quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

NOVO SUBARU LEGACY.

A nova geração do Legacy desembarca no Brasil equipado com um novo conjunto mecânico: motor Boxer 3.6R e câmbio CVT automático Lineartronic.

O novo design externo reforça ainda mais a modernidade e a robustez do modelo Sedan Premium da SUBARU.

A CAOA, importadora oficial dos veículos SUBARU para o Brasil, inicia, a partir da próxima semana, a comercialização do novo Legacy no País. O modelo é reconhecido mundialmente por reunir amplo espaço interno, design moderno, potência, elevado padrão de acabamento, eficiência, segurança e conforto.

Segundo Flavio Padovan, Diretor Geral da SUBARU no Brasil, “o segmento de Sedans Premium é um dos mais importantes do mercado brasileiro, não só pelo volume de vendas, mas também por servir como vitrine para as marcas apresentarem aos consumidores o que há de mais moderno e avançado em sua gama de produtos. O SUBARU Legacy traz, entre outros diferenciais, segurança, tecnologia, inovação, requinte, conforto e amplo espaço interno, atributos que lhe garantem uma importante vantagem quando comparado aos seus principais concorrentes diretos”, completa o executivo”.

Com 4.796 mm de comprimento (41 mm a mais que o seu antecessor), 2.750 mm de distância entre-eixos e 1.500 m de altura total (redução de 5 mm quando comparada com a versão anterior), o novo Legacy oferece um generoso espaço interno, capaz de acomodar, com conforto, cinco pessoas e acondicionar 506 litros de bagagens (VDA).

O veículo será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, com ampla lista de itens de série que incorpora: sete air bags, teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, dupla saída de escapamento com ponteiras esportivas, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica dos bancos com memória de ajustes para o assento do motorista, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e rebatimento dos bancos traseiros em 60/40.

O novo SUBARU Legacy virá equipado com o motor Boxer 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, que atinge a potência máxima de 256 cv a 6.000 rpm e torque de 35.7 kgfm a 4.400 rpm. Esse propulsor se destaca pelo elevado desempenho, baixo nível de emissão de poluentes, reduzido consumo de combustível e alta durabilidade.
A motorização Boxer 3.6R trabalha em conjunto com uma caixa automática HCVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas por meio de paddles shifts instaladas atrás do volante, com três modos de condução: Intelligent (I), Sport (S) e Sport Sharp (S#) para conduções de acordo com a necessidade de cada motorista e situação. Esse câmbio proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.

Design


Durante o desenvolvimento do desenho externo do SUBARU Legacy, a equipe de designers da marca procurou realçar, em um desenho moderno e robusto, algumas das principais virtudes da SUBARU, tais como: excelente visibilidade, amplo espaço interno, robustez, performance e elevado nível de segurança, sem que isso represente abrir mão do requinte. 

O novo Legacy é um veículo robusto, característica reforçada pela alta linha de cintura fazendo contraponto à fluidez da traseira, que possui um porta-malas perfeitamente integrado ao design do veículo.


A dianteira, mesmo vista a distância, possui um desenho marcante, legítimo dos veículos SUBARU. Destaque para a imponente entrada de ar frontal, em formato hexagonal e que ostenta o logotipo SUBARU. Além disso, os faróis dianteiros, quando acesos, lembram olhos de aves de rapina, o que confere agressividade ao modelo.

Os ângulos do para-brisa e da coluna “A” foram otimizados, privilegiando a aerodinâmica. Na lateral, não há excessos, mas elementos que sugerem qualidade, performance e requinte. O vinco que percorre desde o para-lama, passando pelas duas portas, até se encaixar com as lanternas traseiras confere harmonia e requinte. 

A parte traseira do Legacy é realçada pelo imponente porta-malas, com capacidade para transportar até 506 litros de bagagens (VDA). As lanternas em LED são inéditas e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao para-choque. O grande friso cromado na tampa do porta-malas e a dupla saída de escapamento confirmam a vocação Premium deste sedan. 

Interior: Compromisso máximo com o conforto


O novo SUBARU Legacy tem foco nos consumidores que buscam um carro moderno, confortável e espaçoso, além de privilegiarem o bem-estar. Por isso, o interior do modelo foi otimizado, oferecendo um perfeito equilíbrio entre requinte e segurança. 

A ergonomia foi pensada nos mínimos detalhes. O motorista conta com um posto de condução que ressalta o prazer de dirigir, com assentos ergonômicos que “seguram” o condutor nas curvas, ajustes de altura e inclinação, além de serem revestidos de couro. Todos os comandos do veículo foram instalados de forma estratégica, que facilita o acionamento, evitando, por exemplo, que o condutor desvie a atenção da condução.

O volante traz controles de áudio e Bluetooth®, enquanto o quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout moderno. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “regulador eletrônico de velocidade”, tempo de condução, marcha selecionada, eventuais alertas de falhas e ajustes gerais do veículo. O quadro de instrumento pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor, que pode escolher entre dez tonalidades de cor diferentes dos LEDs que o compõem.    

Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar elétrico é bastante amplo, com 785 mm de comprimento e 345 mm de largura, o que contribui para a elevada luminosidade interna.


Outro destaque é o sistema de áudio com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas. Com um menu de fácil leitura e bastante intuitivo, a nova tela possibilita o acesso, de maneira rápida, às mais diversas configurações do sistema de som, além de visualizar as imagens da câmera de ré. A execução de músicas de dispositivos externos, como celulares e aparelhos de MP3, é realizada por meio de auxiliar (via USB) ou por tecnologia Bluetooth®. Além disso, o motorista poderá acessar a lista de contatos, atender a chamadas e ter acesso ao histórico de ligações, tudo com visualização pelo display. 

