quinta-feira, 3 de outubro de 2024

BMW ARAQUARI: MAIOR FÁBRICA DE CARROS PREMIUM DA AMÉRICA DO SUL CELEBRA 10 ANOS COM MAIS DE 100.000 UNIDADES PRODUZIDAS.

Uma década de história e orgulho! Há 10 anos, a maior fábrica de carros premium da América do Sul foi inaugurada em Araquari (Santa Catarina). Mais de 100.000 veículos foram fabricados desde o início da produção. O BMW Série 3 e o BMW X1, produzidos em Araquari, são líderes de vendas em seus segmentos no Brasil e garantem à marca a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo. A planta também produz atualmente o BMW X3, o BMW X4 e, em poucas semanas, o BMW X5 PHEV, o carro mais tecnológico e sofisticado já fabricado na América do Sul.

“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso BMW X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, diz Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção.

Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção da planta Araquari a partir de 2024, visando alcançar uma produção anual de 11.000 unidades. Além disso, a mão de obra está crescendo constantemente e sendo treinada para produzir veículos eletrificados.

A planta Araquari é responsável pela produção do BMW Série 3 e do BMW X1, os carros mais vendidos no Brasil nos últimos cinco anos. “O BMW Group é guiado pelo princípio de que ‘a produção segue a demanda do mercado’. Nossa decisão de trazer o X5 PHEV para Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Até agora, um em cada quatro BMWs vendidos aqui é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E estou convencido de que o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”. E Nedeljković acrescenta: “A planta Araquari tem uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto espaço de tempo, dependendo da demanda do mercado”.

As emissões de CO2 provenientes do consumo de eletricidade da fábrica são compensadas pela geração de energia limpa. No total, 1.902 painéis solares instalados no telhado do edifício da montagem geram mais de 1 milhão de kWh/ano. Mesmo assim, o grupo está investindo em melhorias para reduzir ainda mais as emissões de CO2. Além disso, são implementadas práticas de reutilização de efluentes, reaproveitamento de água e redução do consumo de solventes nas áreas operacionais.

Aqueles que viajam pela BR-101, na região de Araquari, são impactados por uma imensa planta de produção premium. As instalações do BMW Group ocupam uma área de 1,5 milhão de m², com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local oferece uma linha de produção completa, incluindo área de carroceria, pintura, linha de montagem, processos de qualidade e logística, além de laboratórios, edifícios administrativos e auxiliares. Também abriga a sede conjunta com o escritório em São Paulo do único escritório global de engenharia do BMW Group na América do Sul.

O programa de visitas "Inside BMW Group Brazil", lançado há dois anos, tem sido um sucesso. Adultos e crianças com mais de 10 anos entram na fábrica todos os dias, exceto nos fins de semana e feriados, para ver de perto a montagem dos carros. Eles também têm a oportunidade de fazer um passeio na pista de testes práticos, conduzido por um motorista especializado. O programa de visitas é gerenciado pela Serra Verde Express, que oferece o serviço em dois turnos, às 9h e 13h. Até agora, mais de 3.000 pessoas já visitaram a Planta Araquari.

BMW Group - Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial  - de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group América Latina - O BMW Group é líder em produtos e serviços de tecnologias de mobilidade individual Premium na América Latina, onde comercializa suas três marcas: BMW, MINI e BMW Motorrad. A BMW é a marca automotiva Premium favorita na América Latina, com mais de um em cada três veículos vendidos na região. Em 2023, a marca comercializou 41.284* unidades. A MINI vendeu 7.250* unidades no mesmo período. A BMW Motorrad comercializou 26.378* motocicletas na região, estabelecendo um recorde de vendas. A BMW é a marca Premium mais vendida no Brasil, México e Mercados Importadores. A BMW Motorrad também alcançou recordes de vendas e agora conta com 3 dos 15 principais mercados globais na América Latina: Brasil, México e Mercados Importadores. Com a eletrificação como um dos pilares do Grupo, cerca de 25% das vendas do BMW Group na América Latina são de veículos elétricos ou híbridos plug-in. O BMW Group entregou cerca de 45 mil equipamentos de carga pessoais ou corporativos na região. O Grupo conta com 4.700 colaboradores na região da América Latina. Seus escritórios de vendas estão localizados na Argentina, Brasil e México (onde se encontra o escritório regional). As plantas de produção do BMW Group na região estão localizadas no Brasil e no México. O Brasil possui duas plantas: uma em Araquari - Santa Catarina, com foco na produção de automóveis; e a outra em Manaus - Amazonas, que é a primeira instalação a fabricar motocicletas fora da Alemanha. No México, foi anunciado em julho de 2014 um investimento de 1 bilhão de dólares para a construção e operação de uma planta do BMW Group em San Luis Potosí. Este local de produção iniciou suas operações em 2019 com a produção do BMW Série 3; em 2021, a operação foi ampliada para incluir a fabricação do BMW Série 2 Coupé e, em 2022, do BMW M2, ambos exportados para todo o mundo. A partir de 2027, a planta de San Luis Potosí incorporará a produção de veículos elétricos e baterias com um investimento de 800 milhões de dólares.

> Informação adicional: o Brasil tem uma equipe de engenharia para apoiar desenvolvimentos globais, para além dos desafios na região e organização de apoio ao cliente, que oferece atendimento aos consumidores.

*Dados atualizados até março de 2024 referentes ao fechamento do ano de 2023.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

CORTECO AMPLIA PORTFÓLIO DE RETENTOR PARA CAMINHÕES DAS MARCAS MERCEDES-BENZ E VOLKSWAGEN

A companhia desenvolveu retentores para caixa de câmbio traseiro, que já estão disponíveis no mercado de reposição

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, anuncia a ampliação do seu portfólio com novos retentores para caixa de câmbio – traseiro. Os produtos são direcionados para caminhões das marcas Mercedez-Benz e Volkswagen.

