segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CHEVROLET SONIC:
ANEL DE VEDAÇÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL PODERÁ CAUSAR INCÊNDIO.


A General Motors do Brasil Ltda. convoca, nesta segunda-feira, 1 de fevereiro, os proprietários dos veículos Chevrolet Sonic, modelos 2012, 2013 e 2014, fabricados entre 21 de janeiro de 2012 e 8 de março de 2014, com chassis de CB058382 a ES637073 , a entrarem em contato com a rede de concessionárias e oficinas autorizadas da empresa para agendar a substituição do anel de vedação da bomba de combustível.

No comunicado, a empresa informa ter detectado a utilização de um anel de vedação da bomba de combustível fora da especificação técnica, durante um eventual reparo realizado em um dos componentes do tanque de combustível. Em caso de capotamento, poderá ocorrer vazamento de combustível, que em contato com chama externa, causará incêndio, com risco de lesões físicas aos ocupantes e a terceiros.

O consumidor poderá entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br para confirmar se o seu veículo está envolvido nesse chamamento, localizar uma concessionária ou para mais informações.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil. Acesse: www.sistemas.procon.sp.gov.br/recall.

Fundação Procon-SP
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domingo, 31 de janeiro de 2016

PROJETO SOCIAL “CUMMINS DE GOTA EM GOTA” É PREMIADO.

O projeto social desenvolvido e implantado por funcionários da Cummins Brasil, "De Gota em Gota", foi um dos seis premiados no Desafio Mundial de Projetos Sócio-Ambientais (Environmental Challenge), programa promovido pela Cummins Inc., focado em meio ambiente e realizado com cerca de 120 fábricas da companhia em todo mundo.


Em decorrência da crise hídrica, os engenheiros da Cummins desenvolveram protótipos de cisternas para captação da água da chuva, distribuídas em 50 casas da comunidade de Guarulhos (SP), onde a empresa está instalada, no ano passado, com capacidade de armazenamento de 200 litros. O "De Gota em Gota" contou com a participação de 166 voluntários que dedicaram um total 620 horas trabalhadas. Em três meses de operação, o projeto gerou uma economia de 100 mil litros de água. Para este ano, o "De Gota em Gota" prevê a distribuição de mais 450 cisternas.

Todo o processo de desenvolvimento foi criteriosamente analisado, sendo implantado filtros sobre os reservatórios e nas saídas das tubulações para impedir a entrada de sujeira e insetos, além de um depósito para a pastilha de cloro. Esta água de reuso é utilizada pela comunidade em vários tipos de atividades domésticas (lavagem de sanitários, terraços, irrigação de jardins etc).

Como reconhecimento dos esforços, a equipe do projeto será contemplada com a quantia de US$ 10 mil, a ser revertida para este ou outras ações sociais voltadas para a comunidade.


Textofinal de Comunicação Integrada
Juliana Sih
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CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

LEVANTA O TAPETE.

Se espreguice, vá abrindo os olhos com calma, estala os dedos, estica bem os braços, de um lado, de outro - relaxa o pescoço. Você precisa acordar, e eu não queria que fosse de uma forma abrupta. Já vai ser rude demais quando se deparar com a realidade fora desse mundo de ficção, de lenda, de mitologia, que nos envolvem - e você vai precisar ver.

Sabe como é naqueles filmes onde tem um hipnólogo, em geral com um relógio daqueles lindos, de bolso, que ele balança para lá e para cá, e depois do sujeito hipnotizado entregar até a quinta geração passada, ele vem e estala forte os dedos bem na cara e a vítima acorda? Fiz igual aí na sua frente: estalei forte os dedos. 

Oi. Tudo bem? Diga seu nome. Espero que ele não esteja sujo, porque aqui na terra "tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock'n' roll, uns dias chove, noutros dias bate sol. Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta, muita mutreta pra levar a situação, que a gente vai levando de teimoso e de pirraça". Não é que as letras do Chico ainda descrevem os fatos como já fizeram antes? Só que agora ele está lá do outro lado, cantarolando outras canções, esquecendo desta, caro amigo. 

Música para acordar é bom. Levanta, Sacode a poeira e dá volta por cima. "Reconhece a queda. E não desanima", previu o Mestre Paulo Vanzolini. Nossa MPB tem uma série de músicas inesquecíveis com estrofes bastante aplicáveis para se recorrer em todos os momentos.

Essa conversa é por causa do que está acontecendo nos últimos tempos, dessa descrença. Ando encontrando muitas toalhas jogadas por aí, e isso não é bom. Não é hora. Estou sabendo que estamos mesmo numa espécie de encruzilhada parecida com a cidade de São Paulo, onde praticamente não há mais placas de direção e localização; ou quando há estão quebradas, viradas, sujas, cobertas, não servem para nada. Mas é melhor bater cabeça por aí do que ter uns e outros só plantando postes, que isso a gente está sentindo na pele que não dá certo.

Vamos tateando juntos. Cuidado só para não tropeçar no tapete que agora se levanta e mostra quanta coisa havia sido escondida debaixo dele. Mais que poeira, um lodaçal. Pior: veja a pororoca de mazelas esquecidas ou renegadas, mal resolvidas ou escondidas que afloram desse mesmo poço.