Motor Boxer 3.6R e câmbio HCVT Lineartronic


O SUBARU Legacy está equipado com o moderno motor Boxer 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, cujo desempenho e robustez foram desenvolvidos no decorrer dos últimos anos pela SUBARU. Essa motorização se caracteriza por privilegiar performance, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

O propulsor Boxer 3.6 litros, 24 válvulas, a gasolina, gera 256 cv a 6.000 rpm e torque 35.7 kgfm a 4.400 rpm. A configuração horizontal do motor Boxer coloca os pistões a 180 graus de oposição, criando um perfil mais baixo e plano que outros tipos de motores. Isso dá ao motor e, portanto, ao veículo em geral, um centro de gravidade mais baixo e um equilíbrio melhor, o que resulta, juntamente com o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), em melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno. 

Este motor está acoplado a uma caixa de câmbio automática HCVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas no volante (paddles shifts). Esse câmbio proporciona uma troca suave de marchas, priorizando o conforto, sem abrir mão do desempenho, levando em consideração parâmetros como: carga do motor, rpm e as condições de rodagem.


O motorista do novo Legacy tem à sua disposição os benefícios das tecnologias SUBARU Intelligent Drive (SI-DRIVE) e Active Torque Vectoring. A primeira permite ao condutor selecionar as características de direção do veículo de acordo com sua necessidade. No total, são três modos disponíveis: “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”.

Já o Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção.

A engenharia inovadora da SUBARU produz equilíbrio entre a precisão da direção, proteção do ocupante e a paixão por dirigir. O conceito de Controle Dinâmico de Chassi da SUBARU amplia os benefícios do centro de gravidade mais baixo e a estabilidade do Symmetrical All-Wheel Drive a praticamente todas as dimensões de desempenho do Legacy. 

Desde a introdução do Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), em 1972, a SUBARU vem melhorando sua tecnologia de maneira contínua para atender às necessidades crescentes dos condutores mais exigentes em todo o mundo. Cada SUBARU é criado para aproveitar ao máximo o controle e a estabilidade proporcionados pela tecnologia SAWD. A potência se distribui pelas quatro rodas de maneira simples e direta, para um equilíbrio perfeito e natural, o que proporciona uma experiência única de controle.

Carroceria


Com 1,500 mm de altura total, o novo Legacy é 5 mm mais baixo do que a versão anterior, o que contribui para o dinamismo do desenho externo e para ampliar a eficiência aerodinâmica do modelo.

De uma ponta a outra dos para-choques, o Legacy tem 4,796 mm de comprimento. A distância entre-eixos (medida entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veículo): é de 2,750 mm. Essas medidas deixam claro a preocupação da equipe da SUBARU em oferecer um típico veículo do segmento Sedan Premium, ou seja, um modelo que prioriza segurança, status, conforto e amplo espaço interno.

Tecnologia a favor da segurança


A tecnologia é um dos principais aliados da SUBARU no que se refere à segurança dos ocupantes. O novo Subaru Legacy sintetiza a preocupação da marca durante a concepção de veículos que possuam inovações para a prevenção de acidentes (segurança ativa) e que, em caso de colisões, assegure a integridade de todos os ocupantes (segurança passiva). 

Por esse motivo, a carroceria do SUBARU Legacy é moldada com aços de diferentes composições e espessuras, uma estrutura que, além de ser mais leve, oferece maior dissipação de energia em uma possível colisão. Em caso de impacto frontal, o conjunto formado pelo motor e câmbio é programado para se deslocar para baixo do veículo, impedindo que os componentes invadam a cabine.

Visando a ampliar os já elevados níveis de segurança dos ocupantes do novo modelo da SUBARU, a equipe de engenharia da marca reforçou a robustez de diversos pontos da carroceria utilizando aço de altíssima resistência.

O Legacy possui barras de proteção nas portas, cinto de segurança de três pontos nos bancos dianteiros e traseiros e encostos de cabeça para todos os ocupantes, formando um completo conjunto de segurança passiva. 

Além disso, o modelo conta com sete air bags de série, garantindo a máxima segurança em colisões frontais e laterais: são dois air bags frontais, dois laterais, dois duplos de cortina e um de joelho.

Garantia e serviços


O novo SUBARU Legacy está coberto pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. O modelo também conta com revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra. Com isso, o cliente sabe, de forma antecipada, quanto vai pagar em cada revisão programada, que realizadas em intervalos de 10.000 km.


SUBARU
Comunicação – CAOA
Gerson Almeida
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Anderson Cavalcante
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Maira Nascimento
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VOLKSWAGEN LANÇA CAMPANHA PARA DIVULGAR GOL, FOX E VOYAGE COM PREÇO DE NOTA FISCAL DE FÁBRICA.


A Volkswagen do Brasil lança nesta quarta-feira (2) uma campanha para divulgar as ofertas exclusivas da marca para dezembro, disponíveis em toda a Rede de Concessionárias da marca no País. Durante este mês, o Gol Comfortline, o Fox 1.0 Trendline e o Voyage 1.0, todos completos, serão ofertados com preço de nota fiscal de fábrica. Para os dois primeiros modelos mencionados (Gol e Fox), a taxa de financiamento é zero.

