sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

NÃO CHAMA A POLÍCIA…Por Marli Gonçalves*

Não chama a polícia. Ela pode apavorar, te matar, te ferir. Não sei se é um surto, se são ordens ou desordens, mas estes últimos dias fizeram lembrar dos piores tempos que já vivemos sob o mando de militares cheios de insígnias e ódios, com o descontrole geral e um absurdo número de casos de despreparo e violência desmedida.

Fosse só em São Paulo, o arremesso da ponte, o menino que roubava sabão e tomou 11 tiros pelas costas de um “puliça” que decididamente não devia estar trabalhando; idosa ferida, sangrando, junto com a família espancada dentro de sua casa invadida por uma tropa sem mandado; os bailes funks parados à base de porrada, sprays de dominação gasosa, cassetetes vibrantes, chutes e balas (de revólver, esclarecendo aos que conhecem gírias) para tudo que é lado. No transporte metropolitano, o homem agarrado, chutado, asfixiado, torturado, arrastado, e arrastado ainda pelo chão, morto. No Rio de Janeiro, tiros voadores, crianças que brincavam em praças sendo transferidas para brincar no céu …

Tudo filmado, registrado, mostrado em detalhes, vários ângulos, seja por câmeras de segurança ou por vizinhos corajosos, cenas repetidas dia e noite nos telejornais, discutidas, analisadas por especialistas, blábláblá de tudo quanto é lado nas redes sociais. Mas ainda piora quando a gente vê as tais autoridades e superiores com cara de tacho tentando se explicar para não cair, como já deveriam ter caído, e que sempre acabam é tentando justificar e salvar suas próprias peles. A demora em tomar alguma atitude, a tal justiça morosa. Sempre escapa uma informação que a gente não tinha, até porque são tantos os casos que não conseguimos acompanhar. No meio disso tudo sabemos, por exemplo, que o PM que deu um tiro no peito do jovem médico sem camisa que corria dele na escadaria de um hotel continua solto, nem afastado do trabalho foi.

Aí, por aqui temos um governador “dupla face”, que vira o rosto endurecido para o lado que o vento melhor toca. De manhã diz uma coisa, se desdiz se pego no flagra, diz que não disse, ou não diz mesmo, nem responde, e aparece logo depois para anunciar que mudou de ideia. Que, tadinho, só agora está mais esclarecido sobre a importância do uso de câmeras, câmeras essas que pretendia pudessem ser desligadas pelos policiais nas ações. Não sei quem é, mas adoraria aplaudir muito o repórter que o enfrentou quando tentou desconversar de uma pergunta. Está faltando esse tipo de coragem real na cobertura de imprensa: perguntar, insistir, investigar, confrontar.

(Pausa para pedir desculpas pelo mau humor, mas a sucessão de horrores está mesmo muito pesada)

Aí vem mais um acaso ao conhecimento: o da mãe folgada dentro do avião que queria que a moça cedesse a janela para o filhinho dela – que coisa fofa! Ah, e ainda acusou a moça de falta de empatia. Não se aborreçam comigo, mas lembrem que desde sempre falo abertamente do assunto. Não tenho filhos e sei o quanto bate preconceito sobre isso, como se mulheres mães fossem mais mulheres que outras. Desculpe aí, hein? Mais aplausos, desta vez para a moça que não arredou pé do seu lugar e que ainda vai poder vencer um bom processo por uso de imagem, fora o mais de um milhão de seguidores que ganhou do dia para a noite. Admiro sua calma. Rezo para que situações como essa se deem bem longe de mim. Fora as dúvidas que o caso ainda suscita: porque a tal mãe só pediu a ela? Que eu saiba o avião tem um monte de janelinhas com marmanjos como vemos no vídeo que circulou. Cadê a tripulação para interferir? Porque alguém em plena consciência pode ainda achar que ela deveria ter cedido o lugar para o birrentinho?

Está todo mundo alucinando, mesmo, de verdade? Não é impressão? Se a gente não pode mais chamar nem a polícia, como é que fica?




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br. 


ÍMÃS DE NEODÍMIO: O COMPONENTE SECRETO QUE MOVE A TECNOLOGIA.

Por trás de algumas das inovações mais transformadoras do século XXI, existe um elemento silencioso, mas crucial: os ímãs de neodímio. Essenciais em dispositivos eletrônicos, motores, turbinas eólicas e veículos elétricos, esses ímãs são a chave para o futuro da eficiência energética e da sustentabilidade. E, nesse cenário, a Fácil Negócio Importação se destaca como fornecedora estratégica desse componente que move o avanço tecnológico.

Os ímãs de neodímio, parte da família dos ímãs de terras raras, se tornaram indispensáveis na produção de motores elétricos cada vez mais eficientes e compactos. De acordo com a Allied Market Research, o mercado global de ímãs de neodímio deve alcançar US$ 3,4 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 5,4%. Grande parte desse crescimento é impulsionada pela expansão dos veículos elétricos, que utilizam esses ímãs para garantir alto desempenho e eficiência energética. "Os ímãs de neodímio não são apenas uma peça do motor, mas a alma que impulsiona o progresso em direção à mobilidade elétrica sustentável", explica Rodolfo Granada Midea, CEO da Fácil Negócio Importação.

Dados da BloombergNEF mostram que, até 2030, os veículos elétricos representarão 28% das vendas globais de automóveis, e estima-se que cada veículo elétrico contenha entre 1 a 2 kg de ímãs de neodímio em seus motores. Esse componente é essencial para garantir um desempenho otimizado e maximizar a autonomia das baterias. "Estamos falando de um material que contribui diretamente para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência dos motores, algo fundamental para a competitividade dos veículos elétricos", reforça Midea.

Nas turbinas eólicas, esses ímãs desempenham um papel ainda mais crucial, sendo utilizados nos geradores das turbinas para reduzir o peso e aumentar a eficiência. A Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que a demanda por materiais magnéticos para turbinas eólicas irá triplicar até 2040, o que destaca a urgência na adoção de fontes renováveis de energia. "Os ímãs de neodímio são fundamentais para a construção de um futuro energético mais limpo. Eles permitem que as turbinas sejam menores, mais leves e, ao mesmo tempo, mais potentes, acelerando nossa transição para fontes renováveis", destaca Midea. Segundo a Wood Mackenzie, 15% do custo total de uma turbina eólica está associado ao uso de ímãs de terras raras, mostrando sua importância no processo produtivo e no desempenho dos sistemas de energia renovável.

Além do setor energético, a indústria de eletrônicos também se beneficia profundamente dos ímãs de neodímio. Eles são encontrados em alto-falantes, fones de ouvido, discos rígidos e sensores de smartphones, viabilizando dispositivos menores e mais poderosos graças à sua alta densidade magnética. Segundo estimativas da Grand View Research, o mercado global de alto-falantes deverá atingir US$ 8,6 bilhões até 2025, impulsionado pelo aumento da demanda por equipamentos de áudio de alta qualidade. "Os ímãs de neodímio são o componente invisível por trás de muitas inovações que facilitam nosso dia a dia. Sem eles, a qualidade de som dos fones de ouvido e a precisão dos sensores dos smartphones simplesmente não seriam possíveis", complementa Midea.

