quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

GOVERNADOR DE ALAGOAS VISITA OBRAS DA MVC DO PROGRAMA PRÓ-INFÂNCIA.

Nesta terça-feira (23), a comitiva do governador de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, visitou quatro obras, em andamento, realizadas no estado pela MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, na cidade de Murici. 

Além do governador, esteve presente, nas três creches e na escola que deverão ser entregues até maio, o vice-governador e secretário da Educação, José Luciano Barbosa da Silva, e representantes da MVC.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, essas visitas técnicas são muito importantes para que o governador possa analisar a rapidez de obra que utiliza no revolucionário sistema construtivo Wall System. “O serviço de terraplenagem foi concluído no dia 11 de setembro de 2015 e a nossa previsão é inaugurar a escola e as três creches no dia 16 de maio. Ficamos muito felizes com a visita, pois o governador conseguiu verificar o andamento das obras e a velocidade da construção, fator determinante nos dias atuais. As novas instituições de ensino deverão atender aproximadamente 1.000 crianças em período integral. Hoje, as 62 unidades construídas pela MVC no estado beneficiam mais de 30 mil crianças”, explica.

Com área construída de 3.304,64 m², a escola irá atender à demanda por educação da comunidade e possui em sua composição arquitetônica 12 salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, laboratórios de ciência e informática, mini auditório e ginásio coberto. Em vez dos materiais tradicionais, as paredes das salas foram feitas com painéis do tipo sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, ônibus, barcos e trens) e núcleos especiais que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

A estrutura da escola também conta com a tecnologia de perfis compósitos produzidos pelo processo de pultrusão. O sistema Wall System, exclusividade da MVC, oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico e obra limpa com desperdício zero. A tecnologia é a mesma utilizada nas casas exportadas pela empresa para a Alemanha e para Saint Vicent e Grenadines, no Caribe.

Sistema seguro e confiável

Desde 2004, a MVC já construiu, pelo sistema Wall System, cerca de 250 mil metros quadrados de conjuntos de escolas, casas, creches e edificações de usos diversos no Brasil e no exterior, em países como Angola, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela, entre outros. Em vez dos materiais tradicionais, são construídas com o sistema Wall System, composto de estrutura de perfil pultrudado (compósito reforçado com fibra de vidro de alto desempenho), painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados (similar ao utilizado em aviões, trailers e barcos, entre outros) e núcleo especial, que garante o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

As características do sistema construtivo Wall System da MVC proporcionam sensíveis ganhos no tempo na construção da creche, padrão de acabamento de elevada qualidade e maior durabilidade e vida útil. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. O sistema construtivo foi homologado sob a norma NBR 15.575/2013, que define os requisitos de desempenho da construção no Brasil, obtendo classificação superior na maioria dos parâmetros avaliados.

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FPT INDUSTRIAL PASSA A EQUIPAR 100% DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS DA CASE IH.

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, passa a equipar 100% das máquinas para aplicações agrícolas da CASE IH, após ser nomeada fornecedora das novas colheitadeiras Axial-Flow Série 130, composta por quatro modelos: 4130 (da classe 5), 5130 e 6130 (da classe 6) e 7130 (da classe 7). Trata-se de um dos mais importantes lançamentos da marca no Brasil e a FPT contribui diretamente com os atributos de qualidade dos novos equipamentos. Entre eles a economia de combustível, redução da emissão de poluentes e maior potência e torque, itens considerados de grande importância quando se trata de operações em campos agrícolas.

Utilizadas em todas as regiões do País, as classes 5, 6 e 7 detêm mais de dois terços do mercado de colheitadeiras de grãos no Brasil. Em suas versões anteriores os modelos recebiam motores mecânicos da concorrência e a partir do novo acordo com a FPT passarão a receber motores eletrônicos com o dobro de reserva de potência. Serão fornecidos os motores NEF 6 para os modelos de colheitadeiras 4130 e 5130 e o Cursor 9 para os modelos 6130 e 7130, com até 378 cavalos de potência, já em conformidade com as normas de emissões que entrarão em vigor no Brasil a partir de 2017.

O primeiro lote de propulsores Cursor 9 já foi entregue para a fabricante diretamente da unidade da FPT em Córdoba, Argentina. A estimativa é de que até 2021 sejam fornecidas mais de 4.000 unidades do propulsor. A previsão de fornecimento dos motores NEF 6 é de cerca de 3.500 unidades nos próximos anos, aproximadamente.

Com o fornecimento para a CASE IH, a FPT Industrial avança para ganhar cada vez mais participação dentro das empresas do Grupo CNH Industrial. O objetivo, de acordo com Marco Rangel, presidente da FPT na América Latina é de chegar a 100% de fornecimento para todas as empresas do grupo até o final de 2016.  “Estamos trabalhando fortemente para obter cada vez mais presença no acirrado mercado latino americano, inovando sempre e buscando atender de maneira personalizada cada cliente, não somente dentro do Grupo CNH Industrial como também para todas as empresas presentes no mercado regional. Este novo contrato com a CASE IH é exemplo de um desenvolvimento sob medida para o cliente”, enfatiza. 

