domingo, 26 de julho de 2015

MICHELIN LIDERA RADIALIZAÇÃO DO MERCADO DE PNEUS AGRÍCOLAS.


O grande desafio da agricultura mundial, no futuro, será a produção agrícola em larga escala sem degradar o solo, visto que o mundo terá 8,5 bilhões de pessoas no ano 2020. Liderada pela Michelin, a radialização do mercado de pneus agrícolas responde a esta necessidade, tornando-se uma das principais alavancas do desenvolvimento do setor. Graças a esta tecnologia, é possível oferecer ao agricultor um produto de alta durabilidade, capaz de reduzir a compactação do solo e economizar combustível.

“Considerando que o pneu é o elo entre a máquina agrícola e o solo, podemos atribuir a ele uma série de resultados relacionados ao impacto sobre a produção e a rentabilidade da lavoura”, explica Christian Mendonça, Diretor de Comércio e Marketing de Pneus Agrícolas da Michelin América do Sul.

Na busca de uma melhor produtividade, cada vez mais, os agricultores vem optando por equipamentos de maior tamanho e a potência, levando os pneus a grandes esforços e provocando a fadiga prematura de suas carcaças.

“A solução é encontrar um produto capaz de suportar a carga e, ao mesmo tempo, proteger os solos. A tecnologia radial, através de uma arquitetura que proporciona uma banda de rolamento estabilizada, maior área de contato com o solo, carcaça que suporta maiores cargas com menores pressões, é a resposta para essas questões”, afirma Christian Mendonça.

Soluções Michelin

Tecnologia Michelin Radial


Testes realizados em novembro de 2014, no Sindicato dos Produtores Rurais, em Primavera do Leste (Mato Grosso), mostraram, mais uma vez, que o pneu com tecnologia Michelin radial compacta 30% menos o solo, que o pneu diagonal.

A demonstração foi feita entre os pneus radiais Michelin da gama MegaxBib, específica para colheitadeiras, e pneus diagonais de uma marca concorrente, com as pressões recomendadas pelos fabricantes. Foi construído um fosso com 7 m de comprimento, 5 m de largura e 1,6 m de profundidade, com 14 camadas alternadas de calcário (de 5 cm) e 14 de terra (de 7 cm).

A passagem da colheitadeira, de capacidade para 130 sacas de milho, sobre o fosso se deu com os pneus dianteiros. O resultado de profundidade do pneu diagonal, montado em geminado (filipado) do lado direito foi de 44 cm no interno e de 44,5 cm no externo. Já o pneu radial Michelin MegaxBib teve 35,5 cm de profundidade nos dois  pneus. Ou seja, em média o pneu radial Michelin compactou menos o solo 20,7%.

Tecnologia Michelin Ultraflex


Além da tecnologia Michelin Radial, a empresa oferece a tecnologia Michelin Ultraflex, uma inovação em pneus agrícolas que, graças à sua capacidade para trabalhar a baixa pressão, compactam menos o solo e obtém melhor rendimento agrícola. A tecnologia Michelin Ultraflex responde a um desafio duplo: acompanhar o ritmo do desenvolvimento do maquinário agrícola para melhorar a produtividade e, ao mesmo tempo, proteger os solos.

O retorno do investimento em produtividade com esta tecnologia pode superar 24%, graças à menor compactação do solo. Além disso, o trabalho é mais produtivo graças à maior motricidade ao operar em baixa pressão, enquanto suporta mais carga e maior velocidade.

A tecnologia Michelin Ultraflex está disponível para:
- Tratores: XEOBIB para as potências de 80 a 220 CV e AXIOBIB para potências muito altas (acima de 250 CV)
- Máquinas Colheitadeiras: CEREXBIB para potências superiores a 280 CV
- Máquinas de Tratamento: SPRAYBIB para os pulverizadores com uma capacidade superior a 4.000 l.

Michelin América do Sul  
Departamento de Comunicação - 
Renata Guedes
renata.guedes@br.michelin.com
+55 21 3621-4393 

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 112,300 pessoas e tem 68 unidades de produção em 17 países diferentes. (www.michelin.com.br). O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia - (www.michelin.com

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