No entanto, o fornecimento de ímãs de neodímio é uma tarefa complexa. Relatórios do Departamento de Energia dos EUA indicam que a transição para a energia limpa e a eletrificação da mobilidade dependem criticamente de materiais como o neodímio, que exige processos complexos de extração e produção. A China, atualmente, domina cerca de 80% da produção global de neodímio, o que torna a cadeia de suprimentos vulnerável a interrupções geopolíticas. "A estabilidade da cadeia de suprimentos de ímãs de neodímio é crucial para garantir que indústrias estratégicas possam crescer e inovar sem interrupções. A Fácil Negócio Importadora trabalha incansavelmente para assegurar que o mercado brasileiro tenha acesso a esses materiais estratégicos de forma contínua e confiável", afirma Midea.

Com uma presença consolidada no mercado de importação de ímãs de neodímio, a Fácil Negócio Importadora vem se tornando referência no fornecimento de componentes essenciais para indústrias que buscam manter altos padrões de qualidade e eficiência. Isso é especialmente relevante em um momento em que o Brasil luta para se destacar no cenário global, adotando tecnologias mais sustentáveis e fomentando a inovação no setor energético e de mobilidade. Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostram que o Brasil tem o potencial de reduzir em até 20% os custos de produção de veículos elétricos se garantir um suprimento confiável de ímãs de neodímio e outros materiais de terras raras.

No que diz respeito a turbinas eólicas, veículos elétricos e eletrônicos de consumo, os ímãs de neodímio se mostram indispensáveis para a evolução tecnológica. E a Fácil Negócio Importação está preparada para ser a parceira estratégica da indústria brasileira, ajudando o país a não só acompanhar o avanço global, mas também liderar iniciativas voltadas para um futuro mais sustentável e tecnológico.

Fácil Negócio Importação
Baronesa RP

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

JOHN DEERE INAUGURA NO BRASIL SEU PRIMEIRO CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COM FOCO NA AGRICULTURA TROPICAL

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de inaugurar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - Indaiatuba (CPD-I), no interior de São Paulo. Este é o primeiro centro de desenvolvimento e testes para a agricultura tropical da companhia no mundo e foram investidos R$ 180 milhões no projeto. O objetivo é atender de maneira mais ágil às demandas do mercado brasileiro, reduzindo o tempo de desenvolvimento de novas soluções.

“Essa inauguração é muito mais que um marco na história da John Deere, é um compromisso que estamos assumindo com o Brasil de apoiá-lo rumo a um agronegócio cada vez mais inovador, próspero e sustentável. Sabemos que a agricultura tropical não é apenas vital para a economia brasileira, ela desempenha um papel essencial no futuro do planeta. Por isso, vamos trabalhar para trazer soluções que transformarão o campo e atenderão de maneira ainda mais eficaz às necessidades dos nossos clientes brasileiros”, ressalta Cristiano Correia, vice-presidente de Sistemas de Produção da John Deere para a América Latina.

No CPD-I, os produtos serão concebidos e testados considerando todas as variáveis específicas da agricultura tropical como solo, clima, níveis de conectividade etc, visando apoiar os principais sistemas de produção – grãos, cana, algodão e cultivos especiais.

Para o início das atividades, 110 profissionais da companhia foram transferidos para a nova unidade, que fica em um espaço de 500 mil m² e conta com um escritório, laboratórios, sala para instrumentação e calibração de peças, sala para impressoras 3D, ampla oficina para manutenção e armazenagem de máquinas, além de mais de 400 mil m² de área disponível para testes de campo. Para os próximos anos, a quantidade de profissionais trabalhando na instalação deve aumentar progressivamente.

Atualmente, no Brasil, as unidades da John Deere produzem equipamentos que chegam a cerca de 55 países e a Rede de Concessionários e Distribuidores da empresa garante capilaridade no território nacional com mais de 300 pontos de venda e uma ampla base de fornecedores. Além disso, a companhia vem lançando soluções específicas para o País, como a colhedora de cana de duas linhas CH950, um projeto brasileiro concebido para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, e a colhedora de grãos S400, desenvolvida para pequenas e médias propriedades rurais.

John Deere
CDI Comunicação

SCHNEIDER ELECTRIC TRAZ AO BRASIL SOLUÇÃO PIONEIRA DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO COM CONECTIVIDADE ONLINE

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia o lançamento dos painéis de detecção de incêndio Esmi Sense FDP no Brasil. Vencedores do prêmio Red Dot Award de Design de Produto em 2019, os equipamentos foram desenvolvidos para combinar design inovador, facilidade de uso e conectividade avançada, oferecendo uma solução inédita e moderna para o mercado brasileiro.

Modulares, escaláveis, fáceis de usar e altamente confiáveis, os dispositivos Esmi Sense FDP contam com uma interface moderna e intuitiva, com teclas inteligentes de navegação, um botão exclusivo para navegação simplificada e tela colorida de 7 polegadas com alta resolução.

Adequados para diferentes tipos de edificações e aplicações de construção, e atendendo aos requisitos regulamentares e cumprindo com os padrões de incêndio, os módulos possuem instalação rápida e descomplicada e propiciam uma gestão eficiente de até 32 painéis em rede, 8 mil zonas de incêndio e 16 mil endereços, suportando uma ampla gama de detectores da Schneider Electric.

O grande diferencial da linha Esmi Sense FDP é a integração com a plataforma online EcoStruxure Fire Expert, da Schneider Electric, que possibilita monitorar e gerenciar as instalações de incêndio remotamente e sem a necessidade de software adicional, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Totalmente acessíveis por navegadores como Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome, a solução permite aos usuários acompanhar o status de seus sistemas com precisão e tomar decisões rápidas e informadas.

“Essa conectividade proporciona maior segurança e previsibilidade, reduzindo riscos e otimizando a continuidade dos negócios”, afirma Patrícia Cavalcanti, diretora de Digital Energy e Power Products na Schneider Electric para América do Sul. “A aplicação EcoStruxure Fire Expert aprimora a eficiência operacional, promovendo uma economia de tempo de até 50% e garantindo uma visão centralizada de todos os locais.”

Com o lançamento dos sistemas Esmi Sense FDP no Brasil, a Schneider Electric reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, levando ao mercado local uma proposta que atende às necessidades de organizações dos mais diversos setores.

Para mais informações sobre o portfólio da linha Esmi Sense FDP, clique aqui e visite o website.

Schneider ElectricNosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

BW FÓRUM: ESPECIALISTAS DEBATEM AS ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA ÁREA DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO

A transição energética é uma preocupação que permeia todos os setores da economia. Na área de motorização de equipamentos para construção, mineração, transporte e agronegócio, as indústrias têm procurado diversos caminhos para migrar para soluções mais sustentáveis, com menor emissão de carbono, ao mesmo tempo, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis. Durante o BW Fórum, especialistas estarão reunidos para mostrar o que tem sido feito pelas empresa nesse setor.

O evento do Movimento BW, uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), está marcado no dia 10 de dezembro, a partir das 14h, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. Para se inscrever gratuitamente, clique aqui.

“A transição energética neste segmento é caminho sem volta. Já existem diversos equipamentos operando em fase de testes, e alguns já na fase comercial, utilizando diferentes conceitos: eletricidade, gás, hidrogênio, biodiesel, etanol, metano, motorização híbrida, entre outros”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, que acrescenta que não há uma solução única, pois cada país vai ter a solução mais adequada baseada em questões geográficas, políticas, técnicas e econômicas.