Saúde. Um minúsculo mosquito a amedrontar, a cada dia se associando mais ainda a alguma terrível doença, voando entre fronteiras. Mulheres grávidas já marcadas, sem que lhes seja dada a opção óbvia quando e enquanto ainda há tempo, se são pobres. A sociedade hipócrita assiste de camarote, ousando de lá murmurar impropérios.

Não, você não é bobo, não se preocupe. Eles acham que é, contando as histórias de carochinhas, renegando as comprinhas que fizeram, esvaziando as nossas sacolinhas. Divirta-se, você, com a cara deles, aguardando qual será a desculpa de amanhã, por exemplo, para o apartamento-que-não-é-dele-mas-foi-reformado-para-ele-e-no-mesmo-prédio-que-mais-parece-sede-de-organização-criminosa. Cada andar, cada porta, cada azulejo, cada elevador, uma suspeição.

Peço apenas que, depois de ouvir tudo o que está sendo revelado, conserve boa a sua alma. Por favor, nada de invejar pessoas de tanta sorte, que têm contas no exterior, gastam muito delas, mas não são suas donas, não sabem de onde vêm as notas que as abastecem. Não inveje não ter amigos tão bons como essas pessoas têm, que convidam sempre para descansar num sítio e o fazem sentir como se fosse de tal forma o dono dele que chegam ao ponto de ganhar reformas inteiras vindas de interpostas pessoas. Não é para qualquer um também ter a honra de ter trabalhando em casa pedreiros tão especializados mundialmente em grandes obras das grandes empreiteiras. E amigos tão humildes, que embora milionários, presidentes, proprietários, largam tudo para ir pessoalmente ver se está tudo certo, agindo como modestos mestre-de-obras. Fora os descontos. Não é para qualquer um comprar um apartamento tríplex de cobertura em prédio de frente para a praia de qualquer balneário do país por menos de 50 mil reais.

Não os inveje, por favor. Não é para qualquer um. Só para abençoados pela honestidade. Para quem tem um grupo de escribas amestrados e bem alimentados se organizando para ficarem em sua volta gritando papai, e ousando dizer que, se ele for preso, será o mártir, o Mandela do Século XXI, entre outras bobagens do tamanho de um bonde que ainda vão inventar.

Acorda. Vamos dar nossa risada. Ouvir qual vai ser a história de amanhã, enquanto voamos no tapete, pelo menos para que nada mais seja escondido debaixo dele.

São Paulo, 2016, gritos e berros de Carnaval.









* Marli Gonçalves é jornalista - Depois do Carnaval é que as águas vão rolar.
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

A HORA DA ONÇA BEBER BRAHMA.

A panela de pressão está em fogo máximo: o promotor Cássio Conserino, do Ministério Público paulista, intimou o ex-presidente Lula, sua esposa Marisa Letícia e o ex-presidente da empreiteira OAS, Leo Pinheiro, para depor como investigados no caso do apartamento de Guarujá. Acabou a fase do disfarce, em que todo mundo sabia quem estava sendo investigado mas ninguém confirmava nada. Lula, sua esposa e Leo Pinheiro devem depor no dia 17, às 11 horas.

Não é este o único problema do Número 1, como era chamado por amigos empreiteiros. Atribui-se à Odebrecht e à OAS o patrocínio da reforma do sítio de Atibaia, o que pode configurar retribuição por favores recebidos do Governo Federal. O alto funcionário da Odebrecht que coordenou a construção do estádio do Corinthians, Frederico Barbosa, foi identificado por fornecedores e empregados como executor da reforma; e disse que colaborou mesmo, mas só para ajudar, sem cobrar nada, porque, afinal, estava de férias e tinha tempo sobrando. Pois é.

E o Ministério Público Federal vem alcançando pessoas próximas de Lula.

Junte-se tudo - e aquele personagem coberto de Teflon, em que nenhuma acusação grudava, passa a apresentar falhas no revestimento. O curioso é que, normalmente, investiga-se alguém que diz que é dono de algo e se suspeita de que não é. Aqui é o oposto: Lula diz que não é dono do apartamento na praia, nem do imóvel de Atibaia conhecido como Sítio do Lula, que sua família e amigos (entre eles o ex-governador Zeca do PT, do Mato Grosso do Sul) costumam frequentar. Frase de Zeca do PT: "Eu que ensinei o Lula a pescar. Ele é bom de pesca, mas no sitio dele os peixes são criados para que só ele consiga fisgá-los".

É mas não é

A esposa de Lula comandou as obras de reforma do apartamento na praia. O engenheiro Armando Dagre, da Talento Construtora, executou o trabalho, encomendado e pago pela OAS. Disse que nunca teve contato com Lula, mas sempre com a esposa Marisa Letícia.

Numa das vezes, Marisa Letícia visitou o apartamento que, segundo Lula, não é do casal, em companhia de um filho, Fábio Luiz, do então presidente da OAS, Leo Pinheiro, e de um engenheiro da empreiteira.