De acordo com Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT, o principal requisito de desenvolvimento para um motor que será aplicado em difíceis condições no campo, como é o caso das novas colheitadeiras da CASE IH, são as respostas mais rápidas em potência e torque, mantendo a velocidade. Os ganhos operacionais ao produtor rural são considerados em cada passo da personalização do motor ao cliente. “Os testes em campo demonstraram que os motores promovem uma economia de combustível da ordem de 11% às máquinas, comparativamente ao principal concorrente do mercado”.  

NEF 6


As características técnicas alcançadas pelo propulsor NEF 6 são resultantes do trabalho conjunto entre os centros de desenvolvimento da FPT Industrial do Brasil e da Europa, com um trabalho exclusivamente dedicado a este lançamento. A unidade europeia foi responsável pelo desenvolvimento do motor base, enquanto a unidade brasileira pela etapa de aplicação e integração com a máquina. Durante o processo, foram realizados mais de 6000 horas de testes em dinamômetros e validações em campo realizadas nas condições mais críticas de colheita no Brasil.

Nesta versão do NEF6 desenvolvida para as colheitadeiras Case AF4130 e AF5130 foram adotadas as mais modernas soluções em sistemas de injeção eletrônica e hardware, como novas bronzinas, pistões, bomba de alta pressão de combustível e turbina, tudo para garantir a potência de pico de 230 kW associado ao baixo consumo de combustível na operação.

CURSOR 9


Para equipar as novas máquinas da CASE IH, o Cursor 9 recebeu diferentes componentes focados em performance que foram desenvolvidos pela FPT América Latina. O maior destaque é a nova turbina de geometria variável com comando eletrônico (e-VGT) para a versão 7130, que associada ao novo sistema de injeção e calibração específica são responsáveis pela alta performance e economia de combustível na operação. A parte estrutural dos novos motores garante também maior durabilidade e confiabilidade na operação. Foram validados no centro técnico da FPT Industrial, na unidade de Betim, MG, além de aplicações em campo, sob as condições mais críticas de utilização. A colheitadeira AF6130 recebe motor com potência de 240 kW, enquanto o modelo AF7130 trabalha com um propulsor de 278 kW de força, chegando a 325kW de potência de pico.


MM Editorial
Marta de Souza
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Simone Sabatini
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STOCK CAR.
FRANCO GIROLAMI E DAVID MUFFATO SÃO OS CONVIDADOS DA EQUIPE EISENBAHN RACING TEAM PARA CORRIDA DE DUPLAS.


Às vésperas da largada para a temporada 2016 da Stock Car, a Eisenbahn Racing Team, comandada pelo ex-piloto Carlos Alves, anuncia os pilotos convidados para a prova de abertura no dia 06 de março, em Curitiba. O bicampeão argentino Bebu Girolami faz sua estreia na Stock Car ao lado do irmão Franco Girolami. Já Vitor Genz terá como dupla o experiente e consagrado campeão David Muffato.

Estreantes na categoria brasileira, os irmãos Franco e Bebu Girolami trazem na bagagem a experiência Argentina no automobilismo mundial.Bebu começou sua carreia como piloto de Kart subindo para a Formula Renault Argentina, em 2005. Dois anos depois estava na TC 2000 e logo após começou a correr como piloto principal da equipe Renault Megane. Em 2010, Bebu defendeu a equipe Honda Petrobras. No mesmo ano, participou simultaneamente de três categorias: Turismo Carretera pela escuderia Lincoln Sport Group, TC 2000 com a equipe Honda Petrobras e a Top Race V6 pela RV Rancing Sports. Mas mesmo com toda a experiência adquirida nas pistas Hermanas, Bebu não esconde a ansiedade em seu mais novo desafio.

“Estou muito animado para meu primeiro ano completo na Stock Car em uma grande equipe. Para mim, é um prazer muito grande correr contra grandes nomes como Barrichello, Burti, Galid, Maurício e tantos outros. É um grande desafio e vou dar 100% para que a adaptação seja o mais rápido possível. Quero ficar à altura destes grandes nomes”, confirma Bebu Girolami. 

Para marcar esse momento, a equipe Eisenbahn Racing Team convidou o irmão mais novo do argentino, Franco Girolami, como parceiro de duplas para a primeira corrida do ano. “Estou muito feliz e grato à equipe e patrocinadores por confiar em minha experiência para abrir a temporada ao lado do meu irmão. Esse é um enorme desafio profissional e afetivo, por isso estou concentrado para dar o melhor para equipe e ajuda-lo nesse caminho”, afirma Franco Girolami. O piloto de 24 anos também passou por diversas categorias no automobilismo argentino como Fórmula Renault Argentina e a TC 2000.