De acordo com Auler Neto, a rota estratégica a ser seguida por cada região aponta para um futuro mais sustentável, com uma redução drástica dos combustíveis fosseis, mas que ainda estarão presentes por um tempo. “Porém seremos cada vez menos dependentes. Nesta questão o importante é que se estude cuidadosamente e se estabeleça a melhor (ou melhores) modalidades para cada país ou segmento de operação e se façam investimentos de forma sustentável para que a solução adotada seja implantada e perpetue por muitos anos, transmitindo segurança técnica, política e econômica aos usuários”, avalia.

Apesar de boas perspectivas para os próximos anos, o fato é que ainda existem muitos desafios a serem superados, como redução de custos, confiabilidade e logística. “A principal questão é conseguir o equilíbrio técnico e econômico para cada tipo de energia para uso de forma prática e intensa”, pondera Auler Neto, que analisa que este movimento está ligado também a valorização pelas grandes corporações dos quesitos ESG, o que motiva os investimentos em Pesquisa e inovação, além da forte pressão do mercado.

No Brasil, se discute bastante o papel da biomassa e do etanol nessa transição energética.  Para Auler Neto, a extensão territorial e o setor sucroalcooleiro colocam o país em uma posição diferenciada, uma vez que há a produção corrente de etanol e motores veiculares bem desenvolvidos e confiáveis. “Resta termos uma segurança política mínima para que a produção do etanol não seja impactada no futuro com eventuais mudanças nas tarifas tributárias, que possam tornar pouco atrativo economicamente o uso deste combustível”, comenta.

Atualmente, o desafio está no desenvolvimento de motores de grande potência movidos a etanol para serem aplicados nos equipamentos pesados e caminhões. “Estamos avançando rapidamente e, em mais um ou dois anos, certamente, teremos motores disponíveis em escala comercial. Em paralelo, esta solução para o agro pode ser plenamente replicada para a construção e mineração. Especificamente para o setor da construção, principalmente em equipamentos de apoio, com uma utilização diária entre 6 e 8 horas, a utilização de equipamentos elétricos parece ser uma boa solução, e já temos vários equipamentos disponíveis no mercado. O grande limitador ainda é a baixa autonomia das baterias, porém para um ritmo de operação menos intenso isso não seria um problema, haja visto o grande aumento de empilhadeiras e plataformas elevatórias de trabalho movidas a eletricidade no mercado”, conclui o vice-presidente da Sobratema.

Com o tema “Inovação Energética em Máquinas e Equipamentos para Construção”, o BW Fórum contará com a participação de especialistas em inovação e do mercado, que trarão as perspectivas para a indústria, as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos fabricantes de motores e de equipamentos e quais são as tendências em inovação no futuro.

A programação terá as palestras de Camilo Adas, diretor de transição energética da Be8 e Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL, sobre principais frentes de inovação em energias limpas aplicadas aos veículos automotores e equipamentos para construção, de Luis Gustavo Delmont, especialista em Inovação Industrial na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) sobre o estudo “O futuro da Indústria”, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Institute for the Future, da Inglaterra, e de Yoshio Kawakami, sócio-diretor da Raiz Consultoria, sobre “O Segmento de Máquinas e Equipamentos e a Transição Energética”. A agenda do evento terá também apresentações da Cummins, FPT, John Deere e MWM. Ao final, os palestrantes participarão de um debate, com moderação de Kawakami.

O evento é direcionado aos profissionais da indústria de máquinas de construção, incluindo fabricantes, operadores, engenheiros e gestores de frota, usuários de equipamentos, como locadores, construtoras e mineradoras, pesquisadores e academia.

Mecânica de Comunicação

GOVERNO PUBLICA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO A HABILITAÇÃO DA MONTADORA LECAR AO MOVER

Estima-se que a autorização de crédito financeiro trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora

A busca por veículos sustentáveis no Brasil ganhou mais um apoio: a Lecar, montadora nacional, acaba de ser habilitada ao programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover. Estima-se que a autorização de crédito financeiro da habilitação do Mover trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, em 05 de dezembro, na portaria MDIC-SDIC Nº 424.

“Essa é a primeira vez na história do Brasil em que uma montadora nacional recebe investimentos tão significativos. Temos o compromisso de devolver ao Brasil, através de agregação de valor, diversificação e desenvolvimento do mercado regional, todas as contrapartidas previstas em Lei – o que faremos com muita responsabilidade e orgulho. Carro é a paixão do brasileiro e, uma montadora nacional, um sonho coletivo, precisa de apoio. Já estávamos acelerando fundo sozinhos. Agora, com o apoio do governo, vamos voar”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Criado em substituição ao Rota 2030, este programa do governo federal visa o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística brasileira, focando em incentivar o desenvolvimento de tecnologias, inovação e eficiência energética para promoção da mobilidade sustentável no país.

“Em parceria com a HORSE e a WEG, temos a tecnologia de propulsão mais avançada da atualidade, um sistema híbrido flex com range extender, proporcionando autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Inovação, eficiência energética e redução significativa das emissões de CO2 na atmosfera. Agora, com os incentivos do Mover, reforçaremos ainda mais nossa missão de trazer à população um automóvel tecnológico, inovador e ecologicamente responsável. Tudo isso, adaptado às necessidades do povo brasileiro”, acrescenta.

Com a habilitação ao programa, na prática, a montadora poderá usufruir de crédito presumido do IPI de 32%, junto ao ressarcimento do PIS/PASEP e da Cofins. Algo que, junto às políticas públicas de fomento a atividades de pesquisa e desenvolvimento sobre o tema, favorecerão a inovação em soluções cada vez menos agressivas à sociedade. “A conquista deste incentivo nos empenha a irmos ainda mais longe, focando sempre em desenvolver veículos inovadores e sustentáveis para o nosso país”, finaliza Assis.

Lecar
Informa Midia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

MARKETPLACE DA PETROBRAS É PREMIADO

A Petronect, marketplace B2B de compras e contratações da Petrobras, mais uma vez se destaca no mercado ao ser premiada na categoria "Cultura" no Prêmio Experiência do Cliente 2024, promovido pela Track.co, uma das maiores plataformas de Gestão da Experiência do Cliente do país. O reconhecimento reflete o impacto da adoção da cultura customer centric na organização, que tem como foco transformar a cadeia de suprimentos do setor de Óleo e Gás por meio de soluções e inovações baseadas na experiência do cliente.

Case "Do Limão à Limonada" conta a história da transformação da Petronect pós anúncio do fim de seu contrato com a Petrobras, ainda em 2020. Foto: Divulgação/Petronect.

Desde 2020, a Petronect vem construindo uma cultura sólida baseada na empatia, na escuta ativa e no compromisso com a excelência em relacionamento. Cada iniciativa é guiada pelo objetivo de superar as expectativas dos clientes e agregar valor aos processos. Hoje, a empresa conta com a matriz de satisfação dos clientes em 4,6, um avanço significativo com relação aos anos anteriores.

A jornada customer centric da Petronect comprova que uma visão centrada no cliente pode redefinir padrões e inspirar mudanças significativas no mercado. Agora, a empresa segue empenhada em entregar soluções cada vez mais relevantes, liderando a transformação no setor: “esse prêmio é fruto de um grande trabalho, realizado por uma equipe que se dedica todos os dias em entregar o melhor”, destacou o CEO da Petronect, Marcelo Bonniard.

Com uma demanda cada vez maior sobre licitações importantes da Petrobras, a Petronect se prepara para o novo momento da companhia, sua maior cliente: “Temos o compromisso de sempre colocar o cliente no centro das decisões, e estamos evoluindo nossas soluções com base nessa experiência para transformar o setor de maneira sustentável e estratégica”, completou Bonniard.