Não é mas é

O Instituto Lula diz que o ex-presidente tinha uma cota do prédio mas não exerceu a opção de compra - logo, o apartamento de Guarujá não é dele. Mas, conta Lenir de Almeida Marques, gente de casa, prima do ministro de Lula Luiz Gushiken, lulista desde o tempo de sindicato, "todos pegamos as chaves no dia 5 de junho, inclusive dona Marisa". 

Lula quis processar o repórter Germano de Oliveira, de "O Globo", que deu a notícia, mas a queixa foi rejeitada pela Justiça.

Hora da arrumação

Seria interessante alguém dar um balanço na série de escândalos, para esclarecer quem é quem e o que de fato está acontecendo. Uma das coisas mais curiosas, por exemplo, se refere ao sítio de Atibaia. A reforma foi feita, afinal, pela OAS, pela Odebrecht ou por um consórcio informal das duas gigantes da empreita? Terá a OAS se limitado, no caso de Atibaia, à reforma da cozinha? 

Outra dúvida: se o ex-presidente Lula não é dono do apartamento da praia, por que foi lá tantas vezes? Teria convocado motorista, seguranças, convidado a esposa, simplesmente para dar um passeio e assistir à obra do apê que deixara de comprar? Teria vontade apenas de se solidarizar com os cumpanhêro operários?

Mais uma: o lobista que prometeu aos procuradores que, em troca da redução da pena, diria que José Dirceu lhe sugerira que passasse um tempo fora do país, depois desmentiu tudo ao juiz Sérgio Moro, depois confirmou tudo, diz que mudou de posição porque seus netos foram ameaçados. Mas por que terá levado mais de 24 horas para relatar a ameaça a procuradores e juiz?

Pode ou não pode?

Em primeiro lugar, este colunista é contra tudo que atrapalhe o funcionamento normal da cidade e prejudique o direito de ir e vir da grande maioria da população. Mas é preciso ver o que se pode fazer e o que não se pode. O Movimento Passe Livre, em suas marchas (sempre no horário que mais prejudicava o trânsito), teve de enfrentar a Polícia Militar, que usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. 

Mas um movimento de manifestantes favoráveis à volta da ditadura militar, que ocupou por mais de três horas uma das avenidas mais importantes de São Paulo, a Marginal, estrangulando todo o trânsito da cidade, não foi incomodado.

Por que a diferença de tratamento? Menino mimado não pode, filhote da ditadura pode? O Governo tucano paulista precisa explicar sua passividade no caso dos saudosistas dos militares no poder. 

Fala, Geraldo Alckmin!

Onde está a autoridade?

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Táxi de São Paulo, Antônio Matias, postou vídeo numa rede social criticando o Uber, serviço de transporte compartilhado, e ameaçando: "A palhaçada na cidade acabou e, agora, é cacete". Acusa também o prefeito Fernando Haddad, do PT, de não cumprir compromissos que assumiu com a categoria. Prefeito, quem vai dar queixa à Polícia? Ameaçar a ordem pública, com cacete ou não, é crime.

Fala, Fernando Haddad! 











Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

sábado, 30 de janeiro de 2016

NOVO VOLKSWAGEN JETTA 2016.

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MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Dinâmica de dirigibilidade e construção: quatro rodas direcionais e redução de 325 kg no peso do veículo.


E o ano de 2016 vai começando a todo vapor, logo depois das festividades já estamos nos preparando para o carnaval, pelo menos no calendário o ano já começou movimentado. Mas normalmente depois dessas festas, escutamos pelos cantinhos que é preciso maneirar, ir de leve, para voltar ao peso original na balança.


Acho que os engenheiros da Audi também entraram nessa onda no desenvolvimento da nova geração do Q7, modelo que passa a ser oferecido no Brasil com nova suspensão, sistemas de assistência, informação, entretenimento e conectividade inovadora, mas que tem como grande destaque sua construção inteligente: 325 quilos mais leve que a geração anterior.

A carroceria multimateriais economiza até 71 kg de peso. As portas que, como todo o revestimento exterior, são feitas de alumínio, contribuem com uma economia de 24 kg. Os engenheiros também exploraram o grande potencial de redução de peso no chassi: 27 kg na suspensão dianteira e 40 kg na traseira. O trem de força teve o peso reduzido em 20 kg e o sistema de escapamento, em 19 kg.

Dois braços transversais acima e abaixo, além do braço de arrasto formam a suspensão dianteira, com uma bitola de 1,679 mm. Comparada à do modelo anterior, são 27 kg a menos. Os braços de controle das rodas e os pivôs são forjados em alumínio, os eixos de propulsão são ocos e a espessura da parede do estabilizador varia conforme o necessário. 

Outra grande inovação do Q7 é a direção eletromecânica com pinhão e cremalheira. Diferentemente da unidade hidráulica anterior, ela só precisa de energia durante as curvas, reduzindo assim o consumo.

E já que estamos falando em direção, você observou em nosso título a chamada para quatro rodas direcionais. É isso mesmo!