As peças são desenvolvidas com alta tecnologia alemã para atender ao mercado de reposição brasileiro. Sob o código 7262P, os novos produtos são direcionados para os modelos VW Delivery a partir de 2017, VW 11-180 a partir de 2017, M-B Accelo a partir de 2003 e M-B LO 1016 a partir de 2022.

“Os retentores foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, garantindo durabilidade, bom desempenho e qualidade. Os produtos são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, visando atender às necessidades e demandas do mercado de reposição, com a confiabilidade da marca Corteco”, reforça Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil). 

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.

POINT S ABRE TERCEIRA LOJA EM SÃO PAULO

A Point S inaugurou nesta quarta-feira (2) seu terceiro ponto de vendas no Estado de São Paulo, a Point S Roncar. Com uma rápida expansão impulsionada pelo sistema de franchising, a empresa chega à sétima loja no país, com uma característica interessante e reveladora: a nova unidade terá o mesmo titular do ponto de venda sediado no bairro do Tatuapé, pouco mais de um ano depois da primeira inauguração.

Presente no Brasil desde 2022, a Point S conta com duas lojas no Recife (PE), duas agora em São Paulo (SP), uma em Santo André (SP), uma em Vitória (ES) e uma em Imperatriz (MA). A Point S tem como objetivo desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões. Para o diretor geral da empresa, Marco Moretta, os dois formatos de franquias propostos aos empreendedores têm influenciado diretamente nessa rápida ascensão. “Estamos atendendo a dois tipos de interessados: o investidor puro, que está em busca de franquias atrativas, e o empresário do ramo automotivo, que já atua no ramo de manutenção automotiva, e quer dar um up-grade em seu negócio”, revela.

No caso da unidade que está sendo inaugurada no bairro da Penha, o investidor pertence ao segundo grupo. Fernando Vicente Ferreira, que atuava no segmento de oficinas havia 30 anos, inaugurou o Centro Automotivo Point S Roncar em agosto de 2023. “Está claro que os resultados surpreenderam e ele logo nos pediu uma nova bandeira para abrir a segunda unidade”, acrescenta Moretta.

Fernando endossa. “A empresa fornece um padrão global de qualidade para quem atua no pós venda automotivo que é vital no atual momento de transição do mercado brasileiro, não só pelo aumento da competitividade, mas também pelas novas tecnologias que estão desembarcando no país. Estou bastante satisfeito”, diz o empresário.

Localizada no bairro da Penha, na Avenida Amador Bueno da Veiga, 1.669, a nova unidade Point S Roncar está aberta de segunda a sexta das 8h00 às 18h00. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (11) 2609-2311.

Point SFundada em 1971, a Point S é líder mundial em pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com mais de 6.000 Pontos de Venda, a empresa está presente em 52 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões. Point S BrasilFiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui cinco pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e São Paulo (SP). A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

CHEVROLET EQUINOX EV ESTREIA EM OUTUBRO COM DOIS MOTORES

A Chevrolet prepara a ampliação da sua linha de veículos elétricos no Brasil. O próximo modelo é o Equinox EV, previsto para estrear comercialmente em outubro.

O SUV chega em versão única, a mais tecnológica disponível globalmente, com dois motores, sendo o principal na dianteira e um extra auxiliar nas rodas traseiras, onde juntos geram (292 cv), tração integral eAWD, autonomia de 443 km pelo padrão do Inmetro e uma nova geração de baterias com recarregamento doméstico até duas vezes mais rápido que outros elétricos premium.

O Equinox EV também se destaca por pelo design impactante e pelo conteúdo avançado de segurança, conectividade e dirigibilidade. Um dos seus diferenciais é que ele oferece uma experiência de condução inteligente.

Entre as tecnologias inovadoras estão o modo de condução One pedal com dois níveis e aleta de regeneração, frenagem autônoma também para manobras de marcha a ré, opção de climatização automática da cabine e central multimídia com tela de 17,7 polegadas, Wi-Fi, OnStar e sistema Google built in com navegação específica para carros elétricos.

Trazendo uma proposta high-tech, o Equinox EV se junta ao Blazer EV RS, de conceito mais esportivo, no portifólio de veículos zero emissão da Chevrolet. 

Chevrolet
General Motors América do Sul

BUSSCAR AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO EXTERNO COM PRIMEIRO ÔNIBUS ENTREGUE À ARGENTINA

A encarroçadora de ônibus Busscar está expandindo sua participação no mercado externo com a primeira exportação para a Argentina. Nesta quarta-feira (02), o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, o gerente de exportação, Fabien Accariès, e o representante da Central Buses, Adrian Rizzi, receberam os sócios da empresa 20 de Junio, Evaristo Ales e Evaristo Ales Filho, no parque fabril, em Joinville. A visita dos empresários argentinos marca a entrega do primeiro ônibus de um lote de 15 Vissta Buss DD para a operadora que tem sede em San Juan.

Com uma configuração moderna e confortável, os veículos apresentam aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional, monitores, tomadas USB-A e USB-C nas poltronas de ambos salões, além de iluminação com cromoterapia e comando individual de som. Para o auxílio do motorista, o Vissta Buss DD conta com sensor de estacionamento e câmera de ré.

O diretor Paulo Corso celebrou a primeira venda para a Argentina com a entrega de uma maquete do Vissta Buss DD aos empresários da empresa 20 de Junio. “Como previsto, estamos retomando, aos poucos, nossa fatia do mercado externo. Esta primeira venda para a Argentina marca um momento de expansão da marca no exterior”, avalia.

Para Fabien, gerente de exportação, o Vissta Buss DD conta com os atributos necessários para atender as demandas do país vizinho.  “Os modelos negociados foram configurados para oferecer uma experiência única em viagem. Estamos entrando no mercado argentino com um produto de excelência em qualidade”, destaca.

