domingo, 16 de novembro de 2025

ANDAM QUERENDO SABER DEMAIS O QUE A GENTE PENSA. Por Marli Gonçalves*

Pior. Toda hora. Querem saber o que gente pensa, acha, vai votar daqui há um ano, comprou, avaliou. Virou praga. Por todos os cantos, pesquisas, e-mails, mensagens via whatsapp, estrelinhas, de 1 a 5, no telefone pressão para que a gente dê nota para o coitado do atendimento que nos suplica que esperemos o final da ligação, de 1 a 10, do péssimo, claro, ao maravilhoso.

Eu fico imaginando que o atendente com quem fiquei horas brava tentando resolver alguma pendenga, em geral com uma operadora, banco, empresa de serviços ou concessionária, ao final da ligação ficará lá de tocaia esperando minha nota. Como sou boazinha e não quero ser a bruxa responsável pela demissão de alguém, vou para o 9 e para o 10. Também muitos deixam um espaço pedindo que seja explicitado porque é que deu a tal nota. Adoraria que perguntassem, sei lá, sobre a qualidade da audição – em geral pouco se escuta, ou muito baixo, ou com barulho de central de telemarketing de algum lugar distante no país – isso, claro, quando se consegue falar com gente de carne e osso e o nome da pessoa que nos atende precisa ser repetido, muitos até por serem bem incomuns, alguns regionais, com sotaques que adoro decifrar e perguntar se acertei de onde. Tem de ligar com papel e lápis ao lado para anotar. Fora os quilométricos números dos protocolos inúteis. Alguém aí já os usou para reivindicar a conversa gravada? Funciona?

Outro inferno: se é robô, uso de Inteligência Artificial, por escrito parece que falamos outra língua, por mais claro seja o que queiramos saber, e em poucas palavras. Já li muito “Infelizmente, não captei o que deseja”, “Lamento, mas não compreendi”, insistindo que escolhamos entre as opções, deles, que repetem, repetem, até que desistamos. Sobra ao final: “Seu atendimento foi finalizado por falta de interação. Inicie um novo atendimento”.

Ah, também tem essa: quando pedem que a gente responda a alguma pesquisa como clientes dizem que é rapidinho, “leva menos de dois minutinhos…” Isso acontece, por exemplo, em uma loja de produtos para pets, como agora teimam em chamar nossos bichinhos (fora nos chamarem de tutores, horrível). Tenho uma gata enjoada, que tem dia que gosta de um sabor de ração úmida; no outro, despreza, e depois volta a gostar. Para evitar prejuízo vou comprando aos poucos, então frequento o pedaço até mais do que gostaria, uma, duas vezes por semana. Toda vez, logo depois, chega o pedido de avaliação. De vez em quando respondo para ver se me deixam em paz. As perguntas são sempre as mesmas: de 1 a 10 (tudo é de 1 a 10) quanto você recomendaria a empresa a um amigo ou parente. Seguem mãozinhas para cima, verde, e para baixo, vermelha, sobre o preço, do atendimento, disso, daquilo. E pergunta sobre como podem melhorar. Como sempre reclamo do preço e ele só sobe e muito, não sei como é feita a tal aferição. Imagino inclusive que seja a reclamação mais comum, porque tá osso manter o orçamento.

Claro que é legal sermos consultados em algumas coisas. Mas tudo tem limite. Por exemplo, vou dizer, tenho achado bem esquisita essa inundação de pesquisas eleitorais sendo que nem virou o ano e ainda nem temos candidatos confirmados. Incluem, inclusive, o inelegível. Uma seguida da outra, sobe e desce, gráficos coloridos, não sei quem está melhor, o outro caiu, aprovação, desaprovação. Alguéns estão ganhando com isso, fora a competição entre os institutos, que claramente já estão disputando os partidos e empresas nesses levantamentos.

Para quem a gente pode contar que já há algum tempo o país está mesmo completamente dividido? Polarizado? Que não há margem de erro que consiga introduzir ao menos alguma variável decente? Patinamos com décimos para lá, décimos para cá. E, embora na política e na sociedade haja muitas questões sérias a serem pesquisadas, essas respostas não chegam para nós. Digo respostas porque muitas perguntas até são feitas, mas não nos contam o resultado. São para efeito interno.

Resta saber de quem, para quem, para o quê.

Marli GonçalvesJornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebookInstagramTwitterBlueSkyThreads, marli@brickmann.com.br. Foto: @dukskobbi.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

F-39E GRIPEN E KC-390 MILLENNIUM CONCLUEM VOOS DE CERTIFICAÇÃO DE REABASTECIMENTO

Parceria entre Saab e Embraer fortalece a integração tecnológica e operacional entre dois ativos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB)

Reabastecimento em voo de dois caças F-39E Gripen pelo KC-390 Millennium

A Saab e a Embraer, em cooperação com a Força Aérea Brasileira (FAB), concluíram com sucesso a campanha de certificação para o reabastecimento em voo do caça F-39E Gripen pela aeronave multimissão KC-390 Millennium.

Realizada no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, a campanha reuniu engenheiros e pilotos de ensaios da Saab, da Embraer e da FAB. Durante os testes, foram avaliadas diversas configurações de voo, velocidades e altitudes, confirmando a precisão durante o reabastecimento em voo. Os sistemas fly-by-wire de última geração de ambas as aeronaves contribuíram para o sucesso da operação, com o KC-390 proporcionando uma esteira aerodinâmica favorável e o Gripen E demonstrando excelente resposta em voo.

A campanha de ensaios em voo teve dois objetivos principais. O primeiro foi qualificar o Gripen E como aeronave receptora de reabastecimento em voo, uma etapa fundamental para validar seu desempenho, estabilidade e integridade estrutural durante toda a operação. O segundo objetivo foi verificar a compatibilidade entre as duas aeronaves em todo o envelope de voo do KC-390, incluindo reabastecimentos em alta velocidade, tanto em condições diurnas quanto noturnas. O reabastecimento em voo do F-39E Gripen pelo KC-390 reforça ainda mais a interoperabilidade entre essas duas aeronaves de última geração, ampliando seu alcance operacional e capacidade conjunta.

"Essa conquista reflete o alto nível de integração entre as equipes envolvidas. A verificação do reabastecimento em voo é um marco técnico muito significativo para o nosso negócio, pois demonstra que o F-39E Gripen atingiu um novo patamar de alcance operacional. O sucesso dessa campanha reforça ainda mais a parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia e o papel do Brasil no ecossistema global do programa Gripen", afirmou Mikael Olsson, Head de Ensaios de Voo da Saab.

"Este importante marco confirma as qualidades incomparáveis do KC-390 como aeronave reabastecedora e fortalece ainda mais nossa parceria com a Saab e com a Força Aérea Brasileira. Além disso, a capacidade multimissão única oferecida pelo KC-390, que permite converter o avião em um reabastecedor em questão de horas, oferece flexibilidade incomparável para as Forças Aéreas em todo o mundo", disse Walter Pinto Júnior, Vice-Presidente de Operações da Embraer Defesa & Segurança.

“A verificação do reabastecimento em voo entre o KC-390 e o Gripen representa o sucesso de uma cooperação que vai além das fronteiras. É o resultado de um esforço conjunto que combina tecnologia sueca, engenharia brasileira e a excelência operacional da Força Aérea Brasileira”, concluiu o Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira.