Já a outra dupla será formada pelo paranaense David Muffato e pelo gaúcho Vitor Genz, que vai correr pela equipe durante toda a temporada. Os dois prometem muito alinhamento junto a equipe nessa abertura. “Sempre fica uma expectativa muito grande de como vão ser os primeiros treinos. Acho que a preparação da equipe para o início da temporada está impecável. Estou alegre em representar uma marca que todos meus amigos adoram, sei que a torcida vai ser grande”, afirma Vitor Genz. Apontado como uma das grandes revelações, o piloto começou sua carreira na categoria principal em 2013, passando pelas bases da Stock Car como a Stock Jr., Copa Vicar, Copa Montana e Mini Challenge, esse último sendo o campeão em 2012.

Vitor começa a temporada com chave de ouro tendo como companheiro o campeão David Muffato, que desde sua estreia em 2003 na Stock Car Brasil vem colecionando vitórias e títulos. Em 2014, o piloto trocou os carros rápidos pelos caminhões da Formula Truck. “É uma alegria participar dessa corrida ao lado do Vitor e na equipe que sempre fiz parte. Conheço bem a pista e tenho certeza que vamos obter um ótimo resultado juntos”, afirma David Muffato.

Sobre a equipe Eisenbahn Racing Team: Presente no circuito Stock Car pelo quarto ano consecutivo, a Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebidas do país, traz novidade para este ano. A equipe Carlos Alves Competition Team, que até então era patrocinada pela Schin, passará a ter uma nova marca do grupo como anunciante, a cerveja premium Eisenbahn. Com isso, o time passa a se chamar Eisenbahn Racing Team e recebe um layout totalmente novo. A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro e a presença da marca Eisenbahn no circuito reforça o compromisso da empresa em promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas de forma divertida e irreverente, uma preocupação constante da Brasil Kirin, que se reflete em todas as suas marcas. 

FSB Comunicações
Josiane Campos
josiane.campos@fsb.com.br
Janaina Linhares
janaina.linhares@fsb.com.br

A TENTAÇÃO DOS MAUS EXEMPLOS.
Por Rubens Passos*

O Governo Federal, que elevou ao extremo o antigo e recorrente vício do Estado brasileiro, de gastar mais do que  arrecada, está propondo reparar o equívoco com outro erro ainda maior: o aumento da carga tributária, incluindo a recriação do injusto imposto do cheque, a CPMF. As medidas propostas, em tramitação no Congresso Nacional, são a crônica da mesmice, transferindo à sociedade os ônus da irresponsabilidade fiscal do setor público.

É decisivo que as autoridades econômicas e a presidente Dilma Rousseff entendam não haver condições técnico-contábeis para que as empresas e pessoas físicas transfiram mais dinheiro aos cofres da União. Estamos exauridos, trabalhando acima do limite das possibilidades para sobreviver e manter um mínimo de dinamismo. Não há mais o que tirar de quem produz e trabalha.

É hora de consciência e patriotismo por parte das autoridades, no sentido de rever o orçamento federal e buscar soluções efetivas de corte de recursos, preservando as prioridades da educação, saúde e investimentos essenciais, mas eliminando todo e qualquer gasto desnecessário, supérfluo e passível de contingenciamento. Caso isso não seja feito, a recessão será prolongada além de 2016, quando deveremos ter nova queda do PIB, o desemprego continuará aumentando, as empresas investirão cada vez menos, os consumidores deixarão de comprar, a inflação ficará sem controle e a crise será cada vez mais aguda.

Obviamente, cada país tem suas peculiaridades. Contudo, é interessante verificar como outras nações conseguiram vencer crises fiscais, para que tenhamos parâmetros reais. Parece, porém, que os bons exemplos não animam as autoridades. Em compensação, a “tentação” do errado contagia: na esteira do aumento de impostos proposto pela União, dez Estados majorarão, em janeiro, as alíquotas do ICMS nos serviços de telecomunicações. Justificativa? Ora, a mesma de sempre: atenuar a crise fiscal. É preciso mudar com urgência essa cultura equivocada de gestão pública, que nos leva a crises intermitentes cada vez mais graves!








* Rubens F. Passos, economista pela FAAP e MBA pela Duke University, é presidente da ABFIAE - Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório e Diretor Titular do CIESP Bauru.


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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

HABITAÇÃO EM SÃO PAULO, O DESAFIO DA ESCALA.
Por João Doria*

O cidadão paulistano não tem o que comemorar no que se refere às condições de habitação. Existem cerca de 900 mil moradias inadequadas, além da necessidade de construção de 130 mil novas casas. A atual administração se elegeu com a promessa de construção de 50 mil unidades e não entregou nem 10% deste total.

Para enfrentar essa questão, ações em áreas de risco; requalificação em áreas de preservação ambiental; apoio à regularização fundiária e incentivo à produção de Habitação de Interesse Social são prioridades.

A forma como o poder público municipal atua na questão mais afasta do que estimula os agentes privados quando propõe a ampliação das áreas demarcadas como zonas especiais de interesse social de 9% para 13,5% do território. Com a sociedade, a opção preferencial tem sido a parceria com lideranças movidas a ideologia, que invadem prédios e intensificam conflitos sociais.