Clique aqui e conheça alguns prêmios conquistados pela Petronect ao longo dos anos.

Petronect

A Petronect é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2023, mais de 116 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 72 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, somando 170 mil empresas cadastradas.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro. Clique aqui e visite o site.

Petronect

SERPRO COMPLETA 60 ANOS E CONQUISTA CERTIFICAÇÃO GREAT PLACE TO WORK

Nesta semana, o Serpro comemora, com muito orgulho, seu 60º aniversário. Criado pela Lei Nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, a história da estatal corre em paralelo à história da tecnologia brasileira. Hoje é a maior empresa pública de TI do mundo e, ao longo dessas seis décadas, tem sido protagonista essencial na transformação digital do Estado.

Com uma trajetória de grandes realizações e grande sucesso, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da digitalização do país. Nas décadas de 60 e 70, com os primeiros computadores; na década de 80, com os computadores pessoais; nas décadas de 80 e 90, com as primeiras comunicações em rede e aparecimento dos telefones celulares; e nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Em 2020, um grande aparato tecnológico está à disposição para sustentar o governo federal e para sustentar, também, na empresa, as aplicações e os clientes tanto públicos quanto privados.

Em cada solução, a empresa se torna um agente de transformação social e digital, acompanhando e superando os desafios da evolução do país e do mundo. Desde a computação de dados, passando pela tecnologia da informação e chegando na inteligência artificial, está tudo cercado por uma política de segurança que garanta o seu negócio, já que é responsável por soluções e informações estratégicas nacionais e de outros inúmeros clientes.

Os próximos 60 anos estão começando... com um selo Great Place to Work (GPTW)

E a semana de aniversário começou com uma importante conquista. “Somos a primeira empresa pública de TI do Brasil a conquistar a certificação Great Place to Work (GPTW)”, afirma Alexandre Amorim, presidente do Serpro. O selo, baseado em uma metodologia internacionalmente reconhecida, mede o clima organizacional e aponta caminhos para fortalecer a confiança, o engajamento e o bem-estar no ambiente de trabalho. "Celebramos como mais um marco do nosso Planejamento Estratégico e que chega em um momento tão importante para nossa história. Estamos todos comprometidos com os próximos 60 anos do Serpro. Juntos, seguimos evoluindo para entregar o melhor Governo Digital aos cidadãos brasileiros", destacou Amorim.

O diretor de Pessoas, Marco Sobrosa, reforça o impacto da certificação para a empresa. "Receber esse reconhecimento no ano em que celebramos seis décadas de história reforça nosso compromisso com as pessoas que fazem o Serpro ser referência em inovação e transformação digital. Reflete, ainda, nossa dedicação a uma cultura organizacional sólida e a práticas que promovem confiança, engajamento e bem-estar", explicou Sobrosa.

A certificação GPTW, baseada na Pesquisa Trust Index®, avalia a experiência dos empregados em relação ao ambiente de trabalho. A conquista do selo é uma vitória de todos os brasileiros, pois reforça o compromisso do Serpro com a excelência e consolida a empresa como referência no setor público e de tecnologia. Desde 1964, o Serpro conecta pessoas por meio da tecnologia, promovendo inclusão e inovação em cada projeto e solução, com foco na transformação contínua.

Os próximos 60 anos estão começando...

Serpro
Superintendência de Comunicação e Marketing 

THE LED ADQUIRE A INVIAN E PREPARA EXPANSÃO NA AMÉRICA LATINA

A THE LED, líder brasileira de soluções com painéis de LED, anuncia a fusão com a INVIAN, empresa líder em sistemas tecnológicos integrados para o mercado de OOH, Retail Media e Digital Signage na América Latina, em transação que cria uma operação única com estimativa de valuation adicional de R$ 100 milhões até o final de 2026.

Com o objetivo de expandir e acelerar o crescimento de OOH, Digital Signage e Retail Media na América Latina, a fusão estratégica, que une a expertise em infraestrutura digital e hardware da THE LED com as soluções tecnológicas avançadas da INVIAN, busca atender a crescente demanda por digitalização e inovação nas redes de mídia indoor e outdoor.

Com a fusão, os sistemas de ponta da INVIAN, que já atendem os maiores players do mundo, passam a integrar o portfólio da THE LED, criando uma plataforma completa que une gestão de campanhas, automação em ADS, monitoramento, gerenciamento de tarefas e atividades, checking automatizado, além de outros sistemas que compõe os 12 sistemas proprietários desenvolvidos pela INVIAN.

Esse modelo 360°, único na América Latina, abrange desde a distribuição, controle e monitoramento de inventário tradicional, digital e mobiliário urbano, até a gestão e execução programática de campanhas, potencializando o valor das infraestruturas e maximizando as oportunidades de monetização para os clientes.

Com o negócio, que representa um passo estratégico essencial para as duas empresas, mantêm-se o perfil de fornecedoras de sistemas e infraestrutura para as maiores operações de OOH na América Latina, excluindo-se a participação direta na comercialização de mídia.

Sinergicamente, essa operação permite que ambas as empresas continuem comprometidas em entregar soluções de qualidade e tecnologia de ponta, colaborando para a digitalização acelerada dos inventários de seus clientes e ampliando o alcance da mídia digital na região.

Richard Albanesi, fundador e CEO da THE LED, afirma que a união das expertises significa um importante momento na trajetória de negócios da empresa, promovendo um crescimento estratégico e operacional de muito impacto no mercado latino-americano de mídia digital.

“Para esse novo e estimulante desafio, passamos a contar com o Kelson Schmitt, Fundador da INVIAN, como CEO da operação e novo sócio da THE LED, juntamente com seus outros executivos. A operação também reforça nosso objetivo estratégico de investir em um crescimento orgânico e sustentável, agregando novas soluções e tecnologias sinérgicas ao nosso negócio para manter nossa liderança e oferecer ao mercado os mais modernos e eficazes produtos e serviços envolvidos nos processos da comunicação visual digital”, completa o executivo.

Segundo Kelson Schmitt, a fusão agrega ainda mais valor aos portfólios das empresas, integrando as plataformas avançadas de gestão de campanhas e monitoramento digital da INVIAN com o know-how em infraestrutura, hardware e serviços da THE LED.

“Dessa forma, nossos clientes terão acesso ao que há de mais moderno no mercado, com opções flexíveis de locação, venda e parcerias em hardware, reforçando nosso compromisso de oferecer uma experiência digital robusta e integrada para fortalecer a posição de nossos parceiros comerciais em um mercado dinâmico e em rápida expansão”, conclui Schmitt.

THE LEDCom 14 anos de sólida atuação no mercado, a THE LED é referência em infraestrutura digital e soluções de hardware, especializada nos setores de Digital Signage, Retail Media e Out of Home (OOH), fornecendo displays e painéis de LED de alta qualidade, reconhecidos por sua durabilidade e tecnologia de ponta. A empresa se destaca por oferecer opções flexíveis de locação, venda e parcerias em hardware, além de serviços completos que incluem instalação, manutenção e reposição de peças que garantem eficiência operacional e suporte contínuo para seus clientes. Essa expertise posiciona a THE LED como uma das pioneiras e líderes na transformação digital de redes de mídia no Brasil e agora para toda a América Latina.

