segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

MARIO LUCAS IEGGLI É O NOVO PRESIDENTE DA ABE

Eleito por unanimidade em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (9), no Restaurante Di Paolo, em Bento Gonçalves, Mario Lucas Ieggli é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) para o biênio 2025-2026. O enólogo, juntamente com sua diretoria, assume a entidade no dia 1º de janeiro.

Ricardo Morari, que esteve a frente da Associação nos anos de 2023 e 2024, chega ao final de seu mandato com a certeza do dever cumprido. “Foram dois anos bastante desafiadores, com algumas condições adversas, principalmente este ano diante do desastre climático no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, acredito ter sido muito positivo, especialmente na realização dos eventos próprios, que alcançaram pleno sucesso”, comemora.

Morari destaca, ainda, o recorde alcançado no número de amostras tanto no Concurso do Espumante Brasileiro, quanto do Brazil Wine Challenge. “Quanto a Avaliação Nacional de Vinhos, foram duas edições em que implantamos mudanças no regulamento e no próprio formato do evento, ações que tiveram feed back positivo. Evoluímos em temas profissionais, como a realização de eventos técnicos como degustações temáticas, palestras, além da retomada da viagem internacional. E fizemos isso tudo para trazer conhecimento e oportunizar informação e atualização aos associados. Foi bastante trabalho, mas tudo valeu a pena”.

O empenho da diretoria para atingir estes resultados também foi evidenciado pelo presidente, assim como o destaque que a ABE vem tendo junto a empresas que vêm manifestando, cada vez mais, interesse em patrocinar e apoiar a entidade em seus projetos, unidos na promoção e divulgação do vinho brasileiro. Por fim, Morari ressalta a evolução e concretização da Associação dos Enólogos da América.

Ieggli assume com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos que a ABE vem realizando nos últimos anos. “Além de manter o alto nível dos eventos e da instituição, também buscaremos inovar sempre, acompanhando o mundo do vinho, representando e fortalecendo a atividade do enólogo”, garante.

Mario Lucas Ieggli tem formação no Curso Superior em Enologia e Viticultura pelo IFRS. Enólogo sócio-diretor da Bodega Czarnobay desde 2020, também é enólogo responsável de diversas vinícolas brasileiras, entre elas: Quinta do Campo Alegre e Quinta da Matriculada, de Minas Gerais, e Inconfidência, Tassinari e Família Eloy, do Rio de Janeiro. Também é o enólogo responsável da Associação dos Viticultores e Olivicultores do Vale do Jequitinhonha. Junto a ABE, acumula experiências em concursos nacionais e internacionais com participações como degustador e presidente de mesa na Argentina, Brasil, Chile, Itália e Portugal.

Diretoria Gestão 2025-2026
Presidente: Mário Lucas Ieggli
Vice-Presidente: Michel Zignani
1º Tesoureiro: Dario Crespi
2º Tesoureiro: Christian Bernardi
1ª Secretária: Paula Guerra Schenato
2º Secretário: Gilson Berselli
Diretor Social: Cristhian Ferrari Ambrosi
Diretor De Eventos: André Peres Jr.
Diretor De Eventos: Moises Brandelli
Diretor De Degustação: Valter Joel Ferrari
Diretor De Degustação: Daniel De Siqueira Ferreira
Diretora Cultural: Vanessa Stefani
Diretora Técnica em Viticultura: Fernanda Spinelli
Diretor Técnico em Viticultura: Bruno Motter
Diretor Técnico em Enologia: Ricardo Morari
Diretor Técnico em Enologia: Vagner De Vargas Marchi

ABE - Associação Brasileira de Enologia
Conceitocom Brasil

SUMITOMO RUBBER DO BRASIL CONQUISTA O SELO CLIMA PARANÁ

A Sumitomo Rubber do Brasil, uma das principais fabricantes de pneus do país e que detém as marcas Dunlop e Falken, foi reconhecida com o Selo Clima Paraná, um renomado certificado de sustentabilidade do estado. A premiação, concedida pelo Cadastro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, aponta empresas que, de forma voluntária, adotam práticas que afetam a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promovem ações para combater as mudanças climáticas.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 4 de dezembro, e o selo, com validade de 12 meses, reafirma o compromisso da Dunlop com a sustentabilidade em seus pilares ambientais, sociais e de governança (ESG).

Rafael Dymitr Jacyszyn, Analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Kassielle Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil, representaram a empresa na cerimônia de premiação.

Desde sua criação, em 2015, o Selo Clima Paraná já concedeu o reconhecimento a 495 organizações, apoiando iniciativas como o uso de fontes renováveis de energia, adoção de medidas compensatórias para redução de GEE, e implementação de programas de compliance e desenvolvimento de novas tecnologias.

Responsável por diversas ações de responsabilidade ambiental e social na região de Fazenda Rio Grande, a Sumitomo Rubber do Brasil foi reconhecida por programas e ações importantes ao longo de todo o ano. Além disso, a empresa possui diversos certificados como ISO 14.001, 45.001, 50.001 e IATF que garantem as boas práticas nas instalações e foram fundamentais para a conquista do Prêmio.

Entre as iniciativas implantadas na fábrica que contribuíram para a redução da emissão de CO2 e foram fundamentais para ajudar a SRB na busca por melhores resultados, destacam-se a melhoria no reaproveitamento de vapor no processo de Vulcanização, que resulta em uma redução de 82 toneladas de CO2 por ano, e também a melhoria no isolamento térmico das vulcanizadoras, com a aplicação de mantas no corpo do equipamento, reduz 5,6 toneladas de CO2 por equipamento anualmente.

"Receber o Selo Clima Paraná é motivo de grande orgulho para nós. Essa conquista reflete o comprometimento de toda a empresa em buscar soluções inovadoras que contribuam para um futuro mais sustentável. É gratificante ver nossos esforços sendo reconhecidos e, ao mesmo tempo, saber que estamos contribuindo diretamente para o combate às mudanças climáticas", afirma Kassielle Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil.

A Sumitomo Rubber do Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e continua avançando em iniciativas que promovam práticas mais conscientes, reafirmando seu papel como referência no setor automotivo e na gestão ambiental. Clique aqui e saiba mais.

