terça-feira, 3 de dezembro de 2024

NORTON ABRASIVOS ALCANÇA MARCO DE ATERRO ZERO EM TODAS AS FÁBRICAS NO BRASIL

A Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain e líder em abrasivos de performance, celebra o marco de Aterro Zero em todas as suas seis fábricas no Brasil. Essa conquista faz parte de uma série de compromissos de sustentabilidade da empresa, que busca constantemente reduzir sua pegada ambiental e promover a economia circular dos seus produtos.

Os esforços para alcançar o marco de aterro zero começaram em 2010. Desde então, a Norton implementou iniciativas abrangentes para reduzir a geração de resíduos, além de investir na reutilização e reciclagem de materiais. As unidades da empresa passaram a destinar resíduos orgânicos para compostagem e ampliaram significativamente a reciclagem de materiais que possam ser reciclados, promovendo uma gestão de resíduos mais sustentável e alinhada com o compromisso de tornar o mundo um lar melhor. “Além dessas iniciativas, enviamos resíduos que não conseguimos reciclar ou fazer compostagem para o processo de coprocessamento, no qual os resíduos servem para geração de energia”, explica Paula Ferrador, Gerente de Sustentabilidade da Norton Abrasivos. A iniciativa também inclui programas de conscientização ambiental para colaboradores e parcerias com empresas que partilham do mesmo propósito.

“Desde o início desse projeto, desenvolvemos uma abordagem criteriosa para gerenciar cada tipo de resíduo, assegurando que nenhum material seja enviado para descarte em aterros. Nossas práticas são auditadas regularmente e seguem rigorosos padrões de controle e eficiência. Nosso objetivo é construir uma cadeia de valor cada vez mais sustentável e com processos otimizados”, complementa a Gerente de Sustentabilidade.

Para consolidar suas iniciativas na gestão de resíduos, a marca também implementou o programa “Giro Sustentável”, uma ação voltada especificamente para promover a economia circular dos resíduos gerados por produtos abrasivos. Este programa permite que recicladores parceiros recebam e façam a destinação adequada de materiais como discos de corte, desbaste, rebolos resinados e vitrificados. Assim, os resíduos de produtos abrasivos retornam ao ciclo produtivo de forma responsável e rastreável, beneficiando o meio ambiente e reduzindo a demanda por matérias-primas novas.

NortonA Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain, é líder em abrasivos de performance, reconhecida mundialmente e fornece, há 140 anos no mundo e 67 anos no Brasil, soluções em abrasivos para cortar, modelar e finalizar vários tipos de materiais para diversas indústrias, principalmente, construção civil, mecânica, móveis, manutenção e reparos e automotiva. Nos últimos anos, a empresa investiu consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, na implementação de novas tecnologias de grãos abrasivos, na otimização das ligas, em manufatura digital e, principalmente, em capacitação, oferecendo diversos workshops, treinamentos de segurança, aplicação e de gestão em modelos itinerantes com o projeto Norton na Estrada, um centro de treinamento automotivo móvel; físicos, através dos promotores e centros de excelência; e digitais na plataforma Norton Academy. Além disso, a sustentabilidade está no centro de todos os investimentos em pesquisa e em novas tecnologias. Isso inclui a adoção de práticas focadas em reduzir a própria pegada ambiental, mas também a promoção do uso responsável dos recursos do mercado de abrasivos, contribuindo para que clientes e parceiros também alcancem objetivos de sua jornada sustentável.

Norton Abrasivos
Alma Comunicação & Marketing

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

RELAXA BUILDING VENCE REGATA VOLTA À ILHA E É CAMPEÃO DA CLASSE C30 NO CIRCUITO ILHABELA

Barco do comandante Tomás Mangabeira, do Yacht Club Ilhabela (YCI), ganhou a desafiadora regata em homenagem ao velejador neozelandês Sir Peter Blake, com 16h30.

Relaxa Building (05) e Caiçara. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

O Relaxa Building dominou a Classe C30 na 24ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, com nove vitórias em 23 regatas na temporada de 2024. A última delas, para coroar o ano, veio na madrugada deste domingo (1º/12) na Regata Volta à Ilha, a mais desafiadora do campeonato, com percurso de 50 milhas (90 km). O barco do comandante Tomás Mangabeira, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI), contornou a ilha em 16h30, cruzando a linha de chegada às 4h10 de domingo.

Sem vento na madrugada, o segundo colocado, Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), chegou cinco minutos depois a apenas alguns metros do vencedor. O Tonka foi o terceiro colocado, à frente do Caiçara KAT Technologies, campeão da Copa Mitsubishi de 2023. O Kaikias EMS desistiu da regata na noite de sábado. O Relaxa Building conquistou o título com 30 pontos perdidos, contra 34 do Bravo, 45 do Tonka, 47 do Kaikias EMS e 51 do Caiçara KAT Technologies.

O comandante do Relaxa Building, Tomás Mangabeira, destacou as dificuldades ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo. “Foi uma regata espetacular, muito desafiadora. Ora estávamos em primeiro, ora estávamos em último porque havia vários buracos de vento na costa leste da ilha. Foram mais de 16 horas de uma batalha intensa, com os quatro barcos da classe C30 praticamente juntos na linha de chegada”.

“Estamos muito felizes com o resultado da regata e com o desempenho do barco na temporada de estreia. Tivemos altos e baixos, mas conseguimos manter a regularidade e evoluir durante o aprendizado. Quero agradecer à tripulação pelo empenho, não apenas na Volta à Ilha, mas ao longo do ano todo, o que permitiu que a equipe velejasse melhor a cada regata”, enalteceu Mangabeira.

O segundo colocado na Volta à Ilha e vice-campeão da Classe C30 na Copa Mitsubishi foi o Bravo, do comandante Jorge Berdasco, que teve como timoneiro Alex Sandro de Carvalho, o Piu-Piu. 

Bravo, vice-campeão. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

“Foi uma regata muito cansativa porque o vento variou bastante e em alguns momentos virou uma loteria e tivemos de contar com a sorte. A maior agonia foi passar 40 minutos boiando a alguns metros da linha de chegada em plena madrugada. Pensamos até em jogar a âncora”, relatou Piu-Piu.