Busscar

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

CUMMINS MERITOR AGORA É CUMMINS DRIVETRAIN AND BRAKING SYSTEMS (CDBS)

Entre os destaques da Unidade de Negócios (CDBS) do segmento de Componentes da Cummins para esta edição da Fenatran 2024, o MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade de carga disponível no Brasil.

Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua  unidade do segmento de Componentes, líder em soluções e fabricação de sistemas de eixos e freios, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Desde a aquisição, em agosto de 2022, a integração de pessoas, tecnologias e capacidades da Meritor posicionou a Cummins na vanguarda do fornecimento de soluções de trem de força totalmente integradas.

No atual cenário, a Cummins Drivetrain and Braking Systems reafirma sua liderança no País, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas, ao dar continuidade no fornecimento de soluções de eixos para o mercado brasileiro. Em adicional, o portfólio com mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos para o aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, segue com a marca Meritor. Já as tecnologias zero emissão, a exemplo dos eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins.

"Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória marcada pela integração bem-sucedida e pela evolução contínua. Com a dedicação e o talento de nossa equipe seguiremos reafirmando nossa excelência por meio de nossas ações e soluções tecnológicas em contribuição com a mobilidade cada vez mais sustentável”, diz Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para América do Sul.

Baseada em Osasco (SP), a CDBS produz uma ampla gama de eixos que atende veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). “Este ano também celebramos o crescimento das vendas no Brasil, com uma previsão de aumento de cerca de 20% nas vendas dos nossos produtos para caminhões e ônibus em relação a 2023”, reforça Assanti.

MT-17X HE

Como parte das ações a serem compartilhadas nesta edição da Fenatran, a CDBS promove o eixo MT-17X High Efficiency (HE), inovação para o setor de transportes rodoviários extra pesados. O MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6x4 e 8x4, o eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.

O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, afirma Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

O gerente ainda explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

Detachable

O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6x4 para 4x2). Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, finaliza Biadola.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, grupos geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada.


Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FPT INDUSTRIAL E TATA DAEWOO COMPLETAM 20 ANOS DE PARCERIA

A FPT Industrial e a Tata Daewoo Commercial Vehicles acabam de comemorar 20 anos de parceria. A combinação de caminhões líderes de classe e motores tecnologicamente avançados está se mostrando altamente bem-sucedida. A FPT Industrial fornece hoje para toda a linha de veículos comerciais da Tata Daewoo, com uma variedade de motores em conformidade com a norma Euro VI, de 4 a 13 litros.

Como fabricante global de motores, a FPT Industrial tem orgulho de apoiar uma grande fabricante de veículos comerciais como a Tata Daewoo, para alcançar ganhos competitivos e aumentar sua participação no mercado. Nas últimas duas décadas, a FPT Industrial manteve o compromisso de fornecer a esse cliente de alto nível soluções ideais para motores. Desde 2015, esse compromisso envolve o fornecimento da linha completa de veículos comerciais leves, médios e pesados da Tata Daewoo com motores compatíveis com Euro VI.

Desde o início da colaboração, aproximadamente 90.000 motores foram fornecidos ao parceiro.

Um dos destaques dos motores atuais é o sistema HI-eSCR (High Efficiency SCR) de alta eficiência, sem regeneração, de propriedade da FPT Industrial. O HI-eSCR garante a conformidade dos veículos comerciais da Tata Daewoo com os limites de óxido de nitrogênio (NOx) da norma Euro VI somente por meio do sistema de redução catalítica seletiva (sem a necessidade de recirculação do gás de escape). A arquitetura sem EGR garante eficiência de combustão ideal, resultando em baixo consumo de combustível e elevado desempenho, com suporte de sistemas avançados de injeção e tratamento de ar.

Com vista a novos desenvolvimentos, o centro de P&D na sede de Gunsan da Tata Daewoo Commercial Vehicle, na Coreia do Sul, continuará a se beneficiar do suporte técnico e de engenharia local da FPT Industrial, apoiado pela experiência da marca em Turim, na Itália.

"Atualmente, estamos trabalhando em conjunto com a Tata Daewoo Commercial Vehicle com o objetivo de alcançar a próxima evolução do produto e à redução contínua das emissões de CO2 ", afirma Claudio Passerini, vice-presidente de Vendas e Marketing da FPT Industrial. "Essa atividade é um indicativo de nossa parceria estratégica e a razão pela qual ela se mostrou tão bem-sucedida nos últimos 20 anos. Alcançar o sucesso comercial e tecnológico nesse mercado é extremamente exigente, mas temos as mesmas ambições: fornecendo soluções de transporte comercial que permitem que clientes de todo o mundo realizem negócios eficientes e lucrativos, respeitando o meio ambiente. Trabalhar em estreita ligação com nossos parceiros OEM produz resultados dos quais todos nós podemos nos orgulhar."

A Tata Daewoo Commercial Vehicle foi fundada em 2002 e é uma subsidiária integral da Tata Motors.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. 

FPT Industrial

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO GRUPO CAIO 2025

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio do Grupo Caio que podem ser realizadas pela Página de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io), até 20 de outubro. Nesta edição do Programa, o processo seletivo será realizado de forma híbrida, com etapas on-line e presenciais.

É uma grande oportunidade para estudantes que têm o objetivo de aprimorar suas competências técnicas e comportamentais, em um Grupo que é referência nos segmentos em que atua.

Dalton Vieira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Caio, ressalta: “O Programa de Estágio do Grupo Caio, oferece aos estudantes a oportunidade de complementarem sua formação acadêmica em uma indústria que, há quase oito décadas, é referência em inovação e soluções em transportes. O Programa proporciona a experiência prática, o aperfeiçoamento técnico e cultural, e também a vivência em um ambiente de trabalho motivador e repleto de desafios, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes”.