O comercial “Dezembro Exclusivo” vai ao ar agora à noite, no intervalo da final da Copa do Brasil (Santos X Palmeiras) veiculado na TV Globo. Além do filme, a campanha, criada pela Almap BBDO, conta com spots de rádio e mídia impressa. Confira o comercial aqui.

Volkswagen#vale

A Volkswagen sabe que o melhor é não correr riscos ao investir e respeita o dinheiro do brasileiro. Por isso, a marca lançou em julho a campanha “volkswagen#vale”, que reforça a tecnologia, a qualidade, a segurança e o melhor custo-benefício dos carros que a empresa fabrica. A campanha integrada destaca que é importante o cliente fazer o seu dinheiro valer mais investindo em carros que tenham motores eficientes, com três anos de garantia total, baixo custo de manutenção, ótimo valor de revenda e com a maior rede de concessionárias do País, como os veículos da marca Volkswagen.
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
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PEUGEOT É A MONTADORA OFICIAL DO RIO OPEN, O MAIOR TORNEIO DE TÊNIS DA AMÉRICA DO SUL.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Peugeot disponibilizará veículos da Marca para realizar o traslado de atletas e autoridades durante o evento.


A Peugeot aproveita sua estreita relação com o tênis e, pelo terceiro ano consecutivo, será a montadora oficial do Rio Open, considerado o maior torneio da modalidade na América do Sul. Com essa iniciativa, a Marca irá disponibilizar sua nova gama de veículos para o traslado de atletas e autoridades no decorrer do torneio, que será realizado de 15 a 21 de fevereiro de 2016, no Jockey Club Brasileiro.

"Estendemos a parceria com o Rio Open para associar o espírito refinado e elegante do esporte aos veículos da Peugeot, que hoje conta com produtos cada vez mais equipados e modernos destinados a clientes que buscam sofisticação, qualidade e tecnologia”, afirmou Frederico Battaglia, diretor de Marketing.

Além de marcar forte presença nessa importante competição brasileira, a Peugeot firmou uma nova parceria global com a ATP (Associação de Tenistas Profissionais).  Desta forma, a empresa passa a se associar ao ATP World Tour, série com os mais importantes torneios de tênis do mundo. A Marca será a representante oficial em mais de 20 torneios ao redor do planeta e irá fornecer mais de 500 veículos – entre eles o 508, o 3008, o 5008 e o Expert Tepee – para serviços de transporte nos eventos, a partir de 2016.

Um relacionamento estreito com o esporte


A Peugeot mantém uma associação com a Federação Francesa de Tênis desde 1984, realizando uma série de ações que envolvem o Torneio de Roland Garros e já incluiu séries especiais para os modelos 205, 405 e, mais recentemente, para o 207 CC, 308 CC e 3008 HYbrid4 (primeiro veículo híbrido movido a diesel do mundo), além de scooters e bicicletas.

No Brasil não foi diferente. Inspirada no esporte, a Marca lançou séries especiais de sucesso dos modelos 308, 308 CC e 3008. Desde 2014, o embaixador internacional da Peugeot Novak Djokovic, ícone do tênis mundial e atual n° 1 do ranking da ATP tem reforçado a presença da marca no universo do tênis.

SERVIÇO: 
Rio Open
Local: Jockey Club Brasileiro – Sede da Lagoa (Rio de Janeiro / RJ) 
Data: 15 a 21 de fevereiro de 2016

Peugeot do Brasil
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DIVISÃO MOTORPARTS COMEMORA TRÊS ANOS DE ATIVIDADES EM SOROCABA.

Empresa dedica-se à produção de pastilhas, lonas, sapatas, fluidos e equipamentos para o sistema de freios.

A Divisão Motorparts, da Federal-Mogul, com fábrica em Sorocaba, SP, comemora três anos de atividades. Criada globalmente no dia 26 de novembro de 2012, dedica-se à produção de pastilhas, lonas, sapatas, fluidos, lubrificantes e equipamentos para veículos leves e comerciais.

Além de fornecedora para as montadoras de veículos, do Brasil e do Mercosul, a Divisão Motorparts abastece o mercado de reposição por intermédio de uma rede de distribuidores e de oficinas de assistência técnica em todo o País. As linhas de produtos da Motorparts são das marcas Bendix, Ferodo, Jurid e Stop para toda a gama de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, fora-de-estrada e máquinas agrícolas). A empresa também se dedica ao abastecimento do mercado externo com o suprimento aos Estados Unidos e a países da América do Sul.

Federal-Mogul


Com sede em Southfield, Michigan, Estados Unidos, a Federal-Mogul é fornecedora global de componentes, módulos, sistemas e subsistemas para veículos. Fundada em 1899, possui mais de 100 fábricas e 25 centros de distribuição em todo o mundo e um contingente superior a 50 mil empregados. Além da indústria automobilística, fornece sistemas e componentes para o segmento aeroespacial e a indústria pesada. 

As atividades da empresa estão concentradas na Europa, com 46% das vendas de seus componentes, e nos Estados Unidos, com 42%. Os outros 12% estão distribuídos em outras regiões. No segmento automotivo, 60% de seus produtos são destinados a veículos leves e 30% para comerciais pesados e veículos fora-de-estrada. Os demais 10% são para os setores industriais e comerciais.

No Brasil desde 1988, a Federal-Mogul possui outras cinco unidades industriais, localizadas em Manaus, AM, que produz faróis e lanternas para veículos e motocicletas; Iracemápolis, SP, dedicada a limpadores de para-brisa; Hortolândia, SP, fabricante de isolantes; Araras, SP, com eixos comando de válvula e pistões, e Santo André (SP) e Três Corações (MG), com válvulas de motores de automóveis, veículos comerciais e aplicações marítimas e industriais.