O prefeito pode e deve usar sua liderança para articular recursos financeiros para implementar programas de habitação de interesse social. É necessário construir uma nova relação com entidades civis e iniciativa privada para alavancar formas mais eficazes de prover a moradia com infraestrutura e assegurar um endereço digno à população.

Com Mário Covas aprendi o valor dos mutirões para a integração social. Defendo sua retomada nas áreas que devem ser pouco adensadas. Para reduzir o custo e atender a demanda, é necessário estimular a adoção de novas soluções tecnológicas que acelerem a produção habitacional.

É necessário ter firmeza para revitalizar imóveis que se encontram invadidos. E intensificar as reformas de edificações que possam ser utilizadas para o interesse social, estimular a construção de unidades, em parceria com a iniciativa privada, e acelerar obras em andamento.

Um problema de escala e complexidade como o da habitação em São Paulo não se resolve em curto prazo, mas certamente o quadro atual só mostra o quanto precisamos acelerar para conferir mais qualidade de vida e cidadania ao paulistano.













João Doria é empresário, jornalista e pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB.


Grupo Doria
Pamela Viotto
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TRANSPORTES TREMÉA RENOVA FROTA COM CAMINHÕES IVECO HI-WAY.

Empresa catarinense, com forte atuação nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, tem como diferencial investir em equipamentos de ponta para se destacar no mercado.


Renovar a estrutura e manter o alto padrão de qualidade para a movimentação de cargas é o objetivo de grande parte das empresas de logística no Brasil, mas a Transportes Treméa, especialista em cargas secas e refrigeradas, tem uma estratégia para ir além, direcionando investimentos que visam segurança, redução do custo operacional e baixa emissão de poluentes. Foi com esse objetivo que a empresa comprou quatro caminhões Iveco Hi-Way, o extrapesado topo de linha da montadora.

“Acreditamos que investir em equipamentos de ponta é fundamental para uma empresa se manter no mercado”, comenta José Ricardo Treméa, diretor da Transportes Treméa. O executivo ressalta ainda que conhecer as novidades do mercado sobre tecnologias e aprimoramento dos processos também faz parte de sua rotina. “Estamos sempre atentos ao mercado, mas o nosso relacionamento com a Iveco, além dos preços competitivos e da qualidade dos produtos, ajudaram na conclusão do negócio”.

Como parte da aquisição, um Plano de Manutenção Essencial também foi implementado para os veículos, incluindo lubrificações, aferimento de torques, trocas de óleo, fluidos, filtros e de cartuchos.

Para Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, o planejamento que assegura a modernização do parque logístico faz com que as empresas diminuam seus custos, oferecendo um serviço cada vez mais qualificado. "A Transportes Treméa se desenvolveu muito nos últimos anos, tendo como diferencial na gestão dos gastos a visão de contar com a tecnologia a seu favor, como no caso dos caminhões Hi-Way, e o plano de manutenção”, afirma.

Treméa


A empresa iniciou suas atividades em 1990, atuando na operação logística para agroindústrias do interior de Santa Catarina, mas logo enxergou oportunidades na distribuição de produtos refrigerados. Desde então, não para de crescer. Hoje a Transportes Treméa conta com uma frota de 110 veículos e 200 carretas, com idade média de três anos de uso.

Com a matriz sediada em Xaxim (SC), a transportadora conta com filiais e pontos de apoio em Porto Velho (RO), Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Itupeva (SP), Buriti Alegre (GO) e Paraíso do Norte (PR), prestando serviços para clientes de grande, médio e pequeno porte.


IVECO
Jorge Görgen - Gerente de Relações com a Imprensa
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Página 1 Comunicação
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SUZANTUR ADQUIRE PRIMEIROS VOLKSBUS COM CARROCERIA AMD.

A Apta Caminhões e Ônibus, concessionária da MAN Latin America, acaba de entregar os primeiros cinco chassis Volkswagen com carroceria AMD para a empresa de transporte Suzantur. Os veículos são do modelo VW 15.190 OD, que se destacam pela forte aplicação urbana e excelente combinação entre desempenho e custo operacional. 

Com esta aquisição, a empresa passa a ter 149 ônibus Volkswagen em sua frota. Foto: Apta Caminhões e Ônibus.

As unidades, que vão operar pelas linhas da cidade de Mauá, na Grande São Paulo, contam com motor MAN D08 de quatro cilindros, equipado com dois estágios de sobrealimentação, sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, que não necessita do abastecimento de Arla 32. O veículo ainda incorpora embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servoassistência, que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

A carroceria do modelo Alamo tem maior largura interna com amplo espaço para circulação, poltronas ergonômicas e apoios de cabeça. A iluminação, tanto interna como a externa utiliza tecnologia em LED, permitindo uma sensação mais aconchegante aos passageiros. Sua campainha para acionamento de chamada de parada é por botão e sem fio.

O desenho lateral do veículo é limpo e moderno, o que proporciona maior visibilidade para o motorista e aos passageiros. Na traseira, o design do Alamo segue a tendência de linhas com visual limpo, com o vigia traseiro mais alto. O brake light integrado amplia a segurança no trânsito. 
 
