quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

FÉRIAS, O CARRO E O CACHORRO. Por chicolelis*

Finalmente elas chegaram. As férias, malas prontas, crianças ansiosas pelos dias na praia/montanha /campo enquanto os adolescentes perguntando se lá tem wi-fi, porque não querem se “afastar” dos seus grupos. O carro, claro, passou (?) por uma bela revisão do motor, pneus, suspensão, freios e todas aquelas coisa que garantem uma viagem segura.

E essa revisão, indispensável para uma viagem de férias com a família, nem sempre é feita e o resultado disso é que vemos nas estradas, com muitos acidentes, à vezes fatais.

Mas e os cães (ou gatos), estão prontos para as férias? Tomaram os seus vermífugos, para evitar contraírem problemas na praia ou no mato, têm seus cintos ou equipamentos  de segurança? Os preços variam entre R$ 30,00 e R$ 400,00 nas lojas de pets.

E o que mais veremos nas viagens pelas estradas, além dos erros absurdos no modo de dirigir de alguns motoristas?

Certamente cães (dificilmente se vê gatos ou outros pets), com a cabeça para fora do carro, sentindo o vento forte, ou nem tanto, dependendo, claro da pressão do pé direito do motorista.

A veterinária Amanda Martinez de Moraes diz que o maior perigo nesse tipo de cena é o físico, com uma pedra solta podendo atingir o animal, ou mesmo por motos que trafegam pelo chamado “corredor”.

Além disso, eles podem se “entusiasmar” com o pet que está no carro ao lado e tentar pular, o que poderia causar sérios danos a eles.

Amanda Martinez de Moraes e os pets

Ela recomenda que não se permita que o pet fique na janela do carro, não apenas pelo perigo mencionado, mas também porque isso pode causar problemas para a audição, se isso acontecer com constância e a velocidade do carro for muito alta.

Enfim, hoje não basta apenas uma revisão do “possante”, mas também estar atendo ao outro membro da família, que requer cuidados especiais, como paradas regulares (quando  a viagem for superior a 100 km) para que ele possa atender suas necessidades fisiológicas. Enquanto isso, o resto da família “estica as pernas”.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

FRASLE MOBILITY INAUGURA CALDEIRA SUSTENTÁVEL COM USO DE BIOMASSA EM PARQUE FABRIL DO RIO GRANDE DO SUL

Iniciativa é responsável por diminuir a emissão de gases do efeito estufa da operação em Caxias do Sul, o que representa a redução de 60% de suas emissões próprias e metade da ambição da sua controladora Randoncorp.

Foto: Alex Battistel | Divulgação Frasle Mobility

A Frasle Mobility, multinacional brasileira referência na oferta de soluções, produtos e serviços para montadoras e para o mercado de autopeças de reposição independente, avança na execução da Ambição ESG que possui juntamente com sua controladora Randoncorp, que contempla dentre outros, o compromisso de reduzir 40% das emissões de gases de efeito estufa do grupo até 2030. Nesta quarta-feira (11), foi realizada a inauguração oficial da nova caldeira no parque fabril da empresa em Caxias do Sul (RS), com a presença das lideranças da companhia e autoridades da região. Esse movimento é um marco importante pela contribuição significativa de 60% de redução da emissão de gases do efeito estufa da Frasle Mobility, que representa metade da ambição estipulada pela Randoncorp neste compromisso de sustentabilidade.

Batizado de Caldeira Verde, o projeto consiste na substituição do uso do gás natural por biomassa na geração do vapor que é necessário no processo de prensagem das pastilhas e lonas de freios, componentes que são manufaturados em Caxias do Sul. Desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, a obra teve um investimento de R$ 17 milhões.

“A Caldeira Verde exemplifica a nossa jornada de cuidado com o planeta, e com as pessoas. Mas vai além disso: é um legado para a comunidade na área ambiental. A iniciativa nos orgulha muito, pois é um modelo para a indústria no controle da emissão de carbono, e foi desenvolvido por uma multinacional gaúcha. A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve na base da nossa atuação como empresa e é pilar fundamental do nosso negócio. Aliamos a utilização de insumos mais sustentáveis, como a biomassa, em processos produtivos modernos, com automação e controles aprimorados”, salienta o EVP International, COO da Frasle Mobility e líder corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp, Anderson Pontalti.

Com essa transformação numa etapa do processo fabril, substituindo o gás natural por biomassa formada por cavacos de madeira de reciclagem e reflorestamento, deixam de ser emitidas cerca de 10 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Isso equivaleria, por exemplo, ao mesmo que é despejado na atmosfera por aproximadamente 260 mil botijões de gás doméstico, do modelo P13.

“Desenvolver soluções seguras e sustentáveis para a mobilidade é o que nos guia na construção do futuro que desejamos para o mundo e nas ações que colocamos em prática no dia a dia. É uma atitude que respeita um legado de vanguarda em produtos mais amigáveis ao meio ambiente, como a fabricação de componentes para freio sem amianto ou cobre, e que ganha cada vez mais velocidade, com projetos como a caldeira verde e com a preocupação pela descarbonização dos produtos que desenvolvemos”, reforça o Presidente e CEO da Frasle Mobility e CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

“É um investimento que reafirma o nosso compromisso em alcançar as ambições ESG com as quais nos comprometemos, como a redução em 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, além de acelerar o cumprimento dessa meta de forma considerável”, complementa o Presidente da Randoncorp, Daniel Randon.

Frasle Mobility
ANK Reputation

AGÊNCIA MAK CONQUISTA JACARÉ DE OURO DO PRÊMIO CAIO 2024

A Agência MAK, uma das principais agências de live marketing do país, conquistou o Jacaré de Ouro do Prêmio Caio 2024, uma das mais prestigiadas premiações do setor de eventos e marketing do Brasil, na noite desta terça-feira (10).

Na categoria "Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte", o case da MAK foi desenvolvido para a Água Crystal, da Coca-Cola Femsa, com um estande imersivo criado especialmente para o espetáculo "Crystal", do Cirque du Soleil, atração canadense que aconteceu entre julho e outubro de 2024 no Parque Villa Lobos, na capital paulista.

Com o conceito “Mergulhe na pureza de Crystal”, o projeto assinado pela agência  proporcionou aos espectadores uma experiência sensorial e emocional, conectando os valores da marca com a mágica atmosfera do espetáculo.

Uma experiência sensorial e inovadora

Com um espaço de apenas 9 m², a MAK apostou em um design inovador e tecnológico para criar uma conexão natural entre a Água Crystal e o universo do Cirque du Soleil. O estande contava com áreas temáticas que exploravam elementos como pureza, vitalidade e refrescância, atributos da marca que foram integrados à narrativa do espetáculo. A entrada do espaço era marcada por um túnel iluminado com anéis RGB (LED), representando os sabores da Crystal, criando uma transição encantadora para o público.