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CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS.


Numa das cenas finais do filme Casablanca, quando decide acompanhar o marido, deixando o homem que ama, a triste (e linda) Ingrid Bergman ouve do desconsolado (e abandonado) Humphrey Bogart: "Nós sempre teremos Paris".

Nossa presidente concorda: também ela sempre tem Paris. Nas vésperas dos dias em que Eduardo Cunha deve decidir sobre o início do processo de impeachment, em que ele mesmo, Cunha, deve ser mandado ao Conselho de Ética para eventual cassação de mandato, em que a agência de avaliação de risco Standard&Poors desembarca em Brasília (se rebaixar o país, os grandes fundos internacionais não poderão aqui investir), em que o procurador-geral Rodrigo Janot pode denunciar os quatro presos da última leva, incluindo André Esteves e Delcídio, Dilma resolveu tirar uns dias de folga em Paris, para voltar em cima da hora. A Conferência do Clima começaria na segunda, mas ela viajou na sexta, que ninguém é de ferro. E mergulhou em Paris no melhor estilo: no Hotel Bristol (aquele de Meia-Noite em Paris, de Woody Allen), luxuosíssimo, caríssimo - a suíte presidencial custa R$ 65 mil por dia, mais taxas de serviço e café da manhã.


Mas que significa essa diária (mais as diárias da imensa comitiva de Sua Excelência), diante das instalações magníficas, dos dois belos gatos de estimação do hotel, os antipaticíssimos Kléopatre e Faraon, da inigualável vista de Paris? Orgulhe-se do hotel em que fica sua presidente em http://wp.me/pO798-980. E lembre-se: a comitiva presidencial fica lá de graça. Quem paga a conta é você.

O nome do terror

André Esteves? Se falar, é dinamite; sabe muito, banqueiro que é, e sempre próximo a quem estiver no poder. Delcídio do Amaral? Se falar, é uma bomba atômica: líder do Governo Dilma no Senado, interlocutor constante do ex-presidente Lula, antigo diretor da Petrobras, antigo ministro de Minas e Energia, amigo de Nestor Cerveró desde quando ninguém o conhecia, o que Delcídio não sabe é o que não vale a pena saber. 

Mas quem desperta maior temor em Brasília é um personagem ainda misterioso, ligadíssimo aos negócios oficiais na África: Hamylton Pinheiro Padilha Junior. Hamylton Padilha foi preso, decidiu-se pela delação premiada, está solto. Os negócios brasileiros na África, os privados e os governamentais, passaram por ele. O que disser pode detonar muita gente que se julga ainda inatingível. Hamylton é O Homem Bomba da conexão Brasil-África, reveladora reportagem de Cláudio Tognolli, em http://wp.me/p6GVg3-ia.

O pai de todos

Nahum Sirotsky, um dos maiores jornalistas do Brasil, morreu aos 89 anos, no dia 28. Ou não morreu: criou a lendária revista Senhor, com Bea Feitler, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Millôr Fernandes, Jorge Amado, Vinícius de Moraes, Carlos Scliar - todos notáveis. Quando dirigiu Visão, criou o prêmio Homem de Visão, a ser concedido por um júri independente. Transformou Manchete na rival da maior revista brasileira da época, O Cruzeiro. Esteve na histórica reunião da ONU que criou o Estado de Israel. 

Por ele passaram novatos que se transformaram em grandes jornalistas - Alberto Dines, por exemplo, ou Paulo Francis, que o sucederia no comando de Senhor. Foi correspondente de guerra, assessorou embaixadores como Roberto Campos, tinha fontes excelentes em Israel e nos países árabes. 

Não, Nahum não morreu.

Bilhetes fechados

A mega-sena de R$200 milhões deixou muita gente inquieta: a Caixa inicialmente anunciou que ninguém tinha acertado, pouco depois anunciou que um único apostador de Brasília tinha ganho o prêmio. Nome do felizardo? 

Sigilo: a Caixa não divulga os ganhadores, sob o argumento de que se transformariam em alvo de bandidos. Mas isso causa suspeitas: o senador Álvaro Dias, do PSDB paranaense, diz que sabe de pessoas que foram premiadas "mais de 500 vezes" nas loterias da Caixa; e que um apostador ganhou mais de 240 vezes em um mês. Álvaro Dias apresentou projeto que prevê um banco de dados de ganhadores.

A sabugosa mandioca

Há pouco menos de 200 anos, o cientista francês Jean-François Champollion realizou uma tarefa monumental: decifrou os hieróglifos, permitindo o estudo da história do antigo Egito. Nos últimos cinco anos, o jornalista brasileiro Celso Arnaldo Araújo vem exercendo tarefa não menos monumental: decifrar os discursos da presidente Dilma Rousseff - que vão da comunhão entre a mandioca às relações entre o programa Minha Casa, Minha Vida e as chuvas em Catanduva. O livro de Araújo, Dilmês - o idioma da Mulher Sapiens, já está nas livrarias, a R$ 35. 

Natal sem Dilma, talvez; mas não sem o livro sobre o idioma de Dilma.

O segredo do crescimento

O Partido da Mulher Brasileira, recém-criado, já conta com 20 deputados federais (18 homens, duas mulheres). Qual é seu segredo? Simples: os parlamentares que entram agora são encarregados de organizar o partido em seus Estados. E o PMB promete metade das verbas do Fundo Partidário para que Sua Excelência possa trabalhar. Há partidos que dão aos Estados apenas 5% do Fundo. 