Sumitomo Rubber do Brasil
LVBA Comunicação

sábado, 7 de dezembro de 2024

RANDS APOIA PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES

Neste sábado, 7 de dezembro, ocorre, com apoio da Rands, o lançamento da coleção infantojuvenil ‘Pé-de-meia: economia que se aprende criando’, da escritora Vivi Costa, juntamente com os ilustradores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Composta por três volumes, a obra promove educação financeira para pré-adolescentes, de 11 a 14 anos, e tem patrocínio da Rands, plataforma de serviços e soluções financeiras que faz parte da Randoncorp, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

A narrativa de ‘Pé-de-meia’ combina descobertas e aventuras dos personagens, orienta sobre o que é necessidade e o que é vontade no trato com o dinheiro e ajuda a refletir sobre valores além das cifras financeiras. Fundamenta-se, essencialmente, no entendimento de como funciona o mundo que os adultos criaram para organizar as finanças, ter orçamento e viver em sociedade, deixando claro que nem só de matemática se faz a educação financeira. As ilustrações interagem com o leitor e complementam as histórias de maneira divertida.

“Educação financeira é uma necessidade, precisa fazer parte da rotina das pessoas desde cedo. Apoiar ideias como o projeto Pé-de-meia é uma forma de contribuirmos positivamente nas comunidades em que estamos inseridos, um dos valores da Randoncorp e da Rands”, destaca Daniel M. Ely, COO da Rands.

O lançamento da coleção será no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312 – Panazzolo), às 16h, com sessão de autógrafos e atividades musicais com Gio&Doug, que também assinam as ilustrações, acústico com Cibele Tedesco e bate-papo com mediação da jornalista Adriana Antunes.

Projeto Pé-de-meia

O projeto “Pé-de-meia: economia que se aprende criando” combina produção artística com educação financeira através do lançamento de livros e oficinas de criatividade dirigidas a professores, educadores e alunos. No início do ano letivo de 2025 serão distribuídas 600 coleções, que totalizam cerca de 1,8 mil livros, entre alunos, professoras e bibliotecas das escolas e entidades de Caxias do Sul (RS) beneficiadas pelo projeto. Após trabalharem os conceitos sobre a educação financeira, os estudantes participam de oficinas de música e ilustração.

As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual que ficará disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto: @pedemeia.projeto | clique aqui e visite o site (www.livroaovivo.com.br/pedemeia).

Acessibilidade: os livros possuem QRcode que direciona para as versões com audiodescrição. Também terá versões em Braile, destinadas para instituições como o Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (INAV) e à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV). O projeto contará com intérprete de libras em todas as oficinas em que este recurso seja necessário para a acessibilidade comunicacional e os vídeos das apresentações terão uma introdução audiodescrita e legendas.

Sobre a autora: Vivi Costa é especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ). Atuou como professora alfabetizadora da rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.

Coleção Pé-de-meia – sinopse: Léo e Lana são irmãos gêmeos que, com a chegada à adolescência, percebem que precisam de dinheiro para quase tudo. Determinados a desvendar como funciona o mundo que os adultos inventaram, principalmente no que diz respeito ao dinheiro, passam a investigar como as pessoas conseguem ter dinheiro e como definem onde usar o dinheiro.

Através de uma linguagem lúdica, os leitores são conduzidos por histórias que provocam descobertas, estimulam a criatividade e a imaginação. Com os personagens Léo e Lana vão aprender divertidamente sobre a história do dinheiro, conceitos do mundo financeiro e estratégias saudáveis para usar o dinheiro, planejar e realizar vontades e sonhos.

O projeto gráfico também foi pensado para atrair o interesse dos leitores para a obra. Tem como inspiração estética obras já consagradas com o público infanto-juvenil, como a Revista Recreio, a coleção “Diário de um Banana” e a produção portuguesa “O Estranhão”. As ilustrações e a identidade visual dos livros e do projeto são assinadas por Gio&Doug, formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores.

Rands
ANK Reputation

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CAMILA ABDELMALACK É A NOVA ECONOMISTA DA SERASA EXPERIAN

A Serasa Experian anuncia a chegada de Camila Abdelmalack como nova economista da empresa. Camila integrará a equipe de Estudos Econômicos, junto a Luiz Rabi, contribuindo com sua ampla experiência no mercado financeiro e sua habilidade em traduzir análises macroeconômicas em insights estratégicos.

Camila é formada em Economia, possui mestrado pelo Insper e se destaca pela capacidade de simplificar conteúdos econômicos complexos, tornando-os acessíveis a diferentes públicos. Com 14 anos de trajetória profissional, atuou nos últimos 4 anos e 10 meses como economista-chefe da Veedha Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos, onde colaborou diretamente no processo de decisões financeiras estratégicas, desenvolvendo análises aprofundadas do cenário macroeconômico.

No início de 2022, Camila foi convidada pela Jovem Pan para integrar o time de comentaristas econômicos. Durante um ano e três meses, esteve diariamente no ar, compartilhando análises e perspectivas sobre economia de forma clara e didática para uma audiência diversificada.

“A chegada da Camila reforça o compromisso da Serasa Experian em oferecer análises econômicas robustas que apoiem consumidores e empresas na tomada de decisões. Sua visão estratégica e experiência serão essenciais para fortalecer nossa atuação em um mercado dinâmico e desafiador,” destaca Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.

Camila Abdelmalack chega em um momento importante para a Serasa Experian, que segue ampliando sua produção de estudos e dados econômicos relevantes para o mercado, conectando informações a soluções que contribuem para o desenvolvimento do crédito e da economia brasileira.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil. Clique aqui e visite o site.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Clique aqui e visite o site.

Serasa Experian
Edelman

MARINA ITAJAÍ CONQUISTA PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DA BANDEIRA AZUL

A Marina Itajaí, referência no segmento náutico no país, conquista pela quarta vez consecutiva a certificação internacional Bandeira Azul, um dos mais prestigiados reconhecimentos de sustentabilidade do mundo. O hasteamento foi realizado na na Marina Itajaí com a participação da Coordenadora Nacional do Projeto Bandeira Azul, Leona Bernardi. O programa é credenciado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco para promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.

“Conquistar e manter a Bandeira Azul por quatro anos consecutivos é um reconhecimento do trabalho dedicado da nossa equipe e ao compromisso com práticas sustentáveis que elevam a experiência dos nossos clientes. Receber esse prêmio é um orgulho para Itajaí e para todo o setor náutico brasileiro”, destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Reconhecido como um dos principais selos de qualidade ambiental no mundo, o Programa Bandeira Azul, da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), exige o cumprimento de 38 critérios para a certificação. Esses critérios estão divididos em cinco categorias: educação ambiental, segurança e serviços, qualidade da água, responsabilidade social e corporativa, além do envolvimento social e comunitário.

Além disso, os locais premiados reafirmam a posição do país como líder em certificações ambientais para destinos costeiros na América do Sul. “Na Marina Itajaí, priorizamos a capacitação e o engajamento de nossos colaboradores em práticas voltadas à preservação ambiental. Nosso compromisso é atuar de forma contínua na proteção do meio ambiente, buscando aprimorar processos e implementar ações que minimizem os impactos ambientais, sempre em conformidade com as legislações vigentes e as diretrizes aplicáveis às normas”, comenta.