“Cirque du Soleil foi um desafio inspirador. Conseguimos criar uma experiência que não só destacou os valores da Água Crystal, mas também se integrou perfeitamente à atmosfera mágica e envolvente do show. É gratificante ver esse trabalho reconhecido entre os vencedores do Prêmio Caio e estamos muito felizes em ganhar esse troféu tão importante para o mercado", destaca Ti Bernardes, Diretor Geral da MAK.

Integração harmoniosa com o Cirque du Soleil

O projeto da MAK teve como principal desafio criar uma ativação de marca que não competisse com a grandiosidade do espetáculo, mas que se complementasse a ele de maneira orgânica.

"Acreditamos que marcas precisam ir além da comunicação convencional e criar conexões genuínas com o público, o estande da Crystal no Cirque du Soleil exemplificou isso ao proporcionar uma experiência emocional e imersiva. Para nós, o mais importante foi integrar a marca à narrativa do show, destacando a pureza da Água Crystal sem desviar o foco da magia do espetáculo", diz Ricardo Leão, CEO da MAK.

O impacto do estande foi amplamente positivo. A ativação atraiu milhares de visitantes e gerou uma repercussão significativa nas redes sociais. O feedback dos espectadores reforçou a percepção da Água Crystal como uma marca alinhada a momentos de bem-estar e experiências únicas. A ação ainda destacou o mote da marca, "Viva Primeiro, Crystal Depois", deixando uma lembrança duradoura entre os participantes.

O Prêmio

Considerado o Oscar da área de eventos, o prêmio foi criado em 1999, com um objetivo central: trazer reconhecimento e valorização para o trabalho de empresas e profissionais que atuam diretamente no mercado de eventos. A edição deste ano celebrou os 25 anos da premiação.

O nome da premiação é uma homenagem a  Caio de Alcântara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.

Significado do Troféu

Uma característica marcante desse prêmio é o seu troféu, que possui o formato de um jacaré, e por isso a premiação é reconhecida como Jacaré de Ouro.

O formato do troféu foi inspirado na frase “Um dia vai dar jacaré”, ouvida por Caio de Alcântara Machado de um amigo. Repetida por Caio sempre que alguém lhe perguntava por que continuar investindo no segmento de Feiras e Eventos, tornou-se sua marca registrada.

Agência MAK

A MAK é uma das principais agências de live marketing do país. Como uma das precursoras do setor, ao longo dos seus mais de 16 anos de existência, atua nos segmentos de ativações, eventos, material de PDV e tailor made, convenções, endomarketing e criação. Entre seus principais clientes estão empresas como Coca-Cola FEMSA, Heineken, Fini, Campari, Alelo, Intelbras e Eurofarma. A MAK entrega soluções disruptivas e criativas, que geram destaque e resultado. Em 2023, foi vencedora em três categorias do Prêmio Caio, o Oscar dos Eventos.

Agência MAK
Imersão C C - Assessoria de Imprensa e PR

BÖLLHOFF CELEBRA 60 ANOS DE INOVAÇÃO E CONEXÕES NO BRASIL

A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, celebra 60 anos de presença no Brasil. Este marco não apenas representa um legado de sucesso, mas o compromisso contínuo da companhia com a inovação em tecnologias de fixação, bem como com a construção de relacionamentos sólidos e de longo prazo com o mercado brasileiro.

“É uma honra celebrar este marco tão importante para a companhia no Brasil, uma história de empreendedorismo familiar que começou com Wilhelm Böllhoff, um verdadeiro visionário”, afirma Flávio Silva, CEO da Böllhoff Brasil. “Nosso foco vai além da entrega de produtos, pois priorizamos a excelência e a qualidade em cada etapa da jornada de nossos clientes e parceiros de negócios, buscando sempre construir relações duradouras”, ressalta.

A inovação sempre fez parte do DNA do Grupo Böllhoff, que, atualmente, já conta com a quarta geração de líderes, cada uma trazendo seu próprio impulso renovador. Desde sua fundação em 1877, na Alemanha, a empresa tem se dedicado a compreender e atender às necessidades de seus clientes, colocando-os no centro de suas estratégias. “Investimos continuamente em soluções que não apenas atendem, mas superam as expectativas dos nossos clientes. Estamos comprometidos com a sustentabilidade, promovendo iniciativas que impactam positivamente tanto o mercado quanto a sociedade, sempre com eficiência e responsabilidade ambiental”, acrescenta Flávio.

O executivo ressalta que, em relação ao legado da companhia no país, a Böllhoff Brasil tem apresentado um crescimento estável ao longo de suas seis décadas de atuação. Ele enfatiza que essa celebração evidencia a importância de uma cultura corporativa sólida, capaz de assegurar resultados sustentáveis a longo prazo. Além disso, o Grupo Böllhoff mantém sua confiança no Brasil, com grandes expectativas em relação às oportunidades futuras.

À medida que a Böllhoff se prepara para os próximos 60 anos, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação, a responsabilidade e a construção de um legado sustentável e humano. “Cada conexão bem-sucedida começa com a ligação entre as pessoas. Valorizamos aqueles que fazem nossa história acontecer; a dedicação e o entusiasmo de nossos colaboradores são a base do nosso sucesso. O que conquistamos até agora é apenas o início, e estamos prontos para os desafios que estão por vir”, celebra o CEO da Böllhoff Brasil, Flávio Silva.

A Böllhoff é uma empresa global com mais de 140 anos de história, especializada em soluções tecnológicas de fixação e montagem. Com operações em diversas regiões do mundo, a empresa se destaca pela sua capacidade de inovar e seu compromisso com a qualidade, sempre focando no desenvolvimento de produtos priorizando as necessidades específicas dos clientes e em cada mercado que atua.

A unidade brasileira da Böllhoff tem comercializado em média mais de 620 milhões de fixadores por ano. Deste volume, a companhia exporta cerca de 30% para países como França, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Índia. Adicionalmente, México, Argentina, Chile e Colômbia na América Latina também estão na lista de países atendidos. Dentre as indústrias que a Böllhoff atende com a produção brasileira estão a automotiva, de construção civil, agrícola, aeroespacial, máquinas e equipamentos.

Compromisso social do Grupo Böllhoff no país

A Böllhoff Brasil também tem orgulho de seu compromisso social no país, por meio de ações sociais promovidas por seu Instituto Böllhoff de Medula, uma associação civil sem fins lucrativos com perspectiva filantrópica corporativa e que considera os valores do Grupo Böllhoff: ser uma “empresa cidadã”, com espírito familiar, humano, apoiando a sociedade com sua responsabilidade social e ecológica.