Temporada vitoriosa

O Tonka do comandante Demian Pons, diretor de Vela do YCI, foi o barco mais eficiente da Classe C30 em 2024. Sagrou-se campeão brasileiro no Rio de Janeiro e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, além da medalha de bronze na Copa Mitsubishi. Para chegar aos títulos na competitiva classe, contou com os talentos de Robert Scheidt, Geison Mendes, Alex Kuhl, entre outros experientes velejadores.

O bicampeão olímpico Scheidt elogiou o entrosamento da tripulação. “Foi um prazer participar da equipe do Tonka neste ano, com um astral muito bom a bordo em um nível muito competitivo. O Demian foi um grande líder para que fizéssemos uma bela temporada. Chegamos a liderar a Volta à Ilha até a 200 metros da linha de chegada, mas infelizmente para nós o vento acabou. Espero que em 2025 a gente retorne com tudo e siga melhorando cada vez mais a nossa tripulação”, desejou o ganhador de cinco medalhas olímpicas.

As demais classes em disputa na 24ª Copa Mitsubishi, tiverem os seguintes campeões: Phoenix 44 (ORC Racer), Lucky/Alforria (ORC Cruiser), Zeus (BRA-RGS A), Blu 1 (RGS B), Comanda (RGS C), Cambada (RGS Cruiser) e Ginga (HPE 25). O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica retorna em março com a primeira das quatro etapas anuais de 2025.

Flotilha nacional da Classe C30 
01 - Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI 
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - C. Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

Assessoria de Imprensa
Ary Pereira Jr
ary70jr@hotmail.com

RANDONCORP CONQUISTA PRÊMIO TOP SER HUMANO ABRH/RS

A Randoncorp está entre as agraciadas no prêmio Top Ser Humano e Cidadania 2024, da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Rio Grande do Sul (ABRH/RS). Nesta edição, a companhia foi reconhecida na categoria Organização, com o case Jornada de Excelência no Centro de Soluções Compartilhados TI&CSC da Randoncorp, projeto de transformação contínua iniciado em 2019. No evento, representou a companhia Fernando Bortolini e colegas da área.

Buscando fomentar uma cultura de inovação e melhoria contínua, o projeto da Randoncorp utiliza filosofias de gestão como Lean e Ágil e ferramentas como Kaizen e Kanban para promover a excelência nas soluções prestadas pelo Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) a partir do desenvolvimento das pessoas. A iniciativa é realizada em Caxias do Sul (RS) e tem como público-alvo direto os mais de 500 colaboradores do CSC que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Pessoas e Cultura, Fiscal, Financeiro, Comércio Exterior, Controladoria Contábil, Planejamento e Excelência e Central de Relacionamento. Indiretamente, impacta também os cerca de 17 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.

Os resultados são evidenciados por indicadores que demonstram aumento de produtividade, com a realização de mais de 50 eventos Kaizen em um ambiente seguro e aberto à inovação que resultaram em mais de 1 mil melhorias implementadas, 140 ideias registradas e o desenvolvimento contínuo das equipes, além de iniciativas de automação e digitalização de processos.

O Prêmio Top Ser Humano ABRH/RS evidencia e reconhece as empresas que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social, além de bons exemplos de gestão voltados para a valorização das pessoas.

Reconhecimento como melhor CSC do ano

O Centro de Soluções Compartilhadas da Randoncorp também foi agraciado com o primeiro lugar no Prêmio ABSC, da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados. O reconhecimento como melhor CSC do ano é baseado na transformação do modelo de negócio que incluiu uma mudança de cultura focada na melhoria contínua e na implementação da metodologia Lean, resultando em maior eficiência e integração das áreas. Além disso, o CSC absorveu novos escopos, revisou processos e sistemas, e reestruturou suas áreas para adotar uma visão end-to-end, que garante uma gestão mais eficiente. O novo modelo, por meio de fóruns de governança, assegura a gestão interna da operação e o envolvimento das pessoas-chave nas decisões estratégicas e operacionais.

A premiação foi entregue na última terça-feira (26) em cerimônia realizada em São Paulo (SP). A Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal promover o tema de Serviços Compartilhados através da integração de seus associados, compartilhando informações, disseminando conhecimentos e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.

Randoncorp
ANK Reputation

3M ANUNCIA QUE FABRICOU E VENDEU MAIS DE 300 MILHÕES DE ANÉIS DE FRICÇÃO EM TODO O MUNDO

Os anéis de fricção 3M são calços pequenos e de fina espessura que podem aumentar a carga máxima e o torque de pico em conexões aparafusadas sem fixadores adicionais ou reprojetos. A 3M tem o prazer de anunciar que já fabricou e vendeu mais de 300 milhões de Anéis de fricção em todo o mundo.

"Este é um marco significativo para nós porque sabemos que os calços de fricção 3M ajudam nossos clientes a melhorar seus projetos", disse Amy McLaughlin, presidente da Divisão de Materiais Avançados da 3M. Estamos muito orgulhosos de já termos fabricado e vendido mais de 300 milhões em todo o mundo. Os calços de fricção 3M são uma solução simples para conexões aparafusadas mais fortes e estáveis."

Os anéis de fricção 3M aumentam os coeficientes de atrito em juntas torcionais e estáticas, particularmente em aplicações automotivas. Os anéis de aço são revestidos em níquel e contêm partículas de diamante parcialmente embutidas que resistem à quebra. Quando aplicados com pressão entre duas superfícies de contato, os diamantes "mordem" cada superfície para criar um ajuste de microforma.

Isso permite um coeficiente de atrito estático até cinco vezes maior do que em uma conexão aparafusada convencional - especialmente valioso à medida que os veículos elétricos assumem o centro do palco no mercado global. Pacotes de baterias pesadas de íons de lítio combinados com torque mais alto podem frequentemente colocar consideravelmente mais pressão em juntas críticas de chassi e montagem de bateria.

