TROCA DE VOTO POR CARRO PELADO?
15/12/2013
Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica. Ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina”. A frase de Nelson Rodrigues é perfeita para a postura do governo Dilma diante do possível adiamento da obrigatoriedade de freios ABS e airbags frontais em todos os carros fabricados no Brasil. Prevista para vigorar a partir de 1º de janeiro de 2014, deve ficar para 2016.
A definição está prometida para esta semana, mas seja ela qual for, a incompetência e a falta de vergonha na cara já produziram efeitos negativos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, alegou que haveria um impacto financeiro com o acréscimo dos itens de segurança a partir do ano que vem. "Estamos preocupados com o preço do carro, que subiria de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil", disse Mantega.
Mentira, mentira deslavada. Estão, isso sim, medindo o impacto nas eleições de 2014. Querem saber, principalmente junto a sindicalistas, quantos votos representariam na boa das urnas as demissões provocadas pelo fim da produção de alguns veículos. Além da Kombi e Gol G4, ambos sem condições estruturais de receber ABS e airbags, há outros modelos nacionais que estão com a corda no pescoço devido ao aperto nas normas de segurança, e que podem ganhar sobrevida. Entre eles, Ford Ka e Chevrolet Classic.
Hoje, 60% dos veículos já têm os equipamentos, e em janeiro passaria para 100%. O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, afirmou que o acordo com o governo federal prevê estender a obrigatoriedade de ABS e airbags a 70% dos carros nacionais em 2014; a 80% em 2015; e a 100% só a partir de 1º de janeiro de 2016. Os sindicalistas já dão o acordo como favas contadas.
É aqui que entra em cena o sujeito que se submete ao idiota (ou o idiota o extermina) a que se refere Nelson Rodrigues. Se autorizar o adiamento da obrigatoriedade, deixando de ampliar a segurança veicular, o governo simplesmente vai ignorar o fato que poderia evitar pelo menos 800 mortes das 40 mil que o trânsito brasileiro provoca anualmente.
Estão chegando ao absurdo de trocar vidas humanas por carros pelados, cujas vendas são direcionadas especialmente a frotistas, órgãos públicos e profissionais autônomos. E até o momento, tudo indica que na disputa pelo poder do país a corrupção e a impunidade levam nítida vantagem sobre a decência, a honestidade e o respeito. Vide os maus exemplos dos mensaleiros, que mesmo trancafiados (sic) se julgam diferentes de seus semelhantes, inclusive de seus pares na Papuda.
Outro efeito colateral perigoso da contramão em que se meteu o governo está nas palavras de quem sabe o que fala e passa longe das maracutaias oficiais: “O provável adiamento para 2016 do prazo para a obrigatoriedade de instalação de airbags e freios ABS em 100% dos novos automóveis vai inibir investimentos das fabricantes de autopeças em novas tecnologias. Quem vai investir se o governo, na calada da noite, muda as regras do jogo?", questiona Besaliel Botelho, presidente da Bosch, uma das maiores fabricantes de componentes da América Latina.
Primeira empresa a produzir freios ABS no Brasil e responsável por 50% das vendas do sistema, a Bosch investiu quase R$ 70 milhões para produzir o equipamento em Campinas (SP), a partir de 2007. "Ampliamos a produção em 2012 para atender à nova demanda e agora estamos com esse mico, assim como outras empresas que investiram em tecnologias de segurança, como o airbag", afirma.
E agora, presidenta Dilma? Ainda dá tempo prá engatar a marcha ré...
* Percy Faro (percyfaro@gmail.com) é jornalista profissional há 38 anos. Especializou-se no setor automotivo há 23 anos, período em que atuou em diversos veículos do segmento específico, entre eles as revistas 4x4, Moto, Oficina Mecânica, O Mecânico e Jornauto. Integrou a equipe que fundou a Revista Carro e foi produtor e apresentador do Programa Carro, da TV Gazeta - SP, e editor do Jornal Veículos, do Diário do Grande ABC.
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