Comunicação MAN Latin America
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(11) 5582-5335 / (24) 3381-1328

SAMSUNG ABRE UMA NOVA ERA NA EXPERIÊNCIA DE DIRIGIR COM O SAMSUNG CONNECT AUTO.


Empresa estabelece parceria com líderes em outros mercados e lança a Samsung Connect Car Solution, tecnologia de ponta projetada para ser o centro de inteligência do seu carro. 


A Samsung está ajudando os motoristas a embarcarem em uma nova jornada por meio da sua inovadora solução conectada aos carros, o Samsung Connect Auto. Com benefícios para consumidores e empresas, a Samsung entrega um ecossistema de serviços e produtos que permitem uma experiência de dirigir mais divertida, mais segura e mais amigável para o meio ambiente. Os consumidores ganham conforto ao saber que o seu veículo está seguro, e as empresas ganham produtividade por meio das capacidades de gestão de frota e serviços oferecidos pela Samsung e seus parceiros.

O Samsung Connect Auto se conecta diretamente na porta OBD II localizada abaixo do volante e utiliza alertas em tempo real para ajudar os usuários a aprimorarem o comportamento na direção, incluindo uma melhora no consumo de combustível, além de oferecer conexão WiFi para manter os parceiros conectados durante o caminho. A solução é mantida segura usando a Samsung KNOX, plataforma da empresa que é líder de mercado em segurança móvel e possui níveis de segurança. O Samsung Connect Auto proporciona ao mercado de massa uma solução acessível de conexão para carros que coloca a segurança em primeiro lugar, bem como enriquece a experiência de dentro e de fora do carro. 



A solução inicialmente estará disponível no segundo trimestre deste ano nos Estados Unidos. A AT&T será a primeira provedora de serviço sem fio da solução nos EUA.

"Nós temos escutado os nossos consumidores nos pedindo para ir além dos limites e criar um ecossistema conectado para carros que faça a integração de maneira perfeita entre os nossos produtos e os serviços dos nossos parceiros para uma experiência de dirigir melhor", diz Dr. Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e Diretor dos Negócios de P&D, Softwares e Serviços e Comunicações Mobile na Samsung Electronics. "Por meio de colaborações com valiosos parceiros e especialistas em muitos mercados, estamos seguindo a nossa visão de oferecer tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para as vidas que as pessoas levam todos os dias".


"O desejo da Samsung em trabalhar com outras empresas para criar um ecossistema de verdadeira interoperabilidade vai fazer com que a companhia seja uma das líderes no mercado de pós-vendas de veículos conectados", afirma Chris Penrose, Vice-Presidente Sênior de IoT da AT&T Business Solutions. "Vivemos tempos muito emocionantes para as inovações de carros conectados e estamos ansiosos para oferecer essa poderosa nova opção aos consumidores".


"A Orange Business Services está muito orgulhosa em colaborar com a Samsung para oferecer em parceria a experiência avançada e os serviços em IoT/M2M para a indústria automotiva. Este mercado está crescendo exponencialmente e estamos ansiosos para contribuir para o ecossistema de carros conectados da Samsung na Europa e em outros lugares", diz Valérie Cussac, Vice-Presidente de Mobile na França e Internacional na Orange.


"Essa nova plataforma de distribuição mobile é um potencial divisor de águas e acreditamos que irá trazer o seguro com base no uso para o mercado de massa", comenta Geoff Werner, Diretor Global de Telemática na Willis Towers Watson. "Nós estamos animados para colaborar com a Samsung e a Tantalum, ampliando nossas análises de seguro para incentivar uma condução mais segura e ajudar os consumidores a terem acesso a melhores valores com as seguradoras".


"A AXA está honrada em fazer uma parceria com a Samsung no desenvolvendo de um ecossistema seguro de carros conectados que irá trazer tranquilidade para os nossos consumidores, além de proporcionar um seguro adicional e novos serviços de assistência para contribuir com a melhora do comportamento dos motoristas", diz Serge Morelli, Vice-CEO da AXA Partners e CEO da AXA Assistance. 



Segurança e Tranquilidade

A espinha dorsal do Samsung Connect Auto é a segurança da plataforma KNOX e o sistema operacional Tizen para a interoperabilidade. A plataforma KNOX da Samsung fornece a segurança por meio dos diferentes níveis de software, incluindo aplicativos. Priorizar a segurança é algo que diferencia o Samsung Connect Auto das ofertas dos concorrentes. Os desenvolvedores podem aproveitar o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) da Samsung e da Tizen para evoluir ainda mais os serviços adicionais. A Samsung também incentiva o comportamento seguro na direção ao usar algoritmos de classificação de motoristas e geo-fencing. No caso de um acidente, um alerta de emergência notifica os contatos do motorista e os serviços de assistência de acidentes são acionados. O aplicativo "Find My Car" também ajuda a localizar seu carro em tempo real, usando LTE e GPS. 