A versão única Ambition do modelo tem preço sugerido de R$ 399.990, e ainda oferece de forma opcional eixo traseiro dinâmico, ou seja, a direção nas quatro rodas – uma tecnologia não encontrada em outros produtos no segmento de SUVs e oferecida no Pacote Tecnológico opcional. 

No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação.

Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta. Assim, o SUV fica muito mais ágil e o raio de curva um metro menor, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar. 

Entre 5 e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus. Em velocidade maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas. O novo Q7 vem de série com rodas de 20 polegadas.

Forte abraço e ótimo carnaval para todos!



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

OS 10 CARROS MAIS ROUBADOS EM SÃO PAULO.

Um levantamento realizado pela Ituran - www.ituran.com.br - empresa especialista em monitoramento de veículos (na Grande São Paulo e Baixada Santista)  aponta um aumento de 12% nos casos de roubo e furto veículos, em relação ao ano passado. A média de registro é de 800 eventos por mês.

De acordo com o estudo realizado, com base em cerca de 400 mil veículos monitorados pela Ituran, a Zona Leste de São Paulo concentra o maior número de incidências – Itaquera lidera o ranking. Em seguida, São Mateus, Guaianases, Tatuapé, Ipiranga, Itaim Paulista, Vila Prudente, Penha, São Miguel e Sapopemba.

As vias mais perigosas são Avenida Jacu Pessego, Avenida Sapopemba, Avenida Ragueb Chohfi, Marginal Tietê, Rodovia Fernão Dias, Avenida Aricanduva, Avenida Marechal Tito, Estrado M Boi Mirim, Avenida São Miguel e Avenida Itaquera.

O dia preferido dos bandidos é a quinta-feira (16,6%), depois aparece quarta-feira (15,6%), terça-feira (15,4%), sexta-feira (14,4%), domingo (13,2%), sábado (12,6%) e segunda-feira (12,5%). Quando o assunto é cor, prata lidera (27%), seguida de preta (24%), branca (19%), cinza (12%), vermelha (11%) e outros (7%).

Os 10 Carros mais roubados na Grande SP e Baixada Santista em 2015

> Palio
> Gol
> Uno
> Fox
> Siena
> Celta
> Fiesta
> Voyage
> Corsa
> Strada

 O período noturno (21h às 23h) é o mais perigoso, onde ocorre o maior número de casos (20,1%), depois das 18h às 20h (18,4%), das 12h às 14h (16,1%), das 15h às 17h (13,8%), das 9h às 11h (13,3%), das 6h às 8h (8,4%), 0h às 2h (6,0%), 3h às 5h (3,9%).

Os modelos 2010-2016 representam a grande maioria dos modelos roubados/furtados (66%), depois 2007-2009 (18%), 2004-2006 (7%), anteriores a 2001 (5%) e 2001-2003 (4%).

Sobre a Ituran: A Ituran é uma multinacional israelense que atua há 16 anos no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos e Argentina no segmento de monitoramento e recuperação de veículos. A companhia chegou ao país em 2000 e, desde então, cresce continuamente contando com mais de 400 mil veículos ativos e 250 pontos de instalação no País. A empresa já recuperou mais de 50 mil veículos, o que significa a recuperação de um patrimônio de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. Visite: www.ituran.com.br.

Tamer Comunicação
Evandro Ribeiro
evandro@tamer.com.br
11 3031 2388 R. 220 / 13 981-326-511

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

NOVOS KIA SPORTAGE E OPTIMA LEVAM COBIÇADO PRÊMIO DE DESIGN.

A Kia Motors faturou dois novos prêmios adicionados a sua crescente coleção de prestígios em excelência ao design de seus veículos. Os modelos mais recentes da marca, o crossover compacto Kia Sportage e o sedan Kia Optima, receberam o prestigiado iF Design em 2016. Este é o sétimo ano que a Kia leva esta premiação.

Kia Sportage

As novas gerações de ambos modelos, Optima e Sportage, chegam no mercado global ainda no primeiro trimestre deste ano e já foram premiados na categoria “Produto”. Bem como a qualidade do design, o júri independente avaliou os carros em seu acabamento, inovação, impacto ambiental e segurança.

Kia Optima

Segundo Custo Steffen, diretor Executivo (COO) da Kia Motors Alemanha, “estamos muito satisfeitos em aceitar estes prêmios concebidos para o novo Kia Sportage e Optima como prova de esforços consistentes de nossas equipes de projeto em desenvolver verdadeiros campeões. O novo Sportage apresenta um estilo distinto e elegante e o sedan Optima destaca outras diferentes facetas do design da Kia. Estes são modelos emblemáticos, importantes para nós, demonstrando claramente a transformação que a gama de modelos Kia recebeu nos últimos anos”.

O Kia Sportage está agora disponível com uma nova especificação de 'GT Line' pela primeira vez, que oferece uma experiência de condução mais dinâmica para seus clientes. O novo crossover GT Line oferece as mesmas qualidades práticas e se destaca por conta da sua aparência esportiva e características de condução ainda mais envolvente.