Desde o início de suas operações, a Marina Itajaí se destaca como uma parceira ativa em eventos e projetos voltados para a sustentabilidade. Referência no setor, é o único complexo náutico do Sul do Brasil a disponibilizar o óleo Diesel Verana, com menor nível de emissão de substâncias poluentes, atua intensivamente em eventos de proteção e conscientização ambiental como “”Lixo Zero" e “Juntos pelo Rio”, é a primeira marina certificada pela ISO 14.001/2015, não utiliza copos plásticos em suas instalações, se beneficia com painéis de energia solar, foi premiada pelas ações de sustentabilidade que seguem os princípios das ODS/ONU, oferece pontos de carregamento para carros elétricos, entre outros.

Marina Itajaí Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Com 405 vagas secas e molhadas, mais de 20 salas comerciais e modernos equipamentos para até 75 toneladas são alguns dos diferenciais do complexo náutico. Além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com um restaurante internacional, o Zephyr Seafood & Sushi, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Marina Itajaí
Rotas Comunicação

TRF1 DETERMINA COMPENSAÇÃO AOS EMPREENDIMENTOS SOLARES AFETADOS POR CORTES DE GERAÇÃO E ABRE CAMINHO PARA MAIS SEGURANÇA JURÍDICA E INVESTIMENTOS

A decisão da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), proferida na última quarta-feira (4), ao determinar a compensação, na forma da lei, sem as restrições inauguradas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dos cortes de geração, conhecidos como “constrained-off”, impostos aos geradores eólicos e solares pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), marca um passo relevante para restabelecer a segurança jurídica, regulatória e financeira das empresas do setor de energias renováveis e, por conseguinte, para pavimentar investimentos no segmento, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

A medida foi adotada no bojo de agravo de instrumento interposto pela ABSOLAR e pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e abrange todos os eventos subsequentes à decisão.

Para a ABSOLAR, trata-se de uma importante vitória para os geradores, que têm sido desafiados de forma crítica nos últimos anos com os elevados e recorrentes cortes determinados pelo ONS, sem nenhum controle e responsabilidade dos empreendedores e, até o momento, sem a mitigação financeira dos respectivos impactos assegurada por lei. A decisão judicial vem em meio a cenário de severas dificuldades dos empreendedores no cumprimento de obrigações financeiras e contratuais, bem como de risco a empregos, arrecadação de tributos e novos investimentos no País.

Em 2023, a valer as restrições criadas pela ANEEL, apenas 0,3% dos cortes teriam sido compensados (mas nem isso efetivamente o foram, eis que a norma que as instituiu não chegou a ser operacionalizada), constatação que agravou riscos financeiros para empresas do setor e ameaçou o avanço de projetos estratégicos de geração solar.

Em setembro /2024 foram cortados 2.900 MWméd de energia eólica e outros 880 MWméd de energia solar, montantes de energia limpa desperdiçada cuja disponibilização demandou investimentos de R$ 41,3 bilhões e cuja soma permitiria atender a todo o consumo cativo do Centro-Oeste e Espírito Santo no período.

A ABSOLAR destaca que essa vitória no TRF1 é fruto de uma abordagem técnica e colaborativa, com respeito aos processos institucionais e depois de percorrida a via administrativa, bem como espera e confia que a ANEEL, que tem papel fundamental na regulação do setor, trabalhe em conjunto com os agentes para que a questão seja definitivamente solucionada.

A garantia de ressarcimento aos geradores pelos cortes de geração determinará o ritmo do crescimento da energia solar, um motor de transformação econômica, social e ambiental para o Brasil, e fundamental para o cumprimento dos objetivos de transição energética assumidos pelo Brasil em compromissos internacionais.

A ABSOLAR seguirá trabalhando em colaboração com o Ministério de Minas e Energia e as instituições públicas para garantir que o setor solar continue gerando valor e benefícios para a sociedade, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo em todo o território nacional.

Benefícios econômicos, sociais e ambientais

Com 16 gigawatts de potência instalada operacional, as grandes usinas solares já trouxeram benefícios expressivos ao Brasil, com mais de R$ 68,4 bilhões em investimentos acumulados desde 2012 e mais de 480,5 mil empregos verdes gerados, além de proporcionar cerca de R$ 22,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Adicionalmente, os empreendimentos evitaram a emissão de mais de 26 milhões de toneladas de CO₂, consolidando seu papel na mitigação das mudanças climáticas e na diversificação da matriz energética brasileira.

ABSOLAR
TOTUM Comunicação

NÃO CHAMA A POLÍCIA…Por Marli Gonçalves*

Não chama a polícia. Ela pode apavorar, te matar, te ferir. Não sei se é um surto, se são ordens ou desordens, mas estes últimos dias fizeram lembrar dos piores tempos que já vivemos sob o mando de militares cheios de insígnias e ódios, com o descontrole geral e um absurdo número de casos de despreparo e violência desmedida.

Fosse só em São Paulo, o arremesso da ponte, o menino que roubava sabão e tomou 11 tiros pelas costas de um “puliça” que decididamente não devia estar trabalhando; idosa ferida, sangrando, junto com a família espancada dentro de sua casa invadida por uma tropa sem mandado; os bailes funks parados à base de porrada, sprays de dominação gasosa, cassetetes vibrantes, chutes e balas (de revólver, esclarecendo aos que conhecem gírias) para tudo que é lado. No transporte metropolitano, o homem agarrado, chutado, asfixiado, torturado, arrastado, e arrastado ainda pelo chão, morto. No Rio de Janeiro, tiros voadores, crianças que brincavam em praças sendo transferidas para brincar no céu …

Tudo filmado, registrado, mostrado em detalhes, vários ângulos, seja por câmeras de segurança ou por vizinhos corajosos, cenas repetidas dia e noite nos telejornais, discutidas, analisadas por especialistas, blábláblá de tudo quanto é lado nas redes sociais. Mas ainda piora quando a gente vê as tais autoridades e superiores com cara de tacho tentando se explicar para não cair, como já deveriam ter caído, e que sempre acabam é tentando justificar e salvar suas próprias peles. A demora em tomar alguma atitude, a tal justiça morosa. Sempre escapa uma informação que a gente não tinha, até porque são tantos os casos que não conseguimos acompanhar. No meio disso tudo sabemos, por exemplo, que o PM que deu um tiro no peito do jovem médico sem camisa que corria dele na escadaria de um hotel continua solto, nem afastado do trabalho foi.

