segunda-feira, 25 de novembro de 2024

OSESP TOCA DOSE DUPLA DE VILLA-LOBOS NA SALA SÃO PAULO COM REGENTE MARCELO LEHNINGER E SOPRANO LARISA MARTÍNEZ

Foto: Beatriz de Paula | Divulgação

O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.

Nesta semana, de quinta-feira (28) a sábado (30), a Osesp volta a se apresentar na Sala São Paulo com um querido amigo: o maestro brasileiro Marcelo Lehninger. A jovem soprano porto-riquenha Larisa Martínez será a solista convidada nestes concertos, cujo programa terá duas obras de Villa-Lobos (o Choros nº 6 e uma seleção da suíte Floresta do Amazonas) e a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky.

Vale lembrar que a performance de sexta-feira (29), com início às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Orquestra no YouTube, como parte do programa de Concertos Digitais.

O programa

O musicólogo Eero Tarasti chamou a atenção para o caráter “pastoral” do sexto Choro de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), uma possível referência à Sexta Sinfonia de Beethoven, que também buscava expressar liricamente a grandiosidade sublime da natureza. A aproximação é interessante, mas os primeiros compassos da obra já demonstram a distância entre a natureza representada pelo Romantismo europeu e aquela imaginada pelo Modernismo brasileiro. Em páginas de exótica criatividade, que fascinaram o público parisiense, é a Sagração da primavera, de Stravinsky, que ecoa na atmosfera misteriosa criada pelo diálogo impressionista entre a flauta, o saxofone, as cordas e a percussão. O ritmo se torna cada vez mais insistente, abrindo espaço para a orquestra desfilar uma série de temas inspirados na música popular brasileira, de danças nordestinas a modinhas cariocas. Esse caleidoscópio musical é colorido por uma orquestração exuberante, que utiliza diversos instrumentos de percussão: tímpanos, tam-tam, xilofone, sinos, pratos, bumbo, tartaruga, camisão-grande, cuíca, reco-reco, tambu, tambi, pandeiro, roncador, chocalhos e tamborim de samba.

Uma das mais controvertidas composições da fase final de produção de Villa-Lobos é a trilha sonora para o filme Green Mansions, aventura sentimental dirigida por Mel Ferrer e estrelada, em uma Amazônia exótica, por Audrey Hepburn e Anthony Perkins. Irritado com o fracasso do filme e com as adaptações musicais feitas pelo estúdio de Hollywood, Villa-Lobos transformaria a obra em uma longa suíte sinfônica, intitulada Floresta do Amazonas. Renegociando o contrato inicial, obteve a verba necessária para a gravação da peça, tendo como solista a famosa soprano brasileira Bidu Sayão, radicada nos Estados Unidos e estrela do Metropolitan de Nova York. A seleção apresentada pela Osesp reúne oito dos 23 episódios dessa obra monumental, louvada por alguns como suma de toda a produção nacionalista do compositor, mas desprezada por outros como um amontoado oportunista de peças desiguais.

A Quarta Sinfonia de Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), finalizada em 1878, é um bom exemplo das contradições estéticas e existenciais deste compositor russo. Seu longo primeiro movimento segue um “programa” pessoal e filosófico, descrito em detalhes por Tchaikovsky na estreia em São Petersburgo e logo depois abandonado. A solene fanfarra inicial representaria “o destino”, lembrando os motivos iniciais da Quinta Sinfonia de Beethoven. Surgindo lentamente como um inesperado contraste, uma valsa caracteriza, em seguida, os dois temas principais, mencionados no programa como “devaneios fugazes” e “vislumbres da felicidade”. A alternância entre realidade e fantasia organiza todo o movimento, com o retorno constante e variado do motivo do destino, interrompendo o livre desenvolvimento dos temas felizes: “na vida, não existe porto seguro”, lamenta Tchaikovsky.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp

Foto: Mario Daloia | Divulgação

Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas. A cada ano, a Osesp realiza em média 130 concertos para cerca de 150 mil pessoas. Thierry Fischer tornou-se diretor musical e regente titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Além da Orquestra, há um coro profissional, grupos de câmara, uma editora de partituras e uma vibrante plataforma educacional. Possui quase 100 álbuns gravados (cerca de metade deles por seu próprio selo, com distribuição gratuita) e transmite ao vivo mais de 60 concertos por ano, além de conteúdos especiais sobre a música de concerto. A Osesp já realizou turnês em diversos estados do Brasil e também pela América Latina, Estados Unidos, Europa e China, apresentando-se em alguns dos mais importantes festivais da música clássica, como o BBC Proms, e em salas de concerto como o Concertgebouw de Amsterdam, a Philharmonie de Berlim e o Carnegie Hall. Mantém, desde 2008, o projeto “Osesp Itinerante”, promovendo concertos, oficinas e cursos de apreciação musical pelo interior do estado de São Paulo. É administrada pela Fundação Osesp desde 2005.

Marcelo Lehninger, regente

Foto: Andy Terzes | Divulgação

Diretor Musical da Grand Rapids Symphony (EUA), foi recentemente nomeado Diretor Artístico do Festival de Música de Bellingham. Como Diretor Musical da New West Symphony, em Los Angeles, recebeu o prêmio Helen H. Thompson para Regentes Emergentes, concedido pela Liga das Orquestras Americanas. Atuou ainda como Regente Assistente e depois como Regente Associado da Sinfônica de Boston. Lehninger esteve à frente de algumas das principais orquestras dos Estados Unidos, incluindo as Sinfônicas de Chicago, Pittsburgh, St. Louis, Houston, Detroit, Baltimore e Seattle, além das Filarmônicas de Rochester, Orlando e Novo México. Na Europa, regeu a Sinfônica Alemã de Berlim, as Filarmônicas de Praga e da Rádio França, a Orquestra Nacional da França e a Sinfônica de Lucerna, além de realizar turnê no Konzerthaus de Viena e com a Orquestra Real do Concertgebouw. Na Austrália, regeu as Sinfônicas de Sydney e Melbourne, e no Japão as Sinfônicas Yomiuri Nippon e Kyushu. Foi Conselheiro Musical da Orquestra das Américas na temporada de 2007-2008. Cidadão brasileiro e alemão, retoma sempre a seu país natal como convidado, além de ter sido Regente Assistente da Filarmônica de Minas Gerais.

