paixão pela marca e a saga pela qualidade é o que faz as motocicletas Honda serem a preferência nacional. “O fundador da empresa nos deixou um legado. O propósito dessa comenda é justamente manter essa memória viva, agradecendo a todos que fizeram a diferença para o setor”, disse.

Na sequência, o presidente da Honda South America Ltda, Issao Mizoguchi, foi direcionado ao palco. Enfatizou que, apesar do momento econômico difícil, devemos olhar sempre o lado positivo. “Não podemos ignorar a situação atual, mas temos que nos focar no que é bom. Crises não duram para sempre. Tudo isso vai passar e precisamos estar preparados”, afirmou.

Após sua breve explanação, os laureados foram chamados um a um para receberem a comenda. Manoel Penna de Barros Cruz, que atuou como presidente da ASSOHONDA nas gestões de 1982 a 1984 e de 1984 a 1986, foi o primeiro. Depois vieram Esther Aparecida Turrer, a primeira funcionária da Associação, em 1980, onde permaneceu por 32 anos, e Renato Valdemar Kaefer, que foi conselheiro, diretor e presidente da ASSOHONDA nas gestões de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008.

Sérgio Antonio Reze, ex-presidente da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e Masuo Murakami, ex-presidente da ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, também foram condecorados. Outro ex-presidente da ASSOHONDA, Expedito Ribeiro de Souza, que também é escritor, recebeu a comenda e leu um texto de sua autoria feito especialmente para a ocasião.

As homenagens continuaram com Arnoldo Del Nero Bessa, um dos fundadores da ASSOHONDA, e Renato César Scarante, que também participou da fundação da ASSOHONDA e foi vice-presidente da FENABRAVE. As últimas comendas foram entregues a Pedro Cavalcanti Freire, que foi presidente da Associação nas gestões de 2000 a 2001 e de 2002 a 2003, e a Issao Mizoguchi, que voltou ao palco para ser homenageado.

O presidente da Honda South America recebeu ainda as comendas de Osamu IIda, primeiro diretor presidente da Honda Brasil, Hiroshi Suzuki, presidente da Honda de 1977 a 1980 e Kazuhiro Sakata, ex-presidente da montadora e responsável pelo início da fabricação de automóveis da marca no Brasil. Como todos residem no Japão e não puderam comparecer ao evento, enviaram suas mensagens e terão suas comendas entregues por Mizoguchi.

O evento, que encerrou as comemorações dos 35 anos da ASSOHONDA, foi finalizado com um jantar. A comenda Soichiro Honda continuará sendo entregue todos os anos como forma de parabenizar e agradecer os que contribuem para o engrandecimento e divulgação do setor no Brasil e no mundo. A partir de 2016, serão dois homenageados por ano.  


InformaMídia Comunicação 
Leonardo Mota
leonardo@informamidia.com.br
(11) 2834 9295
Welton Ramos
ramos@informamidia.com.br
(11) 2834 9295

PSA PEUGEOT CITROËN.

Protótipo da PSA Peugeot Citroën participa de road trip de 3.000 km em modo autônomo na Europa.


Após ter realizado um feito inédito na França, percorrendo em modo autônomo o trajeto entre Paris e Bordeaux no último dia 2 de outubro, o protótipo da PSA Peugeot Citroën atravessou as fronteiras do país para fazer um percurso de cerca de 3.000 km entre Paris e Madri, passando por Vigo.

O protótipo foi recebido pela vice-presidente e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, que declarou na ocasião: ”Hoje não precisamos pensar no futuro, pois ele já chegou. Este veículo, antes mesmo que possamos imaginar, será o modo normal de viajar nas estradas de amanhã”.

O trajeto de volta passou por Perpignan, Marselha e Lyon antes de chegar ao Centro Tecnológico do Grupo PSA situado em Vélizy, no subúrbio de Paris.

A distância foi percorrida de maneira autônoma, sem intervenção do condutor nos trechos autorizados das rodovias. O veículo realizou sozinho as ultrapassagens dos outros veículos e os ajustes aos limites regulamentares e à infraestrutura.

O Grupo PSA foi o primeiro fabricante a obter, em julho de 2015, as autorizações necessárias para colocar em circulação quatro protótipos autônomos nas estradas da França, tendo acumulado desde então 10.000km de testes. Em 2016, a PSA terá cerca de quinze protótipos. A autorização, estendida para as rodovias espanholas, permite que as equipes de P&D desenvolvam as funções do veículo autônomo além da malha viária francesa.

Por ocasião desta road trip, Gilles Le Borgne, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën, declarou: “Muito me orgulha ver o veículo autônomo desenvolvido por nossas equipes nos centros tecnológicos da região parisiense atravessar as fronteiras da Europa. Esta road trip na Espanha é fruto de uma colaboração estreita entre nosso Grupo e o Centro de Tecnologia Automotiva da Galícia (CTAG), principalmente sobre questões de interfaces homem-máquina na condução automatizada. Este é um grande desafio tecnológico que contribuirá para a mobilidade do futuro.”

Sobre o carro autônomo da PSA Peugeot Citroën


Para responder à evolução dos hábitos e às expectativas dos clientes em matéria de mobilidade, a PSA Peugeot Citroën desenvolve soluções tecnológicas que tornarão os carros de amanhã mais inteligentes, de modo a melhorar o conforto dos usuários. Graças às funções autônomas, será possível diminuir o número de acidentes provocados por erros humanos e reduzir o cansaço do motorista em situação de condução monótona. Os projetos, já adiantados, vão-se concretizar rapidamente com a chegada progressiva das funções de delegação da condução em modelos de série.


Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Comunicação e Imprensa
+55 21 3687-4793 / 4836 / 4902