Semestralmente, o Instituto Böllhoff de Medula realiza campanhas para o cadastramento de potenciais doadores de medula óssea, com o objetivo de aumentar o número de registros no REDOME. “Na nossa campanha mais recente, alcançamos um marco significativo ao registrar 173 potenciais doadores. Estamos empolgados para a próxima edição, para a qual pretendemos convidar mais empresas da nossa região e seus funcionários a se juntarem a essa causa. Esse esforço reflete a missão da nossa companhia: levar esperança aos pacientes que aguardam por doadores compatíveis para o transplante de medula óssea”, diz Flávio Silva.

Os gestores de empresas da região de Jundiaí (SP), que desejam mais informações sobre como participar das próximas campanhas e contribuir para o aumento da base de potenciais doadores de medula no REDOME, podem contatar o Instituto Böllhoff de Medula via e-mail contato@institutobollhoff.com.br ou telefone (11) 2136-2510.

A Böllhoff é um parceiro global para tecnologia de fixação 360°, com soluções de montagem e logística. Como empresa familiar, desde 1877, nos destacamos pelo sucesso a longo prazo através da inovação e proximidade com o cliente. Conhecemos as exigências específicas de nossos clientes de todos os setores e os apoiamos na criação de conexões de sucesso. Em nossa sede em Bielefeld e em nosso grupo global de empresas, cerca de 3.400 colaboradores moldam o futuro da tecnologia de fixação. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

Böllhoff Brasil
Oxy News - Assessoria de Comunicação

SCHNEIDER ELECTRIC ZERA EMISSÕES DE CARBONO DE SUA FÁBRICA EM BLUMENAU ADOTANDO A ELETRICIDADE 4.0

Em um marco para a operação industrial brasileira, a Schneider Electric, líder global em transformação digital da gestão de energia e automação, acaba de conquistar a qualificação de “Zero CO2” para a sua fábrica em Blumenau (SC).

Desde 2021, toda a energia elétrica utilizada no local já é proveniente de fontes 100% renováveis e, em novembro deste ano, a instalação concluiu a transição para processos 100% eletrificados, que inclui fornos, compressores e demais equipamentos industriais, eliminando completamente o uso de combustíveis fósseis, resultado de investimentos recentes em tecnologia. Somado a isso, o foco em eficiência energética permitiu que a fábrica reduzisse em 20% o consumo de energia.

Em operação há meio século, a planta de Blumenau é reconhecida pela companhia como uma smart factory devido ao seu alto grau de digitalização, eficiência operacional e práticas de sustentabilidade. Com foco em inovação e qualidade, é uma referência no setor industrial com a produção de equipamentos de distribuição elétrica de baixa e média tensão, sob demanda, digitais e ecoeficientes, atendendo a diversos mercados eletrointensivos tanto no Brasil quanto na América Latina e em outros países do exterior. A Unidade também sedia um centro de engenharia e de integração de subestações modulares voltado ao mercado sul-americano.

“Nossa meta inicial era alcançar esse marco até 2029, mas conseguimos atingir com bastante antecedência. Para nós, essa transformação que realizamos e essa conquista demonstram o nosso compromisso contínuo com o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável”, afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil.

A estrutura de Blumenau está equipada com tecnologias digitais e de sustentabilidade integradas, impulsionadas pela plataforma EcoStruxure®, da Schneider Electric, que conecta dispositivos e sistemas em toda a empresa e permite a coleta e a análise de dados.

Eletrificação abrangente

A eletrificação na planta foi abrangente: até os veículos de movimentação interna são movidos sem combustíveis fósseis e foram implementadas estações de carregamento para veículos elétricos, beneficiando tanto as operações quanto os visitantes.

Para fortalecer a eficiência energética e garantir atividades ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental, a fábrica utiliza a plataforma EcoStruxure Asset Advisor, da Schneider Electric, para monitorar o desempenho e a confiabilidade das subestações elétricas, integrada ao software Power Monitoring Expert, que gerencia detalhadamente o consumo de água e energia da instalação, proporcionando um controle otimizado e insights para eficiência energética contínua.

“O plano de transição para processos eletrificados, que combinou os nossos investimentos em novos ativos, atualização de ativos antigos e soluções digitais, trouxe ganhos significativos em produtividade, eficiência operacional e energética”, diz Rossi. “Chamamos isso de Eletricidade 4.0, que representa a convergência do elétrico e do digital em escala para mais eficiência e descarbonização, resultando em uma energia mais inteligente e verde, portanto mais sustentável”, completa.

Com cerca de 2,2 mil colaboradores, a Schneider Electric no Brasil conta com três fábricas, um escritório administrativo e dois centros de distribuição. A companhia opera com mais de 10 mil pontos de venda e completa 77 anos de presença no país em 2024, consolidando sua trajetória como líder em inovação e sustentabilidade no setor de energia e automação.

Schneider Electric Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos. Clique aqui e visite o site.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

BRASIL: QUASE 90% DA ELETRICIDADE É PROVENIENTE DE FONTES RENOVÁVEIS.

Foto: iStock | Divulgação Sherlock Communications.

A transição energética global foi um dos principais temas da cúpula do G20 deste ano, que se comprometeu a triplicar a oferta de fontes de energia renováveis até 2030. Ao que tudo indica, o Brasil deve se consolidar como protagonista na descarbonização global, visto que o cenário energético na região é avançado e diverso, com quase 90% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis, de acordo com o estudo “Energia Verde na América Latina”.

Conduzido pela Broadminded, centro de pesquisa da multipremiada agência de comunicação Sherlock Communications, o relatório destaca o grande potencial do Brasil e da América Latina para liderar essa transição, reunindo dados e perspectivas de especialistas multidisciplinares sobre o avanço da energia verde nas regiões.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), 60% da eletricidade da América Latina é gerada a partir de energia renovável, posicionando-a como uma das redes elétricas mais limpas do mundo.  Embora a maioria dos países ainda dependa de uma matriz energética predominantemente hidrelétrica, a diversificação para fontes eólicas e solares tem avançado, com Chile, México e Brasil liderando o caminho. Tendo o Brasil projetado para representar 58% da nova capacidade de energia renovável da América Latina até 2030.

Geração de energia cresce no Brasil carregada pelas fontes eólica e solar

Dados da Ember mostram que, nos últimos quatro anos, a produção de eletricidade no Brasil cresceu em 11%, atingindo a marca de 698.511 GWh em 2023. E os principais responsáveis por esse crescimento foram as fontes renováveis de energia, especialmente a eólica e a solar.