A propósito, o caro leitor já sabe de onde saem os recursos do Fundo Partidário, não é?








Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO DE ESPERANÇA E TRISTEZA.


Normalmente focada na F-1, a coluna desta semana, a um mês do Ano Novo, é centrada no automobilismo tupiniquim, que vive uma fase antagônica: no lado positivo, um calendário paulista com 10 etapas em 2016, Londrina e Cascavel dando bons exemplos e Curitiba prestes a perder sua pista. Um fim de ano de esperança e tristeza.

Interlagos pode ter 10 provas regionais em 2016. Foto Irineu Desgualdo Jr.

Se em 2015 o automobilismo de pista paulista esteve com uma ou duas rodas na cova, nos últimos dias algumas notícias acenderam um holofote no fim do túnel: a Federação de Automobilismo de São Paulo, a controversa Fasp, anunciou um calendário de 10 etapas que tem tudo para consolidar um movimento que merece ser batizado de “automobilismo de raiz”. De carona nessa programação quase idílica, o empresário e apaixonado Marcos Galassi divulgou o início da construção em série da primeira leva de carros da F-Inter, este sim, um sonho que se transforma em realidade.  Isto é o fim de ano de esperança.

Vale dizer que essas duas notícias criam direitos e deveres a todos os envolvidos: é hora de deixar diferenças de lado e remar na mesma direção. Isso significa praticar um automobilismo que prime pela camaradagem sem que cada etapa vire uma excursão de fim de semana, onde em lugar de se criar divisões de subdivisões, crie-se categorias mais fortes e competitivas. Será o primeiro passo para trazer o público de volta ao autódromo, algo essencial para gerar interesse de patrocinadores e da imprensa, duas frentes que devem receber ser tratadas com mais atenção: uma não vive sem a outra e as duas criam a esperança de fazer o negócio automobilismo prosperar.

Tudo isso só vai dar certo se os clubes e a Fasp, a Fasp e os clubes — a ordem não muda nada posto que as duas entidades são formadas por um grupo unido, comandado por quatro ou cinco pessoas — renunciarem à letargia que os caracteriza. Como escrevi há pouco tempo, antigamente o público pagava para ir ver corrida de automóvel e os pilotos recebiam prêmios em dinheiro; hoje os pilotos pagam para tudo, inclusive para correr, e o público talvez vá ao autódromo se ganhar alguma coisa. Enquanto clubes e federação insistirem em viver de inscrições e vendas de carteirinhas e outras burocratices, nada vai mudar. Que os dirigentes paulistas não venham com a ladainha de que a Fasp tem uma estrutura cara e precisa faturar para pagar suas contas: o que o autoentusiasta quer é que os cartolas de plantão defendam e promovam o automobilismo.

Londrina: Endurance faz sucesso. Foto: Vanderley Soares.

Essa promoção não deve ser a exploração pura e simples de track days ou provas de arrancada nas noites de sexta-feira. Que também se sacie a sede de quem se satisfaz acelerando duzentos e poucos metros em Interlagos ou que, sabiamente, acelere seus possantes em um local apropriado. Mas que se apare a grama e se tape os buracos dos caminhos que podem levar novos brasileiros aos paddocks das grandes categorias internacionais. Nem todos que praticam o esporte querem chegar à F-1, mas é nas corridas regionais que se forma a base da pirâmide que revela Emersons, Nélsons e Ayrtons para o mundo dos Grandes Prêmios ou para o automobilismo de elite do Brasil.

Duas frentes que atuam de maneira prática e consistente nesse aspecto são as comandadas por Jan Balder e Marcos Galassi. Balder é um profissional de automobilismo que se auto-recompensa em atuar no meio muito mais do que os proventos financeiros que seus ralis de regularidade lhe proporcionam. Seus eventos reúnem velhos e jovens apaixonados por automóveis que convivem em ambiente de simplicidade e camaradagem, não importa se sejam pilotos, navegadores ou auxiliares do encarregado de fiscalizar o movimento das folhas. O automóvel é a razão de compartir o autódromo e mesmo que a competição tenha tons de café com leite se comparada com outras categorias, o que se respira ali é gasolina da mais alta octanagem.

F-Inter: nova proposta. Foto F-Inter.com

Por seu lado, Marcos Galassi dá continuidade ao seu projeto F-Inter, que reedita o conceito de categoria de base para os kartistas que atingem o momento de mudar para o automóvel. Um projeto que deveria ser assumido em plano nacional pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), mas que há anos não consegue apresentar ou desenvolver nenhum projeto semelhante por seus próprios meios, ainda que seu organograma tenha uma diretoria de marketing e planejamento. O único programa de incentivo a kartistas é mantido pela Petrobrás e existe desde 1999; as fórmulas RS e 1600, do Rio Grande do Sul, são obras da administração local e pouco ou nada tem de investimento por parte da CBA. Talvez por causa das dificuldades de se lidar com o esporte em nível nacional é que Galassi insiste em dar passos mais curtos e consolidar seu projeto degrau a degrau.

Cascavel: receita caseira de sucesso. Foto Fabrício Guarda.