O dinamismo e o design marcante também caracterizam o novo sedan Kia Optima, que marcou o início da transformação de design da Kia, quando entrou no mercado global em 2010. O novo modelo mantém a imagem dinâmica que o tornou o best-seller da marca internacionalmente, com detalhes modernos de superfície, linhas de estilo diferenciadas e uma presença ainda mais ousada em dirigibilidade quando comparada com seus antecessores. O Optima possui excelente acabamento, as mais recentes tecnologias de conectividade e sistemas de assistência ao motorista, uma unidade envolvente com elevados níveis de conforto, além de uma gama de motorizações eficientes de condução.

iF Design Award - Desde que foi lançado, em 1953, o iF Design Award anual tornou-se um dos prêmios mais importantes do mundo para a excelência em design. O prêmio é agora uma das mais concorridas e mais prestigiadas do mundo do design, apresentado em sete disciplinas. Em 2016, empresas de 53 países participaram das iF Design Awards, submetendo um total de 5.295 novos design. 

A cerimônia oficial do 2016 iF Design Awards acontece no dia 26 de fevereiro de 2016. Uma seleção dos produtos vencedores também será exposta no iF design em HafenCity, em Hamburgo. Além disso, todos os vencedores podem ser vistos no site iF design (www.ifdesign.de) e também por meio do aplicativo de smartphone da iF Design.

Textofinal de Comunicação Integrada
Juliana Sih
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HENKEL ANUNCIA NOVO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Alexandre Junqueira assume a liderança da área de Tecnologia da multinacional alemã para o Brasil, Argentina e Chile.

A Henkel anuncia a contratação do executivo Alexandre Junqueira para liderar sua área de Tecnologia da Informação (TI) para o Brasil, Argentina e Chile, no cargo de Director of IT Latin America South & Application and Process Consulting Latin America. Junqueira trabalhará em São Paulo, no escritório central da multinacional alemã, e irá suceder Christof Jung, que em junho retornará para Alemanha, onde assumirá novos desafios dentro da organização.


Alexandre Junqueira é graduado em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), com especialização em Administração Industrial pela Escola Politécnica (POLI-USP) e em Gestão Corporativa pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). Junqueira tem mais de 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Antes de iniciar na Henkel era Executive Partner no Gartner, empresa de pesquisa e consultoria estratégica em TI, foi gestor nas empresas CPFL e EDP e anteriormente, atuou na EY, IBM, Parmalat e Solvay.

 “Estou muito feliz em fazer parte da Henkel. Encontrei um time capaz e motivado. Temos como desafio pensar cada vez mais em como a TI pode trazer valor para os negócios, sendo vista como uma área estratégica para a companhia, e tornando os processos mais simples e eficientes” – declara Junqueira.

Sobre a Henkel Brasil: A Henkel está no Brasil há 60 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.  A Henkel Brasil conta com mais de 900 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Visite: www.henkel.com. 

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DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

SR. GOVERNADOR, QUE TAL UMA FÁBRICA ASTON MARTIN?

Ao receber proposta da Macedônia, ex parte da Iugoslávia, norte da Grécia e leste da Albânia, para acolher produção da Aston Martin, a marca de origem inglesa se achou. Não bateu o martelo, e abriu-se para receber propostas de outros países. Produto será misturanga entre carro esporte 4 lugares, SUV e Crossover  sobre base e transmissão 4x4 Mercedes-Benz, motor V8 AMG.

Macedônia, país pequeno, área inferior a Alagoas, sem mar, quer fazer automóveis após bem sucedido projeto de atração de auto partistas, como Johnson Controls, e catalisadores, bancos, cabeçotes.

Decisão da Aston fez guardar canetas a hora de assinar negócio com o condado de Sutton Coldfield, no centro da ilha, abrindo o jogo sem nacionalismo. Ex-inglesa, AM tem coração argentário, controlado pelos grupos italiano InvestIndustrial, kwaitiano Tejara Capital, e 5% com a alemã Daimler. Empresa vem caindo em vendas e o novo projeto é ponte para atingir escala de equilíbrio, dobrar produção projetada entre 4.000 e 5.000 anuais a partir de 2019.

Brasil poderia se tocar, vista a ociosidade de 50% nas linhas de montagem de veículos, e duas fábricas novas e fechadas no setor. Da Honda e da Suzuki. Esta, da holding Cerfco, em Itumbiara, Go, onde fez os Suzuki Jimny – agora assumidos pela Mitsubishi, em Catalão, mesmo estado. Governador Marconi Perillo e o prefeito de Itumbiara poderiam decretar o Dia do Vem, antecedendo as retocadoras uruguaias, bem estruturadas e especializadas em agregar partes.

Aston-Martin DBX, crossover, propostas para fabricar

SUVs traçam caminho do mercado

Mania mundial, o Sport Utility Vehicle - SUV faz marketing para mudar conceitos até em marcas mais arraigadas, com produtos distantes de tal fórmula. Mas com a classuda Bentley anunciando o seu Bentayga, a Rolls-Royce, sua antiga controladora, agora concorrente, busca meios de produzir o seu, e começa bem, testando-o sobre estrutura em alumínio. Mudança radical em materiais, processo e manufatura, a migrar para os produtos BMW, controladora da RR. SUV já tem nome Cullinan – boa pinta em irlandês arcaico.