Os anéis de fricção 3M se encaixam na maioria das tolerâncias de engenharia, permitindo designs leves e compactos. Eles também podem ser usados ​​como uma solução drop-in para estabilizar juntas, tais como:
- Juntas de cisalhamento em chassis automotivos
- Juntas de torção
- Juntas de flange
- Juntas com parafuso central
- Conexões aparafusadas
- Sistemas de fixação

De acordo com a 3M, os engenheiros podem usar calços de fricção 3M para:
- Proteger juntas críticas em chassis, suportes de bateria, suspensões e outras áreas críticas em veículos elétricos e de combustão interna;
- Otimizar o design de estruturas automotivas multi materiais para suportar cargas de força maiores sem alterar peças ou tamanhos de peças;
- Aprimorar a busca por metas de redução de peso (lightweigth) ao atingir o mesmo desempenho de cisalhamento e carga de pico usando menos fixadores mecânicos menores e mais leves;
- Gerenciar NVH (barulho, vibração e rugosidade) amortecendo micro movimentos em juntas aparafusadas, melhorando as experiências dos passageiros e aumentando a vida útil das juntas.

A 3M fornece anéis de fricção em vários graus para coeficientes de atrito específicos e requisitos de cisalhamento ou torque relacionados. Calços de fricção podem ser especificados para conjuntos de virabrequim ou eixo de comando de torção ultrafinos, ou para criar ajustes de forma mesmo através de revestimentos eletrônicos e superfícies ásperas. As soluções de pré-montagem incluem clipes internos para instalação mais rápida. Calços de fricção também podem ser desmontados e reutilizados.

A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2022, a 3M atingiu faturamento bruto de R$5.1 bilhões no Brasil.

3M
Ketchum

SOMA SOLUTION TRAZ PARA O BRASIL DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO QUE AUMENTAM A SEGURANÇA NAS INDÚSTRIAS

O Brasil enfrenta um cenário preocupante na área de segurança no trabalho: só neste ano, os acidentes envolvendo trabalhadores aumentaram em quase 70 mil ocorrências, segundo o Anuário Brasileiro de Proteção, colocando o país em quarto lugar mundial em mortalidade nesses ambientes. A cada 100 mil trabalhadores formais, cerca de seis morrem em acidentes de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de soluções e ferramentas mais eficazes de proteção.

É aqui que o papel da tecnologia se torna um diferencial, incluindo as soluções de Inteligência Artificial (IA), na construção de espaços e condições de trabalho mais seguros. A iluminação industrial, por exemplo, pode ser um fator de alerta e proteção, orientando os trabalhadores em casos de emergência e sinalizando áreas de risco.

Empresas inovadoras, como a Soma Solution, especializada em codificação industrial, têm apostado em produtos de alto desempenho para prevenir acidentes e tornar o ambiente de trabalho mais seguro. “A ideia é colocar no mercado equipamentos de iluminação industrial com funções estratégicas para a segurança: indicadores luminosos, botões multifuncionais e luminárias com braços articulados que vão além de iluminar – sendo verdadeiros alertas visuais para sinalizar erros, indicar áreas de fuga e guiar a equipe em situações de emergência”, afirma Gilberto Dick, diretor de Operações da Soma Solution.

Gilberto Dick

Esses dispositivos de iluminação e sinalização, reconhecidos internacionalmente e utilizados em mais de 11 países, são desenhados para melhorar a segurança em várias frentes:

Indicador Luminoso: Uma luz que não só ilumina, mas comunica, é essa a proposta do indicador luminoso da Soma Solution. Essencial para indicar o status de funcionamento das máquinas, essa ferramenta (resistente a poeira, óleo e água) foi projetada para operar em ambientes internos e externos, garantindo uma iluminação uniforme e confiável em todas as direções. É ideal para aplicações industriais desafiadoras, como em linhas de montagem e centros de usinagem.

Botão Multifuncional: Controlar uma máquina em uma indústria pode ser uma questão de segurança. Com três cores (vermelho, amarelo e verde) em um único dispositivo, o botão multifuncional da Soma permite aos operadores uma visão clara e intuitiva do status das operações, assegurando decisões rápidas e seguras no trabalho. A tecnologia de LED garante baixo consumo energético, aumentando a eficiência e a longevidade do equipamento.

Iluminação com Braço Articulado: Esse produto é destinado a ambientes em que seja necessário posicionamento dinâmico da iluminação. Com um braço articulado, a luminária é flexível e ancorada em junta rotativa, permitindo a utilização em diferentes ângulos. Possui estrutura resistente a óleo e lubrificantes, dando suporte em atividades que exigem precisão e mobilidade, ajudando o operador a trabalhar com maior segurança.

Soma SolutionFundada em 1999, a Soma Solution fornece equipamentos de codificação industrial, como jato de tinta, laser, termotransferência, marcação permanente por micropuncionamento; sistemas de visão e leitores de códigos; detectores de metais; checadores de peso; raio-x e produtos para automação industrial. O grupo, com matriz em Chapecó (SC), destaca-se não apenas pelos seus produtos, mas também pelo suporte pós-venda de alta qualidade, com uma equipe de mais de 60 profissionais qualificados. Clique aqui e visite o site.

Soma Solution
Engenharia de Comunicação

ABSOLAR REÚNE EMPRESÁRIOS E ESPECIALISTAS PARA DEBATER PERSPECTIVAS DA FONTE SOLAR NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E PROJEÇÕES PARA O MERCADO BRASILEIRO EM 2025

O Encontro Nacional ABSOLAR vai reunir, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, empresários, consultores, especialistas e agentes públicos ligados ao setor elétrico para debater o futuro e o papel da energia solar no processo de transição energética e na geopolítica econômica, social e ambiental, além de anunciar as projeções do mercado fotovoltaico para o próximo ano no País.

A abertura será feita pelo jornalista e âncora da CNN Brasil Iuri Pitta, que é analista político e especialista em relações governamentais. A palestra magna tratará das mudanças no cenário geopolítico internacional, as eleições nos Estados Unidos e as relações comerciais com a China e os demais países asiáticos. Com o tema "O futuro já é solar: invista em energia limpa e seja parte dessa transformação", o encontro discutirá novas oportunidades de negócios para empresas no Brasil, reforçando a importância da energia solar no cenário econômico e ambiental.