Divirta-se de Forma Sustentável

Um poderoso ponto de WiFi LTE proporciona acesso à internet para diversos usuários e permite que os passageiros no carro possam compartilhar conteúdo e jogar jogos online. A análise de consumo de combustível ajuda os motoristas a economizarem por meio do uso de algoritmos proprietários que analisam a distância percorrida, o tempo na estrada e o preço por litro - um recurso valioso para os consumidores nas áreas de transporte e logística. 



Poupe Dinheiro e Seja Produtivo

Um mecânico virtual verifica de forma inteligente a situação do seu carro com a porta de diagnóstico a bordo para recomendar serviços de manutenção e conserto oferecidos por uma rede especializada. Isso permite uma rápida notificação de desempenho e reduz os custos de manutenção.


Em alguns países, os motoristas podem aproveitar o recurso de Seguro Baseado em Uso (UBI) se optarem por compartilhar os dados dos seus veículos para receber ofertas melhores das seguradoras.


Para aqueles profissionais que ficam muito tempo nas ruas, os registros de viagem automaticamente geram um relatório por e-mail para ajudar os usuários a monitorarem as despesas durante viagens a trabalho, fornecendo eficiência de mobilidade empresarial. 



Ecossistema de Parceiros

A Samsung está criando um novo ecossistema de parceiros com transportadoras, seguradoras, operadoras de assistência em estradas e redes de manutenção. Ao estabelecer parcerias com as montadoras, a Samsung ajuda a preencher uma lacuna entre a indústria automotiva e o mundo mobile. Ao investir na criação de serviços para carros conectados nos dois lados do mercado, para os consumidores e para as empresas, a Samsung vai continuar construindo valiosas relações de parcerias que proporcionam um serviço premium para os motoristas.


As empresas que participam como parte do ecossistema de carros conectados da Samsung incluem Amdocs, AT&T, AXA, Blink by Agero, China Unicom, Cisco, Crawford & Company, Ericsson, Europcar, HERE, IBM, Jasper, Oberthur Technologies, Openbay, Orange, Tantalum e Willis Towers Watson.



Clique na telinha e acompanhe a demonstração do Samsung Connect Auto.
* vídeo sem áudio



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COMUNICAÇÃO.
Por Renato Acciarto*


Fontes de Comunicação na Empresa: da independência necessária no passado para união indispensável no futuro. Por Renato Acciarto*

Por muito tempo as comunicações com a Imprensa e com os empregados foram vistas como algo distante do core business da maioria das empresas. Com exceção da configuração de um departamento independente, desejável pela maior liberdade nas ações, no qual as Relações com a Imprensa e Assuntos Corporativos são tratados diretamente com a presidência, por meio de um diretor dedicado, as outras formas de representação dessa área sempre criaram uma variante, por vezes subjugada, na qual o tema ficava ligado a área de Marketing, Recursos Humanos ou então terceirizado para uma agência de Comunicação, sem sequer um assessor dedicado.

 No entanto, nesse novo mundo da velocidade e do compartilhamento das redes sociais, a cada dia a Comunicação puramente interna deixa de existir e a informação pode pular os muros corporativos em um Ctrl+C + Ctrl+V. Com o mercado em baixa e as necessidades de utilização de ferramentas de flexibilização na produção como Lay Offs (até 5 meses fora de seu ambiente de trabalho) e Programa de Proteção ao Emprego (Semana de quatro dias) é preciso alcançar o empregado, que já não está mais na empresa e está desconectado. Da mesma forma, o departamento de Marketing passa por suas provações. Desinteresse e menos crédito dado aos seus anúncios tradicionais (como os de TV) e um aumento substancial da credibilidade nas redes sociais, nas quais os clientes, vítimas ou  que tenham vivido experiências de sucesso ou detestáveis com determinado produto ou serviço, ganham voz geradora de bastante eco, as vezes bastante destrutivo. Já da parte do Departamento de Imprensa, os jornais e os jornalistas deixaram de ser os únicos meios de se atingir o público final e na comunicação de duas mãos se veem disputando a notícia com outros geradores de conteúdo, como youtubers, blogueiros ou simplesmente posts comuns de formadores de opinião.

 Os riscos aumentaram


No passado, as empresas eram notadas pelo seus feitos, sua história. Eram pouco ou quase nada questionadas por suas ações. Porém, hoje a empresa é analisada não só pelos seus produtos e tecnologia, como também pelo seu posicionamento em relação a vários itens que vão desde meio ambiente, trabalho escravo, relação homossexual, respeito nas relações de trabalho. Está claro que a imagem corporativa impacta diretamente nas vendas de produtos e serviços. Está claro que um desempenho pífio de determinado produto ou serviço desqualificado podem afetar a percepção sobre uma empresa e até sua holding. As corporações estão a cada dia mais frágeis e expostas. Elas são agora falíveis. Como “figuras públicas” ou pelo menos “de interesse público”, empresas podem ter que explicitar cada dia mais suas posições, criando assim diferencial competitivo (e também sempre arriscado) em relação aos seus concorrentes diretos. Qualidade, funcionalidade e confiabilidade dos produtos e serviços hoje são itens sine qua non, esperadamente básicos e incutidos. Nem mais encarados como diferenciais.