Assim como no ano passado, para o processo seletivo do Programa de Estágio de 2025 os universitários poderão se inscrever em mais de uma empresa do Grupo. “Por exemplo, um estudante de engenharia pode se candidatar a vagas relacionadas à sua formação na Caio Botucatu, Caio Barra Bonita, Fiberbus, Inbrasp e Tecglass. Uma dica importante é que os candidatos pesquisem sobre as empresas antes de manifestar interesse nas vagas, pois cada uma possui suas particularidades, embora todas compartilhem a mesma cultura do Grupo”, explica Inez Daroz, gestora de Recrutamento e Treinamento do departamento de Gente & Gestão do Grupo Caio.

As vagas são destinadas a estudantes que estão cursando o último ou penúltimo ano de graduação de cursos como:
• Administração;
• Contabilidade;
• Serviço Social;
• Design do Produto;
• Recursos Humanos;
• Psicologia;
• Comunicação Social: Jornalismo e Relações Públicas;
• Engenharia: Automação, Computação, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Produção, Química;
• Logística;
• Sistemas de Informação.

O Programa está previsto para iniciar em fevereiro de 2025 e terá duração de onze meses. Durante esse período, os jovens profissionais participarão da “Jornada do Conhecimento”, onde receberão treinamentos técnicos e comportamentais, além de avaliações periódicas para acompanhar sua evolução profissional, sob a orientação de um Comitê Multidisciplinar.

Para participar, é necessário residir em Botucatu, Barra Bonita ou cidades próximas, dependendo da empresa em que atuará, durante o período do estágio, e ter disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00.

Além de estágio remunerado, o Programa também oferece benefícios como: auxílio-transporte, almoço em refeitório da empresa e ambulatório médico.

As inscrições também podem ser feitas pelo QR Code

ParticipePágina de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io) 

Grupo Caio 

TRACBEL AGRO LANÇA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES TÉCNICOS PARA MÁQUINAS DO AGRONEGÓCIO

A Tracbel Agro está lançando um programa de formação de assistentes técnicos para trabalhar em oficinas e em campo com máquinas agrícolas e serviços da John Deere. É mais um projeto de entrada e de profissionalização da empresa, com o objetivo de gerar oportunidades de empregos dentro do Grupo. Nesta primeira turma serão selecionados 35 jovens a partir de 18 anos para atuar em filiais da Tracbel Agro no Norte e Noroeste do Estado de São Paulo.

"O Grupo Tracbel vem constantemente investindo na formação e capacitação de sua mão de obra para fazer o trabalho de manutenção do parque de máquinas. Estamos também acompanhando a evolução tecnológica dos equipamentos, que estão cada vez mais avançados e com alta produtividade", declara Victor Franco, CEO da Tracbel Agro. 

"Queremos colaborar com a geração de renda nas cidades e regiões onde estamos presentes", destaca Victor Franco. 

Os alunos serão contratados em regime CLT e receberão uma bolsa de estudos durante o programa. Eles terão acesso a todos os benefícios que a empresa oferece para a função, como planos de saúde e odontológico, alimentação, vale transporte e seguro de vida. Os alunos serão incluídos também no Programa de Participação nos Lucros e Resultados da empresa, o PLR.

O conteúdo do programa Assistente Técnico é direcionado aos equipamentos John Deere mais utilizados na região. Os participantes serão qualificados para trabalhar com tratores, colhedoras de cana e pulverizadores, entre outras máquinas. A marca oferece o que existe de mais tecnológico nos setores de cana e de citrus no Brasil.

"Criamos um amplo programa de estudos com aulas práticas e teóricas, com instrutores capacitados pela fábrica e padrinhos que acompanham os alunos do início até formatura, prevista para setembro do ano que vem", afirma Patrícia Feijó, gerente de RH da Tracbel Agro.

A divisão Agro tem 16 unidades espalhadas pelo interior paulista. A empresa está inclusive concentrando esforços para selecionar mulheres, para aumentar a diversidade na área técnica, em funções tradicionalmente ocupadas por homens.

Capacitação e emprego

O Assistente Técnico é parte de um amplo esforço do Grupo Tracbel para capacitação de jovens por todo o País. Recentemente, a Tracbel efetivou em seu quadro de pessoal 17 alunos que se formaram no Programa Assistente Mecânico, voltado para formação de profissionais para trabalhar nas divisões de caminhões, ônibus e máquinas pesadas. "Estamos buscando jovens que querem trabalhar conosco e, ao mesmo tempo, auxiliar para garantir sua empregabilidade e aumentar sua emancipação econômica", observa Patrícia Feijó.

As estatísticas mostram que mais de 40% das empresas do Brasil não conseguem preencher posições que exigem competências técnicas. O curso de Assistente Técnico da Tracbel Agro é dirigido a um segmento muito promissor, já que o agronegócio brasileiro é uma superpotência global e as previsões são de que o País será cada vez mais relevante nesta área.

Sustentabilidade

A Tracbel promove, com seus produtos e serviços, o crescimento sustentável do seu negócio e de todos aqueles com quem atua comercialmente. A John Deere é a maior fabricante mundial de máquinas agrícolas e reconhecida globalmente por produtos inovadores, de alto grau de tecnologia embarcada, e ambientalmente corretos.

A Tracbel é um grupo nacional com 40 casas distribuídas por todo o Brasil, 1,5 mil funcionários e quatro unidades de negócios: Tracbel Agro, com máquinas e implementos agrícolas (John Deere); veículos comerciais (caminhões e ônibus da Volvo); máquinas pesadas, com equipamentos de construção, mineração, transporte de materiais (Volvo,  SDLG e Bull); e florestal e logística (Tigercat e  Kalmar).

As inscrições podem ser feitas ao clicar neste link ou pela URL do site https://vagasgrupotracbel.rhgestor.com.br.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

GWM BRASIL INICIA CONTRATAÇÕES PARA A FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS E AVANÇA NA PRODUÇÃO NACIONALIZADA

A GWM Brasil deu início às contratações para a sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, com a seleção dos primeiros líderes, que serão fundamentais para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores. Até o final deste ano, a GWM planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025.