Além de Pitta, outros destaques na abertura são Ronaldo Koloszuk, Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, e Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, que trarão o atual cenário da energia solar no País, a posição brasileira da fonte solar fotovoltaica no mundo e os desafios no ambiente legal e regulatório.

Na ocasião, a ABSOLAR fará a assinatura oficial do acordo de cooperação com o Sebrae RN, que prevê iniciativas de apoio ao uso da energia solar por pequenas e medias empresas (PMEs) no Brasil. A proposta é criar um ambiente de trocas e interações para fomentar a inovação e a competitividade do ecossistema de energias renováveis, sobretudo a fonte solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas (tais como usinas híbridas, armazenamento de energia elétrica, produção e armazenamento de hidrogênio, microrredes, minirredes, digitalização, entre outras) para o público de PMEs.

O evento, que conta com a plataforma Meu Financiamento Solar como anfitriã, deve reunir mais de 900 participantes nos dois dias, além de dezenas de expositores que apresentarão tendências, cases de sucesso e novas soluções para o setor fotovoltaico.

Serão montados três palcos simultâneos, divididos em debates e palestras sobre visão estratégica das lideranças, aspectos operacionais e regulatórios e transição energética a partir da fonte solar no Brasil e no mundo. Também haverá um espaço para apresentações comerciais e rodadas de negócios entre fabricantes, distribuidores, especialistas, geradores, financeiras, seguradoras, prestadores de serviços e integradores.

Na ocasião, participarão representantes de empresas nacionais e internacionais, incluindo players que atuam nos segmentos de geração centralizada, geração distribuída e de novas tecnologias, como hidrogênio verde e armazenamento.

A grade de conteúdo do evento contará com dezenas de palestrantes especialistas em diversos temas: políticas públicas para a transição energética, modelos de negócios para grandes usinas, capacitação e certificação de empresas do setor, fornecimento competitivo de equipamentos ao mercado, modelos de financiamento de projetos e versatilidade das aplicações fotovoltaicas, entre outras.

A proposta do Encontro Nacional ABSOLAR, que conta ainda com o apoio da Brametal, Canadian Solar, Caixa Econômica Federal, Get Power - Power Safe, Grupo Energia, Huawei, Solis, Tokio Marine Seguradora, TW Solar, Valmont e WEG, é ampliar o relacionamento entre fornecedores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia produtiva da energia solar no País.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas neste link. 

Serviço 
Encontro Nacional ABSOLAR 
11 e 12 de dezembro de 2024, das 8h às 18h
Centro de Convenções Rebouças 
Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo- SP

ABSOLARFundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

ABSOLAR
TOTUM Comunicação

domingo, 1 de dezembro de 2024

ELGIN LANÇA NOVO PAINEL SOLAR PARA AUMENTAR NÍVEL DE GERAÇÃO DOS TELHADOS FOTOVOLTAICOS NO BRASIL

A Elgin, fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, bens de consumo e automação comercial, acaba de trazer ao mercado brasileiro o painel solar de 585 watts (W), com eficiência de 22,65% no nível de geração em telhados. A aposta da companhia é ampliar os projetos fotovoltaicos junto aos consumidores residenciais e empresariais que buscam maximizar a geração e melhorar o tempo de retorno do investimento.

O Painel Solar 585W da Elgin possui 12 anos de garantia de fabricação e 30 anos de garantia de potência linear, reafirmando a confiança na qualidade do tecnologia e sua longa vida útil. Com o lançamento, a organização reforça o seu compromisso de inovação permanente para o mercado brasileiro e prevê aumento de pedidos nos próximos meses no País.

O novo produto possui certificações internacionais, com rigorosos padrões qualidade, como IEC61215, IEC61730, IEC61701, IEC62716 e IEC62804, além das certificações de qualidade ISO 9001 e ISO 14001, garantindo assim mais segurança e desempenho. A empresa também oferece frete e descarregamento gratuitos aos integradores, além da garantia 100% de uma empresa nacional e que abrange todo o território brasileiro.

“Com o lançamento, a Elgin reforça o apoio junto aos seus integradores parceiros na diversificação de portfólio e o consequente crescimento dos negócios no segmento de energia solar nas regiões brasileiras”, explica Glauco Santos, diretor da Elgin Solar.

“Nossas inovações permitem que os integradores ofereçam aos consumidores finais tecnologias cada vez mais eficientes, que reduzem o tempo de retorno do investimento, alivia significativamente os custos com energia elétrica das famílias e empresas, aumentam a competitividade dos setores produtivos e melhoram a experiência do cliente como um todo”, acrescenta.

Grupo ElginCom mais de 70 anos de história, a Elgin tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar. Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia. Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

Elgin
TOTUM Comunicação

SÉRGIO L. CARVALHO É UM DOS AGRACIADOS COM O MÉRITO METALÚRGICO GIGIA BANDERA 2024

O CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho, é um dos três empresários da Serra Gaúcha reconhecidos com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. Na 30ª edição, a premiação foi entregue na noite de quinta-feira, 28 de novembro, em evento que reuniu familiares dos agraciados e lideranças empresariais e sociais da região, em Caxias do Sul.

e/d: Gustavo Souto Polese, vice-presidente Administrativo Financeiro do Simecs; Sérgio L.Carvalho e Ubiratã Rezler, presidente do Simecs. Foto: Alex Battistel | Randoncorp Divulgação.

O prêmio reconhece anualmente a trajetória de sucesso de três líderes e empreendedores, além de destaques para Jovens Empreendedores e para Projetos Inovadores, e é concedido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e região (Simecs), entidade que representa a força empresarial do segundo maior polo metalmecânico do país.