Larisa Martínez, soprano

Foto: Shervin Lainez | Divulgação

A porto-riquenha Larisa Martínez tem atuado em importantes palcos de ópera e concerto, como Kennedy Center, Carnegie Hall, Madison Square Garden e Hollywood Bowl. Nesta temporada, estreia com as Sinfônicas do Colorado, de Indianópolis e com a própria Osesp, além de participar do Festival de Verbier. Entre suas realizações recentes estão papeis em La Traviata, de Verdi, na Wichita Grand Opera; West Side Story, de Bernstein, no Festival Napa Valley; na Sinfonia nº 2 de Mahler no Carnegie Hall junto à Filarmônica de Atenas, além de sua apresentação junto à Grand Rapids Symphony, com Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos. Em 2016, foi convidada a fazer parte da delegação artística para a visita do Presidente Barack Obama a Cuba, evento que culminou em especial da PBS indicado ao Emmy. Tem realizado turnês nos últimos anos com o tenor Andrea Bocelli pelas América do Norte e do Sul e na Europa. Martínez venceu o Concurso Nacional do Metropolitan Opera de 2016 em Porto Rico. Foi artista convidada pela Metropolitan Opera Guild na homenagem a Anna Netrebko, em 2018. No mesmo ano, o EastWest Sounds Studios escolheu sua voz para o novo software de instrumento virtual “Voices of Opera”, usado por compositores e engenheiros ao redor do mundo.

Programa
Orquestra Sinfônica do Estado De São Paulo — OSESP
Marcelo Lehninger, regente
Larisa Martínez, soprano
Heitor Villa-Lobos
Choros nº 6 
Floresta do Amazonas: Seleção 
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36

Serviço
28 de novembro, quinta-feira, 20h30
29 de novembro, sexta-feira, 20h30 — Concerto Digital
30 de novembro, sábado, 16h30

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 271 (valores inteiros)
Bilheteria (INTI): neste link | (11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Estacionamento: R$ 35,00 (noturno e sábado à tarde) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Foto: Tuca Vieira | Divulgação


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

UNS PATETAS E TRAPALHÕES. Por Marli Gonçalves*

Os nossos patetas e trapalhões não são em nada divertidos como o trio e o quarteto de outrora que tanto nos alegravam. Embora possamos rir desses também, e alto, agora que conhecemos detalhes absurdos, o assunto seja bem sério, esse monte de gente ruim reunida para novamente abalar e golpear o país.

São, como se pode dizer? – um grupo de patéticos, com farda e sem farda. Durante os anos que estes estiveram no governo os mais atentos já puderam acompanhar a rápida evolução de suas aspirações, e que agora se mostram como foram ainda muito mais perigosas e o risco que passamos de ter nova escuridão. Eram reuniões, falas no cercadinho, muitas ações e omissões, tramoias. Eles chegaram ao poder em 2018, mas ali já carregavam suas malas de mentiras, a fórmula da guerra digital, seus planos de melar votações. Penso que nisso a pandemia nos salvou, fez com que se atrasassem, e lhes deu muito trabalho, mau humor. Não tem como eximir o ex-presidente de nada. Tudo o cercava, acompanhava, precisava de seu aval. Tudo tramado bem perto dele, nas salas e cargos com os quais abrigava e alimentava tanta gente ruim. Agora tem aparecido com cara de Recruta Zero diante do General Tainha, olhar assustado de quem se viu pego na botija, como se falava antigamente.

Temos de nesse momento dar mesmo graças porque foram e são – e serão sempre - patéticos, atrapalhados, néscios, embrulhados. A coleção de adjetivos atravessa continentes para nomear essa turma que pensou – e até conseguiu em alguns momentos – abalar o país, além da nossa saúde mental e física. São criminosos travestidos de patriotas, com ideias e tentativas assassinas como os planos mais do que descobertos, impressos (eles escreveram, imprimiram cópias nas máquinas do Palácio do Planalto!). O chamaram, vejam só, de “Punhal Verde e Amarelo”; previa o uso de explosivos e venenos (não consigo parar de pensar nesse detalhe, como fariam, como se daria) para matar o presidente eleito, Lula, seu vice, Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes, que chegaram a seguir bem de perto para capturá-lo – esse eles queriam matar pessoalmente, talvez torturar, tal é o ódio que lhes inspira. Tudo era para ser feito até o fim de dezembro de 2022. Não rolou. Flopou. E, se lembram, logo o “chefe” correu para uma temporada nos Estados Unidos, de onde acompanhou a balbúrdia feita dias depois da posse de Lula.

Agora, essa semana, finalmente saiu a lista de 37 indiciados pela Polícia Federal no inquérito do 8 de janeiro de 2023, com aquelas invasões destruidoras, falas e atos anteriores, posteriores, e claro que os cinco detidos da operação que apontou o punhal dos patetas e trapalhões também estão nessa lista tenebrosa que esperamos seja levada adiante para a punição rigorosa. Embora, claramente, mesmo tão grande, nessa lista esteja faltando “uns” – vamos pegar nossas antigas lembranças e anotações e preencher os faltantes, suas boiadas, suas armas, seus coturnos, aqueles que passaram pela Saúde, os do Congresso Nacional, os que lideraram e incitaram tanta violência. A esperança é a última que morre e esses uns ainda deverão integrar o rol dos celerados que vêm sendo apontados.

Pode ser que agora até o STF pense melhor, reveja sentenças, libere e livre a cara daqueles muitos pobres coitados civis que estavam nas ruas de amarelinho. Entre eles, até bem velhinhos e velhinhas que viram ali um passatempo e se divertiram muito “fazendo amigos” nos acampamentos diante de quartéis, depois sem condições para fugir do país como muitos, e que já puxam cana brava, esquecidos, décadas de condenação nas costas. Talvez mereçam só puxões de orelha, ficar sem sobremesa, catar coquinhos.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br. 


SAUDADES DO SKODA DO PAI. Por chicolelis*

Quem lembra do Skoda, o carro da antiga Tchecoslováquia (hoje República Tcheca)? Pois hoje quem conta uma história de amor com esse carro é o fotógrafo Mario Bock, capaz de pagar uma “fortuna” para ter dentro de casa o carro que tantas alegrias trouxe na sua infância.

Um “projeto” de carro foi colocado à venda, no Marketplace do Facebook, conta Mário. Para todo mundo isso pode não significar nada, muito menos encontrar um comprador com vontade de pagar R$ 12,5 mil por essa coisa desconhecida e sem motor. Opa! Há sim um interessado – “euzinho”, Mário Brock. Pois esse é um Skoda 1959, fabricado na Tchecoslováquia, o segundo carro de meu pai, e que me traz tantas recordações boas, e más, principalmente para mim, pois meus irmãos não se recordam de nenhuma.

Num tempo em que o povo comprava fusquinhas e DKW, meu pai resolveu comprar esse carro, provavelmente atraído pelo preço menor, decerto porque o vendedor queria despachar logo a bomba que era. Nos tempos em que o Skoda não ficava na oficina a família curtia muito, minha mãe também o dirigia, como sempre colada ao volante, e meu pai como sempre acelerando aos “soquinhos”.

Um pouco diferente dos carros populares da época, o nosso carrinho chamava atenção e parecia ser gostoso dirigir. Lembro que seus bancos eram cobertos de plástico que grudavam nas nossas pernas, na época em que meninos e moços usavam shorts. Pena terem saído de moda pros homens.