A Autoridade de Aviação Militar da Suécia (SE-MAA) poderá agora analisar as evidências de verificação da capacidade de reabastecimento ar-ar do Gripen E como parte do seu processo de certificação. Em seguida, o processo de certificação será conduzido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) da FAB. Essas instituições são responsáveis pela análise técnica e validação dos resultados, garantindo que os padrões de segurança e desempenho atendam aos critérios internacionais mais exigentes.

Batizada de Operação Samaúma pela FAB, a campanha envolveu cerca de 40 profissionais e coloca o Brasil entre os poucos países capazes de desenvolver, testar e validar integralmente sistemas de reabastecimento em voo com tecnologia nacional.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com uma missão duradoura: ajudar as nações a manterem seu povo e sua sociedade em segurança. Impulsionada por seus 26 mil profissionais talentosos, a Saab está constantemente superando os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sede na Suécia, operações importantes em diversas partes do mundo e integra as capacidades de defesa nacionais de vários países. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Saab
Owly

COMPANHIA AÉREA CANADENSE VAI OPERAR VOOS INTERNACIONAIS NO BRASIL

Autorização da Anac permite estreia da empresa canadense no país, com voos regulares ligando o Galeão a Montreal e Toronto

O Brasil dá mais um passo para ampliar sua presença no cenário internacional de aviação com a entrada da Air Transat no mercado nacional. A companhia canadense recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos internacionais regulares de passageiros e cargas com origem e destino no país, marcando o início de uma nova fase de conectividade entre Brasil e Canadá.

A Portaria nº 18.249, publicada nesta sexta-feira (14), formaliza a aprovação e permite que a Air Transat defina rotas, frequências e detalhes operacionais de seus voos. A companhia já anunciou a intenção de iniciar, nos próximos dois meses, duas rotas diretas a partir do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão): uma para Montreal, inédita para o terminal, e outra para Toronto, a maior cidade do Canadá.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a chegada da Air Transat reforça o movimento de internacionalização e retomada da aviação brasileira. “A ampliação das rotas internacionais a partir do Galeão é estratégica para fortalecer o turismo, gerar oportunidades econômicas e posicionar o Brasil como hub de conexões globais, especialmente na rota América do Sul--América do Norte”, afirmou.

O presidente da Anac, Tiago Faierstein, ressalta a qualidade técnica do trabalho desempenhado pela agência, cujo propósito é atrair mais companhias aéreas para operar no Brasil, aumentar a oferta de assentos, rotas e voos para os passageiros, melhorar o ambiente concorrencial e estimular melhorias importantes para a experiência do usuário. “Que venham mais companhias. A concorrência entre elas é saudável e quem ganha é o passageiro”, afirmou.

A nova operação representa ganho de competitividade, amplia a oferta para os passageiros e fortalece as ligações aéreas com mercados-chave, assim como a malha aérea nacional. As rotas diretas para Montreal e Toronto tendem a impulsionar o fluxo turístico, o intercâmbio acadêmico e as relações comerciais entre os dois países, além de contribuir para a retomada do protagonismo do Rio de Janeiro no mapa da aviação internacional.

A autorização da Anac foi concedida após a Air Transat cumprir todos os requisitos regulatórios estabelecidos pela Agência, incluindo demonstração de capacidade operacional e atendimento às exigências de segurança previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica.

Governo Federal
Ministério de Portos e Aeroportos

A INCRÍVEL ESCOLA DE RESTAURO DO CARDE. Por chicolelis*

Ford Modelo T 1923 restaurado na Escola de Restauro do CARDE

Fazia algum tempo que eu queria visitar o CARDE (Carro, Arte e Design), em Campos de Jordão, SP, (1.800 metros acima das preocupações, diz o slogan da cidade) para rever alguns automóveis antigos que já conhecia dos encontros em Araxá, Águas de Lindóia e também fora do Brasil.

Estava preparado para rever, além de uma linda Izotta Fraschini, a coleção de Ferraris e BMWs e muitas outras maravilhosas máquinas, como a Jardineira Fiat, produzida na Itália entre 1912 e 1914 e que só existem duas no mundo, que foi alvo da “cobiça” do presidente da fábrica, Giani Agnelli, que ofereceu US$ 1 milhão para o seu proprietário, o colecionador Og Pollozi, e ele recusou-se a vendê-la ao empresário.

Porém, o que mais me impressionou no CARDE foi a Escola de Restauro, cuja primeira turma restaurou um Ford Modelo T 1923 e um Mark 1. Dela, em 2022, participava Bruno Costa de Lima, que hoje é um dos guias responsáveis pela apresentação da escola, que já formou 17 profissionais. Todos sob a tutela do responsável pela escola, o restaurador Mauro Bergamini.

Entrar na escola de Restauro do CARDE não é uma tarefa simples. Não existe limite de idades, mas, em primeiro lugar, precisa ter ensino médio completo, provar que é “ligado” no automóvel, com perguntas relacionadas com o setor, pois a ideia é de perpetuar a cultura do antigomobilismo e manter vivo o sonho de Og Pozolli. Conhecimento de inglês é recomendável porque muitos manuais dos modelos, estão nesse idioma. No total, até hoje, foram 117 veículos restaurados, alguns com muito trabalho e outros com mais facilidades.

O Modelo T, exigiu um grande trabalho, como explica Bruno, porque ele ficara 10 anos sem funcionar e demorou mais de uma hora até o motor “pegar”! Um exemplo das dificuldades foi a falta de peças aqui no Brasil. Muitas vieram do Michigan, estado norte-americano que abriga fabricantes de todas as peças do “Fordinho”. Trouxeram o radiador, o tanque de combustível e peças de acabamento. No total, foram dois anos de trabalho pela equipe da Escola de Restauração.  Após esse trabalho todo veículo passa pelo crivo do historiador João Pedro Gazineu, que o libera para exposição.

Ela adora carros antigos  

O CARDE existe graças à paixão por carros antigos de Lia Maria Aguiar, criadora do museu, que tem como base a coleção de Og Pozolli. Ela adquiriu  o acervo para a fundação que leva o seu nome. A ideia foi de Luiz Goshima e tem como curador Gringo Cardia.

O coração do CARDE

Se você for ao CARDE, dê atenção especial à Escola de Restauro. Lá é possível reconstituir peças mecânicas, elétricas e de lataria para os veículos, além de um laboratório de pintura capaz de produzir a cor original de cada modelo restaurado. Tem até uma cabine de pintura Usitalia, a mesma que atende as escuderias da Red Bull, Ferrari e Alpine da F1.

A parte elétrica tem um box exclusivo, assim como a tapeçaria. Uma “roda inglesa” já permitiu fabricar 30 peças de funilaria de todos os modelos já restaurados, como paralamas de Fusca, Porsche, DKW, Kombi 1960, a “Corujinha”.

É algo para ver com todo carinho, atenção e muita paciência. E podemos perguntar o que quisermos pois os guias não se poupam de dar a resposta.

Carros de sonho

Depois de saber como são restaurados muitos dos carros do CARDE, seguimos Lucca Dias do Valle, que fala como emoção e conhecimento de todos os veículos expostos. Sente-se que ele, como Bruno na escola, tem prazer em apresentar a coleção Ferrari, o Mark 1 (restaurado na escola), o Auburni 1929, o Cord L, 1931, que à época custava entre US$ 3.015 e US$ 3.295, dependendo da versão. “Barato” assim também custava o Duesenberg Model Limusine, apenas entre RS$ 8.000 e US$ 10.000. Este foi o modelo usado no filme O Grande Gatsbi, estrelado, em 1974, por Robert Redford e Mia Farrow. E refilmado em 2013.