As velhas fronteiras precisam ser descontruídas


Para a demanda dessa comunicação mais aberta, que mistura muitos interlocutores, a comunicação com o empregado, ou com a imprensa, ou com o cliente, têm que ser uma só. Um único pensamento estratégico de comunicação parece o caminho certo, nas quais várias ferramentas podem ser utilizadas para impactar diferentes públicos, dependendo da mensagem a que se quer passar. Na mesa, desde o tradicional comercial de 30 segundos de TV, eventos, portais corporativos, aplicativos, interatividade por meio das redes sociais.

Jornalistas, Relações Públicas, profissionais de Recursos Humanos e Publicitários, têm que estar abertos ao trabalho conjunto, que é irreversível e totalmente desejável e estratégico hoje.

No Marketing o conteúdo hoje é essencial. Está mais jornalístico. Na Imprensa a forma de se contar um fato ganhou contornos de marketing e agora tem até nome “gourmetizado”: Storytelling. O RH depende de novas ferramentas de interação, já que a Comunicação Interna perdeu o propósito na tentativa de informar aos empregados que já não estão mais dentro dos muros da empresa.

Os departamentos de Comunicação têm que ser UM e entender a limitação de sua abrangência, com suas ferramentas já cansadas como Press Releases. Os departamentos de Marketing têm que lidar com o fato da redução da credibilidade de seus anúncios publicitários tradicionais. Os departamentos de Recursos Humanos têm que aceitar que a Comunicação puramente interna já não existe mais.

É preciso identificar quem são e como impactar os formadores de opinião. Uma equipe de comunicação hoje deve ser multiplataforma bem como seus profissionais. Quebrar muros e criar um único departamento de comunicação, que sirva de única geradora para a “voz” da empresa é indispensável para os novos desafios que se impõe. É provável que essa transformação já esteja ocorrendo nas pequenas e médias, em geral por restrições de budget e não por estratégia. Já para as grandes, o caminho a ser percorrido ainda parece ser longo.














* Renato Acciarto, Jornalista e Profissional de Comunicação Empresarial.


MUNICÍPIOS DE NOVO HAMBURGO E ESTEIO TÊM 31 NOVOS ÔNIBUS MARCOPOLO.

Veículos foram adquiridos pelas empresas Viação Hamburguesa, Viação Futura, Courocap e Real Rodovias. 

A Marcopolo fez a entrega de 31 ônibus especialmente desenvolvidos para as operadoras de transporte de passageiros dos municípios de Novo Hamburgo e de Esteio, no Rio Grande do Sul. A aquisição dos veículos, dos modelos Senior Midi e Torino, foi realizada pelas empresas Viação Hamburguesa, Viação Futura, Courocap e Real Rodovias e tem como objetivo oferecer mais conforto e segurança para os usuários do transporte coletivo urbano da cidade.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing, a Marcopolo tem forte parceria com essas empresas, construída ao longo de muitos anos. “O Torino e o Senior Midi proporcionam maior conforto e segurança para os passageiros, além de menor custo operacional, maior valor de revenda e baixa manutenção, características fundamentais para os empresários do setor de transporte urbano de passageiros.


O Marcopolo Torino conta com visual moderno e tecnologia focada na funcionalidade. Com chassi Mercedes-Benz OF 1721, possui sistema multiplex, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

Os veículos Marcopolo Senior Midi têm chassis Mercedes-Benz OF 1519 e se destacam pelo baixo custo operacional, ampla área envidraçada e poltronas do tipo City Plus, que proporcionam mais conforto para os usuários. Possuem painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, fácil manuseio dos comandos e comodidade para o condutor.

Fotos: Gelson Mello da Costa. 

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O BRASIL MORREU.
Por Eduardo Pincigher*

E o Lula aparece afirmando que o problema é que tem muita gente que não se acostuma a ver pobre na poltrona ao lado do avião. Ele resume a crise a isso. O velho maniqueísmo do "nós contra eles", "pobre versus coxinha".

Pressinto que esse tipo de comportamento da classe política brasileira, uma vez que o ex-presidente é apenas mais um nesse mar de cinismo, tem inspirado o povo brasileiro a descumprir regras básicas de convivência em sociedade.

Gente comum, idônea e cumpridora de suas obrigações tem cometido lá seus crimes. Ou compactuado com situações irregulares. E abertamente. Sem qualquer pudor em arcar com penas impostas pela Justiça.

Talvez esse seja o tiro de misericórdia àquele lema estapafúrdio do governo militar, anos 70, que apontava que o Brasil como o país do futuro. Nunca será. O nosso futuro é tenebroso, a se perpetuar a propagação do "errado" baseado no "mexeu comigo, eu me vingo".

Tenho cá a sensação de que o Lula tem convicção absoluta que sua infância precária legitima o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia. "Eu mereço, depois de tudo o que passei e fiz por esse país".

Mas o povão também entrou nessa. Você deve ter visto, dias atrás, gente reclamando da apreensão de motos importadas num campeonato de motocross. O que há de errado nisso, considerando que a documentação das bikes estava (devia estar) incorreta? Só porque EU gosto do esporte, defendo que a lei deva se ajoelhar a ele?