Peso é inimigo de automóvel e por isto a exigência básica é reduzi-lo sem reduzir resistência estrutural, pois poderão ser submetidos a esforços nunca previstos pela marca, como o uso árduo fora de estrada. Pessoal da Rolls olha atentamente para os Range Rover Sport e Autobiography, caros, refinados, equipados, – e com inacreditável aptidão a andar fora de estrada.

Não há opção ante o peso resultante da soma de motores, transmissões, confortos, itens de segurança, e solução tem sido aumentar torque no motor, ampliar o uso da caixa de marchas. Paliativos. Para reduzir peso tentam-se aços mais leves, partes em fibra de carbono, alumínio. Após Ford ter lançado seu produto mais vendido, o picape F 150, com ampla dotação de alumínio, abriu-se a trilha da factibilidade. No caso da Rolls, um adicional: deve ser resistente, sem perder o conforto de rolagem, secular característica da marca.

Tecnologia é coisa engraçada. Se há alguns anos perquirissem a ligação entre Ford e Rolls-Royce, diriam, no máximo fosse a letra R. Agora ...

Não pense o mundo acabará ao misturar jipe com carros de luxo ou esporte. Lincoln e Cadillac abriram a picada, Porsche seguiu, luxuosa Bentley aderiu. RR, e esportivos Alfa Romeo, Maserati, Aston Martin, Lamborghini seguem a placa sinalizando a estrada de aceso aos SUV. No desvario só falta SUV Ferrari.

Roda-a-Roda

Negócio – Noiva independente, Suzuki foi cortejada por algumas marcas – mais recente foi a FCA -, mas parece destinada a se unir à Toyota. Faz parte do projeto de crescimento da líder, querendo aproveitar a boa presença Suzuki no peculiar mercado indiano.
Festa – BMW comemora 30 anos de equipar seus automóveis com tração nas 4 rodas. Atualmente sistema eletrônico distribuindo 34-66% nos eixos dianteiro e traseiro. Um terço dos BMW o utiliza.
Diferença - Conjunto discrepa da noção brasileira sobre o artefato. Para nós, destinado a andar em lama, subir o morro, descer à beirada do rio. Acima do Equador é aparato para dar mais tração e dirigibilidade, fundamentais a dirigir em pistas com neve ou gelo.
Solução – Novo Porsche tem solução para interessar todos os donos de todos os carros: as rodas em liga leve são presas por porca central, igual aos carros corrida e como eram ao tempo das rodas raiadas. Muito mais fácil para trocar.

Novo Porsche 911 – rodas com única porca central – práticas

Sayonara – Ford encerrará operações no Japão e Indonesia, após anos e milhões de dólares em esforço para fender a barreira ante marcas estrangeiras. Concluiu não haver caminho para a lucratividade.
Líder – SMMT, a Anfavea da Inglaterra contabilizou resultados e viu a Jaguar Land Rover como a maior fabricante no país, com 500 mil unidades produzidas – pouco menos de 1/3 do volume. Segredo é o acerto em novos produtos e sua atividade de exportação. A JLR é produto de fusão destas marcas, e é controlada pela indiana Tata.
Furo – Presidente Dilma não foi ao suíço Fórum Econômico em Davos. Maurício Macri, novo condutor da Argentina, foi e teve encontros prospectivos para buscar investimentos com diretores de Renault-Nissan, GM, Mitsubishi, Tata e petroleiras Total e Shell.
Como será – Carlos Ghosn, brasileiro, CEO de Renault-Nissan anunciou investir US$ 600M nas pioneiras instalações, ex IKA, em Córdoba. Fará, como a Coluna informou, picape a ser vendido como Renault, Nissan e Mercedes.
Mais – Ghosn irá à Argentina em julho. Em meio às comemorações do 9 de julho dará partida na linha de montagem dos Renault Logan e Sandero. Hoje exportados do Brasil, serão produzidos lá com algumas peças daqui.
Mão – Por incerteza econômica e insegurança jurídica Brasil perdeu para o México fábrica da Kia. Para a Argentina, por falta de segurança em relações trabalhistas, todo o Projeto Phoenix, para fazer o novo Cruze.
Discreto – Sem festas Volkswagen despachará o novo Golf produzido em São José dos Pinhais, Pr, aos concessionários. Automóvel já está em produção e, curiosamente, não terá festa para assinalar nascimento.
Mais – Basicamente igual ao modelo mexicano ainda à venda, incluindo substituição do freio de mão elétrico por acionamento, e eixo traseiro de torção em lugar do eixo multi link. Audi A3 emprega a mesma suspensão.
Outra - Novidade, versão de menor preço, a Comfort 1.6 MSI. Inexiste na Alemanha e é intervenção pessoal de David Powells, novo presidente da marca no Brasil, criando-a para balancear preço. Motor é o novo 1.6, aspiração atmosférica, 120 cv. Disposto e econômico. Um motor surpreendente.
E ... – Outras versões, Highline com motor 1,4 turbo, 140 cv, transmissão manual de 6 velocidades ou automática, idem. Topo, 2.0 TSI, câmbio robotizado de dupla embreagem.
Para cima – A nacionalização fez elevar todos os preços. Mais sensível, nova versão 1.6 motor aspirado tem preço assemelhado à importada com motor 1.4 turbo, R$ 74.590 x R$ 76.790.
Outros – Empresa acelera com novidades. Apresentará últimas modelias de Gol e Voyage próximos dias – carros mudarão em 2017. Atualização na grade frontal e aplicação de equipamentos para infodiversão – andava defasada.
Toro – Mais informação sobre o picape Toro, criação Fiat sobre a plataforma do Jeep Renegade. Maior, ampla relação de versões, bom comportamento dinâmico referenciado por quem o dirigiu, lançamento meados de fevereiro. Painel tem trato de automóvel.