“É um grande orgulho receber esse reconhecimento que homenageia o esforço empreendedor das lideranças regionais e valoriza o espírito inovador. Sem dúvida, pelo que simboliza para minha trajetória pessoal, mas ainda mais por acontecer em um ano tão representativo para as nossas empresas, em que celebrarmos marcos relevantes de 75 anos da Randoncorp e da Randon e 70 anos da Fras-le, marca pioneira da nossa atual Frasle Mobility”, destaca o homenageado.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e atuando na Randoncorp desde 2017, Sérgio L. Carvalho é o CEO da Randoncorp desde 2022 e acumula também os cargos de Presidente e CEO da Frasle Mobility. Com vasta experiência em gestão de negócios, fusões e aquisições, contribui para o cumprimento dos objetivos financeiros e de desenvolvimento sustentável da companhia. Integra o Heavy Duty Manufacturers Association, nos Estados Unidos, e dirige a seção Rio Grande do Sul do Sindipeças.

Com trajetória internacional em empresas do setor automotivo, foi membro do conselho de diversas companhias nas Américas do Norte e do Sul, Europa e Ásia, no qual se destaca a sua passagem como Vice-Presidente da Cummins Meritor (EUA), CEO e Presidente na Nelson Global Products (EUA), Presidente da Sypris Technologies (EUA), CEO e Presidente na Fuwa Heavy Industries (China) e fundador e CEO-Presidente da AXN Heavy Duty (EUA).

Randoncorp

Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 120 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares.

A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.

Soluções em serviços financeiros e digitais – para financiamento, crédito e locação de ativos, investimento em startups, incentivo ao ecossistema de inovação e desenvolvimento de softwares – compõem o portfólio da Companhia, por meio das empresas Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, Randon Ventures, Conexo e DB. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.

Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

Randoncorp
ANK Reputation

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

STRESS, ESTRESSE. Por Marli Gonçalves*

Stress, o já aportuguesado estresse. Até a palavra parece um elástico que vai, estica e volta, uma agonia que, pelo que se vê, atinge meio mundo e não é por falta de motivos para todos nós, brasileiros. Para quem vive nos grandes centros urbanos. Para quem tem de se manter em pé e firme. Para quem sabe o que acontece no momento.

Tudo colabora para o grande desconforto que o stress causa (vou usar a forma stress pra ver se suavizo sua forma). Em uma roda de conversa fiquei muito impressionada como cada vez mais se faz necessário falar sobre o tema, e daí surgem o quanto pode causar e como está presente em nosso cotidiano, das mais variadas formas. Não é por menos que está todo mundo meio doido. No momento em que escrevo, para terem uma ideia, um homem ameaça se jogar. Está em cima de um viaduto, na ponta de um túnel, em uma das mais importantes avenidas da cidade, a 9 de Julho, totalmente paralisada há mais de duas horas. Torcendo para que o desfecho seja positivo.

Na conversa entre mulheres, surge muito a preocupação em ser boa mãe, dar conta da educação, manter a calma, administrar a paciência, temer não ser suficiente. As dores de cabeça, a pele que estoura. A vontade frequente de, como ouvi outro dia de uma mãe solo com três filhos, sair para comprar cigarros e não voltar, aquela antiga máxima, ir comprar pão e pegar o primeiro ônibus sem destino, esquecendo propositalmente o celular, essa espécie de nova coleira, em alguma gaveta.

O que sentimos de esquisito parece que é só com a gente que acontece, e muitas vezes guardamos como um segredo muito particular. Daí insistir o quanto é bom conversar, ouvir, buscar não se isolar. Pode não melhorar, mas ao menos podemos perceber mais fatos relacionados com nossos próprios sentimentos.

Por exemplo, não é possível, mas não tenho gostado muito de sair de casa, como se assim pudesse evitar me aborrecer, e em meu castelinho possa administrar melhor a minha serenidade. É por o pé na rua e lá vem o motoqueiro quase atropelando na faixa de pedestres, a pessoa distraída coma cabeça baixa no celular achando que é você quem tem de sair do caminho, o carro em cima da calçada que dá vontade de levar uma escada para escalar e sair do outro lado. Fora o constante risco do estabacamento nos pisos. Sem contar que qualquer aproximação pode ser alguma gatunagem, seja onde for.

Aí você sai de carro. O trânsito cada vez mais caótico - lembrem que vivo em São Paulo, onde cada vez mais, insisto, os sistemas estão em colapso e virando uma Índia, sem qualquer charme. O semáforo nem bem abriu e já há um nervoso bibibi vindo do carro de trás e, se olhar pelo espelho, já verá o motorista gesticulando. O que instiga, digamos, meus instintos mais primitivos, como disse certo alguém, devem lembrar. Mas com bom humor, claro, que ainda é minha tônica da salvação para diversas situações. O pé fica no freio. Às vezes deixo morrer o motor, e quando o apressado passa, dou um leve aceno de miss, com sorrisinho.

O stress é problema sério. É o medo de tudo, os barulhos constantes, o sono inquieto, a lembrança das contas a pagar, que não fecham por mais que se aponte o lápis. O medo de ficar doente; e a gente fica. As vontades adiadas. Os seus problemas e os dos que o cercam. Perceber que diz uma coisa e entendem outra. E se encrencar, desculpe, não levo pra casa. Até bom para dissolver o tal stress – retribuído pessoalmente.

Pior no país nesse momento de fim de ano que já carrega uma enorme e pesada carga emocional. Planos e anúncios econômicos que no fundo poucos entendem exatamente, mas que causam um rebuliço que você sente será o prejudicado de alguma forma. Informações mais precisas dos perigos de planos golpistas que, por muito pouco, não apagaram as luzes da democracia, e que já piscavam mais do que a energia da Enel quando chove. Parlamentares de todos os poderes que incrivelmente se reúnem não para melhorar nada e com tanto a fazer, mas para acabar com algumas de nossas mais importantes conquistas, como é o caso agora das discussões sobre aborto e estupro.

Calma, dizem. Tudo bem. Ok. Vamos tentar.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br. 


CLASSE C30 ENCERRA 2024 NESTE SÁBADO COM REGATA VOLTA À ILHABELA - SIR PETER BLAKE

Flotilha de C30. Foto: Fred Hoffmann

Espera-se um fim de semana festivo, competitivo e de confraternização para a Classe C30 e vela oceânica em geral na quarta e decisiva etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela, com a Regata Volta à Ilha neste sábado (30/11) e demais atividades programas para os velejadores na Capital Nacional da Vela. A principal novidade será o Desfile de Barcos, a exemplo do que acontece na Semana de Vela. As 40 embarcações inscritas irão passar em frente ao Pier da Vila e serão apresentadas ao público da orla às 10h30, antes da largada prevista às 11h30.