Ele também mostra com entusiasmo um carro que só tem duas unidades no mundo. Uma delas, no museu da Lincoln, nos Estados Unidos e a outra aqui no Brasil, como ele aponta para Lincoln Model K, com capacidade para sete ocupantes.

Serviço

  • De São Paulo, capital, são cerca de 180 km, utilizando as rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Floriano Rodrigues Pinheiro. Também é possível usar a Via Dutra, que tem muitos caminhões.
  • O CARDE não abre às terças quartas-feiras
  • Ingressos:  valor promocional R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia)
  • Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280 –Alto da Boa vista, Campos do Jordão, SP, CEP12.472-610
  • E-mail: contato@carde.org
  • Site: www.carde.org
  • Instragram @carde.museu
  • Telefone 12 3512-3547


* chicolelis   -  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa da Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

MAMINFO EXPANDE ATUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E FORTALECE INTEGRAÇÃO COM O GRUPO EVERNEX

Companhia brasileira do grupo francês avança com foco em conectividade, integração de TI e estratégia de venda cruzada entre Brasil, México e Colômbia

A Maminfo, empresa especializada em soluções de conectividade e integração de TI, vive uma nova fase de crescimento na América Latina. Sob a liderança de Adriano Marcelo Pires, a companhia - agora parte do grupo Evernex - aposta em uma estratégia de integração de serviços e expansão regional que começa pelo Brasil e se estende para mercados como México, Argentina e Colômbia.

A aquisição da Maminfo pela Evernex, anunciada em fevereiro de 2024, marcou o início de um processo de consolidação que posiciona a empresa como o braço de conectividade do grupo francês na região. A partir dessa união, o portfólio da Maminfo passa a ser oferecido aos cerca de 400 clientes da Evernex LATAM, em um movimento que pretende ampliar a base de serviços e o alcance das operações.

Segundo Adriano Marcelo Pires, CEO da Maminfo e vice-presidente Latam Evernex de redes e professional services, o objetivo é unir expertises complementares.

“A junção da especialidade da Maminfo em conectividade com a experiência da Evernex em manutenção multivendor cria uma proposta de valor única para o mercado. Juntas, as duas empresas têm potencial para se tornarem a maior integradora do Brasil”, afirma Pires.

A Maminfo é reconhecida por desenvolver projetos de redes completas — desde o desenho da infraestrutura e cabeamento até a operação do NOC (Network Operations Center), que funciona 24 horas por dia, oferecendo monitoramento e suporte contínuo. Essa base técnica permite à empresa atuar de ponta a ponta, agora com o reforço da estrutura global da Evernex.

A nova fase é sustentada por uma estratégia de venda cruzada (cross-selling) entre as carteiras de clientes das duas companhias. O modelo busca aumentar a fidelização e ampliar o ticket médio por contrato, garantindo ao cliente um ponto único de contato para todas as demandas tecnológicas.

“Estamos implementando indicadores de desempenho unificados que asseguram o mesmo nível de serviço, independentemente da equipe envolvida”, explica Pires.

O cenário competitivo e as particularidades de cada país da América Latina são desafios adicionais nessa etapa de expansão. Diferenças regulatórias e culturais exigem que cada operação seja adaptada à realidade local. Ainda assim, o grupo considera a integração estratégica para fortalecer a oferta de soluções completas de tecnologia, com foco em conectividade, manutenção e suporte técnico.

Para Rennan Serrano, vice-presidente da Evernex para a América Latina, a incorporação da Maminfo reforça a presença regional do grupo e amplia o valor entregue aos clientes.

“A Evernex tem o compromisso de oferecer suporte tecnológico de ponta aliado à proximidade com o cliente. A integração com a Maminfo nos permite ampliar esse propósito, oferecendo soluções que conectam e sustentam toda a operação tecnológica de nossos parceiros na região”, destaca Serrano.

Com base nesse formato, a Maminfo planeja consolidar sua presença no Brasil e expandir o modelo para outros países até o final de 2026, reforçando a presença da Evernex como uma das principais fornecedoras de serviços de tecnologia integrados na América Latina.

Maminfo
MGA Press

EDGE ASSINA CONTRATO COM A UNILEVER PARA FORNECER BIOMETANO PARA AS FÁBRICAS DE SABONETES

Acordo garante descarbonização da planta de Valinhos (SP) e reforça a meta global da Unilever de zerar emissões nas operações até 2030

A Edge, pioneira na abertura do mercado livre de gás natural no Brasil, anuncia a assinatura de um contrato estratégico com a Unilever para fornecimento de biometano. O acordo amplia a atuação da Edge para o setor de bens de consumo e reforça o compromisso da Unilever na adoção de soluções de energia renovável em suas operações.

A parceria contempla a planta da Unilever em Valinhos (SP), dedicada à produção da linha de sabonetes Dove, Lux e Rexona, que passa a operar 100% com energia renovável, em linha com a meta global da companhia de reduzir em 100% as emissões absolutas em todas as suas operações (Escopo 1 e 2) até 2030.

O fornecimento pela Edge é fruto de um investimento de R$ 450 milhões na maior planta de purificação de biometano do Brasil, com capacidade de produzir um volume de 225 mil m³/dia, a partir de um aterro sanitário em Paulínia, município paulista.

“Este contrato representa mais um importante passo estratégico da Edge. Inauguramos nossa presença no setor de bens de consumo por meio de uma parceria sólida com uma das maiores empresas globais do setor. Apoiar a jornada de descarbonização da Unilever está em total sintonia com o nosso propósito de impulsionar a reindustrialização do País com soluções sustentáveis. O biometano se consolida como uma alternativa importante para o futuro da energia”, afirma Demétrio Magalhães, CEO da Edge.

Para a Unilever, a iniciativa consolida sua estratégia de liderar a transição para uma economia de baixo carbono, sendo sua quarta fábrica a operar integralmente com energia limpa e renovável no Brasil “A parceria com a Edge reforça nosso compromisso com a descarbonização, desenvolvendo o mercado de soluções sustentáveis e inovadoras no Brasil”, destaca Renato Fontana, diretor da planta da Unilever em Valinhos.

A Unilever passa a compor o portfólio da Edge que já tem contratos de suprimento com indústrias de grande porte dos setores cerâmico, petroquímico, vidreiro, de construção, mineração e celulose.

Biometano

O biometano é um gás 100% renovável, obtido a partir da purificação de biogás oriundo dos resíduos urbanos em aterros sanitários controlados. Sua composição obedece a especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que faz de sua molécula intercambiável e fungível com a do gás natural. Ambos podem ser utilizados no consumo residencial, comercial e industrial, na geração de energia e como combustível para o segmento de transporte.

A Edge é uma empresa criada pelo grupo Cosan para desenvolver o mercado de gás no Brasil, tornando a indústria e o transporte mais competitivos e sustentáveis, oferecendo alternativas de suprimento com segurança, competitividade e flexibilidade. Seu modelo de operação inclui ativos estratégicos de infraestrutura, logística de GNL on e off-grid, e comercialização de gás. A empresa opera o TRSP – Terminal de Regaseificação de GNL em Santos; e a maior planta de purificação de biometano do Brasil em Paulínia/SP. Clique aqui e visite o site

A Unilever é uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Alimentos e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países, e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Conta com 128 mil colaboradores e registrou vendas de €60,8 bilhões em 2024. Para mais informações sobre a Unilever e as suas marcas, clique aqui e visite o site

Edge
Loures Consultoria
Unilever
InPress Porter Novelli

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

NOVO REBOCADOR SVITZER COPACABANA REFORÇA OPERAÇÕES DE GNL NO BRASIL

Novo rebocador fortalece a capacidade de atendimento a operações de alto porte, incluindo o crescente segmento de GNL (Gás Natural Liquefeito) no país

Com o objetivo de fortalecer a segurança, a precisão e a eficiência nas manobras de grandes embarcações de GNL, a Svitzer, empresa dinamarquesa e fornecedora global de serviços de reboque e soluções marítimas, anuncia a entrega do Svitzer Copacabana, novo rebocador que passa a integrar sua frota no Brasil. A embarcação chega para fortalecer as operações com unidades FSRU e ampliar a capacidade de atendimento em portos estratégicos do país.