Certa vez, no retorno, com o Skoda,  de uma viagem a Santos, não esqueço do berro do meu pai avisando que o carro tinha "perdido" os freios. Que susto! Mas tivemos um final feliz. E num sábado quando dona Hilda levava meu irmão e eu para o grupo de escoteiros a marcha "encavalou" como sempre acontecia e o Skoda parou novo no meio da avenida Santo Amaro. Aí, quando eu abri a porta uma Lambretta "entrou" nela com duas pessoas. Um  susto, sem maiores consequências.

Não que fim meu pai deu aquele carro, mas logo depois vieram uma sucessão de fuscas e a Brasília “azul calcinha” que ele e o Rony, meu irmão mais velho adoravam. Rony ia até Santos ver a namorada Heloísa, em 45 minutos. Afinal, não existiam ainda os radares. Tanta saudade desses tempos que dá vontade de comprar esse Skoda e botar aqui na sala, do jeito que está mesmo, sem motor, vidros. Sem nada.

Só para lembrar-me dos bons tempos em que o Skoda andava pra lá e pra cá com a nossa família.

Obs: Só um detalhe. A foto deste belo Skoda azul, na abertura do texto, não corresponde ao modelo à venda. É que a foto daquele que eu pretendo comprar está muito pequena.

Atenção, reafirmo que este texto é do Mário Bock, fotógrafo na área automobilística (entre outras publicações, exibiu suas fotos na Duas Rodas), colecionador de máquinas fotográficas (são mais de 10 mil) e que, pelo jeito, vai começar uma nova coleção. Será?

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

TRAMONTINA ENTREGA PROJETO INOVADOR PARA A PRIO E CRESCE NA INDÚSTRIA OFFSHORE BRASILEIRA

Painel da Tramontina faz parte de uma nova infraestrutura que apoiará a PRIO na exploração do Campo de Wahoo

Com uma trajetória marcada pela excelência em projetos desafiadores, a Tramontina, por meio da divisão IPEx (dedicada a fornecer soluções elétricas destinadas aos setores industriais e de construção civil), alcançou um marco significativo com a conclusão do projeto desenvolvido para a plataforma FPSO Valente, Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência de Petróleo e Gás Natural do Campo de Frade, operada pela PRIO (antiga PetroRio).

O painel da Tramontina faz parte de uma nova infraestrutura que apoiará a PRIO na exploração do Campo de Wahoo, situado a 35 km da FPSO Valente, interligando as unidades por uma “estrada submersa.” Com alta complexidade técnica, o objetivo é aprimorar a integração entre operações onshore e offshore, promovendo maior segurança e sustentabilidade no novo campo.

Este projeto pioneiro, centrado em um painel de comando para bombas de linhas e circulação de petróleo, representa uma conquista técnica importante e reflete o compromisso da Tramontina com a segurança, inovação e excelência.

O painel, composto por 42 caixas interligadas eletricamente com componentes de potência, comando e sinalização certificados conforme as normas vigentes para áreas potencialmente explosivas, apresenta dimensões impressionantes de 4,7 metros de largura, 0,6 metros de profundidade e 2,5 metros de altura. Para superar desafios logísticos complexos, a equipe da Tramontina desenvolveu um método engenhoso de desmontagem e remontagem no local, assegurando uma instalação perfeita na torre do navio de extração de petróleo da PRIO.

Além da complexidade técnica, a Tramontina priorizou a segurança do painel, utilizando mais de 90% de caixas de segurança aumentada (Ex e) fabricadas em poliéster, o que reduziu significativamente o peso e também aumentou a durabilidade em comparação com os métodos tradicionais. O projeto incluiu testes rigorosos de aceitação de fábrica (TAF) e acompanhamento técnico da equipe de engenharia da divisão IPEx durante o comissionamento.

Compromisso com inovação e segurança

A divisão IPEx da Tramontina possui experiência de mais de uma década na venda de produtos e soluções para ambientes com atmosferas explosivas, além de estrutura sólida para absorver projetos inovadores e desafiadores. A empresa mantém uma equipe técnica e comercial altamente capacitada, alinhada com as necessidades do cliente, bem como produtos certificados conforme as normas e regulamentos técnicos, para oferecer soluções engenheiradas seguras e ajustadas às demandas de um mercado dinâmico e em constante evolução. Entre os segmentos que podem ser atendidos pela empresa estão indústrias de biocombustíveis, refinarias, plataformas de petróleo, silos agrícolas, alimentos, bebidas, celulose, usinas, químicas, farmacêuticas, entre outros.

“O sucesso deste projeto comprova a excelência da Tramontina em fornecer soluções para atmosferas explosivas em diversas indústrias, reforçando nosso compromisso contínuo com inovação e segurança", destaca André de Lima, diretor comercial da Tramontina. Segundo o executivo, a divisão IPEx está pronta para conduzir novos projetos e retrofit de equipamentos elétricos em empresas com áreas classificadas, onde existe a possibilidade da formação de atmosferas explosivas devido à presença de substâncias inflamáveis, como as companhias offshore, frequentemente sujeitas a desgastes devido às condições marítimas. "Estamos preparados para enfrentar desafios ainda mais complexos, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando nosso papel como especialistas em soluções seguras para atmosferas explosivas. Nossa prioridade continua sendo proteger vidas e bens patrimoniais”, conclui.

Tramontina
Via Pública Comunicação

PARANAGUÁ RECEBE CENTRO DE INOVAÇÃO EM LOGÍSTICA E PORTOS

Porto de Paranaguá. Foto: Divulgação

De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), o setor de logística no Brasil movimenta, aproximadamente, R$ 1,5 trilhão por ano. Paralelamente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estima que a movimentação portuária no país alcançará 1,313 bilhão de toneladas em 2024. 

Diante desse cenário promissor, a Engine, empresa especializada em outsourcing de aplicações e parceira da SAP, anunciou a abertura de um Centro de Inovação em Logística e Portos no município de Paranaguá, no Paraná. O projeto, que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos, contará com um investimento total de R$ 2 milhões.

O Centro de Inovação tem como objetivo impulsionar a expansão do mercado na região, além de contribuir para o crescimento das operações das empresas locais. Com isso, a consultoria planeja oferecer suporte completo ao processo logístico de toda a cadeia de suprimentos, desde a etapa fabril até o transporte.

A Engine pretende levar seu portfólio completo de produtos e serviços, incluindo Cloud ERP, Rise e GROW with SAP, além de desenvolver novas soluções sob demanda para potencializar os negócios na região. O projeto será impulsionado pelo uso do SAP Business Technology Platform (BTP), plataforma da multinacional alemã que acelera a inovação e o potencial de negócios. A empresa também planeja fomentar o uso de Inteligência Artificial em organizações do setor.