A INVIAN é líder em sistemas tecnológicos integrados para o mercado de OOH, Retail Media e Digital Signage na América Latina, reconhecida por suas características de inovação e eficiência. A empresa tem seus sistemas presentes em mais de 100 mil faces publicitárias, desenvolvendo soluções completas que abrangem gestão de campanhas, automação, monitoramento, controle de inventário e gestão programática de campanhas e atendendo os maiores players do mundo. Com 12 sistemas proprietários desenvolvidos internamente, a INVIAN oferece uma plataforma 360° que integra tecnologia de última geração para maximizar a eficiência e a monetização das redes de seus clientes, que consolida sua posição como referência no setor ao impulsionar a digitalização de operações em toda a região latino-americana.

Tamer Comunicação Empresarial

DOCILE ANUNCIA PRIMEIRA COLLAB DA MARCA EM PARCERIA COM A MELISSA

Referência no segmento de doces e guloseimas, a Docile anuncia ao mercado a sua primeira collab: uma parceria com a Melissa, icônica marca de calçados reconhecida por seus designs inovadores. O movimento entre as duas empresas resulta na criação de uma bala de gelatina exclusiva, nos formatos de coração e do clássico “M” da marca.

A união de Docile e Melissa pode parecer inusitada, mas logo é possível associar características comuns, como cores vibrantes, aromas e plasticidade, pontos de encontro dos produtos, e impressões e comportamentos associados às duas marcas: alto astral, alegria e ludicidade.

“Ter a Melissa como parceira para estrearmos a nossa primeira collab tem um significado muito especial para a Docile. São duas empresas gaúchas com atributos muito similares. Imaginem transformar a essência icônica de tutti-frutti da Melissa num sabor extraordinário? É isso que estamos fazendo: transformamos um ícone em doçura”, afirma a gerente de Marketing da Docile, Jaqueline Hartmann.

Ela reforça que ambas as marcas são queridas pelos consumidores e buscam trabalhar a inovação e a qualidade por meio de experiências diferenciadas para seus públicos. “Temos certeza de que esse movimento será especial e estratégico para todos nós. Duas marcas que se completam e que, agora, vão estar mais juntas do que nunca.”

Parte de um dos maiores grupos produtores de calçados do mundo (Grendene), a Melissa busca, por meio de seus produtos, transformar o plástico em algo extraordinário. Para isso, a marca – que tem como pilares a moda, a arte e o design – conta com uma estratégia baseada na inovação e na autenticidade dos seus produtos. A Docile também tem a inovação como premissa em seus mais de 30 anos de atuação: foi a primeira marca a lançar o marshmallow recheado e a apresentar ao mercado sabores diferenciados, como o marshmallow pipoca.

“A parceria entre Melissa e Docile celebra a doçura e a leveza que ambas as marcas compartilham. Queremos que nossos consumidores tenham uma experiência multisensorial, que une moda e sabor, despertando memórias e sensações. A essência de tutti-frutti inconfundível da Melissa traz cor, diversão e nostalgia ao dia a dia das pessoas, criando uma coleção que é um convite para mergulhar em um universo único e inovador", afirma a gerente geral da Melissa, Raquel Scherer.

Nos últimos três anos, a Docile apresentou um posicionamento de mercado ainda mais consistente, por meio de investimentos importantes em marca, ampliação de capacidade fabril, lançamento de produtos relevantes, presença em novos mercados, além de ter alcançado a posição de maior exportadora do setor, estando presentes em mais de 80 países. Em 2024, a empresa realizou uma série de iniciativas e parcerias significativas com o objetivo de reforçar essa estratégia, a exemplo da parceria estabelecida com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da qual foi o Doce Oficial do Time Brasil nas Olimpíada de Paris.

“O lançamento da collab com a Melissa contribui para fecharmos o ano de 2024 de forma estratégica para o nosso negócio. Queremos cada vez mais nos associar a marcas que estão conectadas diretamente com o nosso propósito e com os nossos valores. Dessa forma, conseguimos expandir nossa visibilidade, figurando entre os principais players do mercado, e reforçando nossa mensagem de gentileza para o maior número possível de pessoas”, destaca Jaqueline.

Aroma inconfundível

Para criar uma experiência única e com muita personalidade, a bala de gelatina desenvolvida especialmente para essa parceria apresenta exatamente aquilo que mais chama atenção ao passar por uma loja da Melissa: o aroma inconfundível de tutti-fruti.

Segundo a gerente de Marketing da Docile, gerar uma experiência inesquecível é premissa para a empresa e contribui para o desenvolvimento de conexões profundas entre clientes e marcas. “Ao associar o produto a um aroma clássico e específico, o consumidor desperta um vínculo emocional e, consequentemente, resgata lembranças positivas e afetivas. É isso que queremos instigar a partir da união dessas duas marcas tão queridas pelos consumidores”, reforça.

Disponíveis em embalagens de 20g, as balas poderão ser encontradas a partir de dezembro nos pontos de venda da Melissa como brinde para os clientes que realizarem compras.

Docile - Presente no Brasil e em mais de 80 países, a Docile é uma empresa 100% brasileira e a principal exportadora do segmento no país. Tem um portfólio com mais de 170 itens, tradicionais e premium, divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, refrescos em pó e marshmallows, carro-chefe da empresa, que foi a primeira a disponibilizar a opção recheada do doce. No mercado há mais de 30 anos – com fábricas em Lajeado/RS e Vitória de Santo Antão/PE -, nasceu pelo empreendedorismo familiar e é movida pela delícia de fazer doçuras e descobrir o novo, sem perder sua essência. Tem como posicionamento “Ser doce para criar um mundo mais doce” e orgulha-se de ser a marca que espalha gentilezas onde quer que esteja.

Melissa - Lançada em 1979, a Melissa integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de calçados. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, dentre eles Marc Jacobs,  Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e apresenta coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de possuir uma flagship, centro de grandes exposições e ativações artísticas e culturais - a Galeria Melissa São Paulo, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Outro grande orgulho da marca, o material Melflex® - forma à base de PVC vegana – nos estabiliza como conscientes aliando moda à sustentabilidade.

Docile
ANK Reputation

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

PRISCYLA LAHAM ASSUME A PRESIDÊNCIA DA MICROSOFT BRASIL

A Microsoft anuncia nesta terça-feira (3) duas mudanças na organização. Após quase seis anos liderando a subsidiária brasileira, Tania Cosentino se tornará Gerente Geral especializada em Vendas para o Setor de Segurança da Microsoft América Latina. Priscyla Laham será a nova presidente da Microsoft Brasil.

e/d: Tania Cosentino e Priscyla Laham. Foto: Claudio Gatti.

Priscyla Laham é uma executiva experiente com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia, Eletrônicos de Consumo e Serviços Online, atuando em diferentes posições de Marketing, Vendas, Parcerias e Produto. Ela começou sua carreira no segmento de consumo, mas logo migrou para tecnologia, trabalhando para IBM e depois ingressando na Microsoft em 2000. Ao longo de 14 anos na Microsoft, ocupou vários cargos nos EUA, Argentina e Uruguai. Priscyla também atuou como Diretora de Vendas no Facebook/Meta antes de retornar à Microsoft em 2017 como Vice-Presidente de Vendas para o setor de Consumo. Desde julho de 2023, ela é vice-presidente de parcerias de ISV para a Microsoft Américas, liderando os times do Canadá, Latino América e Estados Unidos.