“O início das contratações marca um importante avanço para a GWM Brasil e nossa operação em Iracemápolis. Estamos comprometidos em formar uma equipe sólida e altamente treinada, que será essencial para a nossa produção e crescimento na região, com foco na geração de empregos no País”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Os primeiros treinamentos serão realizados internamente, mas, em breve, a montadora contará com a parceria do SENAI, que atualmente já faz a capacitação dos técnicos da rede de concessionárias da GWM. “Essa colaboração é fundamental para garantirmos que nossa equipe esteja bem-preparada para os desafios do mercado brasileiro e para a qualidade que nossos clientes esperam”, destaca Bastos.

A produção na nova fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o lançamento do SUV híbrido Haval H6. Antes do começo da produção, a GWM realizará uma cerimônia de inauguração, prevista para ocorrer no meio do semestre. Inicialmente construída para ter uma capacidade instalada de 20 mil veículos por ano, a fábrica da GWM será ampliada e modernizada para atingir a capacidade produtiva de 50 mil unidades dentro de três anos.

O foco da operação em Iracemápolis será a nacionalização. A GWM já planeja logo no início da produção um significativo conteúdo local, que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, entre outros, além de garantir que o processo de pintura dos veículos também seja realizado localmente desde o princípio. “Nosso objetivo é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos, o que nos permitirá iniciar a exportação para a América Latina”, completa o diretor.

As primeiras contratações em Iracemápolis ocorreram logo após a confirmação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) da homologação do projeto da GWM Brasil para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva. Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para a unidade de Iracemápolis.

O início da produção na fábrica de Iracemápolis faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.

GWM -  Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

VOLVO LANÇA EDIÇÃO REMOTA DA CAMPANHA EDUCATIVA “PARE, OLHE, ACENE”.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) lança o treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, destinada a educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. Eles serão preparados para aplicar conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões, ônibus e automóveis. Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos.

Desde que foi lançada em 2015, essa campanha mundial da Volvo impactou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora está sendo novamente repercutida no Brasil. “Para a Volvo, segurança é um valor fundamental e faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Temos o ideal de futuro com Zero Acidentes fatais envolvendo nossos veículos”, explica Ricardo Nanami, diretor de Pessoas & Cultura e Meio Ambiente da Volvo.

Capacitação

Nesta edição, são 250 vagas destinadas a educadores do ensino fundamental 1 e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo utiliza a história da motorista profissional de caminhão Sam, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas. Evidencia cenas que colocam em risco os públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

O público treinado receberá também um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro.

A campanha “Pare, Olhe, Acene” contribui com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como alvo reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Clique na tela e assista o vídeo

Zero Acidentes

O Grupo Volvo assumiu, desde a sua fundação em 1927, o compromisso com a segurança. Desde 2012, reforçou esse comprometimento ao preconizar a Visão Zero Acidentes como um ideal de futuro envolvendo os veículos da marca.

“Além de produzir veículos com alta tecnologia para evitar acidentes, por meio do PVST atuamos para mobilizar a sociedade brasileira em prol da segurança viária. Alinhados à filosofia Visão Zero Acidentes, acreditamos que para gerar transformações coletivas potentes, capazes de reduzir o alto número de vítimas fatais que ainda temos no Brasil, precisamos somar esforços e compartilhar responsabilidades. Iniciativas como a “Pare, Olhe, Acene”, que engajam e preparam pessoas para atuar como agentes de transformação, capazes de salvar vidas, são importantes”, reforça Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

> As inscrições para a nova edição da “Pare, Olhe, Acene” vão até 11 de outubro. As vagas são limitadas. Clique aqui para informações e inscrições ou acesse: www.pvst.com.br/pareolheacene.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 1 de outubro de 2024

AMÁLIA CECÍLIA COSTA É A NOVA DIRETORA DE ASSUNTOS JURÍDICOS DA VOLKSWAGEN PARA O BRASIL

A Volkswagen anuncia Amália Cecília Costa como Diretora de Assuntos Jurídicos da empresa no Brasil. A executiva se reportará diretamente a Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. Amália também fará parte do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.

“A área de Assuntos Jurídicos é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil. A Amália assume como nova Diretora trazendo características essenciais, como capacidade analítica e crítica, para superarmos os desafios legais e regulatórios do setor automotivo. Estou certo de que ela e toda a equipe permanecerão trazendo resultados excelentes, ajudando a construir a Volkswagen ainda mais ágil, inovadora e diversa que desejamos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“A Volkswagen do Brasil é uma das principais operações da VW no mundo e as atividades de Assuntos Jurídicos são essenciais para a sustentabilidade do negócio. Desde a sua chegada, Amália tem contribuído decisivamente para a gestão de assuntos jurídicos e regulatórios, com a sua grande competência e experiência na área jurídica. Tenho certeza que nesta posição ela contribuirá para resultados ainda maiores. Desejamos sucesso à Amália neste novo desafio”, afirmou Philip Haarmann, Head Global de Assuntos Jurídicos do Grupo Volkswagen.

Amália Cecília Costa é formada em Direito e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva tem 20 anos de experiência na área jurídica, incluindo atuação em grandes escritórios de advocacia e empresa multinacional na área contenciosa e corporativa, além de mais de 10 anos atuando em uma Big4 na assessoria a clientes internacionais e nacionais de diversas indústrias em transações de empresas (M&A). Amália ingressou no time jurídico da Volkswagen do Brasil, em dezembro de 2021, como Gerente Jurídica, foi promovida a Gerente Executiva, a Diretora Adjunta e agora a Diretora.

“Atuar no setor automotivo tem sido uma grande oportunidade em minha trajetória profissional. Nesses quase três anos de Volkswagen, sempre busquei aplicar os meus conhecimentos da área jurídica para trazer impacto positivo aos negócios. Assumo a liderança da área com essa visão e com o compromisso de atuar no desenvolvimento das pessoas e na transformação da Volkswagen em busca de ainda mais eficiência”, afirma Amália Cecília Costa.