Para suportar o projeto, serão criados mais de 100 postos de trabalho diretos e cerca de 300 indiretos. Além disso, a Engine se compromete a investir em capacitação profissional. Em parceria com instituições de ensino locais, a consultoria desenvolverá um curso de inovação e formação de consultores SAP.

Inicialmente, o Centro de Inovação terá foco no segmento portuário. A escolha de Paranaguá como sede foi estratégica e considerou a presença dos Portos do Paraná –formados pelos portos de Paranaguá e Antonina, um dos maiores complexos portuários do Brasil. Vale lembrar que os Portos do Paraná implementaram o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas, em um projeto liderado pela Engine.

Para André Nadjarian, vice-presidente de estratégia e inovação da Engine, a presença da empresa no estado é fundamental para atender às necessidades do setor logístico. “Sabemos dos desafios que as empresas enfrentam no dia a dia, especialmente no setor logístico e portuário, onde os obstáculos podem ser ainda maiores. Por isso, queremos levar nossa expertise para não apenas atender essa demanda, mas também contribuir para o crescimento do segmento e capacitar profissionais para liderarem futuros projetos”, afirma.

André Nadjarian

Com o Centro de Inovação, a Engine pretende criar um modelo de negócios que deve ser replicado a outras regiões, atendendo empresas de logística e os demais portos no país e do exterior. “O Brasil, devido ao seu tamanho continental, enfrenta dificuldades para expandir estrategicamente planos de operação integrados. Nossa ideia é consolidar nossas operações em Paranaguá e, a partir daí, levar nossas soluções para outros estados e até nações, ajudando a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento tecnológico deste segmento de mercado”, explica Nadjarian.

A expectativa é que o escritório seja inaugurado até fevereiro de 2025. O plano de expansão prevê ao menos 15 novos clientes na região num prazo de dois anos. “Esse é um passo importante para o setor logístico e portuário do Brasil. Estamos confiantes de que contribuiremos significativamente para o crescimento de Paranaguá e região, promovendo a inovação como grande diferencial competitivo”, conclui o vice-presidente de estratégia e inovação da Engine.

EngineCom experiência adquirida desde 2011, a Engine é pioneira em soluções SAP, capacitando empresas a atingirem níveis superiores de maturidade e excelência que elevarão a sua gestão. Desde a implementação até o suporte contínuo, a empresa oferece soluções abrangentes, somando diversos projetos bem-sucedidos que comprovam seu compromisso em aprimorar constantemente seus serviços

Engine
InformaMídia

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

ÀS VÉSPERAS DE COMPLETAR 90 ANOS, COMPANHIA QUE INVENTOU A ETIQUETA AUTOADESIVA ANUNCIA NOVA TAGLINE

A Avery Dennison, líder global em ciência de materiais e soluções de identificação digital, completa 90 anos de operações em 2025; uma data que marca a invenção da primeira etiqueta autoadesiva por Stan Avery, nos Estados Unidos dos anos 30. Este marco vem acompanhado de um novo posicionamento e tagline global por parte da companhia, sob a narrativa de “Making Possible”, que coloca em evidência a sua visão de impulsionar a conexão entre o mundo físico e o digital para resolver alguns dos desafios mais complexos que permeiam sua cadeia de atuação.

Com um faturamento em 2023 de US$8,4 bilhões, atualmente a companhia conta com 35 mil colaboradores e mais de 100 operações, entre fábricas e escritórios, espalhados em mais de 50 países, incluindo o Brasil, onde está há 50 anos. Protagonizando a liderança em diferentes segmentos, suas soluções incluem rótulos e etiquetas autoadesivas, etiquetas RFID e NFC, soluções refletivas, de comunicação visual, películas automotivas e de arquitetura.

Conceito do novo posicionamento

Segundo Fernanda Castro, Gerente de Comunicação Global e América Latina da Avery Dennison, a inspiração para a nova tagline e posicionamento da companhia, veio de um olhar para o futuro e a busca incessante por criar pontos de conexão entre o intelecto e a imaginação, a ciência e a tecnologia, e o físico e o digital.

Tais premissas, adotadas pelo negócio há alguns anos, têm como propósito resolver desafios como a otimização das cadeias de suprimentos, a redução de resíduos, impulsionar a sustentabilidade, a circularidade e a transparência, além de ajudar marcas e consumidores a se conectarem melhor.

“Desde a origem de nossas operações até os dias de hoje nos perguntamos ‘e se?’. Essas duas palavras nos capacitam e nos instigam a buscar novas abordagens e propostas para um mundo de possibilidades. Vamos sempre além do que já foi feito antes, criamos valor para empresas, pessoas e o planeta. Esta pergunta é o que sempre impulsionou a nossa curiosidade e a proatividade para resolver os maiores desafios vivenciados pela sociedade de consumo. Agora com este ‘tornando possível’, fica claro o nosso objetivo de ir além, representando uma evolução do que concebemos anteriormente”, explica a executiva.

Conexão entre mundo físico e digital

Por meio de soluções de identificação digital como o RFID (identificação por rádio frequência) e o NFC (Near Field Communication), dois recursos importantes quando se fala de IoT, a Avery Dennison tem possibilitado que as empresas se conectem com os consumidores de forma personalizada e transparente, fornecendo uma experiência de compra aprimorada.

Embarcadas no produto e fornecendo a ele uma identidade digital única, essas soluções permitem às marcas acessarem diversas informações, desde a disponibilidade dos produtos e sua localização no estoque – contribuindo com um nível de precisão de inventário extremamente alto -, até criar um storytelling sobre o seu conceito, sua origem e fabricação, entre outros conteúdos que não só influenciam na decisão de compra do consumidor final, como também trazem a transparência, através da rastreabilidade de todo o processo de produção.

“Liderar a conexão entre o físico e o digital, por meio de alternativas que aprimorem as experiências de compra e que tragam impactos positivos à esfera social e ambiental, é o que tem orientado nosso crescimento contínuo. Permitir que os itens interajam nessas duas esferas tem nos levado a oferecer valor para empresas e consumidores ao melhorar a eficiência operacional, ampliar a transparência e possibilitar inúmeras experiências exclusivas e personalizadas, uma das maiores tendências da atualidade”, aponta Fernanda.

Cases de Sucesso

Com quase 90 anos de atuação ao redor do mundo e meio século no Brasil, a Avery Dennison apresenta cases em vários segmentos e mercados, nos diversos países em que atua. Entre os mais relevantes e transformadores, destacam-se as soluções NFC, aplicadas pela marca argentina Las Quinas, que permitiu que os consumidores conhecessem, de perto, o desenvolvimento do produto e a sua atuação dentro de uma comunidade.

Outro exemplo, no segmento de comunicação visual para campanhas de curta e média duração, é a parceria com a JCDeaux Brasil. Nesse sentido, a Avery Dennison coleciona diversos cases com as ambientações de comunicação visual em mobiliários urbanos, metrô e outros tipos de estações, seguindo as normas não só das empresas, como também dos poderes públicos.