Em sua nova posição como presidente da Microsoft Brasil, Priscyla irá se concentrar em continuar a apoiar e acelerar a jornada de transformação digital dos brasileiros por meio de tecnologias como inteligência artificial e serviços em nuvem, permitindo que o ecossistema da Microsoft e seus clientes no Brasil aproveitem as oportunidades de negócios e continuem crescendo por meio de soluções inovadoras e seguras. A executiva é graduada em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem MBA pelo Insper e, em 2013, concluiu o Programa Executivo da Universidade Stanford.

“Estou extremamente honrada por ter a oportunidade de liderar a Microsoft Brasil e por fazer parte de uma equipe tão apaixonada, talentosa e profundamente comprometida. Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do País. A Microsoft desempenha um papel fundamental em apoiar clientes e parceiros a alcançarem o sucesso por meio da tecnologia. Acredito que temos ferramentas poderosas em mãos que podem ajudar na solução de questões que são relevantes para a sociedade e o planeta, além de alavancar a competitividade do Brasil”, destacou Priscyla.

“Priscyla traz consigo uma vasta experiência em vários segmentos da Microsoft. Tenho certeza de que sua ampla visão dos negócios e operações será fundamental para o nosso crescimento no Brasil”, afirmou Tito Arciniega, presidente da Microsoft América Latina. “Tania é uma líder verdadeiramente inspiradora que deixa um legado notável dentro da maior subsidiária da América Latina. Acredito firmemente que sua ampla experiência em gestão contribuirá significativamente para fortalecer o setor de segurança na região, que continua sendo uma prioridade máxima para nossa empresa “, enfatizou o executivo.

Tânia Cosentino liderou a Microsoft Brasil desde janeiro de 2019. Sob sua gestão, em 2019, foi criado o programa Women Entrepreneurship (WE), para fortalecer o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica, e em 2020 o plano Microsoft Mais Brasil, que apoia iniciativas para estimular o uso da tecnologia como impulsionadora do desenvolvimento econômico sustentável do País. A executiva é engenheira elétrica de formação e tem mais de 40 anos de experiência profissional, a maior parte em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Schneider Electric, onde entrou em 2000. Em 2013, tornou-se presidente da América do Sul e, em 2018, assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente. Já recebeu mais de duas dezenas de prêmios; entre eles, foi homenageada pelo Instituto de Engenharia com o título de Eminente Engenheira do Ano (2022) e foi eleita pela revista Forbes uma das melhores CEOs do Brasil (2024). Em sua nova posição como Gerente Geral especializada em Vendas para o Setor de Segurança da Microsoft América Latina, Tania irá se concentrar em acelerar a jornada de segurança na região, uma área em que as empresas e usuários finais estão vivendo um dos mais complexos cenários da história, com ataques a palavras-chave aumentando exponencialmente –  mais de 10 vezes em relação ao que eram em 2022 – e economias cibernéticas inteiras construídas em torno do crime cibernético, além do desafio de um ambiente regulatório altamente complexo.

“Estou muito motivada em contribuir para o crescimento dos negócios na área de segurança na América Latina. A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, serem seguras. Com o cenário de ameaças em constante evolução, a segurança deve ser a prioridade de todas as organizações”, finalizou Tania Cosentino.

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades de nossos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para conquistar mais.

Microsoft
Edelman

EXECUTIVOS DA ENGEREY E DA SCHNEIDER SE REÚNEM EM CURITIBA PARA REFORÇAR A PARCERIA ESTRATÉGICA NO MERCADO DE PAINÉIS ELÉTRICOS

Empresa paranaense integra grupo restrito de parceiros estratégicos da Schneider no Brasil e firma acordo com transferência de tecnologia, certificação, apoio no impulsionamento de vendas e pós-venda

Executivos da Engerey Painéis Elétricos, do Paraná, e da multinacional francesa Schneider Electric se reuniram em Curitiba (PR) para reforçar sua cooperação estratégica.

A parceria entre as empresas permite à Engerey montar, testar e comercializar painéis elétricos com tecnologia da multinacional francesa, voltados para o mercado brasileiro.

Durante o encontro, foram debatidas iniciativas de transferência de tecnologia, processos de certificação e ações específicas de suporte técnico e pós-venda. Esse alinhamento tem como objetivo não apenas impulsionar o crescimento conjunto, mas também estabelecer padrões de inovação e qualidade no mercado de painéis elétricos.

Estavam presentes pela Engerey, o CEO Fábio Amaral e o gerente Meneghetto Alberti; e pela Schneider, o líder técnico Canal PnB no Brasil Cesar Donato, o gerente nacional sênior do canal montadores de painéis João Felipe Lins e Isabela Isper, gerente nacional de vendas.

Para Isabela Isper, "o contato direto entre as equipes permite um alinhamento mais profundo das estratégias e uma maior compreensão dos desafios e necessidades de cada empresa."

João Lins ressaltou na ocasião que “a Engerey não é apenas cliente da Schneider; é uma extensão da nossa marca, parte integrante e fundamental das nossas estratégias".

O encontro definiu um alinhamento estratégico com ações específicas de prospecção de novos clientes e a expansão da presença das empresas no mercado de painéis elétricos, com atenção para setores industriais ainda pouco explorados. De acordo com Donato, “impulsionamos o parceiro, no caso a Engerey, a acessar novos segmentos de mercado, sempre respeitando a estratégia da Schneider.”

Outro ponto destacado na conversa foi o compromisso da Engerey em explorar novas tecnologias, reforçando a confiança e a inovação em seus projetos. A empresa mantém o foco em oferecer aos clientes soluções de alta qualidade, com segurança e tecnologia como suas principais marcas registradas.

Recentemente, a empresa paranaense passou por uma auditoria rigorosa da Schneider para garantir a qualidade de seus produtos e processos, incluindo o uso de equipamentos como o SM6 de 36kV com sensores remotos via wireless, um dos mais avançados do portfólio da multinacional francesa. Essa certificação reafirma o compromisso com a excelência e destaca a capacidade da Engerey de se manter na vanguarda do setor.

Para o CEO da Engerey, Fábio Amaral, a parceria com a Schneider representa um avanço significativo para a empresa e para o setor industrial brasileiro como um todo.

“Não somos apenas clientes da Schneider – somos parceiros estratégicos. Essa relação traz inovações tecnológicas que contribuem diretamente para a neoindustrialização do Brasil e para o avanço em direção à Indústria 4.0”, avaliou Amaral.

A Engerey está entre os 14 parceiros da Schneider Electric no Brasil. Para integrar esse grupo, a empresa atende a critérios como a longevidade da parceria (mais de dez anos), volume significativo de vendas e a representação no mercado. Para saber mais sobre a Engerey, clique aqui e visite o site.

Engerey
Engenharia de Comunicação

A GERADORA CHEGA AO RIO GRANDE DO SUL E O GRUPO LOXAM AUMENTA E CONSOLIDA SUA PRESENÇA COM FUSÃO DA LOXAM DEGRAUS E LOXAM MOTORMAC RENTAL

A Geradora, empresa do Grupo Loxam, líder europeu e o quarto maior do mundo no setor de locação de equipamentos, anuncia sua chegada ao Rio Grande do Sul com a inauguração de uma nova unidade de negócios em Porto Alegre. A abertura marca um importante passo no plano estratégico de expansão da companhia, que está aliada à fusão de operações de outras duas empresas do Grupo Loxam, a Loxam Motormac Rental e a Loxam Degraus, que atuam em Porto Alegre desde 2007 e 2014, respectivamente. Com essa expansão, a empresa projeta um crescimento no faturamento e um aumento na sua carteira de clientes na região.