Volkswagen do Brasil

REVO FORTALECE SUA ORGANIZAÇÃO E PROMOVE JOVENS LÍDERES, PREPARANDO-SE PARA O FUTURO DA MOBILIDADE

Desde o início do ano, a REVO vem realizando uma profunda reestruturação em sua organização com o objetivo de preparar a empresa para os desafios que vêm pela frente no setor de adaptação veicular. 

Faz parte desse processo a mescla de profissionais experientes como Rafael Alves (Diretor de Compras), Marcia Akemi (Diretora Comercial), Marcos Koschar (Diretor da Planta de Tatuí), entre outros, com a chegada de sangue novo de executivos que estrearam na companhia trazendo importante bagagem e conhecimento, como Cícero Melo (Diretor Industrial), Cristiane Silva (CFO) e Tarcila Biffi (PMO).

Mais recentemente, em um movimento rápido e certeiro como devem se comportar as organizações eficientes, a REVO promoveu dois jovens líderes da empresa, Jean Bueno de Camargo, que assumiu a Gerência Industrial, e Diego Donizete Farias, Gerente da Engenharia.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, ressalta a importância do aproveitamento de jovens talentos da empresa, do tipo “prata da casa”, caso do Jean e do Diego para manter a motivação das equipes e criar possibilidades de desenvolvimento de planos de carreiras. “Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado e trabalhamos muito próximos das montadoras de veículos e, ao mesmo tempo, observamos de perto a capacidade e a atitude de nossos colaboradores internos. Acredito muito na estratégia de mesclar experiência dos mais velhos com o dinamismo e a energia dos mais jovens.”, comenta Padovan.

As especificidades do segmento de transformação veicular exigem um profundo conhecimento de Engenharia Automotiva, além do domínio de custos e processos, construção e experimentação de protótipos, qualidade e, ainda, amplo domínio de ‘chão de fábrica’, onde será instituída a produção em série. Mas mais do que isso: o time técnico precisa conhecer os veículos de várias e marcas e modelos, o que não é fácil. 

“A metodologia de identificação de jovens talentos tem funcionado muito bem. Sempre que há uma elevação na demanda de produção, como a que estamos vivendo agora, ou a necessidade de substituir algum colaborador, os candidatos estão praticamente formados e preparados para as novas funções, como foi o caso do Jean e do Diego”, resume o CEO.

“Sabemos que para atingir nossos objetivos precisamos de colaboradores engajados e com atitude vencedora. Nesse sentido, estamos formando um time forte, moderno e competitivo”, complementa Padovan.

e/d: Marcos Koshar, Jean Bueno de Camargo, Flavio Padovan e Diego Donizete Farias.

Jean Bueno de Camargo tem 31 anos e é nascido em Tatuí, onde fica uma das plantas da REVO. Possui formação técnica em Manutenção Industrial e acumula 14 anos de experiência no segmento de transformação veicular. Ao assumir a posição de gerente industrial, ele terá a responsabilidade de gerir um time de quase 100 colaboradores, entre operadores das linhas de montagem final, chicotes, sinalizadores, pintura, blindagem e subconjuntos.

A função exige domínio, além de gestão, de processos, desenvolvimento, qualidade e logística, mas o jovem gerente acredita estar preparado. “Passei por todas as áreas de Produção dentro da REVO. Conheço profundamente as etapas do processo industrial, bem como a anterior, que é a Engenharia de Protótipos, e a posterior, que é o pós-venda. Estou orgulhoso por ascender a um cargo tão relevante com a minha idade, mas me sinto plenamente capaz de cumprir, ou melhorar, os indicadores da área”, resume.

Já o engenheiro mecânico Diego Donizete Farias nasceu em Itapetininga, que é próxima a Sorocaba, sede da REVO. Tem 37 anos. E uma curiosidade: é formado também em Relações Públicas. “Meu sonho de criança era ser engenheiro. Fiz uma primeira faculdade somente com o intuito de melhorar minha renda e poder custear o curso de Engenharia. Deu certo”, explica. Com 6 anos de empresa, o novo gerente de engenharia da REVO ingressou no segmento de transformação veicular em 2010. Desde então, passou por inúmeras áreas técnicas, com ênfase na experiência adquirida na Engenharia de Protótipos.

“Assumo essa posição sabendo muito bem da responsabilidade que tenho não só com a empresa, mas com a sociedade. Cada vez que estou andando na rua e vejo uma viatura policial, seja da PM, da PRF ou da GCM, eu me lembro de cada item que ajudei a compor naquele veículo, o que me enche de orgulho. Agora é acelerar e aprimorar ainda mais a liderança tecnológica que a REVO detém na transformação veicular”, conta.

REVO - Maior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

KIA EV9 GANHA O TROFÉU DE OURO NO PRÊMIO DE DESIGN IDEA 2024

O Kia EV9 ganhou o troféu de ouro no International Design Excellence Awards (IDEA) de 2024, apresentado pela Industrial Designers Society of America (IDSA).

A conquista marca o primeiro prêmio Gold IDEA da Kia e uma vitória nos três prêmios globais de design mais importantes para a marca, após os sucessos do EV9 nos prêmios Red Dot 'Best of Best' e iF Design Gold no início deste ano.

A Kia recebeu o troféu de ouro na categoria Automotivo e Transporte por seu SUV elétrico EV9 em cerimônia de premiação IDEA 2024, que aconteceu em 12 de setembro no Palmer Events Center, em Austin, Texas. Este prêmio reforça a excelência e originalidade do design do EV9 e a natureza inovadora da filosofia criativa ‘Opostos Unidos’ da Kia.