Aí, por aqui temos um governador “dupla face”, que vira o rosto endurecido para o lado que o vento melhor toca. De manhã diz uma coisa, se desdiz se pego no flagra, diz que não disse, ou não diz mesmo, nem responde, e aparece logo depois para anunciar que mudou de ideia. Que, tadinho, só agora está mais esclarecido sobre a importância do uso de câmeras, câmeras essas que pretendia pudessem ser desligadas pelos policiais nas ações. Não sei quem é, mas adoraria aplaudir muito o repórter que o enfrentou quando tentou desconversar de uma pergunta. Está faltando esse tipo de coragem real na cobertura de imprensa: perguntar, insistir, investigar, confrontar.

(Pausa para pedir desculpas pelo mau humor, mas a sucessão de horrores está mesmo muito pesada)

Aí vem mais um acaso ao conhecimento: o da mãe folgada dentro do avião que queria que a moça cedesse a janela para o filhinho dela – que coisa fofa! Ah, e ainda acusou a moça de falta de empatia. Não se aborreçam comigo, mas lembrem que desde sempre falo abertamente do assunto. Não tenho filhos e sei o quanto bate preconceito sobre isso, como se mulheres mães fossem mais mulheres que outras. Desculpe aí, hein? Mais aplausos, desta vez para a moça que não arredou pé do seu lugar e que ainda vai poder vencer um bom processo por uso de imagem, fora o mais de um milhão de seguidores que ganhou do dia para a noite. Admiro sua calma. Rezo para que situações como essa se deem bem longe de mim. Fora as dúvidas que o caso ainda suscita: porque a tal mãe só pediu a ela? Que eu saiba o avião tem um monte de janelinhas com marmanjos como vemos no vídeo que circulou. Cadê a tripulação para interferir? Porque alguém em plena consciência pode ainda achar que ela deveria ter cedido o lugar para o birrentinho?

Está todo mundo alucinando, mesmo, de verdade? Não é impressão? Se a gente não pode mais chamar nem a polícia, como é que fica?




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br. 


ÍMÃS DE NEODÍMIO: O COMPONENTE SECRETO QUE MOVE A TECNOLOGIA.

Por trás de algumas das inovações mais transformadoras do século XXI, existe um elemento silencioso, mas crucial: os ímãs de neodímio. Essenciais em dispositivos eletrônicos, motores, turbinas eólicas e veículos elétricos, esses ímãs são a chave para o futuro da eficiência energética e da sustentabilidade. E, nesse cenário, a Fácil Negócio Importação se destaca como fornecedora estratégica desse componente que move o avanço tecnológico.

Os ímãs de neodímio, parte da família dos ímãs de terras raras, se tornaram indispensáveis na produção de motores elétricos cada vez mais eficientes e compactos. De acordo com a Allied Market Research, o mercado global de ímãs de neodímio deve alcançar US$ 3,4 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 5,4%. Grande parte desse crescimento é impulsionada pela expansão dos veículos elétricos, que utilizam esses ímãs para garantir alto desempenho e eficiência energética. "Os ímãs de neodímio não são apenas uma peça do motor, mas a alma que impulsiona o progresso em direção à mobilidade elétrica sustentável", explica Rodolfo Granada Midea, CEO da Fácil Negócio Importação.

Dados da BloombergNEF mostram que, até 2030, os veículos elétricos representarão 28% das vendas globais de automóveis, e estima-se que cada veículo elétrico contenha entre 1 a 2 kg de ímãs de neodímio em seus motores. Esse componente é essencial para garantir um desempenho otimizado e maximizar a autonomia das baterias. "Estamos falando de um material que contribui diretamente para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência dos motores, algo fundamental para a competitividade dos veículos elétricos", reforça Midea.

Nas turbinas eólicas, esses ímãs desempenham um papel ainda mais crucial, sendo utilizados nos geradores das turbinas para reduzir o peso e aumentar a eficiência. A Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que a demanda por materiais magnéticos para turbinas eólicas irá triplicar até 2040, o que destaca a urgência na adoção de fontes renováveis de energia. "Os ímãs de neodímio são fundamentais para a construção de um futuro energético mais limpo. Eles permitem que as turbinas sejam menores, mais leves e, ao mesmo tempo, mais potentes, acelerando nossa transição para fontes renováveis", destaca Midea. Segundo a Wood Mackenzie, 15% do custo total de uma turbina eólica está associado ao uso de ímãs de terras raras, mostrando sua importância no processo produtivo e no desempenho dos sistemas de energia renovável.

Além do setor energético, a indústria de eletrônicos também se beneficia profundamente dos ímãs de neodímio. Eles são encontrados em alto-falantes, fones de ouvido, discos rígidos e sensores de smartphones, viabilizando dispositivos menores e mais poderosos graças à sua alta densidade magnética. Segundo estimativas da Grand View Research, o mercado global de alto-falantes deverá atingir US$ 8,6 bilhões até 2025, impulsionado pelo aumento da demanda por equipamentos de áudio de alta qualidade. "Os ímãs de neodímio são o componente invisível por trás de muitas inovações que facilitam nosso dia a dia. Sem eles, a qualidade de som dos fones de ouvido e a precisão dos sensores dos smartphones simplesmente não seriam possíveis", complementa Midea.

No entanto, o fornecimento de ímãs de neodímio é uma tarefa complexa. Relatórios do Departamento de Energia dos EUA indicam que a transição para a energia limpa e a eletrificação da mobilidade dependem criticamente de materiais como o neodímio, que exige processos complexos de extração e produção. A China, atualmente, domina cerca de 80% da produção global de neodímio, o que torna a cadeia de suprimentos vulnerável a interrupções geopolíticas. "A estabilidade da cadeia de suprimentos de ímãs de neodímio é crucial para garantir que indústrias estratégicas possam crescer e inovar sem interrupções. A Fácil Negócio Importadora trabalha incansavelmente para assegurar que o mercado brasileiro tenha acesso a esses materiais estratégicos de forma contínua e confiável", afirma Midea.

Com uma presença consolidada no mercado de importação de ímãs de neodímio, a Fácil Negócio Importadora vem se tornando referência no fornecimento de componentes essenciais para indústrias que buscam manter altos padrões de qualidade e eficiência. Isso é especialmente relevante em um momento em que o Brasil luta para se destacar no cenário global, adotando tecnologias mais sustentáveis e fomentando a inovação no setor energético e de mobilidade. Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostram que o Brasil tem o potencial de reduzir em até 20% os custos de produção de veículos elétricos se garantir um suprimento confiável de ímãs de neodímio e outros materiais de terras raras.

No que diz respeito a turbinas eólicas, veículos elétricos e eletrônicos de consumo, os ímãs de neodímio se mostram indispensáveis para a evolução tecnológica. E a Fácil Negócio Importação está preparada para ser a parceira estratégica da indústria brasileira, ajudando o país a não só acompanhar o avanço global, mas também liderar iniciativas voltadas para um futuro mais sustentável e tecnológico.