Com 35 anos de mercado, A Geradora é reconhecida por sua expertise no fornecimento de geradores, torres de iluminação LED, compressores, climatizadores e plataformas elevatórias, consolidando-se como referência em soluções para demandas de infraestrutura crítica e eventos de grande porte. Localizada na Rua Fioravante Schiavi, 450, no bairro Sarandi, a nova unidade contará com uma estrutura de mais de 6 mil m². No endereço, a A Geradora irá operar junto com a Loxam Brasil, empresa resultante da fusão entre Loxam Degraus e Loxam Motormac Rental.

A inauguração aconteceu nesta terça-feira (3) com a presença dos principais executivos do grupo no Brasil, o Diretor Presidente da Loxam Brasil, Guilherme Boog, o Diretor Presidente da A Geradora, Marcelo Teixeira, e do Diretor de Expansão do Grupo Loxam, José Manuel Rubias.

A Geradora está presente em 15 estados brasileiros, com 15 filiais em cidades estratégicas como São Paulo, Salvador, Manaus, Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A nova unidade visa atender com maior proximidade às demandas do Sul do Brasil. “O Rio Grande do Sul integra A Geradora, e visa uma importante fatia de mercado no estado que está entre os 5 maiores PIBs industriais do Brasil, além de representar mais de 8% das exportações brasileiras. Especialmente nesse ano, que tivemos as chuvas tão intensas, as máquinas e equipamentos são itens fundamentais para trabalhar na reconstrução do estado, e estamos trabalhando de forma intensa desde maio para ajudar os clientes locais a se manterem e reerguer seus negócios, após as enchentes”, esclareceu Guilherme Boog, Diretor Presidente da Loxam Brasil.

Guilherme Boog também revelou que a partir de 2025, as operações da Loxam Degraus e da Loxam Motormac Rental passarão a atuar de forma integrada. “Desde o final de 2023, as equipes das duas empresas já vinham colaborando, e agora essa parceria será consolidada.  Juntas, as duas unidades oferecerão um portfólio único no mercado de locação da região Sul do Brasil”, esclareceu. O diretor presidente também afirmou que a única região onde A Geradora não estava presente com filiais era justamente a região Sul, onde até agora a Loxam Motormac Rental cumpre a função de prover soluções turnkey em energia. “Por esse motivo, o portfólio está sendo reorganizado, sendo transferido para A Geradora, com o intuito de usar o know-how, a base de máquinas, acessórios e a tradição dessa empresa para entrar em projetos maiores e mais complexos no Sul do Brasil”.

Segundo o diretor presidente da A Geradora, Marcelo Teixeira, a escolha do Rio Grande do Sul para a expansão se dá em razão de oportunidades no segmento de energia. “Estamos prontos para atender às demandas do segmento Power, com foco em negócios de baixa e média tensão. Com esta nova unidade, reafirmamos nosso compromisso de crescer junto com nossos clientes, oferecendo excelência, confiabilidade e proximidade para gerar ainda mais valor na região”. A movimentação também reforça a presença do Grupo Loxam no Brasil, que já atua com as marcas Degraus e Motormac Rental, ambas adquiridas como parte do plano de expansão no país.

A GeradoraCom mais de 700 funcionários, A Geradora é uma das principais fornecedoras de soluções temporárias de energia e locação de equipamentos no Brasil. A empresa oferece uma ampla gama de equipamentos, incluindo geradores, torres de iluminação LED, compressores, climatizadores, atendendo a setores como construção, eventos, mineração e infraestrutura crítica. Ao longo de sua história, A Geradora participou de projetos em diferentes setores, como parques eólicos, usinas termelétricas, eventos de grande porte – incluindo as Olimpíadas e o Rock in Rio – e iniciativas de infraestrutura essencial.

Grupo LoxamFundada em 1967 com mais de 1.000 filiais em 30 países e com presença em quatro continentes, a Loxam oferece uma vasta gama de soluções para diversos segmentos, como construção, eventos, indústria e infraestrutura. No Brasil, o grupo iniciou sua atuação em 2015 e, desde então, vem expandindo sua presença com aquisições estratégicas, consolidando-se como uma referência global em soluções de locação de equipamentos. Em 2018 a empresa adquiriu a Degraus e em 2023 realizou a aquisição da Motormac Rental, braço de locação de equipamentos do grupo Motormac.

A Geradora
Grupo Loxam
Eliana Camejo

NORTON ABRASIVOS ALCANÇA MARCO DE ATERRO ZERO EM TODAS AS FÁBRICAS NO BRASIL

A Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain e líder em abrasivos de performance, celebra o marco de Aterro Zero em todas as suas seis fábricas no Brasil. Essa conquista faz parte de uma série de compromissos de sustentabilidade da empresa, que busca constantemente reduzir sua pegada ambiental e promover a economia circular dos seus produtos.

Os esforços para alcançar o marco de aterro zero começaram em 2010. Desde então, a Norton implementou iniciativas abrangentes para reduzir a geração de resíduos, além de investir na reutilização e reciclagem de materiais. As unidades da empresa passaram a destinar resíduos orgânicos para compostagem e ampliaram significativamente a reciclagem de materiais que possam ser reciclados, promovendo uma gestão de resíduos mais sustentável e alinhada com o compromisso de tornar o mundo um lar melhor. “Além dessas iniciativas, enviamos resíduos que não conseguimos reciclar ou fazer compostagem para o processo de coprocessamento, no qual os resíduos servem para geração de energia”, explica Paula Ferrador, Gerente de Sustentabilidade da Norton Abrasivos. A iniciativa também inclui programas de conscientização ambiental para colaboradores e parcerias com empresas que partilham do mesmo propósito.

“Desde o início desse projeto, desenvolvemos uma abordagem criteriosa para gerenciar cada tipo de resíduo, assegurando que nenhum material seja enviado para descarte em aterros. Nossas práticas são auditadas regularmente e seguem rigorosos padrões de controle e eficiência. Nosso objetivo é construir uma cadeia de valor cada vez mais sustentável e com processos otimizados”, complementa a Gerente de Sustentabilidade.

Para consolidar suas iniciativas na gestão de resíduos, a marca também implementou o programa “Giro Sustentável”, uma ação voltada especificamente para promover a economia circular dos resíduos gerados por produtos abrasivos. Este programa permite que recicladores parceiros recebam e façam a destinação adequada de materiais como discos de corte, desbaste, rebolos resinados e vitrificados. Assim, os resíduos de produtos abrasivos retornam ao ciclo produtivo de forma responsável e rastreável, beneficiando o meio ambiente e reduzindo a demanda por matérias-primas novas.

NortonA Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain, é líder em abrasivos de performance, reconhecida mundialmente e fornece, há 140 anos no mundo e 67 anos no Brasil, soluções em abrasivos para cortar, modelar e finalizar vários tipos de materiais para diversas indústrias, principalmente, construção civil, mecânica, móveis, manutenção e reparos e automotiva. Nos últimos anos, a empresa investiu consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, na implementação de novas tecnologias de grãos abrasivos, na otimização das ligas, em manufatura digital e, principalmente, em capacitação, oferecendo diversos workshops, treinamentos de segurança, aplicação e de gestão em modelos itinerantes com o projeto Norton na Estrada, um centro de treinamento automotivo móvel; físicos, através dos promotores e centros de excelência; e digitais na plataforma Norton Academy. Além disso, a sustentabilidade está no centro de todos os investimentos em pesquisa e em novas tecnologias. Isso inclui a adoção de práticas focadas em reduzir a própria pegada ambiental, mas também a promoção do uso responsável dos recursos do mercado de abrasivos, contribuindo para que clientes e parceiros também alcancem objetivos de sua jornada sustentável.