A disputa final de 2024 promete ser emocionante e equilibrada, uma característica da Classe C30. Após 22 regatas, com cinco descartes, o Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI) lidera a competição com 33 pontos perdidos, dois a menos do que o Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), vencedor da Volta à Ilha em 2023. O Tonka (YCI), atual campeão Brasileiro e da Semana de Vela, é o terceiro com 46 pontos, à frente do Kaikias EMS (YCI) com 47. O campeão da Copa Mitsubishi de 2023, Caiçara KAT Technologies Pindá Iate Clube (PIC) e vencedor da terceira etapa deste ano, soma 51 pontos.

O comandante do Bravo, Jorge Berdasco, recorda-se das dificuldades para cruzar a linha de chegada em 2023 após 9h20 de navegação. “A regata do ano passado começou com um ventinho fraco e depois entrou muita chuva. O que nos ajudou, é que conseguimos largar bem posicionados e abrimos boa distância em relação ao Tonka e ao Caiçara. Na altura da Ponta do Boi (sudeste de Ilhabela) ficamos literalmente parados em um buraco de vento e os demais barcos nos ultrapassaram. Já no finalzinho, mesmo nos arrastando e trocando seguidamente de posições, conseguimos cruzar em primeiro, alguns minutos à frente do Tonka”. 

“Foi uma regata difícil, muito técnica pela inconstância do vento. Obtivemos um resultado muito bom graças ao esforço da tripulação. Para este ano, com certeza encontraremos condições adversas, como sempre. Em algum ponto da Volta à Ilha não deverá ter vento. O que esperamos é velejar bem novamente para, quem sabe, repetirmos o resultado de 2023. Vamos para cima”, assegura Berdasco.

A tripulação do Tonka vem motivada pelo título brasileiro da Classe C30 conquistado no Rio de Janeiro no início do mês. O barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, conta com o talento do bicampeão olímpico Robert Scheidt e tem entre os tripulantes o experiente Geison Mendes. “Vamos encarar o ano como uma regata mais festiva, após uma temporada vitoriosa. Queremos curtir a velejada. Teremos inclusive uma tripulação mais light. Vai ser bem divertido. Esse é o nosso objetivo”, afirma Geison.

Regata Volta à Ilha

A prova em homenagem a Sir Peter Blake teve início em 2001, ano em que o navegador e ambientalista visitou o YCI com o veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha Blake Expeditions, para alertar a população mundial sobre a contaminação das águas dos mares e rios do planeta. Após passar por Ilhabela, subindo a costa brasileira, Blake foi assassinado em seu próprio barco por piratas no Amapá, logo em seguida, em dezembro. Como velejador, foi bicampeão da America's Cup em 1995 e 2000 e venceu a Withbread Volta ao Mundo 1989/90, além de outras quatro participações.

Com cerca de 50 milhas (aproximadamente 90 km), a Volta à Ilha é uma regata diferenciada em relação às tradicionais barla-sota (entre duas boias) e de médio percurso, disputadas no Canal de São Sebastião. Exige cuidados extras da tripulação em relação à manutenção dos equipamentos de bordo e provimentos. Pode tornar-se ainda mais desafiadora sob ventos fortes e contrários ou durar muitas horas em caso de calmaria. O recorde pertence ao Montecristo, de Ubatuba, estabelecido em 2014 com 6h05m12 após percorrer 47 milhas.

A Volta à Ilha tem largada prevista às 11h30 e o horário limite para as embarcações completarem a prova é às 11h de domingo (1º/12). A Comissão de Regatas (CR) definirá se o percurso será por bombordo ou boreste, de acordo com o vento. Além da C30, participam as classes ORC, BRA-RGS A e B, Clássicos e RGS Cruiser. As classes HPE 25 e BRA-RGS C correm a prova Ilha de Toque-Toque, em homenagem ao Dia do Marinheiro. A previsão indica ventos fracos, em torno de 10 nós, variando de oeste a sudoeste a partir das 11h de sábado.

Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - C. Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

Assessoria de Imprensa
Ary Pereira Jr
ary70jr@hotmail.com

PEQUENAS LEMBRANÇAS. Por chicolelis*

Nesta semana conto algumas passagens da minha vida profissional, que começou há mais de 55 anos, em A Tribuna (jornal centenário santista).

Ford Maverick. Foto: Divulgação Ford

A primeira,  minha passagem pela Ford, em 1973, ano de lançamento do Maverick V8 e do Maverick 6 cilindros (mesmo motor da Rural e o Aero Willys) 4 portas, um carro amarelão. O Luiz Carlos Secco, grande mestre de muitos de nós, jornalistas do setor, chamou o Reynaldo Lavia para levar um carro ao Rio de Janeiro. Como responsável pela área de competição na Imprensa da fábrica, ele se entusiasmou, pensando que iria levar o V8.

Frustração quando soube que seria o 6 Cilindros. Não titubeou e sugeriu que eu fosse levar o carro. “Manda o chicolelis, assim ele se diverte um pouco lá no Rio”. E assim foi feito, o Seccão me chamou e me passou a nobre missão de levar o 6 Cilindros para o Rio de Janeiro.

E lá fui eu dirigindo aquela “barcaça”, que não corria, não “curvava”, não tinha retomada. Um horror! Nunca mais dirigi um carro tão ruim como aquele Maverick amarelão, que não ficou muito tempo em produção. O que valeu foi ter livrado pelo colega de sofrer, muito mais do que eu sofri na Dutra com até bicicleta me ultrapassando pela direita.

Saul, o querido crítico de Gastronomia

Saul Galvão foi um dos mais respeitados críticos gastronômicos desta terra descoberta por Cabral. Sempre simpático, foi de Jaú (SP), para a Capital fazer Direito no Largo de São Francisco (escola da USP), mas não terminou o curso, virou jornalista no Grupo Estado de São Paulo, nas áreas de Internacional e Política.