Fora de São Paulo deve-se destacar o trabalho que dirigentes de Londrina e Cascavel desenvolvem para fazer bom uso dos seus autódromos. A categoria Sprint Race é uma opção para acelerar carros construídos para competição e que exigem orçamento relativamente baixo: R$ 28 mil por prova, tudo incluído, exceto as batidas de praxe. Sem firulas ou outros sonhos, as rivalidades sadias sobrevivem em ambientes onde se praticam menos categorias que na capital paulista e os espetáculos tornam-se atraentes para o público. Provas como a Cascavel de Ouro já teve competidores e automóveis mais sofisticados, mas a edição deste ano, reservada a automóveis que as fábricas consideram modelos de entrada (leia-se produtos à venda no mercado…) confirmou que vale mais uma festa bem organizada com cachaça de qualidade do que uma balada onde o uísque importado é falsificado.

Já que o assunto ressaca despontou, falemos do fim do Autódromo de Curitiba, que apesar do nome fica no município de Pinhais, caso semelhante ao autódromo de Tarumã, este situado em Viamão…  Não é de ontem que a pista na região metropolitana da capital paranaense vive dias de agonia, só que desde a metade deste ano que as equipes e oficinas localizadas no terreno do autódromo receberam ordem para deixar o local. Na semana passada o jornal Gazeta do Povo publicou esta reportagem em que o empresário Jauneval de Oms (mais conhecido como Peteco), dono de metade do empreendimento, informou que o circuito será desativado no final do primeiro semestre de 2016. Ainda que a proposta seja manter a pista, no entorno do seu traçado de 3.707 metros serão construídos hotel, supermercado e prédios comerciais, o que inviabilizaria sua utilização como se faz hoje. Há otimistas de plantão que acreditam que esse anúncio faz parte de um jogada de pôquer. A história mostra que blefes funcionam, mas nem sempre. Aliás, muito raramente. Este é o fim de ano de tristeza. 








* Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA- wagner@beepress.com.br - 

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini.

SE MAIS NÃO FIZ...

...não foi por falta de vontade. Sei que há um fosso praticamente intransponível entre a intenção e a concretização. Gostaria de ter visitado todas as repartições e conversado com todos os funcionários. O asserto de que eles são o nosso maior patrimônio não é retórica. Sonho com a restauração do conceito de "família forense", pois a coesão entre idealistas só pode resultar num produto melhor. E o nosso produto é essencial. Sem justiça, não se aprimora o convívio, nem se implementa a Democracia Participativa.

Gostaria de ter implementado as Varas Ambientais, agora que já se consolidou a experiência das Câmaras Reservadas ao Meio Ambiente. Assim como as Varas Fundiárias, pois o tema da regularização dominial é candente. Persiste e é tensional. Posições arraigadas de todos os lados tornam esse conflito uma granada pronta a explodir.

Gostaria de ter atendido às reivindicações legítimas. Administrar escassez é especializar-se em dizer "não". É doloroso indeferir, quando se sabe que o pedido é justo. 

Gostaria de ter visitado todas as Comarcas e todos os municípios integrantes de cada uma delas. Principalmente aqueles que ainda não têm uma unidade judiciária em funcionamento. Assim como teria ficado feliz ao multiplicar os postos avançados, a implementação das justiças itinerantes e outras estratégias de efetivar a presença do juiz, ainda que não em tempo integral, em todas as comunidades.

Gostaria muito de ter implementado a ideia de "Casas da Justiça", que Celso Cintra Mori me apresentou e que seria uma espécie de "Poupa-Tempo da Justiça". Assim como alavancado o projeto de reinserção do egresso em larga escala. Fórmula de fazer a sociedade refletir sobre as causas do aumento da violência praticada por crianças e adolescentes.

Teria me alegrado com a multiplicação ainda mais acelerada dos CEJUSCs, Centros Judiciais de Solução de Conflitos e de Cidadania, com a adoção das práticas do NECRIM, a cargo dos Delegados de Polícia e introdução do ciclo completo para a Polícia Militar, além da obtenção do envolvimento de todos os advogados para o "OAB concilia". 

Frustrou-me não merecer a solução do CNJ quanto à conciliação nos serviços extrajudiciais, introduzida pelo Provimento 17/2013, que editei quando Corregedor Geral da Justiça e que teve sua eficácia suspensa monocraticamente e não obteve decisão colegiada durante estes dois anos. Assim como fico desalentado ao não conseguir solucionar a questão dos arquivos de processos findos. Não fico em paz sabendo que o povo paga milhões para a guarda de feitos que poderiam ser entregues a quem se interessasse, Faculdades, Arquivos Públicos e particulares, Bibliotecas, Escritórios de Advocacia ou mesmo às partes. Consola-me saber que ao menos pusemos um paradeiro nessa kafkiana juntada de toneladas de papel, com a adoção do projeto "Digitalização 100%".

Não consegui também levar a Justiça de Segunda Instância para as sedes das Regiões Administrativas Judiciárias, conforme pensei de início, para poupar viagens de advogados e mesmo de julgadores. Conforta-me o fato de que a digitalização permitirá a quem tiver vontade de enfrentar as questões urgentes uma decisão a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que disponível um equipamento de informática. 

O rol das frustrações poderia ser maior. Mas não é o único produto de uma gestão que terminará em dezembro, da qual levo também muitas boas lembranças. Estas virão em seguida, se os leitores tiverem paciência para ler.

ET: A presidência do TJSP encerra-se para o seu atual titular antes de 24.12.2015, quando atingirá o limite constitucional para permanecer na Magistratura.











José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras.

Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

VOLKSWAGEN DIVULGA OS DEZ FINALISTAS DO 17º CONCURSO “TALENTO DESIGN 2015”.