Ainda de acordo com os dados da Ember, a capacidade instalada de energia eólica brasileira aumentou em 67% e se firmou como a segunda matriz mais importante do país, atrás apenas da hidrelétrica. No entanto, foi a energia solar que mais cresceu no país durante o período, tendo um aumento de 371%, impulsionado por investimentos em projetos localizados na região Nordeste, onde as condições são favoráveis para esse tipo de geração.

Além disso, a aprovação de legislações, como a Lei do Hidrogênio, que liberou R$18,3 bilhões para o desenvolvimento do hidrogênio verde, impulsionou a produção de energia limpa no Brasil. Esse combustível, produzido a partir de fontes renováveis, aparece hoje como a principal alternativa de substituição dos combustíveis fósseis.

“O hidrogênio verde dependerá fortemente da energia eólica e de outras fontes renováveis”, diz Elbia Gannoum, CEO da ABEEólica, que enxerga o hidrogênio como um elemento crucial na futura estratégia energética do país e na descarbonização das indústrias.

Infraestrutura e financiamento são os principais desafios

“Embora a América Latina seja líder global em energias renováveis, existem vários desafios. Superar esses obstáculos é crucial para que esta região mantenha e expanda seu papel de liderança em nossa transição para um modelo de energia mais sustentável e resiliente”, disse Patrick O’Neill, sócio-gerente da Sherlock Communications.

Os especialistas apontam que ainda há desafios estruturais importantes a serem enfrentados para que a América Latina consolide sua posição nos próximos anos. O principal desafio, comum à maioria dos países latino-americanos, envolve definir estratégias de financiamento para projetos de infraestrutura essenciais para transmissão e armazenamento de energia.

No Brasil, apesar do grande potencial, a consistência das políticas é um ponto crucial, pois novas leis nem sempre resultam em soluções ideais. Programas como o PAC e o financiamento do BNDES, por exemplo, são cruciais, mas exigem continuidade para manter a competitividade.

> Clique aqui para acessar e baixar o relatório completo Energia Verde na América Latina.

Outras informações da América Latina

Argentina

- Pretende obter 20% de sua eletricidade de fontes renováveis não hidrelétricas até 2025 e 47% até 2030.

- O governo planeja investir US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 16,5 bilhões em 2026 em projetos de energia limpa, além de tentar melhorar o clima de negócios no país para atrair investimentos.

Chile

- A rede elétrica do Chile é a segunda mais limpa da América Latina, depois do Brasil, e deve contribuir com 14% da capacidade renovável da região até 2030, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

- O deserto do Atacama, no Chile, com alguns dos maiores níveis de radiação solar do mundo, tornou o país um centro de energia solar.

Colômbia

- Ainda fortemente dependente de energia hidrelétrica, que responde por 64% de sua geração de eletricidade, e outras fontes não renováveis, a Colômbia não tem uma estratégia clara para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050.

- O país está buscando apoio internacional para sua transição energética, incluindo um plano de investimento de US$ 40 bilhões para reduzir sua dependência de petróleo e gás, com US$ 14,5 bilhões dedicados à expansão de energia renovável, anunciado durante a Semana do Clima de Nova York em setembro de 2024.

México

- Espera-se que o México adicione 10% da nova capacidade renovável da América Latina até 2030, a terceira maior taxa de crescimento, atrás apenas do Brasil e do Chile, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

- A eleição de Claudia Sheinbaum, uma cientista climática, como presidente do México gerou um otimismo cauteloso entre os analistas, que esperam que ela reverta as políticas pró-combustíveis fósseis de seu antecessor.

Peru

- Comparado com seus vizinhos, o mercado de energia verde do Peru é pequeno. E uma parcela substancial da população (10-15%) ainda não tem acesso à eletricidade.

- A matriz energética do Peru continua dominada pela energia hidrelétrica, que responde por 50% da geração de el-etricidade. Mas o setor de energia renovável está crescendo: a Kallpa Generación, uma das principais produtoras de energia do país, adicionou recentemente o parque eólico Tanaka de 403 MW ao seu portfólio, sinalizando progresso no setor.

Sherlock Communications

A Sherlock Communications (www.sherlockcomms.com) é uma agência de comunicação e marketing digital premiada na América Latina. Com sede em São Paulo, a empresa também está presente em Lima, Bogotá, Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, San José, Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e Rio de Janeiro. Com uma equipe multidisciplinar e totalmente bilíngue, nossa missão é ajudar as empresas a preencher a lacuna comercial e cultural entre a América Latina e os mercados estrangeiros. Este relatório foi criado pela Broadminded, equipe interna de pesquisa de mercado da Sherlock Communications.

A agência foi nomeada Melhor Agência Internacional 2024 e Melhor Agência LATAM 2024 pelo PRWeek Global Awards pela segunda vez. A Sherlock Communications não só ganhou, mas também foi altamente recomendada para mais de 60 prêmios globais nos últimos dois anos, e foi nomeada a segunda agência mais criativa do mundo e a mais criativa da América Latina pelo The Holmes Report Creativity Index.

Sherlock Communications    

GOLGI AMPLIA PORTFÓLIO NA REGIÃO DO ABCDM E ULTRAPASSA UM MILHÃO DE METROS QUADRADOS EM OPERAÇÃO NO BRASIL

Com o desenvolvimento do Golgi Mauá II, a Golgi reforça seu compromisso de investir para o desenvolvimento do setor logístico no Brasil

A Golgi, desenvolvedora e proprietária de condomínios logísticos de alto padrão, anuncia a entrega do Golgi Mauá II, seu segundo empreendimento logístico na cidade de Mauá, em São Paulo, às margens do Rodoanel Mário Covas. Com este empreendimento, a Golgi ultrapassa um milhão de metros quadrados em operação no Brasil, dos quais 348 deles apenas no estado de São Paulo, reforçando seu compromisso em apoiar o desenvolvimento do setor logístico nas principais regiões do país.

A cada novo empreendimento desenvolvido, a Golgi promove também o crescimento da economia local, com a geração de milhares de novos empregos diretos e indiretos, tanto na etapa de construção quanto ao longo da operação do empreendimento.

Em todos os empreendimentos desenvolvidos e operados pela Golgi, são adotadas práticas sustentáveis que geram economia no consumo de energia e de água, redução do descarte de resíduos e melhoram a experiência e o bem estar das pessoas. Como resultado desse investimento, a Golgi possui atualmente a maior quantidade de metros quadrados certificados pelo LEED, Fitwel e EDGE no Brasil.