Toro, painel

Ocasião – GM bisou procedimento de anúncio em mudanças no picape S10. Aproveitou a apresentação do SUV Audi Q7 e mandou modelo disfarçado à parada sobre a Pedra Grande, Atibaia, SP. Ante o lançamento do concorrente Toro quer lembrar ter novidades no conjunto frontal e lanternas traseiras.
Versão – Mercado nacional em tempo de versões e séries especiais. No caso da Hyundai instalada em Piracicaba, o HB20 R Spec um trato no modelo básico.
Como – Motor 1,6, câmbio manual ou automático, rodas leves, pinças de freio pintadas em vermelho, grade em preto, ponta cromada no escapamento, retrovisores com repetidores. Preço ao início das vendas, fevereiro.
Futuro – Próximos dias Prefeitura de Fortaleza publicará edital para exploração de sistema público de compartilhamento de carros elétricos. Vencedor deve adquirir de imediato pelo menos 15 unidades, em modelo definido: BMW i3.
Tempo – Implantação lenta, pois Renault deve contestar edital. Seu modelo Twizy é reconhecido pelo Contran para circular em vias urbanas, como no caso.
Sumiu, pagou – Tribunal de Justiça de SP confirmou sentença de primeira instância de Itirapina, condenando empresa exploradora de estacionamento Zona Azul a indenizar motorista que teve carro furtado quando estacionado no sistema. Decisão forma jurisprudência para tais eventos em SP.
Marcha a ré – Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou projeto de lei obrigando fabricantes fornecer estepes com a mesma medida dos demais pneus. Entende mais segurança aos usuários ante a limitação do estepe de emergência ter velocidade máxima de 80 km/h e uso contido.
Problema – Não se aplica pneu de emergência por economia, mas se inclui no grande projeto de redução de dimensões e peso dos automóveis. Caminha-se para eliminar o estepe, substituindo-o por pneus capazes de andar sem ar. 
Exceção - Único caso atendido pelo projeto respeita à inexistência em estoque do pneu eventualmente perdido por corte ou mau uso, forçando usar o estepe de emergência. Mas desídia alheia, carro vendido sem medidas encontráveis no mercado, ou revendedor despreparado, não podem deter o progresso.
Começou – Movida Rent a Car adquiriu 100 Vito Tourer 119 Comfort, 9 pessoas. Além de capaz ao deslocamento de família e amigos, tem vantagem adicional: pode ser conduzido com carteira de habilitação para automóveis.
Aliás – Compra pela Movida de 400 Audi A3 sedã no fim do ano tirou a liderança de vendas em carros Premium da Mercedes, passando-a à Audi.
Lei – Caçapava, a 100 km de S Paulo, às margens da Via Dutra é a Capital Nacional do Antigomobilismo, como determina a Lei 13.244 assinada pela Presidente. Esforços liderados por Marcelo Belatto, líder do Museu de Automóveis da cidade, formado pelo acervo do antigo Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, a coleção Lee. Pioneiro nacional, então lá instalado.
Antigomobilismo – Verbete criado por Malcolm Forest, dicionarizada pelo filólogo Antônio Houaiss por esforços do Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, descreve a atividade de preservar veículos antigos. O Brasil é o único país com um termo descritivo para o ramo.
Não – Boatos de substituição de Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, se dissiparam. Razão maior seria o prejuízo de US$ 1B nas operações da marca em 2015 na América do Sul, apesar do aumento de participação nas vendas no Brasil, ao contrário das outras marcas grandes.
Exceção – Ficará. Fonte acreditada disse, o problema não é de gestão Ford, mas a retração brasileira superior a 25% no mercado, puxando os resultados da América do Sul para baixo. Daí ter sido mantido. Caso antológico. A crise extinguiu 1,5M empregos – menos um.
Gente – Mudanças na MAN em vendas, Marketing e Pós Vendas. OOOO Recuperação da Mercedes e queda geral do mercado exigiram. OOOO Executivos João Herrmann, Ricardo Bonzo Filho, e Carlos Eduardo Rocca de Almeida assumem respectivamente Marketing; Administração de Vendas; Operações Comerciais e Pedidos Especiais. OOOO Mudou o escritório de Vendas Região Sul, de Porto Alegre para Curitiba. George Carlotto o assume. OOOO Todos com experiência e denso currículo acadêmico. OOOO




Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

CLIENTES VOLKSWAGEN E MAN TERÃO CONDIÇÕES ESPECIAIS NO SHOW RURAL COOPAVEL.