O Svitzer Copacabana é o primeiro de uma nova série de três rebocadores construídos pelo Estaleiro Rio Maguari, como parte da estratégia da empresa de ampliar sua capacidade operacional no país com embarcações preparadas para atender diferentes tipos de terminais e contratos.

“Operar navios de grande porte, incluindo os de GNL, exige precisão, preparo e tecnologia. Por isso, seguimos ampliando a frota e investindo continuamente na formação da nossa tripulação. O Svitzer Copacabana representa nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro e nossa confiança no potencial de expansão das operações portuárias e energéticas no país”, afirma Daniel Reedtz Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.

Equipada com sistema externo de combate a incêndio FIFI-1, a embarcação oferece um diferencial técnico importante para operações seguras com transportadores de GNL. O Svitzer Copacabana é um rebocador ASD da Série 2300 Rampart, com 23,2 metros de comprimento total, velocidade de até 13 nós e bollard pull de 70 toneladas. Até o final de 2025, a Svitzer deve operar 23 rebocadores no país, consolidando sua posição como referência em segurança e excelência operacional.

A companhia segue reforçando programas de capacitação contínua para tripulações brasileiras, com uso de simuladores, protocolos atualizados e rotinas de treinamento especializado para atuação em cenários de alto desempenho operacional.

SvitzerA Svitzer é um fornecedor líder mundial de serviços de reboque e marítimos. A sua atividade principal consiste em prestar assistência a grandes embarcações marítimas nas manobras de entrada e saída de portos e terminais para atracar e desatracar. Com mais de 450 embarcações em sua frota mundial, os serviços da Svitzer desempenham um papel crucial como parte da infraestrutura portuária. A Svitzer foi fundada em 1833 e serve aproximadamente 2.000 clientes em mais de 140 portos e 40 terminais, em 37 países. Clique aqui e acesse o site

Svitzer
FSB Comunicação

BE8 E SUMITOMO CORPORATION DO BRASIL ASSINAM ACORDO DE DESENVOLVIMENTO CONJUNTO DE NEGÓCIO DE SAF PARA A EUROPA

A Sumitomo Corporation do Brasil, subsidiária do conglomerado japonês Sumitomo Corporation, e a Be8, uma das principais produtoras brasileiras de biodiesel, assinaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (Joint Development Agreement – JDA) para a distribuição de SAF na Europa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) no estande da Be8 na Green Zone da COP 30. A parceria contempla a avaliação de dois modelos de negócios: o fornecimento de SAF da unidade Omega Green da Be8, atualmente em desenvolvimento no Paraguai, para o Norte da Europa, e o desenvolvimento conjunto de infraestrutura de distribuição (downstream) de combustível de aviação naquela região, com o objetivo de entregar uma solução completa ao cliente final.

A Europa estabeleceu metas ambiciosas para a adoção de SAF na mistura de combustível de aviação. O mandato começou em janeiro deste ano com 2% e está previsto para aumentar para 6% até 2030. A nova cadeia de valor a ser construída conjuntamente pelas duas empresas deverá iniciar em 2029, coincidindo com o início das operações da nova biorrefinaria da Be8 — momento ideal para atender ao aumento previsto no mandato europeu.

A indústria da aviação se comprometeu a atingir emissões líquidas zero de CO₂ até 2050, sendo esperado que o SAF contribua com cerca de dois terços da redução necessária. Outras soluções, como o hidrogênio e a eletrificação, ainda enfrentam desafios tecnológicos.

“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos e nossa empresa tem background em construir novos mercados de biocombustíveis com parcerias estratégicas”, afirmou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8. “Uma parte essencial da construção de uma nova cadeia de valor com o SAF é compreender os desafios logísticos envolvidos e essa parceria nos permitirá desenhar uma solução completa”, acrescentou Battistella.

A produção de SAF pela Omega Green da Be8 deverá estar entre as mais competitivas do mundo em termos de custo, graças às vantagens estratégicas do ativo e sua localização. Essa vantagem de custo é complementada pela expertise e presença global da Sumitomo. “Esta parceria reúne empresas com expertises complementares para criar uma nova cadeia de valor. Nossas projeções indicam um custo de produção no primeiro quartil da curva global de custo do SAF, com acesso a matéria-prima competitiva, logística eficiente, baixos impostos e eletricidade renovável a preço competitivo”, concluiu.

Takamasa Ueda, Diretor Sênior e Líder da Iniciativa de Inovação Energética da Sumitomo Corporation do Brasil, declarou que “o mercado global de aviação exige fornecimento de SAF em escala, especialmente SAF compatível com os padrões da União Europeia”. Segundo ele, “dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento de SAF e atender à crescente demanda global”.

“Desejamos contribuir para o desenvolvimento desse fornecimento de SAF na América do Sul utilizando nossas redes globais e expertise. A Be8 possui uma excelente rede de matéria-prima e capacidades existentes de produção de biocombustíveis. Acreditamos fortemente que as duas empresas podem, juntas, desbloquear novas oportunidades de negócios no setor de biocombustíveis globalmente”, completou Ueda.

Omega Green

A Omega Green é uma biorrefinaria de classe mundial localizada no Paraguai que produzirá SAF, diesel verde — HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) — e nafta verde utilizando a tecnologia HEFA (Hidroprocessamento de Ácidos Graxos de Éster). Todo o SAF fornecido sob a parceria com a Sumitomo será produzido a partir de matérias-primas residuais elegíveis pelo programa EU Refuel. Para garantir os mais altos padrões de qualidade e produção sustentável, a Be8 mantém certificações que atestam segurança, boas práticas de fabricação e origem das matérias-primas — valorizando seus produtos nos mercados nacionais e internacionais (Acesse: Certificações Be8)

Sumitomo Corporation do Brasil - Fundada em 1955, a Sumitomo Corporation do Brasil é uma subsidiária da Sumitomo Corporation, uma empresa de comércio integrada com uma forte rede global composta por 128 escritórios em 66 países e regiões. O Grupo Sumitomo Corporation é formado por aproximadamente 900 empresas e 80.000 colaboradores em base consolidada. As atividades do grupo estão distribuídas em nove áreas: Aço, Automotivo, Sistemas de Transporte e Construção, Desenvolvimento Urbano Diversificado, Mídia e Digital, Negócios de Estilo de Vida, Recursos Minerais, Soluções Químicas e Negócios de Transformação Energética. A Sumitomo Corporation está comprometida em gerar maior valor para a sociedade sob a mensagem corporativa “Enriquecendo vidas e o mundo”, baseada na filosofia empresarial da Sumitomo, transmitida há mais de 400 anos