No Brasil, por exemplo, a marca Bioleve, que utiliza rótulos e etiquetas desenvolvidos pela companhia, conseguiu melhorar a eficiência em suas operações, através de soluções que resistem ao processo de distribuição e reutilização. Já a marca O Boticário, utiliza as soluções da Avery Dennison não só para rótulos e etiquetas, como também as soluções RFID. Natura, Unilever, Caterpillar, UPS, Nestlé, e Ecovias estão entre as grandes companhias privadas que representam cases de sucesso nos diferentes segmentos de atuação do negócio."Nosso compromisso é continuar imaginando um futuro onde a curiosidade e a inovação nos permitam superar limites e resolver problemas de formas nunca antes pensadas", comenta Fernanda. "Making Possible é mais que uma tagline; é nossa forma de viver e trabalhar, impulsionando uma mudança positiva no mundo."

Com este novo posicionamento, a Avery Dennison reafirma sua missão de transformar indústrias por meio de soluções avançadas, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável e eficiente. Clique aqui para mais informações sobre a campanha "Making Possible".

Avery Dennison
ATDC Group

terça-feira, 19 de novembro de 2024

SOLUÇÕES ALTAIR AGORA SÃO COMPATÍVEIS COM AS ARQUITETURAS DE SUPERCHIP NVIDIA GRACE HOPPER E GRACE CPU

A  Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou que vários produtos da plataforma de design e simulação Altair® HyperWorks® agora suportam as arquiteturas NVIDIA Grace CPU e Grace Hopper Superchip. Isso destaca os anos de profunda colaboração entre a Altair e a NVIDIA, e oferece aos clientes mais flexibilidade para executar ferramentas Altair nas arquiteturas NVIDIA e Arm.

“As soluções da Altair que atingem o desempenho máximo nas arquiteturas Grace e Grace Hopper marcam um momento crucial em nosso compromisso com as necessidades de nossos clientes”, disse Sam Mahalingam, diretor de tecnologia da Altair. “Aproveitando as arquiteturas de CPU e GPU da NVIDIA, estamos prontos para impulsionar a inovação da inteligência artificial e oferecer ganhos substanciais de desempenho e sustentabilidade.”

Os benchmarks internos para soluções Altair selecionadas mostraram que a série de GPUs NVIDIA Hopper executou simulações até duas vezes mais rápidas do que sua antecessora e permitiu que os solucionadores Altair alcançassem tempos de execução revolucionários.

“Este é mais um marco na colaboração de longa data entre a NVIDIA e a Altair para acelerar as cargas de trabalho de engenharia assistida por computador”, disse Tim Costa, diretor sênior de CAE/EDA, quantum e HPC da NVIDIA. “Dar aos clientes acesso às poderosas ferramentas de software da Altair em nossas arquiteturas Grace CPU e Grace Hopper Superchip permitirá que eles ultrapassem os limites da inovação e do design em vários setores”.

O suporte demonstra a capacidade da tecnologia Altair de ser executada em arquiteturas alternativas de CPU e CPU-GPU que ajudam a atender às necessidades urgentes do mercado global de eficiência energética e velocidade. As arquiteturas NVIDIA Grace e Grace Hopper - criadas especificamente para computação de alto desempenho (HPC) e cargas de trabalho de IA - oferecem melhorias de desempenho, eficiência e escalabilidade que podem transformar a maneira como as organizações executam a simulação em escala em um data center com restrição de energia.

De acordo com um estudo interno recente realizado pela Lenovo usando o OpenRadioss, as CPUs NVIDIA Grace oferecem uma eficiência energética até 2,2x maior para a execução de simulações CAE em comparação com sua configuração de servidor de referência.

As seguintes soluções Altair agora suportam as arquiteturas Grace e Grace Hopper:
Altair® OptiStruct®
Altair® Radioss®
OpenRadioss™
Altair® ultraFluidX®
Altair® nanoFluidX
Altair® nanoFluidX®
Altair® nanoFluidX
Altair® PBS Professional®
Altair® Grid Engine
Altair® Grid Engine®
Altair® Grid Engine

Clique aqui para saber mais sobre o Altair HyperWorks

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Altair 
Secco Consultoria de Comunicação

NTN COMPLETA 24 ANOS DE BRASIL

A NTN Rolamentos Brasil, pertencente ao Grupo NTN líder mundial na fabricação de rolamentos, completa 24 anos de atuação. Em sete anos de mercado, a empresa se tornou a primeira a fabricar rolamento de cubo de roda na América do Sul.

Assim, a companhia avançou ainda mais e expandiu os negócios, bem como obteve ganhos em tecnologia e desenvolvimento de produtos. As áreas de engenharia dos Centros de Pesquisas e Desenvolvimento na sede no Japão, Europa e Estados Unidos trabalham em conjunto.

A história da NTN Rolamentos do Brasil começou em 2000, conta com operações, planta e centro de distribuição no Paraná. Comercializa as linhas de produtos da SNR e NTN, fornecendo as mais diferentes aplicações da frota circulante brasileira para as montadoras, reconhecidas pelo alto nível de atendimento, e mercado de reposição, além de atender o setor industrial que abrange vários segmentos de atividades.

O portfólio, disponível para o mercado de reposição nos principais distribuidores do país, contempla rolamentos de roda, sensores ABS, kits de rolamentos de roda, rolamentos de cubo de roda, rolamentos linha 6000, rolamentos de caixa de câmbio e suspensão.

Grupo NTN

Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder mundial na fabricação de rolamentos. Com presença global, reúne as marcas NTN, SNR, BOWER e BCA, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 200 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. As marcas são reconhecidas mundialmente por oferecer a mais alta qualidade nos exigentes mercados industrial, agrícolas e construção.

Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, onde fica a sua sede, na França, na China e nos Estados Unidos, o Grupo NTN investe em inovações e novas tecnologias.

As operações no Brasil desde 2000 contam com fábrica e centro de distribuição no Paraná. Possui portfólio com soluções em rolamentos com mais de 3 mil aplicações das marcas NTN e SNR no setor automotivo, enquanto para o mercado de industrial, além da NTN, SNR há também as marcas BOWER e BCA.

Grupo NTN
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

SUZANO ESTABELECE ACORDO DE LONGO PRAZO COM A UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE PARA APOIAR EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou na última sexta-feira (15) um acordo de longo prazo com a Universidade de Cambridge, e uma de suas faculdades, Jesus College. 

Com investimento inicial de £10 milhões, a iniciativa contribuirá para o fomento à educação e pesquisa em áreas como a conservação da biodiversidade, o aprimoramento da sustentabilidade empresarial e a restauração de habitats naturais no Brasil e em outros países.