A cidade de Cascavel, no Paraná, será palco para uma exposição completa dos caminhões Volkswagen e MAN, durante o Show Rural Coopavel, de 1º a 5 de fevereiro. 

Os veículos da MAN Latin America, fabricante das marcas, estarão com condições comerciais diferenciadas para quem fechar negócio no evento.

Visando atender às necessidades de todos os mais de 210 mil visitantes esperados, a empresa vai demonstrar a versatilidade de seu portfólio de caminhões com sete modelos expostos, variando dos mais leves com 160 cavalos de potência e chegando aos extrapesados de 480 cv.

Entre os atrativos em oferta em uma das maiores feiras do agronegócio na América Latina, estará o leve Delivery 10.160, cuja agilidade é referência no meio rural e de entregas urbanas. A robustez da linha Worker vai ser representada no evento com o modelo 15.190, ideal para rapidez em entregas urbanas e nos serviços rodoviários de curtas distâncias.

Três caminhões Constellation completam a linha Volkswagen no Show Rural. Os destaques serão o 17.280, o 24.280 Prime e o 31.280. Os dois primeiros focam na logística rodoviária. Já o modelo de 31 toneladas tem vocação para fora de estrada. Todos podem assumir uma série de aplicações de apoio no agronegócio.

Os visitantes poderão negociar ainda os caminhões extrapesados MAN TGX. Dois modelos estarão no evento: o 29.480 e o 28.440, ambos garantem mais potência e torque nas aplicações agropecuárias. Quem passar pelo espaço da montadora vai conhecer também a cabine leito teto baixo dessa linha, lançada no ano passado e que proporciona muito conforto ao motorista.

Durante todos os dias do Show Rural Coopavel, uma equipe completa de profissionais da MAN Latin America e de sua concessionária na região, a Icavel, estará num espaço dedicado às marcas Volkswagen e MAN para atender aos clientes. Todas as características dos veículos e condições comerciais serão apresentadas no estande. 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

MAHLE DESENVOLVE TECNOLOGIA QUE REDUZ CONSUMO DE ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR.

Revestimento de níquel nas camisas para motores com bloco de alumínio diminui o índice de distorção desses componentes e reduz em 35% o consumo de óleo.


A nova tecnologia idealizada pela empresa prevê a utilização de camisas de cilindro com revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica (maior área de contato) entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de alumínio, e reduz o consumo de óleo lubrificante. O aumento da transferência de temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento o consumo de óleo. 

Assim como o desenvolvimento de uma tecnologia dessa relevância exigiu altos conhecimentos de engenharia, comprovar a sua eficácia demandou o uso de equipamentos de alta acuracidade. Como esse é um tipo de medição que requer avançados níveis de precisão, as conclusões sobre a validade da nova tecnologia só puderam ser realmente comprovadas nas instalações do Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí, interior de São Paulo, por meio do uso do Lubrisense - um espectrômetro de massa que tem condição de avaliar em tempo real o consumo de óleo lubrificante de um motor que esteja em processo evolutivo -, equipamento que só conta com seis unidades em atividade em todo o mundo e somente uma na América Latina.

Os testes foram feitos a partir de um mesmo motor - moderno e produzido em série por uma montadora - e com camisas semelhantes, porém, revestidas e não revestidas de níquel. A redução do consumo de óleo feita pelos métodos usuais de medição existentes no País mostrou um valor médio absoluto de economia da ordem de 35%, mesma grandeza apresentada pelo Lubrisense. Porém, o consumo de óleo medido em tempo real pelo Lubrisense tem a vantagem de apontar em que condições de utilização do motor ele é mais eficiente. 

Com o Lubrisense ficou demonstrado que os maiores índices de economia, que chegaram a até 75% nos testes com motor com a nova camisa com revestimento de níquel, ocorriam em altos regimes de giros e de torque. Um dado extremamente relevante para a indústria fabricante do motor. Ou seja, além dos valores totais de economia, o Lubrisense tem a capacidade de mostrar, a cada momento, o consumo instantâneo do óleo lubrificante. O equipamento pode produzir um abrangente mapa do dispêndio de óleo do motor em função da variação da rotação e do torque aplicado.

Outra vantagem do uso do Lubrisense na detecção da introdução das novas tecnologias diz respeito ao menor tempo de avaliação que é necessário para se obter essas conclusões, que pode ser até 80% menor em relação aos métodos anteriormente utilizados.

Portanto, a nova tecnologia de revestimento do cilindro se mostrou robusta para novas aplicações reduzindo as distorções dos cilindros, o que proporciona combinação de designs de menor atrito ainda mais agressivos, contribuindo também com redução de consumo de combustível.

Sobre o Tech Center de Jundiaí: A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da Mahle, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 100 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da Mahle e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós-graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.

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