Dentre os diferenciais dos condomínios logísticos desenvolvidos pela Golgi, destacam-se o backup de energia para 100% das áreas comuns e privativas, o maior conforto térmico interno, a elevada proporção de docas e de vagas de estacionamento por metro quadrado de área locável e a maior eficiência de armazenagem, ao se comparar com outros empreendimentos do mercado.

O Golgi Mauá II, com 116 mil metros quadrados de área locável, divididos em módulos a partir de 5 mil metros quadrados, acaba de ser entregue com Certificação LEED C+S GOLD, pé direito de 12 metros, carga de piso de até 6 ton/m², docas tipo front-end com niveladoras e uma completa infraestrutura com restaurante, vestiários, sala de treinamento e sistema de controle de acesso e CFTV.

Golgi

Criada em 2012, a Golgi apoia o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, desenvolvendo e operando condomínios logísticos de alto padrão nos principais corredores de escoamento dos grandes centros urbanos. Para isso, tem como proposta a construção de um portfólio de ativos de qualidade, localizados nas principais regiões do país.

A Golgi se destaca pelo olhar humanizado para seus usuários e seu entorno e, além da preocupação com o bem-estar de clientes e colaboradores, a Golgi adota práticas de construção e operação sustentáveis em todos seus empreendimentos. Atualmente, a Golgi possui mais de 50 clientes nacionais e globais em seus quase 40 galpões logísticos que, juntos, somam mais de 1 milhão de m² de área locável potencial, em diferentes fases de desenvolvimento, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Golgi
Beet Comunicação e PR

TÜV RHEINLAND FAZ PARCERIA COM SENAI CEARÁ COM FOCO EM HIDROGÊNIO VERDE

A TÜV Rheinland Academy, braço de treinamento técnico e profissional da TÜV Rheinland, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará assinaram um contrato de cooperação para desenvolver um programa de treinamento técnico de segurança e saúde ocupacional na gestão e manuseio de hidrogênio verde (GH2), em áreas portuárias brasileiras.

O projeto, intitulado “Aprimoramento e Garantia dos Padrões de Segurança do Hub de Hidrogênio Verde do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, vai capacitar profissionais portuários e funcionários das empresas do Hub do Pecém, que atuam na armazenagem e movimentação (carregamento, descarregamento, tancagem) de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados.

Porto do Pecém, Ceará. Foto Divulgação Ascom Complexo do Pecém

Com duração de 18 meses, a parceria faz parte da iniciativa global do governo alemão, o International Hydrogen Ramp-Up Program (H2-Uppp), que visa acelerar a economia do hidrogênio verde (H2V) em países emergentes e é apoiada pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha. O acordo também conta com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência federal alemã de cooperação técnica ativa na promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

“No Ceará, estamos diante de um cenário muito promissor com o desenvolvimento de um HUB de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém, viabilizado pela colaboração do setor produtivo, representado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), academia e Governo do Estado. Segundo estudo recente publicado pelo MIT, serão criados 80 mil empregos. Para atender a essa demanda, o SENAI Ceará, em parceria com a GIZ e apoiado pelo Governo Alemão, estabeleceu um laboratório de hidrogênio que demonstra toda a cadeia de valor. Agora, com grande satisfação, aprovamos este novo projeto no edital H2Uppp e, juntamente com a TÜV Rheinland e a GIZ, desenvolveremos este curso pioneiro em operações portuárias com expertise em manuseio de amônia, hidrogênio e LOHC”, afirma Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará.

Futuro da transição energética

O ponto de partida do projeto será o Porto do Pecém, no Ceará – onde a empresa vai realizar o primeiro treinamento para trabalhadores em portos e empresas envolvidas na cadeia de valor GH2 e Power-to-X (PtX), em operações seguras baseadas em normas e padrões nacionais e internacionais de saúde e segurança ocupacional.

“A cooperação com o SENAI Ceará e a GIZ para treinamento de segurança na área de hidrogênio é um passo significativo para promover a transição energética global. Esta iniciativa nos portos brasileiros não só fortalecerá a economia local, mas também estabelecerá uma referência para as melhores práticas internacionais no manuseio seguro do hidrogênio verde”, afirma Kurt Pichler, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da TÜV Rheinland.

O treinamento vai unir módulos online com sessões práticas presenciais, provavelmente realizadas nas instalações do SENAI Ceará. A TÜV Rheinland será responsável por conduzir a análise de lacunas do Green Hydrogen Hub, desenvolver o conteúdo do treinamento e treinar os profissionais que, então, ministrarão esses treinamentos aos funcionários do Hub.

Esta colaboração com as principais instituições governamentais alemãs destaca o papel da TÜV Rheinland como líder global em serviços de inspeção e certificação técnica, especializada em inovação industrial e treinamento vocacional, particularmente em OHS (saúde e segurança ocupacional).

A TÜV Rheinland é sinônimo de segurança e qualidade em praticamente todas as áreas dos negócios e da vida. A empresa opera há mais de 150 anos e está entre os principais fornecedores de serviços de testes, inspeções e certificações do mundo. Possui mais de 22 mil funcionários em mais de 50 países e tem um faturamento anual de mais de 2,4 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas técnicos e produtos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas em diversas profissões e certificam sistemas de gestão de acordo com padrões internacionais. Ao fazer isso de forma independente, promovem a confiança nos produtos e processos em cadeias globais de valor agregado e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global das Nações Unidas para promover a sustentabilidade e combater a corrupção. Clique aqui e visite o site.

TÜV Rheinland
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

NBA E WSL REAPROVEITAM REDES DESCARTADAS DE PESCA EM QUADRAS DE BASQUETE NO BRASIL

Iniciativa "Nets for Change" vai remover redes abandonadas no oceano e as reutilizar para compor cestas de basquete em quadras comunitárias de São Paulo

A National Basketball Association (NBA) e a World Surf League (WSL) anunciaram, nesta terça-feira, 10 de dezembro, o lançamento do “Nets for Change”, uma iniciativa visionária no Brasil que tem o propósito de reaproveitar redes de pesca subaquáticas para uso em quadras de basquete em São Paulo. As redes de pesca descartadas, que representam uma ameaça aos ecossistemas marinhos, estão sendo reutilizadas para compor as cestas, elemento fundamental do jogo, nos ambientes que carecem dessa estrutura.

O “Nets for Change” é um programa lançado pela NBA em fevereiro de 2024, na Índia, que tem como foco apoiar comunidades locais e promover a participação no esporte, mitigando a ameaça ambiental representada por redes de pesca abandonadas e promovendo oceanos mais limpos. O vídeo da campanha destaca a extensão dos danos ecológicos causados por redes de pesca descartadas e como esta iniciativa ajuda a combatê-los. 