Karim Habib, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Design Global da Kia, disse: "Guiados pelos princípios da nossa filosofia criativa 'Opostos Unidos, na Kia dedicamo-nos à criação de produtos inspiradores e autênticos que satisfaçam as necessidades emocionais dos clientes com a mesma força com que satisfazem suas necessidades de mobilidade, praticidade e sustentabilidade.

"Um bom design deve sempre representar a relação entre nossos usuários, nossos produtos e nossa marca, e acreditamos que o EV9 consegue isso. Ter a natureza criativa e inovadora dos nossos valores de design reconhecidos – primeiro pelos Red Dot e iF Design Awards, e agora com um Ouro na IDEA – é imensamente gratificante, não apenas para a equipe de design da Kia, mas para todos os nossos colegas globais. Esse reconhecimento nos inspira a continuar buscando soluções inovadoras de mobilidade sustentável para nossos clientes."

Descobrindo o design premiado do Kia EV9

O EV9 representa a essência dos 'Opostos Unidos', que aproveita a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para entregar um todo harmonioso. Essa filosofia inspirou os designers da Kia a dispensar o pensamento convencional e criar um veículo elétrico inovador com um caráter ousado e autêntico, ultrapassando os limites do design, usabilidade, conectividade e responsabilidade ambiental.

Linhas definidas e superfícies suaves caracterizam o EV9, enquanto recursos exclusivos, como a digital tiger face, a grade de iluminação com padrão digital e os faróis verticais contribuem para seu apelo futurista único. Essas qualidades estéticas ajudaram o EV9 a obter as maiores honras nos prêmios Red Dot e iF Design e garantir o ouro no IDEA 2024.

Este ano marca o 44º aniversário do IDEA, tornando-o um dos programas de premiação de design mais antigos e prestigiados do mundo. Não afetado por modismos inconstantes ou estilo transitório, a competição anual concentra-se exclusivamente em identificar e homenagear o auge da excelência em design. O troféu de ouro do EV9 na categoria Automotivo e de Transporte ocorre sete anos depois que a IDEA concedeu o Bronze ao Kia Telluride Concept em 2017.

O EV9 lidera o compromisso estratégico da Kia em manter sua liderança em mobilidade sustentável global. O SUV totalmente elétrico de sete lugares foi o primeiro carro de produção a incorporar os 10 itens sustentáveis "indispensáveis" da Kia, que passaram a estar presentes em todos os novos modelos da marca e personificam o compromisso da Kia com o desenvolvimento de materiais naturais e de base biológica.

Desde o seu lançamento em 2023, os valores de design do EV9 e o amplo apelo ao cliente alcançaram um sucesso global icônico. Além dos troféus Red Dot, iF Design e IDEA, o EV9 levou dois troféus no World Car Awards 2024 como vencedor geral ('World Car of the Year') e melhor veículo elétrico ('World Electric Vehicle').

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PORSCHE INICIA PRÉ-VENDAS DO NOVO 911 CARRERA NO BRASIL

O novo 911 Carrera tem preço público sugerido de R$ 868.000,00. Já a versão Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 920.000. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

911 Carrera Cabriolet

O novo Porsche 911 Carrera já pode ser reservado por clientes brasileiros em toda a rede autorizada de Porsche Centers do país. O icônico modelo esportivo da marca será oferecido inicialmente em duas versões: 911 Carrera Coupé e 911 Carrera Cabriolet. Os novos esportivos da casa de Stuttgart apresentam um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida.

Alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros levemente atualizado e mais potente que seu antecessor, o novo 911 Carrera adota os turbocompressores que eram utilizados anteriormente nos modelos GTS e o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm.

Essa versão também ganhou freios maiores, com 350 mm de diâmetro (20 mm maiores que o anterior) por 34 mm de espessura (2 mm maiores) e 6 pistões (2 pistões adicionais) na frente. Atrás, os novos discos também possuem 350 mm (28 mm maiores) por 28 mm, mas com 4 pistões. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono, item de série para o mercado brasileiro) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.

911 Carrera Coupé

Alterações no design do 911

O Porsche 911 é um clássico que por oito gerações – até agora – foi consistente e extensivamente desenvolvido. Cada geração exibe um design que é uma interpretação contemporânea das características principais clássicas do 911. Comprometido com a tradição e, ao mesmo tempo, permanecendo um carro esportivo emocionante de seu tempo, o 911 é conhecido por adicionar toques inovadores ao seu portfólio estilístico a cada geração.

O objetivo de melhorar continuamente a dinâmica de direção está na vanguarda de todas as inovações. O novo Porsche 911 adota esse princípio com uma série de medidas que melhoram suas propriedades aerodinâmicas e acomodam os requisitos adicionais de resfriamento dos sistemas de propulsão fundamentalmente renovados. Ao mesmo tempo, a Porsche conseguiu tornar seu visual ainda mais distinto. Características específicas na frente e na traseira enfatizam a largura e a estatura do carro esportivo. Isso dá ao 911 uma aparência ainda mais elegante, marcante e imponente na estrada.

A Porsche integra todas as funções de iluminação frontal nos faróis característicos do 911. Essa funcionalidade aprimorada dos faróis torna possível dispensar luzes auxiliares na parte frontal redesenhada. Isso permite um design mais limpo e seções de entrada de ar dianteiras maiores para arrefecer os motores substancialmente remodelados. A nova posição do suporte da placa cria espaço para sensores de assistência adicionais, que ficam ocultos atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa. A Porsche também está diferenciando as variantes do modelo 911 de forma mais distinta: cada uma tem sua própria seção frontal exclusiva, tornando-a inconfundível. Exemplo: o 911 Carrera herdou as entradas de ar de resfriamento horizontais características de seu antecessor.