Norton Abrasivos
Alma Comunicação & Marketing

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

RELAXA BUILDING VENCE REGATA VOLTA À ILHA E É CAMPEÃO DA CLASSE C30 NO CIRCUITO ILHABELA

Barco do comandante Tomás Mangabeira, do Yacht Club Ilhabela (YCI), ganhou a desafiadora regata em homenagem ao velejador neozelandês Sir Peter Blake, com 16h30.

Relaxa Building (05) e Caiçara. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

O Relaxa Building dominou a Classe C30 na 24ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, com nove vitórias em 23 regatas na temporada de 2024. A última delas, para coroar o ano, veio na madrugada deste domingo (1º/12) na Regata Volta à Ilha, a mais desafiadora do campeonato, com percurso de 50 milhas (90 km). O barco do comandante Tomás Mangabeira, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI), contornou a ilha em 16h30, cruzando a linha de chegada às 4h10 de domingo.

Sem vento na madrugada, o segundo colocado, Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), chegou cinco minutos depois a apenas alguns metros do vencedor. O Tonka foi o terceiro colocado, à frente do Caiçara KAT Technologies, campeão da Copa Mitsubishi de 2023. O Kaikias EMS desistiu da regata na noite de sábado. O Relaxa Building conquistou o título com 30 pontos perdidos, contra 34 do Bravo, 45 do Tonka, 47 do Kaikias EMS e 51 do Caiçara KAT Technologies.

O comandante do Relaxa Building, Tomás Mangabeira, destacou as dificuldades ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo. “Foi uma regata espetacular, muito desafiadora. Ora estávamos em primeiro, ora estávamos em último porque havia vários buracos de vento na costa leste da ilha. Foram mais de 16 horas de uma batalha intensa, com os quatro barcos da classe C30 praticamente juntos na linha de chegada”.

“Estamos muito felizes com o resultado da regata e com o desempenho do barco na temporada de estreia. Tivemos altos e baixos, mas conseguimos manter a regularidade e evoluir durante o aprendizado. Quero agradecer à tripulação pelo empenho, não apenas na Volta à Ilha, mas ao longo do ano todo, o que permitiu que a equipe velejasse melhor a cada regata”, enalteceu Mangabeira.

O segundo colocado na Volta à Ilha e vice-campeão da Classe C30 na Copa Mitsubishi foi o Bravo, do comandante Jorge Berdasco, que teve como timoneiro Alex Sandro de Carvalho, o Piu-Piu. 

Bravo, vice-campeão. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

“Foi uma regata muito cansativa porque o vento variou bastante e em alguns momentos virou uma loteria e tivemos de contar com a sorte. A maior agonia foi passar 40 minutos boiando a alguns metros da linha de chegada em plena madrugada. Pensamos até em jogar a âncora”, relatou Piu-Piu.

Temporada vitoriosa

O Tonka do comandante Demian Pons, diretor de Vela do YCI, foi o barco mais eficiente da Classe C30 em 2024. Sagrou-se campeão brasileiro no Rio de Janeiro e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, além da medalha de bronze na Copa Mitsubishi. Para chegar aos títulos na competitiva classe, contou com os talentos de Robert Scheidt, Geison Mendes, Alex Kuhl, entre outros experientes velejadores.

O bicampeão olímpico Scheidt elogiou o entrosamento da tripulação. “Foi um prazer participar da equipe do Tonka neste ano, com um astral muito bom a bordo em um nível muito competitivo. O Demian foi um grande líder para que fizéssemos uma bela temporada. Chegamos a liderar a Volta à Ilha até a 200 metros da linha de chegada, mas infelizmente para nós o vento acabou. Espero que em 2025 a gente retorne com tudo e siga melhorando cada vez mais a nossa tripulação”, desejou o ganhador de cinco medalhas olímpicas.

As demais classes em disputa na 24ª Copa Mitsubishi, tiverem os seguintes campeões: Phoenix 44 (ORC Racer), Lucky/Alforria (ORC Cruiser), Zeus (BRA-RGS A), Blu 1 (RGS B), Comanda (RGS C), Cambada (RGS Cruiser) e Ginga (HPE 25). O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica retorna em março com a primeira das quatro etapas anuais de 2025.

Flotilha nacional da Classe C30 
01 - Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI 
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - C. Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

Assessoria de Imprensa
Ary Pereira Jr
ary70jr@hotmail.com

RANDONCORP CONQUISTA PRÊMIO TOP SER HUMANO ABRH/RS

A Randoncorp está entre as agraciadas no prêmio Top Ser Humano e Cidadania 2024, da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Rio Grande do Sul (ABRH/RS). Nesta edição, a companhia foi reconhecida na categoria Organização, com o case Jornada de Excelência no Centro de Soluções Compartilhados TI&CSC da Randoncorp, projeto de transformação contínua iniciado em 2019. No evento, representou a companhia Fernando Bortolini e colegas da área.

Buscando fomentar uma cultura de inovação e melhoria contínua, o projeto da Randoncorp utiliza filosofias de gestão como Lean e Ágil e ferramentas como Kaizen e Kanban para promover a excelência nas soluções prestadas pelo Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) a partir do desenvolvimento das pessoas. A iniciativa é realizada em Caxias do Sul (RS) e tem como público-alvo direto os mais de 500 colaboradores do CSC que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Pessoas e Cultura, Fiscal, Financeiro, Comércio Exterior, Controladoria Contábil, Planejamento e Excelência e Central de Relacionamento. Indiretamente, impacta também os cerca de 17 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.

Os resultados são evidenciados por indicadores que demonstram aumento de produtividade, com a realização de mais de 50 eventos Kaizen em um ambiente seguro e aberto à inovação que resultaram em mais de 1 mil melhorias implementadas, 140 ideias registradas e o desenvolvimento contínuo das equipes, além de iniciativas de automação e digitalização de processos.

O Prêmio Top Ser Humano ABRH/RS evidencia e reconhece as empresas que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social, além de bons exemplos de gestão voltados para a valorização das pessoas.

Reconhecimento como melhor CSC do ano

O Centro de Soluções Compartilhadas da Randoncorp também foi agraciado com o primeiro lugar no Prêmio ABSC, da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados. O reconhecimento como melhor CSC do ano é baseado na transformação do modelo de negócio que incluiu uma mudança de cultura focada na melhoria contínua e na implementação da metodologia Lean, resultando em maior eficiência e integração das áreas. Além disso, o CSC absorveu novos escopos, revisou processos e sistemas, e reestruturou suas áreas para adotar uma visão end-to-end, que garante uma gestão mais eficiente. O novo modelo, por meio de fóruns de governança, assegura a gestão interna da operação e o envolvimento das pessoas-chave nas decisões estratégicas e operacionais.

A premiação foi entregue na última terça-feira (26) em cerimônia realizada em São Paulo (SP). A Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal promover o tema de Serviços Compartilhados através da integração de seus associados, compartilhando informações, disseminando conhecimentos e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.

Randoncorp
ANK Reputation