Este projeto que tem a WSL como parceira apoia os esforços globais da NBA para minimizar impactos ambientais por meio do NBA Green, seu programa de sustentabilidade de 16 anos.

“Essa parceria com a NBA traz para a gente a oportunidade de diminuir a presença das maiores vilãs dos oceanos, que são as redes marinhas abandonadas, as ‘redes fantasmas’. A ideia surgiu por meio dos nossos esforços, junto com ONG’s e comunidades de pescadores, para resgatar esse material e transformá-los em redes para as cestas de basquete”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, que complementa: “Cuidar dos oceanos é algo que está no DNA da WSL”.

“Esta colaboração com a WSL reforça o compromisso da NBA com a conservação ambiental e o empoderamento da comunidade”, disse o Diretor-geral da NBA Latam e Canadá, Arnon de Mello. “A Nets for Change não só ajudará a limpar o litoral brasileiro, mas também a revitalizar as quadras de basquete da comunidade local e fornecer maior acesso ao jogo”.

Arnon de Mello e Ivan Martinho celebram iniciativa da NBA e WSL

O estudo Maré Fantasma, conduzido pela Organização Proteção Animal Mundial, estimou que cerca de 65 mil animais marinhos podem ter sido impactados por dia, sendo mortos, mutilados, feridos ou aprisionados.

Segundo a WSL, desde maio de 2024, aproximadamente uma tonelada de redes de pesca abandonadas foram coletadas ao longo da costa brasileira. Elas serão reaproveitadas em quadras de basquete em São Paulo, como parte do ‘Nets for Change’, incluindo a quadra da NBA Station no Parque Villa-Lobos, a quadra reformada do Cleveland Cavaliers no Beco do Nego e quadras comunitárias em Ferraz de Vasconcelos e Valinhos. O programa também inclui um plano para substituir essas redes recicladas, quando necessário.

WSL

A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, clique aqui e visite o site visite o site.

A WSL promove diversas iniciativas sustentáveis em todo o mundo. Em 2023, milhares de voluntários participaram do WSL One Ocean, uma iniciativa global que restaurou mais de 45 mil hectares de terra e 100 mil recifes de coral. Este esforço incluiu a proteção dos ecossistemas de surfe no Havaí, na Austrália e no Brasil, bem como projetos de reflorestamento no Uruguai. No Brasil, as ações de sustentabilidade acontecem nos eventos do Circuito Banco do Brasil de Surfe, no Challenger Series e na elite com Championship Tour (CT), que recebe os melhores surfistas do mundo em Saquarema, Rio de Janeiro.

NBA

A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Construída em torno de cinco ligas esportivas profissionais: NBA, WNBA, NBA G League, NBA 2K League e Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma grande presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas e produtos à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentaram um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem NBA TV, NBA.com, NBA App e NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores globalmente em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, faz parcerias com renomadas organizações comunitárias ao redor do mundo para abordar questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.

* Fotos e Vídeo: WSL | Divulgação

Press FC

SIKA BRASIL INAUGURA NOVO LABORATÓRIO EM OSASCO (SP)

Focado em tecnologia, inovação e sustentabilidade, o novo centro de desenvolvimento é dedicado à criação de soluções específicas para o mercado da construção civil

O laboratório emprega 11 colaboradores e é liderado por Simone Sampei, Chefe de R&D/QC Construção e Automotivo da Sika Brasil.

A Sika Brasil, líder mundial no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção, anuncia a inauguração do seu novo laboratório, em Osasco, São Paulo. O espaço tecnológico foi concebido para atender às demandas do mercado brasileiro, promovendo inovação e soluções sustentáveis para os setores de construção civil e industrial.

O laboratório, um marco estratégico no investimento da Sika no Brasil, foi projetado para integrar diversas tecnologias em um único local, ampliando a capacidade técnica da empresa e otimizando o desenvolvimento de produtos de alta performance. A instalação reflete o compromisso da Sika em apoiar o crescimento dos negócios no setor, com foco em aplicações como sistemas de fachada, pisos, argamassas de engenharia, impermeabilização e inovações em concreto.

O novo centro de desenvolvimento representa não apenas um ambiente de trabalho mais avançado, mas também um local de aprendizado contínuo. O laboratório emprega 11 colaboradores e é liderado por Simone Sampei, Chefe de R&D/QC Construção e Automotivo da Sika Brasil. “Ao colaborar com as entidades da Sika em todo o mundo, estamos criando oportunidades para o crescimento de muitos talentos. O laboratório serve como uma base crítica para inovações futuras, permitindo-nos oferecer soluções excepcionais aos nossos clientes”, afirma.

As principais iniciativas do laboratório incluem a formatação de um programa que inclui a integração das equipes de P&D em sistemas de construção e adesivos por meio de reuniões trimestrais; processos unificadores por meio da padronização da metodologia 6S em todos os laboratórios, agilizando e otimizando as operações, além da adoção de novas ferramentas, com expansão do uso de sistemas avançados, como New PCP, Nuage e Scouts, para aumentar a eficiência e os resultados da pesquisa.

O investimento no Brasil também demonstra a crescente importância do mercado brasileiro para a Sika. Patricia Heidtman, Diretora de Inovação e Sustentabilidade e membro da Gerência do Grupo Sika, afirma que o laboratório simboliza a dedicação da Sika em estabelecer novos padrões em pesquisa e desenvolvimento, alinhando inovação e colaboração. “É um lugar onde a inovação encontra a colaboração, nascem ideias inovadoras e as carreiras florescem. Com este laboratório e as mentes talentosas que ele apoia, continuaremos a ultrapassar limites, criar novas oportunidades e liderar o caminho na inovação da construção."

Romeu Martinelli, Gerente Geral da Sika Brasil, afirma que o laboratório de construção em Osasco representa a abordagem inovadora da Sika para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. “Ao posicionar a América Latina como um hub de desenvolvimento e produção de soluções sob medida para a região, fortalecemos nossa capacidade de atender às demandas do mercado e manter nossa liderança no setor.”

O novo laboratório da Sika Brasil não apenas promove avanços tecnológicos, mas também reforça o compromisso da empresa em fornecer soluções sustentáveis e de alta performance que atendem aos mais rigorosos padrões e certificações. É uma iniciativa que consolida o papel da Sika como referência no setor, garantindo eficiência, segurança e inovação para a construção civil e industrial no Brasil.

Pablo Fabián Rodriguez, Chefe de P&D/QC Construção e Automotivo, revela que o laboratório estabelece uma base sólida para o futuro. “Com o momento certo e uma ótima equipe, estamos reunindo conhecimentos e abrindo grandes oportunidades de crescimento. Ao integrar o conhecimento especializado em todas as regiões, estamos abrindo caminho para avanços inovadores na construção.”