A Be8 é uma empresa líder na produção de biodiesel, com mais de 900 milhões de litros de biocombustível produzidos, e foco global em energia renovável para implementar novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Comprometida com uma produção que assegura um futuro com recursos naturais, a empresa entrega soluções sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. A empresa faz parte da holding ECB Group e foi fundada em 2005. Sua sede está localizada em Passo Fundo (RS), com escritórios administrativos em São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Genebra (Suíça) e Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis pela comercialização da produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça)

Be8
Analítica Comunicação

PARCERIA ENTRE PEPSICO E YARA VAI APLICAR TECNOLOGIA INÉDITA NO BRASIL PARA O CULTIVO DE BATATAS

O uso de fertilizantes de menor intensidade de carbono da Yara permitirá que os agricultores de batata reduzam suas pegadas de carbono em torno de 40%, além de gerar um impacto positivo direto na qualidade dos snacks de batata da PepsiCo

Foto: Daniel Bueno | Divulgação Pepsico

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e dona de marcas icônicas como LAY’S®, RUFFLES® e Batata Palha ELMA CHIPS®, anuncia parceria com a Yara - líder mundial em nutrição de plantas - para levar insumos de menor pegada de carbono à produção de batatas chips no Brasil, uma iniciativa inédita no país para a cultura. O programa, que abrange outros países da América Latina, chega ao Brasil para promover a agricultura regenerativa e contribuir para a redução de até 40% na pegada de carbono da produção dos agricultores envolvidos. Dentro das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária, que respondem por cerca de 20%* do total no mundo - as emissões oriundas de produção e uso dos fertilizantes correspondem a 11%* deste total. O dado reflete a importância da ambição compartilhada pela PepsiCo e a Yara de construir um sistema alimentar mais sustentável.

Diferentemente dos fertilizantes convencionais, que utilizam gás natural para seu processo de fabricação, os produtos da Yara pertencentes ao portfólio Yara Climate ChoiceTM, portanto considerados lower carbon, são formulados com amônia de menor emissão. Isto é possível por meio de captura de carbono ou da utilização de energia e hidrogênio (H2) renováveis na etapa de fabricação do insumo, resultando entre 60% e 90% menos emissões de GEE em comparação ao mesmo fertilizante produzido a partir de gás natural. Somada a outras práticas já apoiadas pela PepsiCo, a iniciativa vai possibilitar um grande avanço para a redução de emissões na produção de batata. O projeto piloto envolve, ainda, apoio para a aquisição destes fertilizantes pelos agricultores; suporte técnico e incentivo às práticas agrícolas de menor impacto ambiental; contará com a participação de 6 agricultores e uma área de cerca de 100 hectares de cultivo de batata para chips no Paraná. A iniciativa se alinha à plataforma global PepsiCo Positive (pep+), que guia os negócios da companhia com foco em sustentabilidade, cuidados com o planeta e com as pessoas. Em 2025, pep+ foi refinada e a PepsiCo ampliou sua meta agrícola visando impulsionar práticas de agricultura regenerativa em 10 milhões de acres (ou 4 milhões de hectares) - área onde serão cultivadas as suas matérias-primas até 2030.

"Essa parceria com a Yara representa um passo significativo em nossa agenda pep+. Acreditamos que a Agricultura Positiva - nossa ambição de apoiar práticas agrícolas regenerativas, fornecimento sustentável e melhoria dos meios de subsistência - será fundamental para atender à crescente demanda por alimentos à medida que a população mundial aumenta, ao mesmo tempo em que aborda a necessidade de proteger e melhorar nossos recursos naturais e promover o bem-estar humano", disse Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina. Em sua fase inicial na América Latina (AL), a parceria - implementada inicialmente no México, Colômbia, Chile, Argentina e anunciada em maio deste ano - beneficiará mais de 20 agricultores, cobrindo aproximadamente 700 hectares de campos de batata.

Com a chegada ao Brasil, os fertilizantes da Yara já estão sendo entregues aos primeiros agricultores e vão contribuir para uma produção mais eficiente e regenerativa das batatas das nossas marcas icônicas, como LAY’S® e RUFFLES®. “Nossa jornada por uma produção mais sustentável passa por uma parceria com os produtores rurais que nos fornecem tubérculos de alta qualidade e também com as características que precisamos para obtermos os chips mais crocantes e frescos do mercado. Hoje nossas batatas já contam com pelo menos duas práticas regenerativas no campo e, com a aplicação dos produtos da Yara, vamos reduzir significativamente as emissões de GEE na etapa do cultivo desse ingrediente”, afirmou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil e Cone Sul Alimentos.

Produzir batatas com mais eficiência e menos emissões

Os fertilizantes do portfólio Yara Climate Choice são desenvolvidos utilizando tecnologias que reduzem a emissão de GEE no processo de fabricação, processos de produção mais eficientes e formulações otimizadas para a melhor absorção de nutrientes pelas plantas. Dependendo do cultivo, esses produtos podem reduzir a pegada de carbono do agricultor em cerca de 20% a 40%. “Esta parceria com a PepsiCo confirma a relevância da colaboração para descarbonizarmos a agricultura. Produzir alimentos de forma sustentável demanda um trabalho de coalizão entre produtores, empresas e indústria, e o setor de fertilizantes desempenha um papel fundamental nesta equação”, afirma Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. A empresa, que tem a meta de ser neutra para o clima até 2050, também tem avançado em parcerias nas cadeias do café, cacau, citros e outras culturas para implantar e acelerar práticas regenerativas no campo. “Estamos ampliando a oferta para que mais empresas possam descarbonizar sua produção a partir do fertilizante. Precisamos acelerar essa transformação, sem onerar o agricultor – pelo contrário, rentabilizando-o também pelo seu ativo ambiental”, completa.

O programa de descarbonização da PepsiCo com a Yara adota, portanto, uma abordagem holística que abrange várias ações importantes:

  • Otimização do uso atual de fertilizantes: Por meio de apoio técnico no campo, os agricultores aprenderão a maximizar a eficiência dos fertilizantes que já utilizam (melhoramento no manejo) com testes realizados em áreas demonstrativas e ensaios de campo em escala comercial;
  • Substituição de fertilizantes convencionais): Será promovido o uso de fertilizantes fabricados com menor intensidade de carbono, podendo reduzir assim o impacto ambiental, por meio do apoio aos agricultores com os custos de transição, facilitando seu caminho em direção a um modelo agrícola mais regenerativo;
  • Maior eficiência no campo de batatas: Melhores práticas de aplicação de fertilizantes serão implementadas com o objetivo de aumentar a produtividade dos cultivos e preservar a qualidade do solo e com menos emissões de GEE- com olhar específico para cada cultura.

“Temos empresas e centros de pesquisa ao redor do mundo trabalhando para evoluirmos cada vez mais rápido pela redução de emissões na agricultura e esta solução com a Yara é um desses exemplos. Estamos às vésperas de um evento como a COP30, que trará luz às boas iniciativas nos campos brasileiros. Portanto, temos a oportunidade de amplificar esse case, além de seguirmos uma tendência de nossa companhia na busca por resultados efetivos de melhoria contínua na qualidade de nosso produto final”, explicou o diretor de agronegócio da PepsiCo do Brasil, Felipe Carvalho.