Foto: Jauclick

Era um personagem, com seu bigode à la Hercule Poirot, o famoso detetive de Agatha Christie, autor de pelo menos 10 livros (à venda na Amazon) sobre vinhos e comida. Sua mania era descobrir os ingredientes dos pratos servidos nos restaurantes que frequentava.

Tivemos um bom relacionamento na época em que ele já se dedicava à Gastronomia, nos anos 80. Falávamos muito sobre suas peripécias pelas mesas dos melhores restaurante de São Paulo, sem que ele nunca tenha feito qualquer “fofoca” ou revelado qual o seu preferido.

De uma coisa ele se queixava, de todos os restaurantes. Ele tinha um simples Chevette, carro popular na época e sempre que parava defronte de qualquer dos restaurantes badalados da cidade, seu carrinho era colocado longe da vista dos frequentadores da casa.

Foto: Revista Carro

Então, me ocorreu a ideia de sugerir que usasse, por alguns dias, um Chevrolet Diplomata, o mais “chic” dos nacionais da época. Ele topou e passou a frequentar os mesmo restaurantes de sempre, onde o seu “Chevetinho” era escondido da freguesia.

- Chico, foi demais - contou-me ele depois – o carro era deixado na porta e até me chamavam de doutor, pois antes era seu Saul.

A História da bicicleta

Logo após seu lançamento, em 1996, a GM, associada à Caloi, lançou uma bicicleta com a marca Vectra. “Lindona”, na cor prata do carro, com 18 marchas, “top” de linha. E nós, do Departamento de Imprensa, selecionamos alguns jornalistas para, além de testar o carro, também usassem por um período, a bicicleta da Caloi. Ambos faziam um belo conjunto.

Para os “ciclistas de plantão” foi um sucesso, mas muitos delegaram aos filhos, ou netos, o uso da “magrela”. Pois bem, eu fui à Goiânia, fazer a entrega da dupla, ao jornalista Fernando Campos, amigo querido.

Jantamos juntos e, na saída do restaurante, lá estava a Caloi colocada em um suporte, sobre o teto do Vectra. Rumamos em direção ao Castro’s, hotel onde eu ficara hospedado. E, ao alcançarmos a calçada do hotel, um barulho enorme nos assustou.

O freio foi acionado em segundos, ao mesmo tempo em que ambos gritamos; “a bicicleta”!!!!

Descemos do carro e olhamos para cima. Um pedaço do teto de gesso, da entrada tinha sido raspado e a Caloi nada sofrido, graças à rapidez com que Fernando reagiu ao barulho que ouvimos instantes antes.

Uma revelação sobre a Caloi. No momento do faturamento das bicicletas, houve uma falha no sistema e não foi emitida a nota fiscal de volta delas e as mesmas não poderiam voltar para a GM.

Só descobrimos isso quando o primeiro jornalista tentou devolver a bicicleta da fábrica e o segurança impediu, pois não havia a tal da nota de retorno. Então, tem algumas “Caloi Vectra” espalhadas por ai.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

PRISCILA DAMIANI É A NOVA DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA BIOGEN PARA O BRASIL

A Biogen, líder global em biotecnologia, anuncia a chegada de Priscila Damiani como a nova Diretora de Recursos Humanos para o Brasil. A executiva traz consigo mais de 25 anos de experiência diversificada em Recursos Humanos e funções comerciais, destacando-se em áreas como Acesso a Medicamentos, Suporte ao Paciente e Parcerias de Negócios de RH. Sua trajetória e conhecimento versátil serão fundamentais para fortalecer o propósito da Biogen de cuidar profundamente e alcançar resultados de maneira ética e inovadora.

 “Fico feliz em integrar uma empresa tão comprometida em promover soluções inovadoras para desafios de saúde e necessidades ainda não atendidas, beneficiando a comunidade e seus colaboradores. Acredito que, ao investir em pessoas, estamos gerando impactos positivos e sustentáveis, tanto para o negócio quanto para toda a sociedade”, destaca Priscila.

Com formação em Psicologia, um MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Estratégica, a executiva alia qualificação sólida a um entendimento profundo do cenário corporativo. Seu compromisso com o desenvolvimento humano e práticas de gestão ética são diferenciais que irão somar à empresa. A executiva já teve passagem por empresas como JBS, Takeda, AstraZeneca e Boehringer Ingelheim.

Biogen - Fundada em 1978, a Biogen é uma empresa líder em biotecnologia, pioneira em ciência inovadora para fornecer novos medicamentos que transformam a vida dos pacientes e criam valor para acionistas e nossas comunidades. Aplicamos uma profunda compreensão da biologia humana e promovemos diferentes modalidades para aprimorar tratamentos ou terapias de primeira classe que propiciam resultados superiores. Nossa abordagem se direciona a assumir riscos ousados, equilibrados com o retorno de investimento objetivando prover crescimento a longo prazo. Rotineiramente, publicamos informações que podem ser importantes para os investidores em nosso site (www.br.biogen.com). Acompanhe nossas redes sociais - Facebook, LinkedIn, X, YouTube.

Biogen
Fato Relevante

CLÁUDIO RAWICZ É O NOVO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

 

A Volkswagen do Brasil anuncia Cláudio Rawicz como o novo Head de Comunicação da companhia. Com uma trajetória consolidada no setor automotivo e destaque em gestão estratégica de comunicação, o executivo assume a posição para fortalecer a relação da marca com seus diversos públicos e consolidar sua presença no mercado brasileiro. Cláudio também fará parte do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.

“Cláudio Rawicz possui uma sólida carreira em comunicação corporativa. Sua experiência será essencial para fortalecer a conexão da Volkswagen com consumidores, colaboradores, jornalistas e demais públicos, garantindo um diálogo cada vez mais estratégico e inovador”, destaca Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Natural de Belo Horizonte (MG), Cláudio Rawicz é formado em Jornalismo pela UniBH e possui especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira na Fiat, atuando em diversas empresas do grupo, como Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies e Iveco, incluindo um período na matriz na Itália. Mais tarde, liderou a comunicação da CNH Industrial, seguiu para a diretoria de comunicação do Grupo Renault em 2013 e, em 2018, assumiu como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas, sendo reconhecido pela Forbes Brasil como um dos dez melhores CMOs em 2021.