O acordo criará o Suzano Scholars Fund, um fundo de bolsas permanente em Jesus College para financiar estudantes brasileiros cursando pós-graduação na Universidade de Cambridge em áreas como meio ambiente, ecologia e conservação, formando a próxima geração de especialistas e líderes em sustentabilidade. Acadêmicos do Instituto de Pesquisa em Conservação da Universidade de Cambridge também receberão financiamento para a realização de projetos de pesquisa que explorem a interação entre sistemas humanos e naturais, em áreas como biodiversidade, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos e restauração de ecossistemas.

A colaboração também prevê que os pesquisadores terão acesso às operações globais da Suzano e suas áreas de conservação, que incluem 1,1 milhão de hectares nos biomas brasileiros Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

"Nosso negócio depende da natureza. Atuamos há 100 anos no mercado, mas hoje sabemos que, a menos que o mundo tome medidas urgentes para proteger a biodiversidade e frear as mudanças climáticas, enfrentaremos perdas e danos irreversíveis aos nossos ecossistemas no próximo século. Sabemos que não podemos atuar sozinhos, por isso, a partir dessa colaboração com a Universidade de Cambridge, queremos oferecer apoio a algumas das mentes mais brilhantes do mundo para a realização de pesquisas e o desenvolvimento de soluções que serão necessárias para superarmos esses desafios”, ressalta Beto Abreu, presidente da Suzano.

A reitora de Jesus College, Sonita Alleyne, reforça o potencial da colaboração para a construção de ideias que promovam a transformação no aspecto socioambiental.  "Por ser uma instituição acadêmica que se destaca em sua abordagem às mudanças climáticas, estamos muito felizes em receber o Suzano Scholars Fund na Universidade de Cambridge. Nossa comunidade internacional de mais de 400 alunos de pós-graduação é vibrante e está envolvida em estudos e pesquisas em diversas áreas. Os estudantes do Brasil que desejarem cursar uma pós-graduação em áreas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, ecologia e conservação serão muito bem-vindos. Suas novas ideias e descobertas têm o potencial de causar um impacto enorme para impulsionar uma mudança social e construir um futuro mais sustentável", enfatiza.

"Não há respostas fáceis quando se trata de conciliar as necessidades das pessoas com a proteção da natureza. Precisamos mudar rapidamente a forma como os negócios têm funcionado no mundo, mas necessitamos de ideias práticas, tecnologias, ferramentas e habilidades para tornar isso uma realidade. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Suzano, uma companhia amplamente reconhecida como uma das maiores do Brasil em sustentabilidade empresarial, e oferecer apoio a alunos de pós-graduação de um país que está na linha de frente na proteção da biodiversidade. O investimento da Suzano financiará pesquisas importantes na Universidade de Cambridge, que ajudarão a melhorar nossa compreensão sobre como atender às ambições globais de conservação e melhorar o bem-estar das comunidades”, diz Rachael Garrett, professora Moran de Conservação e Desenvolvimento e diretora do Instituto de Pesquisa em Conservação da Universidade de Cambridge.

O professor e vice-reitor adjunto de Educação e Sustentabilidade Ambiental da Universidade de Cambridge, Bhaskar Vira, também reforça a relevância desse acordo para os resultados que virão a longo prazo. “Esta iniciativa visionária ajudará a construir fortes laços entre a Universidade de Cambridge e o Brasil, e estamos entusiasmados em formar a próxima geração de líderes ambientais que desempenharão um papel crucial na construção de um futuro mais justo e sustentável para as pessoas e o planeta”, conclui.

O acordo faz parte de uma iniciativa global mais ampla que marca o centenário da Suzano, na qual a companhia investirá até US$ 100 milhões para acelerar pesquisas e iniciativas nas áreas de conservação, mudanças climáticas e sustentabilidade empresarial, com foco particular nos ecossistemas brasileiros. Além da Universidade de Cambridge, a Suzano tem firmado parcerias de longo prazo com universidades e ONGs no Brasil e no mundo.

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Clique aqui, visite o site e saiba mais.

Jesus College CambridgeUma das maiores entre as 31 faculdades da Universidade de Cambridge, Jesus College é uma comunidade próspera e diversa com mais de 1 mil integrantes em Cambridge e 9 mil ex-alunos ao redor do mundo, comprometida com educação, pesquisa e programas de bolsas de estudo de excelência.

Universidade de CambridgeA missão da Universidade de Cambridge é contribuir com a sociedade por meio da educação, aprendizado e pesquisa, seguindo os mais altos níveis internacionais de excelência. Guiada por essa missão, a Universidade se concentra na excelência acadêmica, tendo formado algumas das mentes mais brilhantes do Reino Unido e de todo o mundo. Cambridge tem sido o berço de várias das maiores conquistas intelectuais do mundo e formou vários dos principais cientistas e acadêmicos do mundo: de Isaac Newton a Charles Darwin e Jocelyn Bell Burnell, além de Bertrand Russell, John Maynard Keynes e Mary Beard. Nossos 125 vencedores do Prêmio Nobel são prova desse histórico. A Universidade está no coração de um dos maiores clusters de inovação do mundo, com um impacto econômico líquido anual de quase £30 bilhões na economia do Reino Unido, além de oferecer apoio a mais de 86 mil empregos em todo o Reino Unido.

O Instituto de Pesquisa em Conservação da Universidade de Cambridge (UCCRI) é uma comunidade inclusiva e interdisciplinar de grandes pesquisadores com interesse em conservação. É a ponte entre a Universidade e a Iniciativa em Conservação de Cambridge (CCI), uma colaboração entre a Universidade e dez organizações líderes em conservação. O UCCRI funciona como a força motriz acadêmica do CCI, com envolvimento em várias iniciativas de sustentabilidade da Universidade de Cambridge.

Suzano
Planin

AUDI E PORSCHE INICIAM PROJETO PESCAR PARA CAPACITAÇÃO GRATUITA DE JOVENS COM 15 ALUNOS

 

A Audi do Brasil e a Porsche Brasil, em parceria com o Projeto Pescar, anunciam a abertura das inscrições para a nova turma de 2025 do Projeto Pescar, curso multidisciplinar de capacitação automotiva direcionado aos alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo (SP) que atendam aos requisitos da pré-seleção. As aulas serão ministradas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, oferecendo um ambiente universitário seguro e confortável aos estudantes. As inscrições podem ser realizadas de 18 a 23 de novembro.

O Projeto Pescar Audi & Porsche tem o apoio Institucional dos grupos de concessionários BEXP, Stuttgart, Caraigá e também do Instituto Eurobike. O conteúdo do curso é ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.

O curso terá início com uma aula inaugural no Centro de Treinamento Audi & Porsche. Na ocasião, estão previstas as presenças dos executivos das duas marcas para darem as boas-vindas aos selecionados: Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, e Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil. Além disso, colaboradores e convidados das marcas estarão presentes para contar suas histórias profissionais e o papel da educação e construção da carreira na indústria automotiva.

