quinta-feira, 16 de agosto de 2018

DOCUMENTÁRIO GRATUITO SOBRE DIREITO À MORADIA NO BRASIL ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA NO CINESESC.


“Quem Mora Lá” convida para uma reflexão sobre a situação de diversas famílias brasileiras.


Em “Quem Mora Lá” uma lupa é lançada na vida de famílias moradoras da comunidade de Pocotó, situada no bairro de Boa Viagem em Recife (PE), que têm sua moradia ameaçada por um mandato de reintegração de posse e decidem ocupar um dos vários prédios abandonados no centro de Recife, o Edifício SulAmérica.

A história, ao apresentar a vida de alguns moradores de uma mesma família do Pocotó, revela a profundidade da violência sistêmica à qual está sujeita a população pobre do País, e não só a dessa comunidade.

Todas as histórias do documentário parecem retratar as mesmas situações: a impossibilidade de encaixar o aluguel na renda mensal familiar, a falta de oportunidades de geração de renda, o descaso do poder público, o preconceito social, enfim, a violência, em suas diversas formas, como rotina.

São apresentados personagens presos em um ciclo vicioso de pobreza, que eles não têm condições de quebrar, situação comum a vários estados do País.

Para Conrado Ferrato, um dos diretores do filme, “vivemos em cidades doentes, pensadas dentro de uma lógica de reprodução de capital, ignorando as verdadeiras demandas da população.” Ele participará de um debate após a exibição de estreia no dia 17/08, às 21h no CineSesc, junto a Rafael Crespo, também diretor, e a Socorro Leite, diretora executiva nacional da Habitat para a Humanidade Brasil, ONG incentivadora do filme. Para Conrado "nas cidades espetáculo que a elite procura construir - com obras cada vez mais estapafúrdias e menos inclusivas - os pobres ficam sempre escondidos e apertados nas coxias. Mesmo sendo a maioria”.

“O filme retrata a vida das famílias que demandam por moradia e que por falta de resposta do Estado, constroem seu próprio lugar na cidade. Há uma imensa desigualdade na ocupação da cidade e as ameaças de despejo e remoção acabam contrastando profundamente com os inúmeros imóveis abandonados nas cidades. Habitat trabalha para que essas desigualdades sejam reduzidas e para que as pessoas mais pobres possam ter seu direito à cidade assegurado”, afirma Socorro. O documentário é uma realização da produtora Valete de Copas em parceria com a Habitat para a Humanidade Brasil (https://habitatbrasil.org.br/), através do apoio da Open Society Budapest Foundation.

Os diretores são os mesmos responsáveis pelo filme ‘Limpam com Fogo’, documentário de 2017 que discute a epidemia de incêndios em favelas na cidade de São Paulo e a sua relação com a especulação. 

Serviço
Estreia do Documentário “Quem Mora Lá” em São Paulo, seguida de debate sobre o tema moradia no Brasil.
Data: 17 de Agosto (sexta-feira), às 21h
Local: Cinesesc – Rua Augusta, 2.075 – Cerqueira César
Ingressos: Gratuitos – retirar com 1h de antecedência.

A Habitat para a Humanidade Brasil atua no país há mais de 25 anos. Aproximadamente 76 mil pessoas já foram atendidas pela organização social em 11 estados, na construção ou melhoria de suas casas, assim como no acesso à água em regiões de seca. Há mais de 10 anos, também trabalha em espaços democráticos para propor e incidir por políticas públicas de acesso à moradia. Além disso, a organização promove capacitações para fortalecimento de mulheres, jovens, lideranças e comunidades e, através de ações de voluntariado e mobilização, busca envolver a sociedade na luta pelo direito à cidade e à moradia adequada. A missão da organização é possibilitar, para o maior número de famílias possível, um ambiente seguro e saudável onde alcancem a força, estabilidade e autossuficiência necessárias para construir uma vida melhor. A organização não governamental, sem fins lucrativos, faz parte da rede Habitat for Humanity, presente em mais de 70 países.

Lead Comunicação