A Sika é especializada em produtos químicos, líder no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção, como argamassas e rejuntes, e na indústria automobilística. Possui filiais em 103 países e mais de 400 plantas no mundo. Com mais de 33.000 colaboradores, gerou vendas anuais de CHF 10,49 bilhões em 2022. No Brasil, a companhia também é detentora das marcas Baucryl®, BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Quartzobrás® e Qualimassa®, oferecendo a solução completa para a obra, do alicerce ao acabamento.

Sika
Comunic Comunicação Estratégica

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

KLABIN E ISI ELETROQUÍMICA AVANÇAM EM PROJETO INOVADOR PARA BATERIAS DE ÍONS-LÍTIO

Parceria transforma lignina Kraft em hard carbon, criando alternativas sustentáveis para baterias de íons-lítio


A Klabin, em parceria com o Instituto Senai de Inovação (ISI) Eletroquímica, dá continuidade ao ambicioso projeto de desenvolvimento de hard carbon (HC) a partir de lignina Kraft, um subproduto do processamento de celulose. A segunda fase do trabalho busca consolidar o material como uma alternativa competitiva ao grafite sintético para ânodos de baterias de íons-lítio (LIB), abrindo caminho para soluções mais acessíveis e sustentáveis no mercado de armazenamento de energia.

De acordo com a pesquisadora do ISI Eletroquímica, Francisca Elenice de Oliveira, desde o início, o foco do projeto esteve na modificação da lignina para otimizar sua aplicação como ânodo. “As otimizações têm abordado o controle de área superficial, a distribuição de poros e a pureza do hard carbon. Esses fatores são essenciais para aumentar a capacidade de armazenamento de íons e a eficiência das taxas de carga e descarga das baterias. Na nova fase, a expectativa é escalar a produção do material e aprimorá-lo ainda mais, para que possa competir em desempenho com os produtos comerciais já estabelecidos no mercado”, explica.

Avanços significativos

Superar os desafios técnicos inerentes ao processamento de lignina tem sido um marco do projeto. A lignina Kraft, amorfa e estruturalmente irregular, tem sido transformada por meio de processos de pirólise, que alteram sua morfologia e estrutura cristalina. Os avanços alcançados até agora incluem melhorias significativas nas propriedades eletroquímicas do material. O próximo passo será testar o hard carbon em protótipos de baterias cilíndricas, demonstrando sua viabilidade em escala industrial.

A infraestrutura do ISI Eletroquímica, incluindo a Planta Piloto de Baterias e Supercapacitores, é um elemento imprescindível nesse processo. Com equipamentos de ponta para a síntese e aplicação de materiais, o instituto tem viabilizado o desenvolvimento completo da cadeia de produção, desde as células moeda até baterias cilíndricas. Esse avanço tecnológico não só eleva a maturidade do projeto, mas também amplia o potencial de mercado da solução.

Com o crescente interesse por alternativas ao grafite sintético, cuja produção global é dominada pela China, o hard carbon a partir da lignina Kraft surge como uma opção estratégica para reduzir custos e fortalecer a cadeia de suprimentos nacional e internacional de baterias.

Sistema Fiep
Federação das Indústrias do Estado do Paraná

MARIO LUCAS IEGGLI É O NOVO PRESIDENTE DA ABE

Eleito por unanimidade em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (9), no Restaurante Di Paolo, em Bento Gonçalves, Mario Lucas Ieggli é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) para o biênio 2025-2026. O enólogo, juntamente com sua diretoria, assume a entidade no dia 1º de janeiro.

Ricardo Morari, que esteve a frente da Associação nos anos de 2023 e 2024, chega ao final de seu mandato com a certeza do dever cumprido. “Foram dois anos bastante desafiadores, com algumas condições adversas, principalmente este ano diante do desastre climático no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, acredito ter sido muito positivo, especialmente na realização dos eventos próprios, que alcançaram pleno sucesso”, comemora.

Morari destaca, ainda, o recorde alcançado no número de amostras tanto no Concurso do Espumante Brasileiro, quanto do Brazil Wine Challenge. “Quanto a Avaliação Nacional de Vinhos, foram duas edições em que implantamos mudanças no regulamento e no próprio formato do evento, ações que tiveram feed back positivo. Evoluímos em temas profissionais, como a realização de eventos técnicos como degustações temáticas, palestras, além da retomada da viagem internacional. E fizemos isso tudo para trazer conhecimento e oportunizar informação e atualização aos associados. Foi bastante trabalho, mas tudo valeu a pena”.

O empenho da diretoria para atingir estes resultados também foi evidenciado pelo presidente, assim como o destaque que a ABE vem tendo junto a empresas que vêm manifestando, cada vez mais, interesse em patrocinar e apoiar a entidade em seus projetos, unidos na promoção e divulgação do vinho brasileiro. Por fim, Morari ressalta a evolução e concretização da Associação dos Enólogos da América.

Ieggli assume com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos que a ABE vem realizando nos últimos anos. “Além de manter o alto nível dos eventos e da instituição, também buscaremos inovar sempre, acompanhando o mundo do vinho, representando e fortalecendo a atividade do enólogo”, garante.

Mario Lucas Ieggli tem formação no Curso Superior em Enologia e Viticultura pelo IFRS. Enólogo sócio-diretor da Bodega Czarnobay desde 2020, também é enólogo responsável de diversas vinícolas brasileiras, entre elas: Quinta do Campo Alegre e Quinta da Matriculada, de Minas Gerais, e Inconfidência, Tassinari e Família Eloy, do Rio de Janeiro. Também é o enólogo responsável da Associação dos Viticultores e Olivicultores do Vale do Jequitinhonha. Junto a ABE, acumula experiências em concursos nacionais e internacionais com participações como degustador e presidente de mesa na Argentina, Brasil, Chile, Itália e Portugal.