“É inspirador acompanhar a evolução desses jovens a longo do curso, e as portas que são abertas a eles no mercado de trabalho ao fim das atividades. Queremos criar novas perspectivas profissionais aos jovens e o projeto vem sendo um divisor de águas na vida desses estudantes, ampliando os seus horizontes e criando novos objetivos na vida deles”, destaca Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

"A São Judas tem muito orgulho em acolher os jovens do Projeto Pescar. Essa parceria converge com a missão de capacitá-los para os desafios reais do mercado de trabalho e por isso a São Judas abre as portas mais uma vez para que se sintam acolhidos em um ambiente de aprendizado e de desenvolvimento", afirma Guilherme Daflon, diretor da São Judas.

"A parceria com a Audi e a Porsche é fundamental para o sucesso do Projeto Pescar, evidenciando o forte engajamento das empresas em proporcionar uma experiência educacional e profissional de alta qualidade para os jovens. Desde o primeiro dia de aula, ficou clara a dedicação das equipes envolvidas, que garantiram infraestrutura completa e suporte em vários aspectos, promovendo acessibilidade e um ambiente acolhedor. A inclusão da Universidade São Judas reforçou a integração entre o mundo do trabalho e o ambiente acadêmico, ampliando as perspectivas de futuro dos jovens. Com organização e apoio contínuos, o Programa segue transformando vidas, destacando-se pelo comprometimento no atendimento e pelo impacto positivo na formação dos jovens", afirma Ézio Rezende - Superintendente de Impacto Social da Fundação Projeto Pescar.

O impacto positivo do Projeto Pescar está na transformação provocada na vida dos seus alunos. Morador do bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, João Guilherme Beltran Silva foi selecionado para a turma deste ano do Projeto Pescar e, ao longo do curso, descobriu novas perspectivas profissionais.

"Antes do curso, eu só queria arrumar um emprego para ajudar minha mãe. E as aulas me deram uma luz, uma nova direção profissional. Hoje tenho novas visões para o meu futuro por causa das experiências que nos foram passadas no curso e me mostraram um mundo diferente do que eu conhecia. Estou muito agradecido por ter essa oportunidade", declara João Guilherme, que se formará em dezembro na turma de 2024.

Após o encerramento do curso, os alunos recebem apoio para encontrarem posições no mercado de trabalho e, em alguns casos, são oferecidas vagas dentro do grupos Audi e Porsche no Brasil. É o caso de Maitê Pelegrino, que frequentou as aulas em 2021 e, posteriormente, trabalhou com mecânica no Centro Técnico (CT) da Audi do Brasil, na zona sul de São Paulo. Atualmente, ela trabalha com mecânica na concessionária Audi Center Morumbi.

“Graças ao projeto, eu pude representar e fazer parte do Mulheres Audi e ganhei muito conhecimento. Hoje estou atuando como Mecânica na Audi Morumbi, cada vez mais aprofundando os meus conhecimentos da área. O projeto me lançou da Audi para o mundo, quebrando o tabu “Mulheres na Mecânica”. Na vida pessoal me tornei uma pessoa madura e sonhadora. Conquistei por meio do meu conhecimento coisas que sonhei muito, e isso é gratificante. Sinto orgulho em ter pertencido a este projeto”, afirma Maitê.

Requisitos

O curso tem a duração de 960 horas, incluindo 160 horas de Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. O curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

As disciplinas teóricas serão ministradas na Universidade São Judas unidade Santo Amaro, e as aulas práticas de mecânica veicular serão ministradas no Centro Técnico das marcas em São Paulo, também no bairro de Santo Amaro.

As incrições podem ser realizadas através do site da Fundação Pescar, https://www.projetopescar.org.br.

Trajetória

O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, e retornou em 2024, em parceria com a Porsche do Brasil, com mais 15 jovens e seleção com base em equidade de gênero, de modo a fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens. No total, já foram 90 alunos capacitados gratuitamente. Na edição de 2025, essa quantidade deve saltar para um total de 105 alunos.

Audi do Brasil – Engajamento com diversidade, sustentabilidade e inclusão

A Audi AG possui uma estrutura global de ESG que integra a estratégia de negócios da companhia e o posicionamento de marca. No Brasil, esse pilar envolve iniciativas de diversidade, sustentabilidade, inclusão e respeito ao meio ambiente. Além do projeto Pescar, a fabricante realiza anualmente o projeto Litro de Luz, que leva energia solar compacta a comunidades com acesso limitado à energia elétrica. Em 2024, foram beneficiadas 20 comunidades indígenas, 140 famílias e mais de 600 moradores locais com 170 soluções compactas de iluminação e energia, entre lanternas e postes solares. O local escolhido foi a região da Reserva Indígena do baixo Xingu, Mato Grosso (MT).

A Audi do Brasil também é a apoiadora do projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias, que consistirá na construção de um complexo multiuso no Estado do Paraná dedicado a atividades de cultura, lazer, inovação e tecnologia, além de reunir empresas e startups.

Por fim, a marca das quatro argolas apoiou a CBVD (Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes) durante todo o ciclo olímpico das seleções masculina e feminina de vôlei sentado, que disputaram os Jogos Paralímpicos em Paris, França, entre os meses de agosto e setembro.

Porsche e sua parceria com a sociedade

A Porsche se considera membro e parceiro da sociedade, ciente de sua responsabilidade. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche auxilia regiões e comunidades ao redor do mundo na conservação do meio ambiente, buscando oferecer boas condições de trabalho e vida. No campo da estratégia 'Parceiro da sociedade', a Porsche tem como objetivo utilizar projetos de cidadania corporativa para focar nas pessoas cujo ambiente social está diretamente ou indiretamente relacionado à empresa. Em particular, jovens ou pessoas desfavorecidas devem receber apoio estratégico e educação para capacitá-los a fazer melhorias permanentes em sua situação de vida.

No Brasil, a Porsche mantém parcerias com projetos sociais ligados às áreas de esportes, educação e bem-estar social. O projeto Pescar Audi & Porsche faz parte do programa global “Join the Porsche Ride”, uma iniciativa que oferece suporte a projetos de longo prazo que tenham como objetivo promover impacto positivo na sociedade e qualidade de vida. Como parte da iniciativa, o Porsche Taycan viaja pelo mundo promovendo as etapas do programa.

Universidade São Judas

A São Judas tem como um de seus pilares fundamentais a “Diversidade e Inclusão”, um valor que está profundamente alinhado com sua missão de transformar o país por meio da educação. É justamente por esse compromisso que os projetos sociais são sempre bem-vindos na instituição, pois promovem oportunidades e ampliam horizontes para pessoas de diferentes realidades. Assim, a São Judas não apenas acolhe, mas também incentiva o crescimento e a troca de conhecimentos entre seus alunos, ajudando a formar profissionais conscientes, socialmente responsáveis e preparados para contribuir de forma significativa com a sociedade.

