No Brasil, 27% dos funcionários da Henkel aderiram voluntariamente ao benefício. O programa é aberto a colaboradores de todos os níveis hierárquicos e áreas, bastando fazer parte da companhia há pelo menos um ano. Quem optar pela aquisição dos papéis deve determinar um percentual fixo de seu salário para investir mensalmente, com limite de 4% da remuneração bruta.
"O sucesso da empresa sempre é resultado do desempenho de seus funcionários. O Employee Share Plan é uma forma de dividir os ganhos desse êxito com quem de fato impacta. Construímos uma relação de longo prazo, baseado no desempenho, transparência e sustentabilidade financeira" – afirma Valeria Gladsztein, diretora de Recursos Humanos da Henkel para América do Sul.
Além de receber os dividendos e acompanhar a valorização das ações, o participante recebe ainda o "matching shares", uma contribuição adicional feita pela empresa equivalente a 33,33% do montante investido pelo funcionário. Em uma simulação, um funcionário que contribuísse desde 2008 com €100 euros por mês, teria em 31 de julho de 2017, um investimento de €40.000.
Para Camila Crepaldi, gerente de Marketing de adesivos para Indústrias Gerais da Henkel Brasil, os principais benefícios são estabilidade e facilidade, já que não tem muito tempo para gerenciar investimentos. Além disso, o retorno é muito interessante, pois além de ter a contribuição de 1/3 pela companhia por cada ação adquirida, o colaborador ainda tem as valorizações frente aos resultados da empresa e da moeda. "A Henkel é uma empresa familiar com resultados financeiros sustentáveis, o que me dá segurança para investir. Contribuo com a quantidade máxima possível, pois acredito que é uma forma fácil e confiável de manter um fundo de investimento", explica.
Também há funcionários que aderem ao programa para garantir uma renda em momento de necessidade familiar ou oportunidade para fazer algo que deseja. "Decidi participar do programa para poupar dinheiro para objetivos futuros ou ocasião de necessidade. Quando precisei fazer um resgate, recebi a orientação da área de Recursos Humanos de forma eficaz e eficiente", relata Rafaela Gomes de Andrade Antonio, operadora da planta de Itapevi/SP da Henkel.
"Aderi ao benefício porque penso em ter um dinheiro reservado para dar um futuro melhor para a minha família, em caso de necessidade. Além disso, o complemento que a empresa dá é muito atrativo. Em 2015 fiz um resgate e tive todo o suporte necessário no processo", conta Eduardo Cosme Brasil, operador da planta de Itapevi/SP da Henkel.
A Henkel está no Brasil há 63 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 950 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.