A Volkswagen divulgará nesta quinta-feira (3) na fábrica Anchieta, os vencedores da 17ª edição “Talento Design 2015”, concurso que é voltado a estudantes de desenho industrial. O tema deste ano, “Recortes do Brasil”, propõe o desenvolvimento de um meio de transporte que possa atender às diversas necessidades do Brasil.

O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa. Mais informações estão disponíveis no site www.vw.com.br/design.

Shape Design e Color&Trim

A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.

Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.

Revelando talentos

Realizado desde 1998, o Talento Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

Entre os profissionais revelados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.

Os finalistas

Categoria Shape Design


Caio Martins de Almeida Rocha – Volkswagen Turuna
Diego Pires de Novaes – Capsule
Felipe de Oliveira Mazzêo - Volkswagen Arara
Gabriel Tomio Zonta - Volkswagen Wide Concept
Gustavo Cassolari Felix Matias - Care+U
Klaus Dierter Mohr Júnior - K-try
Lorena França Caldeira Sales Corrêa - Allis
Marco Antonio Lombardi - Macam
Michel Pereira Dias - Volkwagen Abecar
Thiago Guimaraes Santos - Volkswagen Job

Categoria Color & Trim


David Amorelli Medeiros da Silva - Serra
Juliana Sandaniel Rodrigues - Caesa Trail
Kelvin Borges Mendonça - INRio
Lucas Cassim Caires - Kene 


Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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NOVA SEDE PARA VENDAS DE CAMINHÕES VW E MAN INICIA ATIVIDADES NO CHILE.

Numa comprovação do crescimento contínuo das marcas Volkswagen e MAN nos mercados da América Latina, a Porsche Chile, responsável pela comercialização dos produtos neste país, acaba de inaugurar seu novo centro de serviços de vendas e pós-vendas.


Com investimento de mais de R$ 100 milhões, a empresa potencializará o atendimento a clientes com avançadas tecnologias em assistência técnica, com diagnósticos e manutenção preventiva, além de oferecer centro para treinamentos e ambiente exclusivo para demonstração de veículos.

Localizada estrategicamente na capital Santiago, próxima à principal estrada que corta o país, sua estrutura é voltada fortemente à otimização de serviços. Um dos exemplos é o conceito de capacidade que norteou a construção do local, com espaços amplos e confortáveis para colaboradores e visitantes. O showroom tem capacidade para exibir mais de 20 modelos, com boxes para atendimentos exclusivos de lavagem e secagem, reparação e pintura e avaliações mecânicas.

Quatro pistas ligam a entrada principal à recepção de serviços, evitando filas de espera - local onde também os motoristas encontrarão um agradável espaço para descanso ao esperar seu veículo. Será possível também realizar serviços de avaliação técnica em motores, com sistemas que permitem detectar falhas em uma sala especial de ajustes que está localizada dentro da oficina.  

O ambiente oferece também centro de treinamento com tecnologia avançada para capacitação técnica aos colaboradores da Porsche Chile, garantindo embasamento teórico e prático para o melhor atendimento final. O terreno total tem 50 mil metros quadrados, com dez mil metros quadrados de área construída, que conta com armazém de peças que soma mais de 26 mil itens entre as marcas Volkswagen e MAN.

Sobre a Porsche Chile


A Porsche iniciou suas atividades no Chile em 2013 com o objetivo de fortalecer a participação e competitividade da marca Volkswagen nos países emergentes. Os números consolidam a importância deste mercado: de janeiro a junho de 2015, mais de 620 caminhões e ônibus foram adquiridos da MAN Latin America.  
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

MECÂNICA ONLINE®.
por Tarcisio Dias*

OITO ARQUITETURAS DIFERENTES EM UM MESMO MOTOR.

A engenharia da Volvo mostra que não entende de inovar apenas em segurança ao revelar uma nova arquitetura de motores com oito possíveis combinações. Denominado de Volvo Drive E, independente do desempenho desejado, não haverá motores com mais mais quatro cilindros e 2.0 litros.

A nova família de motores Drive E foi desenvolvida para equipar desde os produtos compactos da linha 40 até os modelos maiores da linha 90. Diesel, gasolina, turbo, triturbo, turbo com compressor, híbrido… Diferentes soluções tecnológicas em uma única família.

O desenvolvimento do motor levou em consideração a busca por diminuir as perdas energéticas por calor, transmissão e agregados, reduzindo peso, atrito e usando materiais mais eficientes. As perdas em admissão de ar também foram mitigadas.
Bloco, virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados do motor são os mesmos para todos os 14 motores que a Volvo vai distribuir mundialmente.

Versatilidade
Ganho em escala
Desenvolvimento integrado de componentes
Possibilidade de um mesmo motor servir a várias potências e combustíveis.

As transmissões automáticas de oito velocidades são as mesmas para diesel e gasolina, com mudança apenas na relação final – até a relação de marchas se mantém as mesmas.

Características

Bloco compacto recebeu atenção especial na rigidez e revestimento de alumínio sob as camisas dos pistões. Turbocompressor integrado ao coletor de escapamento reduz o peso e melhora a dissipação de calor e catalisador modular compacto: redução de peso e pouca restrição ao fluxo de ar.

O novo conjunto de motor e transmissão permitiu uma redução de 23 kg se comparado com os antigos motores de quatro cilindros.