Fácil Negócio Importação
Baronesa RP

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

JOHN DEERE INAUGURA NO BRASIL SEU PRIMEIRO CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COM FOCO NA AGRICULTURA TROPICAL

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de inaugurar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - Indaiatuba (CPD-I), no interior de São Paulo. Este é o primeiro centro de desenvolvimento e testes para a agricultura tropical da companhia no mundo e foram investidos R$ 180 milhões no projeto. O objetivo é atender de maneira mais ágil às demandas do mercado brasileiro, reduzindo o tempo de desenvolvimento de novas soluções.

“Essa inauguração é muito mais que um marco na história da John Deere, é um compromisso que estamos assumindo com o Brasil de apoiá-lo rumo a um agronegócio cada vez mais inovador, próspero e sustentável. Sabemos que a agricultura tropical não é apenas vital para a economia brasileira, ela desempenha um papel essencial no futuro do planeta. Por isso, vamos trabalhar para trazer soluções que transformarão o campo e atenderão de maneira ainda mais eficaz às necessidades dos nossos clientes brasileiros”, ressalta Cristiano Correia, vice-presidente de Sistemas de Produção da John Deere para a América Latina.

No CPD-I, os produtos serão concebidos e testados considerando todas as variáveis específicas da agricultura tropical como solo, clima, níveis de conectividade etc, visando apoiar os principais sistemas de produção – grãos, cana, algodão e cultivos especiais.

Para o início das atividades, 110 profissionais da companhia foram transferidos para a nova unidade, que fica em um espaço de 500 mil m² e conta com um escritório, laboratórios, sala para instrumentação e calibração de peças, sala para impressoras 3D, ampla oficina para manutenção e armazenagem de máquinas, além de mais de 400 mil m² de área disponível para testes de campo. Para os próximos anos, a quantidade de profissionais trabalhando na instalação deve aumentar progressivamente.

Atualmente, no Brasil, as unidades da John Deere produzem equipamentos que chegam a cerca de 55 países e a Rede de Concessionários e Distribuidores da empresa garante capilaridade no território nacional com mais de 300 pontos de venda e uma ampla base de fornecedores. Além disso, a companhia vem lançando soluções específicas para o País, como a colhedora de cana de duas linhas CH950, um projeto brasileiro concebido para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, e a colhedora de grãos S400, desenvolvida para pequenas e médias propriedades rurais.

John Deere
CDI Comunicação

SCHNEIDER ELECTRIC TRAZ AO BRASIL SOLUÇÃO PIONEIRA DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO COM CONECTIVIDADE ONLINE

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia o lançamento dos painéis de detecção de incêndio Esmi Sense FDP no Brasil. Vencedores do prêmio Red Dot Award de Design de Produto em 2019, os equipamentos foram desenvolvidos para combinar design inovador, facilidade de uso e conectividade avançada, oferecendo uma solução inédita e moderna para o mercado brasileiro.

Modulares, escaláveis, fáceis de usar e altamente confiáveis, os dispositivos Esmi Sense FDP contam com uma interface moderna e intuitiva, com teclas inteligentes de navegação, um botão exclusivo para navegação simplificada e tela colorida de 7 polegadas com alta resolução.

Adequados para diferentes tipos de edificações e aplicações de construção, e atendendo aos requisitos regulamentares e cumprindo com os padrões de incêndio, os módulos possuem instalação rápida e descomplicada e propiciam uma gestão eficiente de até 32 painéis em rede, 8 mil zonas de incêndio e 16 mil endereços, suportando uma ampla gama de detectores da Schneider Electric.

O grande diferencial da linha Esmi Sense FDP é a integração com a plataforma online EcoStruxure Fire Expert, da Schneider Electric, que possibilita monitorar e gerenciar as instalações de incêndio remotamente e sem a necessidade de software adicional, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Totalmente acessíveis por navegadores como Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome, a solução permite aos usuários acompanhar o status de seus sistemas com precisão e tomar decisões rápidas e informadas.

“Essa conectividade proporciona maior segurança e previsibilidade, reduzindo riscos e otimizando a continuidade dos negócios”, afirma Patrícia Cavalcanti, diretora de Digital Energy e Power Products na Schneider Electric para América do Sul. “A aplicação EcoStruxure Fire Expert aprimora a eficiência operacional, promovendo uma economia de tempo de até 50% e garantindo uma visão centralizada de todos os locais.”

Com o lançamento dos sistemas Esmi Sense FDP no Brasil, a Schneider Electric reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, levando ao mercado local uma proposta que atende às necessidades de organizações dos mais diversos setores.

Para mais informações sobre o portfólio da linha Esmi Sense FDP, clique aqui e visite o website.

Schneider ElectricNosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

BW FÓRUM: ESPECIALISTAS DEBATEM AS ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA ÁREA DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO

A transição energética é uma preocupação que permeia todos os setores da economia. Na área de motorização de equipamentos para construção, mineração, transporte e agronegócio, as indústrias têm procurado diversos caminhos para migrar para soluções mais sustentáveis, com menor emissão de carbono, ao mesmo tempo, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis. Durante o BW Fórum, especialistas estarão reunidos para mostrar o que tem sido feito pelas empresa nesse setor.

O evento do Movimento BW, uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), está marcado no dia 10 de dezembro, a partir das 14h, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. Para se inscrever gratuitamente, clique aqui.

“A transição energética neste segmento é caminho sem volta. Já existem diversos equipamentos operando em fase de testes, e alguns já na fase comercial, utilizando diferentes conceitos: eletricidade, gás, hidrogênio, biodiesel, etanol, metano, motorização híbrida, entre outros”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, que acrescenta que não há uma solução única, pois cada país vai ter a solução mais adequada baseada em questões geográficas, políticas, técnicas e econômicas.

De acordo com Auler Neto, a rota estratégica a ser seguida por cada região aponta para um futuro mais sustentável, com uma redução drástica dos combustíveis fosseis, mas que ainda estarão presentes por um tempo. “Porém seremos cada vez menos dependentes. Nesta questão o importante é que se estude cuidadosamente e se estabeleça a melhor (ou melhores) modalidades para cada país ou segmento de operação e se façam investimentos de forma sustentável para que a solução adotada seja implantada e perpetue por muitos anos, transmitindo segurança técnica, política e econômica aos usuários”, avalia.

Apesar de boas perspectivas para os próximos anos, o fato é que ainda existem muitos desafios a serem superados, como redução de custos, confiabilidade e logística. “A principal questão é conseguir o equilíbrio técnico e econômico para cada tipo de energia para uso de forma prática e intensa”, pondera Auler Neto, que analisa que este movimento está ligado também a valorização pelas grandes corporações dos quesitos ESG, o que motiva os investimentos em Pesquisa e inovação, além da forte pressão do mercado.