A mensuração das emissões de GEE resultantes do projeto serão feitas por meio da Cool Farm Tool - uma ferramenta online que fornece métricas padronizadas para quantificação dos GEE, biodiversidade, uso de água, e perda e desperdício de alimentos. Essas métricas são baseadas em pesquisas revisadas por especialistas ao redor do mundo, a partir de uma ampla gama de dados publicados e de metodologias do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

*Fonte: Emissions from agriculture and forest land (Global, regional and country trends 1990–2019) FAO. 2018. Climate-smart agriculture training manual − A reference manual for agricultural extension agents. Rome. 106 pp. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO

PepsiCoOs produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com menor emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização

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PRIMEIRO BARCO 100% MOVIDO A HIDROGÊNIO VERDE DA AMÉRICA LATINA JÁ NAVEGA PELOS RIOS DE BELÉM

Embarcação desenvolvida por Itaipu e Itaipu Parquetec foi lançada nesta quarta-feira (12), durante a COP30, em Belém.

Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional lançou o BotoH2, primeiro barco 100% movido a hidrogênio verde da América Latina, em uma cerimônia na ilha do Combu, em Belém (PA). O lançamento fez parte da extensa programação da Itaipu na Conferência Mundial do Clima (COP30), na capital paraense. O barco foi desenvolvido em parceria com o Itaipu Parquetec e será utilizado na coleta seletiva das ilhas de Belém.

Participaram do evento o ministro de Turismo, Celso Sabino, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarias Irún, e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, entre outras autoridades.

O projeto foi incorporado às ações de apoio de Itaipu à realização da COP30, em Belém, em parceria com o Governo do Brasil. No total, a empresa investiu R$ 1,3 bilhão em uma série de obras de infraestrutura e em outros projetos que permitiram a realização da conferência e ficarão de legado à população belense.

“Todas as pessoas que moram em Belém do Pará têm uma gratidão e uma dívida muito grande com a Itaipu. Eu vim aqui, em nome do povo do Pará, para dizer muito obrigado pelo que vocês fizeram em nossa cidade, pelas intervenções que a Itaipu Binacional fez para preparar a Belém para receber o maior evento de debate climático do planeta”, afirmou o ministro Celso Sabino.

Enio Verri apresentou a série de investimentos da Itaipu na transição energética, desde o barco 100% movido a hidrogênio, as pesquisas em biogás, biometano e petróleo verde, até a produção de energia elétrica por meio de placas solares no espelho d’água do reservatório.

“Não há lugar melhor para fazer esse lançamento do que em um encontro como esse, em que 194 países estão presentes, refletindo sobre o nosso futuro. Nada melhor do que estar neste local para a gente avaliar a importância do respeito à natureza e da extrema urgência de salvarmos o planeta”, disse Enio Verri.

Segundo Justo Zacarias, o barco movido a hidrogênio lançado por Itaipu mostra que a empresa não parou na produção hidrelétrica e pensa no futuro, investindo em outras fontes de energia limpa e renovável, como a geração solar no reservatório. “Temos que reconhecer e parabenizar pelo enorme grão de areia que Itaipu colocou aqui na COP30”, destacou.

Na visão de Irineu Colombo, os quase 20 anos em pesquisas sobre hidrogênio verde provam que o Brasil tem condições para desenvolver novas tecnologias. “Hoje somos parâmetro para quem quiser vender soluções para o Brasil, como as empresas que trabalham tecnologia que observam que aqui tem conhecimento”, afirmou.

Também estavam presentes no lançamento os diretores de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni (Brasil) e Júlio Paredes (Paraguai), o diretor administrativo, Iggor Rocha, o diretor técnico executivo, Renato Sacramento, e o diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite.

O barco ficará sob a responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que irá monitorar tanto seu uso na coleta seletiva quanto o abastecimento com hidrogênio verde, que está em produção na universidade, além de utilizá-lo em pesquisas. O convênio também prevê ações de educação ambiental e de estruturação da coleta seletiva na capital paraense, com o apoio a quatro cooperativas de catadores da cidade.

A embarcação tem 1,5 tonelada e capacidade de carga de 9 toneladas, é de alumínio, com 9,5 m de comprimento por 3 m de largura. Conta com um sistema de painéis solares (fotovoltaico) integrado complementar e um banco de baterias. O barco não emite ruídos nem poluentes: o único resíduo do motor a hidrogênio é água pura.

O protótipo apresentado na COP30 tem condições de ser um modelo replicável para diferentes regiões e aplicações, podendo ser usado no transporte de pessoas, em atividades de turismo sustentável ou em iniciativas sociais, como o próprio barco que vai atender a coleta nas comunidades ribeirinhas de Belém.

Itaipu Binacional Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora. A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas

Itaipu Binacional

SANDRA MORTARI ASSUME ÁREA DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO DA LET’S

A LET’S, empresa referência em tecnologia e eficiência corporativa, anuncia Sandra Mortari como Chief Human Resources Officer (CHRO).

Sandra Mortari

A executiva, que tem 64 anos e mais de três décadas de experiência em gestão e expansão de negócios, chega com a missão de estruturar a área de Cultura e Desenvolvimento Humano, reforçando a visão da empresa de que a tecnologia só é transformadora quando conectada a pessoas e propósito.

“Minha missão é cuidar das pessoas que fazem a LET’S acontecer, fazendo com que cada colaborador, parceiro e cliente sinta que faz parte de algo maior, de um ecossistema que valoriza o respeito, a escuta e o aprendizado contínuo. Acredito que tecnologia sem alma não transforma, e é por isso que trago para a LET’S o olhar humano que sustenta nossa cultura e o futuro que estamos construindo juntos”, afirma Sandra Mortari.

Cofundadora da LET'S, empresa que surgiu em 2015, antes a executiva cuidava do comercial e relacionamentos estratégicos da empresa, após isso, passou pela cadeira de operações com transportadoras.

"Ter a Sandra como responsável pela contratação é muito estratégico para nós, justamente por ser co-fundadora, ela acompanhou de perto todos os processos, passou por várias áreas e tem o DNA do que somos e queremos dentro da LET'S. Com sua visão e experiência ela garante o seguimento das políticas gerais e trilhas de conhecimento, como diversidade, segurança da informação, LGPD, entre outros”, comenta o CEO, André Mortari.

Com passagem por diferentes empresas e setores, Sandra representa a força da liderança feminina e sênior na inovação corporativa, num momento em que a LET’S acelera seu crescimento com base em três pilares: pessoas, cultura e tecnologia.

“A LET’S nasceu com o propósito de conectar tecnologia, eficiência e pessoas. Cuidar da cultura é cuidar da alma da empresa, é o que faz a tecnologia ganhar propósito. Inspirar times diversos e colaborativos é a ponte entre o propósito e o resultado”, completa.

Esta mudança estratégica marca também um novo ciclo na governança da empresa, com foco em atração e retenção de talentos, educação corporativa e sensibilidade inclusiva aplicada à inovação.

Nos próximos meses, a executiva liderará projetos voltados ao fortalecimento da cultura LET’S, com ênfase na formação de lideranças diversas, implementação de políticas de desenvolvimento humano e consolidação de práticas ESG dentro do ambiente corporativo.

“Meu objetivo é fortalecer o crescimento sustentável da LET’S e das parcerias que a empresa constrói, implementando uma cultura viva, estratégica e humanizada. Acredito que o verdadeiro diferencial competitivo está nas pessoas, na diversidade e na inclusão e essa sempre será a melhor estratégia de crescimento das grandes empresas.”

LET’S é um ecossistema logístico que conecta indústria, varejo, food service, empreendedores e entregadores autônomos em uma plataforma única de eficiência e tecnologia. Fundada em 2015, a empresa nasceu como consultoria e pivotou para uma empresa de tecnologia que integra inteligência artificial, governança de dados e soluções financeiras em toda a cadeia logística. Com milhares de entregas orquestradas, presença em mais de 2.200 cidades brasileiras e uma base crescente de clientes de grande porte, a LET’S é referência em inovação, eficiência e impacto humano no mercado logístico brasileiro. Para saber mais, clique aqui.