Já a parte traseira do novo 911 tem um design claro e progressivo. Aqui, também, o foco está na otimização aerodinâmica. A Porsche integrou uma unidade de luz recém-projetada com arco de luz LED integrado na parte traseira. A linha de luz elegante e perfeitamente emoldurada se estende de flanco a flanco. As letras "PORSCHE" em relevo e visualmente integradas formam um contraste atraente. Na parte superior da traseira, a Porsche reduziu o número de grelhas de ar de resfriamento na tampa traseira de nove para cinco por lado e também integrou duas entradas de ar adicionais.

A placa foi movida para cima e a saia traseira exibe uma estrutura clara. A Porsche também integrou uma saída de ar para o sistema de resfriamento de ar de admissão. Os tubos de escape do 911 Carrera também têm um design exclusivo. Opcionalmente, o cliente pode especificar um sistema de escapamento esportivo com tubos de escape ovais em preto ou prata.

Com faróis LED HD-Matrix pela primeira vez

Com o redesenho dos faróis do 911, a Porsche combinou uma gama de iluminação atualizada com um novo design. Os faróis LED Matrix agora vêm como padrão. Eles dividem a área do farol alto em 11 segmentos, que são esmaecidos ou apagados dependendo da situação, com suporte de dados de câmera e navegação. O resultado é um farol alto sem ofuscamento. Os faróis apresentam módulos de luz moldados tridimensionais e as luzes diurnas de quatro pontos da Porsche.

Os faróis LED HD-Matrix estão disponíveis como opção pela primeira vez no 911. Com mais de 32.000 pixels por farol, este sistema de iluminação gera uma imagem de luz digital de alta resolução que cobre toda a faixa do farol alto, bem como a área principal do farol baixo. Cada pixel individual pode ser ativado, desativado ou escurecido em 1.024 etapas. Isso cria um campo de luz homogêneo que se adapta à respectiva situação de direção na velocidade da luz. Esta tecnologia introduz muitas novas funções adaptativas ao 911. Os faróis LED Matrix HD oferecem, por exemplo, iluminação de faixa, obras na estrada e iluminação de faixa estreita, luz de marcação e um farol alto dedicado para rodovias. Modos de luz especiais para dirigir na chuva ou neblina, em cruzamentos, ao fazer curvas ou em curvas também estão presentes na gama de funções.

Dimensões e estilos de carroceria Coupé e Cabriolet

O 911 sempre foi sinônimo de variedade. É por isso que a Porsche está oferecendo o 911 Carrera nas variantes de carroceria Coupé e Cabriolet. A Porsche oferece quatro variantes de cores sólidas para a capota flexível, e uma opção adiciona na cor preta com listras cinza que se estendem longitudinalmente - incluindo o capô e a tampa do compartimento de bagagem. A distância entre eixos das duas variantes de carroceria é de 2.450 mm e a largura é de 1.852 mm (excluindo espelhos). O comprimento do 911 Carrera é de 4.542 mm.

Tão individual quanto um Porsche

A seleção de um Porsche 911 é sempre uma escolha pessoal. Portanto, a Porsche tradicionalmente oferece uma ampla gama de opções avançadas de personalização. Variantes de cores adicionais estão disponíveis, como de costume da Porsche, nos programas modulares Paint to Sample e Paint to Sample+, bem como no programa de solicitação especial Porsche Exclusive Manufaktur. Algumas dessas opções agora podem ser selecionadas diretamente no configurador online por meio do ícone de personalização.

Todos os Porsche 911 são construídos em uma linha de produção em Zuffenhausen. Em média, cerca de 40% de todos os Porsche 911 são adicionalmente refinados à mão na Porsche Exclusive Manufaktur. Quase todos os clientes Porsche encomendam pelo menos duas opções da Porsche Exclusive Manufaktur ao configurar seu veículo. Isso inclui Aerokits; pacotes externos e várias cores especiais; acabamentos em madeira, carbono ou couro; relevo individual e acabamentos em painéis de porta de couro costurados à mão, entre outros.

O novo 911 Carrera tem preço público sugerido de R$ 868.000,00. Já a versão Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 920.000. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

A data de início da abertura das pré-vendas das novas versões 911 Carrera GTS será informada futuramente.

Porsche Brasil

ARCELORMITTAL INICIA OPERAÇÃO INÉDITA DE TRANSPORTE DE BOBINAS DE AÇO COM CAMINHÃO VOLVO 100% ELÉTRICO

Com o objetivo de reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico em sua operação.

Com a operação, a ArcelorMittal torna-se pioneira no Brasil no uso de caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço. O veículo, o primeiro caminhão elétrico da Volvo em Santa Catarina, tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores.

Juntos, estes veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissão anuais.

Estão previstas na operação rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, Santa Catarina.

A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética de suas operações logísticas surgiu no final de 2023. A ArcelorMittal é uma referência por suas boas práticas sustentáveis na área logística, inclusive com certificação do Programa de Logistica Verde Brasil por ter a sustentabilidade como um valor em suas operações, devido a aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atender alguns destinos.

Os testes com um caminhão 100% elétrico iniciaram em janeiro deste ano. O percurso de 488 quilômetros, incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega, onde constataram que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.

Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias. A ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço brasileira a testar um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância.

Segundo Eduardo Crescente Raya, Diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional. “O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, avalia Raya.

ArcelorMittal tem meta global de ser carbono neutro até 2050

O Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo. No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.

ArcelorMittal

A ArcelorMittal é a maior produtora de aço no Brasil e líder mundial. Opera na produção de aços no País, com capacidade instalada superior a 15,5 milhões de toneladas/ano. Com unidades industriais em oito estados, emprega 20 mil pessoas diretamente. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.

ArcelorMittal em Santa Catarina - Em Santa Catarina, a ArcelorMittal mantém sua operação há 21 anos, em São Francisco do Sul. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. Em 2024, está sendo concluída a maior obra de expansão da história da ArcelorMittal em SC, que permitirá a evolução na qualidade dos produtos já entregues pela unidade e a inclusão de novas soluções ao portfólio. O investimento é de R$ 1,9 bilhão de reais.

ArcelorMittal
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