Confira as configurações de motores:

Gasolina – Alguns motores não estão disponíveis no Brasil
T2 – 2.0 Turbo – 122 cv (para carros com câmbio manual)
T3 – 2.0 Turbo – 150 cv (para carros com câmbio manual)
T4 – 2.0 Turbo – 190 cv
T5 – 2.0 Turbo – 245 cv
T6 – 2.0 Turbo e compressor – 306 cv (S60 e V60)
T6 – 2.0 Turbo e compressor – 320 cv (XC90)
T8 – 2.0 Turbo, compressor e motor elétrico – 400 cv (XC90)
Drive E protótipo – 2.0 com dois turbos e um terceiro turbo elétrico – 450 cv.
Todos os motores tem a mesma relação de diâmetro e curso.

Motores Diesel – Não disponíveis no Brasil – Mesma concepção, com diferenças de materiais no bloco
D2 – 111 cv
D3 – 150 cv
D4 – 180 cv
D5 – 231 cv

Motores derivados do mesmo conceito – Motores Drive E 1.5 turbo – mesmo bloco, pistão, com redução de curso de 93,2 mm para 70,9 mm.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.


** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

PARQUE EÓLICO DA HONDA VENCE PRÊMIO L’AUTO PREFERITA.


Na primeira edição da premiação, a Honda Energy leva o troféu da categoria Sustentabilidade.

O parque eólico da Honda Energy venceu mais um prêmio do setor automotivo neste ano. Na noite desta segunda-feira, 30 de novembro, a empresa foi a campeã da categoria Sustentabilidade na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita. A iniciativa reuniu 20 jornalistas de diferentes publicações para definir os vencedores.


Marcel Dellabarba, gerente de Comunicação da Honda do Brasil; recebeu o prêmio entregue pelo jornalista Vicente Alessi.

Há um ano, a Honda foi pioneira ao inaugurar o primeiro parque eólico do setor automotivo nacional e do grupo Honda no mundo. Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 60.000 MW e permitiu a redução de 7.475 mil toneladas de CO2emitidas no meio ambiente, o que representa 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis localizada em Sumaré, interior de São Paulo.


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AGRALE CONQUISTA PRÊMIO MAIORES & MELHORES DO TRANSPORTE 2015.

A Agrale conquistou o Prêmio Maiores & Melhores do Transporte 2015, da OTM Editora. A companhia foi premiada pelo primeiro lugar no ranking das indústrias montadoras de veículos do País.

Segundo José Alberto da Rosa de Matos, gerente de marketing da Agrale, a conquista reflete o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, além da sua liderança no segmento de chassis leves para ônibus há mais de 17 anos.

José Alberto Matos, da Agrale, recebe a premiação de Flavio Benatti, presidente da FETCESP. Foto: Marcio Bruno

Organizada pelas revistas Transporte Moderno, Technibus e Global, segundo a classificação no ranking Maiores e Melhores do Transporte e Logística, a premiação aconteceu no dia 24 de novembro, no Hotel Unique, em São Paulo, e contou com aproximadamente 800 empresas do setor de transporte brasileiro. 

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AUDI VENCE EM DUAS CATEGORIAS NO PRÊMIO L’AUTO PREFERITA.


A Audi sagrou-se campeã em duas categorias da primeira edição do L’Auto Preferita, premiação criada por Claudia Carsughi, em parceria com Joka Finardi, para homenagear seu pai, o lendário jornalista Claudio Carsughi. O A3 Sedan 1.4 Flex, que recentemente passou a ser fabricado no Brasil, venceu entre os carros equipados com motor entre 1.3 e 1.6, enquanto o TT Coupé levou a categoria luxo/premium. O Q3 também foi lembrado, ficando na segunda colocação entre os crossovers pequenos.

No total, 19 jornalistas especializados de todo o país elegeram os vencedores em onze categorias. O júri foi formado pelo próprio Carsughi e nomes importantes da imprensa automotiva brasileira, como Bob Sharp (AutoEntusiastas), Claudia Moraes (Usac News), Diogo de Oliveira (R7), Emilio Camanzi (Carros com Camanzi), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Fábio Trindade (Carplace) Joel Leite (Agência Auto Informe), Joka Finardi (Super Top Motor), Luís Perez (Carpress), Paulo Bogado (Record), Paulo Rogério (Tribuna de Santos), Pedro Kutney (Automotive Business), Ricardo Hernandes (Coisas de Agora), Roberto Nasser (De Carro por Aí), Sérgio Dias (Alpha Autos), Silvio Porto (Motorcar), Vagner Aquino (Diário do grande ABC) e Vicente Alessi (Auto Data). Os prêmios foram entregues na noite desta segunda-feira, 30 de novembro.

“Ficamos muito lisonjeados em receber esse reconhecimento de profissionais de tão alto gabarito. O A3 Sedan e o TT foram dois grandes lançamentos para a Audi neste ano, produtos de qualidade que nos ajudaram a bater nossos recordes de vendas a cada mês e cumprir nossa meta estipulada para 2015”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Modelo mais vendido pela Audi no mercado brasileiro, o A3 Sedan 1.4 começou a ser produzido no país em setembro deste ano. 

O carro traz o primeiro motor com tecnologia bicombustível da marca no mundo: o 1.4 Turbo FSI Flex, com injeção direta de combustível, que desenvolve 150 cv de potência e 250 Nm de torque.

Já o TT Coupé, lançado em maio, é equipado com motorização 2.0 Turbo FSI de quatro cilindros a gasolina, com 230 cv e 370 Nm, e transmissão S tronic de seis marchas com dupla embreagem.


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