No Brasil, se discute bastante o papel da biomassa e do etanol nessa transição energética.  Para Auler Neto, a extensão territorial e o setor sucroalcooleiro colocam o país em uma posição diferenciada, uma vez que há a produção corrente de etanol e motores veiculares bem desenvolvidos e confiáveis. “Resta termos uma segurança política mínima para que a produção do etanol não seja impactada no futuro com eventuais mudanças nas tarifas tributárias, que possam tornar pouco atrativo economicamente o uso deste combustível”, comenta.

Atualmente, o desafio está no desenvolvimento de motores de grande potência movidos a etanol para serem aplicados nos equipamentos pesados e caminhões. “Estamos avançando rapidamente e, em mais um ou dois anos, certamente, teremos motores disponíveis em escala comercial. Em paralelo, esta solução para o agro pode ser plenamente replicada para a construção e mineração. Especificamente para o setor da construção, principalmente em equipamentos de apoio, com uma utilização diária entre 6 e 8 horas, a utilização de equipamentos elétricos parece ser uma boa solução, e já temos vários equipamentos disponíveis no mercado. O grande limitador ainda é a baixa autonomia das baterias, porém para um ritmo de operação menos intenso isso não seria um problema, haja visto o grande aumento de empilhadeiras e plataformas elevatórias de trabalho movidas a eletricidade no mercado”, conclui o vice-presidente da Sobratema.

Com o tema “Inovação Energética em Máquinas e Equipamentos para Construção”, o BW Fórum contará com a participação de especialistas em inovação e do mercado, que trarão as perspectivas para a indústria, as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos fabricantes de motores e de equipamentos e quais são as tendências em inovação no futuro.

A programação terá as palestras de Camilo Adas, diretor de transição energética da Be8 e Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL, sobre principais frentes de inovação em energias limpas aplicadas aos veículos automotores e equipamentos para construção, de Luis Gustavo Delmont, especialista em Inovação Industrial na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) sobre o estudo “O futuro da Indústria”, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Institute for the Future, da Inglaterra, e de Yoshio Kawakami, sócio-diretor da Raiz Consultoria, sobre “O Segmento de Máquinas e Equipamentos e a Transição Energética”. A agenda do evento terá também apresentações da Cummins, FPT, John Deere e MWM. Ao final, os palestrantes participarão de um debate, com moderação de Kawakami.

O evento é direcionado aos profissionais da indústria de máquinas de construção, incluindo fabricantes, operadores, engenheiros e gestores de frota, usuários de equipamentos, como locadores, construtoras e mineradoras, pesquisadores e academia.

Mecânica de Comunicação

GOVERNO PUBLICA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO A HABILITAÇÃO DA MONTADORA LECAR AO MOVER

Estima-se que a autorização de crédito financeiro trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora

A busca por veículos sustentáveis no Brasil ganhou mais um apoio: a Lecar, montadora nacional, acaba de ser habilitada ao programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover. Estima-se que a autorização de crédito financeiro da habilitação do Mover trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, em 05 de dezembro, na portaria MDIC-SDIC Nº 424.

“Essa é a primeira vez na história do Brasil em que uma montadora nacional recebe investimentos tão significativos. Temos o compromisso de devolver ao Brasil, através de agregação de valor, diversificação e desenvolvimento do mercado regional, todas as contrapartidas previstas em Lei – o que faremos com muita responsabilidade e orgulho. Carro é a paixão do brasileiro e, uma montadora nacional, um sonho coletivo, precisa de apoio. Já estávamos acelerando fundo sozinhos. Agora, com o apoio do governo, vamos voar”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Criado em substituição ao Rota 2030, este programa do governo federal visa o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística brasileira, focando em incentivar o desenvolvimento de tecnologias, inovação e eficiência energética para promoção da mobilidade sustentável no país.

“Em parceria com a HORSE e a WEG, temos a tecnologia de propulsão mais avançada da atualidade, um sistema híbrido flex com range extender, proporcionando autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Inovação, eficiência energética e redução significativa das emissões de CO2 na atmosfera. Agora, com os incentivos do Mover, reforçaremos ainda mais nossa missão de trazer à população um automóvel tecnológico, inovador e ecologicamente responsável. Tudo isso, adaptado às necessidades do povo brasileiro”, acrescenta.

Com a habilitação ao programa, na prática, a montadora poderá usufruir de crédito presumido do IPI de 32%, junto ao ressarcimento do PIS/PASEP e da Cofins. Algo que, junto às políticas públicas de fomento a atividades de pesquisa e desenvolvimento sobre o tema, favorecerão a inovação em soluções cada vez menos agressivas à sociedade. “A conquista deste incentivo nos empenha a irmos ainda mais longe, focando sempre em desenvolver veículos inovadores e sustentáveis para o nosso país”, finaliza Assis.

Lecar
Informa Midia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

MARKETPLACE DA PETROBRAS É PREMIADO

A Petronect, marketplace B2B de compras e contratações da Petrobras, mais uma vez se destaca no mercado ao ser premiada na categoria "Cultura" no Prêmio Experiência do Cliente 2024, promovido pela Track.co, uma das maiores plataformas de Gestão da Experiência do Cliente do país. O reconhecimento reflete o impacto da adoção da cultura customer centric na organização, que tem como foco transformar a cadeia de suprimentos do setor de Óleo e Gás por meio de soluções e inovações baseadas na experiência do cliente.

Case "Do Limão à Limonada" conta a história da transformação da Petronect pós anúncio do fim de seu contrato com a Petrobras, ainda em 2020. Foto: Divulgação/Petronect.

Desde 2020, a Petronect vem construindo uma cultura sólida baseada na empatia, na escuta ativa e no compromisso com a excelência em relacionamento. Cada iniciativa é guiada pelo objetivo de superar as expectativas dos clientes e agregar valor aos processos. Hoje, a empresa conta com a matriz de satisfação dos clientes em 4,6, um avanço significativo com relação aos anos anteriores.

A jornada customer centric da Petronect comprova que uma visão centrada no cliente pode redefinir padrões e inspirar mudanças significativas no mercado. Agora, a empresa segue empenhada em entregar soluções cada vez mais relevantes, liderando a transformação no setor: “esse prêmio é fruto de um grande trabalho, realizado por uma equipe que se dedica todos os dias em entregar o melhor”, destacou o CEO da Petronect, Marcelo Bonniard.

Com uma demanda cada vez maior sobre licitações importantes da Petrobras, a Petronect se prepara para o novo momento da companhia, sua maior cliente: “Temos o compromisso de sempre colocar o cliente no centro das decisões, e estamos evoluindo nossas soluções com base nessa experiência para transformar o setor de maneira sustentável e estratégica”, completou Bonniard.