Suspeito que quando um Lula, uma das figuras mais proeminentes da história dese país (goste-se ou não dele), vem à TV e diz em horário nobre que "o PT cometeu erros, mas acertou muito mais", ainda que os tais erros tenham construído a maior teia de corrupção de todos os tempos, essa postura cínica interfere no cidadão.

Na lógica do líder, as benfeitorias suplantam os eventuais crimes cometidos, inclusive porque a lógica petista é amealhar recursos (oriundos de corrupção) para se sustentar no poder e promover mais benfeitorias ao povo. Separar um quinhão pra si é absolutamente normal nesse processo.

O cidadão normal passa a achar, creio eu, que é natural apropriar-se de um dinheiro que não é dele, por exemplo. E o faz bradando com o peitinho empinado que "sempre se pautou pela honestidade". Você responde que está documentado e o cara... prossegue. Isso é crime. Ele topa ir à Justiça e deve achar que o ressarcimento sob a ordem judicial "compensa" o aborrecimento que você terá em processá-lo.

Como também é previsto na legislação que não se pode caluniar, difamar ou ameaçar ninguém. E os meios digitais estão por aqui para nos mostrar que isso ocorre regularmente. Soube de um caso em que o criminoso até desafiou a Justiça. "Estamos no Brasil. Nada que meia-dúzia de cestas básicas não resolva". Isso foi escrito! Onde está o pudor de se por em xeque?

O pudor sumiu. E sumiu porque nossa sociedade está e é doente. Os valores universais de correção, honestidade, bom senso foram suprimidos. Vale o desejo de se dar bem. E vale o culto ao mimo. Somos mimados. Achamos que qualquer dorzinha vale a vingança, ainda que criminosa.

Não dá para dar sempre nomes aos bois. Até porque os bois possuem protuberâncias anatômicas que os incomodam e a citação sempre torna a tal dor mais aguda. E é óbvio: não tô aqui pra difamar ninguém. Você me mataria se, depois de um texto tão longo, eu me contradissesse desse modo...rs.

Lula não está só.











* Eduardo Pincigher é jornalista.

EDUCAÇÃO.
Por José Renato Nalini*

Os games em sala de aula.

Estamos em plena era digital. A informatização conquistou todos os espaços e é irreversível o retorno à idade analógica. Há vantagens evidentes. A obtenção de dados é instantânea. Consegue-se transferir dinheiro de uma conta corrente para outra, fazer pagamentos, agendar consultas, fazer compras à distância, controlar o trânsito. E muita novidade mais virá logo, com as roupas "virtuais" já testadas.

E a educação? Ela ganha com esses avanços tecnológicos?

Na verdade, o conhecimento está disponível e hoje é comum que o professor seja questionado enquanto fala algo que o aluno conferiu no Google e não é exatamente como foi dito. Há também o excesso de informações, essa inflação que atordoa e que pode fazer com que a pouca atenção do alunado seja dispersa pelas infinitas requisições do mundo do whatsApp, do face, do twitter e de tantos outros aplicativos.

Outra questão que precisa ocupar a mente dos pedagogos é a do uso dos jogos, os "games" que começaram tão singelos e hoje são sofisticados e viciam crianças de todas as idades... Há muito adulto dependente dos últimos lançamentos. Presenciei essa verdadeira onda de escravos dos games e vi o quão intenso é o vínculo para quem se entrega à prática.

Os americanos estão sempre à frente e já concluíram que os games não prejudicam a visão. Ao contrário, há um claro aumento da acuidade visual entre os jovens jogadores. Alguns dos benefícios constatados pelos cientistas mostram que o jogo "call of duty", com cenas de batalhas da Segunda Guerra Mundial, tinham facilidade maior em responder questões sobre história. O "unreal tournament", jogo violento, evidenciou melhor de acuidade visual assim como a percepção de contraste. O "civilization", jogo de estratégia, auxiliou o alunado a ter um desempenho satisfatório em temas como economia, geopolítica e desenvolvimento das nações. Por sua vez, o "Betty's Brain", ensinou os estudantes a compreender como raciocinar mediante utilização de princípios do método científico. Há um game conhecido por "Critter Corral" o qual, com a introdução de problemas aritméticos, estimulou a aptidão matemática de crianças entre 3 a 4 anos. Até para afastar risco de ambliopia, problema ocular que afeta a sensação de profundidade, utilizou-se do game "Medal of honor - pacific assault".

Os jogos não são inúteis para a educação. Mas também não podem substituir a transmissão de conteúdo. Se eles puderem atrair o aluno para a sala de aula e fazê-lo interessar pelas disciplinas obrigatórias, terá feito muito. Enfim, é um instrumento, a ser utilizado com cautela e prudência, de acordo com a avaliação do projeto pedagógico e da disposição do mestre, que é, na verdade, quem sabe o que é melhor para o seu alunado.










José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo, é ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015 e integrante da Academia Paulista de Letras. Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.