LET’S
Sheep Comunicação

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

ANA BRUM É A NOVA CHIEF MARKETING OFFICER (CMO) DA PUREFY NUTRITION

Estrategista de marca e professora, executiva passa a liderar as áreas de Marketing e Comercial com foco na expansão nacional da empresa de biotecnologia em suplementação limpa

Ana Brum. Foto: Abraão Duarte

A Purefy Nutrition anuncia Ana Brum como sua nova Chief Marketing Officer (CMO). Especialista em branding e comunicação, Ana será responsável por integrar as áreas de Marketing e Comercial da empresa, conduzindo a estratégia de crescimento e digitalização da marca.

Com mais de dez anos de experiência, a executiva construiu uma trajetória sólida atuando em projetos de design estratégico para marcas como Nestlé, JBS, Grupo Supley, Suzano, Grupo Fiat, Votorantim, Steal The Look e Pinterest. Formada em Comunicação Social e com especialização em Branding pela ESPM, Ana é reconhecida por unir tendências, diferenciação e propósito em suas entregas.

Antes de assumir o novo cargo, Ana liderou o projeto de posicionamento da Purefy assinado pela FutureBrand, passando em seguida a Gerente de Marca e Marketing. Líder de projetos premiados internacionalmente (Wolda e The Best Brand Awards), também colabora com iniciativas de aprendizagem criativa em instituições como ESPM, Mackenzie, PUC Minas, UniBH, Univates e Gramado Summit.

Seu papel à frente da Purefy será fortalecer a presença da marca de suplementação clínica com foco em terapia nutricional, ampliando o impacto da empresa na qualidade de vida das pessoas.

A Purefy Nutrition é uma empresa brasileira de biotecnologia em suplementação nutricional de base limpa. Fundada em Aracaju (SE), a companhia é o braço de inovação do Grupo Cenutri, player consolidado na distribuição de produtos e serviços de saúde no Nordeste. Já com atuação consolidada no segmento B2B, presente em redes hospitalares como a Rede D’Or, a Purefy consolidou neste ano alcance nacional de seus produtos pela loja virtual

Purefy Nutrition
Comunicação Ilimitada

PATRÍCIA CALIXTO É A NOVA HEAD DE MARKETING DA LIVE!

Executiva chega para fortalecer o posicionamento global e consolidar a marca como referência em lifestyle e performance

Patrícia Calixto

A LIVE!, referência brasileira em moda fitness e lifestyle no segmento premium, anuncia Patrícia Calixto como nova Head de Marketing, responsável pelas áreas de branding e comunicação. A executiva lidera a estratégia global de posicionamento, construção de marca e narrativa institucional da LIVE!.

Com mais de 20 anos de experiência em marketing e branding, Patrícia é formada em Publicidade e Propaganda e acumula passagens por empresas como Fila, Grupo Malwee e Puket.  É reconhecida por conduzir estratégias de branding, transformação digital e crescimento sustentável, com foco em fortalecer o brand equity e gerar impacto tangível nos negócios.

A contratação ocorre em um momento de forte expansão da LIVE!. Após um ciclo sólido de crescimento e com a projeção de atingir R$ 1 bilhão em faturamento em 2025, a marca se prepara para dar um novo salto em 2026, ampliando awareness, consolidando seu posicionamento e fortalecendo sua presença internacional. O movimento coincide com a entrada em novos territórios, como a categoria de calçados, inaugurada com o lançamento do Loop, primeiro modelo da marca.

“A LIVE! vive um momento inspirador de expansão e consolidação. Nosso foco agora é evoluir de uma marca sólida e reconhecida nacionalmente para uma marca global de lifestyle e performance, com propósito, consistência e conexão emocional com as pessoas. Queremos fortalecer o Shape Your Mind como o grande manifesto da marca e traduzir essa mensagem em experiências integradas, inspiradoras e relevantes em todos os pontos de contato”, afirma a nova Head de Marketing.

Sob sua liderança, o marketing da LIVE! tem como prioridades fortalecer o storytelling e a consistência visual da marca, ampliar a presença nacional e internacional com campanhas integradas e parcerias estratégicas, e consolidar uma cultura de marca sólida e inspiradora.

“A chegada da Patrícia reforça um novo momento da LIVE!. Estamos em um ciclo de expansão acelerado e com metas ousadas para os próximos anos. Ter uma liderança com experiência global e um olhar estratégico sobre branding e propósito é essencial para esse novo salto”, destaca Gabriel Sens, CEO e fundador da LIVE!

A LIVE! nasceu em 2002, fundada por Joice e Gabriel Sens, com o propósito de ser uma marca brasileira referência em moda fitness, primando pela qualidade, estilo e funcionalidade de seus produtos e inspirando as pessoas a levarem uma vida mais ativa, saudável e feliz. Mais de 93% dos seus produtos são de fabricação própria, feitos no Brasil. A companhia preza pelo compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, desde a produção até as operações nos escritórios, com o objetivo de não apenas compensar, mas também minimizar as emissões de carbono. O universo LIVE! conta com operações internacionais nos Estados Unidos, Dubai, Tailândia e Paraguai, além do e-commerce global. Para mais informações, clique aqui e acesse o site, ou @liveoficial

LIVE!
NB Press Comunicação

GABRIEL OLIVA É NOMEADO PRESIDENTE DO GRUPO AVIANCA

Gabriel Oliva

A Avianca anunciou seu plano de sucessão para a companhia aérea. Frederico Pedreira deixará o cargo de Chief Executive Officer (CEO) a partir de 28 de fevereiro de 2026, após cinco anos na empresa.

Para fortalecer ainda mais a estrutura de liderança da companhia e garantir uma transição fluida, o Conselho de Administração da Avianca aprovou a criação do cargo de Presidente, que será ocupado por Gabriel Oliva, em paralelo à sua função como Chief Operating Officer (COO). Frederico permanecerá como CEO até 28 de fevereiro para assegurar total continuidade e alinhamento em toda a organização.

Desde sua chegada à Avianca em 2021 como Chief Operating Officer - e posteriormente como Deputy CEO e depois CEO -, Frederico desempenhou um papel fundamental ao liderar a companhia em uma transformação que fortaleceu sua posição financeira, otimizou sua malha aérea e posicionou a Avianca como uma das empresas mais competitivas e eficientes da região, enquanto reforçava a missão de conectar a região e tornar o voo acessível a todos. Sob a liderança de Frederico, a Avianca continuou expandindo sua rede para mais de 160 rotas e 80 destinos, transportou mais de 38 milhões de passageiros em 2024 e consolidou-se como uma companhia mais forte, eficiente e acessível para os viajantes da América Latina.

“Liderar a Avianca foi uma honra extraordinária e uma verdadeira jornada”, afirmou Pedreira. “Tenho imenso orgulho do que nosso time conquistou e da empresa em que nos transformamos. Sou profundamente grato pela dedicação, por acreditarem em nosso propósito e por transformarem o ordinário em extraordinário. Estou certo de que, sob a liderança do Gabriel e com o time incrível que temos, a Avianca seguirá crescendo e alcançando novos patamares.”