Clique aqui e conheça alguns prêmios conquistados pela Petronect ao longo dos anos.

Petronect

A Petronect é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2023, mais de 116 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 72 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, somando 170 mil empresas cadastradas.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro. Clique aqui e visite o site.

Petronect

SERPRO COMPLETA 60 ANOS E CONQUISTA CERTIFICAÇÃO GREAT PLACE TO WORK

Nesta semana, o Serpro comemora, com muito orgulho, seu 60º aniversário. Criado pela Lei Nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, a história da estatal corre em paralelo à história da tecnologia brasileira. Hoje é a maior empresa pública de TI do mundo e, ao longo dessas seis décadas, tem sido protagonista essencial na transformação digital do Estado.

Com uma trajetória de grandes realizações e grande sucesso, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da digitalização do país. Nas décadas de 60 e 70, com os primeiros computadores; na década de 80, com os computadores pessoais; nas décadas de 80 e 90, com as primeiras comunicações em rede e aparecimento dos telefones celulares; e nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Em 2020, um grande aparato tecnológico está à disposição para sustentar o governo federal e para sustentar, também, na empresa, as aplicações e os clientes tanto públicos quanto privados.

Em cada solução, a empresa se torna um agente de transformação social e digital, acompanhando e superando os desafios da evolução do país e do mundo. Desde a computação de dados, passando pela tecnologia da informação e chegando na inteligência artificial, está tudo cercado por uma política de segurança que garanta o seu negócio, já que é responsável por soluções e informações estratégicas nacionais e de outros inúmeros clientes.

Os próximos 60 anos estão começando... com um selo Great Place to Work (GPTW)

E a semana de aniversário começou com uma importante conquista. “Somos a primeira empresa pública de TI do Brasil a conquistar a certificação Great Place to Work (GPTW)”, afirma Alexandre Amorim, presidente do Serpro. O selo, baseado em uma metodologia internacionalmente reconhecida, mede o clima organizacional e aponta caminhos para fortalecer a confiança, o engajamento e o bem-estar no ambiente de trabalho. "Celebramos como mais um marco do nosso Planejamento Estratégico e que chega em um momento tão importante para nossa história. Estamos todos comprometidos com os próximos 60 anos do Serpro. Juntos, seguimos evoluindo para entregar o melhor Governo Digital aos cidadãos brasileiros", destacou Amorim.

O diretor de Pessoas, Marco Sobrosa, reforça o impacto da certificação para a empresa. "Receber esse reconhecimento no ano em que celebramos seis décadas de história reforça nosso compromisso com as pessoas que fazem o Serpro ser referência em inovação e transformação digital. Reflete, ainda, nossa dedicação a uma cultura organizacional sólida e a práticas que promovem confiança, engajamento e bem-estar", explicou Sobrosa.

A certificação GPTW, baseada na Pesquisa Trust Index®, avalia a experiência dos empregados em relação ao ambiente de trabalho. A conquista do selo é uma vitória de todos os brasileiros, pois reforça o compromisso do Serpro com a excelência e consolida a empresa como referência no setor público e de tecnologia. Desde 1964, o Serpro conecta pessoas por meio da tecnologia, promovendo inclusão e inovação em cada projeto e solução, com foco na transformação contínua.

Os próximos 60 anos estão começando...

Serpro
Superintendência de Comunicação e Marketing 

THE LED ADQUIRE A INVIAN E PREPARA EXPANSÃO NA AMÉRICA LATINA

A THE LED, líder brasileira de soluções com painéis de LED, anuncia a fusão com a INVIAN, empresa líder em sistemas tecnológicos integrados para o mercado de OOH, Retail Media e Digital Signage na América Latina, em transação que cria uma operação única com estimativa de valuation adicional de R$ 100 milhões até o final de 2026.

Com o objetivo de expandir e acelerar o crescimento de OOH, Digital Signage e Retail Media na América Latina, a fusão estratégica, que une a expertise em infraestrutura digital e hardware da THE LED com as soluções tecnológicas avançadas da INVIAN, busca atender a crescente demanda por digitalização e inovação nas redes de mídia indoor e outdoor.

Com a fusão, os sistemas de ponta da INVIAN, que já atendem os maiores players do mundo, passam a integrar o portfólio da THE LED, criando uma plataforma completa que une gestão de campanhas, automação em ADS, monitoramento, gerenciamento de tarefas e atividades, checking automatizado, além de outros sistemas que compõe os 12 sistemas proprietários desenvolvidos pela INVIAN.

Esse modelo 360°, único na América Latina, abrange desde a distribuição, controle e monitoramento de inventário tradicional, digital e mobiliário urbano, até a gestão e execução programática de campanhas, potencializando o valor das infraestruturas e maximizando as oportunidades de monetização para os clientes.

Com o negócio, que representa um passo estratégico essencial para as duas empresas, mantêm-se o perfil de fornecedoras de sistemas e infraestrutura para as maiores operações de OOH na América Latina, excluindo-se a participação direta na comercialização de mídia.

Sinergicamente, essa operação permite que ambas as empresas continuem comprometidas em entregar soluções de qualidade e tecnologia de ponta, colaborando para a digitalização acelerada dos inventários de seus clientes e ampliando o alcance da mídia digital na região.

Richard Albanesi, fundador e CEO da THE LED, afirma que a união das expertises significa um importante momento na trajetória de negócios da empresa, promovendo um crescimento estratégico e operacional de muito impacto no mercado latino-americano de mídia digital.

“Para esse novo e estimulante desafio, passamos a contar com o Kelson Schmitt, Fundador da INVIAN, como CEO da operação e novo sócio da THE LED, juntamente com seus outros executivos. A operação também reforça nosso objetivo estratégico de investir em um crescimento orgânico e sustentável, agregando novas soluções e tecnologias sinérgicas ao nosso negócio para manter nossa liderança e oferecer ao mercado os mais modernos e eficazes produtos e serviços envolvidos nos processos da comunicação visual digital”, completa o executivo.

Segundo Kelson Schmitt, a fusão agrega ainda mais valor aos portfólios das empresas, integrando as plataformas avançadas de gestão de campanhas e monitoramento digital da INVIAN com o know-how em infraestrutura, hardware e serviços da THE LED.

“Dessa forma, nossos clientes terão acesso ao que há de mais moderno no mercado, com opções flexíveis de locação, venda e parcerias em hardware, reforçando nosso compromisso de oferecer uma experiência digital robusta e integrada para fortalecer a posição de nossos parceiros comerciais em um mercado dinâmico e em rápida expansão”, conclui Schmitt.