Diretoria Gestão 2025-2026
Presidente: Mário Lucas Ieggli
Vice-Presidente: Michel Zignani
1º Tesoureiro: Dario Crespi
2º Tesoureiro: Christian Bernardi
1ª Secretária: Paula Guerra Schenato
2º Secretário: Gilson Berselli
Diretor Social: Cristhian Ferrari Ambrosi
Diretor De Eventos: André Peres Jr.
Diretor De Eventos: Moises Brandelli
Diretor De Degustação: Valter Joel Ferrari
Diretor De Degustação: Daniel De Siqueira Ferreira
Diretora Cultural: Vanessa Stefani
Diretora Técnica em Viticultura: Fernanda Spinelli
Diretor Técnico em Viticultura: Bruno Motter
Diretor Técnico em Enologia: Ricardo Morari
Diretor Técnico em Enologia: Vagner De Vargas Marchi

ABE - Associação Brasileira de Enologia
Conceitocom Brasil

SUMITOMO RUBBER DO BRASIL CONQUISTA O SELO CLIMA PARANÁ

A Sumitomo Rubber do Brasil, uma das principais fabricantes de pneus do país e que detém as marcas Dunlop e Falken, foi reconhecida com o Selo Clima Paraná, um renomado certificado de sustentabilidade do estado. A premiação, concedida pelo Cadastro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, aponta empresas que, de forma voluntária, adotam práticas que afetam a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promovem ações para combater as mudanças climáticas.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 4 de dezembro, e o selo, com validade de 12 meses, reafirma o compromisso da Dunlop com a sustentabilidade em seus pilares ambientais, sociais e de governança (ESG).

Rafael Dymitr Jacyszyn, Analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Kassielle Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil, representaram a empresa na cerimônia de premiação.

Desde sua criação, em 2015, o Selo Clima Paraná já concedeu o reconhecimento a 495 organizações, apoiando iniciativas como o uso de fontes renováveis de energia, adoção de medidas compensatórias para redução de GEE, e implementação de programas de compliance e desenvolvimento de novas tecnologias.

Responsável por diversas ações de responsabilidade ambiental e social na região de Fazenda Rio Grande, a Sumitomo Rubber do Brasil foi reconhecida por programas e ações importantes ao longo de todo o ano. Além disso, a empresa possui diversos certificados como ISO 14.001, 45.001, 50.001 e IATF que garantem as boas práticas nas instalações e foram fundamentais para a conquista do Prêmio.

Entre as iniciativas implantadas na fábrica que contribuíram para a redução da emissão de CO2 e foram fundamentais para ajudar a SRB na busca por melhores resultados, destacam-se a melhoria no reaproveitamento de vapor no processo de Vulcanização, que resulta em uma redução de 82 toneladas de CO2 por ano, e também a melhoria no isolamento térmico das vulcanizadoras, com a aplicação de mantas no corpo do equipamento, reduz 5,6 toneladas de CO2 por equipamento anualmente.

"Receber o Selo Clima Paraná é motivo de grande orgulho para nós. Essa conquista reflete o comprometimento de toda a empresa em buscar soluções inovadoras que contribuam para um futuro mais sustentável. É gratificante ver nossos esforços sendo reconhecidos e, ao mesmo tempo, saber que estamos contribuindo diretamente para o combate às mudanças climáticas", afirma Kassielle Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil.

A Sumitomo Rubber do Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e continua avançando em iniciativas que promovam práticas mais conscientes, reafirmando seu papel como referência no setor automotivo e na gestão ambiental. Clique aqui e saiba mais.

Sumitomo Rubber do Brasil
LVBA Comunicação

sábado, 7 de dezembro de 2024

RANDS APOIA PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES

Neste sábado, 7 de dezembro, ocorre, com apoio da Rands, o lançamento da coleção infantojuvenil ‘Pé-de-meia: economia que se aprende criando’, da escritora Vivi Costa, juntamente com os ilustradores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Composta por três volumes, a obra promove educação financeira para pré-adolescentes, de 11 a 14 anos, e tem patrocínio da Rands, plataforma de serviços e soluções financeiras que faz parte da Randoncorp, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

A narrativa de ‘Pé-de-meia’ combina descobertas e aventuras dos personagens, orienta sobre o que é necessidade e o que é vontade no trato com o dinheiro e ajuda a refletir sobre valores além das cifras financeiras. Fundamenta-se, essencialmente, no entendimento de como funciona o mundo que os adultos criaram para organizar as finanças, ter orçamento e viver em sociedade, deixando claro que nem só de matemática se faz a educação financeira. As ilustrações interagem com o leitor e complementam as histórias de maneira divertida.

“Educação financeira é uma necessidade, precisa fazer parte da rotina das pessoas desde cedo. Apoiar ideias como o projeto Pé-de-meia é uma forma de contribuirmos positivamente nas comunidades em que estamos inseridos, um dos valores da Randoncorp e da Rands”, destaca Daniel M. Ely, COO da Rands.

O lançamento da coleção será no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312 – Panazzolo), às 16h, com sessão de autógrafos e atividades musicais com Gio&Doug, que também assinam as ilustrações, acústico com Cibele Tedesco e bate-papo com mediação da jornalista Adriana Antunes.

Projeto Pé-de-meia

O projeto “Pé-de-meia: economia que se aprende criando” combina produção artística com educação financeira através do lançamento de livros e oficinas de criatividade dirigidas a professores, educadores e alunos. No início do ano letivo de 2025 serão distribuídas 600 coleções, que totalizam cerca de 1,8 mil livros, entre alunos, professoras e bibliotecas das escolas e entidades de Caxias do Sul (RS) beneficiadas pelo projeto. Após trabalharem os conceitos sobre a educação financeira, os estudantes participam de oficinas de música e ilustração.

As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual que ficará disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto: @pedemeia.projeto | clique aqui e visite o site (www.livroaovivo.com.br/pedemeia).

Acessibilidade: os livros possuem QRcode que direciona para as versões com audiodescrição. Também terá versões em Braile, destinadas para instituições como o Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (INAV) e à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV). O projeto contará com intérprete de libras em todas as oficinas em que este recurso seja necessário para a acessibilidade comunicacional e os vídeos das apresentações terão uma introdução audiodescrita e legendas.

Sobre a autora: Vivi Costa é especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ). Atuou como professora alfabetizadora da rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.

Coleção Pé-de-meia – sinopse: Léo e Lana são irmãos gêmeos que, com a chegada à adolescência, percebem que precisam de dinheiro para quase tudo. Determinados a desvendar como funciona o mundo que os adultos inventaram, principalmente no que diz respeito ao dinheiro, passam a investigar como as pessoas conseguem ter dinheiro e como definem onde usar o dinheiro.

Através de uma linguagem lúdica, os leitores são conduzidos por histórias que provocam descobertas, estimulam a criatividade e a imaginação. Com os personagens Léo e Lana vão aprender divertidamente sobre a história do dinheiro, conceitos do mundo financeiro e estratégias saudáveis para usar o dinheiro, planejar e realizar vontades e sonhos.

O projeto gráfico também foi pensado para atrair o interesse dos leitores para a obra. Tem como inspiração estética obras já consagradas com o público infanto-juvenil, como a Revista Recreio, a coleção “Diário de um Banana” e a produção portuguesa “O Estranhão”. As ilustrações e a identidade visual dos livros e do projeto são assinadas por Gio&Doug, formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores.

Rands
ANK Reputation