Adrian Neuhauser, CEO do Grupo Abra, declarou: “Seguimos fortalecendo a equipe de liderança da Avianca ao mesmo tempo em que executamos o plano de sucessão desenhado para o nosso talento. Agradeço ao Fred por sua liderança e pela transformação que impulsionou, e dou as boas-vindas ao Gabriel como Presidente para dar continuidade a esse ritmo. Temos confiança de que, em equipe, seguiremos fortalecendo nossos indicadores de desempenho, assim como o produto e o serviço oferecidos aos nossos clientes, garantindo que continuem a nos escolher para suas viagens. A Avianca entra nesta nova fase a partir de uma posição de solidez e estabilidade.”

“Nos últimos anos, o Fred liderou a Avianca em uma transformação extraordinária, tornando-a mais eficiente, competitiva e conectada. Sua dedicação e liderança deixaram uma marca duradoura em nossa companhia e em nossa gente. Estamos entusiasmados com o futuro que aguarda a Avianca e damos uma calorosa recepção ao Gabriel em sua nova função”, comentou Roberto Kriete, membro do Conselho de Administração do Grupo Abra e Presidente do Conselho da Avianca.

Constantino de Oliveira Junior, Presidente Executivo do Conselho de Administração do Grupo Abra, afirmou: “Fred teve um papel essencial na transformação da Avianca. Ele deixa um legado de resultados, disciplina e propósito que seguirá moldando o futuro da companhia. Agradecemos sinceramente suas contribuições e desejamos sucesso contínuo no próximo capítulo de sua trajetória. Estou muito satisfeito em dar as boas-vindas ao Gabriel como Presidente.”

Gabriel Oliva possui mais de 20 anos de experiência em liderança, sendo 14 deles na indústria da aviação. Ingressou na Avianca em 2021 como CEO da Avianca Cargo, onde reposicionou a unidade de negócios como líder regional, e posteriormente tornou-se Chief Operating Officer da Avianca. Sob sua liderança — e com uma visão integrada dos negócios de carga e passageiros —, fortaleceu a segurança operacional, a eficiência e a experiência do cliente. Antes de ingressar na Avianca, Oliva ocupou diversas posições executivas seniores em organizações multinacionais.

“Estou muito grato, entusiasmado e motivado com esta nomeação. Junto com os mais de 15.000 integrantes do time Avianca, continuaremos fortalecendo esta companhia, em parceria com o Grupo Abra, ampliando nossa liderança na região e garantindo que os passageiros continuem nos escolhendo. Um agradecimento especial ao Fred por toda a sua entrega e liderança ao longo desses anos”, afirmou Gabriel Oliva, Presidente do Grupo Avianca.

A Avianca mantém o foco na execução de seu plano estratégico, na entrega de resultados consistentes e no atendimento contínuo a milhões de viajantes com confiabilidade, eficiência e acolhimento.

A Avianca, membro da Star Alliance e integrante do Grupo Abra, inclui a Aerovías del Continente Americano S.A., Taca International Airlines S.A., Avianca Costa Rica S.A., Avianca Ecuador S.A., Aviateca S.A., Regional Express Américas S.A.S., LifeMiles e Avianca Cargo. No transporte de passageiros, a Avianca tem mais de 105 anos de operações na Colômbia e faz parte do grupo de companhias aéreas líder na Colômbia, Equador e América Central. Também conta com uma das maiores malhas aéreas da América Latina, com mais de 150 rotas, 700 voos diários e uma frota de 140 aeronaves Airbus 320 e Boeing 787 Dreamliner, que conectam mais de 80 destinos em 25 países da América e Europa. Em 2024, a Avianca transportou cerca de 38 milhões de clientes com a operação de mais de 258.000 voos. Seu programa de fidelidade, o LifeMiles, é um dos maiores da América Latina, com mais de 14 milhões de membros e 400 pontos de venda afiliados. No transporte de carga, a Avianca Cargo é o principal operador em diferentes mercados da América, conectando mais de 350 destinos por meio de seus 220 voos de carga semanais, rede de voos de passageiros e acordos de codeshare. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Avianca
Scritta

RAMON MARTINEZ É O NOVO CHIEF RISK OFFICER (CRO) DA NEON

Executivo traz mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras e fintechs, como Nubank, BNP Paribas Personal Finance e Citi

Ramon Martinez 

A Neon, instituição financeira pioneira em produtos digitais voltados ao trabalhador brasileiro, anuncia a chegada de Ramon Martinez como seu novo Chief Risk Officer (CRO). O executivo será responsável por conduzir a estratégia de riscos da companhia, com foco em crescimento sustentável, eficiência operacional e governança sólida.

Com mais de 20 anos de experiência em serviços financeiros e gestão de riscos, Ramon construiu sua trajetória em instituições de grande porte na América Latina, acumulando ampla vivência em gestão de riscos, produtos financeiros e expansão de negócios na região. Antes de ingressar na Neon, atuou por mais de cinco anos no Nubank, onde ocupou diferentes posições de liderança, sendo a última como Diretor Senior de Crédito com Garantia. No BNP Paribas Personal Finance, foi CEO da operação na Argentina e Chief Risk Officer (CRO) no Brasil. No Citi, liderou o Segmento de Alta Renda.

Para o novo CRO da Neon, fortalecer a cultura de risco é essencial para apoiar a inovação e o crescimento sustentável. “Acredito que o risco bem gerido é o que permite ousar com responsabilidade e construir negócios duradouros. Estou entusiasmado em unir minha experiência à visão da Neon, contribuindo para que a companhia continue crescendo de forma equilibrada, segura e cada vez mais próxima das necessidades dos nossos clientes”, afirma Ramon.

Especializado em serviços financeiros voltados ao consumidor, com mestrado em finanças pela London Business School, o novo CRO possui forte domínio em dados e análises, desenvolvidos a partir da condução de projetos complexos de gestão de risco, crédito ao consumidor e excelência operacional. Além da competência técnica, Ramon se destaca por sua capacidade de formar e liderar equipes de alta performance, promovendo resultados sustentáveis e alinhados à criação de valor para acionistas, clientes e colaboradores. Especialista em gestão de riscos — incluindo crédito, operacional, mercado, financeiro, cibernético, compliance e regulatório.

Para Fernando Miranda, CEO da Neon, a chegada de Ramon reforça o compromisso da empresa com uma operação segura e orientada ao longo prazo. “O Ramon reúne uma combinação rara de experiência técnica e visão estratégica. Sua trajetória o torna uma peça fundamental na evolução da nossa estrutura executiva, garantindo que o crescimento da Neon ocorra de forma sustentável,, inovação e foco no cliente”, destaca o executivo.

A nomeação ocorre em um momento de transformação para a Neon, que vive uma nova fase marcada pela consolidação e pelo crescimento sustentável. O reposicionamento da marca, com a nova assinatura “Pra Você Viver no Azul”, reforça o propósito da empresa de acompanhar a evolução financeira dos brasileiros e dialogar de forma mais próxima com seus públicos. Esse movimento é acompanhado pelo fortalecimento da estrutura de capital da companhia, após a captação de R$ 720 milhões em sua rodada Série E, que contou com a entrada de investidores globais como a IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e a DEG, subsidiária do grupo alemão KfW. Mais recentemente, a Neon teve seu desempenho reconhecido pela Moody’s Local Brasil, que atribuiu à instituição o rating A-.br, com perspectiva estável, destacando sua solidez operacional, governança integrada e trajetória consistente de rentabilidade.

A Neon é uma instituição financeira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias - quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil. Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores instituições financeiras do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, com a MEI Fácil, a empresa oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 32 milhões de clientes

Neon
VCRP