THE LEDCom 14 anos de sólida atuação no mercado, a THE LED é referência em infraestrutura digital e soluções de hardware, especializada nos setores de Digital Signage, Retail Media e Out of Home (OOH), fornecendo displays e painéis de LED de alta qualidade, reconhecidos por sua durabilidade e tecnologia de ponta. A empresa se destaca por oferecer opções flexíveis de locação, venda e parcerias em hardware, além de serviços completos que incluem instalação, manutenção e reposição de peças que garantem eficiência operacional e suporte contínuo para seus clientes. Essa expertise posiciona a THE LED como uma das pioneiras e líderes na transformação digital de redes de mídia no Brasil e agora para toda a América Latina.

A INVIAN é líder em sistemas tecnológicos integrados para o mercado de OOH, Retail Media e Digital Signage na América Latina, reconhecida por suas características de inovação e eficiência. A empresa tem seus sistemas presentes em mais de 100 mil faces publicitárias, desenvolvendo soluções completas que abrangem gestão de campanhas, automação, monitoramento, controle de inventário e gestão programática de campanhas e atendendo os maiores players do mundo. Com 12 sistemas proprietários desenvolvidos internamente, a INVIAN oferece uma plataforma 360° que integra tecnologia de última geração para maximizar a eficiência e a monetização das redes de seus clientes, que consolida sua posição como referência no setor ao impulsionar a digitalização de operações em toda a região latino-americana.

Tamer Comunicação Empresarial

DOCILE ANUNCIA PRIMEIRA COLLAB DA MARCA EM PARCERIA COM A MELISSA

Referência no segmento de doces e guloseimas, a Docile anuncia ao mercado a sua primeira collab: uma parceria com a Melissa, icônica marca de calçados reconhecida por seus designs inovadores. O movimento entre as duas empresas resulta na criação de uma bala de gelatina exclusiva, nos formatos de coração e do clássico “M” da marca.

A união de Docile e Melissa pode parecer inusitada, mas logo é possível associar características comuns, como cores vibrantes, aromas e plasticidade, pontos de encontro dos produtos, e impressões e comportamentos associados às duas marcas: alto astral, alegria e ludicidade.

“Ter a Melissa como parceira para estrearmos a nossa primeira collab tem um significado muito especial para a Docile. São duas empresas gaúchas com atributos muito similares. Imaginem transformar a essência icônica de tutti-frutti da Melissa num sabor extraordinário? É isso que estamos fazendo: transformamos um ícone em doçura”, afirma a gerente de Marketing da Docile, Jaqueline Hartmann.

Ela reforça que ambas as marcas são queridas pelos consumidores e buscam trabalhar a inovação e a qualidade por meio de experiências diferenciadas para seus públicos. “Temos certeza de que esse movimento será especial e estratégico para todos nós. Duas marcas que se completam e que, agora, vão estar mais juntas do que nunca.”

Parte de um dos maiores grupos produtores de calçados do mundo (Grendene), a Melissa busca, por meio de seus produtos, transformar o plástico em algo extraordinário. Para isso, a marca – que tem como pilares a moda, a arte e o design – conta com uma estratégia baseada na inovação e na autenticidade dos seus produtos. A Docile também tem a inovação como premissa em seus mais de 30 anos de atuação: foi a primeira marca a lançar o marshmallow recheado e a apresentar ao mercado sabores diferenciados, como o marshmallow pipoca.

“A parceria entre Melissa e Docile celebra a doçura e a leveza que ambas as marcas compartilham. Queremos que nossos consumidores tenham uma experiência multisensorial, que une moda e sabor, despertando memórias e sensações. A essência de tutti-frutti inconfundível da Melissa traz cor, diversão e nostalgia ao dia a dia das pessoas, criando uma coleção que é um convite para mergulhar em um universo único e inovador", afirma a gerente geral da Melissa, Raquel Scherer.

Nos últimos três anos, a Docile apresentou um posicionamento de mercado ainda mais consistente, por meio de investimentos importantes em marca, ampliação de capacidade fabril, lançamento de produtos relevantes, presença em novos mercados, além de ter alcançado a posição de maior exportadora do setor, estando presentes em mais de 80 países. Em 2024, a empresa realizou uma série de iniciativas e parcerias significativas com o objetivo de reforçar essa estratégia, a exemplo da parceria estabelecida com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da qual foi o Doce Oficial do Time Brasil nas Olimpíada de Paris.

“O lançamento da collab com a Melissa contribui para fecharmos o ano de 2024 de forma estratégica para o nosso negócio. Queremos cada vez mais nos associar a marcas que estão conectadas diretamente com o nosso propósito e com os nossos valores. Dessa forma, conseguimos expandir nossa visibilidade, figurando entre os principais players do mercado, e reforçando nossa mensagem de gentileza para o maior número possível de pessoas”, destaca Jaqueline.

Aroma inconfundível

Para criar uma experiência única e com muita personalidade, a bala de gelatina desenvolvida especialmente para essa parceria apresenta exatamente aquilo que mais chama atenção ao passar por uma loja da Melissa: o aroma inconfundível de tutti-fruti.

Segundo a gerente de Marketing da Docile, gerar uma experiência inesquecível é premissa para a empresa e contribui para o desenvolvimento de conexões profundas entre clientes e marcas. “Ao associar o produto a um aroma clássico e específico, o consumidor desperta um vínculo emocional e, consequentemente, resgata lembranças positivas e afetivas. É isso que queremos instigar a partir da união dessas duas marcas tão queridas pelos consumidores”, reforça.

Disponíveis em embalagens de 20g, as balas poderão ser encontradas a partir de dezembro nos pontos de venda da Melissa como brinde para os clientes que realizarem compras.

Docile - Presente no Brasil e em mais de 80 países, a Docile é uma empresa 100% brasileira e a principal exportadora do segmento no país. Tem um portfólio com mais de 170 itens, tradicionais e premium, divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, refrescos em pó e marshmallows, carro-chefe da empresa, que foi a primeira a disponibilizar a opção recheada do doce. No mercado há mais de 30 anos – com fábricas em Lajeado/RS e Vitória de Santo Antão/PE -, nasceu pelo empreendedorismo familiar e é movida pela delícia de fazer doçuras e descobrir o novo, sem perder sua essência. Tem como posicionamento “Ser doce para criar um mundo mais doce” e orgulha-se de ser a marca que espalha gentilezas onde quer que esteja.

Melissa - Lançada em 1979, a Melissa integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de calçados. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, dentre eles Marc Jacobs,  Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e apresenta coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de possuir uma flagship, centro de grandes exposições e ativações artísticas e culturais - a Galeria Melissa São Paulo, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Outro grande orgulho da marca, o material Melflex® - forma à base de PVC vegana – nos estabiliza como conscientes aliando moda à sustentabilidade.

Docile
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