Desde agosto de 2023 na Volkswagen como gerente-executivo de Imprensa, Comunicação Digital e Heritage, Cláudio liderou os mais recentes lançamentos da marca à imprensa, como T-Cross, Amarok e Nivus, além da estratégia de anúncio do maior ciclo de investimentos da história da empresa, de R$ 16 bilhões até 2028. Também foi responsável pelo projeto da Garagem Volkswagen nas mídias digitais, com a criação do perfil no Instagram, que já conta com mais de 16 mil seguidores, além do podcast.

“A Volkswagen vive um momento único, com o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões para o desenvolvimento de 16 novos produtos até 2028. Fazer parte dessa jornada e contribuir para comunicar essa transformação é um desafio que encaro com muito entusiasmo”, afirma Cláudio Rawicz.

Volkswagen do Brasil

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

NATAL LUZ DE GRAMADO DEVERÁ RECEBER DOIS MILHÕES DE VISITANTES ESTE ANO

Em sua 39ª edição, Natal Luz, após as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio, espera receber dois milhões de visitantes.

Um dos maiores eventos turísticos do Rio Grande do Sul que está completando o seu primeiro mês de festividades em Gramado, deverá receber, até 19 de janeiro de 2025, cerca de dois milhões de visitantes, segundo seus organizadores. Todos os dias reservam apresentações e atrações natalinas para toda a família em diversos pontos do município.

A cidade, nessa época do ano como de costume, está toda iluminada e decorada com a temática natalina, pronta para receber um público recorde em todo o período. Segundo os organizadores, visitar o Natal Luz é também a oportunidade de ajudar no processo de retomada do turismo do Rio Grande do Sul, bastante afetado pelas enchentes de maio.

A principal atração da festividade, o Grande Desfile de Natal tem duas grandes novidades. Depois de muitos anos, ele voltou a ser realizado na Av. das Hortênsias, no centro de Gramado, entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros. O horário também mudou: nesta edição, a apresentação inicia mais cedo, às 20h, tudo pensado para que as famílias e as crianças possam curtir as atrações.

O tema central do Natal Luz 2024 é o “Acolhimento”. Nesta edição, criaram uma cabine para que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam ficar melhor acomodadas e com som abafado.

Os gaúchos de Gramado fazem questão de enfatizar que, falando em acolhimento, não custa lembrar que é nossa hora de retribuir o abraço que o Brasil nos deu em um de nossos momentos mais difíceis. Agora, vamos devolver em dobro com nossas festas marcantes, culinária típica e hospitalidade de sempre.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

SUN MOBI AMPLIA OFERTA DE ENERGIA SOLAR EM SP E PR E PROJETA FATURAR R$ 20 MILHÕES ESTE ANO

Até 2025, a companhia deve atingir uma capacidade total instalada de 40 megawatts (MW) e um faturamento da ordem de R$ 60 milhões no período, incluindo uma base de cerca de 2 mil clientes.

O plano de expansão da Sun Mobi, enertech especializada na geração compartilhada de energia solar, iniciado na metade do ano passado, já apresenta um crescimento nos negócios da empresa de cerca de seis vezes, com a perspectiva de atingir um faturamento este ano da ordem de R$ 20 milhões.

Com sete anos de operação no mercado de energia solar por cotas no Brasil e usinas fotovoltaicas conectadas nos sistemas de distribuição da CPFL Piratininga, da CPFL Paulista, da Enel e da Elektro no estado de São Paulo, além de dois empreendimentos conectados na Copel, no Paraná, a companhia chega a um total de 30 megawatts (MW) instalados, que atendem consumidores de 473 municípios no estado paulista e de 395 cidades no território paranaense.

Quando começou, em 2017, a Sun Mobi tinha 15 clientes e a primeira usina atendia 27 cidades do interior de SP e Baixada Santista. Com a expansão dos empreendimentos nos dois estados, a companhia atende hoje cerca de 1,6 mil unidades consumidoras, de 1,2 mil clientes.

Somente em São Paulo, a empresa é detentora da maior área de cobertura na região e se consolida como a principal fornecedora deste serviço aos paulistas, com destaque para o lançamento, na metade de 2023, do primeiro serviço disponível na capital e região metropolitana.

A energia solar por cotas da Sun Mobi atende principalmente pequenas e médias empresas de comércio e serviços, como padarias, restaurantes, mercados, escritórios comerciais e até residências.

Até 2025, a companhia projeta mais do que dobrar as cotas de energia solar para seus clientes, chegando a de 76 gigawatts-hora/ano (GWh/ano), que representarão 26 mil toneladas de CO2 evitados na atmosfera. A previsão é atingir uma capacidade instalada total de 40 MW, com a implantação de novas usinas compartilhadas, e um faturamento de R$ 60 milhões no período, incluindo uma base de cerca de 2 mil clientes.

Para suportar a meta de crescimento, a Sun Mobi inicia um grande processo de ampliação de sua base de representantes comerciais e lança um programa de captação de profissionais e de empresas fornecedoras deste serviço. A intenção é aproveitar a disponibilidade atual de oferta de energia das usinas e levar o modelo de geração compartilhada em regiões estratégicas do estado de São Paulo.

Batizado de “Representa Sun Mobi”, o programa busca captar profissionais que já atuam com representação de outros produtos e serviços para pequenas e médias empresas de comércio e varejo. Incialmente, os novos selecionados vão atuar nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Limeira, Atibaia Araraquara e outras.

Para Alexandre Bueno, diretor comercial da Sun Mobi, acessar a energia por meio da geração compartilhada é tendência mundial e reforça a competitividade de pequenas e médias empresas aqui no Brasil. “Sem obras ou investimentos em sistemas próprios, os empreendedores também conseguem entrar na chamada agenda ESG”, diz.

Sun MobiFundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. Clique aqui para mais informações

Sun Mobi
TOTUM Comunicação