Porsche Brasil

sábado, 16 de novembro de 2024

HERING AVANÇA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE LOJAS 100% CLOUD

Nova solução conhecida como MYRP ENTERPRISE já está em operação em 348 unidades franqueadas da marca e até o final de junho de 2024 transacionou cerca de R$718 milhões pelo seu 'frente de caixa'

Em um movimento estratégico para reforçar sua liderança no varejo brasileiro, a Hering, uma das marcas de vestuário mais icônicas do país, implementou uma solução de gestão de lojas e frente de caixa (PDV) totalmente baseada em nuvem para suas lojas franqueadas. Essa mudança faz parte de um esforço maior de transformação digital, crucial para atender às demandas do mercado por informações em tempo real e uma operação mais ágil e integrada. A solução, que já está em funcionamento em 348 lojas da marca, transacionou cerca de R$718 milhões até o final de junho de 2024, considerando vendas e trocas de produtos, evidenciando seu impacto positivo na operação da rede.

A adoção de uma plataforma de PDV 100% ‘cloud’ não é apenas uma inovação tecnológica, mas também uma resposta às necessidades cada vez mais complexas das lojas e dos consumidores. Ao integrar todos os dados das lojas com os sistemas de retaguarda da empresa, a Hering garante que as decisões operacionais possam ser tomadas com base em informações precisas e atualizadas, algo essencial em um cenário de mercado que exige respostas rápidas e assertivas.

Gustavo Kasprzak, Diretor de TI responsável pelo projeto, destacou: “o Myrp trouxe simplicidade ao mesmo tempo que garante a escalabilidade que o negócio precisa para crescer de maneira sustentável. Com uma tecnologia cloud de micro serviços, estamos preparados para os aumentos de vendas em datas importantes para o varejo, como Dia das Mães, Black Friday e operações de Natal; prova disso foram as mais de 500.000 transações de venda realizadas no Myrp Enterprise na operação do último Natal”.

Para os vendedores, essa nova solução representa um avanço significativo: a flexibilidade de poder operar a partir de qualquer dispositivo — seja um tablet, smartphone, máquina de cartão ou terminal tradicional — melhora a experiência do cliente e também aumenta a oferta de dispositivos de atendimento. Com isso, os vendedores podem se adaptar melhor às necessidades dos consumidores, oferecendo um serviço mais personalizado e ágil.

O processo de migração do sistema das lojas foi marcado pela eficiência. Cada loja franqueada foi migrada para a nova plataforma de forma remota, em um prazo de apenas duas horas, o que inclui também o treinamento dos vendedores. No primeiro dia de operação, as equipes já estavam totalmente preparadas para utilizar o novo sistema, graças ao suporte contínuo da equipe de Customer Success (CS) do MYRP ENTERPRISE, empresa responsável pela tecnologia implementada.

A atualização contínua dos usuários é garantida por meio de ‘master classes’, facilitando a rápida adaptação de novos vendedores à solução. Com a implementação de soluções de ‘observability’, o Myrp consegue identificar padrões de uso e antecipar a necessidade de treinamentos e atendimentos proativos. Esse enfoque preventivo não só melhora a experiência do usuário, mas também garante que a equipe de vendas esteja sempre pronta para operar o sistema com máxima eficiência.

Uma das grandes vantagens da solução cloud adotada pela Hering é a capacidade de realizar atualizações em tempo real em todas as lojas da rede. “Diferente do modelo tradicional de PDVs, onde atualizações de software e ajustes nas funcionalidades podem levar dias para serem implementados, o novo sistema cloud permite que essas mudanças sejam feitas em questão de segundos, sem qualquer impacto nas operações das lojas. Isso é especialmente relevante em datas comerciais importantes, onde a agilidade na implementação de novas funcionalidades ou ajustes estratégicos pode fazer toda a diferença no desempenho de vendas”, reforça Tibério César Valcanaia, diretor técnico do MYRP ENTERPRISE.

“A possibilidade de realizar atualizações contínuas garante que todas as lojas estejam sempre alinhadas às estratégias da empresa e prontas para maximizar as oportunidades de mercado. Também é possível criar um novo PDV em poucos segundos, adequando o processo de venda às sazonalidades do varejo”, conclui.

Outro ponto de destaque da solução é a sua robustez em termos de compliance fiscal e segurança de dados. A solução não apenas cobre todas as exigências fiscais, mas também mantém os documentos eletrônicos armazenados em nuvem por até cinco anos, eliminando a necessidade de backup manual por parte dos franqueados. Com a Reforma Tributária e a previsão de aumento na quantidade de notas técnicas emitidas pelo Fisco nos próximos anos, essa capacidade de conformidade automática e armazenamento seguro se torna ainda mais crucial.

Os primeiros resultados da implementação já demonstram uma série de benefícios tangíveis. A Hering conseguiu reduzir significativamente os custos operacionais por loja, eliminando a necessidade de programas licenciados e bancos de dados locais. A mobilidade proporcionada pelo novo sistema também permite uma maior utilização dos espaços físicos das lojas para a exposição de mercadorias, enquanto a venda consultiva e assistida ao cliente é facilitada por meio de dispositivos móveis.

O avanço na transformação digital da Hering, com a adoção do MYRP ENTERPRISE, também considera o cenário omnichannel; virtualizando estoques e permitindo que toda rede possa vender e/ou entregar mercadorias. Esse processo ocorre em qualquer tipo de dispositivo sem a necessidade de aplicação específica para omnicanalidade.

Com essa iniciativa, a Hering se prepara para continuar entregando resultados expressivos e aprimorando a experiência de seus clientes em toda a rede de franquias.

O Myrp é pioneiro como sistema de gestão empresarial em nuvem no país. Hoje, a versão Standard já é utilizada por mais de 30 mil clientes para os controles fiscal, de estoque, de vendas e financeiro de seus negócios. Em 2023, a empresa lançou oficialmente seu segundo produto, o MYRP ENTERPRISE, um sistema de gestão de lojas e frente de caixa (PDV) exclusivo para grandes operações franqueadoras do varejo. O sistema é baseado em três pilares: cloud (100% online), mobile (acessível em qualquer dispositivo) e omnichannel (um elo entre o varejo físico e o digital). O MYRP ENTERPRISE já atende grandes corporações nos segmentos de logística, hotelaria e moda, sendo esse último segmento seu principal foco de atuação. O Myrp faz parte do Grupo Inventti, uma das maiores empresas de mensageria fiscal do país, que atende clientes de renome nacional e global como Riachuelo, Hugo Boss, Louis Vuitton, Prada, Swarovski, BMW, JBS, Carrefour, Accor e Ambev.

MYRP Enterprise
Agência NOAR